Eu acho que você está se equivocando na hora de escolher qual equipamento usar. Como você não escolheu uma segunda mastery pra acompanhar o demolicionista, basicamente todas as skills ao seu dispor terão bonus para dano de fogo, elétrico e algum dano físico e de caos. Pra tirar maior proveito você precisa buscar equipamento com "+X% Fire Damage", isso vai fazer com que as skills que tenham flat damage de fogo (aparecem no descritivo de skills e armas como "+10-20 Fire damage", por exemplo) ganhem o X% a mais de dano. Se o item dá bonus do tipo +x% Lightining e o seu ataque principal não tem dano elétrico, esse bonus é completamente ignorado.
Uma forma de variar o tipo de dano de um ataque é usar itens ou armas que adicionem flat damage dos outros elementos que você tem x% de bonus de dano. Só que aí vem outro erro na forma como você está montando seu personagem. Seu ataque principal, o que usa o botão esquerdo do mouse, ele é uma skill que não usa o dano da arma como componente, ou seja, mesmo que a arma que você está usando adicionar dano elétrico, por exemplo, a skill vai continuar causando apenas dano de fogo aos inimigos. Por isso eu recomendei usar Fire Strike como a skill principal de dano, ela conta como auto-ataque e como tal aumenta o dano de acordo com o dano da arma e de quaisquer itens que adicionem flat damage ao personagem. Como Fire Strike é uma skill de auto-ataque ela não vai funcionar como magia, ela vai parecer mais um encantamento na sua arma atual. Como você está usando uma arma de combate corpo a corpo seu personagem vai correr pra cima e golpear o inimigo, pra atacar de longe você precisaria de uma arma de combate a distância, como pistolas, rifles, bestas, etc e usar Fire Strke como ataque padrão, dessa forma os tiros serão acrescidos do dano da skill.
Se você realmente quer usar ataques a distância mais no estilo "magia", como essa fireball que você está usando, é melhor rever a distribuição de pontos do personagem, pois essas skills de componentes não escalam bem, e no seu nível por exemplo, está comprometendo a eficiência do personagem. Se você realmente quiser atacar a distância sem ter que usar uma arma ranged, é melhor usar skills como Blackwater Cocktail, Canister Bomb ou Grenado. Mas lembre-se na hora de escolher a gear que essas skills também vão ignorar o dano base da arma e qualquer bonus de flat-damage de outros itens da sua gear. Nesse caso é melhor investir em gear com bonus de dano de acordo com a skill que você vai usar como principal, por exemplo, gear com +x% Fire damage e +x% Physical Damage no caso de usar Grenado como skill principal, e também invista o máximo de pontos possíveis nessa skill, inclusive nesse caso pode abandonar completamente os pontos distribuidos em Fire Strike, pois essa skill não vai fazer nada pra aumentar seu dano usando Grenado.
Independente do tipo de skill que você acabar usando como principal e o seu método de jogo é sempre bom lembrar que em Grim Dawn, diferente de Diablo 3 e outros jogos com sistemas mais simples, os inimigos também tem resistências a tipos específicos de dano, em alguns casos até imunidade, geralmente monstros que usam um determinado tipo de dano como ataque principal são resistentes a esse tipo de dano, e alguns tipos de monstro específicos são resistentes ou até imunes a alguns tipos de dano por questões meio obvias, por exemplo, mortos vivos são imunes a dano do tipo sangramento. Pra evitar ser pego de calças curtas, procure ter sempre um tipo de dano adicional, por exemplo, além do principal dano de fogo, ter como dano secundário dano físico ou elétrico, mas não invista em muitos tipos de dano diferentes pois mais pra frente vai ser bem difícil subir o dano total do personagem, foque em um dano principal e um ou dois secundários. Outra alternativa é ter itens secundários ou skills que dão debuff temporário nos inimigos, tornando eles vulneráveis aos seus ataques principais. No caso do Demolicionista, a skill ideal pra isto é Thermite Mine. Ela causa debuff tanto pra dano de fogo quanto pra dano elétrico, além de causar um belo dano de fogo em inimigos pegos pelas minas.
Outra coisa que é bom priorizar no caso de gear Épica e Lendária (e em alguns itens verdes também) são bonus de skils. Alguns itens vão aparecer com bonus do tipo +1 Grenado, ou +1 Fire Strike, pra citar dois exemplos. Isso faz com que as skills citadas recebam pontos de bonus, como se você tivesse investido mais pontos naquela skill. Só que pra receber esse bonus você precisa ter gasto pelo menos 1 skill point na skill desejada.
Uma outra coisa importante é tomar cuidado com as suas resistências. Jogando no normal nem tanto mas se você pensa em continuar jogando no Elite, é bom se preocupar em ter resistências mais bem equilibradas. No seu caso, há varias resistências com 0% no seu personagem, isso faz com que ataques com esses tipos de dano causem 100% de dano, o que é bem perigoso contra alguns inimigos mais fortes, como bosses e monstros heróicos (os que tem uma estrela sobre a cabeça e aparecem com nome em laranja). Se um inimigo com ataque do tipo Aether, como Reanimators, Dominators e os spawns deles, você deve levar um dano absurdo. Além da gear tem componentes que adicionam resistências, e dependendo do nível de aceitação que você está com as facções aliadas, há auguments que você também pode fixar na gear que aumentam resistências.
O sistema do jogo é bem complexo, e pode até assustar a novatos, mas se você pretende terminar o jogo no normal e pronto, não precisa seguir tudo o que eu disse a risca. É a partir do Elite que a coisa começa a ficar séria e todos aqueles números intimidadores da tela de estatística do personagem começam a se tornar realmente importantes pro progresso no jogo.
Edit: O post acabou ficando grande demais e eu nem citei outra mecânica chave do jogo: Devotions. Lá vai um Wall of Text (sim, mais um)
Você deve ter passado por shrines destruídas ou corrompidas. As destruídas requerem componentes pra serem restauradas e as corrompidas spawnam umas 3 waves de inimigos que devem ser derrotados para serem restauradas.
Independente do tipo de shrine, quando você as restaura você ganha um Devotion Point. Esses pontos podem ser gastos na tela de Devotions pra ganhar ainda mais bonus e adicionar procs (skills que se ativam automaticamente de acordo com alguns critérios) ao seu personagem.
Antes de continuar a falar sobre devotions eu vou te linkar uma ferramenta muito útil na hora de planejar o seu personagem:
https://grimcalc.com/
Essa ferramenta permite você visualizar a progressão das skills e devotions de todas as masteries do jogo, pra você ter uma ideia melhor do que beneficia mais o que na build.
Pra você começar a usar as devotions você precisa ir na tela das skills, ao lado das masteries, e clicar em Devotion, lá vão aparecer as diversas constelações representadas. Cada devotion point pode ser gasto em uma das estrelas das diversas constelações para ganhar o bonus descrito naquela estrela, porém há requerimentos. Ao passar o mouse sobre uma constelação ela vai dizer o tipo de afinidade e quantos pontos naquela afinidade você precisa pra começar a comprar pontos naquela Devotion e quantos pontos de afinidade você vai ganhar ao completar a constelação. Há 5 afinidades no total, todas representadas por cores para melhor entendimento: Ascendant(roxo), Chaos(vermelho), Eldrith(verde), Order(amarelo) e Primordial(azul).
Vamos pegar um exemplo simples: Scholar's Light. Eu quero investir nela pois lá tem bonus de dano de fogo, dano físico e dano elemental. Só que pra começar a gastar pontos ali eu preciso primeiro ter 1 ponto de afinidade Eldrith. Pra atender esse requerimento eu preciso gastar um ponto na constelação central, Crossroads, em específico na estrela que fica do lado inferior esquerdo. Se você passar o mouse por cima vai ver que essa estrela dá 18 pontos de Offencive Ability e completion bonus de 1 ponto de afinidade em Eldrith (circulo verde). É bom notar que a constelação Crossroads é diferente de todas as outras constelações em um ponto muito importante: Todas as constelações vão dar bonus de afinidade apenas ao completar a constelação inteira, em Crossroads cada estrela vai te dar 1 ponto em uma afinidade em específico. Entenda essa constelação como o ponto de partida para todas as outras.
Continuando, agora que você tem um ponto de afinidade em Eldrith, pode começar a gastar pontos em todas as devotions que exigem essa afinidade, entre elas Scholar's Light. Quando você gastar pontos em cada uma das 3 estrelas dessa constelação, você vai ganhar mais 5 pontos de afinidade em Eldrith, o que vai te abrir ainda mais opções em constelações pra investir pontos no decorrer do jogo. No modo normal você pode encontrar, se não me engano, 25 shrines e consequentemente ganhar 25 devotion points no total. No modo elite o número de shrines é menor, em lugares que você havia encontrado shrines no modo normal, no elite pode não haver shrine e no Ultimate elas são mais escaças ainda. No entando, há certamente mais de 50 shrines espalhadas nas 3 dificuldades do jogo, porém você não tem como ganhar mais de 50 pontos de devotion. Sabendo disso é importante olhar com atenção quais devotions você pretende liberar e os requerimentos para chegar lá, além de quais são as melhores cosntelações intermediárias para te dar os pontos necessários.
Outra mecânica interessante das Devotions são as procs que eu citei antes, elas são chamadas de Celestial Powers e se ativam de acordo com critérios específicos. Por exemplo, a constelação Ulzuin's Torch: Nela uma das últimas estrelas te dá o Celestial Power Meteor Shower, que vários meteoros de fogo caiam aleatóriamente sobre os inimigos. Pra essa proc funcionar você precisa associar ela a uma skill de ataque (não pode ser a uma aura), como Fire Strike ou Grenado. Cada vez que você ataca com a skill associada, há 33% de chances do proc ser ativado, se for uma skill que você spama rapidamente as chances de ativar a chuva de meteoros é bem maior. Isso não significa que vão ficar caindo meteoros a esmo nos inimigos, essa proc tem um cooldown de 3 segundos e um cooldown de 3,5 segundos, o que significa que na melhor das hipóteses, vai ter um intervalo de 0,5 segundos até a proc ter chance de ser ativada novamente. Outras procs tem natureza mais defenciva, como Ghoulish Hunger que ativa quando seu HP vai abaixo de 33% e te dá quantidades bastante altas de life steal por 6 segundos, com um cooldown de 45 segundos entre ativações (não, não dá pra ficar imortal).
Esses Celestial Powers também sobem de nível conforme você vai ganhando XP, causando mais dano ou curando mais por mais tempo.
Acho que é isso. Tem muito mais detalhes nas diversas mecânicas do jogo, mas isso eu acho que é o mais importante pra quem está começando e quer ir além do normal no jogo.
Dano de fogo/eletrico com maior dano que estou conseguindo por eqto ew com a morteiro, chegando a 3mil, sobre a arma primária estou observando realmente que esta obsoleta e sem uso, vou tentar mudar baseado nas orientações, afinal de conta estou muito aquém de phds no assunto como tu ne ! kkkk