[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Sobre os monitores da Pichau, quem já tem a um tempo, consegue dizer se parecem duráveis? da pra ir sem medo? kkk

O relato do Andrel1p vai me fazer comprar um SPRO28 hahaha, e tenho amigos indo no Pulso também.
 
Pessoal, me tirem uma dúvida, aqueles que sairam do FHD p QHD. Estou cogitando trocar de monitor e pegar um QHD (partiria para um Ultrawide de 34'). A diferença de qualidade é gritante o suficiente para valer o investimento saindo do FHD? Tenho uma TV 4K que fica ligada ao pc que agora eu uso para jogar alguns jogos singleplayer. Estou bem satisfeito com o meu monitor atual, mas, queria a opinião de vocês, vale a pena o upgrade p QHD ou é algo minímo?
 
Galera, respondi a algumas pessoas no privado sobre o SPRO28 (4k 144hz), mas deixem-me compartilhar aqui.

Como é o Ghosting?
É imperceptível no overdrive padrão e temos um 144hz limpo. No ACER 390hz, percebo a troca de imagem ligeiramente mais fluída e bastante ghosting. Não tenho equipamento para teste, mas para mim, a sensação do SPRO28 é muito parecida com jogar na C2, e sei que OLED é referência em tempo de resposta.

É viável para jogos competitivos? Como é o input lag?
Comprei para trabalho, e a minha ideia inicial era deixar o de 390hz em outro PC e trocar eles na hora de jogar. Acabei gostando tanto desse nele que simplesmente não senti necessidade nenhuma de trocar eles. Acho até que prefiro este, pois o ganho de nitidez ajuda mais do que o ganho mínimo de fluidez dos 390hz. Não tenho ferramenta para comparar o input lag, mas minhas melhores médias no humanbenchmark sempre foram na casa dos 150ms e estou conseguindo as mesmas médias neste.

Não tenho GPU, devo optar por 1440p?
Não quero ser assertivo demais, mas acho que investir em um similar em 1440p é uma decisão ruim. Claro que não vale comparar com monitores diferentes, como os wide, painel com HDR superior e cores melhores, etc., porque ai se torna situasional.

Se você não suportar 4k em algum jogo, tem a vantagem do integer scaling, que é muito versátil nessa resolução e compatível em tela cheia com 1080p e até 720p. Em integer scaling, fica totalmente imperceptível em comparação com um nativo, pelo menos nesse monitor. Eu já tive um Asus 28" 1080p (VG279QM) e a imagem aqui fica igual com integer scaling.

Você pode argumentar que conseguiria rodar os jogos em 1440p e não em 4k, mas isso varia de jogo para jogo e pode mudar no futuro. Mesmo seguindo essa linha de argumentação, acho que ainda assim o 4k tem vantagem, uma vez que, se consegue jogar alguns jogos atuais em 1440p com fps alto, significa que pode jogar a maioria dos jogos antigos em 4k com fps alto também. Quando tiver jogos mais pesados, um 1080p perfeito estará te esperando e galera do 1440p teria que ir pra 720p pra conseguir tela cheia. Isso também vale para jogos competitivos, onde reduzir a resolução não melhora o FPS (já que o gargalo normalmente é a CPU), mas melhora o input lag, pois reduz o tempo de renderização na GPU (o click-to-display inclui o CPU time + GPU time + monitor + outros fatores).

Como fez para calibrar?
Calibro o branco usando uma folha de papel em um ambiente com iluminação natural. Basicamente, ajusto o slider de cada cor, jogando tudo para cima ou para baixo, e depois mexo no slider até encontrar o ponto que chega mais próximo do papel. Faço isso para cada canal de cor e repito. Isso já traz um impacto enorme.Depois, uso o monitor-test da Eizo para ajustar o gamma e outras configurações.

Também é possível calibrar baseando-se em uma tela de referência. MacBooks Retina e iPhones costumam vir com boas calibrações de fábrica e alguns monitores mais tops tem até laudo de calibração.

Alguns YouTubers testaram calibrações manuais dessa forma e depois testaram com um colorímetro, e a divergência foi mínima.
 
Última edição:
galera, apareceu esse monitor hoje, peguei ele, fiz *agada? o meu foco é 4k 144hz 32 polegadas, é painel VA, como meu S2716DG é TN acredito que não deve ser pior

Interessante esse monitor.
Também não achei nenhum review decente, mas chamou minha atenção. Boletei 1 por via das dúvidas, visto que o preço lá fora é U$550+
 
Interessante esse monitor.
Também não achei nenhum review decente, mas chamou minha atenção. Boletei 1 por via das dúvidas, visto que o preço lá fora é U$550+
Tava de olho nele também. Cuidado pesquisando na net porque tem uma versão muito parecida que foi analisada pelo RTINGS, mas essa usa IPS e o monitor do anúncio VA. Essa falta de informação que matou. Fiquei no dilema entre arriscar um “Pichau” ou comprar “VA” barato as escuras. Compartilha com a gente se comprar.
 
Última edição:
Pessoal, minha mãe está procurando um monitor bom, até 32 polegadas e fullHd. O que recomendam? Sei nada sobre monitores.
 
Pessoal, me tirem uma dúvida, aqueles que sairam do FHD p QHD. Estou cogitando trocar de monitor e pegar um QHD (partiria para um Ultrawide de 34'). A diferença de qualidade é gritante o suficiente para valer o investimento saindo do FHD? Tenho uma TV 4K que fica ligada ao pc que agora eu uso para jogar alguns jogos singleplayer. Estou bem satisfeito com o meu monitor atual, mas, queria a opinião de vocês, vale a pena o upgrade p QHD ou é algo minímo?
Olha, saí de 24" 1080p pra 27" 1440p. Eu acho que a navegação no geral ficou mais confortável, e quanto à resolução nos games, é tudo muito nítido e os detalhes finos ficam evidentes. Pra mim 1440p é o "sweet spot" pra jogar. Nem tão pesado quanto 4k, mas com uma qualidade de imagem claramente superior ao Full HD.
 
Minhas opções para black friday:

lg-27gr95qe-b +/- R$ 4500 (Praticamente descartado, risco de taxa de importação e garantia de 3 meses está tenso)

AW2724DM R$ 3000 (parece que se chorar no chat da Dell fazem até por R$ 2500, 3 anos de garantia, no contra só "tecnologia antiga")

Perseus P1 R$ 2.800 (Se voltar o preço de 10 dias atrás na black, medo por ser white label, mas tem 3 anos de garantia, e é o tal do MINILED)
 
Eu até a Black Friday pego um de 27/28p.

Orçamento R$1300~1600 no máximo.

Como trabalho com edição de fotos preciso pegar um IPS.

Opções;

MSI G28 R$1399 PIX.

Algum TUF num preço bom.

Samsung UR55 " algumas reclamações"

Pichau Perseus pro R$1399 esses dias.

Tenho medo de pegar Full HD em tela 27 polegadas.
 
Tava vendo aqui, o único defeito do SPRO28 é ter apenas 1 ano de garantia contra os 3 dos monitores tops da marca. Mas pelo preço acho que vale a pena arriscar mesmo assim...pagar 4500,00 no "mesmo" monitor por ser Gigabyte me parece demais, e 5500,00 no Coolermaster mini led, por mais que seja até atrativo, fica muito pesado pra 2 monitores.
 
Boa tarde estou procurando algum monitor CxB e qual escolho um de 27 polegadas ou 32 polegadas? Alias ficar perto do monitor 32 faz mal para a vista? Minha ideia é pegar um de 32 em vez de uma TV de 43 para eu ver os meus filmes.
 
Tenho medo de pegar Full HD em tela 27 polegadas.
Cara, tenho um TUF IPS de 27' e sinceramente, não sei se ou que sou meio cegueta, mas mesmo consideravelmente próximo do monitor, não consigo ver pixel ou qualquer coisa do tipo que o pessoal tanto diz, então, com embasamento na minha vivência, pode ir sem medo.

:incri1:
 
Minhas opções para black friday:

lg-27gr95qe-b +/- R$ 4500 (Praticamente descartado, risco de taxa de importação e garantia de 3 meses está tenso)

AW2724DM R$ 3000 (parece que se chorar no chat da Dell fazem até por R$ 2500, 3 anos de garantia, no contra só "tecnologia antiga")

Perseus P1 R$ 2.800 (Se voltar o preço de 10 dias atrás na black, medo por ser white label, mas tem 3 anos de garantia, e é o tal do MINILED)
Sabe se esse LG tem como parcelar de alguma forma lá na amazon japan?
esses monitores pichau 4k 144hz e o perseus p1 é glossy?
Nenhum deles é glossy, não sei o que levou o @andrel1p a achar que era.
Tava vendo aqui, o único defeito do SPRO28 é ter apenas 1 ano de garantia contra os 3 dos monitores tops da marca. Mas pelo preço acho que vale a pena arriscar mesmo assim...pagar 4500,00 no "mesmo" monitor por ser Gigabyte me parece demais, e 5500,00 no Coolermaster mini led, por mais que seja até atrativo, fica muito pesado pra 2 monitores.
O outro defeito é a loteria de painel, muitos vem com cores lavadíssimas e outros com scalines. Complicado, mas o direito de 7 dias tá aí.
Boa tarde estou procurando algum monitor CxB e qual escolho um de 27 polegadas ou 32 polegadas? Alias ficar perto do monitor 32 faz mal para a vista? Minha ideia é pegar um de 32 em vez de uma TV de 43 para eu ver os meus filmes.
1080p? Cara, pra 1080p eu recomendo no máximo 24", e pra ver filmes tanto 27" quanto 32" serão pequenos.


Eu já devolvi tanto o CR27 (cores distorcidas) e o Perseus Pro 4K (backlight bleed absurdo e ghosting).
Pra essa Black Friday to de olho no Perseus P1, Cooler Master Tempest GP27Q, SPRO28 e no Gigabyte M28U.
Pra quem tem dúvida entre a diferença de 1440p pra 4K, sim, ela é consideravelmente perceptível, inclusive achei maior do que de 1080p pra 1440p, mas o impacto na performance é realmente avassalador, por isso 1440p é interessante, pois tem uma qualidade decente sem destruir a performance, minha 3080 agradece.
 
1080p? Cara, pra 1080p eu recomendo no máximo 24", e pra ver filmes tanto 27" quanto 32" serão pequenos.
Então o meu atual monitor acho que é 21,5 LCD já tem uns 15 anos é ainda é bom tem 2ms e 50.000:1 de contraste. A minha ideia era aposentá-lo e colocar um monitor de 27 ou 32 que serviria para ver filmes também. Se for o caso então e melhor manter o monitor e comprar uma TV de 43 mais aí fica duas telas no quarto que é pequeno pode ficar um pouco estranho.
 
Então o meu atual monitor acho que é 21,5 LCD já tem uns 15 anos é ainda é bom tem 2ms e 50.000:1 de contraste. A minha ideia era aposentá-lo e colocar um monitor de 27 ou 32 que serviria para ver filmes também. Se for o caso então e melhor manter o monitor e comprar uma TV de 43 mais aí fica duas telas no quarto que é pequeno pode ficar um pouco estranho.
Cara, eu falo assim, mas essas coisas vc tem que testar na prática pra ver a sua própria percepção. Eu tenho uma visão muito apurada pra qualidade, então pra mim 1080p não dá mais kk.
Mas pode ser que pra você funcione, quanto vc tá pensando em gastar? Pq dependendo, você pode pegar um monitor 32" 1440p 165hz por menos de 2 mil reais, vai ter uma boa densidade de pixels e um tamanho OK pra ver filmes. O Asus VG32VQ1B por exemplo, ele é VA, pra jogar não é dos mais rápidos, mas tem um contraste alto, então é bom pra ver filmes.

Só um detalhe que esse seu monitor tem 50.000:1 de contraste dinâmico, basicamente é um contraste fake, o contraste real dele deve ser 1000:1 mesmo. 50.000:1 reais só OLED mesmo e alguns mini-led.
 
Cara, tenho um TUF IPS de 27' e sinceramente, não sei se ou que sou meio cegueta, mas mesmo consideravelmente próximo do monitor, não consigo ver pixel ou qualquer coisa do tipo que o pessoal tanto diz, então, com embasamento na minha vivência, pode ir sem medo.

:incri1:
Poxa então. Tô pensando em arriscar esse TUF. Pelo que vi tem bom RGB
 
Só um detalhe que esse seu monitor tem 50.000:1 de contraste dinâmico, basicamente é um contraste fake, o contraste real dele deve ser 1000:1 mesmo. 50.000:1 reais só OLED mesmo e alguns mini-led.
Vou ver o que faço, o monitor ele é 50.000:1 está nas especificações dele agora não creio que a Samsung mentiria, como é um monitor com tecnologia antiga não deve ser tão perceptível.

Deixo um review antigo e especificação: https://www.tecmundo.com.br/lcd/3600-analise-monitor-lcd-samsung-p2270.htm
 
Mais updates do SPRO28:

Positivos
- Suporta 4k 144hz sem DSC com 6 bpc.
- Ele tem DCC/CI e dá pra configurar tudo via windows pelo Entech SoftMCC.

Negativos
- O HDR dele no Windows 11 é muito escuro. Pode ser bug do Windows, mas parece que decepcionou. Já não era acostumado mesmo, mas é um ponto de atenção pra quem se importa, principalmente pra quem considera um miniled. Vou testar depois no PS5 só por garantia.
- O perfil de calibração muda completamente quando se altera o refresh rate, o que pode ser um saco pra quem usa múltiplos dispositivos.
 
Última edição:
Se alguém precisar de informações sobre o Perseus P1, estou a disposição. O cooler master GP27Q acho difícil ficar abaixo dos R$3699,00 que ta agora na kabum.
 
Se alguém precisar de informações sobre o Perseus P1, estou a disposição. O cooler master GP27Q acho difícil ficar abaixo dos R$3699,00 que ta agora na kabum.
3589 se tiver Prime.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3589 se tiver Prime.
Se alguém precisar de informações sobre o Perseus P1, estou a disposição. O cooler master GP27Q acho difícil ficar abaixo dos R$3699,00 que ta agora na kabum.
O P1 coletaram ontem, pela Daytona, falaram que estavam indo pra o aero porto, até agora nada de atualizar o rastreio, aguardar mandarem uma nova unidade, gostei muito do monitor durante o tempo que usei.
 
Eu também;em prefiro telas glossy, tipo vidro brilhante, iguais as Oled, mas geralmente só vem fosco.
tela fosca protegr mais os olhos do brilho, por isso usam em monitores, apesar de deixar a imagem menos brilhante e viva
 
Vou ver o que faço, o monitor ele é 50.000:1 está nas especificações dele agora não creio que a Samsung mentiria, como é um monitor com tecnologia antiga não deve ser tão perceptível.

Deixo um review antigo e especificação: https://www.tecmundo.com.br/lcd/3600-analise-monitor-lcd-samsung-p2270.htm
Ta aí nas especificações, contraste dinâmico, não é um contraste real (que inclusive pesquisei e realmente é 1000:1), esse nível de contraste é impossível em um LCD sem mini-led.
Se alguém precisar de informações sobre o Perseus P1, estou a disposição. O cooler master GP27Q acho difícil ficar abaixo dos R$3699,00 que ta agora na kabum.
Se puder tirar umas fotos dele em HDR e SDR, comparando o preto com o local diming, ou mesmo rodando algum jogo escuro seria fantástico.
 
Fechou os 7 dias de arrependimento do meu GP27Q e fiquei com o monitor, sem dead ou stuck pixel, painel IPS excelente com mini-led e recursos como HDR e Local Dimming.
Qualidade muito superior aos meus outros dois monitores, UJ590 VA 4k e Asus TUF VG249Q IPS FHD.
Decidi pagar um pouco mais caro nele ao invés do Pichau P1 devido a quantidade de reviews e opiniões presentes na internet do GP27Q e não me arrependo.
Alguns membros vieram me perguntar sobre e destaquei também alguns pontos negativos estão por parte de bugs relacionados ao OSD e o Firmware do monitor.
A Cooler Master continua lançando algumas atualizações periodicamente, tanto pra ele quanto pro seu irmão 4K o GP27U e creio que a tendência é melhorar.
 
Ta aí nas especificações, contraste dinâmico, não é um contraste real (que inclusive pesquisei e realmente é 1000:1), esse nível de contraste é impossível em um LCD sem mini-led.

Se puder tirar umas fotos dele em HDR e SDR, comparando o preto com o local diming, ou mesmo rodando algum jogo escuro seria fantástico.
Hoje a noite eu faço isso, posso ver isso no alan wake 2 que é escuro pra caceta kkkk.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo