Guia Básico sobre som, alto-falantes, potência, impedância, THD e SNR [V2.0]

Em relação a monitores de referencia até onde sei que são sempre kits 2.0 de qualidade , que o pessoal de estúdio usa para gravações e edicões de som. Acredito que seja uma opção para quem quer um som stereo com qualidade.

Em relação ao cabo RCA já vai vir junto com o kit, existe para vender também cabo P2xRCA. Agora RCA, óptico ou P2, não inflencia na qualidade, só se for um cabo muito vagabundo.

Vlw mind1!
Você que está com o c2, meu atual ítem de desejo, acha mais interessante ele ou o monitor r1600 t plus postado acima? Tem aqui uma review dele, achei mio marqueteira demais pq não fala um contra sequer, mas, sei lá, talvez seja isso tudo que o autor diz mesmo... Veja: Edifier: testamos 5 modelos de caixas e monitores de referência [Review] | MusicApps
 
Vlw mind1!
Você que está com o c2, meu atual ítem de desejo, acha mais interessante ele ou o monitor r1600 t plus postado acima? Tem aqui uma review dele, achei mio marqueteira demais pq não fala um contra sequer, mas, sei lá, talvez seja isso tudo que o autor diz mesmo... Veja: Edifier: testamos 5 modelos de caixas e monitores de referência [Review] | MusicApps




O C2 é legal pela comodidade que ele te dá, como o controle remoto sem fio e o aplificador separado e o som é mt bom também. Agora entre escolher 2.0 ou 2.1 tem que avaliar o espaço que você tem e qual a finalidade. O bom do 2.1 é que o sub é separado, dedicando 1 caixa só para graves e no caso das caixas da Edifier 2.1 é que tem tweeter , logo você tem bons graves sem deixar de lado o agudo o que não é comum encontrar em kits 2.1 de outras marcas. Mas o R1600 deve ser um bom kit tbm .
 
Primeiro vamos entender o conceito de caixas monitoras
São caixas com o grafico de resposta mais flat (sem variações) possível para que se escute exatamente o que foi gravado
Entretanto essas caixas quando são bookshelfs costumam ter certa deficiência nos graves, perdendo potência por volta dos 80hz, inclusive encontrei uma inconsistencia nas especificações dessa edifier, no site diz:
Frequency Response: 66Hz-20kHz e no manual dela diz: Frequency response: 55Hz~20kHz
entretanto em nenhum dos 2 eu achei o gráfico de resposta, tendo em vista que ele é esencial para avaliar caixas monitoras, inclusive também nao foi divulgado o ponto minimo e máximo dessa faixa de frequencia, esses 55 ou 66 hz podem ser tanto -3db quanto -10db quanto -20db e por ai vai...
Outro ponto é esse THD+N de 10%, se você precisa de fidelidade para avaliar a gravação como pode admitir tanta distorção?

Para monitores essas caixas estão com muita falta de informação e com certeza vão deixar a desejar nos graves.

Entretanto para caixas normais, elas podem até ser boas, parecem ter boa construção.
Quanto aos cabos elas devem vir com adaptador P2 - RCA, caso não venha, compre um de qualidade pelo menos razoavel, porque eu comprei uns que só me deram dor de cabeça, mal contato direto, pino saindo e até mesmo a borracha que cobre o plug escapou
Isso tudo contribui para aumentar mais a distorção e ruído ou seja o THD q já é relativamente alto
 
Última edição:
Ótima explicação!:hmm:
 
Primeiro vamos entender o conceito de caixas monitoras
São caixas com o grafico de resposta mais flat (sem variações) possível para que se escute exatamente o que foi gravado
Entretanto essas caixas quando são bookshelfs costumam ter certa deficiência nos graves, perdendo potência por volta dos 80hz, inclusive encontrei uma inconsistencia nas especificações dessa edifier, no site diz:
Frequency Response: 66Hz-20kHz e no manual dela diz: Frequency response: 55Hz~20kHz
entretanto em nenhum dos 2 eu achei o gráfico de resposta, tendo em vista que ele é esencial para avaliar caixas monitoras, inclusive também nao foi divulgado o ponto minimo e máximo dessa faixa de frequencia, esses 55 ou 66 hz podem ser tanto -3db quanto -10db quanto -20db e por ai vai...
Outro ponto é esse THD+N de 10%, se você precisa de fidelidade para avaliar a gravação como pode admitir tanta distorção?

Para monitores essas caixas estão com muita falta de informação e com certeza vão deixar a desejar nos graves.

Entretanto para caixas normais, elas podem até ser boas, parecem ter boa construção.
Quanto aos cabos elas devem vir com adaptador P2 - RCA, caso não venha, compre um de qualidade pelo menos razoavel, porque eu comprei uns que só me deram dor de cabeça, mal contato direto, pino saindo e até mesmo a borracha que cobre o plug escapou
Isso tudo contribui para aumentar mais a distorção e ruído ou seja o THD q já é relativamente alto

Entao vc quer dizer que e melhor partir para o fone mesmo? ou que tem que pegar caixas de maior qualidade?
 
Entao vc quer dizer que e melhor partir para o fone mesmo? ou que tem que pegar caixas de maior qualidade?

Cara, eu acho que ele quiz dizer que precisamos sempre conhecer as especificações do produto pra julgar. Caso as tais caixas, ou outras, tenham todos os parâmetros especificados, pode-se comparar direito as duas..
 
Galera, dei uma lida aqui no fórum e li este tuto muito bem escrito pelo amigo upking mas ainda tenho dúvidas :hmm:

To pensando em pegar um kit 5.1 pro pc da assinatura, a placa de som dele é onboard 8 canais com praticamente todos tipos de saídas de audio incluindo optica e spdif.

Daí andei pesquisando e me deparei em algumas opções entre 300 e 400 R$, e uma delas foi a Logitech Z506.

Logitech Surround Sound Speakers Z506 - R$ 329,99 no MercadoLivre - 329 R$

O que vcs acham desse kit? Vale o preço ou ta muito caro? Tem algo melhor ou de mesma qualidade mais em conta ou junto um tico a mais e pego algo muito melhor?

Vou usar para Games, Filmes, Seriados, Animes (todos em HD/Full, não sei se influencia) e música, mais especificamente Metal (Heavy, Power, Trash) e um Hard Rockzinho :giggity:
 
Entao vc quer dizer que e melhor partir para o fone mesmo? ou que tem que pegar caixas de maior qualidade?
Pra vc ter uma pequena ideia um SETUP de sala tipo um JAMO, Wilson audio,Magico, entre outros um de boa qualidade vc nao acha por menos de 5k USD, claro so as caixas sem AMP, DAC, etc... Um bom monitor 2.0 ou 2.1 custa uma media de 1200 reais, isso pq um bom CXB.
 
Cara, eu acho que ele quiz dizer que precisamos sempre conhecer as especificações do produto pra julgar. Caso as tais caixas, ou outras, tenham todos os parâmetros especificados, pode-se comparar direito as duas..

Também, mas não da pra se apegar só as especificações, caixas de som com mesma faixa de resposta podem ter uma grande diferença na qualidade do som.
O que eu quis dizer é que se você realmente precisa de uma resposta flat, é melhor partir para outras caixas.
Se você gosta de batida e baixas frequencias, é melhor partir para um 2.1 (a não ser que o 2.0 seja muito bem escolhido, mas não vão ser esses monitores da edifier que vão dar essa batida e baixas frequencias não.)

Quanto a fone de ouvido, existem vários de ótima qualidade que podem suprir a necessidade. Mas ai ja é uma questão de gosto, caixa de som ou fone de ouvido. O som é diferente entre eles.
 
Última edição:
Pow,

Tenho um som automotivo da Sony com saída de 23w x 4 de rms e potência máxima de 52w x 4.

Essa potência máxima seria o PMPO, logo, a potência real seria os 23 watts de rms?

Meu carro tem um par de alto falante de 45 watts rms dianteiro e um par de 30 watts rms traseiro. Como o meu aparelho tem saída de 23 watts de rms por canal, logo, os alto falantes tocaram 23 watts de rms por canal?
 
Pow,

Tenho um som automotivo da Sony com saída de 23w x 4 de rms e potência máxima de 52w x 4.

Essa potência máxima seria o PMPO, logo, a potência real seria os 23 watts de rms?

Meu carro tem um par de alto falante de 45 watts rms dianteiro e um par de 30 watts rms traseiro. Como o meu aparelho tem saída de 23 watts de rms por canal, logo, os alto falantes tocaram 23 watts de rms por canal?

52x4 com certeza é a PMPO que não quer dizer nada, então esqueça essa especificação
Se ele é 23Wx4 em RMS então é isso que vale.

Sim, os alto falantes tocarão no maximo a 23W RMS limitados pelo amplificador (no caso o radio automotivo)
Vale lembrar também que estou admitindo que a impedância seja a mesma, caso o seu radio seja 23w em 4 ohms e os alto falantes sejam 8 ohms então na verdade eles estão recebendo apenas 11,5W
Se você não pretende escutar musica fora do caro e liga o som só quando está dentro dele não se preocupe com isso, pois como falei no artigo 1W ja faz muito barulho.
 
No quesito durabilidade e qualidade de som, quais são as maiores marcas de referencia para caixas de som para PC?
 
No quesito durabilidade e qualidade de som, quais são as maiores marcas de referencia para caixas de som para PC?
De novo isso?

Você já criou o maior fuzuê com essa mesma dúvida nesse tópico aqui:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/audio-pc/399749-quais-caixas-de-som-para-pc.html

Por favor, atenha-se às respostas que lhe foram dadas e não seja insistente. Você acabou de voltar de um banimento por conta dessa sua insistência.

Quanto ao resto,

wsjte0.jpg
 
52x4 com certeza é a PMPO que não quer dizer nada, então esqueça essa especificação
Se ele é 23Wx4 em RMS então é isso que vale.

Sim, os alto falantes tocarão no maximo a 23W RMS limitados pelo amplificador (no caso o radio automotivo)
Vale lembrar também que estou admitindo que a impedância seja a mesma, caso o seu radio seja 23w em 4 ohms e os alto falantes sejam 8 ohms então na verdade eles estão recebendo apenas 11,5W
Se você não pretende escutar musica fora do caro e liga o som só quando está dentro dele não se preocupe com isso, pois como falei no artigo 1W ja faz muito barulho.

Realmente o som dele me satisfaz muito, acho bem alto e limpo, sem distorções.

Valeu pelo esclarecimento!:awesome:

Então, meu alto falantes e o meu som tem impedância de 4 ohms, logo, eu teria os 23 watts de rms reais?
 
Última edição:
Galera, dei uma lida aqui no fórum e li este tuto muito bem escrito pelo amigo upking mas ainda tenho dúvidas :hmm:

To pensando em pegar um kit 5.1 pro pc da assinatura, a placa de som dele é onboard 8 canais com praticamente todos tipos de saídas de audio incluindo optica e spdif.

Daí andei pesquisando e me deparei em algumas opções entre 300 e 400 R$, e uma delas foi a Logitech Z506.

Logitech Surround Sound Speakers Z506 - R$ 329,99 no MercadoLivre - 329 R$

O que vcs acham desse kit? Vale o preço ou ta muito caro? Tem algo melhor ou de mesma qualidade mais em conta ou junto um tico a mais e pego algo muito melhor?

Vou usar para Games, Filmes, Seriados, Animes (todos em HD/Full, não sei se influencia) e música, mais especificamente Metal (Heavy, Power, Trash) e um Hard Rockzinho :giggity:


Então, os sistemas de som da Logitech são muito bons, mas isso depende, o Z506 custa em média R$ 400,00, a potência é de 75 watts RMS, se for parar pra pensar, é um sistema bom e com qualidade, mas o preço é salgado, se você busca um som 5.1 que seja somente para curtir músicas, assistir filmes, ele vale a pena!
 
Realmente o som dele me satisfaz muito, acho bem alto e limpo, sem distorções.

Valeu pelo esclarecimento!:awesome:

Então, meu alto falantes e o meu som tem impedância de 4 ohms, logo, eu teria os 23 watts de rms reais?

Exato.

Quanto ao amigo que perguntou sobre o Z506 me desculpe por não responder antes, eu acabei passando batido e não li o comentário
Nessa faixa de preço ele seria uma das melhores opções sim, como eu citei ele está longe de ser um sistema de som fiel e de alta qualidade, mas com 400 reais é o melhor que você pode comprar.
 
Exato.

Quanto ao amigo que perguntou sobre o Z506 me desculpe por não responder antes, eu acabei passando batido e não li o comentário
Nessa faixa de preço ele seria uma das melhores opções sim, como eu citei ele está longe de ser um sistema de som fiel e de alta qualidade, mas com 400 reais é o melhor que você pode comprar.

Obrigado pela explicação brother.:joia:
 
Comprei uma placa de som Asus Xonar D1 e agora busco um sistema 5.1 para jogar (65%), ver filmes (25%) e escutar um som (10%) e estou na dúvida entre o Logitech z506 e o Edifier M1550.


Busco principalmente qualidade sonora e o som não precisa tremer as paredes porque moro em apartamento, mas quero 5.1.


Comparando a grosso modo o z506 tem mais RMS e o Edifier é 100 reais mais barato.


Spec da Xonar D1
ASUS - Multimedia- ASUS Xonar D1


Spec do Edifier M1550
Power Output: Satellites--- RMS 3Wx4 (THD=10%, fo=1KHz)
Center--- RMS 4W (THD=10%, fo=1KHz)
Subwoofer---RMS 10W (THD=10%, fo=1KHz)
Signal to Noise Ratio: >=80dBA
Input Impedance: 10K Ohm
Input Sensitivity: Satellite--- 350+/-50mv; Bass--- 80+/-20mv
Bass Unit: 4 inch (106mm) driver, magnetically shielded , 6 Ohm
Satellite Unit: 50 x 90mm driver,magnetically shielded, 4 Ohm

Spec do Logitech Z506
Só achei isso, falta info mais relevante:
75 watts RMS
Satellites: 48 watts RMS (2 x 8 W front, 16 W center, 2 x 8 W rear)
Subwoofer: 27 watts RMS
Total peak power: 150 watts
Frequency response: 45 Hz–20 kHz

Alguma recomendação entre estes dois ou outro 5.1 abaixo de R$ 450?
 
Comprei uma placa de som Asus Xonar D1 e agora busco um sistema 5.1 para jogar (65%), ver filmes (25%) e escutar um som (10%) e estou na dúvida entre o Logitech z506 e o Edifier M1550.


Busco principalmente qualidade sonora e o som não precisa tremer as paredes porque moro em apartamento, mas quero 5.1.


Comparando a grosso modo o z506 tem mais RMS e o Edifier é 100 reais mais barato.


Spec da Xonar D1
ASUS - Multimedia- ASUS Xonar D1


Spec do Edifier M1550
Power Output: Satellites--- RMS 3Wx4 (THD=10%, fo=1KHz)
Center--- RMS 4W (THD=10%, fo=1KHz)
Subwoofer---RMS 10W (THD=10%, fo=1KHz)
Signal to Noise Ratio: >=80dBA
Input Impedance: 10K Ohm
Input Sensitivity: Satellite--- 350+/-50mv; Bass--- 80+/-20mv
Bass Unit: 4 inch (106mm) driver, magnetically shielded , 6 Ohm
Satellite Unit: 50 x 90mm driver,magnetically shielded, 4 Ohm

Spec do Logitech Z506
Só achei isso, falta info mais relevante:
75 watts RMS
Satellites: 48 watts RMS (2 x 8 W front, 16 W center, 2 x 8 W rear)
Subwoofer: 27 watts RMS
Total peak power: 150 watts
Frequency response: 45 Hz–20 kHz

Alguma recomendação entre estes dois ou outro 5.1 abaixo de R$ 450?

Eu ficaria como Z506, ele entrou no lugar o X540, me parece muito bom.
 
Comprei uma placa de som Asus Xonar D1 e agora busco um sistema 5.1 para jogar (65%), ver filmes (25%) e escutar um som (10%) e estou na dúvida entre o Logitech z506 e o Edifier M1550.
Busco principalmente qualidade sonora e o som não precisa tremer as paredes porque moro em apartamento, mas quero 5.1.
Comparando a grosso modo o z506 tem mais RMS e o Edifier é 100 reais mais barato.
Spec da Xonar D1
ASUS - Multimedia- ASUS Xonar D1
Spec do Edifier M1550
Power Output: Satellites--- RMS 3Wx4 (THD=10%, fo=1KHz)
Center--- RMS 4W (THD=10%, fo=1KHz)
Subwoofer---RMS 10W (THD=10%, fo=1KHz)
Signal to Noise Ratio: >=80dBA
Input Impedance: 10K Ohm
Input Sensitivity: Satellite--- 350+/-50mv; Bass--- 80+/-20mv
Bass Unit: 4 inch (106mm) driver, magnetically shielded , 6 Ohm
Satellite Unit: 50 x 90mm driver,magnetically shielded, 4 Ohm
Spec do Logitech Z506
Só achei isso, falta info mais relevante:
75 watts RMS
Satellites: 48 watts RMS (2 x 8 W front, 16 W center, 2 x 8 W rear)
Subwoofer: 27 watts RMS
Total peak power: 150 watts
Frequency response: 45 Hz–20 kHz

Alguma recomendação entre estes dois ou outro 5.1 abaixo de R$ 450?

desde já como ja disse em outras ocasiões neste tópico qualidade sonora não vai ser algo que você vai conseguir com 450 reais ou menos e muito menos com estes 2 "home theaters", mas o melhor deles é o logitech por ter um subwoofer de maior tamanho vai deslocar mais ar além de ter uma maior potência para a mesma distorção.

Mas reforço o que eu disse, nenhum dos 2 tem a qualidade de um home theater de verdade.
 
Última edição:
desde já como ja disse em outras ocasiões neste tópico qualidade sonora não vai ser algo que você vai conseguir com 450 reais ou menos e muito menos com estes 2 "home theaters", mas o melhor deles é o logitech por ter um subwoofer de maior tamanho vai deslocar mais ar além de ter uma maior potência para a mesma distorção.

Mas reforço o que eu disse, nenhum dos 2 tem a qualidade de um home theater de verdade.

Blz cara, mas a diferença de um kit 5.1 pra pc como o z506 pra um HT (quase na mesma faixa de preço) como o Samsung D450K é muito visível, ou melhor, audível, no quesito "qualidade" sonora, ou é trocar 6 por meia dúzia? Sei que os HTs devem ter mais potência, mas procuro qualidade pros ouvidos, não barulho ensurdecedor. ;)
 
Blz cara, mas a diferença de um kit 5.1 pra pc como o z506 pra um HT (quase na mesma faixa de preço) como o Samsung D450K é muito visível, ou melhor, audível, no quesito "qualidade" sonora, ou é trocar 6 por meia dúzia? Sei que os HTs devem ter mais potência, mas procuro qualidade pros ouvidos, não barulho ensurdecedor. ;)

Não acredito que deve ter muita diferença não, a diferença principal estão nos recursos, os HTs vão ter opções mais voltadas para filmes, pode verificar que esse samsung não tem todas as entradas analogicas dos 5 canais. então se você quiser jogar sera necessário enviar o sinal codificado via DTS Live ou Dolby Digital Connect, acredito que a xonar deve ter esses recursos mas tem que verificar se ela tem saída optica pois o hometheater não tem entrada coaxial também. Outra opção seria via HDMI mas o samsung não tem entrada HDMI. E o subwoofer da logitech acho que é ligeiramente maior, não encontrei também a faixa de resposta deste samsung e não se engane pela potencia anunciada veja que o consumo dele é de apenas 67(?) que eu suponho ser watts já que carece de unidade no site. ( HT-D450K - ESPECIFICAÇÕES | SAMSUNG )
Eles anunciam 850W RMS mas veja que muitos home theaters de marcas conceituadas(onkyo,denon,yamaha,marantz) bem mais caros tem 65W/ch (325W) com um receiver monstruoso de grande e pesado ao lado desse samsung.
 
Última edição:
O que é frequencia de uma caixa de som e como saber qual é melhor? tenho uma Edifier M1250 q no box dela diz q a frequencia é 150Hz - 20KHz e tenho uma caixa Auditek q no box dela diz ser 100Hz - 20KHz, qual é melhor e leva vantagem?

frequencia está associada a qualidade, clareza e definição do som?
 
O que é frequencia de uma caixa de som e como saber qual é melhor? tenho uma Edifier M1250 q no box dela diz q a frequencia é 150Hz - 20KHz e tenho uma caixa Auditek q no box dela diz ser 100Hz - 20KHz, qual é melhor e leva vantagem?

frequencia está associada a qualidade, clareza e definição do som?
A frequência em tese está associada a qualidade, mas esse não é o único parâmetro para se medir qualidade. Pensando só na faixa de frequencia o melhor é que o falante consiga reproduzir todas as frequencias que ouvimos, portanto de 20hz a 20khz, entretanto é necessário saber os parâmetros usados nessa medição, se por exemplo ela atingir 20hz com uma pressão sonora de 10 db a menos do que em 1khz por exemplo. por isso as marcas mais conceituadas mostram um gráfico da resposta, ou então exibem os valores em db da variação menor para a maior daquela faixa de frequencia
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo