[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Sua fonte é suficiente para as placas citadas
Uma fonte de 750W da conta de uma RTX 4080? Vi que sugerem uma fonte de 850W

Lembrando que tenho 3 hds, drive gravador blu ray, placa de som...

Uma fonte de 750W da conta de uma RTX 4080? Vi que sugerem uma fonte de 850W

Lembrando que tenho 3 hds, drive gravador blu ray, placa de som...
Dar conta dá, mas depende do resto do setup e de como é o seu uso, não sei quanto um gravador blu-ray, HD e placa de som consomem em média mas algo a considerar é que não necessariamente você vai ter tudo em 100% load ao mesmo tempo, e mesmo que seja o caso depende se você é o tipo de usuário que roda em stock, faz undervolt, ou gosta de socar OC em tudo, e ainda depende do que você vai rodar

Exemplo 1 : Você tem um 5900x que em stock puxa no máximo 142w, a 5080 bota 360w, vamos botar aí 500w de consumo médio no pior dos casos se você botar os 2 em 100% load ao mesmo tempo, ficaria ali por volta 65-70% da fonte, o resto do PC a princípio não vai ter um consumo tão absurdo além disso porque é difícil mesmo alguém que tem 5 HD e 5 SSD botar os 10 drives a 100% load ao mesmo tempo que o CPU e GPU tão a 100%, se for o caso é importante saber

Exemplo 2: Você gosta de fazer OC, deixa o 5900x puxar lá seus 200-220w e uma 5080 tunada, soca OC e libera o power limit dela, talvez a 5080 suba de 360 pra 400-450w e aí seu consumo só nesses 2 componentes sairia de 500w pra 600-670w e ficaria apertado

Exemplo 3: Você faz undervolt, usa o PC mais pra jogos e não costuma ter a CPU em 100% load ao mesmo tempo que a GPU, nesse caso seu consumo de CPU pode ser na faixa de 60-110w e na GPU 270-300w, que reduziria seu consumo nesses 2 componentes de 500w pra 330-410w

São apenas alguns exemplos porque a resposta tecnicamente é sim, 750w dá conta da 4080 e até da 5080 (ou 4090), mas tudo depende do resto dos componentes e qual o seu uso na prática porque talvez você use seu 5900x com OC pra trabalho e chegue a passar dos 200w só nele, enquanto alguém que usa com undervolt e mais pra jogos (ou mesmo trabalho com undervolt) vai consumir praticamente a metade desses 200-220w, mesma coisa pra GPU, eu tenho uma 4080 que o TDP stock é 320w na bios silent mas na bios turbo é 370w e com PL liberado vai até 400w, mas na prática eu uso com undervolt e ela costuma ficar na faixa de 200-250w, então caso não queira trocar de fonte a princípio não é 100% necessário, é questão de avaliar exatamente o seu uso e ter o bom senso de não usar tudo com OC no talo e botar tudo em 100% load ao mesmo tempo, aí vai de usuário pra usuário porque uns se recusam a fazer undervolt, outros adoram usar OC e ficar rodando benchmark

Boa tarde.
Tenho uma fonte CORSAIR RM 750

Esta limitando meus upgrades de placas de video. Quero partir para uma de 1.000W de uma vez, de preferencia modular tambem (uma duvida, seria so retirar a corsair e plugar os cabos na nova?); qual/ quais fontes me indicam?
Devo pegar uma placa de video 80; 4080 ou 5080.
Abraços
Não precisa trocar sua fonte para ir numa 4080 ou 5080, se vc for numa 4090 ou 5090 ou se seu hardware for muito exigente, pode ser mais garantido uma de 850W, mais que isso somente se precisar de bala na agulha por outros motivos.
Trocar uma fonte, precisa trocar os cabos também, são raras as fontes que intercambiam cabos entre uma e outra e pode ser perigoso para seu hardware.

Beleza meu povo, n̈ faço OC nem nada parecido, vou trocar so a placa de video. Otimo....
Ja economizo um trocado.

Be Quiet Anuncia a série Power Zone 2 PSU
be quiet!, o fabricante alemão de componentes premium para PC, tem o orgulho de anunciar a Power Zone 2. Quase doze anos após a introdução da lendária série Power Zone de fontes de alimentação, a be quiet! reviveu esta série premiada e a preparou para o futuro para uma nova geração de jogadores. A Power Zone 2 apresenta uma impressionante ventoinha de 140 mm e é a primeira fonte de alimentação da be quiet! a apresentar resfriamento semipassivo com pós-ventilação e uma classificação Cybenetics Platinum. Em outras palavras: a Power Zone 2 é energeticamente eficiente, silenciosa e fria em todos os cenários de carga, tornando-a um investimento confiável para o futuro.

Power Zone: Uma herança lendária
Quando foi lançada em 2013, a Power Zone original se destacou na linha de fontes de alimentação be quiet! - não apenas o nome não se encaixava na nomenclatura usual, mas também foi a primeira (e por muito tempo, única) fonte de alimentação de trilho único da empresa. Avançando para 2025, a Power Zone 2 está ultrapassando os limites novamente, introduzindo novos recursos ao portfólio de fontes de alimentação da be quiet!, mantendo seu design de trilho único.

6da929Q.jpeg

q1iAaQo.jpeg

m4CwyoF.jpeg

UMi238X.jpeg

A Power Zone 2 é a primeira PSU silenciosa! com resfriamento semipassivo. Até que uma certa carga ou temperatura seja atingida, a ventoinha permanece em RPM zero e só começa a girar quando necessário. A curva de inicialização é relativamente plana para evitar mudanças repentinas de ruído e quando a demanda de energia ou resfriamento cai, a ventoinha continua a funcionar por 2 a 5 minutos para evitar desgaste desnecessário (pós-ventilação). A Power Zone 2 usa uma ventoinha Pure Wings 3 de 140 mm modificada; o grande diâmetro da ventoinha contribui para a eficiência do resfriamento em cenários de alta carga.

Otimizada para operação de baixo ruído
Para manter o ruído elétrico, como o zumbido da bobina, no mínimo absoluto, todos os componentes da Power Zone 2 foram cuidadosamente otimizados e as bobinas foram coladas para reduzir as vibrações. Como resultado, a Cybenetics certificou a operação de baixo ruído dessas fontes de alimentação com uma classificação Lambda impressionante de A+ para os modelos de 1000 W e 850 W e uma classificação A++ inovadora para o modelo de 750 W. A Power Zone 2 é a primeira PSU silenciosa! fonte de alimentação certificada pela Cybenetics como nível Platinum eficiente. Ela também recebe uma classificação 80 Plus Platinum graças à sua alta eficiência (até 94%).

Totalmente compatível e à prova do futuro,
a Power Zone 2 é compatível com ATX 3.1 e vem com integração nativa do conector 12V-2x6 600 W para placas de vídeo PCIe 5.1 de última geração e 3 conectores PCIe 6+2 pinos para suporte de GPUs de geração atual. O cabo 12V-2x6 tem um conector angular de 90° em uma extremidade, para melhor compatibilidade e aparência. Os cabos são modulares, pretos, planos, fáceis de rotear. O design da PSU é agressivo e progressivo, com um padrão de malha inconfundível. A topologia é baseada em uma LLC de meia ponte com retificação síncrona e conversão DC/DC e apresenta um enorme trilho de 12 V de alto desempenho.

CEz5vzY.jpeg

3dq0YZr.jpeg

tsAXW7v.jpeg

A Power Zone 2 está disponível em 1000 W, 850 W ou 750 W. Isso cobre as potências mais populares para PCs de jogos de ponta e deixa espaço suficiente para atualizações futuras. Com garantia de 10 anos, a Power Zone 2 é a PSU ideal e à prova do futuro para qualquer pessoa que esteja procurando uma fonte de alimentação altamente eficiente e silenciosa.

A disponibilidade no varejo da Power Zone 2 está programada para 11 de fevereiro, a um preço de varejo recomendado de US$ 189,90/€ 189,90/£ 179,99 (1000 W), US$ 169,90/€ 169,90/£ 159,99 (850 W) ou US$ 149,90/€ 149,90/£ 139,99 (750 W).

eLCkfAm.jpeg

0VRJhSn.jpeg

Fonte: be quiet!

Galera estou montando meu primeiro PC com o ryzen 5 600GT e futuramente pretendo colocar uma rtx 4060 nele, por isso já quero comprar uma fonte de 650w.
Pelo que vi a que mais me agradou foi a rise mode zeus, mas o pessoal tem muito preconceito com rise mode n sei pq kk.

Então se tiver opção melhor mas com o mesmo preço (essa rise mode está por 336, e n quero gastar mais que isso) pode me indicar.
mas se essa rise mode for boa, não precisam dar outras opções, agradeço!

Galera a Fonte MSI MPG A1000G é uma boa opção ? To pensando em futuro upgrade gpu e tambem com a opção de já ter o novo padrão 12VHPWR

Galera a Fonte MSI MPG A1000G é uma boa opção ? To pensando em futuro upgrade gpu e tambem com a opção de já ter o novo padrão 12VHPWR
Ótima opção, Asus TUF também

Alguma fonte de marca boa de 650-750W com cabo 12VHPWR?
Tá difícil achar...

To pensando em fazer uma loucura aqui, trocar de gabinete de novo por um mais compacto, mas minha HX1000i não serviria.
Tinha pensado numa RM650 mas teria que usar o adaptador do cabo da VGA e não queria.

Tá difícil achar...

To pensando em fazer uma loucura aqui, trocar de gabinete de novo por um mais compacto, mas minha HX1000i não serviria.
Tinha pensado numa RM650 mas teria que usar o adaptador do cabo da VGA e não queria.
Eu literalmente falei no post acima kk

Tá difícil achar...

Na moral? Vc cogita sair de uma HXi uma das melhores fontes do mundo para ir numa RM de entrada? Não tem sentido nem justificativa. É igual trocar um Audi A3 por um Fiat Uno no pau.
Se o teu problema for não querer usar o adaptador para a GPU, compensa mais comprar um cabo PCIe 5.0 da Corsair , pois todas as fontes da Corsair são 100% compatíveis com o novo padrão, mesmo as fontes de 15 anos atrás.
Não cometa essa cagada 😂

Qual o modelo favoritinho do momento em termos de CxB? Vou montar um setup novo com um 9950x e jogar minhas 2x3090 nele.
Atualmente tenho uma Core Reactor de 850W que tem me servido muito bem, mas não vou migrar ela.

Vi na kabum que tem uma MSI MAG de 850W por um preço até mais em conta que a Core Reactor, compensa?
Dei uma olhada nas de 900W+, mas o custo por Watt sobe bastante comparado com as de 850W, então não acho que compensem.

Tô na mesma dúvida que você! Pesquisei bastante coisa e não encontrei nada sobre, porque aparentemente o modelo é bem recente

Meu gabinete é pequeno e queria um cabo único 12VHPWR como ela tem, pra não ter que usar o adaptador com 3 cabos que tô usando hoje e deixando o gabinete abarrotado de fios

faz sentido isso?

54318775874_aa495cf921_o.png

faz sentido isso?

54318775874_aa495cf921_o.png
Não, 220v é a tensão de entrada para a fonte, depois a fonte converte para as tensões necessárias de saída (3.3, 5, 12v). O 12VHPWR já são com os 12V de saída, não faz diferença qual seja a tensão de entrada.

Troquei meu kit a alguns dias atrás, sai de um i5 7600k @ 4800ghz, asus strix z270g, 2x8gb ddr4 2666 e uma gtx 1060 6gb para um ryzen 5 7600, asrock b650 pro rs, 2x16gb ddr5-6000 e rtx 4060 ti 16gb(placa da discordia kkkk).

Enfim a fonte eu tinha trocado no final de 2023 e tinha pego uma xpg pylow 550w, o problema é que eu me baseiei no video da teclab e depois descobri a polemica dos componentes.

Vou trocar meu gabinete agora e aposentar meu veterano cm 690 ii depois de 15 anos estava pensando em trocar a fonte mais pela questão de confiabilidade porem estou totalmente por fora o que vocês me recomendariam com a possibilidade de um upgrade futuro(9800x3d e rtx 5070 ou rx 9070xt)

Boletei uma Pichau Nidus 650L por R$ 269,99 na sexta-feira, e hoje está por R$ 299,99.

Existe melhor nessa faixa de preço? Fico receoso por causa do período de garantia de apenas um ano.

A ideia seria substituir a EVGA 600B, que seria usada em outra configuração.

Users who are viewing this thread

Voltar