GUIA: Undervolting o processador de seu notebook

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Que eu saiba não, infelizmente.

que pena, meu note ja tem uma otima duração de bateria e nao esquenta muito, mas se desse para fazer um Undervolting ficaria melhor ainda!
 
Que pena que não funfa nos Sandy Bridge mobile, tenho 3 horas de bateria aqui razoável mas eu bem que queria um pouco mais.
 
não funfa nos i7? :forever:
 
Interessante... Alguém sabe se funciona ou Já fez com o Intel P6200.. acabei de pegar um Note com esse processador !
 
não consegui no meu samsung RV410 só tem ate index 4
 
Ótimo post. Uma dúvida: esse processo danifica o processador a longo prazo ou ñ tem nada a ver? Pq penso em fazer, meu hp g42-br esquenta bastante, mesmo tendo atualizado a bios...
 
Uma dica para quem tem notebook com APU's da AMD.

Eu comprei um HP g4-1117 com APU AMD A8 3500m.

Pesquisei na internet e vi várias pessoas falando do potencial de overclock com undervolt dessas APU's.

Então baixei a última versão do K10STAT e consegui fazer um overclock de 30% com undervolt junto.

Ficou de 1.5GHz@1.1175V para 2GHz@1.0875V.

Ambos com turbo core para 2.4GHz, mas o processador quase nunca ativa esse modo turbo. Por isso aumentar o clock para 2GHz faz uma boa diferença.

A temperatura final ficou apenas 6ºC maior em full load rodando Prime95.
 
Nenhum dos programas citados no tópico funciona com win 64-bit (pelo menos aqui comigo :trollfail:), ou estou enganado? Meu note é um core i3, com win 7 de 64 bit. O RMClock e o Notebook Hardware Control não funfaram, por darem suporte apenas a sistemas 32 bit. Aí eu pergunto: há alguma alternativa de undervolting para sistemas 64 bit e para processadores geração core?
 
Nenhum dos programas citados no tópico funciona com win 64-bit (pelo menos aqui comigo :trollfail:), ou estou enganado? Meu note é um core i3, com win 7 de 64 bit. O RMClock e o Notebook Hardware Control não funfaram, por darem suporte apenas a sistemas 32 bit. Aí eu pergunto: há alguma alternativa de undervolting para sistemas 64 bit e para processadores geração core?

Tente esse aqui, ThrottleStop_410.
 
Tente esse aqui, ThrottleStop_410.
Po cara, vlw pela dica, baixei e consegui abri-lo aqui no note, deve funcionar. Só que não faço a mínima ideia de como configurar pra fazer o undervolting. Poderia fazer um mini tuto aí de como proceder, se não for incômodo? Tenho medo de fazer algo errado...
 
Ótimo post. Uma dúvida: esse processo danifica o processador a longo prazo ou ñ tem nada a ver? Pq penso em fazer, meu hp g42-br esquenta bastante, mesmo tendo atualizado a bios...

Não tem nada haver, acredito que seja até o contrário, pois ele esquenta menos.
 
Consegui fazer um undervolting em meu Acer Aspire 5551 com precessador AMD Athlon X2 P320 @2.1Ghz|@1.1375v|NB @1.0125 para @2.1Ghz|@1.0000v|NB 0.9500. Não notei muito ganho na bateria, creio que coisa de 15 min, mas a temperatura caiu de 75ºC em full load para 65ºC com temperatura ambiente de 36ºC e o note colocado em cima de uma mesa de madeira. Gostei do resultado, vou testar também no notebook da minha namorada que é um Sony Vaio com phenom II X3 que esta dando um super aquecimento horrível onde o mesmo chega a 95ºC em 15 min
 
Funfa em Ivy Bridge?
 
Funfa em Ivy Bridge?

Infelizmente não, somente até os processadores socket 775 e equivalentes nos mobiles. Para os core ix somente via BIOS ou UEFI até onde eu pesquisei na net.
 
Desculpem reviver o tópico (mas já que é fixo acho que não tem problema xD)

Descobri que o undervolting voltou a ser possível nos processadores de 4ª geração (haswell)
Pretendo fazer isso no meu G1511 New lá por Janeiro/Fevereiro (não to a fim de me estressar e ficar fazendo testes em final de ano hahhaa)
Aí posto novidades =)

Pra quem quiser ir tentando achei esses tópicos em inglês com undervolting no i7-4700MQ

http://www.gaminglaptopsjunky.com/clevo-w230st-review-gtx-765m-almost-true-ultrabportable-gaming-laptop/#undervoltingthei74700mq
[URL="http://forum.techinferno.com/clevo-sager/4301-w230st-undervolting.html"]http://forum.techinferno.com/clevo-sager/4301-w230st-undervolting.html
[URL]http://www.youtube.com/watch?v=hRtFy7FpQF4
[/URL][/URL]
 
Wesleysnyps, pelo o que eu andei pesquisando, só com processadores K e mobos com chipset Z.

Salvo algum forista, tenha alguma informação concreta (link da matéria) sobre este tema, pois eu queria fazer upgrade para Haswell.
 
Wesleysnyps, pelo o que eu andei pesquisando, só com processadores K e mobos com chipset Z.

Salvo algum forista, tenha alguma informação concreta (link da matéria) sobre este tema, pois eu queria fazer upgrade para Haswell.
Bom, no fóruns o pessoal está conseguindo fazer com os MQ. Poderia passar o link de onde vc encontrou essa informação do K e do chipset Z?

Não encontrei nada oficial. Talvez por que undervolting não é tão difundido como overclock. A Intel até divulga quais chips são melhores para overclock, mas nunca vi nada sobre divulgação de undervolting...

Jogando no google "undervolting haswell" encontra até o fórum da anandatech http://forums.anandtech.com/showthread.php?p=35301095

Tá todo mundo usando o Intel XTU (Extreme Tuning Utility). O software é da própria Intel (claro que eles não se responsabilizam por nada) e pelo que eu vi o pessoal discutindo, caso vc faça um undervolting e dê crash, quando vc liga o note ele não vai iniciar o Intel XTU por conta de um mecanismo de segurança: "When you crash, Intel XTU's settings are removed due to its built-in watchdog feature."

Mas infelizmente uma fonte oficial eu não tenho cara, me desculpe =/
 
Nem esquenta, porque os primeiros core ix podia fazer o undervolt tranquilo, depois do Sandy Bridge e posteriores a Intel capou essa alternativa.

Em outro fórum que frequento, um colega montou um Haswell (4670K com mobo Z87) e undervolt é liberado.
 
Tentei no 4900MQ usando o Intel XTU mas ele desliga praticamente com qualquer redução.
 
Pelo que eu entendi, depois do Sandy Bridge ficou dificil fazer o undervolt, só se a mobo permitir e não sei em quais processadores iria funcionar.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo