[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Comprei o Dell SE2429HR por 738,00 como havia falado aqui. Chegou hoje e solicitei a devolução por vazamento de luz. Estou desistindo de IPS. Enquanto não resolverem definitivamente esse problema, só vou de TN mesmo.

Galera, boletei o Asus VG249Q1R por 1410 com frete, acham que vale a pena?

Pelo que vi é a versão "atualizada" do VG249Q, com overclock de 165 hz q antes não tinha no marketing (embora provavelmente chegava tbm) e sem o stand com ajustes, mas planejo comprar logo um braço então não tem problema, e tem a certificação de Freesync Premium

Comprei o Dell SE2429HR por 738,00 como havia falado aqui. Chegou hoje e solicitei a devolução por vazamento de luz. Estou desistindo de IPS. Enquanto não resolverem definitivamente esse problema, só vou de TN mesmo.
Pensei bem e desisti de devolver. Cansei de devolver monitor. Montei meu PC em Maio, já paguei 5 parcelas e até agora praticamente não usei por falta de monitor. Vou ficar com ele. Basta.

complicado, tem alguma foto? tentou a troca por outro?

meu ta como previsão de chegada em 2 dias, mas se tiver vou ter que devolver... e voltar a caça dnv ou esperar outro dnv

Chegou o bichão aqui....

g1GUmE2.jpg

Vou instalá-lo e fazer uns testes, depois volto pra dar minha opinião a respeito desse monitor. Qualquer coisa até crio um tópico dedicado a ele pois vi que muita gente estava interessada no modelo mas estava com receio da qualidade, painel, etc...

Bom pessoal, consegui testar um pouco o monitor hoje a tarde e agora a noite, vou dar minhas primeiras impressões a respeito dele.

Mais pra frente posso fazer um review mais detalhado, pois ainda não deu tempo de explorar todas as funções e calibrações. Talvez até crie um tópico dedicado pra ele se houver mais interesse, quem sabe.

Não vou colocar todas as especificações dele aqui pois essas informações são possíveis obter no próprio site da Gigabyte:

Não tirei fotos dele pois estou com ele improvisado aqui por enquanto pois em breve irei colocá-lo num suporte com pistão à gás.

Bom, chega de enrolação, vamos às primeiras impressões.

Na caixa, além do monitor e o suporte, vieram 1 cabo DP e 1 cabo HDMI, ambos com cerca de 1,5m. Também acompanha o cabo de energia no padrão brasileiro. Curioso que ele também veio com outros 2 cabos de energia: um no padrão americano e outro que me parece ser no padrão australiano. A fonte de alimentação dele é interna.

A carcaça é toda em plástico, porém de excelente qualidade. A qualidade de construção me pareceu muito boa, nada a reclamar nessa parte.

O suporte possui ajuste de altura e de inclinação (tilt), porém não tem ajuste lateral e nem de rotação (mudar de paisagem para retrato). Como irei colocá-lo em um suporte de pistão preso à mesa, isso não será um problema para mim.

Sobre o painel, como todo VA, as cores não são tão vivas quanto um IPS. Achei que poderia ter um pouquinho mais de saturação nas cores, porém como não tive tempo de calibrar direito, não posso dar meu veredicto final nessa parte.

Ele tem 3 modos para escolher: Speed, Balanced e Quality. O Speed é o que traz o menor input lag, e com pouco ghost, porém senti mais o black smearing nesse modo. O modo Quality prioriza a qualidade da imagem porém aumenta consideravelmente o input lag. Já o modo Balanced é o que até o momento eu tenho preferido, pois tem um input lag aceitável (na real eu noto pouca diferença pro Speed), com pouco ghost e quase nada de black smearing.

A minha unidade veio sem nenhum dead/stuck pixel, então ele está 100% nessa parte.

Notei um pouco de backlight bleed com alguns vazamentos ao redor da tela, na maioria delas bem suave, porém com um vazamento um pouco maior na parte inferior esquerda da tela (mas também nada gritante). Eu sinceramente não sou muito encanado com isso, mas sei que tem gente que se incomoda. Assim que eu conseguir ajeitá-lo na mesa e conseguir tirar uma foto que reproduza melhor o que eu estou vendo, eu posto aqui.

Por enquanto acho que é isso.

Última edição:
complicado, tem alguma foto? tentou a troca por outro?

meu ta como previsão de chegada em 2 dias, mas se tiver vou ter que devolver... e voltar a caça dnv ou esperar outro dnv
Não adianta mostrar foto, porque foto aumenta muito e não mostra a realidade. Mas se você comprou no site da Dell, trocar não é uma opção, pois eles consideram isso uma característica do produto.

Tirei uma foto pra demonstrar o vazamento de luz do Gygabyte G27QC. Ainda assim não representa 100% o que eu vejo a olho nu, mas foi o mais próximo que consegui após várias tentativas.

NtugjT4.jpg

A olho nu o vazamento mais perceptível é o do canto inferior esquerdo, talvez até pelo fato do canto ser curvo, e também um pouco o do canto superior esquerdo. Mas como disse, não é nada fora do normal, pro meu gosto está perfeitamente aceitável. Tanto que só é perceptível com o quarto escuro. Com a luz ambiente um pouco maior, essa percepção do vazamento já praticamente some. Como não tenho o costume de usar o PC com o ambiente totalmente escuro, pra mim isso será irrelevante.

Sobre a calibração de cores, consegui deixá-lo com as cores mais vívidas.

Enfim, no geral estou curtindo bastante o monitor.

A noite farei mais testes com jogos.

Tirei uma foto pra demonstrar o vazamento de luz do Gygabyte G27QC. Ainda assim não representa 100% o que eu vejo a olho nu, mas foi o mais próximo que consegui após várias tentativas.

NtugjT4.jpg

A olho nu o vazamento mais perceptível é o do canto inferior esquerdo, talvez até pelo fato do canto ser curvo, e também um pouco o do canto superior esquerdo. Mas como disse, não é nada fora do normal, pro meu gosto está perfeitamente aceitável. Tanto que só é perceptível com o quarto escuro. Com a luz ambiente um pouco maior, essa percepção do vazamento já diminui completamente. Como não tenho o costume de usar o PC com a luz apagada, pra mim isso será irrelevante.

Sobre a calibração de cores, consegui deixá-lo com as cores mais vívidas.

Enfim, no geral estou curtindo bastante o monitor.

A noite farei mais testes com jogos.

De noite farei mais testes com jogos
Estou acompanhando. Está sendo muito útil, tô em dúvida entre ele, os Asus TUF e RoG e o ozone da Kabum, então toda info me ajuda bastante. Muito obrigado

Estou acompanhando. Está sendo muito útil, tô em dúvida entre ele, os Asus TUF e RoG e o ozone da Kabum, então toda info me ajuda bastante. Muito obrigado

Vai monitorando o preço dele na Kabum. Quando comprei tava em promoção, saiu 2,7k já com o frete, pela "pouca" diferença de preço pro Ozone, acabei indo nesse da Giga mesmo e não me arrependo (ainda não tinha nenhum review do pessoal aqui sobre o Ozone). Já pela diferença de preço sem promoção, aí é de se pensar....

O Asus eu descartei por ser muito grande (32") uma vez que já tenho uma TV 43" 4K aqui do lado ligado no PC, então tava querendo um monitor de no máximo 27".

Vai monitorando o preço dele na Kabum. Quando comprei tava em promoção, saiu 2,7k já com o frete, pela "pouca" diferença de preço pro Ozone, acabei indo nesse da Giga mesmo e não me arrependo (ainda não tinha nenhum review do pessoal aqui sobre o Ozone). Já pela diferença de preço sem promoção, aí é de se pensar....

O Asus eu descartei por ser muito grande (32") uma vez que já tenho uma TV 43" 4K aqui do lado ligado no PC, então tava querendo um monitor de no máximo 27".
Estou alucinado nos alertas e f5's, só falta esse monitor pro meu setup fechar. Sem ele vou ter que ir usando a 3080 no secundário 1080/75 haha, é um overkillzinho de leve.

Não é exatamente o tópico, mas alguém sabe me explicar pq não fazem mais monitores com som integrado? :rolleyes: Quero trocar o meu (é um monitor tv), mas o som é um fator importante pra mim (não precisa ser um puta som, só ter mesmo)

Não é exatamente o tópico, mas alguém sabe me explicar pq não fazem mais monitores com som integrado? :rolleyes: Quero trocar o meu (é um monitor tv), mas o som é um fator importante pra mim (não precisa ser um puta som, só ter mesmo)

Ainda fazem sim, esse Gigabyte G27QC tem som integrado (não é lá aquelas coisas mas tem).

Acabei de pegar o Gigabyte G27QC na Kabum, entrou em uma promoçãozinha e aproveitei.
Depois de olhar tanto review e perceber que nenhum monitor no mercado brasileiro parece ser bom em todos aspectos, fui nele por estar com um preço "acessível".

Agora só esperar chegar! Torcendo pra ter a mesma sorte do colega de cima que não veio nenhum dead pixel hahah

Fala galera, eu to com um G27QC aqui desde o dia 09/10. Até agora tem sido uma experiência muito boa pra mim. Ele foi o monitor mais barato que cumpriu todos os meus requisitos na hora do upgrade:
- 1440p
- mais de 120Hz (nesse caso 165)
- Curvo
- Adaptive Sync (nesse caso freesync mas funcionando 100% com placa nvidia)

Eu ja tive experiência com VA e IPS e acabei preferindo VA ao longo do tempo pq eu gosto de usar o monitor no ambiente escuro, com brilho minimo ou perto do minimo, entao o contraste e a profundidade dos tons de preto pra mim conta mais do que as cores vívidas. Meu setup hj tem esse monitor como principal e um Samsung C24F390 como secundario, ambos VAs curvos. Embora esse secundario tbm seja um monitor muito bom para o preço dele (abaixo de 1000 reais, qdo eu comprei ha uns 2 anos tava de 700 a 800), a diferença entre os 2 é notavel em vazamento de luz, precisão de cor e obviamente tempo de resposta (ja q um é 165hz e o outro é 60).

O G27QC tem um aplicativo OSD Sidekick q permite ajustar as configurações do monitor pelo mouse/teclado sem ter que usar o joystick atras do monitor. Como todos os aplicativos da gigabyte, nao é uma graaaande coisa mas é melhor ter do que nao ter. Ele tbm tem um OSD Dashboard pra mostrar infos do sistema como temperatura, uso em % e velocidade de fan de CPU e GPU... de novo nao é uma maravilha mas é uma boa adição.

Meus pontos negativos para esse monitor são:
- Não da pra apagar o led branco no canto inferior direito enquanto o monitor esta ligado. como meu setup é todo escuro isso me incomoda consideravelmente. resolvi com um pequeno pedaço de fita isolante.
- O som embutido é realmente ruim. Felizmente nao dependo deles pois tenho caixinhas de som bem ok, mas quem comprar contando com isso vai se decepcionar.

Tbm peguei ele abaixo de 3K em promoção na loja que explode.

Fala galera, eu to com um G27QC aqui desde o dia 09/10. Até agora tem sido uma experiência muito boa pra mim. Ele foi o monitor mais barato que cumpriu todos os meus requisitos na hora do upgrade:
- 1440p
- mais de 120Hz (nesse caso 165)
- Curvo
- Adaptive Sync (nesse caso freesync mas funcionando 100% com placa nvidia)

Eu ja tive experiência com VA e IPS e acabei preferindo VA ao longo do tempo pq eu gosto de usar o monitor no ambiente escuro, com brilho minimo ou perto do minimo, entao o contraste e a profundidade dos tons de preto pra mim conta mais do que as cores vívidas. Meu setup hj tem esse monitor como principal e um Samsung C24F390 como secundario, ambos VAs curvos. Embora esse secundario tbm seja um monitor muito bom para o preço dele (abaixo de 1000 reais, qdo eu comprei ha uns 2 anos tava de 700 a 800), a diferença entre os 2 é notavel em vazamento de luz, precisão de cor e obviamente tempo de resposta (ja q um é 165hz e o outro é 60).

O G27QC tem um aplicativo OSD Sidekick q permite ajustar as configurações do monitor pelo mouse/teclado sem ter que usar o joystick atras do monitor. Como todos os aplicativos da gigabyte, nao é uma graaaande coisa mas é melhor ter do que nao ter. Ele tbm tem um OSD Dashboard pra mostrar infos do sistema como temperatura, uso em % e velocidade de fan de CPU e GPU... de novo nao é uma maravilha mas é uma boa adição.

Meus pontos negativos para esse monitor são:
- Não da pra apagar o led branco no canto inferior direito enquanto o monitor esta ligado. como meu setup é todo escuro isso me incomoda consideravelmente. resolvi com um pequeno pedaço de fita isolante.
- O som embutido é realmente ruim. Felizmente nao dependo deles pois tenho caixinhas de som bem ok, mas quem comprar contando com isso vai se decepcionar.

Tbm peguei ele abaixo de 3K em promoção na loja que explode.

Show de bola.....realmente me surpreendeu o monitor....

Cara, só me responde uma coisa, não sei se isso é algum bug dele ou se tem alguma configuração que eu não achei ainda pelo pouco tempo que estou com ele.

Mas é o seguinte....coloquei ele ligado via DP no meu desktop pessoal e também via HDMI no notebook do trampo, pra usar como segunda tela (sou programador). Acontece que nesse caso, sempre que eu dou um "lock" na tela do notebook e depois de um tempo ela apaga (sei lá, saio pra tomar um café, o note dá um lock na tela de login e apaga as telas), aí quando eu volto, o sinal pra esse Gigabyte não volta. Eu tenho que desplugar o cabo do note e plugar de novo, o que é um pouco ruim pois depois tenho que ficar movendo as janelas tudo de novo. E mesmo que eu tento mudar ao input no monitor ele não vai. No monitor anterior aqui que eu usava pra esse mesmo propósito (um Samsung LC24FG73) não acontecia isso. Então não sei se é algo desse monitor ou alguma treta dele com esse meu notebook especificamente. Você consegue fazer esse teste aí no seu?

Enfim, é a única coisa que me incomodou nele até o momento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz mais uns testes aqui, a mesma coisa acontece se eu deixo a tela do note desativada e deixo o monitor como principal do notebook.

Coloquei meu desktop no HDMI, e não aconteceu o "bug". Talvez seja alguma coisa do hdmi do notebook que dá alguma treta com esse monitor nessa situação...

EDIT****

Definitivamente é algo com o notebook do trampo. Testei também num outro notebook pessoal que tem saída DP e HDMI, e não deu esse erro.

EDIT 2*****

Treta resolvida......troquei o cabo HDMI e o problema não ocorre mais...... :shrug:

Última edição:
pra quem pegou esse G27QC pagaram qto em promo?

Paguei 3k na promoção atual da loja que explode. Estou no aguardo ainda, deve chegar no início da semana que vem.

Hmm...se esse modelo estao vendendo por 3k...aquele maior da gigabyte vai ser bem mais caro entao.

O 34 ultrawide q lançou esses tempo la fora...alias nem sei se vao vir pro br né kkk

Pensei bem e desisti de devolver. Cansei de devolver monitor. Montei meu PC em Maio, já paguei 5 parcelas e até agora praticamente não usei por falta de monitor. Vou ficar com ele. Basta.
chegou o meu hoje,ate o momento nao notei nenhum dead ou stuck pixel...

entretanto achei 2 vazamentos de luz, um no meio da tela inferior(em um lugar bem dificil de ignorar) e outro no canto superior(vazamento menor, mas mais aceitável)...jeito vai ser entrar em contato com a dell. Vou realizar mais uns testes e usar por uns 2 dias antes de entrar em contato pra decidir.

chegou o meu hoje,ate o momento nao notei nenhum dead ou stuck pixel...

entretanto achei 2 vazamentos de luz, um no meio da tela inferior(em um lugar bem dificil de ignorar) e outro no canto superior(vazamento menor, mas mais aceitável)...jeito vai ser entrar em contato com a dell. Vou realizar mais uns testes e usar por uns 2 dias antes de entrar em contato pra decidir.
O monitor possui um teste de cores próprio. Desconecte o cabo HDMI e pressione de 5 a 10 segundos o primeiro botão da esquerda pra direita. A tela vai ficar cinza. Aperte novamente o botão para mudar de cor. Faça o teste em ambiente sem luz. Caso te incomode, a solução é devolver em até 7 dias do recebimento. Troca a Dell geralmente não aceita por este motivo.

Monitor Gamer LG 27GL650F-B.AWZ 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDR10 HDMI 144Hz 1ms

Alguém indica esse monitor? Tou pensando em comprar. Ele está por 1900.

Monitor Gamer LG 27GL650F-B.AWZ 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDR10 HDMI 144Hz 1ms

Alguém indica esse monitor? Tou pensando em comprar. Ele está por 1900.

Bom monitor, porém se não me engano ele esteve por uns R$1600 umas 2 semanas atrás. Se não tiver pressa, eu esperaria por uma promo dele....

Oppa pessoal, fiz recentemente um UP no monitor ... peguei o Aorus FI27Q-P .. meio caro mas enfim, to mais do que satisfeito com a qualidade da imagem, li algumas reviews antes de comprar e parece atender bem ao que se propõe. A única coisa é esse tal de HDR. Eu nem sabia direito o que era isso, até ver algumas pessoas falarem que fica lindo em games. Bom, eu não sei se é o caso do monitor em si, o game ou meus olhos que não se acostumaram.. mas eu prefiro com o HDR em off para todos os games que joguei. Mas uma coisa eu posso afirmar com certeza é que HDR fora de games o Windows fica horrível de embaçado. os textos até incomodam de ler.. ficam com tipo um "fantasma" nas letras.

Já o Black Equalizer achei realmente muito útil, no inicio achei que era só um "gamma" afrescalhado mas assim que começa a jogar, realmente dá pra notar que ele ajuda muito em algumas áreas escuras dos games onde tudo sumia. Com esse recurso, ele melhora isso sem "desbotar" as áreas mais claras.

Eu não tenho experiência a título de comparação com monitores similares... a diferença que tive foi 1080P/TN pra 1440P/IPS foi bem notável, claro ... Infelizmente não tem muitas opções similares pra comparar aqui no nosso mercado.. só lá fora mesmo.

No final, to bem feliz com ele.. 27" tá mais que suficiente! 32 já começo a achar muito grande pra distância que fico, por isso desconsiderei ir pra um 4k que normalmente é maior.. Sendo até bem sincero, até 27 acho meio "grande" .. a resolução QHD também achei mais que suficiente. Mas todo mundo diz que de 1080 pra 1440 não consegue voltar atrás e talvez de 1440 pra 4k possa ser a mesma coisa..

Já esperava que a GPU (1070ti) ia começar a dar gargalo assim que eu ligasse o novo monitor e até que não foi tanto, a placa ainda segura os bem os fps, pelo menos até ser possível eu conseguir uma 30XX. Não caindo pra menos de 60 tá bom.

Com relação ao preço, acho no mínimo curioso que ele fica variando na mesma loja que comprei de tipo numa semana tá coisa de R$ 1k+ pra cima e na outra R$ 1k pra baixo.

Embora eu não tenha visto outros com os mesmos recursos pra comparar eu acredito que diferente de nas reviews que eu vi lá fora, onde todos falam que é um ótimo monitor em questão CxB aqui isso não se aplica.. infelizmente a nossa realidade tá meio longe ainda .. o que é High end aqui lá fora é só "bom"

Abraços!!!

FtLqjB6.jpg

STYfqy3.jpg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar