I5 13600k refrigerado com DeepCool AG500: passíveis soluções

Nem precisa de cooler de 500,00. Basta um ag620 (que custa uns 300-320) q vai dar conta dos 180w. Tenho um desses moendo no pc q dei pro meu afilhado (10700k @5,0 gHz) q puxa 190-195w (quarto sem ar). Acho mais fácil q “podar” o cpu. Ah, gabinete Pichau apus.

Obs: montei com uma boa pasta térmica (Noctua nh-d2) e antes era com versão d1, mas acredito q uma pasta razoável já dé conta do recado.
 
É um Ryzen 9 7900 (sem X). Veio com o Wraith Prism (muito bom para um cooler stock, muito melhor q o lixo do Wraith Stealth ou Intel Stock). Uso um WC Cougar Poseidon GT 240.
O aumento de desempenho é por ter alterado o TDP dos 65W padrão para 95W.
Acho q a AMD colocou um TDP baixo demais no 7900 (65W) e alto demais no 7900X (170W). Eu deixei um valor intermediário.
Tem tb o undervolt do CO, mas isso não deve ter feito tanta diferença por ser apenas -10. Mais q isso (ou menos considerando q é negativo kkk) não ficava totalmente estável.
fato, a AMD ficou no desespero para demonstrar desempenho e deu nesses presets doidos gastões. Mas é fato que a pressão faz com que esse tipo de decisão tenha sido tomada, porque a concorrência vem fazendo cada vez pior.
O Curve Optimizer negativo vai funcionar bem em aplicações pesadas, mas naquelas do AIDA64 fica mais complicado, talvez necessite até colocar positivo para segurar, mas isso vai depender de vários fatores sobre a questão de dissipação de calor.

não adianta botar um WC 420mm num gabinete sem airflow com 35c ambientr e esperar milagres, pras condições aí o resultado ficou bem legal
exatamente, isso é válido para qualquer máquina. Esses novos processadores até exigem uma solução mais radical, o Der8bauer anda desenvolvendo um protótipo para delid de Intel e de AMD. No entanto, para o mundo real, e considerando que estamos comprando equipamentos com overclock de fábrica, então os Air Coolers podem dar conta desde que o fluxo de ar do gabinete seja bom.

Mexi um pouco no vSOC, mas não consegui qualquer estabilidade. Atualmente está em 1,01V no modo automático sem XMP, e ficava em 1,30V no mesmo automático com XMP ativado. Mas na minha placa mãe o vSOC em modo automático fica sempre fixo de acordo com XMP/sem XMP (uma MSI Mortar B650M).
O XMP da minha memória (6000 mhz com timings fracos) dava um aumento médio de uns 3-4% no desempenho em Cinebench, cpu-Z, etc, mas preferi não usar.
dá uma olhada nas minhas temporizações, cada vez aperto um pouquinho a mais e está estável, mas também descobri que a iGPU (gráfica interna) quando em modo automático de alocação de memória pode influenciar negativamente na estabilidade das memórias, então, se você usa a iGPU, pode tentar configurando a quantidade de memória usada para um valor fixo, ou seja, constante. Se não a usa, então deve desativar com GFXOFF e também buscar pela opção SWAP CPU, que vai evitar que o sistema tente alocar memória para a GPU.
zAezby2.jpeg

nessa imagem o OFFSET do vSoC é -0,025v

Apesar da fama de q Intel é mais estável, o meu setup está totalmente estável depois q parei com os tinkerings de undervolt, RAM, etc. Tão estável como o meu antigo i7-7700k.
AM5 é bem legal, as placas-mãe são caras, mas por exigência de melhor qualidade e, no entanto, há alguns modelos problemáticos de fábrica e isso demonstra que a placa-mãe também pode ser a fonte de dores de cabeça
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo