• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Guia completo do overclock nas memorias!

Halls95

Hungry Member
Registrado
Eae gurizada,

Você já sabe o que eu vou escrever aqui em cima em vermelho, como todo tutorial de overclock, mas aqui pode não haver esse perigo, continue lendo e você vai entender.

(Update 11)Sinta-se livre para copiar o conteúdo, mas peço que coloque o nick Halls666 e link para o post original no adrena.

(quem não gostar de embolação pule o primeiro e segundo parágrafo e não leia os parênteses, se bem que a coisa aqui ta meio enrolada mesmo)
Há algum tempo já que to pensando em escrever esse guia, tem muita gente com duvidas sobre como fazer overclock na memória, muita gente que coloca tópicos como "memo A vs memo B: Qual a melhor", duvidas que poderiam ser facilmente esclarecidas com algum conhecimento sobre as memórias. Esse tópico é dedicado, em primeiro lugar aqueles que querem aprender a arte do overclock nos módulos da memória. Em segundo lugar para ser linkado as vezes quando responder tópicos como o citado, para que as pessoas aprendam um pouco, é o famoso ditado "Dar o peixe em vez de ensinar a pescar", não como uma resposta simplesmente: "olha o tópico tal", mas como um complemento a resposta dada.

Existem sim alguns tutoriais que ensinam a fazer overclock na memória, mas já estão velhos, o mais novo que eu vi em português era de 2006, muita coisa mudou desde então, por isso a necessidade de criar esse guia, fora que a informação atual disponível está espalhada por inúmeros fóruns e sites pela internet, e ainda que sem saber falar inglês se torna muito difícil alguém aprender sobre hardware hoje em dia.



Vamos lah então:

JEDEC
As memórias não nascem espontaneamente na natureza, nem são patentes das empresas que vendem elas, existe uma organização que cuida de criar parâmetros para futuros chips de memória flash, no conceito memória flash estão incluídos SSDs, DDRs, DDR2, DDR2, DDR3, pendrives, BIOS, etc... Essa organização chama-se JEDEC (a JEDEC não cuida dos pendrives nem dos BIOS...)

Especificação
Vamos supor que hoje é 14/01/2012, você abre a página inicial do adrena e olha a noticia "Kingston começa a comercializar pentes DDR4 para desktop", muito bom(e bastante provável), muito antes da Kingston comercializar as memórias foi lançada a especificação, essa especificação é composta de "regras" que os fabricantes devem seguir ao criar os seus chips de memória, as "regras" são formuladas pelo conselho da JEDEC, um grupo de pessoas com conhecimento profundo em hardware, entre as "regras" estão coisas como, diferença de temperatura mínima que o chip deve agüentar, temperatura máxima que o chip deve agüentar, voltagem máxima que o chip deve agüentar e por ai vai...

Over mais fácil
Por causa da especificação fica muito mais fácil fazer over nas memórias, sem ter perigo de queimar, por alta voltagem por exemplo, e não há risco de perda da garantia, embora alguns fabricantes insistam em colocar que overclock nas memórias causa perda da garantia, se este for feito dentro da especificação da JEDEC temos total cobertura da garantia. O que acontece é que quando a tecnologia é desenvolvida por uma empresa, esta empresa que cria os níveis de tolerância do produto final, e esses são apenas a margem para se usar em stock seguramente, o que acontece por exemplo com os processadores, já com a JEDEC do nosso lado nós temos uma margem muito maior e podemos usufruir dela.

Tipos de memória
Bom esse é um guia do futuro, não vou falar aqui sobre DIMMS e EDOS, quem quiser saber sobre essas memos ancestrais olhe nos tutoriais velhos que tem muito por ai.

DDR

A DDR foi um salto muito grande no ramo das memórias, quase como quando lançaram os primeiros dual core, agora a memória podia trabalhar dobrado, ela interpretava ao mesmo tempo 2 ciclos(vamos falar de ciclos adiante), fazendo com que a freqüência final fosse dobrada, ou seja os chips DIMM 100mhz agora eram DDRs e trabalhavam na freqüência final de 200mhz, embora a freqüência final acabasse sendo dobrada na pratica, para evitar problemas de compatibilidade, todo o computador ainda enxergava as memórias através de sua freqüência real. Já vi muita pergunta do tipo, "devo mandar para RMA, olhei a freqüência das memos e tava na metade", oque aconteceu foi que a pessoa usou um programa como o CPU-Z para olhar a freqüência das memos, e esse mostrou a freqüência real, nada de errado ai.
Freqüências padrão DDR: 200mhz, 266mhz, 300mhz, 333mhz, 400mhz

DDR2

As DDR2 utilizam o mesmo conceito das DDR originais, só que agora com o avanço da tecnologia foram criados chips que podem trabalhar em freqüências maiores.
Freqüências padrão DDR2: 400mhz, 533mhz, 667mhz, 800mhz, 1066mhz, 1300mhz (os dois últimos foram lançados depois do lançamento das DDR3 por isso não fizeram sucesso, o atraso ocorreu devido a dificuldade da JEDEC de acertar alguns parâmetros para chips naquela freqüência)

DDR3
As DDR3 seguem utilizando o mesmo conceito, só que agora com chips de freqüências muito maiores.
Freqüências padrão DDR3: 800mhz, 1066mhz, 1300mhz, 1600mhz. Outras freqüências já são esperadas, mas ainda não saiu a especificação da JEDEC para elas, como por exemplo 1856mhz e 2000mhz.

Detalhe é que as DDRs 1, 2 e 3 ainda trabalham com 2 ciclos ao mesmo tempo, ou seja a freqüência final é resultado da freqüência real vezes 2. Muita gente confunde achando que nas DDR3 a freqüência é triplicada, mas não é oque acontece.

QDR ou DDR4
Agora sim, mais um salto na tecnologia, com a chegada das QDDR ou DDR4 prevista para final de 2011 e inicio de 2012 nós teremos memórias que trabalham com 4 ciclos ao mesmo tempo, ou seja, a freqüência final é quadriplicada, abrindo espaço para freqüências inimagináveis. Ainda não foram reveladas em quais freqüências as QDR/DDR4 serão lançadas inicialmente.

QDR2 ou DDR5
Similares as antecessoras, utilizam o mesmo conceito, mas agora com chips que trabalham em freqüências maiores, como foi das DDR para DDR2.

DDR6, DDR7, DDR8
Sim existem! Elas estão em alguns projetos da IBM especialmente desenvolvidos para supercomputadores servidores que utilizam tecnologia totalmente criada pela própria IBM, partindo da placa mãe, processador, HDs, gabinete tudo feito pela IBM.


Especificações para cada tipo de memória
Bom, a especificação costuma ter mais de 200 páginas para cada tipo, está disponível gratuitamente, sobre cadastro, no site da JEDEC(www.jedec.org), vou colocar oque é mais importante saber na hora de fazer overclock, para DDR2 e DDR3. (acredito eu que ninguém mais use DDR, e se está usando DDR deve pensar em fazer um upgrade no pc antes de pensar em overclock, de qualquer forma a internet esta cheia de tutoriais sobre como fazer over em DDR)

DDR2:
Voltagem mínima: 1.0v
Voltagem máxima: 2.3v
Voltagem recomendada: 1.7v~1.8v
Temperatura de operação máxima com estabilidade e sem danos: 85°C
Temperatura de operação mínima com estabilidade e sem danos: 0°C
Temperatura para armazenamento: -55°C ~ +100°C

DDR3:
Voltagem mínima: 0.400v
Voltagem máxima: 1.975v
Voltagem recomendada: 1.425v~1.575v
Temperatura de operação máxima com estabilidade e sem danos: 85°C
Temperatura de operação mínima com estabilidade e sem danos: 0°C
Temperatura de operação máxima sem danos: 95°C
Temperatura para armazenamento: -55°C ~ +100°C
LEMBRE-SE: A voltagem mínima e máxima só significa que a memória deve ligar sem ter danos, não significado que ela deve rodar com estabilidade naquela voltagem, para isso existe a faixa de voltagem recomendada.
LEMBRE-SE: Logo que começaram a sair as primeiras DDR3 foram lançados alguns modelos que trabalhavam com 1.9v para serem compatíveis com placas-mãe que também utilizassem memórias DDR2, hoje esses modelos já saíram de linha mas ainda estão no mercado de usados [agorasim™]


Chega de teoria, cadê o overclock???!!
Calma, calma que pra chegar no overclock tem mais teoria... Mas a teoria agora é mais interessante.


Como funciona a memória?
As memórias de pc são um tipo especial de tecnologia que guarda as informações enquanto estiverem sendo alimentadas(volts), quando essa voltagem cessa a memória se apaga e volta a ser como era quando saiu da fabrica.(Os chips que guardam as informações do da configuração do BIOS são memórias flash, quando se muda o jumper para dar CLEAR CMOS ou tira a bateria estamos tirando a alimentação da memória, fazendo com que ela se reinicie, o resultado disso é que quando o pc é ligado novamente a placa mãe não acha configurações e seta as configurações padrão)
Imagine favos de mel, agora pense nas memórias, isso mesmo, da pra comer as memórias. ausdhausd
Agora sério, existem milhares de casinhas na memória, esperando para serem preenchidas com informações, a forma como essas casinhas são preenchidas e a velocidade em que isso acontece são as metas de performance das memórias.

Casinhas, ciclos... [Latência ou Temporização]
Para organizar a forma como a memória é preenchida foram criados parâmetros e temporizações, essas temporizações são organizadas em siglas, a mais famosa e tão importante quanto outras talvez seja o CAS, ou CL, existem inúmeras outras como: TRCD, TRAS, TCAS, TRP, TRW, TRWVD... Vou detalhar as mais importantes e que são imprescindíveis na hora de fazer overclock.

TCL/CAS: Tempo para acessar a memória(não se trata do tempo de acesso), é muito importante sim, mas deve trabalhar de acordo com outros, o CAS é o tempo até a memória falar "To pronta" pro processador.
TRCD: Tempo até a memória achar um lugar pra botar oque o processador ta mandando
TRP: Tempo até a memória parar de colocar no lugar o dado enviado anteriormente e começar a procurar um lugar novo para outro dado
TRAS: Tempo reservado pra tudo isso acontecer
TRC: Tempo para a memória ver tudo que aconteceu e começar o TRCD(geralmente esse vem escondido)
(É claro que eu poderia simplesmente escrever em termos técnicos, mas achei que eles não eram necessários, você tem que entender a formula não decorar ela)

É nessa ordem que os parâmetros aparecem quando você vê eles nas especificações da memória como 9-9-9-27-36 CAS-TRCD-TRP-TRAS-TRC

Freqüência
A freqüência é a velocidade com que ta acontecendo tudo na memória, a freqüência é medida em Hertz, ou ciclos por segundo (em qualquer lugar que tiver escrito Hertz, pode substituir por ciclos por segundo, isso vale pra física, matemática...). Uma alta freqüência juntamente com uma latência muito pequena descrevem a memória perfeita, que seria super rápida.

Proporcionalidade
A freqüência e a latência são diretamente proporcionais, isso significa que ao subir a freqüência a latência deve aumentar, oque não é bom, já que ficaríamos sempre na mesma performance. Isso pode ser facilmente entendido se pensarmos que tanto aumentando a freqüência como diminuindo a latência estaremos aumentando a performance, ou seja na teoria para que fosse possível aumentar a freqüência teríamos que permanecer na mesma performance tendo que aumentar a latência. Oque não acontece na realidade.

E no final pra que serve tudo isso?

Serve pra aumentar a taxa de transferência em megabytes possível na memória, no final tanto aumentando a freqüência quanto diminuindo a latência podemos chegar a taxas de transferências similares, um overclock perfeito na memória se da através da combinação de modificações na latência e na freqüência.(exemplo) Tanto podemos fazer um pente de 2000mhz 9-9-9 trabalhar a 1800mhz 8-9-8-25-33 como podemos fazer um pente 1600mhz 9-9-9 trabalhar a 1800mhz 8-9-8-25-33

Em que ordem mecher nas temporizações
Sempre que você for mecher nelas comece diminuído o CAS em 1 digito, faça o teste de estabilidade, se estiver tudo OK diminua o TRP em 1 digito, faça o teste de estabilidade, se seguir tudo OK, diminua o TRCD em 1 digito, teste novamente, se seguir tudo OK comece nessa ordem novamente. Os parâmetros TRAS e TRC devem ser calculados e não interferem diretamente na performance, somando os 3 primeiros dígitos você tem o TRAS, somando o 4º digito com o 1º digito você tem o TRC, Eles devem SEMPRE obedecer a esta regra, um TRAS/TRC maior do que isso vai te trazer perda de desempenho, por outro lado se forem menores do que isso vai te dar instabilidade sem aumento na performance. (Um jeito fácil de overclockar algumas memórias OCZ e Dominator é simplesmente acertando o TRAS/TRC delas para o valor certo, não sei porque cargas d´gua eles decidiram botar valores maiores que o perfeito como padrão, apenas siga a regra descrita acima e calcule corretamente o TRAS/TRC se sua memória tiver como padrão um TRAS/TRC errado.)(Eu não sou ninguém pra criticar engenheiros que trabalham na área de hardware desenvolvendo os produtos dessas empresas, certamente tiveram um motivo bom pra colocar os valores TRAS e TRC diferentes do usual, mas não me importo, vou pela lógica e pelo que eu aprendi, para mim não faz sentido isso e até que me digam porque eles colocaram valores errados vou chamá-los de valores errados)

Tutorial por Halls666 através do fórum Adrenaline > adrenaline.com.br/forum/overclocks/329533-guia-completo-do-overclock-nas-memorias.html

Um outro parâmetro

O CMD é um parâmetro que muitas vezes é esquecido, as configurações dele são T1/CR1 ou T2/CR2, para T2/CR2 a memória vai dar 1 ciclo a mais para cada função(1 tempo a mais no CAS, TRCD...) isso pode ajudar muito no overclock, mesmo diminuindo um pouco a performance se consegue ganhos maiores do que a perda.

Como aumentar a freqüência
Se você tem uma placa-mãe Asus atual sinta-se feliz, elas fazem o calculo automaticamente evitando minutos de somas toda vez que meche na freqüência.
A freqüência operando na memória é calculada através da formula:
[FSB, HT Link...] x [Multiplicador da memória] = [Freqüência Real] x 2 = [Freqüência DDR]
Padrao: 1600mhz
Overclockada: [FSB 235] x [multi 4] = [freq real resultante 940] x 2 = [freq DDR 1880mhz]

Para cada valor que você ver no BIOS, 1066, 1300, 1600 existe um multiplicador, é necessário que você aprenda a enxergar esses valores como um código para o seu respectivo multiplicador e não como a freqüência, o calculo do multiplicador é feito da seguinte maneira:
[valor da freqüência que o bios mostra] / 2 = [freqüência real] / [200 ou seja, clock padrão FSB] = [Multiplicador para tal freqüência]
[Bios mostra 1600] / 2 = [freq real 800] / [clock FSB padrão 200] = [Multiplicador 4]

Agora que você tem o multiplicador basta calcular a freqüência que vai estar operando na memória com o valor de FSB que você botar.

LEMBRE-SE: Antes de mecher no FSB tente sempre acertar a freqüência que você quer pelo multiplicador da memória, ao mecher no FSB você muda automaticamente o clock do processador fazendo overclock nele também.


Lei do Overclock
O componente que foi feito para trabalhar com uma voltagem e uma especificação pode trabalhar com uma voltagem maior e outra especificação ao custo de um aumento na geração de calor. Ou seja se a memória trabalha a 1600mhz com 1.65 volts talvez ela consiga trabalhar a 1700mhz com 1.66 volts, só que terá um aumento da temperatura por estar colocando mais voltagem.

Exceção para as memórias
Diferentemente dos processadores, nas memórias o fator mais limitante para a estabilidade não é a temperatura e sim a voltagem que o chip da memória pode suportar, todo chip de memória, ao ir colocando mais voltagem, se torna instável um pouco antes da temperatura ser o fator limitante para a estabilidade. Essa é a real diferença entre pentes feitos para overclock e pentes feitos para rodar em stock, não é o dissipador que muda, é a quantidade de voltagem que o chip pode suportar antes de ficar instável.

Quando aumentar a voltagem VDIMM
Só se deve aumentar a voltagem após tentar de todas as maneiras possíveis, seja aumentando a freqüência ou diminuindo a latência ou os dois, você não conseguiu chegar aonde queria ou esta com gostinho de quero mais, aumente apenas umas setada no BIOS, agora seus limites de overclock são outros, você pode recorrer ao aumento na voltagem quantas vezes quiser, mas saiba que se você aumentar a voltagem e seus limites de overclock seguirem os mesmos ou diminuírem esta na hora de você voltar atrás porque chegou no limite.(aumentar demais não vai garantir um overclock maior, como explicado)
LEMBRE-SE: Ao aumentar o FSB o clock do processador aumenta junto, então pode não estar precisando de voltagem pra ficar estável e sim de um ajuste no clock do processador
LEMBRE-SE: Ao aumentar a voltagem acima do máximo na especificação da JEDEC o risco de queimar a memória é muito grande, provavelmente vai ocorrer o efeito da exceção das memórias muito antes.




Teste de desempenho
Ao fazer overclock é sempre bom que você faça o teste de desempenho todas as vezes que mecher em alguma coisa, da mais emoção ver que está rendendo todo o seu trabalho, pode ser feito mesmo com os módulos instáveis, mas não garante nada.

Um programa bom pra fazer o teste de desempenho é o AIDA64(antigo Everest), não posso disponibilizar aqui porque esse é um programa pago, seria pirataria e sou totalmente contra pirataria, oque posso fazer é botar o link pra página do programa, assim você baixa a versão TRIAL de LIVRE DISTRIBUIÇÃO mais recente, com ela da pra fazer alguns testes, o suficiente pra comparar.

Página do programa: http://www.lavalys.com/

im1.png


Abra o AIDA e vá em Tools, Cache and Memory Benchmark
Aperte Start benchmark
Pronto, compare as velocidades Read de cada vez que você fez alguma coisa nas memórias.
(Os valores L1, L2 e L3 não são esperados que mudem, esta é a memória interna do processador)


Teste de estabilidade
O teste de estabilidade é imprescindível para o overclock, pode ser feito com inúmeros programas diferentes, oque eu mais gosto é o prime 95

Link baixar Prime 95 32x(Windows 32bits) http://www.megaupload.com/?d=RN5PCC15
Link baixar Prime 95 64x(Windows 64bits) http://www.megaupload.com/?d=SPTE413M
Seja qual for que você baixe após baixar renomeie o arquivo para Prime 95.exe, alterando a extensão
Não se preocupem, os arquivos não vão ser deletados, nunca.

(Apesar de os arquivos que eu distribuo serem de livre distribuição os servidores insistem em deletar meus arquivos, as vezes só por ser um programa já é tomado como pirataria e é deletado, a solução que encontrei foi colocar um nome aleatório para o arquivo e Reno mear a extensão também para um nome aleatório, assim só quem está lendo esse post vai saber oque fazer com meus arquivos, adeus filtros mau feitos contra pirataria)

im3el.png


O Prime serve tanto para testar a estabilidade referente ao processador quanto a memória, vamos tratar aqui só da memória.
Abra o prime, feche todas as janelinhas que pularem na tela(não as de dentro da janela do prime)
Vá na aba Options e selecione Torture Test
Coloque Custom
Desmarque Run FFTs in-place
Em memory to use coloque a quantidade de memória que você tem em megabytes menos 1500 megabytes. DEVE SER EM NUMEROS PERFEITOS, OU SEJA 1GB = 1024MEGABYTES, SE VOCE TEM 4 GIGA = 1024X4 = 4096 - 1500
Time to run each FFT size coloque 4

Para calcular o Min FFT e o Max FFT faça o seguinte:
Ache a quantidade de memória que você tem em numero perfeitos(sem tirar nada), por exemplo 4gb = 4096MB, no campo Max FFT coloque o valor correspondente ao que você achou, nesse caso 4096. Agora para o Min FFT pegue o valor do Max FFT e diminua 512, Ex: 4096 - 512 = 3584

im2u.png


Se você tiver menos de 1gb não compensa fazer overclock, compre pelo menos mais 1gb.

É importante que o prime seja rodado sozinho no computador, se outros programas estiverem sendo executados junto com ele você corre o risco de travar tudo, não por instabilidade mas porque o prime consumiu toda memória disponível.


Como saber que está instável
Ocorreu tela azul no computador
O deu erro e o prime parou com os testes em menos de 30minutos (parar com mais de 30 minutos não tem problema, está estável o "suficiente")
Travou o computador
Você reiniciou o computador e deu erro

Como saber que o teste deu certo

O prime parou por erro após 30 min.
O prime segue testando após 30 min.

Fatores limitantes do overclock máximo
Não é simplesmente chegar tacando voltagem e aumentando parâmetros para conseguir um bom over, existem outros fatores que devem ser levados em consideração, como por exemplo um equilíbrio entre overclock na memória e no processador, porque dificilmente você vai conseguir chegar no máximo dos dois ao mesmo tempo. Entre os fatores limitantes estão:

Controlador de memória:
Essa é uma parte vital, nele que são administradas as freqüências da memória, os processadores AMD AM2, AM2+ e AM3 possuem o controlador de memória integrado ao processador, como os Intel i3/i5/i7 que também tem o controlador de memória integrado, já no socket 775 essa parte fica no NorthBridge, por isso se você usa o socket 775 deve ficar atento as limitações da sua placa mãe quanto ao overclock, se você usa processadores AMD ou Intel i3/i5/i7 a freqüência teórica máxima alcançável, sem depender da memória ou FSB, será exclusivamente determinada pelo controlador de memória presente no processador, para saber sobre as limitações do controlador de memória presente nos processadores você deve ler alguns documentos técnicos(datasheets) sobre eles. Os datasheets são de livre distribuição desde que não se altere seu conteúdo, mas como existem muitos sockets e linhas de processadores diferentes não vou disponibilizá-los aqui, você pode encontrá-los na seção de suporte da Intel e na seção de documentos técnicos da AMD:
Intel: http://downloadcenter.intel.com/default.aspx (ao clicar no link selecione os dados do seu processador e clique em support information, na parte direita)
AMD: http://support.amd.com/us/psearch/Pa...oc Processor
LEMBRE-SE: Nos processadores Intel i3/i5/i7 o controlador de memória compartilha a voltagem da memória, aumentar a voltagem da memória sem saber o máximo suportado pelo controlador EXISTE UM SÉRIO RISCO DE DANO.

NorthBridge:
No NorthBridge que é gerada a freqüência FSB, freqüências altas FSB podem fazer seu computador ficar instável, mesmo não sendo culpa da memória nem do controlador, nesse caso pode ser necessário um aumento na voltagem do NorthBridge para que ele possa trabalhar com um FSB maior.
LEMBRE-SE: Quando que nas memórias nós temos uma segurança muito maior, no NorthBridge é justamente o contrario, os documentos técnicos referentes a eles são escassos e não há como saber qual a margem segura para aumento da voltagem, sendo assim muito perigoso, um NorthBridge queimado vai levar junto sua placa mãe então redobre os cuidados ao aumentar a voltagem dele.
LEMBRE-SE: Como todo componente, quando se aumenta a voltagem tende a esquentar mais, normalmente o NorthBridge usa um dissipador passivo, você pode usar sua criatividade e adaptar um fan nele, aumentando muito a dissipação térmica.

200707200256012.jpg

Exemplo de adaptação criativa de um fan para refrigerar o NorthBridge


Fatores limitantes para o desempenho máximo
Eu não tenho buscado muitas informações sobre Intel ultimamente, então não posso escrever sobre esses fatores nessa plataforma, para os processadores AMD existe o CPU/NB ou NorthBridge da CPU, não deve ser confundido com o NorthBridge da placa mãe nem com o NorthBridge interno dos novos SandyBridge. O CPU/NB nos AMDs trabalha junto com o controlador de memória mas especifica a freqüência com que o processador vai se comunicar com a memória e com o resto do pc, essa freqüência deve ser no mínimo o triplo da freqüência real operando na memória para não haver um corte de desempenho. Em algumas placas-mãe simplesmente aparece escrito NorthBridge clock, se os valores dali forem algo com 3 dígitos então é o FSB se forem com 4 dígitos é o CPU/NB.

Informações erradas sobre o VDDNB ou VD CPU/NB
Muita gente fala sem saber oque é esse parâmetro, essa é a voltagem do controlador de memória e do NorthBridge da CPU, aumentar esse valor NAO vai te dar ganhos no overclock, ele existe simplesmente fará que possam ser alcançadas freqüências altas no CPU/NB mas com a voltagem padrão já se alcança freqüências que não interferem no desempenho. Por outro lado, aumentar a voltagem VDDNB vai te trazer um aumento na temperatura do processador.


Mas e agora!! Fu%eu tudo aqui, quando eu reiniciei fico tudo preto e fica reiniciando!!
Calma, aconteceu que você foi longe demais com o seu overclock, de um clear CMOS e tudo vai voltar ao normal:

1) Desligue o micro
2) Abra o computador (não é para ligar o computador, é para abri-lo com as ferramentas necessárias)
3) Procure o Jumper da CMOS (Fica ao lado da bateria)
4) Troque a posição do Jumper por 30 segundos e depois coloque-o na posição normal (se passar de 30 segundos não tem problema)
5) Ligue o Micro e espere aparecer o erro da CMOS
6) Configure os padrões no BIOS novamente

Créditos pelo mini-tutorial ao Tec.Ronaldo http://www.babooforum.com.br/forum/i...er-clear-cmos/


Mas já vi gente falando que overclock queima o computador!!!!
Dizer isso é a mesma coisa do que fazer campanha contra poluição e colocar foto de usina nuclear...:huh: Certamente quem disse isso não tinha conhecimentos de overclock, nos dias atuais o risco praticamente não existe, antigamente se queimava o processador porque a temperatura aumentava para um nível que não era suportado e somente por isso, existem agora proteções nas placas mãe modernas que desligam o micro se a temperatura for muito alta no processador, de qualquer modo você deve ter bom-senso, como foi explicado, se observar que seu computador esta travando e você já tentou aumentar a voltagem e observou o clock do processador certamente que chegou numa voltagem que não eh suportada pela memória, devendo retroceder seu overclock para o ponto em que ficar estável novamente.
LEMBRE-SE: Você deve saber que as memórias não tem proteção de temperatura, mas como foi explicado, provavelmente seu limite será criado pela memória em si e não pela temperatura que ela chegou.


Mas já vi gente falando que faz o computador durar pouco tempo!!!!!
De acordo com o efeito joule, quando a energia passa por QUALQUER material condutor que ofereça resistência uma porção dessa energia é convertida em calor causando o desgaste do mesmo, dependendo da resistência do material a quantidade de energia convertida pode ser pouquíssima, como os fios que você tem na sua tomada, ou pode ser quase que a totalidade, como a resistência do seu chuveiro ou as lâmpadas incandescentes, (por isso que de vez em quando você troca as lâmpadas e a resistência do chuveiro). Nos componentes do computador, obviamente, a quantidade de energia gerada na forma de calor é relativa a voltagem, quando você aumenta a voltagem vai estar aumentando o desgaste, mesmo que você compre um cooler melhor ainda vai estar aumentado o desgaste, porque o problema para a vida útil não é a temperatura que o processador trabalha e sim que ele gera mais calor. Muita gente considera esse aumento no desgaste insignificante, o Maximo de overclock que você fizer no seu processador por exemplo com cooler a ar não vai diminuir mais de 3 anos na vida útil, se ele foi feito pra durar 10 anos vai durar 7, até lá você já trocou de processador a muito tempo.



Finalização

Então pessoal, ta ai meu tutorial de como fazer over nas memórias, que levou umas 4 horas digitando até ser concluído, a minha intenção é ajudar quem não sabe nada sobre memórias e quem sabe saber alguma coisa que não sabia depois de ler isso, espero que tenha conseguido. Se tiver alguma coisa errada, é só falar que arrumo, tentei usar apenas meus conhecimentos por isso posso ter me enganado em alguma coisa.

Quem precisar de ajuda entendendo alguma parte do tutorial, ou simplesmente quer alguma informação que não consta pergunte a vontade.


LEMBRE-SE: Como em todo tutorial de como fazer overclock, o criador do tutorial não se responsabiliza por danos que você venha a causar no seu computador, quem praticar overclock deve estar ciente que, embora atualmente seja muito difícil queimar algum componente devido há varias proteções implementadas no ramo do hardware, o risco sempre há.
LEMBRE-SE: Ao aumentar a voltagem de um componente o seu desgaste natural é intensificado, causando uma redução, que muitas pessoas consideram insignificante, na vida útil, como por exemplo de 10 para 8 anos
 
Última edição:
legal cara, parabéns pela paciencia e por compartilhar do seu conhecimento com os demais.
só uma observação....já que vc citou todas as ddrs do mercado..deveria ter falado um pouco da diferença entre as ddr3 antigas que serve pra algumas mobos do soquetes 775 pras atuais que vc citou no tuto...que justammente a que trabalha na maioria das vezes com voltagem padrao de 1.65 ou abaixo disso. enquanto essas antigas ddr3 trabalha com voltagem padrão de 1.9....uma pequena diferença entre as ddr3 modelos antigas.
vai que algum usuario inesperiente veja essas ddr3 antigas a venda por ai..e leia na especificação (vdim) voltagem 1.9...ai ele tenha antes lido esse tuto...ele vai pensar por essas ddr3 aqui é fodastica aceita mais voltagens ainda..e pega enganado.....rsrsrs(nunca se sabe né.) já vi acontecer tanta coisa nesse mundo...que se isso acontecesse um dia...juro que naum ficaria surpreso.
no mais.....parabéns pelo tutorial.
 
Última edição:
Só gostaria de entender as últimas 3 linhas, com ênfase na última linha mesmo.

Escreve todo um tutorial e depois fala que não pode ser feito overclock? Seria algo como dar a receita de um bolo e depois falar que ele não pode ser feito porque você pode se queimar no forno ou algo parecido.

Acredito que quem faz overclock está ciente dos risco e/ou problemas que podem vir a ocorrer.
 
legal cara, parabéns pela paciencia e por compartilhar do seu conhecimento com os demais.
só uma observação....já que vc citou todas as ddrs do mercado..deveria ter falado um pouco da diferença entre as ddr3 antigas que serve pra algumas mobos do soquetes 775 pras atuais que vc citou no tuto...que justammente a que trabalha na maioria das vezes com voltagem padrao de 1.65 ou abaixo disso. enquanto essas antigas ddr3 trabalha com voltagem padrão de 1.9....uma pequena diferença entre as ddr3 modelos antigas.
vai que algum usuario inesperiente veja essas ddr3 antigas a venda por ai..e leia na especificação (vdim) voltagem 1.9...ai ele tenha antes lido esse tuto...ele vai pensar por essas ddr3 aqui é fodastica aceita mais voltagens ainda..e pega enganado.....rsrsrs(nunca se sabe né.) já vi acontecer tanta coisa nesse mundo...que se isso acontecesse um dia...juro que naum ficaria surpreso.
no mais.....parabéns pelo tutorial.

Putzz, esqueci, sabia que tava esquecendo alguma coisa, eu ia falar sobre as especificaçoes pra cada tipo de memoria tambem, vlw por ajudar agorasim, vo arrumar ali. Mas voce tava falando das DDR2 antigas paras as DDR3 atuais nae eh isso?, as DDR2 trabalhavam com 1.9~1.8v já as DDR3 o padrao e 1.5~1.6v.

Só gostaria de entender as últimas 3 linhas, com ênfase na última linha mesmo.

Escreve todo um tutorial e depois fala que não pode ser feito overclock? Seria algo como dar a receita de um bolo e depois falar que ele não pode ser feito porque você pode se queimar no forno ou algo parecido.

Acredito que quem faz overclock está ciente dos risco e/ou problemas que podem vir a ocorrer.

AShduahsud, botei porque sempre tem gente paranoica nesse mundo, escrevi aquilo de brincadeira soh, nao eh pra ser levado a sério, mas agora to vendo que ficou meio estranho mesmo, vo arrumar ali.
 
bacana o tópico, eu que sou bem noob em Over de RAM, vai ajudar em ajustes finos nas RAM's.
 
Putzz, esqueci, sabia que tava esquecendo alguma coisa, eu ia falar sobre as especificaçoes pra cada tipo de memoria tambem, vlw por ajudar agorasim, vo arrumar ali. Mas voce tava falando das DDR2 antigas paras as DDR3 atuais nae eh isso?, as DDR2 trabalhavam com 1.9~1.8v já as DDR3 o padrao e 1.5~1.6v.
é bacana vc especificar a voltagem de cada memoria tbm....deixa seu tutorial mais completo.....porem falo das primeiras ddr3 que serve para algumas mobos 775 tipo a p5q dlw...se naum me engano usa ddr3...são as antigas que são alimentada com 1.9 de vcore se naum me engano acho que o padrão dessas ddr3...outra mobo 775 que usa elas é a xfx i790 ultra...acho que isso...tem outra mobo da gigabite que usa tanto as ddr2 quanto as ddr3 ela vem com 6 banco de memoria e a mobo é do soquete 775...todas essas mobos ai tem voltagem creio que apartir de 1.8 vdim...o minimo..naum lembro......porem se vc espetar essas ddr3 novas voltada pra i5 ou i7...numa mobo dessa vc vai correr o risco de queimar suas memorias(acredito eu)
esses dias eu vi o cara vendendo um kit dessas memorias ddr3 no bazar do adrena....é um kit da g.skill barramento 1600 latencias de 9-9-9-24..porem com vdim 1.9.....essas memorias tão cada vez mais dificeis de ser encontrada já que teve poucas mobos com suporte a elas nessa plantaforma elogo depois vieram as tri-channel voltada pra i7.....e ppra usar nos i5 tbm:D
 
Última edição:
é bacana vc especificar a voltagem de cada memoria tbm....deixa seu tutorial mais completo.....porem falo das primeiras ddr3 que serve para algumas mobos 775 tipo a p5q dlw...se naum me engano usa ddr3...são as antigas que são alimentada com 1.9 de vcore se naum me engano acho que o padrão dessas ddr3...outra mobo 775 que usa elas é a xfx i790 ultra...acho que isso...tem outra mobo da gigabite que usa tanto as ddr2 quanto as ddr3 ela vem com 6 banco de memoria e a mobo é do soquete 775...todas essas mobos ai tem voltagem creio que apartir de 1.8 vdim...o minimo..naum lembro......porem se vc espetar essas ddr3 novas voltada pra i5 ou i7...numa mobo dessa vc vai correr o risco de queimar suas memorias(acredito eu)
esses dias eu vi o cara vendendo um kit dessas memorias ddr3 no bazar do adrena....é um kit da g.skill barramento 1600 latencias de 9-9-9-24..porem com vdim 1.9.....essas memorias tão cada vez mais dificeis de ser encontrada já que teve poucas mobos com suporte a elas nessa plantaforma elogo depois vieram as tri-channel voltada pra i7.....e ppra usar nos i5 tbm:D

Hmm, vlw agorasim nao sabia dessas memorias, adicionei umas informações que achei que tava faltando mas como vai demorar um pouco escrevendo sobre a especificaçao das memorias vo ficar devendo, quando tiver um tempinho hoje denoite eu coloco essas informaçoes.
 
AShduahsud, botei porque sempre tem gente paranoica nesse mundo, escrevi aquilo de brincadeira soh, nao eh pra ser levado a sério, mas agora to vendo que ficou meio estranho mesmo, vo arrumar ali.

Ahhh, eu tinha quase certeza que você estava brincando, porém não falei nada diretamente em respeito a todo o resto do texto que está muito bom...

UHauAhuAhuHA... :lol:
 
Nao é muito em relação ao tópico, mas surgiu uma dúvida.

Você disse que se o prime der problema no teste de memória após 30min é considerado estável, essa regra vale para teste de processador? e se sim, que valores tenho que colocar ali para testar o processador?
 
Nao é muito em relação ao tópico, mas surgiu uma dúvida.

Você disse que se o prime der problema no teste de memória após 30min é considerado estável, essa regra vale para teste de processador? e se sim, que valores tenho que colocar ali para testar o processador?

É que nas memorias sempre existe uma porcentagem de erro fatal, quando elas ficam instaveis a porcentagem aumenta muito e uma hora da erro, o prime pecebe antes de dar erro e para o testador respectivo, se a porcentagem subir demais vai parar muito rapido ou vai travar...

Para o processador nao tem misterio, é só selecionar a primeira opção que ja faz um bom teste.
 
Gostei dessa adaptação do cara de fan..vou fazer aqui em casa..quem sabe não da certo tb

rss
 
É que nas memorias sempre existe uma porcentagem de erro fatal, quando elas ficam instaveis a porcentagem aumenta muito e uma hora da erro, o prime pecebe antes de dar erro e para o testador respectivo, se a porcentagem subir demais vai parar muito rapido ou vai travar...

Para o processador nao tem misterio, é só selecionar a primeira opção que ja faz um bom teste.

Beleza, mas e quanto ao tempo de teste para o processador? alguma recomendaçao?
 
Pelo menos aqui, entre uma mechida no bios e outra eu dexava 10 min, quando tava legal o over jah, eu dexava umas 2 horas. Outro teste bom que voce pode fazer é jogar algum jogo que voce goste, se rodar bem entao funcionou o over.
 
Pelo menos aqui, entre uma mechida no bios e outra eu dexava 10 min, quando tava legal o over jah, eu dexava umas 2 horas. Outro teste bom que voce pode fazer é jogar algum jogo que voce goste, se rodar bem entao funcionou o over.

Vlw cara, brigadao, vo botar 1 hora de prime e depois umas 3 de GTA IV que pega bastante processador, vamos ver...
 
Vlw cara, brigadao, vo botar 1 hora de prime e depois umas 3 de GTA IV que pega bastante processador, vamos ver...

Somente para complementar, eu tinha um PhenomII 720@x4 3.5ghz e pensava que estava rodando estável, porque passei 6 horas prime95, 20 passes de LinX e joguei muita coisa...

Porém após umas 2~3 semanas, deu uma tela azul, achei muito estranho. Rodei novamente tudo e passou de boa, mas lembrei que alguns falavam para rodar prime95 por 24 horas.

Então deixei rodando um dia e por incrível que pareça achou erro com 17 horas+. Antes de tentar aumentar a voltagem, fui e rodei denovo para ter certeza e novamente com 17 horas e pouco deu erro. Então aumentei a voltagem e rodou 24 horas 100% estável.


Para testar memórias recomendo altamente o memtest, esse sim consegue testar elas totalmente.
 
Dá uma completada com o TRFC, o TRP, o B2B (back to Back que é importantíssimo...se puder desabilitar ou deixar em zero), o Round Trip Latency que tb é importantíssimo...
Ótimo para começar a dar uma ajuda pra galera
 
Ótimo tutorial!

Deixei a preguiça de lado e resolvi fazer aqui também, mas não mudei a frenquecia, pois teria que refazer o over do meu proc.. e isso daria muito trabalho, só dei uma melhorada nas latencias:
Antes: 1600Mhz 8-8-8-24-40
Depois: 1600Mhz 6-8-6-20-26
e parece estar estavel..
 
ola , parabens pelo topico , ficou show de bola !
Cara , eu estou rodando minhas memos aki com timmings 8-8-8-24-27 , vc falou q o trc deveria ser a soma dos outros valores (no meu caso seria 48) mas estou rodando o prime fazem 45 min e esta tudo ok , mto estavel , sera q tem algum problema ou perda de desempenho se eu deixar assim ? Obrigado .
 
Parabéns pelo tópico! Muitas dicas úteis!
 
Dá uma completada com o TRFC, o TRP, o B2B (back to Back que é importantíssimo...se puder desabilitar ou deixar em zero), o Round Trip Latency que tb é importantíssimo...
Ótimo para começar a dar uma ajuda pra galera

Ae rbuass, vo adicionar sim, vlw pela ajuda!

Ótimo tutorial!

Deixei a preguiça de lado e resolvi fazer aqui também, mas não mudei a frenquecia, pois teria que refazer o over do meu proc.. e isso daria muito trabalho, só dei uma melhorada nas latencias:
Antes: 1600Mhz 8-8-8-24-40
Depois: 1600Mhz 6-8-6-20-26
e parece estar estavel..

O que da trabalho é juntar over nas memorias com over no processador mesmo, essa mudança nas latencias que você fez já deve ter dado um aumento bom na performance das memos.

ola , parabens pelo topico , ficou show de bola !
Cara , eu estou rodando minhas memos aki com timmings 8-8-8-24-27 , vc falou q o trc deveria ser a soma dos outros valores (no meu caso seria 48) mas estou rodando o prime fazem 45 min e esta tudo ok , mto estavel , sera q tem algum problema ou perda de desempenho se eu deixar assim ? Obrigado .

Nao nao, no seu caso o TRC é 32, a soma do TRAS + CAS, voce nao vai ter mudança no desempenho deixando assim ou 32, só que com 32 ficará mais estavel.

Parabéns pelo tópico! Muitas dicas úteis!

Vlw pela força!

muito bom esse tutorial, parabens

eu reproduzi eele e como vc pediu mantive os creditos para ti,

obrigado

Ae vlw, quanto mais gente aprender melhor!

Arrumei a parte do teste com o Prime, tinha confundido e colocado uns parametros errados ali, mas agora ta certo.
 
Última edição:
Completásso teu tutorial,parabéns pela dedicação,´poucos conseguem :thumbs_up

obs: da uma revisada no português(mãe professora,filho analítico):D
 
Vou contribuir [...]

Vlw, mas assim, o ganho de desempenho que voce conseguiu de um para outro deve ter sido devido a frequencia do CPU/NB maior, a frequencia minima dele dever ser de 3x a frequencia real da memoria, antes voce estava dando gargalo nas memos com a frequencia do CPU/NB baixa. Com os valores de TRC e TRAS mais altos na teoria voce esta rodando elas equivalendo a outras latencias, já que vai acontecer um gargalo ali, por exemplo 6-8-6-24, 6-8-8-24, 7-8-8-24 estao na mesma performance de uma 8-8-8-24, isso é uma propaganda falática que explora a capacidade de algumas memos de processarem a informação rapidamente mas nao conseguirem entregar na mesma velocidade, no final é trocar seis por meia duzia porque nao adianta nada ou muito pouco.

Completásso teu tutorial,parabéns pela dedicação,´poucos conseguem :thumbs_up

obs: da uma revisada no português(mãe professora,filho analítico):D

Ae De_Ge, usei teclado ABNT2 em umas partes e em outras US-Internacional, ai como nao sou acostumado com esse otro nao coloco acentos, e tambem escrevi correndo umas partes... Mas ja revisei num corretor aqui, quando der um tempo arrumo as fotos e negritos, vermelhos e posto.
 
Última edição:
parabéns pelo tópico amigo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo