[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Olá pessoal, estou pensando em sair de um monitor FULLHD 24' para o Dell S3422DWG, 34 Polegadas 2.5K UWHD, a minha questão é, por quanta do aumento da tela eu vou ter uma diferença em relação a essa resolução maior, ou no fim vai dar elas por elas, já que aumentei a resolução mas também a tela foi muito aumentada
Mas aí é que você tem aumento real.

Se você aumenta a tela e não aumenta a resolução, vc só está "dando zoom", aumenta o tamanho dos pixels e só, não existe ganho real de espaço de trabalho. Dois monitores FullHD rodando Windows em escala 100%, mesmo que um seja 24" e outro seja 32", vai comportar as mesmas coisas dentro dele (duas páginas do Word lado a lado por exemplo), só vai mudar que no de 32" o tamanho aparente será maior (e se vc tentar reduzir pode ficar ruim pela falta de pixels).

De outro lado, se vc comparar dois monitores de mesmo tamanho (por exemplo 27"), mas um FullHD e um QHD, ambos em 100% de escala do Windows, no QHD tudo vai ficar menor, mas mantendo definição, o que dá um ganho real de espaço de trabalho pq vc efetivamente possui mais pixels de resolução, ou nos jogos, vc vai notar que tudo está mais detalhado pq há mais pixels/pixels menores para formar a imagem, como mostra essa imagem comparativa de jogo rodando em monitores 27", um 1080p e outro 1440p:
X02KyxX.png

Alguém tem recomendação para monitor que não canse os olhos?
Eu tenho um aoc 24g2 (ips glow terrível). Larguei ele e tô com um philips 242v8a, bem menos ips glow que o aoc, mas ainda assim não consigo usar o monitor à noite, por exemplo.
Tô pensando em pegar algum monitor VA ou TN, pois acho que meus olhos não se adaptam bem com IPS. Esses dois IPS que tenho mesmo deixando o brilho no zero à noite, ainda é muito forte pra mim.
É comum isso de cansar muito a vista com IPS?

Existe algo pra isso, é o chamado Monitor Light Bar. Tem modelos bons da Baseus e da Xiaomi.

O que vocês acham da Samsung Neo QLED 43 polegadas como monitor?
No Brasil não acho NENHUM monitor de 4k 144 para comprar.
Eu acho que essa TV seria um espetáculo.
Faz 4k com 144hz no HDMI 2.1
Mas tá difícil achar no mercado ainda
Será que tem alguma perspectiva de chegar monitores 4K 144 aqui na Bananalândia?

Última edição:
Boa tarde amigos , meu monitor de 22 polegadas da LG esta dando problemas depois de uns 10 anos acho, e preciso comprar outro, gostaria de uma recomendação de um monitor de 24 polegadas painel IPS e 75hz até R$1000,00 que tenha imagem boa, tem tantos nessa faixa de preço que eu to meio perdido entre LG,AOC,Samsung etc..

Estou em dúvida entre esses 3 aqui :

Monitor LG 23.8' IPS, Full HD, HDMI, VESA, Ajuste de Ângulo - 24MK430H

Monitor Gamer Samsung 24' IPS, 75 Hz, Full HD, FreeSync, HDMI - LF24T350FHLMZD

Monitor Gamer AOC Speed 23.8' IPS, Wide, 75 Hz, Full HD, 1ms, Adaptive Sync, VESA, HDMI/VGA - 24G2HE5

Última edição:
uma pergunta
alguém sabe de um monitor freesync que tenha a menor taxa disponível ?
eu vejo a galera falando de 144hz mais e o mínimo tipo 20hz ou menos tem algum teste assim ?

Povo,

Estava absurdamente feliz com o meu LG 29" Ultrawide 29WK600-W. até meu filho "roubar" de mim e usar no quarto dele no PC1 da assinatura =/

Agora estou procurando por um segundo monitor, estava pensando em comprar um segundo 29" Ultrawide, porém acho que agora um 34" Ultrawide seria o ideal, porque?

- Primeiro pq vou usar 90% do tempo para trabalho (inúmeras janelas, documentos, páginas, VMs, etc...)
- Segundo pq vou conectar em um Rasp Pi com emuladores via HDMI
- Terceiro pq vou conectar ele aos meus video games (PS1, 2, 3, 4, SNES, N64. Mega, Master) etc...

Não preciso de um monitor high tech top com frequência altíssima, etc...

Preciso de um com bom CxB para usar no cenário acima.

O que recomendam?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opções:

Monitor Gamer AOC Agon 32" Curvo 165Hz 1ms FreeSync AG323FCXE​

Monitor LG UltraWide 34WP550 IPS Full HD, 2560x1080, sRGB 99%, HDR10, FreeSync, Ajuste de Inclinação, Preto​

@N3SSO Sei que vc tem ótimas idéias e sugestões :)

Última edição:
Povo,

Estava absurdamente feliz com o meu LG 29" Ultrawide 29WK600-W. até meu filho "roubar" de mim e usar no quarto dele no PC1 da assinatura =/

Agora estou procurando por um segundo monitor, estava pensando em comprar um segundo 29" Ultrawide, porém acho que agora um 34" Ultrawide seria o ideal, porque?

- Primeiro pq vou usar 90% do tempo para trabalho (inúmeras janelas, documentos, páginas, VMs, etc...)
- Segundo pq vou conectar em um Rasp Pi com emuladores via HDMI
- Terceiro pq vou conectar ele aos meus video games (PS1, 2, 3, 4, SNES, N64. Mega, Master) etc...

Não preciso de um monitor high tech top com frequência altíssima, etc...

Preciso de um com bom CxB para usar no cenário acima.

O que recomendam?

Opções:

Monitor Gamer AOC Agon 32" Curvo 165Hz 1ms FreeSync AG323FCXE​

Monitor LG UltraWide 34WP550 IPS Full HD, 2560x1080, sRGB 99%, HDR10, FreeSync, Ajuste de Inclinação, Preto​

@N3SSO Sei que vc tem ótimas idéias e sugestões :)

Opa, 32 polegadas full HD eu não recomendo, pois pode ser que a qualidade da imagem fique muito ruim (poucos pixels).

Eu acho mais interessante o LG ultrawide, pois ele tem mais pixels a oferecer, além de ser um monitor com mesma altura de um de 27 polegadas.

Opa, 32 polegadas full HD eu não recomendo, pois pode ser que a qualidade da imagem fique muito ruim (poucos pixels).

Eu acho mais interessante o LG ultrawide, pois ele tem mais pixels a oferecer, além de ser um monitor com mesma altura de um de 27 polegadas.

Bons pontos! O UltraWide tem uma tela que vc não precisa ficar "procurando" coisas na tela

Consegui um Dell S2721DGF por 2788,00 em 12x sem juros, falaram uma vez que abaixo de 3000,00 tá ótimo, vou de cabeça? Hahaha...

Consegui um Dell S2721DGF por 2788,00 em 12x sem juros, falaram uma vez que abaixo de 3000,00 tá ótimo, vou de cabeça? Hahaha...

Cara, com uma 3070ti, SEEE você preferir, pode ir no Dell S34DWG. Custa 4k, mas em 12x nem percebe xD

Não tem nada aqui no BR 4k 32pol ips?

Só achei monitor VA ou monitores que custavam um rim.
Brasil e fim do mundo, sim, nao tem um monitor bom 4k 144hz - 165hz neste pais e nem os ruins na faixa de 600 dolares nos USA tem aqui tambem, nao tem nada aqui 4k para gamer, brasil pais atrasado demais, ate quando este atraso, pelo menos temos a oled tv que nao custa um rim por aqui, unica coisa tambem porem usar oled tv como monitor nao e 100%. O engracado e que ate na argentina tem bons monitores 4k bons e quase o mesmo preco la dos USA, e la na argentina eles enfrentam uma crise monstruosa ehhe, dinheiro desvaloriza todo dia, vai entender.

O que vocês acham da Samsung Neo QLED 43 polegadas como monitor?
No Brasil não acho NENHUM monitor de 4k 144 para comprar.
Eu acho que essa TV seria um espetáculo.
Faz 4k com 144hz no HDMI 2.1
Mas tá difícil achar no mercado ainda
Será que tem alguma perspectiva de chegar monitores 4K 144 aqui na Bananalândia?

E a melhor opcao no momento, preco em conta e ela vem com mini led, 400 a 500 zonas, e o brilho dela em sdr e hdr e bom, e o contraste tambem e bom, oled c1 ou c2 e melhor porem tem burn in e o abl e agressivo demais, porem a qn90b 43 tem abl tambem, nao tem o abl agressivo igual a oled. O problema da qn90b e que ela nao e flicker free, ai pode cansar os olhos bem mais facilmente. A oled nao e flicker free tambem porem o flicker e bem menor que a qn90b pois a oled nao tem pwm, complicado escolher entre as duas, pontos fortes e fracos, com a oled voce tera que ter muito cuidado por causa do burn in, este negocio de burn in e uma m3-rda.

Última edição:
uma pergunta
eu vejo a galera falando de 144hz mais e o mínimo tipo 20hz ou menos tem algum teste assim ?
Monitores com FreeSync e LFC não possuem limite inferior em teoria. O monitor pode ter uma taxa de Hz mínima (geralmente na casa de 30-48Hz pra maioria dos monitores), mas baixando disso o LFC entra e multiplica os frames. Então se o mínimo do seu monitor é 40Hz, quando o jogo cair pra 25 fps ele vai dobrar os frames e rodar a 50Hz, cada frame sendo exibido em dois refresh.

Monitores com FreeSync e LFC não possuem limite inferior em teoria. O monitor pode ter uma taxa de Hz mínima (geralmente na casa de 30-48Hz pra maioria dos monitores), mas baixando disso o LFC entra e multiplica os frames. Então se o mínimo do seu monitor é 40Hz, quando o jogo cair pra 25 fps ele vai dobrar os frames e rodar a 50Hz, cada frame sendo exibido em dois refresh.
mais a tela não vai quebrar certo ?
alguem poderia testar com o cru isso ?
eu compraria um monitor novo se por exemplo ele rodasse abaixo dos 20hz sem "trincar" a tela

mais a tela não vai quebrar certo ?
alguem poderia testar com o cru isso ?
eu compraria um monitor novo se por exemplo ele rodasse abaixo dos 20hz sem "trincar" a tela
Nunca, pq ele continua operando dentro da faixa padrão. O monitor não vai rodar a 20Hz, vai rodar acima disso, só a GPU que vai mandar frames duplicados. Risco zero, operação normal.

Nunca, pq ele continua operando dentro da faixa padrão. O monitor não vai rodar a 20Hz, vai rodar acima disso, só a GPU que vai mandar frames duplicados. Risco zero, operação normal.
mais ficaria lento ou rodaria "normal" como se fosse 30fps ?

mais ficaria lento ou rodaria "normal" como se fosse 30fps ?
Vai rodar como teu jogo manda, 20fps vai ser um "show de slide" de qualquer jeito, só não vai ter judder/tearing. Pegar jogo a 15fps e "interpolar" pra 60fps não tem como.

Cara, com uma 3070ti, SEEE você preferir, pode ir no Dell S34DWG. Custa 4k, mas em 12x nem percebe xD
Pior que os curvos não entendo bem, sai do meu orçamento também, queria um meio termo para jogos competitivos FPS e campanha, acho que esse Dell S2721DGF fica legal.

uma pergunta

Todo monitor que seja de alto refresh rate (120Hz+) e tenha VRR (alguns vão vir marcados com "Compatível com G-SYNC", "FreeSync", "Adaptive-Sync") sendo ele TN ou IPS tem o limite aproximado entre 40~50Hz, exceto os monitores que usam painel VA que possuem um limite mínimo mais alto para minimizar os artefatos.

Acontece que quem faz o LFC (Low Framerate Compensation) é o driver da sua placa de vídeo, por isso sua placa de vídeo também precisa ser compatível.

Quando o Framerate cai desse minimo, o driver da sua placa de video vai duplicar os frames (essa é a função do LFC) para se manter dentro do VRR, que independente do painel, 20fps é o limite minimo para ter estabilidade no LFC abaixo disso você começa a ter artefato nos jogos. Mas a faixa que acredito ser jogável para a maioria das pessoas (exceto em paineis onde o tempo de resposta é instantâneo) é 30fps ou mais.

Só que o que quase ninguém fala, é que o LFC é dependente do Refresh Rate alto. Pois quando você roda um jogo em 60Hz em um monitor de 165Hz por exemplo, seu range fica em 40-60Hz, e quando você configura o mesmo jogo para 165Hz, seu range fica em 20-165Hz. Por isso eu recomendo a todos que a primeira coisa a fazer quando for jogar algo novo no PC, primeiro olhe o refresh rate que o jogo entrou, justamente por causa disso.

Ai sim depois você faz o balanceamento entre qualidade gráfica e usa o RivaTuner para segurar o framerate dentro da faixa de funcionamento do seu monitor.

Monitores com 75Hz (ou menos) não tem LFC, justamente porque o LFC não funciona bem em Refresh Rates baixos. Se você tem dúvida se o LFC faz diferença ou não, é só ver a reclamação da implementação do VRR no PlayStation 5.

Monitores com o chip G-SYNC permitem chegar a 1Hz e também permitem funcionar LFC em qualquer frequência (60Hz por exemplo, ficando 1-60Hz) mas é aquilo, abaixo de 30fps quase ninguém vai suportar jogar porque fica bastante arrastado com o VRR ou não.

Samsung Odyssey C34G5 imortal ganhando mais um clone, agora sendo vendido pela ASRock como PG34WQ15R

Última edição:
Todo monitor que seja de alto refresh rate (120Hz+) e tenha VRR (alguns vão vir marcados com "Compatível com G-SYNC", "FreeSync", "Adaptive-Sync") sendo ele TN ou IPS tem o limite aproximado entre 40~50Hz, exceto os monitores que usam painel VA que possuem um limite mínimo mais alto para minimizar os artefatos.

Acontece que quem faz o LFC (Low Framerate Compensation) é o driver da sua placa de vídeo, por isso sua placa de vídeo também precisa ser compatível.

Quando o Framerate cai desse minimo, o driver da sua placa de video vai duplicar os frames (essa é a função do LFC) para se manter dentro do VRR, que independente do painel, 20fps é o limite minimo para ter estabilidade no LFC abaixo disso você começa a ter artefato nos jogos. Mas a faixa que acredito ser jogável para a maioria das pessoas (exceto em paineis onde o tempo de resposta é instantâneo) é 30fps ou mais.

Só que o que quase ninguém fala, é que o LFC é dependente do Refresh Rate alto. Pois quando você roda um jogo em 60Hz em um monitor de 165Hz por exemplo, seu range fica em 40-60Hz, e quando você configura o mesmo jogo para 165Hz, seu range fica em 20-165Hz. Por isso eu recomendo a todos que a primeira coisa a fazer quando for jogar algo novo no PC, primeiro olhe o refresh rate que o jogo entrou, justamente por causa disso.

Ai sim depois você faz o balanceamento entre qualidade gráfica e usa o RivaTuner para segurar o framerate dentro da faixa de funcionamento do seu monitor.

Monitores com 75Hz (ou menos) não tem LFC, justamente porque o LFC não funciona bem em Refresh Rates baixos. Se você tem dúvida se o LFC faz diferença ou não, é só ver a reclamação da implementação do VRR no PlayStation 5.

Monitores com o chip G-SYNC permitem chegar a 1Hz e também permitem funcionar LFC em qualquer frequência (60Hz por exemplo, ficando 1-60Hz) mas é aquilo, abaixo de 30fps quase ninguém vai suportar jogar porque fica bastante arrastado com o VRR ou não.

Samsung Odyssey C34G5 imortal ganhando mais um clone, agora sendo vendido pela ASRock como PG34WQ15R
e que eu não vejo um video mostrando na pratica
afinal todo mundo falar mal dos 30fps mais eu acho que roda bem eu gostaria de ver um video pratico mostrando ta em 20fps ta rodando assim etc...

afinal todo mundo falar mal dos 30fps mais eu acho que roda bem eu gostaria de ver um video pratico mostrando ta em 20fps ta rodando assim etc...

Esses monitores funcionam normalmente em 20fps, mas 30fps é o mínimo jogável de qualquer forma.

Eu tenho vídeos de rodando em 30fps e 40fps fazendo esse teste, tanto de jogos nativos de PC quanto de emuladores, mas evito de postar por causa das regras do fórum.

Não há adaptive sync ou qualquer outra coisa que faça 20 fps ser jogável.

Esses monitores funcionam normalmente em 20fps, mas 30fps é o mínimo jogável de qualquer forma.

Eu tenho vídeos de rodando em 30fps e 40fps fazendo esse teste, tanto de jogos nativos de PC quanto de emuladores, mas evito de postar por causa das regras do fórum.
mais emulador 30 fps e um fato pra 98% dos jogos a não ser que tenha mod

Não há adaptive sync ou qualquer outra coisa que faça 20 fps ser jogável.
mais gostaria de ver um video pratico
outra coisa os monitores UltraWide parece que sumiram todos
ou tem os velhos de 75hz
ou tudo 1080P :eca: sem ser wide eu acho que 29 1080P deve ficar com os pixel muito visível

Última edição:
mais emulador 30 fps e um fato pra 98% dos jogos a não ser que tenha mod

mais gostaria de ver um video pratico
outra coisa os monitores UltraWide parece que sumiram todos
ou tem os velhos de 75hz
ou tudo 1080P :eca: sem ser wide eu acho que 29 1080P deve ficar com os pixel muito visível
Acho que não. Tem mais espaço pra lateral, mas a altura é de 24"

Última edição:
Galera podem me dizer se esse monitor é bom ? É de LED FULL HD ? pq não vi escrito led nas especificações ...
sou noob nesse assunto pra mim se não tiver escrito LED eu penso que não é LED, mas pelo texto aparenta ser.
Ta por 159,00 euro pra mim com o Amazon Prime, to querendo pegar pra ligar meu note nele pra jogar.
Amazon product ASIN B093ZTBVKZ

Users who are viewing this thread

Voltar