[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Chegou meu Perseus P1

Qualidade excelente de imagem. Muito melhor que o meu outro monitor, um Acer XB253Q GX
Nenhum problema com dead pixel.

Quanto a construção dele, sinceramente achei melhor que o meu Acer XB253Q GX.

Achei o local dimming mesmo em SDR ótimo. O HDR é bom demais. Surpreendeu positivamente.

Interessante que o perfil "nativo" dele eu achei absurdamente melhor calibrado que o sRGB. @Stuard O que tu achou?
Branco, cinza e preto parecem estar ótimos nesse "nativo". E o sRGB parece que tudo fica avermelhado.

Estou usando o brilho em 24 e mesmo assim parece um pouco alto. Vou ir testando mas acho que pra ser confortável para os olhos imagino que deva ficar em no máximo 20 (provavelmente menos)
Usando esse teste aí de black level, tive que aumentar o black level do monitor do padrão 50 para 56 para conseguir distinguir todos os quadrados que tem no teste.

Mais tarde posto fotos mas o que mais me incomodou é que o suporte do monitor fica muito torto em comparação com o monitor se tu tenta deixar ele de frente pra ti. @Stuard o teu está assim?

Uma dúvida para quem usa monitor 1440p. Vocês aumentam aquela escala do windows? To tentando me adaptar a tudo menor comparado a FullHD mas não sei se o "certo" seria usar aquela escala.

A maneira mais fácil de calibrar o balanço de branco sem equipamento é com o auxílio de alguma tela calibrada, o mais comum é o nosso celular ou tablet, preferencialmente da Apple. Desabilita o True Tone e aquela parada de diminuição do azul, abre uma imagem 100% branca, iguala o nível de brilho nas duas telas pra ficar mais ou menos parecido e coloca perto do seu monitor e vai calibrando até ficar parecido. Só tenha em mente que quanto mais vc mexe no R-G-B do monitor, menor é o brilho máximo, então o ideal é mexer o mínimo possível.

Sobre o teste de black level do Lagom, não precisa ficar muito bitolado pra ver nitidamente os primeiros 3 quadrados de cima, se vc conseguir ver ao menos do quarto pra frente já tá bom, isso só é muito relevante pra quem trabalha com edição, se o foco for jogos e consumo de conteúdo vc vai acabar diminuindo o contraste do monitor só pra ter um benefício que nem é importante pra vc.
 
Pichau lançando monitor Miniled depois que eu já comprei o meu, que depresso.
 
A maneira mais fácil de calibrar o balanço de branco sem equipamento é com o auxílio de alguma tela calibrada, o mais comum é o nosso celular ou tablet, preferencialmente da Apple. Desabilita o True Tone e aquela parada de diminuição do azul, abre uma imagem 100% branca, iguala o nível de brilho nas duas telas pra ficar mais ou menos parecido e coloca perto do seu monitor e vai calibrando até ficar parecido. Só tenha em mente que quanto mais vc mexe no R-G-B do monitor, menor é o brilho máximo, então o ideal é mexer o mínimo possível.

Sobre o teste de black level do Lagom, não precisa ficar muito bitolado pra ver nitidamente os primeiros 3 quadrados de cima, se vc conseguir ver ao menos do quarto pra frente já tá bom, isso só é muito relevante pra quem trabalha com edição, se o foco for jogos e consumo de conteúdo vc vai acabar diminuindo o contraste do monitor só pra ter um benefício que nem é importante pra vc.

Eu estava testando mais cedo o local dimming e percebi que não estava funcionando em SDR e não tava entendendo o motivo porque mais cedo em um teste que fiz estava tudo normal.

Ainda bem que tu comentou isso de aumentar o black level piorar o contraste porque eu nem tinha pensado nisso.

Aumentar o black level para 56 desliga o local dimming desse monitor @Stuard

Black level em 55 é o limite máximo em que o local dimming funciona. De 56 pra cima ele desliga. Teste aí com uma imagem preta em tela cheia.
É uma boa "descoberta" para quem possa vir a comprar esse monitor futuramente. Nunca aumentar o black level para mais de 55 :haha:
 
Esse primeiro havia sido anunciado como IPS, e malandramente dias depois a Terabyte mudou a URL e descrição pra VA, mas manteve todo o resto igualzinho. Venderam centenas de unidades como IPS, mas era tudo VA.
 
Galera estou em busca de ultrawide com pelo menos 144hz e IPS.
Achei o AW2724DM, não é uw mas parece interessante, queria algo tipo o S3422DWG com IPS, nem precisava ser curvo, apesar que a qualidade do VA desse modelo não deve ser ruim. Ia usar o monitor para jogar e trabalho, tô com um de 29" uw da dell. Nem de 29" encontro.
 
Galera estou em busca de ultrawide com pelo menos 144hz e IPS.
Achei o AW2724DM, não é uw mas parece interessante, queria algo tipo o S3422DWG com IPS, nem precisava ser curvo, apesar que a qualidade do VA desse modelo não deve ser ruim. Ia usar o monitor para jogar e trabalho, tô com um de 29" uw da dell. Nem de 29" encontro.
Rapaz, eu tava querendo um aw3423dw, mas vi q não é 4k, pensei até em esperar o jogo g9 oled(mas vai vir mto caro), então estou pensando em ir no s3422dwg já que a dif de preço é absurda e na prática nem deve ser tao gritante
 
Esse primeiro havia sido anunciado como IPS, e malandramente dias depois a Terabyte mudou a URL e descrição pra VA, mas manteve todo o resto igualzinho. Venderam centenas de unidades como IPS, mas era tudo VA.
ai ou agiram de má fé ou simplesmeste não sabem nem o que estão vendendo.

O monitor Acer XB271HU está saindo por 1400 em 10x no ML, embora seja um modelo antigo acho que está valendo muito a pena por esse preço
estava atras de um ultrawide, mas esse é uma boa
 
Também deu certo aqui galera, R$ 2843 em 12x e os 4 anos de garantia. A vendedora também deu a possibilidade de R$ 2550,00 com 3 anos de garantia em 12X, mas eu optei pela garantia maior.
Carai, também quero pagar 2550 parcelado.
Das últimas 3 vezes que tentei o mínimo que ofereceram foi uns 2880 sem garantia extra e em 10x no max.

Vou tentar de novo aqui até conseguir algo parecido kk

edit.
Tentei pelo chat do site e ofereceram no mínimo 2880 de novo. Atendente mó inflexível.
Vou tentar pelo zap agora
 
Última edição:
Rapaz, eu tava querendo um aw3423dw, mas vi q não é 4k, pensei até em esperar o jogo g9 oled(mas vai vir mto caro), então estou pensando em ir no s3422dwg já que a dif de preço é absurda e na prática nem deve ser tao gritante
Meu receio é o painel só, porque estou acostumado com um IPS bom, não sei se este VA teria uma qualidade que me agradaria. Se tivesse alguma loja física em SP em que poderia testar, seria bom.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Carai, também quero pagar 2550 parcelado.
Das últimas 3 vezes que tentei o mínimo que ofereceram foi uns 2880 sem garantia extra e em 10x no max.

Vou tentar de novo aqui até conseguir algo parecido kk

edit.
Tentei pelo chat do site e ofereceram no mínimo 2880 de novo. Atendente mó inflexível.
Vou tentar pelo zap agora
As vezes só naquele dia que poderiam oferecer uma oferta melhor. Atendimento segue uma regra para isso, mudando o setor também podem mudar os benefícios oferecidos. A mesma coisa se aplica quando vai negociar com operadoras de Internet telefonia.
 
IMG_2883.JPG
Aaaaaa!!! Essa base gira! Não sei ao certo qual a parte que gira, mas ele tem ate 25º de giro pra esquerda e direita:
BFDWsED.png

Edit: Só agora vi que vc achou como girar kkkkk. O lance do brilho, eu to me FORÇANDO a usar. Pq se n, a hora q eu ligo o HDR parece que os olhos estão fritando, pq o brilho vai pro 100 kkkkkk
Edit²: Obrigado pelo toque do black level desligar o local diming. Reamente, do 55 pro 56 mudança fica muito acentuada, é por isso então...
 
Rapaz, eu tava querendo um aw3423dw, mas vi q não é 4k, pensei até em esperar o jogo g9 oled(mas vai vir mto caro), então estou pensando em ir no s3422dwg já que a dif de preço é absurda e na prática nem deve ser tao gritante
OLED tem preto perfeito, zero smearing e o melhor response time de todos os painéis no mercado.
A diferença é gigante especialmente comparado com VA.
 
Não tem ergonomia, fica refém de controle remoto, usar pra navegar é ruim, muito reflexiva... enfim, é pouco prático e desconfortável.

A minha opinião atual é que cada dispositivo tem uma finalidade e TV não é pra usar no PC, definitivamente.
Aqui foi a melhor coisa que já fiz, uso 55 polegadas como monitor em uma mesa de reunião com 133cm de largura e é muito mais confortável do que com meu antigo Asus 34 Ultrawide IPS a 70cm, com pretos CRIMINOSOS e sendo bem mais caro. Inclusive trabalho nela, navego bastante e uso muitas páginas do Word, 0 desconforto, meu único arrependimento foi ter insistido em monitor por tanto tempo
 
Aqui foi a melhor coisa que já fiz, uso 55 polegadas como monitor em uma mesa de reunião com 133cm de largura e é muito mais confortável do que com meu antigo Asus 34 Ultrawide IPS a 70cm, com pretos CRIMINOSOS e sendo bem mais caro. Inclusive trabalho nela, navego bastante e uso muitas páginas do Word, 0 desconforto, meu único arrependimento foi ter insistido em monitor por tanto tempo

Por isso é importante falar para as pessoas testarem, e não incentivar ou desencorajar conforme as experiências particulares.

Eu por exemplo não consegui usar nem a de 42" porque fiquei com dor no pescoço, não porque a tela estava próxima, e sim porque a tela é alta, e eu estou acostumado a deixar o topo da tela na altura dos olhos, o que é impossível de fazer com uma TV de 42". Mas pra muita gente isso não é relavante.
 
Mas o preço é assim

E o salario
Resta tentar ver maneiras de importar um Miniled. Tem serviços de recebimento no Paraguai, aí é só ir lá e buscar, mas nunca usei. Tenho um irmão que mora perto, to pensando e vou pesquisar isso. Visto que a Terabyte ta de malandragem e dificilmente vai me mandar um monitor IPS conforme comprei deles.
 
O Centauri CR27 já tá na minha cidade, previsão de entrega para sábado, mas acho que amanhã chega, tô ansioso

Uma dúvida que tive aqui, se no período de 7 dias tiver algum problema no monitor e eu solicitar troca ao invés de devolução, o período de 7 dias reseta com o produto trocado ? Eu poderia daí devolver e pedir o reembolso completo caso o segundo também viesse com problema ?
 
O Centauri CR27 já tá na minha cidade, previsão de entrega para sábado, mas acho que amanhã chega, tô ansioso

Uma dúvida que tive aqui, se no período de 7 dias tiver algum problema no monitor e eu solicitar troca ao invés de devolução, o período de 7 dias reseta com o produto trocado ? Eu poderia daí devolver e pedir o reembolso completo caso o segundo também viesse com problema ?

acredito que sim , pois é outra nf e tal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal no atendimento da Dell não tem padrão nas propostas , fiz uma cotação lá agora do aw2724dm , e ai consegui a oferta de 2880 com 4 anos de garantia.

ou 2600 com 3 anos .

mas acho q não vou encarar não, ta puxado pra mim no momento. uns 2300 eu apertava , mas ai ja é pedi demais né.

vIqtSzx.jpg
 
Última edição:
Aqui foi a melhor coisa que já fiz, uso 55 polegadas como monitor em uma mesa de reunião com 133cm de largura e é muito mais confortável do que com meu antigo Asus 34 Ultrawide IPS a 70cm, com pretos CRIMINOSOS e sendo bem mais caro. Inclusive trabalho nela, navego bastante e uso muitas páginas do Word, 0 desconforto, meu único arrependimento foi ter insistido em monitor por tanto tempo
Esse é o problemam achar uma posição agradavel pra por esse trambolho. Eu ja enchi o saco da Samsung e da LG pra fazerem modelos de 32", todas dizem que é uma boa ideia, que vão levar em consideração e bla bla bla... Daqui a uns meses vou tentar pegar algo pra trocar meu U55R, vamos ver o que aparece nesse nosso bostil. Mas pra mim, não há possibilidade de colocar nem um de 42" justamente pela altura da tela...
 
O monitor Acer XB271HU está saindo por 1400 em 10x no ML, embora seja um modelo antigo acho que está valendo muito a pena por esse preço
tem gsync e tudo qhd , painel e ips , 144hz , tem alguns usado por 2900 , segundo o ml esse de 1400 ta com 60% desconto. parece ser mustbuy pra quem ta querendo um qhd nessa faixa de preço .

peguei um ja que devolvi o cr27 kkk.
 
Tem dois modelos no rttings
XB271HU bmiprz27"IPS1440p144Hz
XB271HU Abmiprz27"TN1440p144Hz
o que tava a venda era ips e pelo jeito ja esgotou, havia 42 unidades
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vendido e entregue pelo ml , chega sabado , nf ja foi emitida
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo