Guia de Fontes do Nyan (old)

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Elesito

Uno com escada e RGBs
Registrado
guiateaser.png



Saudações!




Eu criei uma lista de fontes há algum tempo me baseando na situação atual do mercado brasileiro, e fico feliz por ela ter sido realmente útil por todos esses meses. Mas hoje alguns propósitos mudaram e agora passei o tópico para o modo de planilha no Excel, devido a grande dificuldade de edição que eu tive que enfrentar durante estes meses. Agora o Guia de Fontes é voltado para escolha de fontes em qualquer lugar. Não só aqui no Brasil, mas quando você estiver saindo em viagem, pode conferir o guia e fazer a melhor escolha. Ah, extinguir tabelas como o guia de fontes para a importação e fontes troll e juntá-las na mesma tabela é uma medida que tomei também para tornar as fontes mais visadas, e comparar o que tem de melhor no mercado com as opções de fonte que temos aqui.

A nova tabela é um pouco menos técnica que a antiga lista de fontes, porém eu utilizei critérios levando em conta uma penca de testes de fontes pela net (JonnyGuru, PlayWares, TechPowerUp!, PCPer, ITOCP e Planet3dNow! principalmente) e tendências de mercado como o fato do consumo dos novos componentes e produtos em queda, cabeamento adequado para cada configuração, entre outras coisas, deixando tudo direitinho para quem tem maior dificuldade para escolher uma fonte, nos mesmos moldes da tabela de SSDs, mas um pouco melhor elaborado, já que fonte é uma coisinha mais chata de escolher, certo?



Lembrando que só colocarei as fontes mais visadas pelo público, as que eu não citar é porque não são muito relevantes para a compra ou simplesmente eu esqueci de citar, por isso, peço a colaboração de vocês para sugerir a adição de mais fontes, desde que estejam a venda no mercado.




OBS: Podem ver o ranking de fontes neste link.

Tópicos importantes para a leitura:

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara
Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.
Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC
Demanda das VGA x Dimensionamento da Fonte
Causas da potencialite aguda - Muitos caem nessa
"watt real" não significa boa fonte. Por que?

E então, como usar a tabela?

Ao invés de utilizar um sistema por notas e cores dizendo arbitrariamente que C é sempre melhor que A, e que fonte de cor X tem que ser evitada, é melhor saber se cada avaliação cabe em cada categoria de fonte. Então, utilizei um sistema de três cores indicativas, mostrando se aquele atributo é realmente significativo em cada categoria. Por exemplo, se no guia de fontes, você ver algum atributo, seja atributos marcados ou não por nota, em vermelho, quer dizer que a fonte deve ser evitada para compra, sem mais, nem menos. Se algo estiver marcado com verde, quer dizer que aquele atributo é ideal para aquela faixa de potência. E se algo estiver marcado em azul em negrito, quer dizer que o atributo é excepcional e incomum também. Tomando apenas essas cores, você já pode saber se uma fonte é melhor ou pior que a outra.

Porque não temos mais a potência entregue na linha de +12V informada detalhadamente?

Perceba que no próprio tópico eu coloquei fontes rotuladas a potência maior que o prometido em categorias diferentes por causa disso, então eu deixei a potência útil de uma fonte de forma subliminar no tópico. Também é bom lembrar que existem fontes com reguladores de tensão individual e em grupo e fontes com conversores DC-DC que geram as demais linhas de uma fonte a partir da linha de +12V, então não é para todas as fontes que a regra da potência útil = total entregue em 12V + 40W vai funcionar. A potência útil de uma fonte com conversores DC-DC será apenas a linha de +12V, sem somar as demais linhas. Além disso, a quantidade de potência entregue não é interessante na hora da compra da fonte. Existem muitos pontos para serem pensados na escolha da fonte antes da potência, isso vai do conhecimento da saída do ripple até o cabeamento.

"Ah, mas eu não sei o que é ripple e tensão, Nyan-channnnnnn!!"

Não se preocupe, faça o download do guia de fontes abaixo e você vai entender o papel deles de forma simples e rápida:

Guia Atualizado de fontes 5.0 - Revisão 1 - 140,77KB

_________________________________________

Changelog (rev0 para rev1):

- Adição de linhas para facilitar a leitura das planilhas
- Adição da fonte OCZ ModXStream 500, devido a abundância e popularidade
_______________________________________________



Espero que este novo guia seja de ajuda a todos! Podem postar sugestões e críticas, pois não prometo um guia totalmente fiel a todos os números, afinal, são vários testes! Por isso mesmo a participação da galera é fundamental. Até mais!
 
Última edição:
Muito show o tópico brother parabens , deveria ser fixado.... nem preciso dizer que está mais que qualificado...
Más queria tirar uma dúvida sou 1 feliz proprietário de uma OCZ ZX 1000W , más gostaria de contribuir com algumas caracteristicas para os futuros compradores... caso vc queria incluir a informação... os cabos 8pinos de alimentação do processador são curtos pra caramba... não dá nem pra passar ele por trás do gabinete Corsair Carbide 500R tive que comprar extensores sleeves, e a fonte é 100% modular e não 75% como vc colocou aí no post dela... posso ter entendido errado.
 
Qualquer informação é bem vinda, Wilson. Se a ZX1000 é totalmente modular, a série ZX toda é, mas o que muda na avaliação aí é que os cabos são curtos. Aí vou ter que rebaixar o cabeamento para ótimo ao invés de excelente.
 
Qualquer informação é bem vinda, Wilson. Se a ZX1000 é totalmente modular, a série ZX toda é, mas o que muda na avaliação aí é que os cabos são curtos. Aí vou ter que rebaixar o cabeamento para ótimo ao invés de excelente.

Ótimo e excelente são sinônimos. Isso atrapalha a interpretação. Eu diria o mesmo para o termo "próximo do perfeito".
ótimo - Wikcionário
 
Ótimo e excelente são sinônimos. Isso atrapalha a interpretação. Eu diria o mesmo para o termo "próximo do perfeito".
ótimo - Wikcionário

Pra mim excelente é uma palavra mais pesada que ótimo. Não é a toa que utilizei isso nos critérios de avaliação. Agora este último nem consegui encontrar melhor palavra para descrever. Vou deixar isso para uma atualização mais pesada.
 
Queria que tivesse um tópico desses quando eu montei meu pc, nem dei muita importância para fonte. Parabéns, qualificado!
 
Otimo tópico.Parabens.
Só uma coisa que poderia acrecentar,a XFX 650XXX a nova versão(eu sou proprietário de uma) vem com 6 cabos PCI-EX(4x8pin(sendo 2 fixos,e 2 modulares) e 2x 6pin fixos):cereal: Abraço.
 
Otimo tópico.Parabens.
Só uma coisa que poderia acrecentar,a XFX 650XXX a nova versão(eu sou proprietário de uma) vem com 6 cabos PCI-EX(4x8pin(sendo 2 fixos,e 2 modulares) e 2x 6pin fixos):cereal: Abraço.

Eu desconheço uma nova versão com seis cabos PCI-E. Não é a metade dos cabos PCI-E modulares e a outra metade fixos?
 
Porque citar a HX750 e não a HX650? Por causa da TX650M?

Edit: Acabei de ver que está no segundo post. Mas ela já é relativamente popular, tinha na Just Shop, Kabum, entre outras.

Ótimo topico.
 
Última edição:
Porque a HX650 é mais difícil de encontrar. Por isso está na lista de fontes raras, no post abaixo do principal.
 
Acabei de ver que não tem mais na Just Shop, até um dia desses estava a R$ 350, ótimo preço.

Tem na Kabum, mas é 450 :megusta:
 
A HX650 até algum tempo atrás era bem mais fácil de encontrar, mas hoje é um pouquinho difícil e quando você consegue encontrar, encontra caro.
 
Se for atualizado com frequencia, merece ser pinado. Devidamente qualificado.
 
Excelente tópico progamer, vai ajudar muita gente, quando o assunto é fonte esse cara entender, aprovado.
 
Muito bom o tópico mesmo, qualificado :joia:
 
Ótimo post deve ser fixado na minha opnião.
 
Tambem acho que deve ser fixado, muito bom !
 
Eu desconheço uma nova versão com seis cabos PCI-E. Não é a metade dos cabos PCI-E modulares e a outra metade fixos?
Neem é 2x6Pin e 2x6+2Pin fixos e 2x6+2pin modulares mesmo...(nem sei porque botaram tanto cabo,mas vai lá saber):hmm:
 
Parabéns Tópico muito bom e com certeza deveria ser fixado com certeza. :awesome:
 
Bom tópico, vai ser de grande utilidade. Deve ser pinado!

Abs
 
Já havia lido em outro fórum, excelente tópico. Qualificado.
Espero que diminua a frequência de tópicos do tipo CX430 ou OCZ SXS2, rs.
 
Neem é 2x6Pin e 2x6+2Pin fixos e 2x6+2pin modulares mesmo...(nem sei porque botaram tanto cabo,mas vai lá saber):hmm:

Não sabe porque botaram tanto cabo? Quando descobrir que sua fonte dá conta de duas HD6950 e com muita folga, vai entender. :hmm:
 
Não sabe porque botaram tanto cabo? Quando descobrir que sua fonte dá conta de duas HD6950 e com muita folga, vai entender. :hmm:
:bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Então ta agora eu troco de mobo e compro mais umas VGA's...:haha::haha:
 
Ótimo e excelente são sinônimos. Isso atrapalha a interpretação. Eu diria o mesmo para o termo "próximo do perfeito".
ótimo - Wikcionário

Como eu disse, ia relevar essa crítica e por isso mudei o sistema de avaliação do tópico. Espero que não pensem que o S é pior que o F, rsrs...
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo