HOJE: Intel ou AMD?

Concordo 100%

E olha que eu gosto de investir um pouco mais no CPU primeiro e eventualmente fazer up na placa de vídeo depois. Porque é muito mais fácil só trocar a placa de vídeo do que placa mãe e ter que reinstalar o windows e o caralho aquático. Só que só vale a pena investir mais na plataforma (CPU+MOBO) se você tiver caminho de upgrade no futuro. No caso, o Ryzen posso trocar por um Ryzen 2 daqui 3 anos. Mas investir mil reais numa placa mãe de coffe lake que está fadada a ficar obsoleta daqui a 9 meses é de QUEBRAR O PAU. Em geral hardware (como muitas outras coisas) não desvaloriza tanto assim no Brasil, mas eu fico com os dois pés atrás de pagar 2300 reais num combo 8600k + Z170 higher end e correr o risco dos canons serem um bom lançamento por um bom preço e vermos o valor do 8600k e das z370 despencar pra tipo 1500 reais. Serão mais de 30% em desvalorização se quiserem fazer um UP em 2018 ou 2019. Por isso AINDA não está valendo a pena pegar intel. Ryzen continua entregando CxB e possibilidade de upgrades muito mais garantidos. Quando e se o 8600k baixar para menos de 1000 reais e tivermos opções de placa z370 por menos de 800 reais ai talvez vai dar pra voltar a considerar intel pra uma build que não tenha um orçamento grande (4.5k+)


Mas já tem Z370 Gaming Plus de 779 reais desde o lançamento na loja que explode
 
estou com a mesma duvida, li as mensagens do tópico e fiquei com mais duvidas ainda... :facepalm:
hj tenho o pc da assinatura, não uso mais over por uma questão de nao achar necessário para o uso atual
estou com o kit mb/processador tem mais de 3 anos, agora estou sentindo a necessidade de trocar por alguns jogos nao atingirem os famigerados 75hz do meu monitor (lg ultrawide 29")
"a, mas isso tem mais a ver com vga q processador"
acredito q não, pois os jogos que tenho mais dificuldade são os chamados cpu bound (h1z1, pubg, witcher, etc)
pensei na 7a geração da intel por conta do custo x beneficio, não a longevidade, visto que ficarei pelo menos mais uns 3 ou 4 anos com o mesmo setup
fico na duvida entre pegar um i5 ou um ryzen 5 :mesa:
o melhor custo beneficio atual e o i5 8400... o problema sao as placas maes que ainda nao estao disponiveis, o que torna um pouco mais caro, principalmente para quem nao quer fazer over ou nao necessita de mais do 1 slot PCIE, por exemplo... a resposta que eu busco é: a troca do chipset faz diferença no desempenho? acredito que faça, mas nao sei se chega a 10% a diferença.
e se fosse o caso, poderia fazer um upgrade para o 8700k.... hj o desempenho em jogos que nao sejam tipo Civilization é o mesmo...

https://www.techspot.com/review/1502-intel-core-i5-8400/page3.html

falando de forma grotesca, o processador é o responsável por enviar os frames para o monitor, por isso que voce ve que quando joga em 4k, o processador e menos utilizado, pq tem menos FPS.
e quem quer mais FPS o CPU é mais exigido.
 
Nesses jogos, só o i5 7600 vai conseguir entregar mais que o R5 1600X. O resto será equivalente. Porém, se for fazer OC, dá para extrair mais por menos com a linha da AMD (ou arrombar a concorrência com o 7600K).
mas e relativo, pq tem que comparar o OC do R5 com OC do 7600k e nao r5 OC e 7600k com clock padrao (nem sei qual se sai melhor no resultado)
 
Essa forçação de barra com coffe lake tá bizarra, negada tá com dinheiro sobrando só pode, pq cogitar pagar 1k + numa placa mãe + valor de coffe lake já foi metade do orçamento de muita gente e o principal que é a placa de video tá ficando em segundo plano. Pra mim enquanto essas placas mãe 370 não tiverem com preços justos não existe custo beneficio, só gastação de grana atoa por causa de status

Se tu colocar o dinheiro na mesma balança na hora de comparar desempenho que ryzen ta perdendo pra esses coffe lake tu passa a achar essa perda irrisória hahaha, só a economia de $ que dá pra fazer no Ryzen que vai entregar praticamente a mesma coisa, dá pra cogitar placa high end ao invés de ficar na mid, eu por exemplo que tava achando q pegaria uma 1060 3gb quiça 6gb já tenho certeza que nessa config eu pego uma 1070 pra um orçamento de 4k. Quem tem mais de 4k já pode cogitar uma 1080.

É sem nexo deixar de pegar uma placa de video mais top pra estar gastando mais em placa mãe/processador.

Vai ter Bf em novembro e to esperando isso, se as 370 chegarem em valores consideráveis aí sim da pra considerar intel.
temos que separar as coisas... qual tem melhor desempenho e qual e o melhor custo beneficio?
depende da urgencia... eu posso esperar, entao quando sairem as placas mais baratas, estou tendenciando em pegar o i5 8400.

se precisasse comprar agora, muito provavelmente eu iria de 7700k ou R5 1600
 
Concordo 100%

E olha que eu gosto de investir um pouco mais no CPU primeiro e eventualmente fazer up na placa de vídeo depois. Porque é muito mais fácil só trocar a placa de vídeo do que placa mãe e ter que reinstalar o windows e o caralho aquático. Só que só vale a pena investir mais na plataforma (CPU+MOBO) se você tiver caminho de upgrade no futuro. No caso, o Ryzen posso trocar por um Ryzen 2 daqui 3 anos. Mas investir mil reais numa placa mãe de coffe lake que está fadada a ficar obsoleta daqui a 9 meses é de QUEBRAR O PAU. Em geral hardware (como muitas outras coisas) não desvaloriza tanto assim no Brasil, mas eu fico com os dois pés atrás de pagar 2300 reais num combo 8600k + Z170 higher end e correr o risco dos canons serem um bom lançamento por um bom preço e vermos o valor do 8600k e das z370 despencar pra tipo 1500 reais. Serão mais de 30% em desvalorização se quiserem fazer um UP em 2018 ou 2019. Por isso AINDA não está valendo a pena pegar intel. Ryzen continua entregando CxB e possibilidade de upgrades muito mais garantidos. Quando e se o 8600k baixar para menos de 1000 reais e tivermos opções de placa z370 por menos de 800 reais ai talvez vai dar pra voltar a considerar intel pra uma build que não tenha um orçamento grande (4.5k+)

e se daqui 2 anos tiver um no barramento para SSD ou Memoria RAM ou PCIe que aumente bastante o desempenho?
E se o padrao USB acabar e vir um XYZ muito melhor?
 
e se daqui 2 anos tiver um no barramento para SSD ou Memoria RAM ou PCIe que aumente bastante o desempenho?
E se o padrao USB acabar e vir um XYZ muito melhor?
Ddr5 deve começar a lançar la pra 2019-2020. Mas estamos ainda na transição de ddr4 q não chegou o pico da sua vida. Investir hoje em ddr4 não será problema. Daqui 5-6 anos mesmo com a chegada do ddr5 ainda haverá uma gtande produção de ddr4 que estará barata e reposição não sera difícil. Ddr5 tb deverá trazer menos benefício proporcional de velocidade que ddr4. A vantagem estará em eficiência de energia mais para mobiles. Quero ver hbm ou a evolução de optane como main memory mas infeliznente isso não acontecerá em menos de 5 anos.

USB finalmente adotou um padrão moderno decente. O encaixe tipo C é reversivel, mais resistentr que o horroroso padrão usb 3.0. Procavelmente usb tipo A nunca morrerá completamente. Tipo c levará anos se não decadas pra consolidar. Também não será aposentado em menos de 5 anos. Quiçá em menos de 10.

Pcie 4.0 deve chegar em breve. Talvez ja nas placas z390. Torcer, mas 3.0 já é adequado pra uma 1080 ti. Não acho q se o cannon lake vier com 3.0 só a espera por 4.0 justifique mais um adiamento pra trocar de plataforma.

A grande coisa que estamos esperando ter um salto significativo de performance é armazenamento. Ssds nvme estão muito caros mas parecem ter consolidado no padrão m2. A memória optane deve levar um tempo pra baratear e talvez precise de pcie 4.0 pra entregar todo o potencial. Mas as estimativas de mercado para barateamento de memoria sólida rapida (3GBps+) é bem pessimista.
 
Também estou em dúvida agora entre Intel e AMD.
No meu caso, posso investir por volta de R$2000 na nova plataforma e estou em dúvida entre:

>I5 8400 + MSI Z370 + 8GB DDR4
>Ryzen 1600 + Gigabyte B350 + 16GB DDR4

Até pouco tempo eu estava decidido por ir na plataforma AMD, mas a todo momento eu vejo relato de instabilidade nos computadores de pessoas que investiram nesta plataforma. Toda hora vejo problemas relacionados a boot, incompatibilidade, etc e por isso estou quase indo para a plataforma Intel. .
De qualquer forma, acho que vou na AMD mesmo.
 
Última edição:
Também estou em dúvida agora entre Intel e AMD.
No meu caso, posso investir por volta de R$2000 na nova plataforma e estou em dúvida entre:

>I5 8400 + MSI Z370 + 8GB DDR4
>Ryzen 1600 + Gigabyte B350 + 16GB DDR4

Até pouco tempo eu estava decidido por ir na plataforma AMD, mas a todo momento eu vejo relato de instabilidade nos computadores de pessoas que investiram nesta plataforma. Toda hora vejo problemas relacionados a boot, incompatibilidade, etc e por isso estou quase indo para a plataforma Intel. .
De qualquer forma, acho que vou na AMD mesmo.
@CMSiega To nessa vibe também, vi alguns erros de incompatibilidade e pelo que andei procurando a maioria é referente a bios desatualizada, e pelo que parece quando se atualiza para a bios mais nova isso acaba. E na maioria absoluta era gente usando a gigabyte 350B gamimg 3, não vi Asus dando problema, tanto que passei a cogitar a TUF 350B que ta um pouco mais cara.
Como vou comprar o pc montado, provavelmente na pichau pq fui melhor atendido lá que na terabyte(mas to querendo abrir um novo ticket e tentar outro vendedor pra me responder)tentei garantir com a loja de que a bios viesse atualizada, e segundo o vendedor, logo dps das montagens eles atualizam de antemão a bios e todos os drivers antes de fazer os testes de desempenho.
Mas como o movimento de compra das lojas é gigante eu sinceramente acho que muita coisa fica pra trás ou acaba sendo esquecida.
 
cada vez fico mais confuso. Meu intuito é jogar em 1440p 144hz. Nessa resolução vi alguns vídeos que o R5 1600x bate o i7 8700k, até ultrapassa bem pouco, outro vídeo o i7 8700k arrebenta o r5 1600x. Acho que esses testes querem é mais confundir a gente do que ajudar. Sei que em 1080p a Intel atropela, mas como quero em 1440p e cada vídeo mostra uma coisa, aí fica difícil.
 
Compre o mais barato e seja feliz cara, a diferença é mínima, coloca o Ryzen em @3.80Ghz que ele vai empatar em 90% dos jogos, único jogo que se vê uma diferença maior de FPS de um i5 8400 / i7 7700k / i7 8700k pros Ryzen 5+ é no GTA V, você se importa em perder coisa de 15~20 FPS em alguns momentos nesse jogo? Se sim, vai de Intel pagando R$1000 a mais na nova geração, se não, economize na CPU, e compre uma VGA melhor, simples assim.
 
Compre o mais barato e seja feliz cara, a diferença é mínima, coloca o Ryzen em @3.80Ghz que ele vai empatar em 90% dos jogos, único jogo que se vê uma diferença maior de FPS de um i5 8400 / i7 7700k / i7 8700k pros Ryzen 5+ é no GTA V, você se importa em perder coisa de 15~20 FPS em alguns momentos nesse jogo? Se sim, vai de Intel pagando R$1000 a mais na nova geração, se não, economize na CPU, e compre uma VGA melhor, simples assim.
O @joaorosini essas memorias hyperX que tu usa tá na lista de suporte das mobos gigabyte? Pq é uma das mais baratas e mais fáceis de encontrar, vo pegar uma que tenha suporte e no max 2400 que até 2666 diz funcionar sem problemas nela, pra evitar aqueles probleminhas de incompatiblidade que algumas pessoas estavam tendo.
E to querendo também esperar aparecer a Asus B350 que aparentemente não teve nada disso.
 
O @joaorosini essas memorias hyperX que tu usa tá na lista de suporte das mobos gigabyte? Pq é uma das mais baratas e mais fáceis de encontrar, vo pegar uma que tenha suporte e no max 2400 que até 2666 diz funcionar sem problemas nela, pra evitar aqueles probleminhas de incompatiblidade que algumas pessoas estavam tendo.
E to querendo também esperar aparecer a Asus B350 que aparentemente não teve nada disso.
Nem cheguei a ver isso quando comprei mano, só comprei e funcionou kkkk Na real elas são @2133, eu que coloquei em @2400.
 
Eu posto pouco nesta área porque uso amd e qualquer coisa é ser fanboy.

Eu fui de amd pelo cxb mesmo, eu não jogo competitivo, não preciso de 200fps, preferi investir na placa de vídeo e memórias.

Eu vi o comparativo da adrenaline e fico mais satisfeito ao escolher o R5 1600...Na época eu estava entre ele e o 7700k, mas teria de reduzir pra uma 1060, então hoje percebo que fiz bem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo