• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Guia Básico sobre som, alto-falantes, potência, impedância, THD e SNR [V2.0]

eu queria saber sobre os fios que se devem utilizar nas caixas de som, afeta na qualidade do som?.. tem algum tipo especifico ou pode ser qualquer tipo de fio?
 
eu queria saber sobre os fios que se devem utilizar nas caixas de som, afeta na qualidade do som?.. tem algum tipo especifico ou pode ser qualquer tipo de fio?

Afeta sim, mas depende da caixa de som, quanto maior a qualidade da caixa mais diferença o cabeamento faz e a potência também tem a ver com o diâmetro do cabo
 
Última edição:
Então... Apesar de inativo o post gostaria de reavivá-lo.

Quero um 5.1 de baixo custo acoplado ao pc e não entendo nada então comecei a pesquisa.
Quero um som limpo, mesmo que não tenha volume mto alto.
Dúvidas ao autor do tópico:

-Qual a relação linear entre reciver/amplificador/alto-falantes?
A resposta a isso talvez ajude a entender sobre a incompatibilidade de impedâncias entre o aparelho emissor do sinal e o reprodutor do som.

-Pela fórmula da potência poderia dizer que ao comparar 2 aparelhos de mesmo RMS declarado, mas um com menos ohms o com menos ohms é melhor?

-Ao girar o controle de volume estou aumentando a emissão de W para as caixinhas?

-em relação à potênciaxvolume: Seo aumento no exemplo é de apenas 3db ao comparar caixas com um total de 37W RMS com de 26W RMS o ganho é pouco significativo?

Tenho uma mobo ECS GA8200 BE que diz ser 5.1 e tem 6 plugues atrás.
ECS GF8200A Black Motherboard Review :: ECS GeForce 8200A Black Layout :: Motherboards.org
me indicaram comprar uma creative audiogy, já achei em alguns lugares, a uns R% 160 e essa daí a R$90!!!! Só pode ser pilantragem...
TecnoBR - Tecnologia em Informtica
Independente da idoneidade da loja, digamos que eu compre uma creative audiogy em perfeito estado:

Tenho como configurar a impedancia de saida dessas coisas para que se adaptem a diversas caixas de som?

.
.
.

Aliás, as únicas que achei por menos de 500 reais que me atrairam foram:

Edifier m1550
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:45:96&tag=EDIFIER 5.1

Creative A 520
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:290:332:21512&tag=creative

 
Então... Apesar de inativo o post gostaria de reavivá-lo.

Quero um 5.1 de baixo custo acoplado ao pc e não entendo nada então comecei a pesquisa.
Quero um som limpo, mesmo que não tenha volume mto alto.
Dúvidas ao autor do tópico:

-Qual a relação linear entre reciver/amplificador/alto-falantes?
A resposta a isso talvez ajude a entender sobre a incompatibilidade de impedâncias entre o aparelho emissor do sinal e o reprodutor do som.

-Pela fórmula da potência poderia dizer que ao comparar 2 aparelhos de mesmo RMS declarado, mas um com menos ohms o com menos ohms é melhor?

-Ao girar o controle de volume estou aumentando a emissão de W para as caixinhas?

-em relação à potênciaxvolume: Seo aumento no exemplo é de apenas 3db ao comparar caixas com um total de 37W RMS com de 26W RMS o ganho é pouco significativo?

Tenho uma mobo ECS GA8200 BE que diz ser 5.1 e tem 6 plugues atrás.
ECS GF8200A Black Motherboard Review :: ECS GeForce 8200A Black Layout :: Motherboards.org
me indicaram comprar uma creative audiogy, já achei em alguns lugares, a uns R% 160 e essa daí a R$90!!!! Só pode ser pilantragem...
TecnoBR - Tecnologia em Informtica
Independente da idoneidade da loja, digamos que eu compre uma creative audiogy em perfeito estado:

Tenho como configurar a impedancia de saida dessas coisas para que se adaptem a diversas caixas de som?

.
.
.

Aliás, as únicas que achei por menos de 500 reais que me atrairam foram:

Edifier m1550
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:45:96&tag=EDIFIER 5.1

Creative A 520
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:290:332:21512&tag=creative


Bem vamos la...
Relação linear entre receiver/amp/ caixa de som, não entendi direito a pergunta mas vou deduzir que seja na questão de impedancia e potência

Entenda que a maioria dos receivers tem um amplificador junto, caso não tenha ele se torna um processador que mandaria um sinal pré amplificado para um amplificador
O receiver é um aparelho que recebe o sinal pré amplificado do PC, DVD, Bluray ou seja la o que seja, interpreta e amplifica ele para os alto falantes/ caixas de som

Agora vamos relacionar quanto a impedancia, a questão da impedancia é simples, em fisica temos que V=R*I , portanto V/R=I, quanto menor a impedância ou resistencia (impedancia na verdade é a resistencia de acordo com frequencia reproduzida) maior será a corrente, portanto se componentes do amplificador/receiver não aguentarem toda essa corrente eles queimarão

Por isso que se um receiver/amplificador diz que a impedancia minima aceitada é de 8 ohms, se você usar uma caixa de som de 4 ohms o dobro de corrente irá passar e portanto componentes. Porém ao utilizar uma caixa de som de 12 ohms, menos corrente ainda irá passar e isso fará o som mais baixo, tendo em vista que Pot=V.I, se V é fixo e I abaixa teremos menos potência

Acho que o motivo do amplificador/receiver não poder se utilizado com impedancias menores do que o minimo especificado.
Quanto a 2 aparelhos de potência identica mas variam na impedância minima, isso vai depender das suas caixas de som, por exemplo

Situação:

Se o aparelho X a impedancia minima é 8ohms e a potencia em 8 ohms é Z
Se o aparelho Y a impedância mínima é 6 ohms e a potência em 6 ohms é Z
Se suas caixas são de 8 ohms, o aparelho X poderá mandar toda a potência possível para elas, porém se forem de 6 ohms, ele mandará menos do que a potência Z e o aparelho Y será o indicado.

Em relação ao controle de volume, quando você escuta o som aumentando de intensidade você está aumentando a potência mandada para as caixas de som sim.

Potência vs Volume, isto depende da sensibilidade, a caixa de 27W pode tocar bem mais alto se tiver uma sensibilidade bem maior.
Para saber quanto são 3db a mais, de uma maneira bem grosseira você pode abrir uma musica com o winamp, ir no equalizador, no lado esquerdo as barras de qualização tem uma isolada que controla o volume total do eq, coloque ela em -3db e ative o equalizador (com todas as outras frequencias em 0 db), o som ira diminuir de intensidade e você saberá quanto é que vale essa variação de 3db na prática (peço para colocar em -3db para evitar distorções)

Configurar o amplificador/receiver para aceitar impedâncias menores apenas alguns modelos mais sofisticados tem essa opção. mas basicamente pode-se utilizar qualquer impedância acima da minima especificada, nunca abaixo.

Quanto a placa de som, tudo é relativo ao chip usado na sua placa mae vs o chip das offboards, umas offboards que tem saido boas ultimamente são as Xonar da Asus. Compare as especificações e veja qual a melhor, veja também a questão dos drivers que podem dar dor de cabeça.

Vamos agora as caixas de som que você procurou, nenhuma delas vai te dar um som 5.1 realmente de qualidade, isso é trabalho de homtheaters com uma boa quantia de dinheiro
Mas um aceitavel para quem está saindo de caixas de som basicas mesmo de PC é o Logitech X-540, falo dele pois ja escutei, é aceitável.


E agora apenas para conceituar:
Receiver: Aparelho receptor de sinais pré amplificados ou digitais e emissor de sinais amplificados (para caixa de som)
Processador: Aparelho receptor de sinais pré amplificados ou digitais e emissor de sinais pré amplificados (para amplificador)
Amplificador: Receptor de sinais pré amplificados e e emissão de sinais amplificados.

Nas formulas:
V=RI
V-> Volt (v)
R-> Resistencia (ohms)
I -> Corrente (A)

Pot = potência = Watt


Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunte novamente
Abraços!
 
Última edição:
Um Tiaflex cristal de 2,5mm casa legal com um par de Polkaudio TSi200 e CS10 ?

Sei que tem os Kimber, BJC, Supra e outras marcas, mas, nao acho pra comprar no BR.
Daí, acabo que ficando preso à esse Tiaflex, cabo esse que nao tem critica alguma.

Vi um tal de Absolute Acoustics Turbilion ICE14. Conhece esse ?
 
Tenho um Alpine PDX 4.150 , pra vender , vo colocar no bazar pra vender.....
 
Um Tiaflex cristal de 2,5mm casa legal com um par de Polkaudio TSi200 e CS10 ?

Sei que tem os Kimber, BJC, Supra e outras marcas, mas, nao acho pra comprar no BR.
Daí, acabo que ficando preso à esse Tiaflex, cabo esse que nao tem critica alguma.

Vi um tal de Absolute Acoustics Turbilion ICE14. Conhece esse ?

Eu uso tiaflex cristal de 2,5mm mas acredito que no meu sistema ele não faça muita diferença não
quando eu troquei se não me engano o som tinha ficado mais encorpado, mas como eu uso subwoofer a diferença não ficou perceptível.
Talvez com as caixas de som novas q to construindo fique mais perceptível...

Quanto a estes outros cabos nunca ouvi então desconheço
 
Última edição:
Bem, algumas dúvidas começam a sumir, mas quanto mais se sabe mais se parece que não se sabe...


Meu questionamento sobre reciver/amplificador/falantes era relacionado ao caminho que a eletricidade percorre. Incluindo um outro aparelho, a placa de som, seria placa de som >>> amplificador/reciver >>> falantes? (não entendi a diferença entre amplificador/reciver. Os dois são obrigatórios em qualquer sistema básico?)


Entendi a compatibilidade entre ohms, se não for ou queima ou tem potência abaixo do máximo. O sinal sai da placa de som ja em ohms ou essa grandeza só quantifica a transição entre amplificador >>> falantes? Se for isso, quanquer conjunto de som, 2.1 ou 5.1 que se compra pronto já vem com oscomponentes compativeis de fábrica?


Havia perguntado sobre conseguir ajustar os ohms da placa de som por pensar duas coisas: o sinal já deveria sair dela no formato certo e tb em pegar as caixas de um HT de tv, retirar o dvd player e ligar as caixinhas direto no pc. (neste caso ficaria uma ***** pq não teria amplificador, certo?)


Porque você disse que com os 2 produtos listados por mim no post anterior eu não conseguiria um verdadeiro 5.1? Tem relação com o número de cabos?


Reparei que nenhum deles tem satelites com agudos e médios separados, são full range, arg!, e isso não quero. Fico puto com meu 2.1 atual onde as satelites emitem o grave junto. Considerando que não achei no fds um HT com satelites desse tipo por menos de R$ 1200,00, a vontade te der um 5.1 ficou de lado. =(


Dado isto começei a ver um 2.1 melhor (links abaixo). O com amplificador externo tem melhor acustica do subwoofer por não ter equipamentos dentro da caixa? Ele é de metal para dissipar o calor. Esquenta muito? Fica bonito sobre a mesa, mas esquenta muito? Ficaria do lado do gabinete que já é uma fornalha, mesmo com 4 coolers dentro.


(Está mais barato na Pichau, mas lá não tem especificações)

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:45:72&tag=edifier

e

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:44:338&tag=edifier

Q
ual dos dois é melhor (ou menos pior, de uma ótica mais crítica) e porquê?
 
Bem, algumas dúvidas começam a sumir, mas quanto mais se sabe mais se parece que não se sabe...


Meu questionamento sobre reciver/amplificador/falantes era relacionado ao caminho que a eletricidade percorre. Incluindo um outro aparelho, a placa de som, seria placa de som >>> amplificador/reciver >>> falantes? (não entendi a diferença entre amplificador/reciver. Os dois são obrigatórios em qualquer sistema básico?)


Entendi a compatibilidade entre ohms, se não for ou queima ou tem potência abaixo do máximo. O sinal sai da placa de som ja em ohms ou essa grandeza só quantifica a transição entre amplificador >>> falantes? Se for isso, quanquer conjunto de som, 2.1 ou 5.1 que se compra pronto já vem com oscomponentes compativeis de fábrica?


Havia perguntado sobre conseguir ajustar os ohms da placa de som por pensar duas coisas: o sinal já deveria sair dela no formato certo e tb em pegar as caixas de um HT de tv, retirar o dvd player e ligar as caixinhas direto no pc. (neste caso ficaria uma ***** pq não teria amplificador, certo?)


Porque você disse que com os 2 produtos listados por mim no post anterior eu não conseguiria um verdadeiro 5.1? Tem relação com o número de cabos?


Reparei que nenhum deles tem satelites com agudos e médios separados, são full range, arg!, e isso não quero. Fico puto com meu 2.1 atual onde as satelites emitem o grave junto. Considerando que não achei no fds um HT com satelites desse tipo por menos de R$ 1200,00, a vontade te der um 5.1 ficou de lado. =(


Dado isto começei a ver um 2.1 melhor (links abaixo). O com amplificador externo tem melhor acustica do subwoofer por não ter equipamentos dentro da caixa? Ele é de metal para dissipar o calor. Esquenta muito? Fica bonito sobre a mesa, mas esquenta muito? Ficaria do lado do gabinete que já é uma fornalha, mesmo com 4 coolers dentro.


(Está mais barato na Pichau, mas lá não tem especificações)

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:45:72&tag=edifier

e

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:44:338&tag=edifier

Q
ual dos dois é melhor (ou menos pior, de uma ótica mais crítica) e porquê?

O caminho é o seguinte:
Sinal pré amplificado (ou seja um sinal muito fraco para fazer um alto falante reproduzir sons em bom volume) sai da placa de som, nesse momento ele tem sim algumas centenas de ohms, ele vai para a entrada do amplificador/receiver, a diferença basica entre receiver e amplificador é que o amplificador ele apenas recebe esse sinal fraco e aumenta ele, o receiver tem a capacidade de interpretar um sinal, modifica-lo e decodifica-lo (no caso de dolby digital, DTS e derivados), a partir de um destes 2 aparelhos esse sinal que ja tem uma força maior vai para as caixas de som, ligar caixas de som direto na saída da placa de som vai ter um som muito baixo podendo até queimar a saída, tendo em vista que a impedancia da saída é bem maior do que a das caixas (lembra o papo da corrente?)
Eu falei que você não teria um som de QUALIDADE com aqueles 2 kits, é simples de pensar, como eles podem fazer de um mesmo orçamento X um kit com 6 caixas de som e outro com 3 (5.1 e 2.1 respectivamente) ? Eles sacrificam a qualidade do som.
Você ja esta procurando caixas de som com médios e agudos separados, isso é um bom começo!
Não da para avaliar se vai tocar melhor ou pior porque o amplificador é externo no caso desses kits, veja as especificações e procure opiniões na internet
 
Salve !Após ler o tópicos de som do forum , decidi dar um up no som, estou pra comprar um kit 2.1 , estou entre o Edifier C2 ou C3.

_Gostaria de saber se vale pagar o preço do C3 em questão de qualidade(849,00 com frete).

_A outra coisa que não entendi é que as caixas tem um THD de 10% e logo em seguida lendo as especificações mostra a distorção de 0,5% ?! A final é Hi-fi ou não?

_E em questão do cabo P2xRCA , posso usar o que vem mesmo ou compro um cabo melhor (qual a influência?) , porque o que vem parece da 25 de março rsrs! Valeu ai!
 
Última edição:
Poxa, Asus Xonar tem várias... Sabe alguma específica com bom custo/benefício?
Infelizmente eu não saberia indicar um modelo específico. teria que comparar todas elas e ve qual se encaixa no orçamento e necessidade, ai ja é algo bem pessoal seu, compare as especificações e depois procure opinioes nos forums

Salve !Após ler o tópicos de som do forum , decidi dar um up no som, estou pra comprar um kit 2.1 , estou entre o Edifier C2 ou C3.

_Gostaria de saber se vale pagar o preço do C3 em questão de qualidade(849,00 com frete).

_A outra coisa que não entendi é que as caixas tem um THD de 10% e logo em seguida lendo as especificações mostra a distorção de 0,5% ?! A final é Hi-fi ou não?

_E em questão do cabo P2xRCA , posso usar o que vem mesmo ou compro um cabo melhor (qual a influência?) , porque o que vem parece da 25 de março rsrs! Valeu ai!

Com o C3 você vai sentir muito mais o grave devido ao woofer de 8 polegadas contra o de 6.5 do C2, pra mim, uma caixa que tenha como objetivo se passar por subwoofer, na maioria das vezes não pode ter um falante de menos de 8 polegadas.
O tamanho influencia diretamente na quantidade de ar movida e isso influencia no volume do grave e como você sente ele (aquela batida no peito)

Quanto a distorção ele diz o seguinte:
"Distorção (%): ≤ 0,5" , não especifica de que então é apenas um parâmetro furado, ficamos com os tais THD+N de 10% que não tem nada de hi-fi (nem o resto do conjunto)

Apenas para deixar claro, quem "dá" a distorção é o amplificador, não as caixas, as caixas só distorcem se forem utilizadas em potência acima da suportada.

Eu iria de C3 devido a aprentemente melhor construção das caixas e a central de graves com woofer de 8 polegadas.

Só vale lembrar que tanto o C2 quanto o C3 NÃO SÃO HI-FI (até mesmo porque esse papo de hi-fi é muito polêmico, mas eles passam longe de ter uma conversa dessas)

Ah, quase me esqueci, quanto ao cabo, desde que o que vem com ele não cause mal contato ta ok, um cabo melhor provavelmente não benefíciaria o som, as caixas, o amplificador e a pl. som (se for onboard) não tem capacidade pra isso.
 
Última edição:
Po valeu pela atenção cara , muito util as informações , acabei pegando o C2 devido a grana ,tive um boa impressão tanto no som quanto na beleza, to pensando em fazer um mini review .
 
Última edição:
Para complementar o conteúdo do tópico:


Interpretando as Especificações de Fones de Ouvido
Interpretando as Especificações de Fones de Ouvido « MIND THE HEADPHONE

Amplificadores e DACs
Amplificadores e DACs « MIND THE HEADPHONE


E se quiserem, sigam a minha pagina no Facebook!

Fones de Ouvido High-End
Fones de Ouvido High-End | Facebook

Pagina criada com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre os fones de ouvido e saber que existem fones de qualidade no mercado (exterior) que podem ser adquiridos facilmente. Ajudem a divulgar a pagina o máximo possivel para mais pessoas ficarem informadas!

A pagina tambem tem o intuito de informar com noticias de novidades e reviews de fones para quem já entende um pouco mais sobre o assunto.
 
Po valeu pela atenção cara , muito util as informações , acabei pegando o C2 devido a grana ,tive um boa impressão tanto no som quanto na beleza, to pensando em fazer um mini review .
Po faz sim cara, reviews sempre ajudam as pessoas na decisão, eles são sempre muito úteis na hora da escolha e um review de outro usuário é o mais confiável possível.

E entrem na página que o Valeri citou, eu faço parte dessa comunidade, só tem gente fina lá e venho aprendendo bastante sobre fones de ouvido com a galera de lá
 
Upking,

Notei que os dois produtos abaixo são bem parecidos se considerarmos as polegadas dos falantes.
(ainda estou procurando 2.1 da Edifier)

Tem alguma relação ótima entre os Watts do subwoofer e das satélites?

Sub de 18w + satélites de 6w
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:45:72&tag=edifier

s
ub de 16w + satélites de 10W
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:21:44:338&tag=edifier

Não, a especificação em watts é apenas um limite máximo teórico, na prática você vai estar longe de usar o som no máximo se estiver sentado na frente do PC com as caixas na frente
 
Isso é verdade,o meu som aqui já liga no vol.30 e já é um volume mt bom, quando quero dar um up no volume ponho no máx vol.35, sendo que ele vai até 60.
 
Isso é verdade,o meu som aqui já liga no vol.30 e já é um volume mt bom, quando quero dar um up no volume ponho no máx vol.35, sendo que ele vai até 60.

vale lembrar que o potenciometro utilizado para controlar o volume geralmente é logarítmico portanto um potenciometro na metade não está na verdade na metade da potência do equipamento (apenas se ele fosse linear)


Lineal.jpg
Log.jpg
 
Não compreendi muito bem os gráficos, mas faz sentido que não esteja na metade de verdade pois no vol.35 já fica um volume mt bom pra mim.
 
Não compreendi muito bem os gráficos, mas faz sentido que não esteja na metade de verdade pois no vol.35 já fica um volume mt bom pra mim.

O grafico mostra a % da potencia do equipamento que está sendo liberada de acordo com a % da rotação total do potenciometro

Por exemplo. a 40% da rotação do potenciômetro logarítmico libera quase 20% da potência total do aparelho, quando no linear libera 40%
 
Ah! Agora entendi perfeitamente, valeu man.
 
vivendo e aprendendo hehe
 
Em relação a monitores de referencia até onde sei que são sempre kits 2.0 de qualidade , que o pessoal de estúdio usa para gravações e edicões de som. Acredito que seja uma opção para quem quer um som stereo com qualidade.

Em relação ao cabo RCA já vai vir junto com o kit, existe para vender também cabo P2xRCA. Agora RCA, óptico ou P2, não inflencia na qualidade, só se for um cabo muito vagabundo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo