[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Salve família, boa tarde, tenho a seguinte config.

Ryzen 5 3600
16gb asgard ddr4 3200mhz
ASRock b450m
RTX 3070
Com 1hd de 1 Tb
1 m2 nvme 1TB
1 m2 nvme 500gb
E uma fonte Corsair 650 semi modular, porém ela já tem muito tempo de uso uns 12 anos e quando jogo em 4k na TV ela não segura o tranco e desliga o PC, quando jogo no monitor a 1440p ela aguenta tranquila, pretendo fazer um up colocando um r7 5700 e uma 4070 ou dependendo uma 4080, a questão é, 750w são suficientes? E estou por fora de marcas atuais tendo em vista que peguei a minha a muito tempo, quero um fonte tão boa quanto, que segure esse up que vou fazer mas sem ter que precisar vender um rim.
 
Salve família, boa tarde, tenho a seguinte config.

Ryzen 5 3600
16gb asgard ddr4 3200mhz
ASRock b450m
RTX 3070
Com 1hd de 1 Tb
1 m2 nvme 1TB
1 m2 nvme 500gb
E uma fonte Corsair 650 semi modular, porém ela já tem muito tempo de uso uns 12 anos e quando jogo em 4k na TV ela não segura o tranco e desliga o PC, quando jogo no monitor a 1440p ela aguenta tranquila, pretendo fazer um up colocando um r7 5700 e uma 4070 ou dependendo uma 4080, a questão é, 750w são suficientes? E estou por fora de marcas atuais tendo em vista que peguei a minha a muito tempo, quero um fonte tão boa quanto, que segure esse up que vou fazer mas sem ter que precisar vender um rim.
Se ficar nas 4070 uma de 750W atende, mas se partir para as 4080 eu recomendo partir para uma de no mínimo 850W
 
Se ficar nas 4070 uma de 750W atende, mas se partir para as 4080 eu recomendo partir para uma de no mínimo 850W
Então, estava pensando nisso tbm até pelo fato de ter uma folga no meu setup atual, o problema mesmo são quais marcas estão equivalentes, se ainda compensa pegar a Corsair ou se tem algo que seja melhor e tenha um CxB maior.
 
Qual recurso do ATX12V v3.1 pretende usar?
Existem fontes que não tem o v3.0 ou v3.1 na caixa mas atendem a maioria dos requisitos e ainda são melhores que as porqueiras lançadas hoje em dia…
Tem fonte ATX12V v2.4 que suporta sobrecarga de quase 850W acima da potência nominal antes de desarmar. Ela tem essa classificação pq era a classificação que existia na época que foi lançada… tem fonte com projeto de 10 anos atrás que põe essas novas pra mamar… em contrapartida ela possui proteções ativas que as novas v3.0 e v3.1 não conseguem manter…
Por isso eu pergunto: Qual recurso vc busca? Se for o cabo PCIe 5.0 12VHPWR saiba que as fontes anteriores também suportam eles.
 
Última edição:
Conector 12V-2x6
Existe esse conector para as fontes antigas também. Talvez vc não precise comprar fonte nova… aliás, esse conector é o padrão a PCIe 5.1 e é independente do padrão ATX
 
Vc já tem fonte hj? Qual é?
Quais vossa recomendações?
A Corsair, por exemplo, vende os cabos PCIe v5.0 (12VHPWR) e PCIe v5.1 (12V-6x2) pra usar com suas fontes de quase uma década atrás e elas são 100% compatíveis sem gambiarra, sem adaptadores, etc…

Percebo que vc está confundindo o padrão ATXV12 com o padrão PCIe v5
 
Última edição:
Vc já tem fonte hj? Qual é?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc já tem fonte hj? Qual é?
Tô com uma corsair CX600W v2 de 2016 tankando minha RTX 4070 e um Ryzen 7800x3d
Até agora não explodiu :D
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc já tem fonte hj? Qual é?

A Corsair, por exemplo, vende os cabos PCIe v5.0 (12VHPWR) e PCIe v5.1 (12V-6x2) pra usar com suas fontes de quase uma década atrás e elas são 100% compatíveis sem gambiarra, sem adaptadores, etc…

Percebo que vc está confundindo o padrão ATXV12 com o padrão PCIe v5
Quero o PCIe v5.1 e ATX 3.1



Achei essa FONTE COOLER MASTER V PLATINUM 1100 V2, 1100W, 80 PLUS PLATINUM, FULL MODULAR, PRETA, MPZ-B002-AFAP-BWO

mas achei too much, tem alguma outra opção mais barata?
 
Última edição:
Vc já tem fonte hj? Qual é?

A Corsair, por exemplo, vende os cabos PCIe v5.0 (12VHPWR) e PCIe v5.1 (12V-6x2) pra usar com suas fontes de quase uma década atrás e elas são 100% compatíveis sem gambiarra, sem adaptadores, etc…

Percebo que vc está confundindo o padrão ATXV12 com o padrão PCIe v5
A Corsair ainda é uma marca referência em qualidade? Ou decaiu a qualidade ? Quais marcas são indicadas atualmente com boa qualidade de construção e CXB?
 
Tô com uma corsair CX600W v2 de 2016 tankando minha RTX 4070 e um Ryzen 7800x3d
Até agora não explodiu :D
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quero o PCIe v5.1 e ATX 3.1



Achei essa FONTE COOLER MASTER V PLATINUM 1100 V2, 1100W, 80 PLUS PLATINUM, FULL MODULAR, PRETA, MPZ-B002-AFAP-BWO

mas achei too much, tem alguma outra opção mais barata?
Fonte no padrão novo tá tudo superfaturado
 
Pois é, a única que achei mais barata é a

Fonte MSI MAG A850GL, 850W - R$ 588,89
tem a conexão 12v2x6 mas é atx 3.0
Essas fontes da MSI valem a pena? São muito piores que as corsairs?
 
GIGABYTE lança fontes de alimentação da série AORUS ELITE
Ltd, fabricante líder de hardware premium para jogos, anunciou hoje as novas fontes de alimentação da série AORUS ELITE. Esta série oferece quatro modelos para atender às necessidades de diferentes usuários, incluindo: AORUS ELITE P1000W 80+ Platinum Modular PCIe 5.0 (Preto), AORUS ELITE P850W 80+ Platinum Modular PCIe 5.0 (Preto), AORUS ELITE P1000W 80+ Platinum Modular PCIe 5.0 ICE (branco) e AORUS ELITE P850W 80+ Platinum Modular PCIe 5.0 ICE (branco).

Certificadas com 80 Plus Platinum e totalmente compatíveis com os padrões Intel ATX 3.0 e PCIe Gen 5.0, as fontes de alimentação da série AORUS ELITE atendem a jogadores e usuários de ponta com necessidades de computação estáveis, oferecendo desempenho e confiabilidade excepcionais. Seu design compacto inclui uma ventoinha inteligente e silenciosa com rolamento fluido dinâmico (FDB) de 120 mm e a placa magnética exclusiva AORUS, combinando operação silenciosa com uma aparência elegante.

NEMpTRh.jpeg


61lu1na.jpeg


Suportando as mais recentes placas gráficas PCIe Gen 5
Totalmente compatíveis com os padrões Intel ATX 3.0 e PCIe Gen 5.0, as fontes de alimentação da série AORUS ELITE podem sustentar excursões de energia de até 3 vezes a potência da GPU e 2 vezes a potência total. Embora as fontes de alimentação tradicionais exijam um cabo adaptador adicional de 8 a 16 pinos para suportar as placas gráficas PCIe Gen 5 mais recentes, as fontes de alimentação AORUS ELITE podem alimentar placas gráficas PCIe Gen 5 diretamente usando um único cabo de 16 pinos. O único cabo PCIe Gen 5 de 16 pinos suporta até 600 W de fornecimento de energia. Esta solução de cabeamento simplificado torna a instalação da placa gráfica mais conveniente e segura, ao mesmo tempo que melhora o fluxo de ar e melhora a estética geral do seu sistema.

Design Compacto para Silêncio Extremo
A experiência de engenharia da GIGABYTE em dissipação de calor e seleção de materiais reduziu o comprimento da fonte de alimentação para impressionantes 140 mm, garantindo compatibilidade até mesmo com chassis com espaço limitado. A série AORUS ELITE apresenta ventilador de rolamento fluido dinâmico (FDB) de alto desempenho que emprega tecnologia de absorção de choque de filme de óleo para reduzir efetivamente o ruído e prolongar a vida útil do ventilador. Além disso, a velocidade do ventilador é ajustada de acordo com a detecção automática de energia e para quando o sistema está ocioso ou sob carga baixa.

Design AORUS ELITE inovador
A placa magnética exclusiva AORUS pode ser fixada em diferentes lados da fonte de alimentação com base na preferência do usuário, apresentando o melhor efeito visual de qualquer ângulo. Além disso, enquanto a placa é movida no case, sua impressão em cores neon com brilho metálico cria efeitos especiais sólidos e ocos para o logotipo AORUS.⁠⁠

⁠As fontes de alimentação AORUS ELITE são certificadas 80 PLUS Platinum, alcançando uma classificação de eficiência de mais de 92 %. Esta alta eficiência se traduz em perdas reduzidas de conversão de energia, minimização da geração de calor residual e contas de eletricidade mais baixas. Toda a série emprega capacitores japoneses 100% de alta qualidade, garantindo eficiência superior, estabilidade e vida útil mais longa. Esses capacitores oferecem desempenho excepcional sob cargas de trabalho exigentes e temperaturas extremas, garantindo uma operação confiável. As fontes de alimentação AORUS ELITE incorporam um conjunto abrangente de circuitos de proteção, incluindo OCP, OTP, OVP, OPP, UVP e SCP. Essas proteções protegem efetivamente seu sistema e componentes contra qualquer dano potencial.

A GIGABYTE apresentou a nova série de fontes de alimentação AORUS ELITE, oferecendo duas opções: 1000W e 850W. Os usuários também podem escolher entre modelos pretos ou brancos de acordo com suas preferências estéticas. As fontes de alimentação da série AORUS ELITE não apenas fornecem energia de alta qualidade, mas também garantem segurança e estabilidade a longo prazo, permitindo que os jogadores mergulhem em experiências de jogos de alta definição sem preocupações. Essas fontes de alimentação são as companheiras perfeitas para placas gráficas de próxima geração.
 
Boa tarde pessoal

Minha Corsair ax1200i está dando problema.
Conhecem alguem que arrume ?
 
Boa tarde pessoal

Minha Corsair ax1200i está dando problema.
Conhecem alguem que arrume ?
Se estiver fora da garantia (10 anos), a princípio eu consideraria trocar ao invés de reparar
 
Boa tarde pessoal

Minha Corsair ax1200i está dando problema.
Conhecem alguem que arrume ?
E qual seria o problema? Tá acusando alguma coisa no software? E oq vc mexeu nela?
 
Como devem se lembrar, minha Super Flower de 850W comprada na Terabyte chegou pifada, nem ligou. Mandei pro RMA deles mas como não quero esperar até 30 dias, comprei outra Super Flower lá mesmo até melhor, a de 1000W Platinum.

Já chegou e já instalei, está ok, ufa! A fonte é muita parruda, enorme e muito pesada, e com uma qtde impressionante de conexões e cabos. Vamos ver se faz juz à fama de tier A.

Pedi para a Terabyte me devolver o dinheiro em vez de mandar outra fonte, mas eles recusaram baseado na lei do consumidor.

Então, agora pedi que fizessem isso como uma CORTESIA para um cliente que faz várias compras lá, citando que isso não acarretaria em nenhum prejuízo para a Terabyte já que a fonte defeituosa terá que ser reposta pelo fabricante por outra nova e lacrada, ou seja, a Terabyte nem precisaria vendê-la como Open BOX ou coisa semelhante.

Citei inclusive que legalmente não posso exigir isto, mas pedi como CORTESIA a um cliente que já efetuou diversas compras e pretendo continuar efetuando, se for bem atendido e estiver "feliz" como a empresa, e que inclusive comprei a outra fonte lá mesmo.

Vamos ver se eles me deixam "feliz", e é uma boa oportunidade para sabermos se eles dão valor mesmo para o cliente. Afinal, para eles, dá na mesma financeiramente e até economizam o frete de mandar uma nova fonte pela segunda vez.
 
Última edição:
E qual seria o problema? Tá acusando alguma coisa no software? E oq vc mexeu nela?
Voltagem ta baixa, e as vezes o computador reinicia, um conhecido que mexeu e trocou algumas coisas, mas não surtiu efeito.
 
Como devem se lembrar, minha Super Flower de 850W comprada na Terabyte chegou pifada, nem ligou. Mandei pro RMA deles mas como não quero esperar até 30 dias, comprei outra Super Flower lá mesmo até melhor, a de 1000W Platinum.

Já chegou e já instalei, está ok, ufa! A fonte é muita parruda, enorme e muito pesada, e com uma qtde impressionante de conexões e cabos. Vamos ver se faz juz à fama de tier A.

Pedi para a Terabyte me devolver o dinheiro em vez de mandar outra fonte, mas eles recusaram baseado na lei do consumidor.

Então, agora pedi que fizessem isso como uma CORTESIA para um cliente que faz várias compras lá, citando que isso não acarretaria em nenhum prejuízo para a Terabyte já que a fonte defeituosa terá que ser reposta pelo fabricante por outra nova e lacrada, ou seja, a Terabyte nem precisaria vendê-la como Open BOX ou coisa semelhante.

Citei inclusive que legalmente não posso exigir isto, mas pedi como CORTESIA a um cliente que já efetuou diversas compras e pretendo continuar efetuando, se for bem atendido e estiver "feliz" como a empresa, e que inclusive comprei a outra fonte lá mesmo.

Vamos ver se eles me deixam "feliz", e é uma boa oportunidade para sabermos se eles dão valor mesmo para o cliente. Afinal, para eles, dá na mesma financeiramente e até economizam o frete de mandar uma nova fonte pela segunda vez.
Conhecendo a Tera, vão te responder pra ser feliz lá na casa do chapéu
 
Conhecendo a Tera, vão te responder pra ser feliz lá na casa do chapéu

Não duvido... mas nesse caso minhas próximas compras dificilmente serão lá, só se praticarem um preço muito bom.

Afinal, fonte (e placa de vídeo, processador, etc) de boa qualidade vir pifada é algo muito raro, é preferível em termos de marketing deixar um cliente feliz e fazendo boa propaganda do que levar as coisas a ferro e fogo, ainda mais quando eles não terão que arcar com nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo