GTX 1650 Overclock

Continua após a publicidade

TKadey

New Member
Gostaria de recomendações para fazer um overclock bom e estável na 1650.
Vi esse site falando sobre Guru 3d achei interessante mas realmente fica estável e seguro, normalmente só aumento o core e memory clock para +- 150 a 200mhz a mais, mas gostaria de saber se posso alcançar uma performance maior.

Continua após a publicidade

chuqlin

New Member
Provavelmente em um over mais agressivo, vai bater powerlimit e derrubar a frequência.
Não sei dizer se shuntmod seria viável, pois aí recai outro problema que é a temperatura, na medida que esquenta a própria placa derruba o clock.
Cuidado com os overclocks de memória, chega a um ponto que em vez de ganhar performance, se perde, pois a memória fica corrigindo erros causados pela frequência alta.

No geral, no ar, as placas desde pascal batem uns 1900mhz-1950.

........

Banido
Banido
A 1650 apesar do "1" na frente é uma turing e não pascal, já brinquei com algumas 1660 e similares, é mais valido fazer overclock junto com undervolt editando a curva de frequência/voltagem pois vc vai esbarrar no power limit cedo demais com a voltagem stock e de quebra o undervolt + overclock vai aumentar a performance e diminuir as temperaturas comparado a stock, o teto de clocks varia de acordo com a qualidade do seu chip, geralmente entre 1980~2100MHz.

Sobre o overclock da memória as únicas placas onde ocorre o problema de correção de erros se vc for muito agressivo são as placas com GDDR6X ou seja, 3070Ti, 3080, 3080Ti e 3090, as outras versões de GDDR não em ECC embutido então se vc for agressivo demais só vai travar o driver/dar artefatos, geralmente essas GDDR5 (que acredito ser a memória da sua 1650) conseguem fazer 9000~10000MT/s tranquilamente.

Pra testar a estabilidade alguns jogos mais sensíveis a oc como shadow of the tomb raider ou control são excelentes e tendem a travar o oc bem mais rapido que stress tests/benchmaks.

TKadey

New Member
Sobre o overclock da memória as únicas placas onde ocorre o problema de correção de erros se vc for muito agressivo são as placas com GDDR6X ou seja, 3070Ti, 3080, 3080Ti e 3090, as outras versões de GDDR não em ECC embutido então se vc for agressivo demais só vai travar o driver/dar artefatos, geralmente essas GDDR5 (que acredito ser a memória da sua 1650) conseguem fazer 9000~10000MT/s tranquilamente.
Eu fiz o Scanner OC e ele realmente puxou até uns 2100mhz, só as memórias eu não consigo mudar pq ele tira o curve voltagem que tava, não sei se eu fiz do jeito errado ou é assim mesmo, quando eu aperto pra confirmar ele volta pra curva stock.

........

Banido
Banido
Eu fiz o Scanner OC e ele realmente puxou até uns 2100mhz, só as memórias eu não consigo mudar pq ele tira o curve voltagem que tava, não sei se eu fiz do jeito errado ou é assim mesmo, quando eu aperto pra confirmar ele volta pra curva stock.
Se vc usa o OC Scanner é assim mesmo, o ideal é fazer manualmente escolhendo um ponto na curva de voltagem pra fazer o OC geralmente entre 0.937~0.975V vc já consegue estabilizar essa frequência a depender da qualidade do chip, depois de estabilizar o core vc mexe com a vram.

TKadey

New Member
Entendi, então preciso colocar por exemplo na voltagem 970mV acima do stock e ver como fica até ficar estável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo mudando manualmente quando eu salvo no slot e depois aplico ela volta

........

Banido
Banido
Entendi, então preciso colocar por exemplo na voltagem 970mV acima do stock e ver como fica até ficar estável

Mesmo mudando manualmente quando eu salvo no slot e depois aplico ela volta
Não é acima de stock não, vc vem aqui na curva e escolhe o ponto de voltagem desejado e sobe o clock dele:
Screenshot-2022-02-09-231801.png

TKadey

New Member
Não é acima de stock não, vc vem aqui na curva e escolhe o ponto de voltagem desejado e sobe o clock dele:
Screenshot-2022-02-09-231801.png
Sim, entendi agora, eu fiz exatamente como você, coloquei 2050mhz com 965mV, amanhã vou testar ver se consigo números maiores e com uma voltagem boa também.
Peguei como base esse vídeo para entender mais destas curvas de como configurar certo. Valeu amigo, qualquer coisa eu pergunto aqui 😎👍

TKadey

New Member
Coloquei +-2100mhz com 950mV e 650mhz na memória parece que ficou estável, vou tentar melhorar um pouco mais

........

Banido
Banido
Coloquei +-2100mhz com 950mV e 650mhz na memória parece que ficou estável, vou tentar melhorar um pouco mais
O core provavelmente não tem muito mais folga pra subir, a VRAM vc pode testar até +999 (geralmente +1000 o driver já bloqueia e crasha nessas GTX16).

TKadey

New Member
O core provavelmente não tem muito mais folga pra subir, a VRAM vc pode testar até +999 (geralmente +1000 o driver já bloqueia e crasha nessas GTX16).
Sim, o meu não crashou, no kombustor quando coloco + de 700mhz na memoria ele sai de 0/0 artefatos, mas isso faz muita diferença deixar 0/0 ou da para aumentar e deixar com esses "artefatos"? Quando fiz o teste de 700mhz ficou 0/3 artefatos, então deixei 675mhz e ficou 0/0...

Sim, o meu não crashou, no kombustor quando coloco + de 700mhz na memoria ele sai de 0/0 artefatos, mas isso faz muita diferença deixar 0/0 ou da para aumentar e deixar com esses "artefatos"? Quando fiz o teste de 700mhz ficou 0/3 artefatos, então deixei 675mhz e ficou 0/0...
Se realmente ficar a mesma temperatura no qual estava nos testes do kombustor vai ficar uma boa temperatura. Pelo que monitorei não chegou nem a 70ºc.

Última edição:

........

Banido
Banido

Se realmente ficar a mesma temperatura no qual estava nos testes do kombustor vai ficar uma boa temperatura. Pelo que monitorei não chegou nem a 70ºc.
O ideal é não ter artefatos, então melhor parar por ai e as temperaturas estão boas, em jogos vai ficar mais fria que isso.
Mas é mais recomendável validar esse oc em jogos do que em stress tests.

Última edição:

TKadey

New Member
O ideal é não ter artefatos, então melhor parar por ai e as temperaturas estão boas, em jogos vai ficar mais fria que isso.
Mas é mais recomendável validar esse oc em jogos do que em stress tests.
Fiz teste em jogos, ficou o seguinte, acima de 2080mhz no CORE o game crasha, então ficou estável em 2070mhz (CORE) e 2660mhz (MEMORY). Foi o mais estável que achei.

........

Banido
Banido
Fiz teste em jogos, ficou o seguinte, acima de 2080mhz no CORE o game crasha, então ficou estável em 2070mhz (CORE) e 2660mhz (MEMORY). Foi o mais estável que achei.
Ficou bom então, os melhores chips ficam ali nos 2100MHz no core, control e shadow of the tomb raider são bons jogos pra testar estabilidade, qualquer instabilidade travam muito rápido.

TKadey

New Member
Ficou bom então, os melhores chips ficam ali nos 2100MHz no core, control e shadow of the tomb raider são bons jogos pra testar estabilidade, qualquer instabilidade travam muito rápido.
Na verdade se eu não mexer na curva de voltagem e só aumentar no automático ele sobe ate +2100mhz mas pela curva ele fica + de 1000mV

Alexandre De Santa

Banido
Banido
Quantos frames você conseguiu nesse OC ? aqui +150 fica estável em quase tudo, mas ae vou jogar um COD com Nvidia Reflex( que bota o clock lá em cima) e apresenta problemas...

Além de que o ganho é imperceptível pra quem não joga o Msi Afterburner, média de 5% ( 3 frames), então não vejo ponto em deixar com OC.
Já no Memory Clock eu posso subir +1000Mhz que eu ganho incrível 1 FPS, irrelevante ( será q é pq minha memória é gddr6?) enfim, o ganho com OC é irrisório, por isso prefiro deixar td em stock.

Última edição:

TKadey

New Member
Quantos frames você conseguiu nesse OC ? aqui +150 fica estável em quase tudo, mas ae vou jogar um COD com Nvidia Reflex( que bota o clock lá em cima) e apresenta problemas...

Além de que o ganho é imperceptível pra quem não joga o Msi Afterburner, média de 5% ( 3 frames), então não vejo ponto em deixar com OC.
Já no Memory Clock eu posso subir +1000Mhz que eu ganho incrível 1 FPS, irrelevante ( será q é pq minha memória é gddr6?) enfim, o ganho com OC é irrisório, por isso prefiro deixar td em stock.
Ah um pouco ganha sim, mas depende da placa que tu tem. A minha eu não me recordo mas ela vem com OC de fabrica.

GDDR6 não consegue subir tanto assim.

Usuários que está vendo este tópico