[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Opa, valeu pela sugestão! Nunca tive uma, é top? essa loja Patoloco vocês conhecem?

Abraços!
Sim, é uma boa fonte. E a loja é confiável também.
 
Saudações, amigos. Estou com uma pequena dúvida a respeito da fonte ideal para minha atual configuração (da assinatura). Antes, estava com uma antiga Seasonic M12II Evo 850w 80 Plus Bronze que começou a dar sinais de velhice, pois estava comigo desde 2011. Super aquecimento e travamentos do PC (provavelmente, não estava mais entregando com eficiência). Daí decidi usar uma boa TX 550m Corsair 80 plus gold que tinha aqui de outra máquina. Sei que ela segura bem um Ryzen 2700x + RTX 2070. Acontece que a configuração atual tem mais coisas, ficando assim:

- Ryzen 2700x (OC 4.15Ghz)
- RTX 2070
- TUF x570 Asus
- 16 GB @3200Mhz
- 3 HDDs
- 2 SSDs M.2
- 1 SSD Sata
- 1 Fan controller Lamptron (60w por canal)
- 5 Fans Noctua 140mm (na controladora)
- 1 Sound Card (Asus Xonar DGX)
- 1 Wi Fi Card PCI-E Dual band
- 2 Fitas de Led (conectadas na mobo)

A questão é que estou aqui usando, jogando, sendo suportado pela TX 550M, que é uma boa fonte, mas algo me diz (não tenho certeza) de que a fonte está bem no limite. Estou cogitando subir para uma 750w Sharkoon Silentstorm 80 Plus Gold. Vocês acham válido ou é exagero e paranóia da minha parte?

OBS.: naqueles calculadores de potêncida da Web (Outer Vision e Seasonic PSU Calculator), há um indicativo de 635 a 640w

Abraços e grato desde já pelas possíveis respostas / opiniões
 
Pessoal tenho uma duvida e respeito do tempo de vida útil de uma fonte, no caso a minha.
Tenho o modelo XFX ATX 650W Core Edition 80PLUS Bronze, é uma fonte do caralho de boa, porém já a tenho faz incríveis 8 anos e nunca, jamais deu problema.
Existe algum calculo ou algo referente a duração de uma fonte destas? devo me preocupar em trocar?
 
A CX550 é tão superior a uma Riotoro 500w?
Com o frete pra minha cidade essa Riotoro Builder de 500w sai por R$ 267,00 e a CX550 por R$ 354,00, vi nos testes do teclab outros modelos da Riotoro e foram bem
Riotoro com 3 anos de garantia e a corsair com 5
 
Pessoal tenho uma duvida e respeito do tempo de vida útil de uma fonte, no caso a minha.
Tenho o modelo XFX ATX 650W Core Edition 80PLUS Bronze, é uma fonte do caralho de boa, porém já a tenho faz incríveis 8 anos e nunca, jamais deu problema.
Existe algum calculo ou algo referente a duração de uma fonte destas? devo me preocupar em trocar?

Não há como estipular o tempo de vida útil de uma fonte, mas um histórico pode servir de parâmetro. Fontes de boa qualidade podem durar bem, sem defeitos, por anos. Exemplo: semana passada minha Seasonic M12II Evo 850w começou a dar sinais de velhice. Ela estava comigo desde 2011, nove anos e alguns meses. Notei o fan em rotação máxima e o PC fez uns congelamentos de tela; depois ela não fornecia mais energia suficiente para startar a maquina, tinha que passar um tempo desligado pra poder voltar. Saquei na hora que era a fonte. Agora, tô com uma TX 550m da Corsair que tinha aqui, mas tô atrás de uma um pouco mais potente.

O que você pode fazer para tirar a dúvida é medir se sua fonte está fornecendo energia suficiente através de um multímetro + voltímetro. Se não souber, qualquer eletrônica faz isso pra vc ...
 
Quero comprar uma fonte que preste mas NÃO TEM FONTE TOP SENDO VENDIDA EM NENHUM SITE.

Kabum, Terabyte, Pichau, PlayerID tudo sem estoque...

Alguém sabe outras lojas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, tenho uma Corsair CX650 ( antiga ) ela vem apresentando Coil Whine , e isso dá dando uma put@ interferencia no fone de ouvido , sabem se isso tem concerto ??
e caso não tenha , uma TX650M por ter selo "80plus gold" teria melhores componetes (bobinas e capacitores) ? não quero ter que passar por isso daqui alguns anos !

Se está na garantia, é so acionar o RMA que te mandam outra. Se não, vc pode abrir a fonte e aplicar aquela "cola" (esqueci o nome do produto) pra fazer os componentes pararem de vibrar.
 
No Patoloco tem umas XFXs Ouro desde 650W até 850W, melhor que essas fontes só subindo de patamar de eficiência para platina ou titânio, o que torna a escassez nas lojas ainda pior.

Gostaria muito que a InfoCWB (Distribuidora da XFX no Brasil), trouxesse as séries XTS e a XTI e aumentasse a seleção para quem procura uma fonte de gama mais alta, mas a procura por fontes de alto padrão é restrito em nosso território, os consumidores não valorizam fontes de primeira como valorizam placas de vídeo no mesmo patamar, e é bem sabido no meio que as fontes que tem mais saída em nosso território são as 80Plus Bronze, fontes com eficiência mais alta que ouro acabam ficando muito tempo em estoque nas lojas, e os logistas preferem produtos que tenham um fluxo de caixa mais imediato, uma pena.

A Pichau trouxe um lote por conta própria de Super Flowers com todo o catalogo atual da fabricante, porém acabou logo.
 
Iae galera, vou aproveitar o tópico aqui, estou montando um setup novo, mas estou perdido com qual Fonte colocar, estou pensando em uma modular ou semi modular, a configuração seria, placa mãe b450 tomahawk max, processado, Ryzen 5 3600, SSD M2 seagate, placa de vídeo seria uma RX590 ou GTX1660 ainda não decidir, se alguém puder me dar uma luz ficaria grato.
Se você NÃO for fazer overclock, uma fonte de 500W já segura tranquilo o seu PC, mesmo que mais para frente você adicione mais HD, SSD ou mesmo troque de VGA por uma RTX ou AMD RX série 5000.

Agora se você pretende fazer overclock, então é bom uma fonte de 600W no mínimo, pois overclock costuma consumir alguns horrores dependendo do alcance do Over.
 
No Patoloco tem umas XFXs Ouro desde 650W até 850W, melhor que essas fontes só subindo de patamar de eficiência para platina ou titânio, o que torna a escassez nas lojas ainda pior.

Gostaria muito que a InfoCWB (Distribuidora da XFX no Brasil), trouxesse as séries XTS e a XTI e aumentasse a seleção para quem procura uma fonte de gama mais alta, mas a procura por fontes de alto padrão é restrito em nosso território, os consumidores não valorizam fontes de primeira como valorizam placas de vídeo no mesmo patamar, e é bem sabido no meio que as fontes que tem mais saída em nosso território são as 80Plus Bronze, fontes com eficiência mais alta que ouro acabam ficando muito tempo em estoque nas lojas, e os logistas preferem produtos que tenham um fluxo de caixa mais imediato, uma pena.

A Pichau trouxe um lote por conta própria de Super Flowers com todo o catalogo atual da fabricante, porém acabou logo.

Problema é que os reviews dessas fontes da XFX são muito ruins, com vários relatos de fonte morrendo cedo e com problemas. Prefiro aguardar outra série da Corsair ou EVGA com fontes que prestem (tipo uma RM750 ou 850 da vida).
 
Problema é que os reviews dessas fontes da XFX são muito ruins, com vários relatos de fonte morrendo cedo e com problemas. Prefiro aguardar outra série da Corsair ou EVGA com fontes que prestem (tipo uma RM750 ou 850 da vida).

Peguei 2 resenhas dos dois maiores sites voltados a fontes de alimentação, o Johnny Guru e o Techpowerup, um feito inclusive pelo Aris da Cybenetics, ambos só elogios.

 
Peguei 2 resenhas dos dois maiores sites voltados a fontes de alimentação, o Johnny Guru e o Techpowerup, um feito inclusive pelo Aris da Cybenetics, ambos só elogios.


Essa fonte é rebrand da Seasonic Prime Ultra Gold, que apresenta vários problemas com GPUs de alto desempenho e demanda energética (como a 1080 ti). Dá uma olhada nesse tópico aqui.

A discussão tem mais detalhes na página 2:

Por causa disso, acho que prefiro não arriscar...
 
Essa fonte é rebrand da Seasonic Prime Ultra Gold, que apresenta vários problemas com GPUs de alto desempenho e demanda energética (como a 1080 ti). Dá uma olhada nesse tópico aqui.

A discussão tem mais detalhes na página 2:

Por causa disso, acho que prefiro não arriscar...

A XTR2 é da Prime Gold, a XTR é a da G-series, se sente inseguro pegue a XTR normal sem o 2. Detalhe: A Seasonic já corrigiu esse erro nos lotes de 2018 em diante, um usuário inclusive no tópico mencionado afirma que o lote vendido em solo tupiniquim é a versão revisada.
 
A XTR2 é da Prime Gold, a XTR é a da G-series, se sente inseguro pegue a XTR normal sem o 2. Detalhe: A Seasonic já corrigiu esse erro nos lotes de 2018 em diante, um usuário inclusive no tópico mencionado afirma que o lote vendido em solo tupiniquim é a versão revisada.
Acha que vale a pena arriscar na XTR2? Tenho o PC da assinatura e pretendo pegar uma fonte compatível com o setup.

Pretendo pegar uma fonte de 750w ou de 850w.
 
Acha que vale a pena arriscar na XTR2? Tenho o PC da assinatura e pretendo pegar uma fonte compatível com o setup.

Pretendo pegar uma fonte de 750w ou de 850w.

Não só acho como recomendo com frequência, essa fontes competem facilmente com a série RM da Corsair sem a aplicável taxa extra da marca.
 
Não só acho como recomendo com frequência, essa fontes competem facilmente com a série RM da Corsair sem a aplicável taxa extra da marca.
Será que rola pegar a 750 ou a 850w?
A de 750w acho que vai ficar na faixa de eficiência melhor que a 850w, correto?

Ou vale a pena pegar a 850w pra ter mais fôlego em upgrades futuros? (provavelmente não comprarei mais GPUs topo de linha, ficando sempre na série 70~)
 
Será que rola pegar a 750 ou a 850w?
A de 750w acho que vai ficar na faixa de eficiência melhor que a 850w, correto?

Ou vale a pena pegar a 850w pra ter mais fôlego em upgrades futuros? (provavelmente não comprarei mais GPUs topo de linha, ficando sempre na série 70~)

Se tiver algum interesse em overclock eu iria de 850w, se não for fazer over até mesmo uma de 650w te serviria bem se o objetivo é ficar na faixa ideal da curva de eficiência energética.
 
Quero comprar uma fonte que preste mas NÃO TEM FONTE TOP SENDO VENDIDA EM NENHUM SITE.

Kabum, Terabyte, Pichau, PlayerID tudo sem estoque...

Alguém sabe outras lojas?

--------

Na Kabum tem as Sharkoon Silentstorm CoolZero full modular 80 plus gold, de 750 e 850w. Essa série silentstorm da Sharkoon é excelente. A de 750w tá na promoção por menos de 500, vale muito à pena ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na Kabum tem as Sharkoon Silentstorm CoolZero full modular 80 plus gold, de 750 e 850w. Essa série silentstorm da Sharkoon é excelente. A de 750w tá na promoção por menos de 500, vale muito à pena ...
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Na Kabum tem as Sharkoon Silentstorm CoolZero full modular 80 plus gold, de 750 e 850w. Essa série silentstorm da Sharkoon é excelente. A de 750w tá na promoção por menos de 500, vale muito à pena ...

Essa fonte presta? Vi só alguns reviews gringos, mas não em ingles.
 
Interessante, mas estou querendo uma modular mesmo no máximo uma semi..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você NÃO for fazer overclock, uma fonte de 500W já segura tranquilo o seu PC, mesmo que mais para frente você adicione mais HD, SSD ou mesmo troque de VGA por uma RTX ou AMD RX série 5000.

Agora se você pretende fazer overclock, então é bom uma fonte de 600W no mínimo, pois overclock costuma consumir alguns horrores dependendo do alcance do Over.
Estou querendo pegar uma Semi ou uma Totalmente Modular, como disse acima, pensando seriamente em uma 600 ou 650 agora, mas não manjo de marca e modelo de fonte boa, visando um custo beneficio se possível, atualmente tenho uma System IceAge ia500hp80 rodando 7/24 a 9 anos nunca tive problema com ela porem ela é de 500w, e como estou montando um PC do zero, quero manter uma qualidade boa também.
 
Interessante, mas estou querendo uma modular mesmo no máximo uma semi..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou querendo pegar uma Semi ou uma Totalmente Modular, como disse acima, pensando seriamente em uma 600 ou 650 agora, mas não manjo de marca e modelo de fonte boa, visando um custo beneficio se possível, atualmente tenho uma System IceAge ia500hp80 rodando 7/24 a 9 anos nunca tive problema com ela porem ela é de 500w, e como estou montando um PC do zero, quero manter uma qualidade boa também.
A que eu indiquei é Semi-Modular '-'
 
Gente, queria uma sugestão de fonte pra um "pc de escritorio". Onde eu trabalho, todos os pcs são carroças, todos equipados com fonte generica, mobo 775, core2duo, 2 ou 4gb DDR2, hd 160, 320 ou 500gb, e fonte generica. Então, como era de se esperar, um pc desses deu pau, deu bugs, não é fonte, e quase certeza da empresa comprar um novo pc. Então dei umas sugestões e logico, quando recomendei uma corsair cx450, pcyes, uma fonte boa mesmo, dai viram 240 conto e já acharam "caro", expliquei, mas sabem como são as pessoas leigas... Então, alguem sabe de algum modelo melhor que uma generica e que seje 150 ou menos (tipo o melhor custo beneficio, olhando até mais pro custo). Minha sugestão pro resto do pq é uma mobo q seje intel de 8 ou 9 (pentium ou celeron), 4gb ddr4, e a mobo mais basica pra essa geração. Ia sugerir um am4, mas fiquei com medo de dar aqueles problemas com bios, atualizaçao, bugs, não ligar, etc..
Queria mesmo a sugestão de fonte, a config eu pergunto no topico certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo