[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Eu tenho uma 3060Ti da ASUS desde 2022 e já zerei vários games em 4K Dinâmicos(1800p e 1600p)no Alto a 60fps. Ou os mais pesados(vide mal otimizados) em 1440p/Alto/60fps.

Eu fiz um Undervolt nela e ela consome apenas 150W. Uso uma Corsair CX500 com um Ci5 9400. Mas estou migrando para um Kit com Mobo+ Ci7 10700K porque surgiu uma oportunidade de fazer uma troca na minha Mobo+Ci5 9400 e inteirar mais uma grana. E estou querendo um processador com 8 Núcleos físicos igual os consoles PS5 e XBox Séries possuem. Pois a qualquer momento pode aparecer jogos usando mais do que os 6 núcleos físicos do Ci5. Aí a diferença vai começar a aparecer. Assim como já existe entre uma CPU com 4 núcleos físicos e outra com 6 núcleos físicos.

Talvez no final do ano eu pegue uma 4070S 12GB por 4K. Pois tem jogos que os 8GB já estão limitando.

No seu caso se fosse pegar uma dessas duas eu iria de 3060Ti 8GB. Não adianta nada uma placa de 12GB com poder de fogo de uma 3060.

A 3060Ti é equivalente a 2080S. Mas tem jogos que ela já está chegando na 2080Ti. A 3060 é no máximo equivalente a uma 2070. Não chega nem em uma GTX1080Ti de 2017.


Estou fazendo essa mudança porque já quero pegar um processador com 8 Núcleos físicos igual os Xbox Séries e PS5 possuem. Pois pode começar a aparecer games usando mais do que os 6 núcleos físicos do Ci5 9400. Aí vai fazer uma boa diferença. Igual já faz em relação a um Ci3 12100 com 4 núcleos físicos.

Muita gente fala que um processador mais recente com menos núcleos é melhor que um mais antigo com mais núcleos. Mas isso só se aplica em jogos que não utilizam mais do que 4 núcleos físicos. Quando o jogo utiliza mais núcleos a diferença pode ser até o dobro a mais no ganho de frames. Reparem no Cod que deu 50fps a mais. No RDR 2 deu 20fps a mais.



Agora processadores da mesma geração:

Reparem no AC(o primeiro game do teste)que chega a dar mais de 20fps a favor do Ci7. No God tem horas que chega a dar quase 40fps a mais.



A hora que aparecer os games usando os 8 Núcleos físicos dos consoles a diferença entre um Ryzen 5600 VS 5700, Ci5 10400 VS Ci7 10700 vai ser mais ou menos o encontrado nesses vídeos entre o Ci3 com 4 núcleos e um outro processador com pelo menos 6 núcleos físicos. Não adianta nada ser processador novo se ele não possui esses núcleos físicos a mais.

Cara, vc tem razão, to pensando muito em pegar essa mesmo, na terabyte tem uma promoção de uma 4060 por 1870, surgiu a opção de eu guardar mais dinheiro pra pegar essa placa, porém vai demorar mais pra eu atualizar. E quem garante que vai ficar por esse preço, pelo menos o cara vende as 3060 ti por esse preço fixo. Eu vou conseguir jogar sem dor de cabeça com ela e querendo ou nao a placa vai demorar pra sair de linha. Acho que seria a melhor opção pra mim ou alguma da amd, o que me deixa com medo é a dor de cabeça dos drivers kkkkk

Quando escolhi o R7 5700, pensei nesta questão dos 8 núcleos, inicialmente iria pegar o Ryzen 5 5600, mas não ta valendo a pena por conta disso e a faixa de preço de ambos são bem proximas, mas que o Ryzen 5 é um baita CPU, isso eu nao posso negar, o desempenho dos dois ficam parecidos, dependendo do jogo, mas o R7 sai na frente, o R5 é o verdadeiro monstro.
 
Última edição:
Cara, vc tem razão, to pensando muito em pegar essa mesmo, na terabyte tem uma promoção de uma 4060 por 1870, surgiu a opção de eu guardar mais dinheiro pra pegar essa placa, porém vai demorar mais pra eu atualizar. E quem garante que vai ficar por esse preço, pelo menos o cara vende as 3060 ti por esse preço fixo. Eu vou conseguir jogar sem dor de cabeça com ela e querendo ou nao a placa vai demorar pra sair de linha. Avho que seria a melhor opção pra mim ou alguma da amd, o que me deixa com medo é a dor de cabeça dos drivers kkkkk

Quando escolhi o R7 5700, pensei nesta questão dos 8 núcleos, inicialmente iria pegar o Ryzen 5 5600, mas não ta valendo a pena por conta disso e a faixa de preço é bem proxima ao Ryzen 7 5700, mas que o Ryzen 5 é um baita CPU, isso eu nao posso negar.

Entre 4060 e 3060Ti eu iria de 3060Ti. A 4060 tem praticamente a mesma performance de uma 3060. A vantagem das 4060 e 4060Ti é que consomem menos. Mas nada que um Undervolt não resolva isso na 3060Ti.

Aí o vídeo que eu usei na época para fazer o Undervolt na minha 3060Ti.




A hora que aparecer os games usando os 8 Núcleos físicos dos consoles a diferença entre um Ryzen 5600 VS 5700, Ci5 10400 VS Ci7 10700 vai ser mais ou menos o encontrado nesses vídeos entre o Ci3 com 4 núcleos e um outro processador com pelo menos 6 núcleos físicos. Não adianta nada ser processador novo se ele não possui esses núcleos físicos a mais.

O mesmo já acontecia entre um Ryzen 1400 VS 1600. Lembro do AC Origins lançado em 2007 que passou a usar os 6 núcleos físicos dos consoles Xbox One e PS4. Aí um Ci5 8400 também se saia nitidamente melhor do que um Ci7 6700.

E na época do GTA 4(lançado para o Xbox 360 em Abril de 2008)os processadores com dois núcleos também passaram a ser um grande gargalo. Pois os jogos passaram a usar os 3 núcleos físicos do processador do Xbox 360.

Mas é aquilo, se o jogo usa até 6 núcleos vc vai ter uma diferença insignificante entre um Ryzen 5600 VS 5700. Ou entre um Ci5 10400 VS Ci7 10700.

Mas isso também acontecia em jogos que usavam no máximo 4 núcleos físicos. Aí um Ci5 8400 VS Ci7 6700 ou um Ryzen 1400 VS Ryzen 1600 quase não tinham diferença. Mas depois que foram saindo os games usando 6 núcleos físicos a diferença ficou bem maior entre eles.

O mesmo deve ocorrer entre os processadores com 6 núcleos VS os com 8 núcleos. O Hellblade 2, 007, Indiana Jones, GTA 6 e etc.. já devem usar mais do que 6 núcleos físicos. Por isso estou saindo do meu Kit de Mobo + Ci5 9400 para um Kit com Modo + Ci7 10700.

E até o final do ano eu vou pegar uma 4070S 12GB por 4K a vista no boleto. Já encontrei comprador para a minha 3060Ti. A pessoa vai me pagar 2K. E como os PS5 e Xbox SX utilizam 12GB para os jogos(já descontando os 4GB do SO), vou ficar sossegado até o final de 2028 que é quando o PS6 deve ser lançado. Na verdade devo ficar de boa até o final de 2030. Pois mesmo lançando nova geração os games continuam sendo lançados para a atual geração por um bom tempo. No mínimo até dois anos depois. Ou mesmo três anos depois. Como vimos acontecer com o PS4 recebendo games até o final de 2023. Mesmo depois de três anos do PS5 ter sido lançado.
 
Última edição:

Não, precisará de uma placa mais cara/melhor entrega de energia.
Funcionar até funciona, mas limitará o desempenho e pode forçar demais a placa.

"CPU performance may be limited due to power phase design". Não diz quais CPUs serão limitados, mas certamente inclui todos os i9-k.

Ficando só nas Biostar, essa aqui, por exemplo, não tem aviso apesar de usar o mesmo chipset B560.

A maioria das Z490 e Z590 também deve servir, mas é bom checar no site do fabricante.
 
Última edição:
Não, precisará de uma placa mais cara/melhor entrega de energia.
Funcionar até funciona, mas limitará o desempenho e pode forçar demais a placa.

"CPU performance may be limited due to power phase design". Não diz quais CPUs serão limitados, mas certamente inclui todos os i9-k.

Ficando só nas Biostar, essa aqui, por exemplo, não tem aviso apesar de usar o mesmo chipset B560.

A maioria das Z490 e Z590 também deve servir, mas é bom checar no site do fabricante.
Estas que você me indicou estão indisponíveis, você pode me indicar outra que também seja boa?
 
Estas que você me indicou estão indisponíveis, você pode me indicar outra que também seja boa?

Amigo... uma placa mãe boa para esse processador vai ser cara. O conjunto só fica viável se pegar uma placa usada.
Tipo essa: https://produto.mercadolivre.com.br...yte-z490-gaming-x-intel-lga-1200-atx-ddr4-_JM
Dá um pouco de tristeza pagar R$ 1k numa usada, mas fazer o que...
Essa por R$ 750 acho que é mais negócio hein, e o vendedor é verdinho.

Vale lembrar que um conjunto (novo) B450 + Ryzen 5700X entrega mais performance que esse i9, consumindo menos e custando abaixo de R$ 2k
 
Última edição:
Estas que você me indicou estão indisponíveis, você pode me indicar outra que também seja boa?

Tá difícil achar mesmo placa LGA1200 boa a preço razoável. Já esgotou faz tempo e dificilmente terá reposição.
Se for uma opção, recomendaria devolver o 10900k e pegar de 12ª, 13ª ou 14ª geração, mesmo q seja um i7 (q terá um desempenho melhor q esse 10900k).
O preço total não deve mudar muito, e tem infinidade de placas boas para escolher com LGA1700.
 
Entre 4060 e 3060Ti eu iria de 3060Ti. A 4060 tem praticamente a mesma performance de uma 3060. A vantagem das 4060 e 4060Ti é que consomem menos. Mas nada que um Undervolt não resolva isso na 3060Ti.

Aí o vídeo que eu usei na época para fazer o Undervolt na minha 3060Ti.




A hora que aparecer os games usando os 8 Núcleos físicos dos consoles a diferença entre um Ryzen 5600 VS 5700, Ci5 10400 VS Ci7 10700 vai ser mais ou menos o encontrado nesses vídeos entre o Ci3 com 4 núcleos e um outro processador com pelo menos 6 núcleos físicos. Não adianta nada ser processador novo se ele não possui esses núcleos físicos a mais.

O mesmo já acontecia entre um Ryzen 1400 VS 1600. Lembro do AC Origins lançado em 2007 que passou a usar os 6 núcleos físicos dos consoles Xbox One e PS4. Aí um Ci5 8400 também se saia nitidamente melhor do que um Ci7 6700.

E na época do GTA 4(lançado para o Xbox 360 em Abril de 2008)os processadores com dois núcleos também passaram a ser um grande gargalo. Pois os jogos passaram a usar os 3 núcleos físicos do processador do Xbox 360.

Mas é aquilo, se o jogo usa até 6 núcleos vc vai ter uma diferença insignificante entre um Ryzen 5600 VS 5700. Ou entre um Ci5 10400 VS Ci7 10700.

Mas isso também acontecia em jogos que usavam no máximo 4 núcleos físicos. Aí um Ci5 8400 VS Ci7 6700 ou um Ryzen 1400 VS Ryzen 1600 quase não tinham diferença. Mas depois que foram saindo os games usando 6 núcleos físicos a diferença ficou bem maior entre eles.

O mesmo deve ocorrer entre os processadores com 6 núcleos VS os com 8 núcleos. O Hellblade 2, 007, Indiana Jones, GTA 6 e etc.. já devem usar mais do que 6 núcleos físicos. Por isso estou saindo do meu Kit de Mobo + Ci5 9400 para um Kit com Modo + Ci7 10700.

E até o final do ano eu vou pegar uma 4070S 12GB por 4K a vista no boleto. Já encontrei comprador para a minha 3060Ti. A pessoa vai me pagar 2K. E como os PS5 e Xbox SX utilizam 12GB para os jogos(já descontando os 4GB do SO), vou ficar sossegado até o final de 2028 que é quando o PS6 deve ser lançado. Na verdade devo ficar de boa até o final de 2030. Pois mesmo lançando nova geração os games continuam sendo lançados para a atual geração por um bom tempo. No mínimo até dois anos depois. Ou mesmo três anos depois. Como vimos acontecer com o PS4 recebendo games até o final de 2023. Mesmo depois de três anos do PS5 ter sido lançado.

Vou de 3060 ti mesmo, o cara mostrou até uma 3070 talvez por 2100, mas ja é muito pra mim lkkkkkk tava com receio de pegar a 3060 ti por conta de falarem que está ultrapassada, eu mesmo no meu dia a dia, vai ser muito difícil eu usar mais que isso, e nao tenho prioridade de jogar tudo no talo. Confesso que fiquei com receio, mas não da pra levar em base sempre, muito difícil uma placa dessas morrer.
 
Tá difícil achar mesmo placa LGA1200 boa a preço razoável. Já esgotou faz tempo e dificilmente terá reposição.
Se for uma opção, recomendaria devolver o 10900k e pegar de 12ª, 13ª ou 14ª geração, mesmo q seja um i7 (q terá um desempenho melhor q esse 10900k).
O preço total não deve mudar muito, e tem infinidade de placas boas para escolher com LGA1700.
Vamos supor que eu pegue então esse i7-13700k, qual placa mãe você me indicaria?
 
Vamos supor que eu pegue então esse i7-13700k, qual placa mãe você me indicaria?

Essa aqui, por exemplo, seria mais que suficiente, apesar de bem mais cara que a biostar que vc colocou.


É a versão DDR5, mas procurando vc acha equivalentes com DDR4. Opção não falta, mas não recomendo placa abaixo de R$ 1.000,00 se quiser qualidade.
 
Pessoal, estou considerando fazer um upgrade de CPU em breve e tenho dúvida de qual desses dois seria melhor.


Não uso o PC pra trabalho, só pra jogos e tarefas normais do dia a dia.


Considerando que o meu processador atual é um Ryzen 5 3600 e minha placa de vídeo é uma RX 7600 8GB, qual é a melhor opção? Vale a pena pagar a mais pelo 5700x?


Agradeço a quem puder ajudar. Valeu!
 
Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações de peças individuais e upgrades.

AJUDA

To querendo montar um pc, porém já tenho Monitor e periféricos, e também o processador.
Porém tenho um pouco de medo de não estar escolhendo peças realmente boas, ou medo de n ser compativel também.
Mas enfim, peças q já tenho:

- Processador AMD Ryzen 5 Pro 4650g

- Placa de video (de um pc antigo q vou re-aproveitar) GALAX 1060 ti 6gb VRAM
(Nem é mais vendida essa placa hj em dia direito)
Aq o link dela pra vcs verem as especs
https://www.terabyteshop.com.br/pro...e-gtx-1060-oc-6gb-60nrj7dsv8oc-gddr5x-pci-exp

- Fonte do pc antigo Corsair CX500


Peças q vou comprar (depois q vcs darem a opinião de vcs e indicações):

- Placa Mãe Gigabyte B450M DS3H V2 (AM4/DDR4 3200MHz/HDMI/DisplayPort/M.2/USB 3.2)

Ou

PLACA MAE MSI B450M PRO-VDH MAX AM4 CHIPSET B450

Mas estou em duvida de qual pegar e qual é melhor. Se puderem ajudar nessa escolha tbm. Ou se até tiverem noção de alguma melhor q n seja mais cara doq o preços dessas ai…

- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG400, 120mm, Intel-AMD, R-AG400-BKNNMN-G-1

Ou

O padrão da amd msm q vem junto, aquele pretinho basico. (É q no meu caso n veio junto, ent eu ia comprar.)

- Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Branco - CMK16GX4M2B3200C16W

- SSD 1 TB WD Black SN770, M.2, PCIe Gen4x4, NVMe, Leitura: 5150MB/s e Gravação: 4900MB/s - WDS100T3X0E

- Gabinete Gamer SuperFrame Dominator, Mid Tower, Vidro Temperado, E-ATX, Branco, Sem Fonte, Sem Fan

E é isso.
Qual a opinião de vcs sobre?
Tem alguma peça q me recomendam trocar por outra, ou alguma dessas n é compativel com as demais etc.

Eu vi a tem um lance de entrada PCIE 3.0 ou PCIE 4.0 nas placas mãe e minha placa de video é meio antiga ent tvls seja 3.0 e se n me engano o ssd sn770 q mencionei é 4.0 ent to cm medo de algumas peças “couberem” na placa mãe e outras nn, me esclareçam isso e digam se cabe certinho ou da problema, por favor.

Qria saber tbm se vcs acham q ta dboa pra fzr hackintosh. Eu falei com o Gabriel Luchina, mestre nisso la do “Universo Hackintosh” e ele comentou q com esse processador e qualquer a520 tava dboa, mas eu qria uma b450m, acho q é bem melhor doq a a520, mas acho q ainda assim com a b450m é compativel. Mas eu queria a ajuda de vcs nessa questão da placa-mãe. Um amigo meu disse: “O ideal era você comprar uma placa-mãe que alguém mantêm o EFI atualizado constantemente.
Tenho uma Z390 Aorus Pro e existe uma comunidade imensa usando essa placa, sempre tem suporte para problemas e o EFI nem preciso me preocupar, é atualizado mensalmente por pelo menos dois usuários diferentes, isso me economiza um PUTA TEMPO, mas ao mesmo tempo, deixei de aprender algumas coisas vitais.
Sua placa-mãe parece não ter uma comunidade ativa.
Hackintosh sempre pode dar algum problema, não é algo oficial.
Sobre placas Nvidia, o suporte morreu e nem sei se alguma antiga suporta o Ventura, é carta fora do baralho, as empresas brigaram de maneira pessoal.
Não sei se as integradas do ryzen 5 pro 4650g tem suporte.
Fica basicamente Radeon, mas tem que estudar o modelo antes de comprar, exemplo: comprei uma RX5700XT da MSI que tinha um bug zuado para fazer a instalação no Catalina, na época ninguém sabia disso e a solução só foi pipocar 4 meses depois.”

Então diante de tudo isso, vcs podem por favor me recomendar uma placa mãe realmente boa e q dure bastantes anos sem precisar ficar trocando mas q n seja só compativel cm o macos ventura, por exemplo, mas q como ele disse, seja mt usada pela comunidade e tenha sempre atualizações dela disponiveis e EFI prontinhas e bem configuradas etc? Ah, e se possivel q ela seja realmente boa e o principal, n passe de 600 reais kkkk, pq essas q disse q ia pegar é entre 550~575. E n posso gastar mais q 600 reais redondo. Me ajudem nisso por favor. N qria ter o trabalho de montar uma EFI e ter essas dores de cabeça de ter uma placa mae q n tem uma comunidade bem ativa.

E eu sei q no hackintosh n ia reconhecer a placa de video q eu disse q tenho do pc antigo, pq n reconhece mais nvidia, mas eu n ligo, eu usaria ela no windows e no macos eu usava a integrada do ryzen, pq tava pensando em fzr dual boot cm o hackintosh e o windows.

E outra coisa… vcs acham bom migrar pro w11?
N to vendo uma necessidade grande parece q n muda mt coisa e o 10 tem um desempenho melhor. Vcs acham q vale a pena ir pro 11 ou manter no 10?
 
Ola queridos!

tem muita diferença da 4060 pra 4060 ti? vale a pena pagar 700 reais a mais na ti?

eu tenho um i5 9400f e uma fonte de 500w so, eles aguentam essas vga?
 
Pessoal, estou considerando fazer um upgrade de CPU em breve e tenho dúvida de qual desses dois seria melhor.


Não uso o PC pra trabalho, só pra jogos e tarefas normais do dia a dia.


Considerando que o meu processador atual é um Ryzen 5 3600 e minha placa de vídeo é uma RX 7600 8GB, qual é a melhor opção? Vale a pena pagar a mais pelo 5700x?


Agradeço a quem puder ajudar. Valeu!

Depende da resolução e dos frames. Se for em 1440p/60fps nem vai mudar muita coisa mudando de processador. Já se for para jogar em 1080p/120fps vai dar mais diferença. Nesse caso mesmo um Ryzen 5600 Normal(nem precisa ser o X)já vai dar uns frames a mais.

Ola queridos!

tem muita diferença da 4060 pra 4060 ti? vale a pena pagar 700 reais a mais na ti?

eu tenho um i5 9400f e uma fonte de 500w so, eles aguentam essas vga?

Eu pegaria uma 4060Ti até 2.5K. Se a fonte for de qualidade vai bem sim. Eu mesmo tenho uma 3060Ti+Ci5 9400 com uma Corsair CX500.
 
Pessoal, boa tarde!

Tenho o seguite setup abaixo e queria saber se estou montando as peças do PC corretamente para melhor desempenho. E gostaria de saber se tem algo em que eu preciso melhorar ou ficar de olho. Fico me queixando de uma leve lentidão, mesmo formatando o pc, acredito que pelas config deveria ser mais rápido. E também uns leves travamentos em jogos.

Monitor: Monitor Gamer Mancer Horizon Z PRO, 27 Pol. VA, FHD, 1ms, 165Hz, FreeSync, HDMI/DP, MCR-HZNP27-BL01
Gabinete: Gabinete Gamer Pichau Apus White, Mid-Tower, Lateral de Vidro Temperado, Com 3 Fans, Branco, PG-APS-WHT01

Placa mãe: B450M Steel Legend

Fonte: Fonte ATX 600W 80 Plus Bronze C3Tech PS-G600B

Processador: Ryzen 7 2700 (atualmente) - Já realizei a compra e estou esperando chegar: Ryzen Processador AMD Ryzen 7 5700X, 8-Core, 16-Threads, 3.4GHz (4.6GHz Turbo), Cache 36MB, AM4, 100-100000926WOF

Placa de vídeo: Placa de Vídeo RX 6750 XT MECH 2X 12G V1 Radeon AMD, 12GB GDDR6, FreeSync, Dual Fan

Memorias: 8GBx2 3200MHz (Atualmente ele está pegando 2400mhz)

Armazenamento: 1 SSD 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G (windows e programas).
1 HD 500 GB (programas mais pesados)
1 HD 1TB (jogos)
 
Pessoal, boa tarde!

Tenho o seguite setup abaixo e queria saber se estou montando as peças do PC corretamente para melhor desempenho. E gostaria de saber se tem algo em que eu preciso melhorar ou ficar de olho. Fico me queixando de uma leve lentidão, mesmo formatando o pc, acredito que pelas config deveria ser mais rápido. E também uns leves travamentos em jogos.

Monitor: Monitor Gamer Mancer Horizon Z PRO, 27 Pol. VA, FHD, 1ms, 165Hz, FreeSync, HDMI/DP, MCR-HZNP27-BL01
Gabinete: Gabinete Gamer Pichau Apus White, Mid-Tower, Lateral de Vidro Temperado, Com 3 Fans, Branco, PG-APS-WHT01

Placa mãe: B450M Steel Legend

Fonte: Fonte ATX 600W 80 Plus Bronze C3Tech PS-G600B

Processador: Ryzen 7 2700 (atualmente) - Já realizei a compra e estou esperando chegar: Ryzen Processador AMD Ryzen 7 5700X, 8-Core, 16-Threads, 3.4GHz (4.6GHz Turbo), Cache 36MB, AM4, 100-100000926WOF

Placa de vídeo: Placa de Vídeo RX 6750 XT MECH 2X 12G V1 Radeon AMD, 12GB GDDR6, FreeSync, Dual Fan

Memorias: 8GBx2 3200MHz (Atualmente ele está pegando 2400mhz)

Armazenamento: 1 SSD 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G (windows e programas).
1 HD 500 GB (programas mais pesados)
1 HD 1TB (jogos)

Os travamentos em jogos tem uma boa chance de ser por causa do HDD.
 
Ola queridos!

tem muita diferença da 4060 pra 4060 ti? vale a pena pagar 700 reais a mais na ti?

eu tenho um i5 9400f e uma fonte de 500w so, eles aguentam essas vga?
a 4060 mira full hd high, a 4060ti mira quadhd ou full hd 144hz, mas nao quer dizer que a 4060 nao atenda 144hz ou quad com devidos ajustes.
 
Estava pensando em sair de 16GB de ram para 32GB, pensei em comprar um kit pentes novo de 2x16GB. O que recomandam para o meu setup (da assinatura)? Não precisa ser RGB, desde que consiga ter bom desempenho direto da caixa já, ligado o profile na bios. Até uns ~700 parcelado
 
Bom dia! Dica rápida: já fiz upgrade de mãe, memória, ssd e processador, tudo geração atual. Só falta o vídeo. Tenho rx 5700 xt, que up recomendam? Tenho 3k pra gastar, gosto de AMD e quero jogar 2k/1440p.
 
AJUDA

To querendo montar um pc, porém já tenho Monitor e periféricos, e também o processador.
Porém tenho um pouco de medo de não estar escolhendo peças realmente boas, ou medo de n ser compativel também.
Mas enfim, peças q já tenho:

- Processador AMD Ryzen 5 Pro 4650g

- Placa de video (de um pc antigo q vou re-aproveitar) GALAX 1060 ti 6gb VRAM
(Nem é mais vendida essa placa hj em dia direito)
Aq o link dela pra vcs verem as especs
https://www.terabyteshop.com.br/pro...e-gtx-1060-oc-6gb-60nrj7dsv8oc-gddr5x-pci-exp

- Fonte do pc antigo Corsair CX500


Peças q vou comprar (depois q vcs darem a opinião de vcs e indicações):

- Placa Mãe Gigabyte B450M DS3H V2 (AM4/DDR4 3200MHz/HDMI/DisplayPort/M.2/USB 3.2)

Ou

PLACA MAE MSI B450M PRO-VDH MAX AM4 CHIPSET B450

Mas estou em duvida de qual pegar e qual é melhor. Se puderem ajudar nessa escolha tbm. Ou se até tiverem noção de alguma melhor q n seja mais cara doq o preços dessas ai…

- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG400, 120mm, Intel-AMD, R-AG400-BKNNMN-G-1

Ou

O padrão da amd msm q vem junto, aquele pretinho basico. (É q no meu caso n veio junto, ent eu ia comprar.)

- Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Branco - CMK16GX4M2B3200C16W

- SSD 1 TB WD Black SN770, M.2, PCIe Gen4x4, NVMe, Leitura: 5150MB/s e Gravação: 4900MB/s - WDS100T3X0E

- Gabinete Gamer SuperFrame Dominator, Mid Tower, Vidro Temperado, E-ATX, Branco, Sem Fonte, Sem Fan

E é isso.
Qual a opinião de vcs sobre?
Tem alguma peça q me recomendam trocar por outra, ou alguma dessas n é compativel com as demais etc.

Eu vi a tem um lance de entrada PCIE 3.0 ou PCIE 4.0 nas placas mãe e minha placa de video é meio antiga ent tvls seja 3.0 e se n me engano o ssd sn770 q mencionei é 4.0 ent to cm medo de algumas peças “couberem” na placa mãe e outras nn, me esclareçam isso e digam se cabe certinho ou da problema, por favor.

Qria saber tbm se vcs acham q ta dboa pra fzr hackintosh. Eu falei com o Gabriel Luchina, mestre nisso la do “Universo Hackintosh” e ele comentou q com esse processador e qualquer a520 tava dboa, mas eu qria uma b450m, acho q é bem melhor doq a a520, mas acho q ainda assim com a b450m é compativel. Mas eu queria a ajuda de vcs nessa questão da placa-mãe. Um amigo meu disse: “O ideal era você comprar uma placa-mãe que alguém mantêm o EFI atualizado constantemente.
Tenho uma Z390 Aorus Pro e existe uma comunidade imensa usando essa placa, sempre tem suporte para problemas e o EFI nem preciso me preocupar, é atualizado mensalmente por pelo menos dois usuários diferentes, isso me economiza um PUTA TEMPO, mas ao mesmo tempo, deixei de aprender algumas coisas vitais.
Sua placa-mãe parece não ter uma comunidade ativa.
Hackintosh sempre pode dar algum problema, não é algo oficial.
Sobre placas Nvidia, o suporte morreu e nem sei se alguma antiga suporta o Ventura, é carta fora do baralho, as empresas brigaram de maneira pessoal.
Não sei se as integradas do ryzen 5 pro 4650g tem suporte.
Fica basicamente Radeon, mas tem que estudar o modelo antes de comprar, exemplo: comprei uma RX5700XT da MSI que tinha um bug zuado para fazer a instalação no Catalina, na época ninguém sabia disso e a solução só foi pipocar 4 meses depois.”

Então diante de tudo isso, vcs podem por favor me recomendar uma placa mãe realmente boa e q dure bastantes anos sem precisar ficar trocando mas q n seja só compativel cm o macos ventura, por exemplo, mas q como ele disse, seja mt usada pela comunidade e tenha sempre atualizações dela disponiveis e EFI prontinhas e bem configuradas etc? Ah, e se possivel q ela seja realmente boa e o principal, n passe de 600 reais kkkk, pq essas q disse q ia pegar é entre 550~575. E n posso gastar mais q 600 reais redondo. Me ajudem nisso por favor. N qria ter o trabalho de montar uma EFI e ter essas dores de cabeça de ter uma placa mae q n tem uma comunidade bem ativa.

E eu sei q no hackintosh n ia reconhecer a placa de video q eu disse q tenho do pc antigo, pq n reconhece mais nvidia, mas eu n ligo, eu usaria ela no windows e no macos eu usava a integrada do ryzen, pq tava pensando em fzr dual boot cm o hackintosh e o windows.

E outra coisa… vcs acham bom migrar pro w11?
N to vendo uma necessidade grande parece q n muda mt coisa e o 10 tem um desempenho melhor. Vcs acham q vale a pena ir pro 11 ou manter no 10?

Alguém pode me ajudar por favor em todas essas questões??
 
Alguém pode me ajudar por favor em todas essas questões??

Quanto à placa-mãe, vai dar na mesma. Tem gente q prefere MSI pq tem garantia BR mais longa, mas as placas em si são bem equivalentes.
Sobre o cooler, já q vai ter q comprar, vale mais a pena ir no deepcool. O resto do setup tá ok.

Não tenho a menor ideia sobre as questões de hackintosh.
 
Bom dia! Dica rápida: já fiz upgrade de mãe, memória, ssd e processador, tudo geração atual. Só falta o vídeo. Tenho rx 5700 xt, que up recomendam? Tenho 3k pra gastar, gosto de AMD e quero jogar 2k/1440p.
7700 por 3k ou 4060ti por 2.5k
 
Será que vai precisar trocar fonte? Botei num site ali cálculo estimado com uma 7700 xt aumenta uns 45w, total consumo una 500w, minha fonte é de 600w no papel
qual marca e modelo da sua fonte?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo