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To quebrando a cara com isso porque minha mulher aqui na 3060ti vai jogar aí queria colocar na melhor qualidade pra ela. Mas visivelmente acha que não há muita diferença? Em todos jogos que jogo, o filtro que eu sempre mais me importo é textura, sempre gosto delas bem nítidas
Mas na 3060ti tá com um probleminha. Aqui aloca uns 7400 a 7600mb e começa a colocar na RAM. E isso faz perder desempenho pois estourou a VRAM, sabe?
Aí fica com umas quedinhas pra 50 que incomoda.
O que você fez pra não estourar a VRAM ai?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Muda pouca coisa? Aí que tá, o mano aí com uma gpu de 8gb vram tá conseguindo jogar na mesma resolução com very high.
Aqui bate uns 7400mb e já estoura começando a alocar na RAM
Pessoal, comecei o game ontem, mas me tirem uma dúvida por favor? Aquela tela de setup que aparece antes de iniciar o game, onde você pode mexer em várias configurações, só aparece uma vez?
Liguei o game aqui hoje foi direto, ela não apareceu, queria fazer uns ajustes por ela. Alguém sabe como faz pra sempre que iniciar o game, ela aparecer?
Obrigado.
Única coisa que ainda não tô 100% satisfeito é com as cores + HDR.
Na mesma TV e com as mesmas configurações a imagem do PS5 parece mais viva/rica do que a do PC.
Aqui uso Windows 11, e sei que HDR + Windows é sempre duvidoso. Como no PC as configurações de HDR no jogo tem algumas coisas diferentes do PS5, tô no aguardo do cara do canal Gaming Tech lançar algum vídeo falando disso
Normalmente é vram, a minha 3080 em 4k inicia em 60fps e vai só caindo, área bem aberta cai para 30fps e depois não volta tudo, porém ao rodar em 1440p fica 60fps o tempo todo, exceto durante as cenas, reparei que tem um bugzinho em cenas o FPS vai para 30fps.
Outro bugzinho envolve trocar as configurações dentro do jogo, está com Dlss qualidade e passa para equilibrado rodando o jogo, ele não recupera os FPS, tem que fechar o jogo e abrir novamente.
Infelizmente VGA com 10gbs menos pode ir no máximo até 1440p, talvez uma VGA de 12gbs dê para tentar 4k, no caso da 3080 não é falta de força e sim falta de vram, tenho reparado em vários jogos este comportamento, em 4k quando a placa estoura a vram os FPS caem pela metade, por outro lado em 1440p fica com 60fps o tempo todo por não estourar a vram.
O segredo desses videos está no tempo com o jogo aberto. Abre o jogo, grava e fecha o jogo.
Aqui mesmo em 900p, depois de uns 40+ minutos jogando e diversas cenas carregadas, estoura a vRam (8GB). O FPS cai para 20 e só volta reiniciando. Ai magicamente fica 60+ de novo.
Ainda acredito ser um probleminha do jogo em si. Nos hardwares mais de entrada o jogador sente qualquer queda de 5 FPS enquanto a galera que está no high end dificilmente vai perceber que o jogo está rodando a 80 ~ 100 FPS quando era para estar rodando a 120.
Se voce procurar no youtube por videos longos de 20 min+, vai perceber que aos poucos o desempenho vai baixando mas como ainda fica acima dos 60+, a galera só vai jogando. Encontrei videos onde esse comportamento ocorreu mesmo em GPUs com 12GB ou 16GB de vRam.
Por enquanto vou jogar com texturas no high e reiniciar o jogo (basta voltar pro menu) sempre que o FPS cair para 20 de forma permanente. Agora a pouco tive uma cut-scene que dropou FPS para 20 mesmo com texturas no high. Dei alt-f4 no meio dela, abri o jogo de novo e voltou a 60+ FPS.
Infelizmente VGA com 10gbs menos pode ir no máximo até 1440p, talvez uma VGA de 12gbs dê para tentar 4k, no caso da 3080 não é falta de força e sim falta de vram, tenho reparado em vários jogos este comportamento, em 4k quando a placa estoura a vram os FPS caem pela metade, por outro lado em 1440p fica com 60fps o tempo todo por não estourar a vram.
O segredo desses videos está no tempo com o jogo aberto. Abre o jogo, grava e fecha o jogo.
Aqui mesmo em 900p, depois de uns 40+ minutos jogando e diversas cenas carregadas, estoura a vRam (8GB). O FPS cai para 20 e só volta reiniciando. Ai magicamente fica 60+ de novo.
Ainda acredito ser um probleminha do jogo em si. Nos hardwares mais de entrada o jogador sente qualquer queda de 5 FPS enquanto a galera que está no high end dificilmente vai perceber que o jogo está rodando a 80 ~ 100 FPS quando era para estar rodando a 120.
Se voce procurar no youtube por videos longos de 20 min+, vai perceber que aos poucos o desempenho vai baixando mas como ainda fica acima dos 60+, a galera só vai jogando. Encontrei videos onde esse comportamento ocorreu mesmo em GPUs com 12GB ou 16GB de vRam.
Por enquanto vou jogar com texturas no high e reiniciar o jogo (basta voltar pro menu) sempre que o FPS cair para 20 de forma permanente. Agora a pouco tive uma cut-scene que dropou FPS para 20 mesmo com texturas no high. Dei alt-f4 no meio dela, abri o jogo de novo e voltou a 60+ FPS.
Tem video de RTX 3060 com consumo de vRam acima dos 9GB em 1080p, texturas "very high". Curiosamente DigitalFoundry recomendou "dynamic resolution" em 60, numa 3070.
Bastante pessoas com as mais variadas configurações tem postado no forum de discussão da steam. Relatando a situação envolvendo estouro de vRam e drops de FPS principalmente em cut-scenes. Não em menor quantidade são sugestões de tentativas de resolver isso. "Conecta/desconecta o controle de PS5", "baixa textura", "desliga reflex", "desliga FG no windows", "deleta arquivo Y", etc. Só que reiniciando o jogo ele volta 100% até bugar de novo, mesmo sem modificar nada.
Quem tem hardware com folga provavelmente está passando por cima do problema mesmo que esteja sendo afetado.
Aqui só testei desativar FG e baixei texturas pro High mas encontrei de novo o drop de FPS em cut scene. O jeito é esperar algum patch, se realmente for bug.
Tem video de RTX 3060 com consumo de vRam acima dos 9GB em 1080p, texturas "very high". Curiosamente DigitalFoundry recomendou "dynamic resolution" em 60, numa 3070.
Bastante pessoas com as mais variadas configurações tem postado no forum de discussão da steam. Relatando a situação envolvendo estouro de vRam e drops de FPS principalmente em cut-scenes. Não em menor quantidade são sugestões de tentativas de resolver isso. "Conecta/desconecta o controle de PS5", "baixa textura", "desliga reflex", "desliga FG no windows", "deleta arquivo Y", etc. Só que reiniciando o jogo ele volta 100% até bugar de novo, mesmo sem modificar nada.
Quem tem hardware com folga provavelmente está passando por cima do problema mesmo que esteja sendo afetado.
Aqui só testei desativar FG e baixei texturas pro High mas encontrei de novo o drop de FPS em cut scene. O jeito é esperar algum patch, se realmente for bug.
Hoje fica difícil saber quanto o jogo consome por vídeos porque não dá para saber se o Resizable bar está ativado ou não, aqui com o resizable bar ativado na RX 7700 XT praticamente todo jogo passa dos 8GB de vídeo mesmo mais antigos, já vi o consumo de vram no Red Dead Redemption 2 chegando a 11GB.
Se desligar o resizable bar o consumo de vram cai, já testei no BF V com o rebar ligado passava dos 8GB e com ele desligado ficava por volta dos 6GB, então desligar o resizable bar pode ajudar quem tem pouca Vram.
Rodou leve liso lindo aqui.
Que port bom do caceta.
Mals pelas noobadas, faz um ano e meio que terminei o 1 e não me lembro da jogabilidade, só dá história do Hades morrendo e tals.
Hoje fica difícil saber quanto o jogo consome por vídeos porque não dá para saber se o Resizable bar está ativado ou não, aqui com o resizable bar ativado na RX 7700 XT praticamente todo jogo passa dos 8GB de vídeo mesmo mais antigos, já vi o consumo de vram no Red Dead Redemption 2 chegando a 11GB.
Se desligar o resizable bar o consumo de vram cai, já testei no BF V com o rebar ligado passava dos 8GB e com ele desligado ficava por volta dos 6GB, então desligar o resizable bar pode ajudar quem tem pouca Vram.
Com o fix do discord que postei, o HDR nativo agora ficou perfeito, mesmo nível do que tem aqui no PS5, aí não senti a necessidade de usar o RTX.
O RTX HDR é sensacional que beira a bruxaria! Tenho usado ele em alguns jogos que não tem HDR (como Batman: Arkham Knight) e quando o HDR nativo não é legal (como em Dead Space ou RDR2).
Único ponto negativo (ainda) dele é como ele trata os brancos e os itens de UI que ficam muito estourados, mas, que ainda assim compensa demais usar!
Rapaz, é uma questão de fatores. O primeiro deles é que o HDR só vai ficar bom se a tela usada de fato tiver um HDR que preste, o que já restringe basicamente a telas OLED e a algumas poucas outras de outras tecnologias.
Segundo, é o HDR estar devidamente configurado na tela (no meu caso uma LG C2) e no Windows (usando a calibração que vem no Windows 11).
O terceiro já depende de como o HDR tá implementado no jogo, e aí o YouTube é nosso amigo e sempre tem boas dicas de como ajustar pra ficar com a melhor qualidade possível.
Com isso, o resultado com a maior parte dos jogos recentes tem sido excelente por aqui!
Não sei se ja fez isso mas caso não tenha, ficará a dica. No mapa de controles (ou acessibilidade) você vai encontrar um botão para toggle "auto-run" e toggle "walk".
Tenho usado bastante para ir apreciando cada detalhe do mapa. 12h e agora que sai do tutorial.
As vezes até paro e fico olhando os NPCs que deixam o cenário mais organico.
Com o fix do discord que postei, o HDR nativo agora ficou perfeito, mesmo nível do que tem aqui no PS5, aí não senti a necessidade de usar o RTX.
O RTX HDR é sensacional que beira a bruxaria! Tenho usado ele em alguns jogos que não tem HDR (como Batman: Arkham Knight) e quando o HDR nativo não é legal (como em Dead Space ou RDR2).
Único ponto negativo (ainda) dele é como ele trata os brancos e os itens de UI que ficam muito estourados, mas, que ainda assim compensa demais usar!
Rapaz, é uma questão de fatores. O primeiro deles é que o HDR só vai ficar bom se a tela usada de fato tiver um HDR que preste, o que já restringe basicamente a telas OLED e a algumas poucas outras de outras tecnologias.
Segundo, é o HDR estar devidamente configurado na tela (no meu caso uma LG C2) e no Windows (usando a calibração que vem no Windows 11).
O terceiro já depende de como o HDR tá implementado no jogo, e aí o YouTube é nosso amigo e sempre tem boas dicas de como ajustar pra ficar com a melhor qualidade possível.
Com isso, o resultado com a maior parte dos jogos recentes tem sido excelente por aqui!
Eu uso reshade pra finalizar o HDR por aqui. Fica excelente na TV. Os brancos que dão uma estourada consigo corrigir com Prod80_Selective_Color. Fica excelente. Aliás, depois que vc usa o Selective Color, vc se vê obrigado a sempre instalar o reshade rs. Principalmente pra corrigir o HDR, que nunca fica excelente como deveria.