• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Guia para iniciantes/discussões sobre mineração - Regras no 1º post

1 dúvida, para sacar / transformar em brl, teria que enviar o valor da carteira offline para 1 exchange certo?
Sim!

Inclusive, pela segurança, a sugestão do doctor aqui pelo tópico foi: precisou mandar $ pra exchange ou outro usuário, separa o valor e o restante se houver já manda pra OUTRA, nova, carteira offline.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Problema do cobre é encontrar e o preço.
Mas era apenas uma sugestão ao colega, aqui a minha placa roda com hotspot na casa dos 50°C, felizmente isso não me preocupa.
Voltando a esse ponto, no AliExpress tem um produto específico saindo por tipo R$22 com frete grátis pra usuários novos (só criar conta com outro email, Ali não se importa se o CPF já tem outra).

Posso compartilhar aqui, se interessar. Vem 8 por pacote.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fiz um "frankstein" aqui pra substituir o backplate PLÁSTICO da 3080 MSI.

CD3FsOj.jpg



ltQVOgs.jpg


Foram 3 horas recortando umas aparas de alumínio que tinha aqui sobrando.
Acabamento deixei pra outra oportunidade...
Usei os mesmos thermal pads originais de baixa qualidade.
Baixou 10º (de 106 para 96).
Falando em gambiarra, botei aqui pra testar. Não resisti e fui ver qual é essa coisa da ventoinha, sem apelar pro water cooling (que eu acho massa, mas pra quem troca de placa a cada 1,5-2 anos, é custoso demais). E olha, é de ficar doido como as marcas não pensam nisso.

O delta passou de 4 graus entre 92-96 ºC, 92 ºC na média, para 2 graus entre 88-90 ºC, sendo que a média fica em 88 ºC.

Agora, em comparação, é uma diferença mínima de 4 graus a menos e de até 8 graus, só com o fan.

Que é este aqui:
The Lian Li 120 mm ARGB fans supplied with both the Galahad models have a variable speed of 800 to 1900 RPM, can operate in PWM or DC mode, and have a rated airflow of 69.17 CFM.
 
Última edição:
1 dúvida, para sacar / transformar em brl, teria que enviar o valor da carteira offline para 1 exchange certo?
Exato.
Tem esse passo a mais que é justamente mandar da carteira off-line para uma corretora on-line.
Por isso que sempre gosto de frisar que a carteira off-line é para fazer hold de longo prazo. Se é pra ficar movimentando frequente ou fazer trade, deixa numa on-line mesmo.
 
Passando só pra compartilhar resultados de testes com a ventoinha sobre a GPU!

Deixei 16 horas seguidas estressando a VRAM.
A média foi de 88,5 ºC, isso porque à tarde aqui em SP deu uma esquentada, mas seguiu o que havia dito antes ref. ao sensor Memory Junction (mensurado via HWiNFO)

Temperatura mínima = 88 ºC (antes 92 ºC)
Temperatura máxima = 90 ºC (antes 96 ºC)

Acho legal compartilhar também que não houve qualquer deformação na estrutura da ventoinha.

Agora nem tô ligando muito pra aparência, dei um tapa geral aqui e até que ficou legal:


(comentário aleatório: achei engraçado que alguém foi lá na foto de antes e deu downvote?! 😅)

Me empolguei aqui e comprei 12 heatsinks de cobre, porque seja jogando, seja pra quem for minerar, me parece que é um benefício generalizado (se uma parte da GPU tá mais fria, o bônus é geral). 👌 Depois compartilho resultados.
 
Sim!

Inclusive, pela segurança, a sugestão do doctor aqui pelo tópico foi: precisou mandar $ pra exchange ou outro usuário, separa o valor e o restante se houver já manda pra OUTRA, nova, carteira offline.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Voltando a esse ponto, no AliExpress tem um produto específico saindo por tipo R$22 com frete grátis pra usuários novos (só criar conta com outro email, Ali não se importa se o CPF já tem outra).

Posso compartilhar aqui, se interessar. Vem 8 por pacote.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Falando em gambiarra, botei aqui pra testar. Não resisti e fui ver qual é essa coisa da ventoinha, sem apelar pro water cooling (que eu acho massa, mas pra quem troca de placa a cada 1,5-2 anos, é custoso demais). E olha, é de ficar doido como as marcas não pensam nisso.

O delta passou de 4 graus entre 92-96 ºC, 92 ºC na média, para 2 graus entre 88-90 ºC, sendo que a média fica em 88 ºC.

Agora, em comparação, é uma diferença mínima de 4 graus a menos e de até 8 graus, só com o fan.

Que é este aqui:


Sim, eu falei, algo bem besta mas que baixa bem a temperatura das memórias. Eu que testei e vi que deu certo ai postei aqui para o pessoal.

Acabei tirando os mini dissipadores, ajudaram muito pouco e n dava para apoiar o fan em forma de exaustão pois batiam as hélices neles, ai tinha q colocar soprando em cima do backplate, que tbm da certo, mas com a diferença que quando ele sopra o ar em cima do backplate, o ar quente fica ali preso entre o fan e o backplate e sai pelas laterais e acaba aquecendo mais o interior do gabinete, ja como exaustor ele direciona o ar quente para cima, diretamente para os fans do topo que o retiram rapidamente. Ai mantive somente o fan mesmo como exaustor na backplate.
 
Última edição:
Sim, eu falei, algo bem besta mas que baixa bem a temperatura das memórias. Eu que testei e vi que deu certo ai postei aqui para o pessoal. Os mini dissipadores acabei tirando, pois n dava para apoiar o fan em forma de exaustão ai tinha q colocar soprando em cima do backplate, que tbm da certo, mas com a diferença que quando ele sopra o ar em cima do backplate, o ar quente sai pelas laterais e acaba aquecendo mais o interior do gabinete, ja como exaustor ele direciona o ar quente para cima diretamente para os fans do topo que o retiram rapidamente.
Lembro, tinha visto você postando e lá no Reddit. Mas confesso que só me empolguei pra fazer depois da interação aqui!

Não sei como vai ser com os heatsinks, mas acabei pedindo pra testar.
Lá no Reddit uma galera conseguiu, como cê acha que fizeram pra deixar a ventoinha em exaustão?

Será que tem que ser como esse cara aqui, que postou o detalhamento do teste, instalação e afins, julgou o ideal... meio que de lado, sabe?
Não tô achando o post lá, infelizmente.
 
Passando só pra compartilhar resultados de testes com a ventoinha sobre a GPU!

Deixei 16 horas seguidas estressando a VRAM.
A média foi de 88,5 ºC, isso porque à tarde aqui em SP deu uma esquentada, mas seguiu o que havia dito antes ref. ao sensor Memory Junction (mensurado via HWiNFO)

Temperatura mínima = 88 ºC (antes 92 ºC)
Temperatura máxima = 90 ºC (antes 96 ºC)

Acho legal compartilhar também que não houve qualquer deformação na estrutura da ventoinha.

Agora nem tô ligando muito pra aparência, dei um tapa geral aqui e até que ficou legal:


(comentário aleatório: achei engraçado que alguém foi lá na foto de antes e deu downvote?! 😅)

Me empolguei aqui e comprei 12 heatsinks de cobre, porque seja jogando, seja pra quem for minerar, me parece que é um benefício generalizado (se uma parte da GPU tá mais fria, o bônus é geral). 👌 Depois compartilho resultados.

Caraca seu gabinete tem fan em tudo q é canto oloco haha e mesmo assim todos esses fans n teve nenhum efeito sobre a temp. das memórias.

Aonde achou heatsinks de cobre ? e pagou quanto ? Considerando que são mto superior aos de aluminio, vou aguardar o seu para ver se tem melhores resultados com os meus de aluminio q n mudou mta coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembro, tinha visto você postando e lá no Reddit. Mas confesso que só me empolguei pra fazer depois da interação aqui!

Não sei como vai ser com os heatsinks, mas acabei pedindo pra testar.
Lá no Reddit uma galera conseguiu, como cê acha que fizeram pra deixar a ventoinha em exaustão?

Será que tem que ser como esse cara aqui, que postou o detalhamento do teste, instalação e afins, julgou o ideal... meio que de lado, sabe?
Não tô achando o post lá, infelizmente.
Então teria que colocar uns pezinhos no fan para ele ficar um pouco mais alto que os heatsinks e as hélices do fan n bater neles, mas ai ia ficar mta gambiarra acabei desistindo hahaha e n sei se mudaria muita coisa tbm, ja tentei tanta coisa aqui mas as alterações foram insignificantes, o que mais deu certo mesmo foi simplesmente o fan apoiado ali mesmo, tudo q tentei depois aliado ao fan junto ali do backplate n mudou nd.

Talvez um desse:

 
Última edição:
Caraca seu gabinete tem fan em tudo q é canto oloco haha e mesmo assim todos esses fans n teve nenhum efeito sobre a temp. das memórias.

Aonde achou heatsinks de cobre ? e pagou quanto ? Considerando que são mto superior aos de aluminio, vou aguardar o seu para ver se tem melhores resultados com os meus de aluminio q n mudou mta coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então teria que colocar uns pezinhos no fan para ele ficar um pouco mais alto que os heatsinks e as hélices do fan n bater neles, mas ai ia ficar mta gambiarra acabei desistindo hahaha e n sei se mudaria muita coisa tbm, ja tentei tanta coisa aqui mas as alterações foram insignificantes, o que mais deu certo mesmo foi simplesmente o fan apoiado ali mesmo, tudo q tentei depois aliado ao fan junto ali do backplate n mudou nd.

Talvez um desse:

É, Rick, esses fans tem um propósito atual e um futuro: agora, manter a temperatura boa do processador (consigo 5.2 GHz nele, antes conseguia 5 GHz no máximo). No futuro, fazer parte de um custom loop com 3 radiadores.

Então é investimento a longo prazo.

Mas sobre as memórias é isso mesmo, junção aprendemos todos que tem que ser via contato: seja dissipador, seja ventoinha, seja pad. Tem que ser via contato.

Dissipadores na backplate completa não tô considerando, eu tenho esse cooler de memória que me impede e ele é importante pra manter a RAM B-die (que é muito sensível a alterações de temperatura) estável. Meu kit é de 3600 MHz CL18, aí mexi até chegar em 4000 MHz CL16.

Comprei dissipadores especificamente pra VRAM. Estes aqui:
R$ 28,60 | 8pcs/Pack Copper RHS-03 Ram Heatsink For DDR DDR2 DDR3 Heat Sink Radiator

Se puder criar conta nova e usar este cupom, capaz de cê ganhar algum desconto:
Hi, it's fun to shop on AliExpress! Use my invite code "INUORBMF" to get R$ 171,00 in coupons. Tap to know more: https://a.aliexpress.com/_mKln0iH
 
Passando só pra compartilhar resultados de testes com a ventoinha sobre a GPU!

Deixei 16 horas seguidas estressando a VRAM.
A média foi de 88,5 ºC, isso porque à tarde aqui em SP deu uma esquentada, mas seguiu o que havia dito antes ref. ao sensor Memory Junction (mensurado via HWiNFO)

Temperatura mínima = 88 ºC (antes 92 ºC)
Temperatura máxima = 90 ºC (antes 96 ºC)

Acho legal compartilhar também que não houve qualquer deformação na estrutura da ventoinha.

Agora nem tô ligando muito pra aparência, dei um tapa geral aqui e até que ficou legal:


(comentário aleatório: achei engraçado que alguém foi lá na foto de antes e deu downvote?! 😅)

Me empolguei aqui e comprei 12 heatsinks de cobre, porque seja jogando, seja pra quem for minerar, me parece que é um benefício generalizado (se uma parte da GPU tá mais fria, o bônus é geral). 👌 Depois compartilho resultados.

Cara, primeiramente, parabéns pelo PC maravilhoso que tu tem rs.
Segundo, por favor quando fazer o custom da placa mande aqui para que nós tenhamos a chance de acompanhar mais sobre o assunto.
No momento to usando uma ventoinha velha (full load) de um pc que tinha aqui, encomendei 2 novas pra substituir e aumentar a eficiência ( se der ).
 
É, Rick, esses fans tem um propósito atual e um futuro: agora, manter a temperatura boa do processador (consigo 5.2 GHz nele, antes conseguia 5 GHz no máximo). No futuro, fazer parte de um custom loop com 3 radiadores.

Então é investimento a longo prazo.

Mas sobre as memórias é isso mesmo, junção aprendemos todos que tem que ser via contato: seja dissipador, seja ventoinha, seja pad. Tem que ser via contato.

Dissipadores na backplate completa não tô considerando, eu tenho esse cooler de memória que me impede e ele é importante pra manter a RAM B-die (que é muito sensível a alterações de temperatura) estável. Meu kit é de 3600 MHz CL18, aí mexi até chegar em 4000 MHz CL16.

Comprei dissipadores especificamente pra VRAM. Estes aqui:
R$ 28,60 | 8pcs/Pack Copper RHS-03 Ram Heatsink For DDR DDR2 DDR3 Heat Sink Radiator

Se puder criar conta nova e usar este cupom, capaz de cê ganhar algum desconto:
A entendi muito obrigado. E pc show !!! Vou aguardar os seus chegarem se for melhor que esses de aluminio ai compro tbm ai, se não só vou gastar mais de bobeira, ja gastei 85,00 nesses de aluminio.

Uma duvida, em quantos % esta deixando os fans da sua placa de video para manter esses 90 graus ?
 
Última edição:
Cara, primeiramente, parabéns pelo PC maravilhoso que tu tem rs.
Segundo, por favor quando fazer o custom da placa mande aqui para que nós tenhamos a chance de acompanhar mais sobre o assunto.
No momento to usando uma ventoinha velha (full load) de um pc que tinha aqui, encomendei 2 novas pra substituir e aumentar a eficiência ( se der ).

A entendi muito obrigado. E pc show !!! Vou aguardar os seus chegarem se for melhor que esses de aluminio ai compro tbm ai, se não só vou gastar mais de bobeira, ja gastei 85,00 nesses de aluminio.

Uma duvida, em quantos % esta deixando os fans da sua placa de video para manter esses 90 graus ?
Edgar e Rick, obrigado! Foram 5 anos de dedicação até chegar nesse PC atual! 🙏

Pode deixar que compartilho aqui no tópico.

E o que já dá pra responder: fiz o stress test depois de negociar com a companheira o barulho noturno! rs Em resumo, 100%.

Pra diminuir esse barulho, acho que não tem escapatória, teria que tacar um custom loop... Mas ainda assim, fica menos barulhento que um ventilador comum.

E Rick, fiz mais 10 horas de teste, manteve 88 ºC essa noite.
 
Edgar e Rick, obrigado! Foram 5 anos de dedicação até chegar nesse PC atual! 🙏

Pode deixar que compartilho aqui no tópico.

E o que já dá pra responder: fiz o stress test depois de negociar com a companheira o barulho noturno! rs Em resumo, 100%.

Pra diminuir esse barulho, acho que não tem escapatória, teria que tacar um custom loop... Mas ainda assim, fica menos barulhento que um ventilador comum.

E Rick, fiz mais 10 horas de teste, manteve 88 ºC essa noite.

Será que deixar o fan em 100% tanto tempo assim n tem perigo de queimar ? Apesar das fabricantes garantirem algo em torno de 10 anos acho de durabilidade desses fans da placa de video e isso deve ser considerado 24h p dia né...Mas aqui ainda ta meio quente, com fan em 100% e PL em 60%, ainda ficam em 94 graus, impossivel deixar abaixo disso aqui minerando, somente com PL em 57% mas ai n rende nd. Com o PL em 60% ta fazendo 90 mh/s, é o que da, se eu aumentar vai para 96-98 graus. Apesar de estar abaixo ainda do suposto limite termico de operação da tjunction que seria teoricamente em torno de 105 graus, mas melhor manter o mais baixo possivel.
 
Será que deixar o fan em 100% tanto tempo assim n tem perigo de queimar ? Apesar das fabricantes garantirem algo em torno de 10 anos acho de durabilidade desses fans da placa de video e isso deve ser considerado 24h p dia né...Mas aqui ainda ta meio quente, com fan em 100% e PL em 60%, ainda ficam em 94 graus, impossivel deixar abaixo disso aqui minerando, somente com PL em 57% mas ai n rende nd. Com o PL em 60% ta fazendo 90 mh/s, é o que da, se eu aumentar vai para 96-98 graus. Apesar de estar abaixo ainda do suposto limite termico de operação da tjunction que seria teoricamente em torno de 105 graus, mas melhor manter o mais baixo possivel.
Então, Rick, eu andei lendo muito sobre essas coisas, mesmo que eu não minere eu não consigo evitar rs
Sempre pesquiso tudo.

Uma das coisas que li foi que as ventoinhas geralmente são testadas na velocidade máxima. Queimar, não queima. O que pode reduzir é a vida útil do rolamento (o tal do "fan bearing" que você vai trombar se pesquisar sobre). Mas de 10 anos, pra quanto? Eu pretendo trocar minha placa daqui 1,5-2 anos, por exemplo. Se não trocar, vou de water cooling. E substituir ventoinha é o mais simples de um defeito com placa, anyway.

E tem um fator que a gente geralmente esquece de mencionar: temperatura ambiente.
Eu não tenho a medida exata, mas tenho duas pra te dizer (infelizmente de agora não tenho, e no momento não posso rodar testes, pois tô trampando):
A região está em 25-26 °C

A temperatura dos termostatos internos estão entre 25 °C e 27 °C. Essa temp vem de 2 sensores que ligo na placa-mãe, um voltado pra fora do gabinete (na tentativa de pegar a temperatura ambiente com maior precisão) e o outro deixo logo abaixo da GPU, então seria a temperatura interna do gabinete

Com a temperatura assim, eu estimo que estaria mais estável em 90 °C, voltando pra 88 °C só à noite.

Como tá a temperatura por aí? Você consegue medir?

Testes aqui rolaram com PL 73%, com BIOS de 450W isso dá uma média de 302W de consumo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa que eu lembrei aqui.
Como tá ficando o núcleo da placa? Aqui pra 88 graus, o máximo foi 45, a média 44. 46 em diante (e média 45+) já resultava em 2 graus acima.

Reduzir o core pode não ser o melhor pra baixar a temperatura da memória diretamente, mas a placa É um ambiente quase fechado, né...

E uma terceira e última coisa: usando o 4º fan direto na placa, como eu tô, por vezes desligava o 3º fan, aumentado a temp do núcleo. Então tente garantir que tão girando todos no RPM certo.
 
Última edição:
Passando só pra compartilhar resultados de testes com a ventoinha sobre a GPU!

Deixei 16 horas seguidas estressando a VRAM.
A média foi de 88,5 ºC, isso porque à tarde aqui em SP deu uma esquentada, mas seguiu o que havia dito antes ref. ao sensor Memory Junction (mensurado via HWiNFO)

Temperatura mínima = 88 ºC (antes 92 ºC)
Temperatura máxima = 90 ºC (antes 96 ºC)

Acho legal compartilhar também que não houve qualquer deformação na estrutura da ventoinha.

Agora nem tô ligando muito pra aparência, dei um tapa geral aqui e até que ficou legal:


(comentário aleatório: achei engraçado que alguém foi lá na foto de antes e deu downvote?! 😅)

Me empolguei aqui e comprei 12 heatsinks de cobre, porque seja jogando, seja pra quem for minerar, me parece que é um benefício generalizado (se uma parte da GPU tá mais fria, o bônus é geral). 👌 Depois compartilho resultados.

O negócio da fan sobre a gpu é o peso e a trepidação em cima da mesma, será que pode dar ruim?
 
O negócio da fan sobre a gpu é o peso e a trepidação em cima da mesma, será que pode dar ruim?
Backplate de metal na extensão completa da placa ajuda a reduzir o impacto do peso desses bebezinhos gigantes. Além disso, uso esta peça embaixo:


No encaixe, coloquei um EVA, pra evitar contato do plástico do suporte direto na placa. Em cima, esse fan em rotação máxima praticamente não trepida, nada que eu consiga verificar a olho nu. Talvez o suporte da placa ajudd a evitar, não sei dizer.


 
Aqui uma placa parou de minerar do nada duas vezes só hoje, derrubando meu lucro. Isso só pode ser algum bug do NH porque o hardware está tudo ok. Quando isso acontece sou obrigado a reiniciar o PC pra voltar tudo ao normal. O chato é que aconteceu de madrugada e só fui poder corrigir hoje de manhã.
 
Aqui uma placa parou de minerar do nada duas vezes só hoje, derrubando meu lucro. Isso só pode ser algum bug do NH porque o hardware está tudo ok. Quando isso acontece sou obrigado a reiniciar o PC pra voltar tudo ao normal. O chato é que aconteceu de madrugada e só fui poder corrigir hoje de manhã.
Isso daí também da pra automatizar
 
Backplate de metal na extensão completa da placa ajuda a reduzir o impacto do peso desses bebezinhos gigantes. Além disso, uso esta peça embaixo:


No encaixe, coloquei um EVA, pra evitar contato do plástico do suporte direto na placa. Em cima, esse fan em rotação máxima praticamente não trepida, nada que eu consiga verificar a olho nu. Talvez o suporte da placa ajudd a evitar, não sei dizer.


Eu queria fazer algo parecido na minha, colocar 1 ou 2 fans em baixo dela jogando ar direto
porém, o sistema de refrigeração da minha galax 2060s 1-click oc é muito ruim e acho que nem isso ajudaria
sorte que meu gabinete é bem ventilado
quando tava minerando a gpu não passava de 55 e o hotspot de 70, já as memórias não sei porque o hwinfo não informava
 
Eu queria fazer algo parecido na minha, colocar 1 ou 2 fans em baixo dela jogando ar direto
porém, o sistema de refrigeração da minha galax 2060s 1-click oc é muito ruim e acho que nem isso ajudaria
sorte que meu gabinete é bem ventilado
quando tava minerando a gpu não passava de 55 e o hotspot de 70, já as memórias não sei porque o hwinfo não informava
O problema é que nesse aprendizado aqui da galera, junction precisa de algo mais direto.

Essas três fans no fundo do gabinete ajudam a temperatura interna geral, mas não imprimem nenhuma mudança grande no sensor memory junction como o próprio Rick mencionou sobre meu caso.

Agora o fan direto ali em cima, mudou bem.
 
Uma observação sobre colocar fans no gabinete soprando diretamente sobre os fans da VGA:

Boa parte das placas de vídeo hoje em dia usam fans em sentido alternado. Na minha placa o primeiro sopra pra fora, o segundo pra dentro e o terceiro pra fora também.

Colocar fans soprando sobre os fans da placa pode causar turbulência e prejudicar bastante o desempenho.
 
Uma observação sobre colocar fans no gabinete soprando diretamente sobre os fans da VGA:

Boa parte das placas de vídeo hoje em dia usam fans em sentido alternado. Na minha placa o primeiro sopra pra fora, o segundo pra dentro e o terceiro pra fora também.

Colocar fans soprando sobre os fans da placa pode causar turbulência e prejudicar bastante o desempenho.
O aviso é importante pra que cada um avalie o projeto de sua placa.

No meu caso, está puxando, então segue inclusive o fluxo de ar do gabinete.
Fora isso, foram 26 horas acumuladas de teste com melhoria generalizada nas temperaturas da placa, então pelo menos pra 3090 EVGA FTW3 Ultra, manter o fan como exaustor sobre a GPU funciona.

Não pretendo testá-lo jogando pra placa por aqui, já que vai contra o fluxo de ar geral.
 
Uma observação sobre colocar fans no gabinete soprando diretamente sobre os fans da VGA:

Boa parte das placas de vídeo hoje em dia usam fans em sentido alternado. Na minha placa o primeiro sopra pra fora, o segundo pra dentro e o terceiro pra fora também.

Colocar fans soprando sobre os fans da placa pode causar turbulência e prejudicar bastante o desempenho.
que placa eh essa? nao faz muito sentido, voce nao esta confundindo o sentido de rotacao dos fans? aqui tenho 3 que sao assim, mas todas jogam ar frio de fora para o corpo do dissipador..
 
que placa eh essa? nao faz muito sentido, voce nao esta confundindo o sentido de rotacao dos fans? aqui tenho 3 que sao assim, mas todas jogam ar frio de fora para o corpo do dissipador..
Pensei o mesmo. O sentido que muda (Aorus Extreme é um exemplo disso, né?), mas não sei, vai que tem uma com esse airflow esquisito e eu só não conheço? 😶
 
Pensei o mesmo. O sentido que muda (Aorus Extreme é um exemplo disso, né?), mas não sei, vai que tem uma com esse airflow esquisito e eu só não conheço? 😶
estranho, pois os fans que sugariam ar quente iam jogar esse ar no fan que esta injetando ar. Ia virar um bolsao de ar quente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo