• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

I5 13600k refrigerado com DeepCool AG500: passíveis soluções

debord_boladao

Member
Registrado
Oi, pessoal. Tudo bem?
Eu tenho um 12400f e ausência de gpu integrado me incomodou. Precisei mandar a primeira placa de vídeo pra RMA e fiquei um mês quase sem poder usar o PC. Resolvi fazer um upgrade e fiquei entre o 12600k e o 13600k. Acabei achando um 13600k com um bom preço. Só pra vcs saberem, eu uso o PC pra jogo e trabalho com edição de vídeos e imagens. Eu sei que o 12400f encaixa bem pra jogos, mas queria algo um pouco acima pra trabalho.
A questão é que já comprei o 13600k (paguei menos que um 12600k) e já tenho um DeepCool AG500. Vi muita gente falando que não serve. Em dias quentes (acima de 30C), o 12400f pegava 100C em benchmarks com O COOLER DA INTEL. Já com o AG500, fica entre 65 e 68C. Eu sei que o TDP máximo do 12400f é 115 e o do 13600k é 180. Não posso gastar comm um cooler novo e, pelo menos por um tempo, vou TER que usar o AG500. Meu gabinete é o Apus 2 da Pichau e todos os espaços para fans estão ocupados, imagino que o airflow é bom. Dito tudo isso, tenho duas perguntas:
1) Será que o AG500 consegue dar conta do recado?
2) Se o cooler não conseguir resfriar o 13600k, como posso provisoriamente "cortar" o desempenho dele pra diminuir as temperaturas?
Valeu.
 
1 se não usar programas de renderização que usam o processador como fonte ele aguenta
2 Sim, se ir na bios e diminuir o clock drasticamente para sla... 3.8Ghz se precisar usar todos os nucleos em render, ele ira esquentar menos e consumir menos ...
3 Quando for gastar nele, recomendo pegar algum WC ou AC bem top e por consequencia caro.
 
1 se não usar programas de renderização que usam o processador como fonte ele aguenta
2 Sim, se ir na bios e diminuir o clock drasticamente para sla... 3.8Ghz se precisar usar todos os nucleos em render, ele ira esquentar menos e consumir menos ...
3 Quando for gastar nele, recomendo pegar algum WC ou AC bem top e por consequencia caro.
Render 3D ou simplesmente renderizar um video editado?
 
Render 3D ou simplesmente renderizar um video editado?
Se o programa em si usa o processador como render, no caso se o processador vai a 100% então sim, talvez seja necessário reduzir o clock
 
Quando chegar, vou testar e se pegar uma temperatura muito nervosa faço um downclock. Vou atualizar aqui com o resultado em benchmark (OCCT, o mesmo que usei pra ver a temperatura no 12400f) pra quem tiver a mesma dúvida ter um parametro de comparação.
 
Quando chegar, vou testar e se pegar uma temperatura muito nervosa faço um downclock. Vou atualizar aqui com o resultado em benchmark (OCCT, o mesmo que usei pra ver a temperatura no 12400f) pra quem tiver a mesma dúvida ter um parametro de comparação.

Em vez de downclock eu recomendaria mexer nos PL1 e PL2 (consumo de energia).
Assim vc ainda teria o clock máximo quando usa poucos núcleos, e diminuiria os clocks quando usa mais núcleos.
 
Em vez de downclock eu recomendaria mexer nos PL1 e PL2 (consumo de energia).
Assim vc ainda teria o clock máximo quando usa poucos núcleos, e diminuiria os clocks quando usa mais núcleos.
Cara, você tem algum guia? pode ser até em inglês, pq eu não achei mta coisa sobre esse negocio de PL.
 
Galera, achei um artigo bom explicando os PLs. É em inglês, mas pode ajudar alguém:


Fui na BIOS e vi que as opções de PL tão bloqueadas, não sei se é o modelo da placa (B760), alguma opção que preciso trocar na BIOS ou o meu 12400F que não suporta isso, em todo caso, achei uma outra opção bem interessante. A placa deixa eu ajustar um limite de temperatura personalizado, eu li no manual da BIOS e fala que começa a acontecer throttling se alcança o limite. Me parece ser exatamente o que eu preciso, mas sou leigo, então se estiver errado, por favor me corrijam. Acredito que colocar o limite em 80C vai fazer com que o processador trabalhe no limite máximo possível sem ultrapassar 80C e, se ultrapassar, ele vai reduzir o clock sozinho para funcionar dentro do limite que eu coloquei. Então isso resolveria o problema. Enfim, vou esperar o bichão chegar e ver como ele vai reagir sem mudar nada. Se for necessário vejo o que fazer na BIOS.
 
Galera, achei um artigo bom explicando os PLs. É em inglês, mas pode ajudar alguém:


Fui na BIOS e vi que as opções de PL tão bloqueadas, não sei se é o modelo da placa (B760), alguma opção que preciso trocar na BIOS ou o meu 12400F que não suporta isso, em todo caso, achei uma outra opção bem interessante. A placa deixa eu ajustar um limite de temperatura personalizado, eu li no manual da BIOS e fala que começa a acontecer throttling se alcança o limite. Me parece ser exatamente o que eu preciso, mas sou leigo, então se estiver errado, por favor me corrijam. Acredito que colocar o limite em 80C vai fazer com que o processador trabalhe no limite máximo possível sem ultrapassar 80C e, se ultrapassar, ele vai reduzir o clock sozinho para funcionar dentro do limite que eu coloquei. Então isso resolveria o problema. Enfim, vou esperar o bichão chegar e ver como ele vai reagir sem mudar nada. Se for necessário vejo o que fazer na BIOS.
Pode tentar, mas acho mais valido estabelecer um clock fixo, isso porque ao jogar e ele capar o clock por temp vai sentir uns stutterings de mudança de clock.
 
Se vc edita vídeos no adobe premiere, seu pc vai pegar fogo.
Se você edita vídeos no camtasia, vai ficar tudo ok.
A resposta do consumo de CPU vem de você mesmo.
Tenho o filho de um amigo que diz que usa o pc pra rendereizar mas 98% do tempo é pra jogar pq o piá mal sabe blender.
Esse cooler que vc está falando é uma bosta, desculpa pela sinceridade.
 
Pode tentar, mas acho mais valido estabelecer um clock fixo, isso porque ao jogar e ele capar o clock por temp vai sentir uns stutterings de mudança de clock.
Pela minha experiência jogando com o 12400f, não acho que vá esquentar tanto o cpu. O uso do 12400f ficava bem baixo e quase não esquentava. O 13600k acabou de chegar. Já tirei o cooler e logo vou colocar e testar o processador novo. Aí dps de testar, vejo o que dá pra fazer.
 
Bom resultado, 200w num AG500 e sem throttle, se quiser dar uma reduzida dá pra aplicar um undervolt (se a mobo permitir) na faixa de 75mv (entre 50-100mv), deve dar uma queda considerável de consumo e temperatura sem afetar o desempenho, outra opção seria limitar pelo PL1/PL2 (por volta de 150w deve ficar legal) como citaram ou só tentar limitar numa temperatura máxima que achar mais confortável, mas dá pra usar tranquilamente assim
 
Fiz um teste mais 'realista', com o uso mais comum para meu trabalho e jogos.
O que demorava 5 minutos pra renderizar no After Effects, demorou 2:14 e temperatura máxima foi 81C.
Cyberpunk rodando no talo não chegou a 50% de uso de CPU e a temperatura não igualou aos 81C do render.
Diria que estou satisfeito com o resultado final do processador e do cooler. Se um dia precisar reduzir um pouco, volto nesse tópico e dou uma olhada nas sugestões de vocês.
Valeu pela ajuda, pessoal.
EDIT: Mas se alguém um dia der uma olhada nesse tópico pra decidir qual cooler comprar, eu sugiro algo mais forte do que o AG500. Se a pessoa já tiver (como foi meu caso), aí ele quebra um galho se for um uso mais de boa.
 
Última edição:
Eu me aventurei aqui com undervolt e outras opções na BIOS.
Acabei achando um equilibrio interessante entre estabilidade (por enquanto), performance (tive que dar uma abaixada) e temperatura.
Caso alguém caia neste post buscando informações para fazer undervolt nesse cpu com uma placa b760 da MSI, vou explicar como foi o processo.
Minha placa mãe é uma b760 MAG Tomahawk da MSI. Na BIOS, eu fui no menu de OC(overclock). Acho que algumas opções só aparecem se estiver com o OC Explore Mode em Expert. Nesse mesmo menu tem uma opção chamada Microcode Selection, ao clicar nela você encontra as opções Auto, Normal a No UVP (undervolt protection ou algo assim). Essa No UVP é exatamente para permitir undervolt, lembrando que você teoricamente viola a garantia da sua CPU e talvez até da placa mãe quando faz undervolt ou overclock (se conseguirem descobrir que você fez, né?). Deixando em No UVP, fui nas opções de voltagem (Voltage Settings) e na parte que tava escrito CPU Core Voltage Offset Mode eu selecionei a opção [-(By CPU)]. Pelo que pesquisei isso significa que na opção abaixo você vai escolher a quantidade de Volts que você vai TIRAR da CPU baseado na medição de voltagem do próprio processador, que dizem ser mais precisa que na PWM. Em CPU Core Voltage Offset eu comecei a testar. Fui bem agressivo no começo, mandando -175 mV e a temperatura ficou mto baixa, mas 0 estabilidade. O OCCT travou com dois minutos. Depois aumentei (sim pq é negativo) pra -125 e depois pra 100, agora estou com 65. É importante ressaltar que esta opção da BIOS não tem sub-opções, você PRECISA DIGITAR o valor que você quer(eu demorei pra perceber isso e fiquei mto perdido achando que minha placa não aceitava alterar esses valores). No fim o numero ficou 0.065 . E assim foi o processo de Undervolt. Pode ser que tenham outras coisas na BIOS que ajudariam mais, mas fogem do meu conhecimento.
Eu também alterei o tal do PL1 e PL2. Pra isso, fui na parte Advanced CPU Configuration. O PL1 é Long Duration Power Limit (W) - de novo, esta opção requer que VOCÊ DIGITE. O PL2 é Short Duration Power Limit (W) - também tem que digitar. De fábrica, vem com 288W de limite, o que pra essa CPU é sem limite. Primeiro eu segui os padrões da Intel e usei 125 no PL1 e 180 no PL2. Não gostei do resultado e mudei o PL1 pra 150.
Outra coisa que preciso avisar é que mudei meu parametro de testes porque percebi que todo mundo usa o Cinebench, até porque ele força o cooler muito bem e dá um resultado pra você medir a performance. Sem undervolt, o cinebench pegou 23.600. O resultado comum com as configurações de fábrica da Intel (PL1=125, PL2=180) é aproximadamente 24.000. Esses 2% é margem de erro, mas o que acabou acontecendo é que esses 23.600 chegaram em 97 °C de temperatura! Queria abaixar e aí apliquei o undervolt. Os resultados finais foram:

Sem Undervolt
Undervolt:
0
PL1: Não lembro se era 288W, 125W, 150W
PL2: Não lembro se era 288W ou 180W
Temperatura Ambiente: 32°C
Pico de Temperatura do CPU: 97°C
Resultado Cinebench R23: ~23.600

Com Undervolt
Undervolt: -0.065 V (-65mV)
PL1: 150
PL2: 180
Temperatura Ambiente: 28°C (graças a deus, não aguentava mais esse calor infernal)
Pico de Temperatura do CPU: 84°C
Resultado Cinebench R23: ~23.000
Correção de Temperatura (considerando que cada grau no ambiente equivale a um grau no CPU): 88°C

Infelizmente não tenho como controlar a temperatura ambiente para sempre testar sem interferência disso, mas, pelo que li e vi o JayzTwoCents comentar em um de seus vídeos, geralmente cada um grau a mais no ambiente significa um grau a mais no CPU ou GPU. Já vi gente dizendo que varia de 0,5°C pra 1°C. Fui conservador pra corrigir a temperatura e considerei 1 grau.
No fim, a configuração de fábrica com esse cooler fez o CPU ficar só a 3 graus do limite térmico de 100°C. O undervolt e a limitação do PL2 fez a temperatura cair 9°C, que nesse caso é uma redução de quase 10%. Isso custou performance, mas caiu de aproximadamente 23.600 pra 23.000, ou seja, uns 3%. Esses 3% não me parecem margem de erro porque quando eu testo, o resultado tá bem estável e não varia tanto. 23.000 coloca esse processador acima da média dos 12700k. Me parece que trocar 1k a menos de performance no Cinebench por 9°C a menos no processador é uma ótima troca. Para os jogos que eu jogo, eu duvido muito que essa performance vai fazer diferença e que a temperatura chegue em mais do que 80°C, mesmo em dias quentes. Para edição, acho que ele vai chegar em uns 84 ou 85°C em projetos que exijam muito e 3% de diferença de perfomance vai significar alguns segundos a mais, se fizer alguma diferença. Não trabalho com 3D, mas aí talvez fizesse mais falta. Estou vindo de um 12400f que pega uns 12.000 no cinebench, então estou satisfeito e espero que essa minha aventura ajude alguém passando pelo mesmo. Caso eu note instabilidades muito grandes com esse undervolt aviso aqui e, se isso acontecer e quando achar um equilibrio direto entre temperatura e performance sem fazer undervolt, mostro como fiz.
 
será que um Ryzen 9 7900 não ficaria melhor nessas pontuações? Com meu 7950x e freio de mão puxado passo fácil essa pontuação com consumo bem perto disso, até porque quando os sensores térmicos dos processadores percebem que dá para subir, eles sobem no consumo, então eu coloco 80°C para frear logo, pois parece que pegam uns 10°C a mais para realmente limitar
 
será que um Ryzen 9 7900 não ficaria melhor nessas pontuações? Com meu 7950x e freio de mão puxado passo fácil essa pontuação com consumo bem perto disso, até porque quando os sensores térmicos dos processadores percebem que dá para subir, eles sobem no consumo, então eu coloco 80°C para frear logo, pois parece que pegam uns 10°C a mais para realmente limitar
No geral, pode ser. Mas já tenho a placa mãe e ela foi cara. Hahaha
E como disse, desse jeito to perdendo 5% de performance em relação aos resultados no TechPowerUp e 3% em relação ao próprio chip sem essas limitações.
 
Última edição:
No geral, pode ser. Mas já tenho a placa mãe e ela foi cara. Hahaha
E como disse, desse jeito to perdendo 5% de performance em relação aos resultados no TechPowerUp e 3% em relação ao próprio chip sem essas limitações.
interessante, porque no meu caso eu não perdi e até fico com desempenho bem melhor a depender do teste. Em um que fico empatado ou perco é onde os revisores fazem já OC no limite extremo como se todo mundo usasse assim, torrando watts insanamente até onde ou o chip torra ou dá tela azul
 
será que um Ryzen 9 7900 não ficaria melhor nessas pontuações? Com meu 7950x e freio de mão puxado passo fácil essa pontuação com consumo bem perto disso, até porque quando os sensores térmicos dos processadores percebem que dá para subir, eles sobem no consumo, então eu coloco 80°C para frear logo, pois parece que pegam uns 10°C a mais para realmente limitar

Apenas para comparação, no meu Ryzen 7900 a pontuação é 28579 no Cinebench R23. Em 100% stock, se não me engano ficava em torno de 24000.

O meu PC tem uso primário como home office, então priorizo baixo ruído e baixo consumo em idle.
Está assim:
PBO ativado manual, com TDP em 95W, PPT em 132W e Curve Optimizer em -10 All Core. Os 132W equivalem ao PL1/PL2 dos Intel.
Temperatura máxima de 84 °C (no Cinebench chegou a 81 ºC). Não chega nos 84 °C pq bate no limite de PPT antes (e tb está relativamente frio hj), em benchmarks com menos threads chega fácil no 84 °C.
Watercooler e fans em velocidade baixa.
XMP desativado e RAM em 4800 MHz JEDEC (reduz bastante o consumo de energia em idle).
 
Apenas para comparação, no meu Ryzen 7900 a pontuação é 28579 no Cinebench R23. Em 100% stock, se não me engano ficava em torno de 24000.
Muito bom! E é exatamente o mito de que stock é melhor está enterrado, e seu Ryzen 9 7900 é o sem X?

O meu PC tem uso primário como home office, então priorizo baixo ruído e baixo consumo em idle.
Está assim:
PBO ativado manual, com TDP em 95W, PPT em 132W e Curve Optimizer em -10 All Core. Os 132W equivalem ao PL1/PL2 dos Intel.
Temperatura máxima de 84 °C (no Cinebench chegou a 81 ºC). Não chega nos 84 °C pq bate no limite de PPT antes (e tb está relativamente frio hj), em benchmarks com menos threads chega fácil no 84 °C.
um freio de mão para não passar o limite, e ainda daria para subir mais, no entanto, é fato de que também gastaria mais energia.

O meu PC tem uso primário como home office, então priorizo baixo ruído e baixo consumo em idle.

Watercooler e fans em velocidade baixa.
ou seja, sequer está exigindo o máximo da refrigeração e um Air Cooler dual torre daria conta facilmente, no seu caso.

Apenas para comparação, no meu Ryzen 7900 a pontuação é 28579 no Cinebench R23. Em 100% stock, se não me engano ficava em torno de 24000.

XMP desativado e RAM em 4800 MHz JEDEC (reduz bastante o consumo de energia em idle).
ou seja, a sua pontuação sequer é o melhor que ainda daria para atingir, o Cinebench é sensível à memória mais rápida. No caso, também é possível aplicar um OFFSET no vSoC que, no meu caso, estou usando agora -0,025v ou deixar até 6.000MHz quando a memória pode pegar menos tensão e ter as temporizações mais apertadas sem exigir muita tensão do vSoC em modo automático (nesse modo auto o vSoC vai subindo conforme suba a tensão das memórias)

Desempenho ótimo dos Ryzen AM5, o que sobra é o preconceito das pessoas em achar que um fabricante vai fazer um produto bom a preço baixo, infelizmente o mercado puxa para cima. Eu mesmo estou procurando algumas peças de hardware, mas cadê as promoções, tudo caro se for bom ou não tão barato se for de baixa qualidade e alto risco de dar defeitos.

O que deveríamos ter é fábricas de processadores, com a alta demanda do mercado principalmente com as IAs, vai faltar chips, mesmo com a China tentando fazer seus próprios equipamentos em diversas fábricas.
 
Como eu falei pra vc no seu tópico anterior e você disse estar super satisfeito com o conjunto.

Esse cooler não é pra esse CPU.

Vc gasta um monte de dinheiro no CPU e coloca um cooler barato. Se fosse o AK500 daria boa.

A solução mais simples para vc não é limitar o PL1 do CPU para 65W e o PL2 para 80W.

É o melhor que dá pra fazer. Isso corta a energia entregue pro CPU consequentemente ele irá esquentar menos.

Compre um cooler novo, algo que custe na casa dos 500 reais. Tem muito cooler barato cheio de lâmpada que tem 240mm e água e é tão bosta quanto o AG500.

Tipo esse cooler que tenho, é bosta e é 240mm. Eu choro todo santo dia por ter visto o tal o MW informática usando ele com um 5900X e dizendo que aguentava.
 
Muito bom! E é exatamente o mito de que stock é melhor está enterrado, e seu Ryzen 9 7900 é o sem X?


um freio de mão para não passar o limite, e ainda daria para subir mais, no entanto, é fato de que também gastaria mais energia.


ou seja, sequer está exigindo o máximo da refrigeração e um Air Cooler dual torre daria conta facilmente, no seu caso.


ou seja, a sua pontuação sequer é o melhor que ainda daria para atingir, o Cinebench é sensível à memória mais rápida. No caso, também é possível aplicar um OFFSET no vSoC que, no meu caso, estou usando agora -0,025v ou deixar até 6.000MHz quando a memória pode pegar menos tensão e ter as temporizações mais apertadas sem exigir muita tensão do vSoC em modo automático (nesse modo auto o vSoC vai subindo conforme suba a tensão das memórias)

Desempenho ótimo dos Ryzen AM5, o que sobra é o preconceito das pessoas em achar que um fabricante vai fazer um produto bom a preço baixo, infelizmente o mercado puxa para cima. Eu mesmo estou procurando algumas peças de hardware, mas cadê as promoções, tudo caro se for bom ou não tão barato se for de baixa qualidade e alto risco de dar defeitos.

O que deveríamos ter é fábricas de processadores, com a alta demanda do mercado principalmente com as IAs, vai faltar chips, mesmo com a China tentando fazer seus próprios equipamentos em diversas fábricas.

É um Ryzen 9 7900 (sem X). Veio com o Wraith Prism (muito bom para um cooler stock, muito melhor q o lixo do Wraith Stealth ou Intel Stock). Uso um WC Cougar Poseidon GT 240.
O aumento de desempenho é por ter alterado o TDP dos 65W padrão para 95W.
Acho q a AMD colocou um TDP baixo demais no 7900 (65W) e alto demais no 7900X (170W). Eu deixei um valor intermediário.
Tem tb o undervolt do CO, mas isso não deve ter feito tanta diferença por ser apenas -10. Mais q isso (ou menos considerando q é negativo kkk) não ficava totalmente estável.

Mexi um pouco no vSOC, mas não consegui qualquer estabilidade. Atualmente está em 1,01V no modo automático sem XMP, e ficava em 1,30V no mesmo automático com XMP ativado. Mas na minha placa mãe o vSOC em modo automático fica sempre fixo de acordo com XMP/sem XMP (uma MSI Mortar B650M).
O XMP da minha memória (6000 mhz com timings fracos) dava um aumento médio de uns 3-4% no desempenho em Cinebench, cpu-Z, etc, mas preferi não usar.

Apesar da fama de q Intel é mais estável, o meu setup está totalmente estável depois q parei com os tinkerings de undervolt, RAM, etc. Tão estável como o meu antigo i7-7700k.
 
Última edição:
Excelente relato, e sobre o cooler eu até discordaria do outro user acima, chegando nos 180-200w de consumo qualquer CPU tende a rodar em temp alta praticamente, aí é questão de airflow/gabinete e temp ambiente também porquê não adianta botar um WC 420mm num gabinete sem airflow com 35c ambientr e esperar milagres, pras condições aí o resultado ficou bem legal
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo