[TÓPICO DEDICADO] GPUs Intel - Série Xe, informações, notícias, benchmarks, etc

Pessoal q tem uma gpu Intel pra me contar a experiência, da uma atenção aqui

Meu irmão quer sair do gráfico integrado sem pagar mais de 1000 reais na gpu e chegamos em 2 opções aqui: uma gtx 1650 por 800 reais e uma a380 por 930. O único motivo pra considerar esses 130 reais a mais são os 6gb de ram da arc, mas pela questão de drivers falei pra ele esperar antes de comprar.

Então, como anda o desempenho e, principalmente, a estabilidade das alchemist?
O PC do seu irmão suporta ReBAR e PCIe 4.0? Se não, já eliminaria a Arc. E se ele gosta de jogos mais antigos, que usam Direct3D 9 ou 11, eu também não compraria a Arc, pois o suporte é uma loteria: ou o jogo não abre abre, ou crasha o tempo todo ou o desempenho é horrível. Em um vídeo recente a Digital Foundry testou a A750 e a recomendação foi de que só vale a pena se for para rodar jogos novos, em Vulkan ou D3D12, e com ressalvas.

E DXVK não é a solução mágica para jogos D3D9 e D3D11, pois não funciona com todo os jogos e pode ser considerado suspeito por programas anticheating em jogos online, correndo o risco de levar um ban.
 
Demorou...agora já to com a 4070.

Fez bem. Teve RX 6600 da ASRock por 1300 na Terabait há alguns dias, por mais que os drivers da AMD também não sejam grandes coisas, ainda são muito melhores que os da Intel, principalmente em D3D11.
 
ASRock lança placa de vídeo Arc A380 Low Profile

Finalmente uma placa de perfil baixo, só espero que acertem no preço pois a única outra desse tamanho anunciada ainda não chegou no mercado (a da MSI creio ser exclusiva para OEMs). Com 6GB de VRAM e esse tamanho, e consumo, vai ser perfeito como placa de entrada para encode/decode, ao menos aparentemente será melhor que as outras únicas duas opções LP da modernidade, a escassa e cara GTX 1650 e a capada (PCIe4x4) RX 6400... se bem que essa ARC também terá problemas em sistemas antigos (dGPU intem sem ReBAR = desempenho inexistente), então deve ficar na mesma categoria da 6400 da AMD :v

Mais uma vez, o que importa será o preço...
 
A única placa de entrada minimamente decente é a GTX 1660, devido aos 6GB de memória, PCIe 3.0 x16 e não exigir ReBAR para ter desempenho aceitável.
 
A única placa de entrada minimamente decente é a GTX 1660, devido aos 6GB de memória, PCIe 3.0 x16 e não exigir ReBAR para ter desempenho aceitável.
Concordo plenamente, apenas citei a 1650 no lugar dela porque infelizmente a 1660 não possui versão de perfil baixo, então para quem tem este fator limitante só tem três opções (1650, 6400, A380), onde a da NVIDIA é a mais difícil de se achar aqui no Brasil, e quando se acha é a um preço muito maior que o da AMD.
 
NVIDIA ameaça banir parceiros que decidirem lançar GPUs da Intel, afirma canal Russo PRO High-Tech

"O relatório diz que a NVIDIA iria tão longe quanto proibir tais parceiros se eles decidissem lançar GPUs baseadas na série Intel. Diz-se que as limitações de fornecimento de GPU podem ser aplicadas se eles decidirem seguir seus planos. Isso já está acontecendo na China, onde essas empresas estão se preparando para o lançamento da nova série Intel. Infelizmente, o relatório não tem nenhuma evidência, e é extremamente difícil confirmar tal informação. No entanto, PRO Hi-Tech é um canal bem conhecido que tem fortes conexões com muitas empresas, então não há dúvida de que algo está em jogo aqui. Além disso, esta não seria a primeira vez que a NVIDIA é acusada de algo do tipo (basta lembrar-se do GPP - GeForce Partner Program)."

Um passarinho nos contou que a Intel está procurando por parceiros para produzir suas placas gráficas de próxima geração, claro que na China. Mas assim que eles recorreram a fabricantes conhecidos de primeira linha (ASUS, Gigabyte, ...), a NVIDIA começou a ameaçar seus parceiros de que, se eles colaborassem com a Intel, ela não trabalharia mais com eles e portanto não receberiam mais seus chips.

É preciso lembrar que isso já aconteceu com a AMD: Naquela época, a NVIDIA estipulava que suas placas de vídeo e placas de vídeo AMD não podiam ter a mesma marca, você tinha que nomeá-las de maneira diferente. Um alvoroço se seguiu e a ASUS, por exemplo, até já havia criado uma marca separada, mas a NVIDIA desistiu sob pressão pública. Então agora a história ficou ainda pior. Aparentemente, os OEMs de GPUs de primeira linha não assinarão um acordo com a Intel e a empresa já está procurando parceiros de segundo nível.

O público, se soubesse da situação, poderia envergonhar a NVIDIA novamente, mas desta vez a situação está se desenvolvendo à portas fechadas, no nível das relações de empresas, que fiquei sabendo acidentalmente graças a um funcionário de uma empresa que aparentemente assinará uma parceria com a Intel. É improvável que este parceiro da Intel se manifeste e revele a verdade publicamente.
 
Intel Meteor Lake Xe-LPG iGPU supostamente vai até 2,2 GHz, um pouco mais poderosa do que a Radeon 780M

"A Intel está nos estágios finais de preparação de seus chips MeteorLake para lançá-lo ainda este ano. A próxima série móvel Core Ultra apresentará uma arquitetura totalmente nova baseada na tecnologia de processo Intel 4 (7nm+), incorporando um design híbrido com Redwood Cove (Core) e Crestmont (Atom). De acordo com um relatório de Golden Pig Upgrade, a amostra de qualificação (QS) do MeteorLake atualmente opera dentro de uma faixa de potência de 20 à 65W e pode atingir um clock de até 4,8 GHz. Embora isso fique aquém do boost de 5,0 GHz do Core i7-1370P (RaptorLake) e suas ofertas atuais, a fonte sugere que o objetivo é atingir 5,0 GHz no Core Ultra 9 antes do lançamento.

O die completo consiste em 6 núcleos de desempenho, 8 de eficiência e 2 de eficiência de baixo consumo de energia (6P+8E+2LPE), e o subsistema GPU contará com 8 núcleos Xe com 128 unidades de execução ou 1024 unidades de sombreamento (núcleos FP32). Isso, combinado com o relatado boost clock de 2,2 GHz, produzirá uma potência de computação de precisão única de 4,5 TFLOPS, representando um aumento de apenas 5% em comparação com a Radeon 780M RDNA3 iGPU usada nas APUs Phoenix."

Sei que comparar Teraflops em GPUs não significa mais nada hoje em dia, mas é muito bom ver que a Intel já passou por pouco o poder computacional da iGPU mais forte da AMD (4.5TFlops em 1024FP32 @2.2GHz, contra 4.3TFlops em 768FP32 @2.8GHz da 780M), logo um driver mais competente significará uma disputa muito interessante nesse ramo. Dito isto, ACORDA AMD!​
 
Me surprrendi em saber que as intel arc é bem melhor que a AMD em ray tracing, a A750 da uma surra na RX 7600, AMD já deveria estar melhor nisso na terceira geração de placas...
Fora o intel xess que é melhor que o FSR.
Fiquei tentando em pegar uma A750 pra fazer uns testes.
 


Segundo o Ian, nova rodada de demissões e corte nos gastos de marketing da equipe de GPUs da Intel.
Não sabe-se o motivo, se é re-estruturação de equipe e gastos ou puramente redução, mas que gera um alarde isso gera =X
 
Me surprrendi em saber que as intel arc é bem melhor que a AMD em ray tracing, a A750 da uma surra na RX 7600, AMD já deveria estar melhor nisso na terceira geração de placas...
Fora o intel xess que é melhor que o FSR.
Fiquei tentando em pegar uma A750 pra fazer uns testes.
Brother a GPU é 2x maior que a 7600 não era nem pra ela competir com a 7600.


Segundo o Ian, nova rodada de demissões e corte nos gastos de marketing da equipe de GPUs da Intel.
Não sabe-se o motivo, se é re-estruturação de equipe e gastos ou puramente redução, mas que gera um alarde isso gera =X

Roadmap das GPU na Intel conseguem ser mais esquizofrênico que os de Cpu, Eles adquiriram Habana enquanto tentavam empurrar PVC+OneApi, No final mataram os Gaudi pós Gaudi 3, e botaram tudo no Falcon Shore.
 

A versão beta mais recente dos drivers gráficos da Intel coleta telemetria por padrão, incluindo visitas à web​


Intel-GP-driver.webp


Há sempre um elemento de risco envolvido no uso de software beta, especialmente versões beta de drivers. Mas o mais recente driver de GPU de pré-lançamento da Intel vem com uma carga muito desagradável.

Execute a instalação do driver de gráficos Intel sem prestar atenção suficiente e ele será instalado no modo "típico". Isso o inscreve automaticamente no Programa de Melhoria da Computação da Intel (CIP), um recurso de telemetria que coleta uma grande quantidade de dados, incluindo informações sobre os sites visitados pelo usuário.

A quantidade de dados que a Intel está interessada em sugar dos usuários beira o terror - particularmente porque o apelido do Programa de Melhoria da Computação não dá nenhuma indicação do que está envolvido. Mergulhe no site da Intel - como o TechPowerUp aponta - e há informações sobre o CIP.

Aqui, a Intel explica que "quer fornecer as melhores experiências de computação" e que, para isso, gostaria de coletar, usar e combinar informações" dos usuários. A empresa revela ainda que está interessada em quatro tipos de dados: As categorias de sites que você visita, mas não a própria URL; Como você usa seu computador; Informações do sistema do seu computador; Outros dispositivos em seu ambiente de computação.

A empresa detalha exatamente o que cada um deles inclui:

As informações de uso contêm:

  • Uso de software: por exemplo, frequência e duração do uso do aplicativo, como Intel® Driver & Support Assistant, mas não o conteúdo do aplicativo em si, como ações específicas ou entrada de teclado.
  • Uso de recursos: por exemplo, quanta RAM você costuma usar ou a duração média da bateria do seu laptop.
  • Outros dispositivos em seu ambiente de computação
  • As categorias de sites que você visita, mas não a próprio URL, inclui dispositivos plug and play universais e dispositivos que transmitem informações para o seu computador em uma rede local: por exemplo, modelo de smart TV e informações do fornecedor e dispositivos de streaming de vídeo.
  • As informações coletadas incluem um histórico categorizado de navegação na web que mostra por quanto tempo e com que frequência você visitou categorias específicas de sites (por exemplo, mídia social, finanças pessoais ou notícias). Todas as visitas ao site são classificadas em uma das 30 categorias. Não coletamos URLs, títulos de páginas da web ou conteúdo específico do usuário sem sua permissão explícita.

As informações do sistema coletadas contêm, mas não estão limitadas a:

  • O fabricante do seu dispositivo
  • Modelo de CPU
  • Configuração de memória e exibição
  • versão do sistema operacional
  • Versões de software
  • Configurações de região e idioma
  • Localização regional e fuso horário

Há muito com o que se preocupar aqui. Embora a Intel se esforce para enfatizar que "não coleta URLs, títulos de páginas da Web ou conteúdo específico do usuário sem sua permissão explícita", é difícil ver como é possível categorizar um site sem saber o URL ou o título.

A mudança foi detectada na versão beta 101.4578 do software GPU da Intel e, embora seja possível desativar o programa de telemetria, o fato de estar ativado por padrão é no mínimo preocupante. Há um argumento de que qualquer pessoa que use software beta provavelmente será mais proficiente tecnicamente e procurará essas coisas, mas isso está longe de ser o ponto.

Mais informações estão disponíveis aqui - incluindo o fato de que os dados coletados por meio do programa "podem ser compartilhados com parceiros da Intel".

 
Intel Arc GPUs Become Victim of a New Vulnerability, Leading to Denial of Service

o chato é que a galera pode ficar sem suporte, eu esperava uma reação maior da Intel em dGPU, mas será que esse bug não afeta a AMD tb dado que alguns engenheiros vieram deles?

e novos lançamentos, tem ou haverá?
Isso deve ter sido alguma falha de projeto em um lote específico, não acho que seja algo muito relevante, nem afeta todas as ARC.
Não afetará modelos novos nem afeta nada da AMD.
 
Desempenho de codificação e decodificação de hardware da GPU Intel Arc no Premiere Pro 24

"Não apenas o desempenho do H.264/HEVC foi cerca de 25% maior do que o da RTX 4060, como o desempenho intraframe e efeitos de GPU foram igualmente a favor da Intel."
 
Brother a GPU é 2x maior que a 7600 não era nem pra ela competir com a 7600.

Roadmap das GPU na Intel conseguem ser mais esquizofrênico que os de Cpu, Eles adquiriram Habana enquanto tentavam empurrar PVC+OneApi, No final mataram os Gaudi pós Gaudi 3, e botaram tudo no Falcon Shore.

Do jeito que a Intel está perdendo dinheiro com a linha de GPUs dedicadas, só se as Arc forem tão rápidas quanto as GPUs da Nvidia em IA, ML e afins para justificar aos acionistas a manter essa divisão da empresa. Do contrário, não vejo Arc tendo nova geração além da Battlemage.

Desempenho de codificação e decodificação de hardware da GPU Intel Arc no Premiere Pro 24

"Não apenas o desempenho do H.264/HEVC foi cerca de 25% maior do que o da RTX 4060, como o desempenho intraframe e efeitos de GPU foram igualmente a favor da Intel."

Não me surpreende, o encoder da Intel (Quick Sync Video) sempre foi bom. Aliás, além de ray tracing e tecnologia de upscaling, é mais um aspecto onde a AMD fica para trás da Nvidia e até da estrante Intel. É triste saber o quão limitadas as Radeon são limitadas, pois só são boas em gráficos rasterizados. Nos demais recursos, seja jogos ou aplicações profissionais, são péssimas.

Enquanto a AMD continuar negligenciado software, firmware e drivers, a diferença só vai aumentar.
 
Não me surpreende, o encoder da Intel (Quick Sync Video) sempre foi bom. Aliás, além de ray tracing e tecnologia de upscaling, é mais um aspecto onde a AMD fica para trás da Nvidia e até da estrante Intel. É triste saber o quão limitadas as Radeon são limitadas, pois só são boas em gráficos rasterizados. Nos demais recursos, seja jogos ou aplicações profissionais, são péssimas.
O encoder das RDNA3 tá bem aceitável, atrás da concorrência mas por uma margem bem pequena atualmente.
 
Tem que torcer cara, pois se depender da AMD hj é morrer no deserto comparado a Nvidia
A AMD moderna caga e anda pra MarketShare, Lisa não deixaria uma GPU como Polaris acontecer nos dias atuais nem Fudendo, preferem margens.
 
A AMD moderna caga e anda pra MarketShare, Lisa não deixaria uma GPU como Polaris acontecer nos dias atuais nem Fudendo, preferem margens.
investidor feliz é investidor enfiando dividendos no bolso pelas altas margens.
 
investidor feliz é investidor enfiando dividendos no bolso pelas altas margens.
Já to até vendo os Six-Cores dos Zen 5 custando 350$ , Se aquele leak dos Arrow-Lake for Real. :pepe:
 
O encoder das RDNA3 tá bem aceitável, atrás da concorrência mas por uma margem bem pequena atualmente.

Melhoraram o encoder de H.264, onde o AMF sempre foi deficiente? Achei que a prioridade da AMD era o AV1, que ainda vai demorar pra ser padrão, principalmente no Twitch. O codificador de HEVC já é bom o suficiente, não é muito inferior ao NVENC.
 
Melhoraram o encoder de H.264, onde o AMF sempre foi deficiente? Achei que a prioridade da AMD era o AV1, que ainda vai demorar pra ser padrão, principalmente no Twitch. O codificador de HEVC já é bom o suficiente, não é muito inferior ao NVENC.
Sim, AV1 é bem páreo com a concorrência (Intel ganha por pouco das outras), H264 melhorou MUITO, ainda tem margem de diferença maior que os outros codecs, mas tá com qualidade bem aceitável, o EposVox fez até um vídeo sobre isso que não achei aqui procurando rapidinho, caso tenha interesse em ver mais.
 
Sim, AV1 é bem páreo com a concorrência (Intel ganha por pouco das outras), H264 melhorou MUITO, ainda tem margem de diferença maior que os outros codecs, mas tá com qualidade bem aceitável, o EposVox fez até um vídeo sobre isso que não achei aqui procurando rapidinho, caso tenha interesse em ver mais.

É esse vídeo aqui? Infelizmente não melhorou quase nada o encoder de H.264, em alguns momentos até ficou pior com o novo driver.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo