[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Alguém sabe me dizer se essa configuração é totalmente compatível ou o que mudar?

I7 13700F

Placa mãe asrock z690 PRO RS, SOCKET LGA1700

Placa de vídeo INNO3D geforce rtx 4070 x3 OC 12gb

Fonte cooler master G800 Gold, 800w

SSD dAata Legend 960 Max, 1tb

(2x16) memória team group T-force vulcan, DDR4 3600Mhz

Water Cooler Team Group T-Force GD360E Siren, ARGB, 360mm

Gabinete aigo darkflash c285
 
Alguém poderia me dar um help e dizer se tudo nessas specs é compatível ?

- Motherboard ASRock A620M Pro RS WiFi
- Fonte de Alimentação ATX Seasonic Focus Gold GX 750W 80 Plus Gold Full Modular
- Water Cooler CPU Nox M-360 ARGB 360mm Branco
- Caixa Extended-ATX 1Life c:bloom RGB Tempered Glass Preta
- AMD Ryzen 9 7900X Sem Cooler 4.7 GHz Box
- RTX 3070 Ti 8GB Zotac
- Gloway-Memória RAM 8x2 4800mhz
 
Alguém sabe me dizer se essa configuração é totalmente compatível ou o que mudar?

I7 13700F

Placa mãe asrock z690 PRO RS, SOCKET LGA1700

Placa de vídeo INNO3D geforce rtx 4070 x3 OC 12gb

Fonte cooler master G800 Gold, 800w

SSD dAata Legend 960 Max, 1tb

(2x16) memória team group T-force vulcan, DDR4 3600Mhz

Water Cooler Team Group T-Force GD360E Siren, ARGB, 360mm

Gabinete aigo darkflash c285
A principio nada para se preocupar, parece bem equilibrado e compatível.

Alguém poderia me dar um help e dizer se tudo nessas specs é compatível ?

- Motherboard ASRock A620M Pro RS WiFi
- Fonte de Alimentação ATX Seasonic Focus Gold GX 750W 80 Plus Gold Full Modular
- Water Cooler CPU Nox M-360 ARGB 360mm Branco
- Caixa Extended-ATX 1Life c:bloom RGB Tempered Glass Preta
- AMD Ryzen 9 7900X Sem Cooler 4.7 GHz Box
- RTX 3070 Ti 8GB Zotac
- Gloway-Memória RAM 8x2 4800mhz
Uma placa mãe A620 'casaria' melhor com um 7600 ou 7700, sugiro dar uma olhada nas opções com chipset B650, especialmente para processadores "x" ou x3d".

E como falei no outro tópico, atenção para as memórias e dê preferência por modelos que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe, de resto parece tudo ok.
 
A principio nada para se preocupar, parece bem equilibrado e compatível.


Uma placa mãe A620 'casaria' melhor com um 7600 ou 7700, sugiro dar uma olhada nas opções com chipset B650, especialmente para processadores "x" ou x3d".

E como falei no outro tópico, atenção para as memórias e dê preferência por modelos que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe, de resto parece tudo ok.
Mas mesmo esse modelo de placa mãe, teria alguma interferência sendo usada com esse processador 7900x ou seria tranquilo ?

Em questão da memoria ram estou dando mais uma olhada, com slot DDR5 abaixo de 5200mhz.
 
Mas mesmo esse modelo de placa mãe, teria alguma interferência sendo usada com esse processador 7900x ou seria tranquilo ?
Se a placa mãe declara suporte ao processador em tese irá funcionar sem problemas, mas não é uma combinação que eu faria.

Em questão da memoria ram estou dando mais uma olhada, com slot DDR5 abaixo de 5200mhz.
Não há problema utilizar memórias de 5600 ou 6000Mhz (por exemplo), não precisa ficar restrito a este clock.
 
Se a placa mãe declara suporte ao processador em tese irá funcionar sem problemas, mas não é uma combinação que eu faria.


Não há problema utilizar memórias de 5600 ou 6000Mhz (por exemplo), não precisa ficar restrito a este clock.
Em tese ela suporta socket AM5 como o Ryzen 7900x, mas estou preocupado que no site da ASRock fala que está pronta para CPU 120W, o TDP da 7900x é de 170W, não sei se isso faz alguma diferença, não entendo muito dessa parte.

Mas o socket da placa mãe / processador / WC são todos iguais (AM5)
 
Primeiramente, muito obrigado por ter respondido. Qualquer ajuda é bem vinda. Vamos lá... rsrs
Até metade do ano que vem, pode ser que esse setup todo dê pra montar na plataforma AM5 viu. Aí já entrariam processadores como 7600, placa-mãe B650M. Acho até que daria pra montar um setup AM5 nessa faixa, mas aí teria que ver o que você estaria disposto em economizar ou quanto a mais dos R$5000 você poderia passar. O que mudaria basicamente seria a placa-mãe, que custaria entre R$1000 e R$1300, o 7600 que custaria entre R$1000 e R$1300 e a memória que seria ideal ser DDR5.
Ta valendo pegar DDR5 atualmente? Segundo o meu irmão, que entende bem mais que eu, não ta valendo ainda, pois está encarecendo bastante o orçamento.
Mas se for em AM4 (e talvez até lá as peças citadas estejam ainda mais baratas), essas são minhas recomendações (se tiver algo melhor pra indicar alguém pode me corrigir):
Sim, imagino que até metade do ano que vem as peças que estou considerando estejam mais baratas. Aí quero ter uma boa noção pra saber o vou manter e que vou "upar".
Placa-mãe: Essa placa mãe acho exagero pra AM4, a B450M Steel Legend está num ótimo preço (R$599): https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mae-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4
Na real, saberia me explicar o motivo da outra ser exagero? Não entendo nada, só vejo valores haha.
Processador: O 5600G tem vídeo integrado, se vai comprar placa de vídeo não precisa. Não sei onde você pesquisou os preços, mas o 5600 está R$849 e o 5700X está R$1.099 e o pulo em performance é notável, o 5700X é um ótimo processador. Dá uma pesquisada na performance de cada, não tem nem comparação os ganhos do 5600G pro 5600 ou 5700X.
5600: https://www.kabum.com.br/produto/32...rbo-cache-35mb-am4-sem-video-100-100000927box
5700X: https://www.kabum.com.br/produto/32...rbo-cache-36mb-am4-sem-video-100-100000926wof
Saberia indicar alguma site confiável que eu consiga fazer esses comparativos? Pelo o que eu vi a diferença só fica evidente quanto se procura altas taxas de quadro, que não é meu caso. Acredito que pelo meu objetivo de jogos, 60FPS+ Está ótimo.
Irei ficar de olho nessa. Porém estava pensando em economizar aqui e pegar a 6650XT, que está saindo por uns R$ 1.250,00. Como meu objetivo atual é full HD e 60 FPS +, talvez pegar algo acima disso seja exagero (?).
Gabinete: Eu não conheço muitos modelos mas não tem muito segredo, mas pessoalmente gosto das linhas Gadit e HX da Pichau, peguei um HX550M essa semana pra mim que já vem com 3 fans pra mim por R$230 (com frete): https://www.pichau.com.br/gabinete-...er-lateral-de-vidro-com-3-fans-pg-hx550m-bk01
Achei legal. Quero algo bem "básico". todo preto ou branco, sem muita "frescurinha" rsrsr
Monitor: Eu não pegaria da Pichau, a não ser que a comunidade tenha uma diferente ideia desses modelos hoje em dia. Acho o ASUS TUF Gaming uma opção muito melhor. Mas monitor não tem muito segredo, só nunca pegaria painel VA. Um outro que indico só pra você ter opção é esse:
https://www.kabum.com.br/produto/44...-hdr-10-99-srgb-freesync-premium-vesa-27gn65r
Qual o problema do painel VA? Só pra entender mesmo. Meu irmão mexe bastante com edição de imagem e ele sempre diz que VA é melhor.
Estou pensando em aumentar um pouco o orçamento aqui. estava de olho em um que vi pelo forum de R$ 490,00.
Fonte to meio por fora. Mas sei que vale a pena gastar mais em fonte, ainda mais se der pra dar uma economizada em outras peças, algumas peças que linkei estão num valor menor do que você esperava pagar, então valeria a pena investir esse extra na fonte, já pegar uma com 700 ou 750W de marca de qualidade pra ter espaço pra upgrades no futuro.

E sobre a memória, eu to por fora dos modelos mas eu recomendaria ir de 2x16GB 3200HZ. 16GB tá ficando pouco hoje em dia pra alguns jogos. :(
Inicialmente ainda to pensando em 2x8gb e futuramente fazer um upgrade. Mas vamos ver como vai está na metade do ano que vem.
Periférico depois de certo ponto de qualidade é muito por gosto pessoal. Mas vou dar uma pesquisada aqui e te cito em outro post com algumas recomendações.
Agradeço. Ficarei no aguardo.

Quanto ao fone, um amigo que joga CS indicou esse.
Headset Gamer Fallen Morcego Preto- Disse que ele comprou recentemente e acho muito bom. Inclusive já vem com uma placa de som USB. Inicialmente eu pensei em comprar um fone aberto, vi que é mais confortável e parece ser mais interessante para FPS (mais fácil de saber direção, distância e etc), porém não encontrei nenhum legal.
 
mas estou preocupado que no site da ASRock fala que está pronta para CPU 120W, o TDP da 7900x é de 170W, não sei se isso faz alguma diferença
Justamente, daí minha sugestão de ir de B650 ao invés da A620 pois elas tem melhor controle energético, mais funcionalidades e um acabamento mais robusto também.

O site da Asrock diz haver suporte (telas abaixo) mas as informações são dúbias, e cá entre nós, não faz muito sentido pegar um processador top de linha e colocar em uma placa mãe de entrada.
1701101104409.png


1701100724900.png


Se quer manter a placa mãe uma alternativa pode ser 7600, 7700 e 7900 (não-x) que tem 65w, a diferença de desempenho para os respectivos modelos 'x' não é absurda, são mais frios e vem com cooler, pouparia esse custo num primeiro momento.
 
Justamente, daí minha sugestão de ir de B650 ao invés da A620 pois elas tem melhor controle energético, mais funcionalidades e um acabamento mais robusto também.

O site da Asrock diz haver suporte (tela abaixo) mas as informações são dúbias, e cá entre nós, não faz muito sentido pegar um processador top de linha e colocar em uma placa mãe de entrada.

Ver anexo 135688

Se quer manter a placa mãe uma alternativa pode ser 7600, 7700 e 7900 (não-x) que tem 65w, a diferença de desempenho para os respectivos modelos 'x' não é absurda, são mais frios e vem com cooler, pouparia esse custo num primeiro momento.
Acho que vou cancelar o pedido da placa mãe então e comprar uma Gigabyte B650M GAMING X AX, não sei se ficaria melhor com essa placa, caso fiquei melhor com o processador Ryzen 9 7900x eu compro ela já pois está na promo e acaba hoje as 16hrs kkkkkk.

Muito obrigado por responder todas minhas dúvidas <3 Fico honrado, mto obrigado mesmo!!
 
Acho que vou cancelar o pedido da placa mãe então e comprar uma Gigabyte B650M GAMING X AX, não sei se ficaria melhor com essa placa, caso fiquei melhor com o processador Ryzen 9 7900x eu compro ela já pois está na promo e acaba hoje as 16hrs kkkkkk.

Muito obrigado por responder todas minhas dúvidas <3 Fico honrado, mto obrigado mesmo!!
Vai fundo, certamente é uma escolha mais acertada.
 
Boa tarde pessoal,

Já peço desculpas se aqui não é o melhor lugar para postar isso, mas como eu entendo muito pouco de hardware e suas interações, gostaria da ajuda de vcs para montar uma configuração equilibrada de até 8 mil reais para jogos. Talvez não seja o melhor momento, visto que já se passou a BF, mas gostaria de definir o "setup" para ficar de olho em promoções e etc. Agradeço a todos que puderem contribuir. Muito obrigado.
 
Última edição:
Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações para montar um PC novo.
Fiz um pos, nunca fui de publicar e assim que fiz meu primeiro post comentaram para eu mandar aqui. Mas nao sei bem como copio tudo de la e mando aqui.

Mas achei o link do meu post. Se alguem puder ir la ajudar e me dar as dicas, fico grata.

Esta tudo especificado como valor,resolucao e com link de cada produto q escolhi
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde pessoal,

Já peço desculpas se aqui não é o melhor lugar para postar isso, mas como eu entendo muito pouco de hardware e suas interações, gostaria da ajuda de vcs para montar uma configuração equilibrada para jogos de até 8k. Talvez não seja o melhor momento, visto que já se passou a BF, mas gostaria de definir o "setup" para ficar de olho em promoções e etc. Agradeço a todos que puderem contribuir. Muito obrigado.
No canal do adrenaline eles tem um video que monta um pc para rodar em "8k" porem da uma olhada no video.

Se vc procura 8k, saiba q vai desembolsa uma grana.

O link do video
 
No canal do adrenaline eles tem um video que monta um pc para rodar em "8k" porem da uma olhada no video.

Se vc procura 8k, saiba q vai desembolsa uma grana.
Olá, obrigado por responder, mas eu quis dizer 8 mil reais e não a qualidade do jogo. Eu nem sabia que ia até esse tipo de qualidade, vou editar minha mensagem para não ficar confuso. E mais uma vez obrigado.
 
Fiz um pos, nunca fui de publicar e assim que fiz meu primeiro post comentaram para eu mandar aqui. Mas nao sei bem como copio tudo de la e mando aqui.

Mas achei o link do meu post. Se alguem puder ir la ajudar e me dar as dicas, fico grata.

Esta tudo especificado como valor,resolucao e com link de cada produto q escolhi
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No canal do adrenaline eles tem um video que monta um pc para rodar em "8k" porem da uma olhada no video.

Se vc procura 8k, saiba q vai desembolsa uma grana.

O link do video

Em 2023 tenho uma certa aversão em investir quase 8k em uma plataforma que está com os dias contados. Eu daria preferência em cortar alguns custos e ir direto para AM5 E ao longo desses 5 anos ir fazendo os upgrades. Talvez, investir em um 7800x3d ou 7700x ou 7900 ou até um processador AM5 mais fraco e quando algum dos outros ficar um bom preço, você troca . Ai precisaria reduzir o custo na placa de video e armazenamento. Se fosse o caso, cortaria esse water cooler e colocaria um AK500, já que com o AM5 você consegue operar em ECO Mode e com isso limitar as temperaturas para até 65c. Se fosse o Ryzen 9 7900, nem precisaria comprar um cooler.
Com 20-25% acima dos 8k, acho que conseguiria manter a RTX 3060 e os 2 ssds e ir de 7700x, talvez.
 
Fiz um post ontem sobre a placa mãe ASRock A620M que havia adquirido para um AMD Ryzen 9 7900X, mas logo após os concelhos e dicas dos membros do fórum eu optei por outra placa mãe que agora é uma B650M GAMING X AX, gostaria de tirar/receber um feedback de alguém para ver se as peças estão "bem casadas" (Uma boa combinação). São as seguintes:

- Placa-mãe Gigabyte B650M Gaming X AX
- AMD Ryzen 9 7900X
- Gabinete ATX Montech AIR 1000 Lite Vidro Temperado
- Watercooler NOX Extreme M-360 ARGB White
- Fonte de Alimentação ATX Seasonic Focus Gold GX 750W 80 Plus Gold Full Modular
- Memória RAM Kingston Fury Beast (Amd Expo) 16gb (2x8gb) Ddr5-6000mhz 1r Cl36
- (Placa de vídeo ainda por decidir - ACEITO SUGESTÕES)


O Watercooler eu peguei pois estava em promoção, e a outra peça que eu gostaria de pegar (como um NH-D15 ou até outro como um moderador do fórum me aconselhou) estavam muito além do meu orçamento, ficando inviável para mim. Gostaria de saber se essa config está boa, da para aguentar pelo menos uns 5 anos ? terá alguma incompatibilidade ? está bem equilibrado ?

Abraços e um bom resto de dia galera!

:vai:
 
Última edição:
Fiz um post ontem sobre a placa mãe ASRock A620M que havia adquirido para um AMD Ryzen 9 7900X, mas logo após os concelhos e dicas dos membros do fórum eu optei por outra placa mãe que agora é uma B650M GAMING X AX, gostaria de tirar/receber um feedback de alguém para ver se as peças estão "bem casadas" (Uma boa combinação). São as seguintes:

- Placa-mãe Gigabyte B650M Gaming X AX
- AMD Ryzen 9 7900X
- Gabinete ATX Montech AIR 1000 Lite Vidro Temperado
- Watercooler NOX Extreme M-360 ARGB White
- Fonte de Alimentação ATX Seasonic Focus Gold GX 750W 80 Plus Gold Full Modular
- Memória RAM Kingston Fury Beast (Amd Expo) 16gb (2x8gb) Ddr5-6000mhz 1r Cl36
- (Placa de vídeo ainda por decidir - ACEITO SUGESTÕES)


O Watercooler eu peguei pois estava em promoção, e a outra peça que eu gostaria de pegar (como um NH-D15 ou até outro como um moderador do fórum me aconselhou) estavam muito além do meu orçamento, ficando inviável para mim. Gostaria de saber se essa config está boa, da para aguentar pelo menos uns 5 anos ? terá alguma incompatibilidade ? está bem equilibrado ?

Abraços e um bom resto de dia galera!

:vai:
O Setup tá bom sim... uns adendos:
- GPU a gente pra sugerir vc tem que dizer um valor;
- Pra um setup novo, 16GB de RAM relativamente pouco, embora ainda leve muito bem a maioria dos jogos. Se puder leve 2x16GB 6000MHz;
- O foco do setup é jogos ou vc precisa dos cores extra do 7900X ? Se for pra jogos, vá de 7800X3D que pra jogos é melhor que o 7900X. Porém se for pra trabalho que utilize de fato os núcleos extra do 7900X, fique nele;
 
O Setup tá bom sim... uns adendos:
- GPU a gente pra sugerir vc tem que dizer um valor;
- Pra um setup novo, 16GB de RAM relativamente pouco, embora ainda leve muito bem a maioria dos jogos. Se puder leve 2x16GB 6000MHz;
- O foco do setup é jogos ou vc precisa dos cores extra do 7900X ? Se for pra jogos, vá de 7800X3D que pra jogos é melhor que o 7900X. Porém se for pra trabalho que utilize de fato os núcleos extra do 7900X, fique nele;
Obrigado por me responder. Na questão da GPU o valor eu deixaria de lado, pois moro em outro país, então o valor seria uma questão estranha para conversão da moeda, então o valor meio que "não importa", seria mais um aconselho de uma GPU boa sem muito gargalo com esse processador;
Memoria RAM eu ainda não comprei, estou tentando conseguir uma de 32GB (2x16) em uma promoção, mas está sem stock e muito provavelmente vai acabar a promoção até chegar mais ☹️
Prentendo tanto usar ele para jogos quanto para trabalho, pensei em pegar até um Xeon 2696 V3 por outra plataforma, mas o preço ficaria coisa de 200/250 a menos que esse PC que montei, então optei por ele.
 
Última edição:
Olha se vc nao precisar dos cores extras que o 7900X dispõe, eu como disse, preferiria ir o 7800X3D que é excelente pra trabalho e pra jogos ele simplesmente é o melhor processador disponivel pra esse fim hoje.

No meu caso eu preferi um 5900X em relação ao 5800X3D porque eu uso bastante meu PC pra subir VMs. No momento inclusive estou com 4 VMs rodando nesse momento... Alguns ambientes que de fato eu preciso de multi core, o 12/24 do 7900X vale a pena mas se nao for seu caso, prefira o 8/16 7800X3D (principalmente pra jogos).

Bom, em relação a GPU era bom ter um norte ($$$) pra gente indicar... Pq GPU eu posso sugerir pra você de uma RX6600 (mil reais) até uma 4090 (12mil reais) ... Tudo depende de quanto vc pode gastar.
 
Em 2023 tenho uma certa aversão em investir quase 8k em uma plataforma que está com os dias contados. Eu daria preferência em cortar alguns custos e ir direto para AM5 E ao longo desses 5 anos ir fazendo os upgrades. Talvez, investir em um 7800x3d ou 7700x ou 7900 ou até um processador AM5 mais fraco e quando algum dos outros ficar um bom preço, você troca . Ai precisaria reduzir o custo na placa de video e armazenamento. Se fosse o caso, cortaria esse water cooler e colocaria um AK500, já que com o AM5 você consegue operar em ECO Mode e com isso limitar as temperaturas para até 65c. Se fosse o Ryzen 9 7900, nem precisaria comprar um cooler.
Com 20-25% acima dos 8k, acho que conseguiria manter a RTX 3060 e os 2 ssds e ir de 7700x, talvez.

Boa tarde Pessoal.
Estou há bastante tempo sem PC para jogos. Sai da casa dos meus pais a uns 5 anos e deixei meu pc para o meu irmão. Até o momento não consegui montar outro, mas estou juntando o dinheiro e pretendo montar um na metade do ano que vem. Sei que está longe, mas já estou pesquisando alguns valores e peças para ir amadurecendo a ideia e não "sofrer" muito quando realmente for comprar. A ideia inicial é que eu tenha por volta de 5k até metade do ano que vem. Pretendo comprar todas as peças com esse valor (inclusive periféricos) e comprar a placa de vídeo no cartão. Ou seja, o orçamento será R$ 5.000 + placa de vídeo.
Como tem mais de 5 anos que eu não procuro sobre peças, estou bem desatualizado quanto ao que está valendo apena. Montei um Setup e gostaria de algumas dicas e sugestões especificas do que posso melhorar ou considerar.

Placa mãe: Sendo sincero... Não entendo nada disso aqui, só sei que tenho que procurar por um socket que suporte o processador e ver questão de quantidade de entradas. Considerei essa: Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4. Atualmente encontrei ela no valor de R$ 730,00. Vale apena? Sugestões de algum outro modelo?

Processador: Recentemente meu irmão comprou o Ryzen 5 5600G, joguei um pouco na casa dele achei interessante. Tomei ele como base e escolhi o: AMD RYZEN 5 5600 3.5GHz (TURBO 4.4GHz) 32MB CACHE AM4 100-100000927BOX, Cerâmica cinza. Encontei na Amazon por R$ 810,00. Vi que tem o 5600X, porém encontrei pelo valor de R$ 1.200 e acho que a diferença não compensa. Então, vale apena ou melhor algum outro?

Memoria RAM - Acho que aqui não tem muito o que falar. Estou considerando 2x8gb de 3200mhz. Estimei que vou gastar cerca de R$ 350.00. Indicam algum modelo?

Fonte: Não faço ideia de qual comprar. Estimei gastar uns R$ 450,00 à 500,00. Indicam algum modelo nessa média de valor?

Gabinete
- Acredito que aqui é mais questão de gosto. Vi alguns modelos aqui no fórum que me interessaram. Acho que vou comprar um que já venha com as Fans. Menos trabalho. Indicam algum? Estimei gastar R$ 300,00 à 350,00.

Monitor
- Estou em dúvida entre esses dois modelos:
Monitor Gamer Pichau Centauri CR27, 27 Pol IPS, QHD, 1ms, 165Hz, FreeSync, HDMI/DP, PG-CTR-BL01 - R$ 1.500,00
Monitor Asus TUF Gaming 27 Full HD, 165Hz, 1ms, IPS, HDMI e DisplayPort, FreeSync Premium, VESA - VG279Q1A - R$ 1.050,00
A diferença no valor vale apena? Indicam algum outro?

SSD -
Pensei em 1tb apenas. Achei esse modelo Crucial P3 1TB NVMe PCIe M.2 2280 - CT1000P3SSD8 no valor de R$ 230,00.

Mouse (R$ 150,00), Teclado (R$ 150,00) e Fone (R$ 400,00). Estimei esses valores para cada um, mas as dicas podem ficar para outro post. Porém como esses valores vão sair dos 5.000,00 do orçamento, achei relevante citar quanto estou separando pra isso.

Placa de vídeo: Até pesquisei bastante sobre, mas gostaria de uma sugestão de vocês para combar com o restante: Estimei gastar entre R$ 1.800 à 2.200.

Como eu falei no começo, as ideias ainda estão bem crua. Estou tentando pegar o rumo e ter ideia de qual setup montar. Quanto ao objetivo é principalmente para jogos. Gosto muito de gráficos, porém entendo que com esse valor não consigo abranger tudo. Então, rodando um GTAV no ultra, um DayZ, um PUBG, tudo em full HD, já to felizão.

Vlw :)
Oi, tambem nao sou expert, mas quanto a fonte tem um site que calcula para você o quanto de fonte vai precisar. Joga no google calculadora de fonte para pc que ira aparecer, ai vc coloca fodos os componentes que ira comprar e ele faz o calculo, ai quando for compra se aparecer 600w recomendo compra 700w ao menos,para ter folga. É o q eu farei!

Quanto a gabinete, da uma olhada nos gabinetes da Rise mode, estão baratos e tem modelo estilo aquario que é o "rise mode galaxy glass M".

A memória eu te diria para ir de 32gb, coisa q eu farei. Mas depende do seu tipo de uso, prefiro sobrar.


A placa de video por esse preço vc encontra algo em promoção, mas te recomendo comprar com 12gb de vram e da nvidia com dlss3. Os jogos estao ficando mt mais pesados e as de 8gb de vram estao começando a sofrer alguns modelos para rodar jogos novos, mas para ter uma longividade melhor...talvez pense em gasta um pouco mais na placa de video.

Quando eu fui escolher ssd, me atentei em olhar a velocidade delas e nao quis uma abaixo de 7000. Particular meu, quero tudo agil. O modelo serve ate para ps5 o que vi.

A diferença do monitos é que um tem a tela mais ampla que a do outro. Trabalham em resoluções diferentes, se nao pensa em jogar em QHD ou compra uma placa de video que suporte, vai de FULLHD. Nao vai valer o gasto a mais.

Quanto a placa mãe é bem do que você ira colocar nela, pq pode ser uma B450 caso você não queira usar varios ssd e pci. Mas se atenta as conexões, vem escrito em especificações.


Tem um app chamado "versus" ele é um quadrado preto,la vc consequi comparar todos os produtos que esta em duvida e ver quais as diferenças de cada. Eu usei muito e ainda uso

Mas veja uns vídeos de orçamento de 5mil,porem o video mais recente que tiver e vê se bate com seu gosto
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado por me responder. Na questão da GPU o valor eu deixaria de lado, pois moro em outro país, então o valor seria uma questão estranha para conversão da moeda, então o valor meio que "não importa", seria mais um aconselho de uma GPU boa sem muito gargalo com esse processador;
Memoria RAM eu ainda não comprei, estou tentando conseguir uma de 32GB (2x16) em uma promoção, mas está sem stock e muito provavelmente vai acabar a promoção até chegar mais ☹️
Prentendo tanto usar ele para jogos quanto para trabalho, pensei em pegar até um Xeon 2696 V3 por outra plataforma, mas o preço ficaria coisa de 200/250 a menos que esse PC que montei, então optei por ele.
Sobre gargalo não se preocupa muito com isso, um componente sempre vai ser superior ao outro e isso vai te deixa paranoico.

Pq vai chegar em um momento que vc vai realizar alguma tarefa q o processador pode gargalar, ou numa configuração de jogo que ai a placa de video vai gargalar.

Procure vê apenas se a configuração que esta fazendo se o processador da conta da placa. Se em QHD acontecer gargalo o que vc tera q fazer é reduzir a resolução e o gargalo vai sumir.


Foca em qual resolução e qual tipo de jogo vc quer e monta a partir disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ciente de que quando pesquisei esses valores e no dia da compra já nao serão esses valores. Pesquisei tudo num site apenas para facilitar, mas no dia da compra irei pesquisar valores e com isso venho acompanhando para ter noção se esta caro ou barato. Dito isso, vamos lá!

Vou montar meu primeiro pc gamer e tenho preferência a AMD, cheguei a ficar em duvida de uma plataforma AM5 ou AM4.

Porém com um teto de 8mil pensei que com esse valor eu conseguiria montar um setup bom AM4 enquanto um AM5 seria razoável.

Estou disposta a ouvir suas opiniões para saber onde errei e sanar algumas dúvidas de peças antes de efetuar a compra. (Os preços estão em pix pq vou efetuar a compra em pix)

Teto 8mil, resolução QHD, Jogos CSGo, Warzone, mas tentei fazer uma base em cima do Alan wake 2 que é um jogo pesado. Sei que me baseando em um jogo pesado isso ira me render um bom tempo jogando mts jogos msm que em FHD. Monitor 165hz 1ms QHD.

Placa mae B550 MSI gaming plus
879,99

Processador ryzen 5 5600
849,99

2x Memoria Ram 3200mhz 16gb Corsair
559,98

Placa de video RTX3060 12gb Asus Nvidia
1999,99

2x SSD Fury 1Tb nvme
1099,98

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass M
399,99


6x Fan Rise Mode Aura frost pro ARGB 120mm
219,98

Water cooler Rise mode Aura ice ARGB
479,99

Fonte 850w Cooler master Full Mod/ Gold/ Pfc ativo
769,99

Tm30 pasta termica Corsair
34,99


Total 7294,87


pensei em colocar 1 ssd de 500gb,porem estava 350 e o de 1tb estava 450. Sdd é para sistema,programas e jogos o outro é para arquivos.

O que vocês sugerem de mudança? Pode criticar, a intenção é essa. Eu aprender com o erro!

Mudo o processador? Se for, nao quero pouca mudança.
Mudo a placa de video? Dlss faz mt diferença?
 
Última edição:
O que vocês sugerem de mudança? Pode criticar, a intenção é essa. Eu aprender com o erro!


- Pra um 5600 não precisa gastar essa grana toda com WC ainda mais esses WC Whitelabel... Um Gammax 400 ou um AG400 dá e sobra pra 5600/5700X. (acho que da pra vc poupar uns 200 mangos);
- Pasta termica não precisa comprar, os coolers já vem com isso ate onde sei... Opicional gastar dinheiro com isso agora. (economiza 34 reais)
- 2 SSDs ? É uma opção mas se for apenas pra "organização" dos seus arquivos/jogos uma partição lógica resolve isso. Aqui é uma escolha pessoal.
- Fonte 850W é otima. Porém saiba que está superdimensionada pra esse setup... uma 600~650W já estariam sobrando, 850W então nem se fala. Por exemplo a MSI MAG 650BN custa 260 reais e atenderia perfeitamente esse seu setup e com margem pra futuros upgrades.

Portanto só nessa otimização de recursos (fonte, Air cooler e pasta termica) vc economizaria cerca de 750 reais.

Com 750 reais extra vc pode até investir uma GPU melhor ou processador melhor (ou um pouco dos 2).
 
Eu gostaria de uma sugestão na questão das memórias ram no meu PC, eu pego uma Team Group Kit 32GB (2 x 16GB) DDR5 4800MHz Elite Plus (e "abandono" o XMP, sem contar que é 4800MHz) ou pego uma Memória RAM Kingston Fury Beast RGB 8GB (2x8GB) DDR5-6000MHz 1R CL40 (com o XMP 3.0, ambas compatíveis com a placa Gigabyte B650M Gaming X AX) ? As duas tem o mesmo preço.

No caso a 2x8GB eu futuramente (quando eu tiver um $$$) eu compro os outros dois pentes, ou faço um upgrade trocando-as.
 
Última edição:
:naza:
 
Última edição:
Eae rapazeada
Tô montando um pc, entendo um pouco mas n sou o melhor pra montar, tô com dúvida se tudo que escolhi e compatível.
Se pudessem dar uma olhada e me dizer que tem algo pra mudar ficaria muito grato

  • Processador AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado, 100-100000252BOX (x1)
  • Placa Mãe Asus Prime A520M-E, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB1510-C1BAY0 (x1)
  • Water Cooler SuperFrame ISENGARD, ARGB, 240mm, Intel-AMD, Controladora, Black, SF-W240 (x1)
  • Memória DDR4 XPG GAMMIX D35, 16GB, 3200Mhz, Black, AX4U320016G16A-SBKD35 (x1)
  • Placa de Vídeo INNO3D SuperFrame NVIDIA GeForce RTX 3060 TWIN X2, 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, T30602-12D6-119032AH (x1)
  • SSD Adata SU650 480GB, Sata III, Leitura 520MBs e Gravação 450MBs, ASU650SS-480GT-R (x1)
  • HD Western Digital AV-GP WD10EURX 1TB 5200RPM 64MB SATA III (x1)
  • Fonte Cooler Master Elite NEX N600, 600W, PFC Ativo, Black, MPW-6001-ACAN-BBR (x1)
  • Gabinete Gamer Ninja Tempest, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans (x1)
 
Eae rapazeada
Tô montando um pc, entendo um pouco mas n sou o melhor pra montar, tô com dúvida se tudo que escolhi e compatível.
Se pudessem dar uma olhada e me dizer que tem algo pra mudar ficaria muito grato
Não sou especialista, mais nos últimos dias tenho visto bastante e estou atrás de montar um bem próximo desse seu, então segue alguns comentários.
  • Processador AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado, 100-100000252BOX (x1)
Se vai comprar placa de vídeo dedicada, acho melhor pegar R5 5600, ta basicamente o mesmo preço, as vezes encontra até mais barato, porém é melhor.
  • Placa Mãe Asus Prime A520M-E, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB1510-C1BAY0 (x1)
  • Water Cooler SuperFrame ISENGARD, ARGB, 240mm, Intel-AMD, Controladora, Black, SF-W240 (x1)
Sinceramente não vejo necessidade de ter um Watercooler para o 5600, a não ser que esteja pensando em upgrade próximo. Vi em uns posts que o próprio cooler que vem nele aguenta. Pessoal por aqui recomenda o Gammaxx 400 V2 que sai bem mais em conta que esse WC.
  • Memória DDR4 XPG GAMMIX D35, 16GB, 3200Mhz, Black, AX4U320016G16A-SBKD35 (x1)
  • Placa de Vídeo INNO3D SuperFrame NVIDIA GeForce RTX 3060 TWIN X2, 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, T30602-12D6-119032AH (x1)
Qual teu objetivo aqui? Pretende jogar em qual resolução e jogos? Tem preferência por Nividia?
Meu objetivo é jogar os jogos acima de 60FPS em FULL HD e vi que para isso a 6650XT me atende bem. Nos testes ela bate de frente com a 3060 em FULL HD e fica até acima dela em alguns casos... Se der uma boa procurada, consegue encontrar a 6650XT por volta de R$ 1.250... uma boa economia em relação a 3060.
  • SSD Adata SU650 480GB, Sata III, Leitura 520MBs e Gravação 450MBs, ASU650SS-480GT-R (x1)
  • HD Western Digital AV-GP WD10EURX 1TB 5200RPM 64MB SATA III (x1)
Sinceramente eu acho que vale mais apena investir em um SSD bom de 1tb. Com o valor desses dois tu consegue pegar um SSD de 1TB e ainda sobra. Se fizer a economia na placa de vídeo que citei acima, consegue pegar um BOM SSD de 1tb.
  • Fonte Cooler Master Elite NEX N600, 600W, PFC Ativo, Black, MPW-6001-ACAN-BBR (x1)
Joguei no google e achei essa fonte por 350 reais. Acho que consegue dar uma economizada aqui também. Recomendo essa: Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze
  • Gabinete Gamer Ninja Tempest, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans (x1)
Aqui é questão de gosto pessoal e da uma olhada se o gabinete tem um bom fluxo de ar.
 
Última edição:
Saudações galera.

Depois de quase 6 anos estou montando um PC novo, uso para trabalho e jogos casuais (monitor 144hz, resolução 1440p).
Preciso de um processador muito bom e espero ficar com esse PC por uns 5 ou 6 anos.
Meu orçamento é de aproximadamente 12k

Depois de algumas pesquisas acabei chegando na seguinte configuração:

Processador Intel Core i7-14700K - R$ 2989,00
Placa Mãe Gigabyte B760M Aorus Elite, Intel LGA 1700, M-ATX, DDR5 - R$ 1249,90
Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 4070 1-Click OC 3X - R$ 3999,00
Memória Kingston Fury Renegade, 32GB (2x16GB), 6400MHz, DDR5, CL32 - R$ 1199,99
SSD Kingston Fury Renegade NVMe 1TB - R$ 469,99
Fonte SuperFrame 850W 80 Plus Gold Full Modular - R$ 759,99
Gabinete Rise Mode Galaxy Glass - R$ 479,90
Water Cooler DeepCool LT720, 360mm - R$ 849,99

Total = R$ 11997,76

Algumas dúvidas:

1 - Essa placa mãe aguenta bem o processador ou preciso ir para uma Z790? (Não vou fazer overclock)

2 - A fonte de 850w segura essa configuração?

3 - Ouvi falar bastante que esse processador esquenta muito, esse water cooler é suficiente?

Além disso ficarei grato se alguém tiver alguma recomendação adicional e puder compartilhar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo