[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Bom dia,

Vou montar um pc novo, a configuração que montei por enquanto é essa:

Ryzen am5 7600
placa mãe: Placa Mãe ASRock B650M-HDV/M.2
placa de video: rtx 4060 ou 70

Como estou montando, ainda não tenho 100% de certeza em relação a placa mãe/placa de video, mas vai ser no máximo uma 4070, estou com duvida de qual fonte pegar, vi esses modelos:


Fonte Gamemax GX750, 750W, Full Modular, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Black -> 499,90

Fonte Gamdias Cyclops, 750W, ARGB, 80 Plus Bronze -> 419,90

Fonte Super Flower LEGION HX 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, SF-750P14XE(HX) -> 399,90

A gamemax e a gamdias vi que foram bem nos testes da teclab, apesar de uma ser gold e a outra bronze, elas não tem tanta diferença de preço, a legion não vi muito, mas me agradou pela marca (sei que para fonte isso não pode ser item decisivo).

O que acham desses modelos? Ou tem algum melhor nessa faixa de preço?

Valeu
O teste que a Gamemax “foi bem” no TeLab, vc assistiu? Na íntegra? Ela explodiu cara
 
Eu peguei a SuperFlower de 1000w.
O preço está muito convidativo, mesmo parcelado.
Fora que, provavelmente, usarei por uns 10 anos, igual uma EVGA de 500w que tenho em um dos meus PCs.

Se puder investir, mesmo que seja exagerada, está valendo pelo CxB.

Mandei a minha SuperFlower de 850W que veio pifada pra Terabyte, mas como a expectativa de envio de outra é de cerca de 20 a 30 dias segundo eles mesmos (tem análise e etc), e não quero pra esperar isso, aproveitei e também comprei essa de 1000W, o preço está realmente bom.

Quando me enviarem uma outra de 850W, eu vendo ou guardo ela de backup, depois decido.
 


esse foi o que eu vi, eles elogiaram bem, na sobrecarga ali de 40% a fonte desligou, não achei esse teste em que a fonte explodiu

Opa, obrigado por me corrigir... realmente esse modelo não foi das que explodiu... foram os novos modelos. Desculpe!
Mas cara, tem SuperFlower ali na tua lista e vc cogita uma caramujo?
 
Mandei a minha SuperFlower de 850W que veio pifada pra Terabyte, mas como a expectativa de envio de outra é de cerca de 20 a 30 dias segundo eles mesmos (tem análise e etc), e não quero pra esperar isso, aproveitei e também comprei essa de 1000W, o preço está realmente bom.

Quando me enviarem uma outra de 850W, eu vendo ou guardo ela de backup, depois decido.
Porque não fica com a de 1000w e pede o cancelamento da de 850w ao final dos testes da loja?
Receber outra fonte, ou, dinheiro de volta, fica a seu critério.
 
Porque não fica com a de 1000w e pede o cancelamento da de 850w ao final dos testes da loja?
Receber outra fonte, ou, dinheiro de volta, fica a seu critério.

Eu propus isso mas eles recusaram, alegando que o direito de reembolso de acordo com a lei do consumidor expira após 7 dias. Mesmo eu falando que compraria a outra fonte mais cara na loja deles:

Boa tarde, tudo bem?
A devolução do produto não é possível pois já esta fora do prazo de solicitação.
O prazo para solicitação de devolução por arrependimento é de 7 dias corridos após o recebimento do produto.
Conforme determina o CDC:Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Agradecemos ao seu contato, estamos a disposição atenciosamente, Alex Pereira.


Infelizmente eu levei uns 20 dias para testar a fonte, pois estava esperando as outras peças chegarem.

Fica a lição: Recebeu qualquer coisa, testa na hora. Eu simplesmente nem cogitei que uma fonte tão bem avaliada, tier A e etc, poderia já vir pifada. Erro meu.
 
Última edição:
Eu propus isso mas eles recusaram, alegando que o direito de reembolso de acordo com a lei do consumidor expira após 7 dias. Mesmo eu falando que compraria a outra fonte mais cara na loja deles:

Boa tarde, tudo bem?
A devolução do produto não é possível pois já esta fora do prazo de solicitação.
O prazo para solicitação de devolução por arrependimento é de 7 dias corridos após o recebimento do produto.
Conforme determina o CDC:Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Agradecemos ao seu contato, estamos a disposição atenciosamente, Alex Pereira.


Infelizmente eu levei uns 20 dias para testar a fonte, pois estava esperando as outras peças chegarem.

Fica a lição: Recebeu qualquer coisa, testa na hora. Eu simplesmente nem cogitei que uma fonte tão bem avaliada, tier A e etc, poderia já vir pifada. Erro meu.
mais se esta queima e rma
 
Eu propus isso mas eles recusaram, alegando que o direito de reembolso de acordo com a lei do consumidor expira após 7 dias. Mesmo eu falando que compraria a outra fonte mais cara na loja deles:

Boa tarde, tudo bem?
A devolução do produto não é possível pois já esta fora do prazo de solicitação.
O prazo para solicitação de devolução por arrependimento é de 7 dias corridos após o recebimento do produto.
Conforme determina o CDC:Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Agradecemos ao seu contato, estamos a disposição atenciosamente, Alex Pereira.


Infelizmente eu levei uns 20 dias para testar a fonte, pois estava esperando as outras peças chegarem.

Fica a lição: Recebeu qualquer coisa, testa na hora. Eu simplesmente nem cogitei que uma fonte tão bem avaliada, tier A e etc, poderia já vir pifada. Erro meu.
Vamos dizer que "erraram".

Não se trata de arrependimento. É vício oculto. Artigo 18 do CDC.
Enfim...

Fazem isso, pois, sabem que só no judiciário para resolver.

E, não, não precisa correr para testar assim que receber.
Vício oculto, a depender do tipo de dano, enseja troca/devolução do dinheiro, imediatamente.

Caso contrário, são 30 dias CORRIDOS a contar do primeiro contato informando o problema, para resolverem tudo.
Você não é obrigado a aguardar "avaliação + 30 dias" para receber outra.
 
Última edição:
Hoje tive um susto com minha fonte...
Ontem usei o PC normalmente até umas 02:30 da madrugada concluindo um relatório para o trabalho.
Hoje cedinho, ao ligar o PC, ele desligou após poucos segundos depois de logar no Windows.
Estranhei e liguei novamente, ele ligava, passava pelas etapas do self test da placa-mãe e ao chegar na tela de login desligava... foram umas 8x seguidas assim. Na hora desconfiei da fonte.
Por sorte minha fonte possui o botão de self test e passou tranquila no teste... mas só o fato de desconectar todos os cabos e reconectar novamente, parece ter resolvido o problema que muito provavelmente era algum cabo mal encaixado.
Já rodei todos os testes possíveis, estressei a máquina, verifiquei as tensões, temperaturas, etc... tá tudo normal... por sorte, foi somente susto!
 
Opa, obrigado por me corrigir... realmente esse modelo não foi das que explodiu... foram os novos modelos. Desculpe!
Mas cara, tem SuperFlower ali na tua lista e vc cogita uma caramujo?
Pois é, acabei pegando a superflower mesmo, mas a versão gx que é semi modular, se ficar se baseando em relato de internet só da para comprar platinum pra cima hehe


Hoje tive um susto com minha fonte...
Ontem usei o PC normalmente até umas 02:30 da madrugada concluindo um relatório para o trabalho.
Hoje cedinho, ao ligar o PC, ele desligou após poucos segundos depois de logar no Windows.
Estranhei e liguei novamente, ele ligava, passava pelas etapas do self test da placa-mãe e ao chegar na tela de login desligava... foram umas 8x seguidas assim. Na hora desconfiei da fonte.
Por sorte minha fonte possui o botão de self test e passou tranquila no teste... mas só o fato de desconectar todos os cabos e reconectar novamente, parece ter resolvido o problema que muito provavelmente era algum cabo mal encaixado.
Já rodei todos os testes possíveis, estressei a máquina, verifiquei as tensões, temperaturas, etc... tá tudo normal... por sorte, foi somente susto!
isso aconteceu no meu pc atual esses dias, liguei ele, quando estava carregando o windows desligou, mas aconteceu 1x só e depois nunca mais, sei la o que foi, é uma xfx xt 500w (na época comprei justamente para substituir minha super flower 400w que não aguentou um raio :()
 
(na época comprei justamente para substituir minha super flower 400w que não aguentou um raio :()

Por isso que um bom clamper eu considero obrigatório. Não são caros (uns R$150 ou menos) e já vi um monte de testes onde protegeram o equipamento todo de picos de milhares de volts.

Pode até queimar o clamper (foi feito pra isso, aliás), mas protege todo o resto.
 
Por isso que um bom clamper eu considero obrigatório. Não são caros (uns R$150 ou menos) e já vi um monte de testes onde protegeram o equipamento todo de picos de milhares de volts.

Pode até queimar o clamper (foi feito pra isso, aliás), mas protege todo o resto.
Clamper é muito bom e tem preço bom pelo tanto que oferece.
Hoje, considerando o que temos no mercado, é item obrigatório.
Mas, não é 100% seguro e isso não é um problema. Raio, nada segura.

Recentemente, perdi uma TV, roteadores, hometheater e outras coisas mais em um belo raio.
Tudo ligado em Clamper.

Eu recomendo é um seguro para casa. Acionei e recebi tudo.
 
Clamper é muito bom e tem preço bom pelo tanto que oferece.
Hoje, considerando o que temos no mercado, é item obrigatório.
Mas, não é 100% seguro e isso não é um problema. Raio, nada segura.

Recentemente, perdi uma TV, roteadores, hometheater e outras coisas mais em um belo raio.
Tudo ligado em Clamper.

Eu recomendo é um seguro para casa. Acionei e recebi tudo.

Então, nessa eu perdi a fonte a placa mãe e a placa de video, também queimou uma tv (essa deu para arrumar), e queimou todos os aparelhos da net que tinham aqui em casa, tentei acionar a copel (fornecedora de energia, eles cobrem esse tipo de dano), mas eles não detectaram oscilação na rede naquele período, e pelos equipamentos que queimaram (todos conectados ao coaxial, o pc indiretamente pelo modem) também tem que colocar os clampers na proteção dos cabos de rede
 
Então, nessa eu perdi a fonte a placa mãe e a placa de video, também queimou uma tv (essa deu para arrumar), e queimou todos os aparelhos da net que tinham aqui em casa, tentei acionar a copel (fornecedora de energia, eles cobrem esse tipo de dano), mas eles não detectaram oscilação na rede naquele período, e pelos equipamentos que queimaram (todos conectados ao coaxial, o pc indiretamente pelo modem) também tem que colocar os clampers na proteção dos cabos de rede

A fornecedora de energia sempre se isentará.

Maioria aqui, tem PC caro.
Façam seguro residencial. Prestem muita atenção às cláusulas.

Perdi uma GTX970 nessa confusão que mencionei e fui indenizado pela seguradora.
 
Clamper é muito bom e tem preço bom pelo tanto que oferece.
Hoje, considerando o que temos no mercado, é item obrigatório.
Mas, não é 100% seguro e isso não é um problema. Raio, nada segura.
Recentemente, perdi uma TV, roteadores, hometheater e outras coisas mais em um belo raio. Tudo ligado em Clamper.
Eu recomendo é um seguro para casa. Acionei e recebi tudo.

Sim, seguro é uma ótima, não é caro e protege contra problemas elétricos, enchente, roubo e etc, o que vc escolher no plano.

Como hoje temos uma montanha de equipamentos em casa, clamper + seguro virou necessidade.

Ah, também recomendo um disjuntor Dr, que é bem mais sensível e seguro que os normais, protege inclusive as pessoas (especialmente crianças e animais) de choques, basta detectar qualquer fuga de miliamperes, desarma em fração de segundo.
 
Comprei a fonte MSI mag A850gl na loja que explode, não consegui instalar assim que ela chegou,duas semanas depois, quando fui instalar quando ligo a fonte somente os rgbs das fans ficam piscando(com a outra fonte antiga ficam aceso) e a placa mãe não a sinal de vida, voltando para a antiga funciona normalmente, será que fiz algo errado ?
 
Comprei a fonte MSI mag A850gl na loja que explode, não consegui instalar assim que ela chegou,duas semanas depois, quando fui instalar quando ligo a fonte somente os rgbs das fans ficam piscando(com a outra fonte antiga ficam aceso) e a placa mãe não a sinal de vida, voltando para a antiga funciona normalmente, será que fiz algo errado ?
Trocou todos os cabos também?
 
Com certeza, 850w vai tranquilo com 4090 e ryzen até.

Obrigado pela ajuda. Vou analisar as possibilidades, apesar que uma 4070 TI Super já me atenda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aguenta sim amigo, era melhor vc ter pego uma de 1000w mas essa Thor 850w vai tocar legal sua config também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tinha pensado na Corsair Shift de 1000W, mas acabei escolhendo a Asus por conta dos cabos que acompanham a fonte.
 
Opa pessoal, entre uma XPG Core Reactor 850W e uma MSI MAG A850GL, qual a melhor fonte? Preços semelhantes usadas.
 
Configs do Pc:
Processador: Ryzen 5 5500
1 SSD Nvme
1 SSD sara
1HD
3 Fans de 120mm
Só tem uma fita de led no gabinete

Essa fonte empurraria uma 3050/3060 durante uns 3 meses? Sei que é perigoso, mas preciso sanar essa dúvida. E sim, eu pretendo trocar a fonte o mais rápido possível


Perdão se não for o tópico correto!
Citar Responder
 
Bom dia,

Sabem dizer se uma fonte de 650W segura uma RX 7800 XT?

Ryzen 7 5700X3D
32gb 3200MHz
B450M

Se 650W não segurar, poderiam indicar um bom modelo CxB que aguente a menina?

Valeuuu

Bom dia pessoal, o que acham? Poderiam dar uma luz? Até pesquisei na net, mas confio mais em vcs kkkkkk
 
Configs do Pc:
Processador: Ryzen 5 5500
1 SSD Nvme
1 SSD sara
1HD
3 Fans de 120mm
Só tem uma fita de led no gabinete

Essa fonte empurraria uma 3050/3060 durante uns 3 meses? Sei que é perigoso, mas preciso sanar essa dúvida. E sim, eu pretendo trocar a fonte o mais rápido possível


Perdão se não for o tópico correto!
Citar Responder
A potência nominal é suficiente…
Sobre a marca, ela não faz parte das listas de fontes recomendadas. Mas tudo vai da sorte de cada um, eu não arriscaria, mas conheço gente que usa essas fontes de marcas aleatórias por anos sem problemas, assim como gente que perdeu todo o hardware por causa de fonte.
Se “precisar” use… mas troque urgente… o duro é q se vc colocar e ela funcionar, esse “urgente” fica em segundo plano e o risco é vc não trocar tão rápido quanto imagina!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa pessoal, entre uma XPG Core Reactor 850W e uma MSI MAG A850GL, qual a melhor fonte? Preços semelhantes usadas.
No papel a XPG é superior… só tenha precaução, devido o grande número de reclamações da marca devido ao RMA ineficaz.
Existem fontes boas com preços bons hoje no mercado (Super Flowerl) e só vale a pena pegar uma usada se for num preço MUITO bom mesmo e se vc conhecer muito bem a procedência.
Fonte usada = camisinha usada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia pessoal, o que acham? Poderiam dar uma luz? Até pesquisei na net, mas confio mais em vcs kkkkkk
Vai ligar, vai funcionar… mas segurar não dá pra garantir. Vai depender da qualidade/eficiência dessa fonte… vc vai usar ela acima do recomendado e pode ser que ela não segure (desarme) se vc exigir dela com um jogo mais pesado…
lembre-se que pelas boas práticas, o ideal é uma fonte trabalhar entre 40 e 60% de sua capacidade nominal, pois é nessa faixa que ela trabalha tranquila, sem esforço, sem aquecimento, sem ligar ventoinha e sem desperdício de energia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A potência nominal é suficiente…Sobre a marca, ela não faz parte das listas de fontes recomendadas. Mas tudo vai da sorte de cada um, eu não arriscaria, mas conheço gente que usa essas fontes de marcas aleatórias por anos sem problemas, assim como gente que perdeu todo o hardware por causa de fonte.Se “precisar” use… mas troque urgente… o duro é q se vc colocar e ela funcionar, esse “urgente” fica em segundo plano e o risco é vc não trocar tão rápido quanto imagina!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
No papel a XPG é superior… só tenha precaução, devido o grande número de reclamações da marca devido ao RMA ineficaz.Existem fontes boas com preços bons hoje no mercado (Super Flowerl) e só vale a pena pegar uma usada se for num preço MUITO bom mesmo e se vc conhecer muito bem a procedência.Fonte usada = camisinha usada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Vai ligar, vai funcionar… mas segurar não dá pra garantir. Vai depender da qualidade/eficiência dessa fonte… vc vai usar ela acima do recomendado e pode ser que ela não segure (desarme) se vc exigir dela com um jogo mais pesado…lembre-se que pelas boas práticas, o ideal é uma fonte trabalhar entre 40 e 60% de sua capacidade nominal, pois é nessa faixa que ela trabalha tranquila, sem esforço, sem aquecimento, sem ligar ventoinha e sem desperdício de energia.
De acordo com a tabela da ASUS, um sistema com R7 + RTX 3060 deve utilizar uma fonte de 550W...
RdXfMAR.png
 
Última edição:
Vai ligar, vai funcionar… mas segurar não dá pra garantir. Vai depender da qualidade/eficiência dessa fonte… vc vai usar ela acima do recomendado e pode ser que ela não segure (desarme) se vc exigir dela com um jogo mais pesado…
lembre-se que pelas boas práticas, o ideal é uma fonte trabalhar entre 40 e 60% de sua capacidade nominal, pois é nessa faixa que ela trabalha tranquila, sem esforço, sem aquecimento, sem ligar ventoinha e sem desperdício de energia.

Eu literalmente jogo somente jogos competitivos com tudo no low sempre visando FPS (pubg, cs, lol). Não me recordo qual que foi a última vez que joguei um jogo Singleplayer, modo história etc com gráficos (deve ter sido quando eu tinha xbox lá em 2012). O jogo mais pesado em si que eu jogo, muito pouco, é o Warzone.

Mas meu core de jogos é literalmente os mesmos há anos. PUBG, lol e CS.

Quanto a games modo história que costumam ser os mais pesados, eu não jogo e garanto que nunca vou jogar...

Pensando nisso, 650w MSI MAG seria o suficiente? Outra dúvida, as fontes Pichau são recomendadas? Em específico a Pichau Nidus 750L. Cabe bem no orçamento.

Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo