[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Me corrija se eu estiver erra, black smearing é o rastro preto correto? Mas mesmo não sendo isso, em que o black smearing atrapalharia em temas dark?

6g0hnj9lymj61.gif

Esse aí mesmo, inclusive o preto dele me surpreendeu, é um preto muito preto. Uma preocupação que eu tinha era se a resolução quadhd em um 32' seria suficiente para trabalhar com programação, no caso, se as letras ficariam boas, sem serrilhado e etc. Superou minhas expectativas, as letras ficam perfeitas, bem confortável de trabalhar.

Ele existe porem aqui estão forçando usando um monitor ruim.

Inclusive senti zero diferença comparando com um painel IPS do lado.
Ou você tem problema de vista ou comparou um top de linha com um monitor simples.
IPS ou VA não é definição de qualidade de imagem, a qualidade da tela tambem conta.
Inclusive isso aqui:
é um preto muito preto
É por que ele é VA :shrug:, porém isso influencia na fidelidade das cores, só que como voc6e disse que é programador não deve fazer diferença.

E só um ultimo ponto...
Você veio de uma tela FHD correto?

-----
No final desisti de comprar monitor barato e vou comprar o Dell UltraSharp de 32, considerando o meu salário e o tempo que vou ficar com esse monitor chega a ser burro pagar barato em um produto ruim.

Última edição:
Ele existe porem aqui estão forçando usando um monitor ruim.

O meu medo é estar em VSCode da vida, dar scroll em código e acontecer isso do gif

Fala galera, qual o monitor custo beneficio até 24" para usar de segunda tela para notebook... Uso normal de trabalho.... Não precisa ser alta frequência.... Mas com uma qualidade legal...

No final desisti de comprar monitor barato e vou comprar o Dell UltraSharp de 32, considerando o meu salário e o tempo que vou ficar com esse monitor chega a ser burro pagar barato em um produto ruim.
Qual o modelo em específico? Tava querendo um 4k de 32" também pra substituir a minha TV 4k de 43", 70% pra programar, 25% pra ler e 5% pra jogos casuais só, então 60hz já servem de sobra pra mim.

Tava querendo mesmo era algum 5k ou algum 2160p 21:9), mas não achei nenhum pra vender aqui no BR além dos da apple.

E aí rapaziada.
O que vou falar aqui é um pouco off topic,mas eu honestamente acho que é uma boa informação caso alguém for comprar algo na loja que explode para testar e devolver caso não goste do produto.
No caso vou citar minha experiência com a devolução do 34WP65C-B.

Comprei no dia 10/08 e paguei 3,058.03(Valor do produto + Frete + 1 ano de garantia).
Tive problemas com a entrega,pois a transportadora colocou no sistema que eu tinha recebido dia 18/08,mas era mentira.
Depois de fazer uma reclamação no Reclame aqui eu finalmente recebi o monitor dia 22/08.
Depois de uns dias testando e calibrando eu percebi que o produto era bem abaixo do esperado e resolvi entrar com processo de devolução no dia 26/08.
Lembra que eu falei que eu tive problemas na entrega e só recebi dia 22/08?
Quando fui entrar com processo de devolução pelo site da Kabum eu não tive sucesso pq constava que eu tinha recebido dia 18/08 e o prazo máximo era 25/08.
Mandei diversos tickets,atendimento via chat e sempre negavam meu pedido de devolução.
Os atendentes nem se quer faziam questão de ler o que eu escrevia e mesmo falando que tinha provas que a entrega foi 22/08 e não 18/08 eles continuavam negando.
Só tive sucesso quando dia 29/08 eu abri uma reclamação no Reclame aqui que só foi respondia dia 01/09.
Nesse mesmo dia eu recebi uma ligação da Kabum pedindo desculpas,falando que a transportadora já foi notificada para fazer a coleta e que o prazo máximo da coleta era 22/09
A transportadora era a E-Reversa Logística e ela NÃO cumpriu o prazo máximo estipulado pela Kabum e pior ainda que marcaram 4 coletas e nenhuma foi cumprida.
Pior ainda é que essa empresa é incomunicável e nunca tem atendente disponível.(Sério,eu liguei mais de 70x pra central e não fui atendido nenhuma vez).
Coletas foram marcadas para dia 15/09|20/09|22/09|28/09,mas só foi foi ter a coleta dia 30/09 e por sorte eu estava em casa.
Mandei o comprovante de coleta para a Kabum e só ontem, dia 05/10 eu recebi meu reembolso via PIX.
Então se você pretende comprar o LG 34WP65C-B ou qualquer outro monitor para testar, fique sabendo que a loja que explode não faz nem questão de resolver seu problema e ela faz o possível para que você desista da devolução...
Transportadora não atende e isso já virou padrão! Nem adianta tentar!
Transportadora só tem atendimento corporativo as lojas. Tem umas que nem botam telefone mais.

Meu Pichau CR27 chegou... Sem marcas de uso, vazamento de luz muito baixo, qualidade de imagem incomparavel com meu T27550A, ate o nivel de preto é melhor!! Maaaaaas um maldito white stuck pixel no centro-superior da tela... Agora é a novela pra solicitar a troca e aguardar que venha um exemplar bom... Me desejem sorte!

Comprei akele SuperFrame de 34" e de tanto ouvir algumas reclamações fiquei com o pé atrás e nem abri o mesmo quando recebi, já solicitei devolução. Com o dinheiro consegui pegar a TV da Samsung, 43QN90B, 4K@144Hz, MiniLed. No final, saiu por 2300. Quero ver monitor bom no Brasil bater isso! Sou mais bater cabeça planejando uma mesa nova do que essa loteria de monitores.

Caralho, onde esse caminhão tombou? Me fala que eu pego uma tambem!!! Pq nesse preço ta quase de graça comprado com esses carai de monitor que a gente acha...

Última edição:
R$ 1.900,00 ta um preço bom pra um LG 32gn600-b?

Meu Pichau CR27 chegou... Sem marcas de uso, vazamento de luz muito baixo, qualidade de imagem incomparavel com meu T27550A, ate o nivel de preto é melhor!! Maaaaaas um maldito white stuck pixel no centro-superior da tela... Agora é a novela pra solicitar a troca e aguardar que venha um exemplar bom... Me desejem sorte!

Caralho, onde esse caminhão tombou? Me fala que eu pego uma tambem!!! Pq nesse preço ta quase de graça comprado com esses carai de monitor que a gente acha...
Um só velho? Sem vazamento eu ficaria!
Vão demorar e enrolar pra ir aí pegar...
Uma dica 165 hz nesse monitor é overclock de fábrica e dá frameskip...
144 até 155 hz é de boa.

Qual o modelo em específico? Tava querendo um 4k de 32" também pra substituir a minha TV 4k de 43", 70% pra programar, 25% pra ler e 5% pra jogos casuais só, então 60hz já servem de sobra pra mim.

Tava querendo mesmo era algum 5k ou algum 2160p 21:9), mas não achei nenhum pra vender aqui no BR além dos da apple.

Fora esse o único 32 ips 4k do mercado é o VP32UQ.

Então , colocando em 144hz habilitou 10bit...
Meu monitor chegou ontem, (saindo de um Dell s27dgf), não sei se é eu que não estou acostumado ainda, ou se tem alguma configuração que tá errada...mas noto em algumas situação o Black smearing...mesmo usando o tempo de resposta no faster...
Creio que não há configuração que dê jeito sem comprometer o contraste. É uma "característica" do painel.

Teria como você compartilhar suas configurações?
O que lembro de alterar:
Modo Jogos
Jogador 1​

Ajuste de Jogos
Estabilizador de preto = 60 (quanto maior o valor, menor o black smearing e mais acinzentada a imagem)
Tempo de Resposta = Rápido/Fast​

Ajuste de Imagem
Brilho = 90
Contraste = 85
Gama = Modo 3
Temp. de Cor = Manual - C9​

O resto não mexi.

Fala pessoal... Não sei se é questão de lote... Mas estou com um 34WP65C aqui que comprei no Magalu (Vendido pela Kabum)
Vi alguns relatos que o monitor "come" aquela indicação dos programas abertos na barra de tarefas do Windows (na parte de baixo do icone) e na unidade que tenho aqui, não vi esse problema (olhando de frente, só acontece o mesmo caso olhe muito em cima do monitor)
Curioso... Será defeito de um primeiro lote?

@msespindola, pode verificar se acontece no seu?

O G-sync da 3080ti funciona pelo hdmi 2.1 se usado em uma tv Samsung neo qled 43”?
Sim, funciona. Mas tem algumas resalvas. Segundo o Rtings, o melhor eh deixar em 120Hz por que nele nao apresenta imperfeições na leitura de textos. Eu tive um porblema pq mesmo habilitando a tela no painel da nvidia e ativando o VRR na TV o mesmo nao surtia efeito, nao tinha akela fluidez, apenas quando tava cravado em 120. Colocando em 144Hz por incrível que pareça funciona perfeito, então ja sabe, se pegar a tv, deixe em 144.

Creio que não há configuração que dê jeito sem comprometer o contraste. É uma "característica" do painel.

O que lembro de alterar:
Modo Jogos
Jogador 1​

Ajuste de Jogos
Estabilizador de preto = 60 (quanto maior o valor, menor o black smearing e mais acinzentada a imagem)​

Ajuste de Imagem
Brilho = 90​
Contraste = 85​
Gama = Modo 3​

O resto não mexi.

Opa, beleza, vou testar essas aí... Eu tenho a impressão que mesmo que o fps esteja alto, o jogo não fica fluido, como se tivesse um motion blur ligado (e óbvio não está), o que imagino que seja o ghosting...
Sobre a situação do problema próximo a barra do windows: tem, mas não é tão grave quanto alguns vídeos que vi, em todos os ângulos eu consigo ver, em alguns mais do que os outros

Fora esse o único 32 ips 4k do mercado é o VP32UQ.
Vi que a dell também tem esse IPS e mais barato:

O painel dele parece pouca coisa pior, vou dar uma pesquisada e comparar eles.

O que lembro de alterar:
Modo Jogos
Jogador 1​

Ajuste de Jogos
Estabilizador de preto = 60 (quanto maior o valor, menor o black smearing e mais acinzentada a imagem)​

Ajuste de Imagem
Brilho = 90​
Contraste = 85​
Gama = Modo 3​

O resto não mexi.

Acredito que seja lote...
Eu gravei um vídeo antes de embalar ele pra devolver (veio com alguns dead pixels)
Chegando em casa vou upar e mando aqui

Sim, funciona. Mas tem algumas resalvas. Segundo o Rtings, o melhor eh deixar em 120Hz por que nele nao apresenta imperfeições na leitura de textos. Eu tive um porblema pq mesmo habilitando a tela no painel da nvidia e ativando o VRR na TV o mesmo nao surtia efeito, nao tinha akela fluidez, apenas quando tava cravado em 120. Colocando em 144Hz por incrível que pareça funciona perfeito, então ja sabe, se pegar a tv, deixe em 144.
Entendi, mas com relação ao tempo de resposta é que não é muito bom comparado a monitores gamers né? Vi que no máximo ela faz 6ms, já os monitores 1 ms, é isso?

Meu 32GN600 chegou dia 03, mas estava em viagem e só pude testar agora.
Olha, o monitor é bem honesto pelo preço, mas não há nada excepcional. Atenderá a maioria dos usuários, exceto aqueles que jogam de forma competitiva.
O LG tem como atrativo o preço, resolução 2K em 10bits e tamanho. Também é possível configurá-lo em 4k reduzindo a frequência.

Possui black smearing, mas se configurado adequadamente o rastro é reduzido em 90%. Isso mesmo. Entretanto, para eliminar o black smearing é necessário abrir mão do "preto profundo", e consequentemente do contraste.
E o pulo do gato está na configuração ESTABILIZADOR DE PRETO.
Quem quiser testar, pode fazê-lo em: https://www.testufo.com/ghosting

Outro ponto negativo: o painel possui uma espécie de película polarizadora que causa sombra na própria tela, dependendo do ângulo que a olhamos.
Posicionado na frente do monitor - TUDO OK. A sombra se manifesta ao olharmos de lado ou de cima para baixo.
Segue imagem:

IMG-20221008-212846.jpg

Última edição:
Um só velho? Sem vazamento eu ficaria!
Vão demorar e enrolar pra ir aí pegar...
Uma dica 165 hz nesse monitor é overclock de fábrica e dá frameskip...
144 até 155 hz é de boa.
Como só vou conseguir resolver isso na segunda, vou ficar o final de semana usando pra ver se me incomoda. Ate agora, 90% de uso não da nem pra notar.

Meu 32GN600 chegou dia 03, mas estava em viagem e só pude testar agora.
Olha, o monitor é bem honesto pelo preço, mas não há nada excepcional. Atenderá a maioria dos usuários, exceto aqueles que jogam de forma competitiva.
O LG tem como atrativo o preço, resolução 2K em 10bits e tamanho. Também é possível configurá-lo em 4k reduzindo a frequência.

Possui black smearing, mas se configurado adequadamente o rastro é reduzido em 90%. Isso mesmo. Entretanto, para eliminar o black smearing é necessário abrir mão do "preto profundo", e consequentemente do contraste.
E o pulo do gato está na configuração ESTABILIZADOR DE PRETO.
Quem quiser testar, pode fazê-lo em: https://www.testufo.com/ghosting

Outro ponto negativo: o painel possui uma espécie de película polarizadora que causa sombra na própria tela, dependendo do ângulo que a olhamos.
Posicionado na frente do monitor - TUDO OK. A sombra se manifesta ao olharmos de lado ou de cima para baixo.
Segue imagem:

IMG-20221008-212846.jpg

Como configurou para diminuir o black smearing?

Users who are viewing this thread

Voltar