i7-12700 em 100% de uso no Warzone mesmo com gráficos baixos

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Eu não cheguo dar Alt+Tab pq tenho 2 monitores, deixava ele aberto no outro monitor e o jogava em tela cheia no principal.

Coloquei o limite em 165 fps sim, porém estava sem G-Sync.

Amanhã testarei com o G-Sync ligado. Eu tbm configurei o gráfico de frametime do Riva pra ajudar.

Se está medindo com dois monitores, então tudo certo, também faço dessa forma. Tenta tirar um print pra gente das duas leituras, a do task manager e a do riva e postar aqui. Por mais que tenha variação, ela realmente não deveria ser tão absurda, com uma marcando 100% e a outra com 30%.

Com relação ao G-Sync tem duas formas de usar , uma é limitando o FPS abaixo dos 165fps (162fps normalmente é o recomendado) ou então deixar o fps ilimitado e ligar o vsync + gsync ao mesmo tempo.
Como existem muitas engines que não se dão bem com o vsync e geram muito input lag, normalmente a opção de limitar o fps é a mais recomendada.
 
Vamos lá, segui a sua dica (e de outros aqui) e instalei o AB+Riva Tuner. Realmente os valores são totalmente diferentes. Resumindo, uma reviravolta no meu caso.

Com a configuração do Adv_Options em 11 (valor original), o Task Manager apresenta seus 100%, mas o Riva fica nos trinta e poucos porcento. Levando em consideração que minha referência era gameplays do YT com o Riva, então agora faz todo sentido.

Mas como pode o Task Manager do próprio SO dar um valor incorreto? Notei apenas o CPU Usage de diferença mesmo, o resto estava igual (ou parecido).

Com relação ao stuttering, eu testei com vários valores do Adv_Options. Ele estava presente em todos os valores e qualidades gráficas que testei, mas tem uma intermitência grande (tem partida que dá, outras que não). Não creio que seja rede, pois peguei sempre server com ping baixo e minha internet de fibra é bem estável.

Será que pode ser algo natural do jogo? Como falei, sou novo no PC, e estava com a expectativa de rodar extremamente liso pelo que falam. Talvez seja normal um ou outro travamento, sei lá. Mas sendo o Warzone competitivo, acho pouco provável que seja assim.

Vou continuar testando mexendo também nos gráficos, mas já percebi que mexer não gráficos não interfere muito nisso.

Respondendo suas perguntas:
Já testei sem AV (uso o kaspersky), e tbm já testei só Win (10 e 11) + drivers + Warzone.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

Ps: Vou assistir os vídeos aqui.

Agora com relação a análise ai dos dados, acho que essa discrepância é mesmo estranha.

Ideal é vc habilitar o Riva para mostrar o workload de CPU e GPU enquanto você joga. Ah, detalhe, dois monitores não é uma boa ideia pra jogar não. Eu não duvido inclusive que esse uso pesado de GPU esteja sendo causado justamente pelo uso de monitores. Pelo que entendi, está 100% de uso de GPU direto, certo? Isso não é nem brincando normal pra essa placa de vídeo em 1080p. Eu diria que o seu problema, como suspeitei lá trás, tá mais nesse uso exagerado de GPU do que qualquer outra coisa.

Alguns gráficos do jogo interferem bastante nessa questão do stutterings. Ideal é deixar tudo no Normal ou até desligado. Impacto de balas e spray é pra desligar, isso causa stuttering e aumento enorme de workload de CPU.

O jogo roda 100% sem travamentos ou engasgos em PCs bem balanceados. Se isso não tá acontecendo ai, é porque tem algum problema mesmo. Eu jogo todos os dias e num PC bem inferior ao seu. 11400F+3070.

Com relação ao ADVOPTIONS, ontem eu testei o jogo usando a configuração 6 para RenderedWorkCount (algo assim) - surpreendentemente estava 3, talvez da época que eu desabilitava o HT) e realmente meus frames voltaram para um valor que há algum tempo eu já não tinha. Só vou confirmar se é placebo quando eu puder jogar mais, porém a sensação é que eu pulei uns 20 a 30FPS em relação a média que tinha antes. Mas, como tenho reiterado, não creio que esse seja seu problema. Sugiro você deixar esse valor em 6 ou 8, que são valores que funcionam bem para CPUs com 12 ou 16 threads ou mais. Se aqui com 6 funcionou bem, ai com muito mais threads também vai funcionar.

Vc já tentou desabilitar os E-Cores na bios? De boa, eles não tem nenhuma serventia e só podem atrapalhar para o seu uso.
 
Agora com relação a análise ai dos dados, acho que essa discrepância é mesmo estranha.

Ideal é vc habilitar o Riva para mostrar o workload de CPU e GPU enquanto você joga. Ah, detalhe, dois monitores não é uma boa ideia pra jogar não. Eu não duvido inclusive que esse uso pesado de GPU esteja sendo causado justamente pelo uso de monitores. Pelo que entendi, está 100% de uso de GPU direto, certo? Isso não é nem brincando normal pra essa placa de vídeo em 1080p. Eu diria que o seu problema, como suspeitei lá trás, tá mais nesse uso exagerado de GPU do que qualquer outra coisa.

Alguns gráficos do jogo interferem bastante nessa questão do stutterings. Ideal é deixar tudo no Normal ou até desligado. Impacto de balas e spray é pra desligar, isso causa stuttering e aumento enorme de workload de CPU.

O jogo roda 100% sem travamentos ou engasgos em PCs bem balanceados. Se isso não tá acontecendo ai, é porque tem algum problema mesmo. Eu jogo todos os dias e num PC bem inferior ao seu. 11400F+3070.

Com relação ao ADVOPTIONS, ontem eu testei o jogo usando a configuração 6 para RenderedWorkCount (algo assim) - surpreendentemente estava 3, talvez da época que eu desabilitava o HT) e realmente meus frames voltaram para um valor que há algum tempo eu já não tinha. Só vou confirmar se é placebo quando eu puder jogar mais, porém a sensação é que eu pulei uns 20 a 30FPS em relação a média que tinha antes. Mas, como tenho reiterado, não creio que esse seja seu problema. Sugiro você deixar esse valor em 6 ou 8, que são valores que funcionam bem para CPUs com 12 ou 16 threads ou mais. Se aqui com 6 funcionou bem, ai com muito mais threads também vai funcionar.

Vc já tentou desabilitar os E-Cores na bios? De boa, eles não tem nenhuma serventia e só podem atrapalhar para o seu uso.


Eu pessoalmente não tive problemas até hoje em jogar com 2 monitores, o principal é um qhd exatamente igual ao do OP e o secundário um 4k que uso para trabalho.

E se ele está usando a resolução nativa do monitor, é um 1440p@165hz, então vai bater 100% de GPU mesmo, principalmente se não estiver usando setup competitivo.
Desabilitar os E-Cores pode ajudar a aumentar o FPS e reduzir os stutters, mas provavelmente não vai resolver o problema dos 100% de CPU (que ainda precisa ser confirmada devido a leitura divergente do task manager pro riva), inclusive na Asus tem uma opção na bios para desativar os E-Cores dinamicamente usando a tecla scroll lock (eu nunca usei, mas já vi essa opção lá).


Sobre o ADV é isso mesmo, muito baixo ele derruba teus fps e muito alto ele eleva demais o consumo de cpu, causa stutters e pode derrubar fps. No caso dele estava por default 11, o que forçaria a jogar muita carga nos e-cores, por isso recomendei deixar em 8. Mas com os problemas persistindo com esse valor, tem que continuar olhando para outras coisas.
 
Eu pessoalmente não tive problemas até hoje em jogar com 2 monitores, o principal é um qhd exatamente igual ao do OP e o secundário um 4k que uso para trabalho.

E se ele está usando a resolução nativa do monitor, é um 1440p@165hz, então vai bater 100% de GPU mesmo, principalmente se não estiver usando setup competitivo.
Desabilitar os E-Cores pode ajudar a aumentar o FPS e reduzir os stutters, mas provavelmente não vai resolver o problema dos 100% de CPU (que ainda precisa ser confirmada devido a leitura divergente do task manager pro riva), inclusive na Asus tem uma opção na bios para desativar os E-Cores dinamicamente usando a tecla scroll lock (eu nunca usei, mas já vi essa opção lá).


Sobre o ADV é isso mesmo, muito baixo ele derruba teus fps e muito alto ele eleva demais o consumo de cpu, causa stutters e pode derrubar fps. No caso dele estava por default 11, o que forçaria a jogar muita carga nos e-cores, por isso recomendei deixar em 8. Mas com os problemas persistindo com esse valor, tem que continuar olhando para outras coisas.
É que cada monitor adicional acrescenta um workload bem grandinho pra GPU.. Então se usa dois monitores, mas realmente não precisa, é aconselhável desabilitar ao jogar. Eu faria um teste de desligar e retirar o cabo de um dos monitores pra jogar.

Tinha entendido que é 1080p. Mesmo 1440p, não sei se deveria bater 100% de uso numa 3070 não. Aqui eu jogo com resolução de 120%, que equivale a 1440p e fica ali na faixa dos 80~90% variando. Com quedas pra baixo de 80% as vezes. Claro que não tenho um 12700, é um 11400F e isso reflete em menos uso de GPU e menos frames.

Eu faria isso:

1) Ligar o Rivaturner para observar dentro do jogo, não fora.
2) Desativa o monitor adicional (tira o cabo mesmo pra garantir)
3) Desabilita os inúteis E-Cores na BIOS.
 
É que cada monitor adicional acrescenta um workload bem grandinho pra GPU.. Então se usa dois monitores, mas realmente não precisa, é aconselhável desabilitar ao jogar. Eu faria um teste de desligar e retirar o cabo de um dos monitores pra jogar.

Tinha entendido que é 1080p. Mesmo 1440p, não sei se deveria bater 100% de uso numa 3070 não. Aqui eu jogo com resolução de 120%, que equivale a 1440p e fica ali na faixa dos 80~90% variando. Com quedas pra baixo de 80% as vezes. Claro que não tenho um 12700, é um 11400F e isso reflete em menos uso de GPU e menos frames.

Eu faria isso:

1) Ligar o Rivaturner para observar dentro do jogo, não fora.
2) Desativa o monitor adicional (tira o cabo mesmo pra garantir)
3) Desabilita os inúteis E-Cores na BIOS.

Esse ponto de gerar workload pesado eu realmente nunca presenciei, mas fiz esse teste num passado distante e a diferença de fps era extremamente baixa, inclusive hoje eu jogo com streaming 4k rodando no segundo monitor e não perco FPS nos games. Não sei se por ser uma rtx 3080 isso fica imperceptível.

Na verdade para chegar ao equivalente a 1440p seria full hd com 134% e do 11400f para o 12700 a diferença também é bem grandinha, então faz sentido sim esses 100% na 3070 se os gráficos estiverem no alto.

Apenas para efeito de comparação, com o combo 3080/12600k em stock com quase tudo no máximo (menos RT,SSR e Oclusion) em 1440p o consumo da GPU fica na casa de 80% e com literalmente tudo ligado fica por volta de 90% de uso, inclusive um 12700k é capaz de levar a 3080 a 100% de uso em 1440p com tudo no máximo.
 
Última edição:
Esse ponto de gerar workload pesado eu realmente nunca presenciei, mas fiz esse teste num passado distante e a diferença de fps era extremamente baixa, inclusive hoje eu jogo com streaming 4k rodando no segundo monitor e não perco FPS nos games. Não sei se por ser uma rtx 3080 isso fica imperceptível.
Não importa, se sua GPU é minimamente capaz de dar vídeo em um monitor a perca de desempenho por ter uma segunda tela é praticamente nula, a única coisa que importa é se tem algo pesado renderizando nessa tela e o desktop/programinha com sensor com certeza não é.
 
Toda saída externa gera carga de trabalho. Se vc tem uma, vai gerar X, se vc tem duas, vai gerar X*2. Adrenaline tem teste mostrando isso, pra quem não quer recorrer a gringa pra se informar melhor.

Bem, eu faria os testes que indiquei. 100% de uso no Warzone pra 3070 só 4k pelo que sei.
 
Toda saída externa gera carga de trabalho. Se vc tem uma, vai gerar X, se vc tem duas, vai gerar X*2. Adrenaline tem teste mostrando isso, pra quem não quer recorrer a gringa pra se informar melhor.

Bem, eu faria os testes que indiquei. 100% de uso no Warzone pra 3070 só 4k pelo que sei.
Exato, seguindo a lógica que vc apresentou eu não deveria nem conseguir rodar um jogo aqui já que o "workload bem grandinho" que a minha tela gera seria o equivalente a 8 monitores 1080p@60 e eu já dei vídeo nessa tela com uma 1660 e adivinha só? uso de GPU quase nulo e pra piorar o autor do tópico tem uma RTX3070 o que torna o numero de monitores conectados ainda mais irrelevante pra performance em games dele.

Mas se vc falou tá falado, afinal DLSS com resolução de renderização inferior a do display é melhor que rodar na nativa né. :limo:
 
Exato, seguindo a lógica que vc apresentou eu não deveria nem conseguir rodar um jogo aqui já que o "workload bem grandinho" que a minha tela gera seria o equivalente a 8 monitores 1080p@60 e eu já dei vídeo nessa tela com uma 1660 e adivinha só? uso de GPU quase nulo e pra piorar o autor do tópico tem uma RTX3070 o que torna o numero de monitores conectados ainda mais irrelevante pra performance em games dele.

Mas se vc falou tá falado, afinal DLSS com resolução de renderização inferior a do display é melhor que rodar na nativa né. :limo:
Claramente vc não tem a menor ideia de como funciona a carga de trabalho em um PC. Não julgo, não é a informação simples por aí. Mas no meu tempo, a gente se calava quando não fazia a menor ideia de algo.

Sobre DLSS, não sou eu quem digo isso só com a minha experiência, que por si só já bastaria. Então não vou estender. É tipo ficar explicando porque a Terra não é plana, porque o homem realmente foi a lua, etc. Mas deixo aqui material pra quem quiser entender como upscaling por IA é uma solução de melhoramento de imagem original. Inclusive tem programas que utilizam a mesma premissa para melhorar fotos antigas e tal. Mas dentro da sua cabeça nunca uma foto antiga original poderia ser melhorada rsrsrs. Gênio!





Abraço! E, claro, foi pro ignore pq tempo a gente até tem muito, mas sabe que não vale gastar a toa.
 
Toda saída externa gera carga de trabalho. Se vc tem uma, vai gerar X, se vc tem duas, vai gerar X*2. Adrenaline tem teste mostrando isso, pra quem não quer recorrer a gringa pra se informar melhor.

Bem, eu faria os testes que indiquei. 100% de uso no Warzone pra 3070 só 4k pelo que sei.

Com cpus realmente fortes (5800x, 5800x3d, intel 12th gen acima do 12600k) em 1440p é muito fácil bater 100% de uso em uma 3070 no warzone. Essas CPUS são absurdamente parrudas.

Um 12700k stock já coloca a 3080 em 1440p a quase 100% com setup no high e a diferença dela pra 3070 é bem considerável.

 
Com cpus realmente fortes (5800x, 5800x3d, intel 12th gen acima do 12600k) em 1440p é muito fácil bater 100% de uso em uma 3070 no warzone. Essas CPUS são absurdamente parrudas.

Um 12700k stock já coloca a 3080 em 1440p a quase 100% com setup no high e a diferença dela pra 3070 é bem considerável.


Pode ser. É que eu jogo com quase tudo desligado ou no low também, já que o que interessa nesse jogo é reduzir qualquer uso ocasional de CPU exagerado e quanto mais frames, mais vantageem terei.

Ah, só pra acrescentar sobre o teste de desativar o segundo monitor. É apenas um teste, ng tá dizendo que é esse o problema. Até pq ng sabe qual realmente é o problema.
 
Tu assitiu completo ? Pois o vídeo vai subindo o setup e do minuto 8 pra frente está no high, constantemente acima de 95% de uso.

Outro exemplo de cpu parruda, o que um 5950x faz com uma 3060ti (muito próxima a uma 3070) em 1080p.


Na verdade nem lógica tem dizer o que eu disse. Não pensei direito. Por isso que editei de imediato. Mas não bate 100% fixo na 3080. Só que não vem ao caso mesmo tb.

Esse vídeo não baste 100% ou quase isso também. EU falo isso pq já usei uma 3060 e batia 100% de uso direto. Então é possível em 1080p sim.

Mas, de novo, não vem ao caso nada disso.
 
Pode ser. É que eu jogo com quase tudo desligado ou no low também, já que o que interessa nesse jogo é reduzir qualquer uso ocasional de CPU exagerado e quanto mais frames, mais vantageem terei.

Ah, só pra acrescentar sobre o teste de desativar o segundo monitor. É apenas um teste, ng tá dizendo que é esse o problema. Até pq ng sabe qual realmente é o problema.

Esse é o ponto, a gente não sabe exatamente com qual config ele está jogando, por isso estou dizendo que não é impossível esses 100% de gpu com um 12700.

Eu também prefiro usar um setup que entregue o máximo de performance possível dentro da resolução que jogo, mas como no caso da 3080 eu não chego a bater 100% de uso, jogo com poucas coisas desabilitadas.
 
Esse é o ponto, a gente não sabe exatamente com qual config ele está jogando, por isso estou dizendo que não é impossível esses 100% de gpu com um 12700.

Eu também prefiro usar um setup que entregue o máximo de performance possível dentro da resolução que jogo, mas como no caso da 3080 eu não chego a bater 100% de uso, jogo com poucas coisas desabilitadas.
É que tem umas opções que geram um spike pesado de carga de trabalho na CPU. E pode até gerar stuttering mesmo. Aquelas marquinhas de bala na parede, por exemplo, geram spikes meio brabos.

Ah, o vídeo que tu mandou foi naquele mapinha menor tb. Ali FPS voa e uso de GPU cresce muito. Parece que tem menos carga de trabalho pra CPU. Bem menos. Mesmo assim não cravou 99%~100% e tem quedas pra 80%.
 
É que tem umas opções que geram um spike pesado de carga de trabalho na CPU. E pode até gerar stuttering mesmo. Aquelas marquinhas de bala na parede, por exemplo, geram spikes meio brabos.

Ah, o vídeo que tu mandou foi naquele mapinha menor tb. Ali FPS voa e uso de GPU cresce muito. Parece que tem menos carga de trabalho pra CPU. Bem menos.

Aham, tem vários efeitos que realmente pesam bastante em CPU e o video da Rebirth Island foi o com a 3060ti, a ideia era exemplificar ali com a 3080 em Caldera (mapa grande) de que em uma máquina que a 3080 crava 96-97% de uso constante, a 3070 vai cravar 100% em qualquer condição.


Mas vamos aguardar o que o OP tem pra retornar depois dos testes que ficou de fazer, tem bastante sugestão para resolver o problema. Inclusive passar um setup de competitive settings pra ele é uma boa.
 
Aham, tem vários efeitos que realmente pesam bastante em CPU e o video da Rebirth Island foi o com a 3060ti, a ideia era exemplificar ali com a 3080 em Caldera (mapa grande) de que em uma máquina que a 3080 crava 96-97% de uso constante, a 3070 vai cravar 100% em qualquer condição.


Mas vamos aguardar o que o OP tem pra retornar depois dos testes que ficou de fazer, tem bastante sugestão para resolver o problema.
Sim, ideal é ele realizar alguns testes. Capaz de não dar em nada, mas não custa tentar.
 
Fala aí, pessoal.

Realizei alguns testes hoje, mas antes vou responder algumas perguntas que vi que vcs fizeram:
- Eu tenho dois monitores, um QHD para jogo e um FHD para trabalho. Eu já cheguei testar sem o segundo monitor no início do troubleshooting, mas não melhorou os travamentos naquela condição.
- Eu pequei o 12700 porque estava mais barato que o 11700/11700F na época que comprei. Eu não comprei o 12700F porque eu montei o PC aos poucos e precisava de uma VGA. Eu não comprei um i5 porque eu tenho umas máquinas virtuais de lab de estudo, e quanto mais core pra isso melhor.
- Eu uso Windows 11 porque eu li que ele já veio melhor otimizado para lidar com os E-Cores da 12gen, mas no início eu testei com Win 10 tbm.
- Segue o link de comparação entre o Task Manager e Riva:

Todos os testes que fiz até agora foram com tudo no ultra/ligado, exceto:
- V-Sync
- Transmissão de texturas sob demanda
- Motion blur de cenário e arma
- DLSS
- Ray Tracing

Em algumas partidas eu tirei as marcações de tiro e diminui a tesselação, mas tbm tive uns pequenos stutterings com eles assim.
Sobre a limitação de FPS, eu deixo em 165 FPS (mas acho que não adianta muito porque nunca atinjo esse FR. Eu sei que as travadas não são tearing porque estou usando o gráfico de frametime para monitorar.

Eu lembro que no início do troubleshooting (antes de recorrer ao fórum) eu testei diminuir os gráficos, mas isso tbm não melhorava os travamentos (nas na real eu estava intrigado com a questão da CPU em 100%, então vale a pena eu retestar isso depois). Eu prefiro achar o ponto ideal com tudo no ultra agora e deixar pra mexer nos gráficos só quando for pra melhorar o FPS.

Enfim, testei diversos valores para o ADJ, mas em todos eles ou eu tinha algum stuttering ou o FPS caia muito.

O que de fato melhorou foi desligar os E-Cores. Eu percebi uma melhora significativa sem eles e com o ADJ com o valor 8. De umas três ou quatro partidas que joguei, só tive um rápido travamento, mas parece que foi pontual.

Eu quero testar mais pra ter certeza de que isso resolveu. Eu só consigo jogar aos fins de semana, e como cada partida é demorada (e o problema é intermitente tbm), eu acabo levando um tempo para chegar a uma conclusão.

Pode até ser que os E-Cores agreguem pouco e que não faça muita diferença estando desligados, e mesmo que eu tenha pagado mais barato nele que num 11gen, é um sentimento ruim (de desperdício) desligá-los. Enfim, se tiver que ser assim, que seja.

Espero que nas próximas partidas não venha uma surpresa. Quero encontrar logo o setup ideal e esquecer isso.

Se eu chegar a conclusão que é o Ecore mesmo melhorando, vou testar a função de desliga-los dinamicamente com a tecla Scroll.

Retorno em breve.
Novamente, obg por todas as sugestões.
Abs,
 
Fala aí, pessoal.

Realizei alguns testes hoje, mas antes vou responder algumas perguntas que vi que vcs fizeram:
- Eu tenho dois monitores, um QHD para jogo e um FHD para trabalho. Eu já cheguei testar sem o segundo monitor no início do troubleshooting, mas não melhorou os travamentos naquela condição.
- Eu pequei o 12700 porque estava mais barato que o 11700/11700F na época que comprei. Eu não comprei o 12700F porque eu montei o PC aos poucos e precisava de uma VGA. Eu não comprei um i5 porque eu tenho umas máquinas virtuais de lab de estudo, e quanto mais core pra isso melhor.
- Eu uso Windows 11 porque eu li que ele já veio melhor otimizado para lidar com os E-Cores da 12gen, mas no início eu testei com Win 10 tbm.
- Segue o link de comparação entre o Task Manager e Riva:

Todos os testes que fiz até agora foram com tudo no ultra/ligado, exceto:
- V-Sync
- Transmissão de texturas sob demanda
- Motion blur de cenário e arma
- DLSS
- Ray Tracing

Em algumas partidas eu tirei as marcações de tiro e diminui a tesselação, mas tbm tive uns pequenos stutterings com eles assim.
Sobre a limitação de FPS, eu deixo em 165 FPS (mas acho que não adianta muito porque nunca atinjo esse FR. Eu sei que as travadas não são tearing porque estou usando o gráfico de frametime para monitorar.

Eu lembro que no início do troubleshooting (antes de recorrer ao fórum) eu testei diminuir os gráficos, mas isso tbm não melhorava os travamentos (nas na real eu estava intrigado com a questão da CPU em 100%, então vale a pena eu retestar isso depois). Eu prefiro achar o ponto ideal com tudo no ultra agora e deixar pra mexer nos gráficos só quando for pra melhorar o FPS.

Enfim, testei diversos valores para o ADJ, mas em todos eles ou eu tinha algum stuttering ou o FPS caia muito.

O que de fato melhorou foi desligar os E-Cores. Eu percebi uma melhora significativa sem eles e com o ADJ com o valor 8. De umas três ou quatro partidas que joguei, só tive um rápido travamento, mas parece que foi pontual.

Eu quero testar mais pra ter certeza de que isso resolveu. Eu só consigo jogar aos fins de semana, e como cada partida é demorada (e o problema é intermitente tbm), eu acabo levando um tempo para chegar a uma conclusão.

Pode até ser que os E-Cores agreguem pouco e que não faça muita diferença estando desligados, e mesmo que eu tenha pagado mais barato nele que num 11gen, é um sentimento ruim (de desperdício) desligá-los. Enfim, se tiver que ser assim, que seja.

Espero que nas próximas partidas não venha uma surpresa. Quero encontrar logo o setup ideal e esquecer isso.

Se eu chegar a conclusão que é o Ecore mesmo melhorando, vou testar a função de desliga-los dinamicamente com a tecla Scroll.

Retorno em breve.
Novamente, obg por todas as sugestões.
Abs,



Olhando os teus prints eu realmente fiquei confuso.

1 - Como comentei anteriormente, a leitura do task manager não costuma ser tão divergente assim do Riva, qual opção tu ativou para realizar essa leitura do riva? "CPU Usage" ?
2- Normalmente a leitura do Riva mostra um consumo de cpu levemente menor que o task manager e a da GPU maior.
3- Tirei alguns prints como referência para dar dar uma ideia de como fica por aqui, em 1440p o jogo normalmente roda entre 150-190 fps com cpu na casa de 50% de uso e gpu acima dos 90%. OBS: e-cores ativados.
4- Outro detalhe divergente do teu é que pelo task manager, nenhum dos meus cores crava 100% de uso, apesar do fps estar bem mais alto. OBS: Tua CPU é melhor que a minha, então os resultados deveriam ser no mínimo iguais.
5- Meu RendererWorkerCount é 6.
6- Também fiz um cap em 110 fps para deixar semelhante ao teu setup e o consumo de cpu vai para a casa de 30%.
7- A tua linha de frametime está bem estável e muito parecida com e sem os e-cores, o que indicaria que não está ocorrendo stutters significativos. Eventualmente faz uma gravação do gameplay e faz um upload no youtube pra dar uma ideia mais clara pra gente do tamanho desses travamentos e quando eles ocorrem.
8- Teu jogo tá no SSD, certo?


Sem cap de fps

QhvvM1V.jpg

w7wnBQr.jpg


Com cap de 110fps

gAFs1ue.jpg




Tenho mais duas sugestões:

1- Lembrei que quando instalei um monitor dell aqui, não me recordo se foi o S2721DGF ou outro Alienware que tenho, que ele pede uma instalação de um software da Alienware para gerenciamento do monitor que gera um overhead de CPU absurdo. Tive que desinstalar esse negócio pq estava derrubando meus frames e dando stutter nos jogos. Dá uma olhada ai se não tem algum software da Alienware instalado e remove isso.

2- Para matar a dúvida se o teu cpu realmente está batendo 100% ou se a leitura do task manager está errada, muda o jogo para 1080p, tira vsync e cap de fps, joga todas as configs pro low e joga novamente. Se a leitura correta for a do riva, a performance tem que saltar para uns 180fps, ou se realmente estiver esse consumo todo de CPU indicado pelo task manager, teu fps vai continuar "baixo".
 
Última edição:
Olhando os teus prints eu realmente fiquei confuso.

1 - Como comentei anteriormente, a leitura do task manager não costuma ser tão divergente assim do Riva, qual opção tu ativou para realizar essa leitura do riva? "CPU Usage" ?
2- Normalmente a leitura do Riva mostra um consumo de cpu levemente menor que o task manager e a da GPU maior.
3- Tirei alguns prints como referência para dar dar uma ideia de como fica por aqui, em 1440p o jogo normalmente roda entre 150-190 fps com cpu na casa de 50% de uso e gpu acima dos 90%. OBS: e-cores ativados.
4- Outro detalhe divergente do teu é que pelo task manager, nenhum dos meus cores crava 100% de uso, apesar do fps estar bem mais alto. OBS: Tua CPU é melhor que a minha, então os resultados deveriam ser no mínimo iguais.
5- Meu RendererWorkerCount é 6.
6- Também fiz um cap em 110 fps para deixar semelhante ao teu setup e o consumo de cpu vai para a casa de 30%.
7- A tua linha de frametime está bem estável e muito parecida com e sem os e-cores, o que indicaria que não está ocorrendo stutters significativos. Eventualmente faz uma gravação do gameplay e faz um upload no youtube pra dar uma ideia mais clara pra gente do tamanho desses travamentos e quando eles ocorrem.
8- Teu jogo tá no SSD, certo?


Sem cap de fps

QhvvM1V.jpg

w7wnBQr.jpg


Com cap de 110fps

gAFs1ue.jpg




Tenho mais duas sugestões:

1- Lembrei que quando instalei um monitor dell aqui, não me recordo se foi o S2721DGF ou outro Alienware que tenho, que ele pede uma instalação de um software da Alienware para gerenciamento do monitor que gera um overhead de CPU absurdo. Tive que desinstalar esse negócio pq estava derrubando meus frames e dando stutter nos jogos. Dá uma olhada ai se não tem algum software da Alienware instalado e remove isso.

2- Para matar a dúvida se o teu cpu realmente está batendo 100% ou se a leitura do task manager está errada, muda o jogo para 1080p, tira vsync e cap de fps, joga todas as configs pro low e joga novamente. Se a leitura correta for a do riva, a performance tem que saltar para uns 180fps, ou se realmente estiver esse consumo todo de CPU indicado pelo task manager, teu fps vai continuar "baixo".
- Estou usando CPU Usage.
- O jogo está num NVMe 3.0.
- Eu uso um app da Dell pra monitor sim... Dell Display Manager. Vou tentar tirar ele pra ver (apesar de que no início, como falei, cheguei formatar e só colocar Win + Drivers + Warzone e nã mudou muito).
- No momento que tirei o print, o jogo estava estável. Como falei, os engasgos são intermitentes (tipo uns 4 por minuto). Enquanto não rola, o jogo roda fluido.

Vou fazer esses teus testes aí e retorno já já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só por curiosidade, teus gráficos estavam no ultra? Achei o salto de uma 3070 para uma 3080 bem grande.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Segue aí o teste... Bizarro, né? O que faz o Task Manager aqui ser assim?!
2YGS2Hm.png
 
Última edição:
Seu task manager só tá reconhecendo os P-Cores. Desabilitou?

Edit: vi agora, tinha perdido uma mensagem
 
Última edição:
- Estou usando CPU Usage.
- O jogo está num NVMe 3.0.
- Eu uso um app da Dell pra monitor sim... Dell Display Manager. Vou tentar tirar ele pra ver (apesar de que no início, como falei, cheguei formatar e só colocar Win + Drivers + Warzone e nã mudou muito).
- No momento que tirei o print, o jogo estava estável. Como falei, os engasgos são intermitentes (tipo uns 4 por minuto). Enquanto não rola, o jogo roda fluido.

Vou fazer esses teus testes aí e retorno já já.
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Só por curiosidade, teus gráficos estavam no ultra? Achei o salto de uma 3070 para uma 3080 bem grande.
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Segue aí o teste... Bizarro, né? O que faz o Task Manager aqui ser assim?!
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Teu Windows está 100% atualizado (windows update)?
O nome do aplicativo que instala com o monitor é Alienware Command Center e tem um FX alguma coisa, lembro que removi 3 apps relacionados ao monitor.
Outra coisa que lembrei aqui que já removi no passado por problemas é o geforce experience, hoje em dia faço a instalação pura só com os drivers mesmo.

Mas pelos teus testes parece ser apenas mesmo uma leitura incorreta do task manager, visto o salto enorme de performance que deu ao reduzir os gráficos.

Sobre as configurações, ali eu estava jogando com setup mais baixo para forçar ao máximo a cpu.
Normalmente jogo com tudo no máximo menos Raytracing, Ambiente Occlusion, Blur, Depth of Field, pois eles forçam o uso do Anti-Aliasing em 2x e eu acho que a imagem fica muito borrada. Deixo essas opções todas desligadas e aumento o Filmic Strength para 1.00, porém, mesmo com essa config a performance é praticamente a mesma.

Obs: A diferença de performance da 3070 para a 3080 é bem grandinha sim.
 
Teu Windows está 100% atualizado (windows update)?
O nome do aplicativo que instala com o monitor é Alienware Command Center e tem um FX alguma coisa, lembro que removi 3 apps relacionados ao monitor.
Outra coisa que lembrei aqui que já removi no passado por problemas é o geforce experience, hoje em dia faço a instalação pura só com os drivers mesmo.

Mas pelos teus testes parece ser apenas mesmo uma leitura incorreta do task manager, visto o salto enorme de performance que deu ao reduzir os gráficos.

Sobre as configurações, ali eu estava jogando com setup mais baixo para forçar ao máximo a cpu.
Normalmente jogo com tudo no máximo menos Raytracing, Ambiente Occlusion, Blur, Depth of Field, pois eles forçam o uso do Anti-Aliasing em 2x e eu acho que a imagem fica muito borrada. Deixo essas opções todas desligadas e aumento o Filmic Strength para 1.00, porém, mesmo com essa config a performance é praticamente a mesma.

Obs: A diferença de performance da 3070 para a 3080 é bem grandinha sim.
O Win tá up-to-date sim. Garanti isso tanto nesse aqui, como no teste com o Win 10.
Uma curiosidade: esses engasgos que estamos tratando aqui... no seu setup vc não tem nunca? É sempre fluído?
Agora pouco eu tava numa partida aqui, com as configs que eu já tava considerando ideais, e senti vários engasgos (visíveis no gráfico de timeframe). Reiniciei o jogo e normalizou.
Não sei se podia ser daquela partida em específico. Quase achei que estava voltando à estaca zero.
Esse sentimento de incerteza ainda se resolvi ou não o problema é muito ruim.
 
O Win tá up-to-date sim. Garanti isso tanto nesse aqui, como no teste com o Win 10.
Uma curiosidade: esses engasgos que estamos tratando aqui... no seu setup vc não tem nunca? É sempre fluído?
Agora pouco eu tava numa partida aqui, com as configs que eu já tava considerando ideais, e senti vários engasgos (visíveis no gráfico de timeframe). Reiniciei o jogo e normalizou.
Não sei se podia ser daquela partida em específico. Quase achei que estava voltando à estaca zero.
Esse sentimento de incerteza ainda se resolvi ou não o problema é muito ruim.

Tive muito problema de stutter nas primeiras seasons em Verdansk, mas hoje em dia quando acontece é muito raro e dá pra ver que é algo pontual.
 
Fala aí, pessoal.

Realizei alguns testes hoje, mas antes vou responder algumas perguntas que vi que vcs fizeram:
- Eu tenho dois monitores, um QHD para jogo e um FHD para trabalho. Eu já cheguei testar sem o segundo monitor no início do troubleshooting, mas não melhorou os travamentos naquela condição.
- Eu pequei o 12700 porque estava mais barato que o 11700/11700F na época que comprei. Eu não comprei o 12700F porque eu montei o PC aos poucos e precisava de uma VGA. Eu não comprei um i5 porque eu tenho umas máquinas virtuais de lab de estudo, e quanto mais core pra isso melhor.
- Eu uso Windows 11 porque eu li que ele já veio melhor otimizado para lidar com os E-Cores da 12gen, mas no início eu testei com Win 10 tbm.
- Segue o link de comparação entre o Task Manager e Riva:

Todos os testes que fiz até agora foram com tudo no ultra/ligado, exceto:
- V-Sync
- Transmissão de texturas sob demanda
- Motion blur de cenário e arma
- DLSS
- Ray Tracing

Em algumas partidas eu tirei as marcações de tiro e diminui a tesselação, mas tbm tive uns pequenos stutterings com eles assim.
Sobre a limitação de FPS, eu deixo em 165 FPS (mas acho que não adianta muito porque nunca atinjo esse FR. Eu sei que as travadas não são tearing porque estou usando o gráfico de frametime para monitorar.

Eu lembro que no início do troubleshooting (antes de recorrer ao fórum) eu testei diminuir os gráficos, mas isso tbm não melhorava os travamentos (nas na real eu estava intrigado com a questão da CPU em 100%, então vale a pena eu retestar isso depois). Eu prefiro achar o ponto ideal com tudo no ultra agora e deixar pra mexer nos gráficos só quando for pra melhorar o FPS.

Enfim, testei diversos valores para o ADJ, mas em todos eles ou eu tinha algum stuttering ou o FPS caia muito.

O que de fato melhorou foi desligar os E-Cores. Eu percebi uma melhora significativa sem eles e com o ADJ com o valor 8. De umas três ou quatro partidas que joguei, só tive um rápido travamento, mas parece que foi pontual.

Eu quero testar mais pra ter certeza de que isso resolveu. Eu só consigo jogar aos fins de semana, e como cada partida é demorada (e o problema é intermitente tbm), eu acabo levando um tempo para chegar a uma conclusão.

Pode até ser que os E-Cores agreguem pouco e que não faça muita diferença estando desligados, e mesmo que eu tenha pagado mais barato nele que num 11gen, é um sentimento ruim (de desperdício) desligá-los. Enfim, se tiver que ser assim, que seja.

Espero que nas próximas partidas não venha uma surpresa. Quero encontrar logo o setup ideal e esquecer isso.

Se eu chegar a conclusão que é o Ecore mesmo melhorando, vou testar a função de desliga-los dinamicamente com a tecla Scroll.

Retorno em breve.
Novamente, obg por todas as sugestões.
Abs,

Já testou sem o segundo monitor agora no final depois de mudar algumas configurações? Não duvido que seja ele o problema agora. Pode ser um bug do Windows, do jogo, vai saber. Não custa testar novamente, agora que algumas coisas normalizaram. É conhecido que um segundo monitor causa stuttering quando está jogando, dependendo da demanda. E Warzone é um jogo com altíssima demanda de CPU.

Agora outra parada que tava esquecendo. Os dois monitores estão na mesma frequência? Sim, isso aqui é muito importante tb. Ou, no mínimo, números inteiros divisíveis pra reduzir a probabilidade de problemas.

E no teu caso, vc tem um de 165Hz. Qual a frequencia de atualização do outro? Vc vai ter problemas caso não seja 165Hz, 82Hz, etc. E eu acho que teu problema pode realmente ser esse, na real. Mas é um teste a se fazer. Por isso desligar é tão importante e tá sendo negligenciado.

E, de fato, aquele arquivo lá fica bom quando usa exatamente a metade dos threads disponíveis no caso de CPUs com HT ou SMT. Com 5, tive frames tão ruins quanto com 3. Hoje vou testar melhor voltando pra 6 e vou definir se foi placebo ou não meu primeiro teste.

Mas no teu caso, com esses E-Core, pode ser bem diferente de qlq forma. Servem pra nada, infelizmente. É apenas um conceito da Intel e nem deveria ter sido lançado ainda.
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O Win tá up-to-date sim. Garanti isso tanto nesse aqui, como no teste com o Win 10.
Uma curiosidade: esses engasgos que estamos tratando aqui... no seu setup vc não tem nunca? É sempre fluído?
Agora pouco eu tava numa partida aqui, com as configs que eu já tava considerando ideais, e senti vários engasgos (visíveis no gráfico de timeframe). Reiniciei o jogo e normalizou.
Não sei se podia ser daquela partida em específico. Quase achei que estava voltando à estaca zero.
Esse sentimento de incerteza ainda se resolvi ou não o problema é muito ruim.
Aqui roda 100% fluido 100% do tempo. O Warzone tem vários problemas mesmo, mas com equipamento feito o seu não deveria render nenhum. Minha única duvida é o 12700. microarquitetura nova e tal. Windows 11 também acho pouquíssimo confiável e pra mim é uma escolha ruim da sua parte como SO.
 
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