[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

E ai pessoal, tudo bem?
Então, eu gostaria de uma ajuda simples. To montando um PC "baixo custo" com umas peças antigas aqui. Só que percebi que faltou a fonte, a que eu tinha não tava muito bacana e preferi não arriscar. A configuração é a seguinte:
i5 3450 @stock
Mobo Gigabyte B75m-D3H
HD Wester Digital Blue 500Gb
2x4Gb Ram (se não me engano são Kingston)
GTX 960 OC (Galax)

Será que uma Corsair CX430 aguenta bem? Não queria nada muito caro, e se puder aliar qualidade e preço baixo até 250 tá ótimo!
Obrigado a todos!
 
E ai pessoal, tudo bem?
Então, eu gostaria de uma ajuda simples. To montando um PC "baixo custo" com umas peças antigas aqui. Só que percebi que faltou a fonte, a que eu tinha não tava muito bacana e preferi não arriscar. A configuração é a seguinte:
i5 3450 @stock
Mobo Gigabyte B75m-D3H
HD Wester Digital Blue 500Gb
2x4Gb Ram (se não me engano são Kingston)
GTX 960 OC (Galax)

Será que uma Corsair CX430 aguenta bem? Não queria nada muito caro, e se puder aliar qualidade e preço baixo até 250 tá ótimo!
Obrigado a todos!

Sim, aguenta.
 
E ai pessoal, tudo bem?
Então, eu gostaria de uma ajuda simples. To montando um PC "baixo custo" com umas peças antigas aqui. Só que percebi que faltou a fonte, a que eu tinha não tava muito bacana e preferi não arriscar. A configuração é a seguinte:
i5 3450 @stock
Mobo Gigabyte B75m-D3H
HD Wester Digital Blue 500Gb
2x4Gb Ram (se não me engano são Kingston)
GTX 960 OC (Galax)

Será que uma Corsair CX430 aguenta bem? Não queria nada muito caro, e se puder aliar qualidade e preço baixo até 250 tá ótimo!
Obrigado a todos!

Esse PC não vai chegar a 250 W. A CX430 toca fácil e é a melhor opção nessa faixa. A não ser que a S12II 430 retorne das cinzas ou a CX450M dê as caras nessa faixa, kek
 
http://www.************.com.br/produto/6877/fonte-evga-750w-gq-210-gq-0750-v0-80-plus-gold-pfc-ativo

Vale apena comprar essa fonte neste valor, ou tem opções melhores com menor custo?

Considerando-se o review dela no Tom's Hardware, acho que dificilmente vale a pena.

Não entendo porque insistir com fontes de 750 W para uma configuração dessas, se considerar que a demanda total aí não passa da casa dos 400 W.

A Zalman que eu me me referi no post anterior esgotou, mas ainda dá para achar a Cooler Master: http://londritech.com.br/fonte-atx-...w-real-80-plus-bronzers550-acaa-b3-13401.html
 
Considerando-se o review dela no Tom's Hardware, acho que dificilmente vale a pena.

Não entendo porque insistir com fontes de 750 W para uma configuração dessas, se considerar que a demanda total aí não passa da casa dos 400 W.

A Zalman que eu me me referi no post anterior esgotou, mas ainda dá para achar a Cooler Master: http://londritech.com.br/fonte-atx-...w-real-80-plus-bronzers550-acaa-b3-13401.html


Obrigado pela sugestão, mas não achei tanta diferença no preço de uma fonte para outra, visto que a evga tem 5 anos de garantia, e isto me deixaria bastante "tranquilo", e tem eficiencia 80plus gold (isso conta muito?), eu estou querendo comprar um fonte com bastante sobra mesmo, fiquei traumatizado com minha ultima fonte, que foi até aconselhada por muitos aqui do fórum (xfx 550 fabricada pela seasonic), que hoje está apresentando um ruído muito alto e que me deixa bastante estressado, o ruído passa até para o microfone quando gravo e converso com amigos via teamspeak, chegui a comprar outro microfone mas depois constatei que o som vinha da fonte, talvez esse problema não tenha nada haver com o fato da fonte ser 550w, como vc mesmo disse minha conf não passa dos 400w, mas pelo menos tendo um fonte com 5 anos de garantia me deixaria mais seguro, fora que ela é semi modular e tbm seria menos uma dor de cabeça com tantos cabos.
 
Obrigado pela sugestão, mas não achei tanta diferença no preço de uma fonte para outra, visto que a evga tem 5 anos de garantia e isto me deixaria bastante "tranquilo"

A Cooler Master também tem 5 anos de garantia... E a diferença de preço na verdade é um pouco maior, está mais barata na Pichau, mas é que na hora fui acessar o site deles, eles estavam fora do ar, mas agora voltou (307 reais): http://www.pichau.com.br/fonte-cool...er-550w-atx-rs-550-acaa-b3-80-plus-bronze-box


e tem eficiencia 80plus gold (isso conta muito?),

A eficiência até pode contar (embora parte desse ganho possa ser perdida com o incremento de potência, e não seja exatamente a minha maior prioridade em fonte), mas o marketing do 80 Plus, na minha opinião, não.

eu estou querendo comprar um fonte com bastante sobra mesmo, fiquei traumatizado com minha ultima fonte, que foi até aconselhada por muitos aqui do fórum (xfx 550 fabricada pela seasonic), que hoje está apresentando um ruído muito alto e que me deixa bastante estressado, o ruído passa até para o microfone quando gravo e converso com amigos via teamspeak, chegui a comprar outro microfone mas depois constatei que o som vinha da fonte, talvez esse problema não tenha nada haver com o fato da fonte ser 550w, como vc mesmo disse minha conf não passa dos 400w, mas pelo menos tendo um fonte com 5 anos de garantia me deixaria mais seguro,


Não adianta absolutamente nada colocar uma fonte mais potente. Se você está achando que comprar uma fonte mais potente vai diminuir as chances de ruído dentro da fonte, esqueça! O que deve estar ocorrendo no seu caso é o chamado coil whine, ocorre pela passagem de corrente elétrica que faz com que as bobinas vibrem em uma frequência audível pelo ouvido humano...

Aliás, cabe adicionar que a sua fonte da XFX também tem garantia de 5 anos.

fora que ela é semi modular e tbm seria menos uma dor de cabeça com tantos cabos.

Mas esse é o típico problema que ocorre você compra uma fonte muito maior do que o necessário. Fontes de mais alta potência trazem mais cabos, já que supõem que usa uma fonte dessas tem ao menos duas placas de vídeo, ou uma configuração com vários HDs, ou uma placa-mãe que requisita dois conectores EPS...
 
Você sabe dizer se existe rma da xfx no Brasil? Procurei no google e não achei nada a respeito, só o site oficial americano mesmo.
 
Última edição:
Você sabe dizer se existe rma da xfx no Brasil? Procurei no google e não achei nada a respeito, só o site oficial americano mesmo.

Hmmmm... pelo que entendi eles dão cobertura, mas você tem que enviar o produto lá pros EUA para eles fazerem o reparo.
http://xfxforce.com/en-us/support/xfx-warranty

Veja na parte "LIMITED WARRANTY ON XFX GRAPHICS CARDS AND POWER SUPPLIES
FOR COUNTRIES IN THE AMERICAS THAT ARE NOT USA OR CANADA"
 
Hmmmm... pelo que entendi eles dão cobertura, mas você tem que enviar o produto lá pros EUA para eles fazerem o reparo.
http://xfxforce.com/en-us/support/xfx-warranty

Veja na parte "LIMITED WARRANTY ON XFX GRAPHICS CARDS AND POWER SUPPLIES
FOR COUNTRIES IN THE AMERICAS THAT ARE NOT USA OR CANADA"


Criei uma conta lá, mas na hora de cadastrar o serial da fonta dá como se não existisse, vi em alguns fóruns que a pessoa deve cadastrar o produto no site da xfx pouco tempo depois da compra, mesmo assim abri um ticket lá informando que não consigo cadastrar a fonte, mas pensando bem minha fonte custou R$ 250, e até onde sei a garantia não cobre coil whine (se é que esse ruído é coil whine), depois vou fazer um vídeo do som e posto o link aqui para vc analisar.
 
Esperando as promos de natal para pega uma semi-modular até 400 , será q consigo ?
 
Última edição:
Conhecem a Thermaltake ToughPower Gold 550 W?

Pensando em pegar ela por ser semi modular.
 
Gostaria de saber se a fonte de 600w aguentaria com essas especificações e se ainda poderei utiliza-lá ainda que troque o processador para um i5 6600k Skylake, usei o http://outervision.com/power-supply-calculator para checar e recomendava uma fonte de 550w no mínimo e o ideal uma de 750w.
Intel Core i7 860 @2.8 Ghz(CPU)
Intel® Desktop Board DH55TC(MoBo)
12 Gb Ram - G.Skill Sniper 1600 DDR3(2x4GB)+ Kingston Value(2x2GB)
1 TB HD
Gigabyte G1 1070 8 GB DDR5 256 bits
Fonte 600w Corsair
Obrigado pela ajuda, abraços.
 
Gostaria de saber se a fonte de 600w aguentaria com essas especificações e se ainda poderei utiliza-lá ainda que troque o processador para um i5 6600k Skylake, usei o http://outervision.com/power-supply-calculator para checar e recomendava uma fonte de 550w no mínimo e o ideal uma de 750w.
Intel Core i7 860 @2.8 Ghz(CPU)
Intel® Desktop Board DH55TC(MoBo)
12 Gb Ram - G.Skill Sniper 1600 DDR3(2x4GB)+ Kingston Value(2x2GB)
1 TB HD
Gigabyte G1 1070 8 GB DDR5 256 bits
Fonte 600w Corsair
Obrigado pela ajuda, abraços.

1. Não use calciladoras.

2. Essa fonte é mais do que suficiente para a sua configuração.
 
Boa tarde pessoas! Estou voltando para o mundo dos games depois de 4 anos, tenho alguns componentes já e outros novos, tenho uma Corsair AX850 Gold comprada nos EUA no final de 2012.
E montei a seguinte configuração:
I7 4790k@4.5
GTX 1070 G1
Z97 Asus
32gb Dominator platinium
H80i v2
2xSDD 240gb
1xHD 1TB
6xFan AF120 Corsair.

A duvida eh que essa fonte já com quase 5 anos aguenta tranquilo isso tudo ou devo comprar uma nova em folha?
Desde já agradeço a todos pela ajuda!
 
Boa tarde pessoas! Estou voltando para o mundo dos games depois de 4 anos, tenho alguns componentes já e outros novos, tenho uma Corsair AX850 Gold comprada nos EUA no final de 2012.
E montei a seguinte configuração:
I7 4790k@4.5
GTX 1070 G1
Z97 Asus
32gb Dominator platinium
H80i v2
2xSDD 240gb
1xHD 1TB
6xFan AF120 Corsair.

A duvida eh que essa fonte já com quase 5 anos aguenta tranquilo isso tudo ou devo comprar uma nova em folha?
Desde já agradeço a todos pela ajuda!

Essaconfig ainda demanda menos da metade da potência da fonte. Não tem porque trocar.
 
Bom dia amigos.

Estou montando a seguinte configuração:

i7 6700
GTX 1070
2x4GB
1 ssd
2 hds

A placa de vídeo vai ser uma Geforce GTX 1070 AMP! Extreme 8GB, segundo especificações, ela requer "Entrada de energia Dual 8-pin".

Estou pensando em algo ao redor de 500W. Que fonte são confiáveis para segurar isto? Alguma marca menos problemática?

Pensei desde Corsair CX600, passando pela Seasonic S12II Bronze 520W e finalizando na Cooler Master Storm GX550 Gamer 550W. Tudo que leio na internet é que cada um puxa a sardinha para seu lado, é péssimo as vezes ler que "esta fonte não presta, é simples demais" e em outro lugar se ler que "esta fonte serve muito bem e é excelente"... :(

Algum norte? Não quero fugir muito da base de 300~350 reais em fonte.


Obrigado
 
Bom dia amigos.

Estou montando a seguinte configuração:

i7 6700
GTX 1070
2x4GB
1 ssd
2 hds

A placa de vídeo vai ser uma Geforce GTX 1070 AMP! Extreme 8GB, segundo especificações, ela requer "Entrada de energia Dual 8-pin".

Estou pensando em algo ao redor de 500W. Que fonte são confiáveis para segurar isto? Alguma marca menos problemática?

Pensei desde Corsair CX600, passando pela Seasonic S12II Bronze 520W e finalizando na Cooler Master Storm GX550 Gamer 550W. Tudo que leio na internet é que cada um puxa a sardinha para seu lado, é péssimo as vezes ler que "esta fonte não presta, é simples demais" e em outro lugar se ler que "esta fonte serve muito bem e é excelente"... :(

Algum norte? Não quero fugir muito da base de 300~350 reais em fonte.


Obrigado

Infelizmente muita gente avalia as coisas meramente por marca, sem se atentar as diferenças entre modelos, exigências de especificação... Isso realmente não é bom. Vamos avaliar cada caso argumentativamente...

A linha CX da Corsair é uma linha de entrada. Essas fontes são rotuladas com temperatura de operação de 30º C. A ventoinha também é coisa de baixo custo, com rolamento de bucha. Tem também um desempenho fraco em cargas de transientes, além de um tempo de hold-up extremamente baixo. Mas bom, no geral, cumpre o que promete. Interessante você olhar o modelo de 600 W, é como se sua conta incluísse um de-rating maior em função da temperatura de operação mais baixa. :)

As Seasonic S12II também são fontes de entrada de linha. Ainda é projeto de regulação de tensão agrupada. O circuito de monitoramento dela é um mero HY-510N, que só conta com OVP e UVP. Pela documentação de padrão de desenhos para fontes de desktop, eles deveriam ter proteção contra sobrecarga de corrente. Note que isso na grande maioria das vezes não é um problema, mas temos que levar isso em conta, já que é uma infração à especificação. Por outro lado, a S12II tem uma temperatura de operação declarada maior (40º C) e ventoinha de rolamento de fluido dinâmico, que tem uma maior durabilidade se comparada às ventoinhas de bucha (e costumam ser um pouco mais silenciosas, mas a Seasonic costuma jogar um perfil de ventoinha muito agressivo nessa linha).

A Cooler Master GX550 - CM Storm Edition é uma derivação da linha GM da mesma, com a diferença de usar cabos fixos ao invés de cabos removíveis. O desempenho dela talvez não chame tanta atenção, mas há um detalhe que eu acho que conta muito, que é a parte de cargas de transientes, e nisso ela faz um bom trabalho. Além disso, ela trabalha adequadamente o tempo de hold-up, e tem um secundário mais moderno do que as Corsair CX e Seasonic S12II, com conversão DC-DC para as linhas de baixa tensão, ao invés de usar regulação de tensão agrupada. A ventoinha dela é de rolamento de esferas, e também tem temperatura de operação de 40º C. Ao meu ver, das três, ela é a melhor de todas.

Mas na faixa de 300-350 reais tem uma outra fonte que bate essas três, e ela é a Zalman ZM-550XG. Ela empataria com a Cooler Master no geral, mas tem duas vantagens em relação à Cooler Master: maior eficiência e melhor cabeamento. Ela tem 4 conectores PCI-E distribuídos em 2 cabos, e eu pessoalmente gosto disso porque em situações como a sua permite que você use cabos PCI-E diferentes para ligar na placa de vídeo, ao invés de usar 2 conectores no mesmo cabo. isso ajuda na distribuição de potência.
 
Infelizmente muita gente avalia as coisas meramente por marca, sem se atentar as diferenças entre modelos, exigências de especificação... Isso realmente não é bom. Vamos avaliar cada caso argumentativamente...

A linha CX da Corsair é uma linha de entrada. Essas fontes são rotuladas com temperatura de operação de 30º C. A ventoinha também é coisa de baixo custo, com rolamento de bucha. Tem também um desempenho fraco em cargas de transientes, além de um tempo de hold-up extremamente baixo. Mas bom, no geral, cumpre o que promete. Interessante você olhar o modelo de 600 W, é como se sua conta incluísse um de-rating maior em função da temperatura de operação mais baixa. :)

As Seasonic S12II também são fontes de entrada de linha. Ainda é projeto de regulação de tensão agrupada. O circuito de monitoramento dela é um mero HY-510N, que só conta com OVP e UVP. Pela documentação de padrão de desenhos para fontes de desktop, eles deveriam ter proteção contra sobrecarga de corrente. Note que isso na grande maioria das vezes não é um problema, mas temos que levar isso em conta, já que é uma infração à especificação. Por outro lado, a S12II tem uma temperatura de operação declarada maior (40º C) e ventoinha de rolamento de fluido dinâmico, que tem uma maior durabilidade se comparada às ventoinhas de bucha (e costumam ser um pouco mais silenciosas, mas a Seasonic costuma jogar um perfil de ventoinha muito agressivo nessa linha).

A Cooler Master GX550 - CM Storm Edition é uma derivação da linha GM da mesma, com a diferença de usar cabos fixos ao invés de cabos removíveis. O desempenho dela talvez não chame tanta atenção, mas há um detalhe que eu acho que conta muito, que é a parte de cargas de transientes, e nisso ela faz um bom trabalho. Além disso, ela trabalha adequadamente o tempo de hold-up, e tem um secundário mais moderno do que as Corsair CX e Seasonic S12II, com conversão DC-DC para as linhas de baixa tensão, ao invés de usar regulação de tensão agrupada. A ventoinha dela é de rolamento de esferas, e também tem temperatura de operação de 40º C. Ao meu ver, das três, ela é a melhor de todas.

Mas na faixa de 300-350 reais tem uma outra fonte que bate essas três, e ela é a Zalman ZM-550XG. Ela empataria com a Cooler Master no geral, mas tem duas vantagens em relação à Cooler Master: maior eficiência e melhor cabeamento. Ela tem 4 conectores PCI-E distribuídos em 2 cabos, e eu pessoalmente gosto disso porque em situações como a sua permite que você use cabos PCI-E diferentes para ligar na placa de vídeo, ao invés de usar 2 conectores no mesmo cabo. isso ajuda na distribuição de potência.

Boa tarde amigo. Ótima aula, conseguiu de forma clara falar tudo o que eu tinha absorvido em diversas leituras, porém, algumas pessoas muitas vezes acreditam que uma boa fonte é boa apenas por não ter queimado após X anos, etc. Mas isto seria mais questão de sorte do que avaliar realmente a qualidade de um produto.

Sobre os modelos que citei da Corsair e da Seasonic, havia realmente lido que eram de entrada e nada além do que honestas.

Estava pendendo para a Cooler Master, mas com esta Zalman na jogada, vou dar uma olhada nela sim, principalmente porque se formos diluir o "investimento" da fonte ao longo dos anos, acaba valendo a pena a diferença, no entanto, eu realmente não queria fugir desta faixa de preço, inclusive, esta opção que apresentou parece ser uma ótima escolha, principalmente porque o resto da configuração está decidida e com o orçamento apertado/fechado, por isto gostaria de levar o máximo de custo x benefício na escolha da fonte!


Muito obrigado, tenha um excelente final de ano!
 
Tenho uma sl-8600eps ela segura uma rx 480 ? Junto com a seguinte configuração:

Processador phenom 2 x4 64 bits (Próxima troca)
8 gb ram
2 hd de 500gb
1 gravador de dvd
 
Última edição:
pessoal me da uma ajuda, meu cunhadinho vai ganha uma placa de video no natal..

o pc dele atualmente é um
6300
uma gigabyte GA-78LMT-USB3
fonte cooler master elite 350w
uma hd de 500gb
1 memoria ram de 4gb

a minha duvida é, essa config, essa fonte segura uma Radeon R7 360 Hammer OC Edition 2 GB?
 
pessoal me da uma ajuda, meu cunhadinho vai ganha uma placa de video no natal..

o pc dele atualmente é um
6300
uma gigabyte GA-78LMT-USB3
fonte cooler master elite 350w
uma hd de 500gb
1 memoria ram de 4gb

a minha duvida é, essa config, essa fonte segura uma Radeon R7 360 Hammer OC Edition 2 GB?

Positivo.

Ela é da marca satellite.

Que por sua vez apenas remarca a fonte vinda da Solytech.
 
melhor fonte para essa config

Processador: i7 6700

placa-mãe: ga-z170x-gaming 3

Memoria: 2x4GB G.skill 2400

Placa de video: Gtx 1060 Galax EXOC

Hd: 2x Seagate 1tb

SSD: sandisk plus 240gb

Cooler: watercooler corsair h45
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo