• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Qual seria a melhor escolha?


 
Qual seria a melhor escolha?


Entre as duas eu ficaria com o EVGA, por ser semi modular. A fonte não é maravilhosa, mas parece ok: https://www.jonnyguru.com/blog/2016/10/03/evga-750-bq-750w-power-supply/6/

Verifique se vai precisar dessa potência toda. Senão, dá pra escolher uma de potência menor, mas melhor refinada, Gold de preferência.
 
A série RMx da corsair não encontro em lugar nenhum !!
 
A série RMx da corsair não encontro em lugar nenhum !!
Tá em falta o fornecimento de vários produtos no BR pq a China tá "parada" por causa do Corona Virus...
 
Estou entre duas XFX, a 650W TS (R$455) e a XTR2 650W (R$603), ambas 80+ Gold. Tenho uma Corsair G650M 80+ Bronze de uns 5 ou 6 anos, mas fiz upgrade na configuração e ela já não tá aguentando direito, ocasionando desligamento quando estressada em alguns jogos.
Vale a pena pagar R$150 a mais pela XTR2? Ou acreditam que a TS já daria conta do recado pra minha configuração?

Asrock B450M Steel Legend
Ryzen 3600
RTX 2060
16Gb RAM (2x8) 2600 MHz
SSD 120Gb
HDD 1 Tb
9 fans
 
Última edição:
Estou entre duas XFX, a 650W TS (R$455) e a XTR2 650W (R$603), ambas 80+ Gold. Tenho uma Corsair G650M 80+ Bronze de uns 5 ou 6 anos, mas fiz upgrade na configuração e ela já não tá aguentando direito, ocasionando desligamento quando estressada em alguns jogos.
Vale a pena pagar R$150 a mais pela XTR2? Ou acreditam que a TS já daria conta do recado pra minha configuração?

Asrock B450M Steel Legend
Ryzen 3600
RTX 2060
16Gb RAM (2x8) 2600 MHz
SSD 120Gb
HDD 1 Tb
9 fans

O preço que vc passou está muito alto na XTR2 650w. Tem dela por muito menos em alguns sites:
Kabum = R$ 512
Gkinfostore = R$ 438
Guerra digital = R$ 437

Sobre a fonte dar conta, as duas dão tranquilamente.
 
Última edição:
XFX XTR2 é boa? Melhor que as RMx da Corsair?
 
Salve.

Peguei uma RTX 2060, instalei, joguei um Rainbow Six, zero problemas. Abri o SCUM, que é um jogo mais pesado, o PC reiniciou sozinho, sem BSOD, nada. Não teve barulho de ventilador nem nada.

Testei novamente acompanhando as temperaturas, CPU na faixa dos 40º e GPU abaixo de 50º. Jogo abriu, pc desligou. Então confirma-se que não é temperatura, o que mais poderia ser? Fonte.

O setup é:

AsRock B360M Pro4
i5 8400
2x 8GB RAM 2400mhz
HD 1TB 7200RPM + SSD 240gb
EVGA 450BT 450W 80 Plus Bronze
GALAX RTX 2060


Li nesse tópico mesmo um post questionando se uma fonte Corsair de 450W aguenta uma 2060 e a resposta foi que aguentaria com certa folga. Em outros fórums há respostas semelhantes, que fontes de qualidade de 450W conseguem sim levar um setup com a 2060 tranquilo.

Em outro tópico sobre uma EVGA igual à minha aguentar uma RTX 2070, o sr @Snake Plissken também respondeu que aguentaria. Mas o problema aqui é não ter os conectores e precisar de um adaptador para ligar a placa de vídeo (que é o meu caso).

Será que é esse o problema que está ocorrendo? O adaptador está cagando com o repasse de energia da Fonte e o PC desligando por isso?

Em jogos mais leves que não puxam muito da placa, tudo funciona. Porém quando exige um pouco mais de uso, puxa mais energia e desliga porque não vem. Deveria pegar uma fonte de 500/550W então devido ao cabeamento?

EDIT (Update): Testei o R6 com tudo no talo, rodou a 120FPS liso. A temperatura ficou próxima dos 80ºC mas fora isso tudo certo.

Fiz um Stress Test da GPU usando o AIDA64, a temperatura ficou alta também, os ventiladores fizeram um bom barulho, a utilização da GPU foi no talo, mas não desligou o PC.

Rodei o Valley Benchmark da Unigine, quando começou a chover no cenário, o FPS foi caindo rapidamente de 130-40 pra 90, e o PC desligou. A temperatura chegou aos 80ºC assim como no R6 no máximo.
 
Última edição:
Salve.

Peguei uma RTX 2060, instalei, joguei um Rainbow Six, zero problemas. Abri o SCUM, que é um jogo mais pesado, o PC reiniciou sozinho, sem BSOD, nada. Não teve barulho de ventilador nem nada.

Testei novamente acompanhando as temperaturas, CPU na faixa dos 40º e GPU abaixo de 50º. Jogo abriu, pc desligou. Então confirma-se que não é temperatura, o que mais poderia ser? Fonte.

O setup é:

AsRock B360M Pro4
i5 8400
2x 8GB RAM 2400mhz
HD 1TB 7200RPM + SSD 240gb
EVGA 450BT 450W 80 Plus Bronze
GALAX RTX 2060


Li nesse tópico mesmo um post questionando se uma fonte Corsair de 450W aguenta uma 2060 e a resposta foi que aguentaria com certa folga. Em outros fórums há respostas semelhantes, que fontes de qualidade de 450W conseguem sim levar um setup com a 2060 tranquilo.

Em outro tópico sobre uma EVGA igual à minha aguentar uma RTX 2070, o sr @Snake Plissken também respondeu que aguentaria. Mas o problema aqui é não ter os conectores e precisar de um adaptador para ligar a placa de vídeo (que é o meu caso).

Será que é esse o problema que está ocorrendo? O adaptador está cagando com o repasse de energia da Fonte e o PC desligando por isso?

Em jogos mais leves que não puxam muito da placa, tudo funciona. Porém quando exige um pouco mais de uso, puxa mais energia e desliga porque não vem. Deveria pegar uma fonte de 500/550W então devido ao cabeamento?

EDIT (Update): Testei o R6 com tudo no talo, rodou a 120FPS liso. A temperatura ficou próxima dos 80ºC mas fora isso tudo certo.

Fiz um Stress Test da GPU usando o AIDA64, a temperatura ficou alta também, os ventiladores fizeram um bom barulho, a utilização da GPU foi no talo, mas não desligou o PC.

Rodei o Valley Benchmark da Unigine, quando começou a chover no cenário, o FPS foi caindo rapidamente de 130-40 pra 90, e o PC desligou. A temperatura chegou aos 80ºC assim como no R6 no máximo.

Eu sempre vi recomendação mínima de 500w pra 2060. Mas achei estranho que a sua tem os mesmos 35a na linha 12v que a minha de 500w, e pelo que sei a 580 e a 2060 tem um consumo semelhante, então teoricamente deveria rodar de boa. Esse desligamento parece algum circuito de proteção da fonte, talvez o opp/olp, mas geralmente eles só entram em ação em um valor bem alto (tipo lá nos 550w, no seu caso).

Um teste simples que você pode fazer é um undervolt na gpu, ou melhor, diminuir o power limit da placa, assim você reduz o consumo dela e alivia a carga da fonte. Se isso resolver, então é bem provável que a sua fonte não está aguentando a config. Mas antes de condenar a sua fonte, o melhor a fazer é testar com outra mais potente, assim você vai ter total certeza.
 
Boa tarde galera,
Estou fazendo upgrade no meu pc e gostaria de saber se uma CX430 (tenho desde 2013 ou 2014) e uma CX450 (essa deve ter no máximo 2 anos) aguenta:
Ryzen 5 3500
B450 Asrock
SSD 512Gb
HD 1Tb
GTX 1660
2 coolers
Elas seguram tranquilo ou precisaria trocar?
 
Boa tarde galera,
Estou fazendo upgrade no meu pc e gostaria de saber se uma CX430 (tenho desde 2013 ou 2014) e uma CX450 (essa deve ter no máximo 2 anos) aguenta:
Ryzen 5 3500
B450 Asrock
SSD 512Gb
HD 1Tb
GTX 1660
2 coolers
Elas seguram tranquilo ou precisaria trocar?

Aguenta sim. Pode usar tranquilo.
 
Entendi!
Nesse caso seria melhor usar a CX450 por ser mais nova, ou indifere?

A CX450 é melhor que a 430. Ela é uma versão atualizada, entao possui componentes melhores.
 
Salve.

Peguei uma RTX 2060, instalei, joguei um Rainbow Six, zero problemas. Abri o SCUM, que é um jogo mais pesado, o PC reiniciou sozinho, sem BSOD, nada. Não teve barulho de ventilador nem nada.

Testei novamente acompanhando as temperaturas, CPU na faixa dos 40º e GPU abaixo de 50º. Jogo abriu, pc desligou. Então confirma-se que não é temperatura, o que mais poderia ser? Fonte.

O setup é:

AsRock B360M Pro4
i5 8400
2x 8GB RAM 2400mhz
HD 1TB 7200RPM + SSD 240gb
EVGA 450BT 450W 80 Plus Bronze
GALAX RTX 2060


Li nesse tópico mesmo um post questionando se uma fonte Corsair de 450W aguenta uma 2060 e a resposta foi que aguentaria com certa folga. Em outros fórums há respostas semelhantes, que fontes de qualidade de 450W conseguem sim levar um setup com a 2060 tranquilo.

Em outro tópico sobre uma EVGA igual à minha aguentar uma RTX 2070, o sr @Snake Plissken também respondeu que aguentaria. Mas o problema aqui é não ter os conectores e precisar de um adaptador para ligar a placa de vídeo (que é o meu caso).

Será que é esse o problema que está ocorrendo? O adaptador está cagando com o repasse de energia da Fonte e o PC desligando por isso?

Em jogos mais leves que não puxam muito da placa, tudo funciona. Porém quando exige um pouco mais de uso, puxa mais energia e desliga porque não vem. Deveria pegar uma fonte de 500/550W então devido ao cabeamento?

EDIT (Update): Testei o R6 com tudo no talo, rodou a 120FPS liso. A temperatura ficou próxima dos 80ºC mas fora isso tudo certo.

Fiz um Stress Test da GPU usando o AIDA64, a temperatura ficou alta também, os ventiladores fizeram um bom barulho, a utilização da GPU foi no talo, mas não desligou o PC.

Rodei o Valley Benchmark da Unigine, quando começou a chover no cenário, o FPS foi caindo rapidamente de 130-40 pra 90, e o PC desligou. A temperatura chegou aos 80ºC assim como no R6 no máximo.
Tecnicamente uma fonte de 450W ou qualquer outra que forneça mais de 30Amp na linha de 12V da qual da ~350W, deve(ria) suportar com boa folga um PC com a RTX2060, já que um PC modesto com ela não passa dos 300W de consumo no máximo.

110947.png

Fonte: https://www.anandtech.com/show/14586/geforce-rtx-2070-super-rtx-2060-super-review/15

Mas no mesmo site, mostra que outros modelos podem consumir até bem mais.
105065.png

Fonte: https://www.anandtech.com/show/13762/nvidia-geforce-rtx-2060-founders-edition-6gb-review/14

Mas pelo que eu percebi dependendo do que é feito no PC (over), o consumo pode subir muito acima do que os sites de review descrevem, como nesse vídeo abaixo onde mostra uma GTX 1080Ti passando dos 440W (com pico em 470W) do consumo com um i7-8700K com over em 5GHz, da qual esse resultado foi BEM diferente do resultado do teste do review acima onde ele diz que ele consome ~350W, da qual a CPU do site Anandtech é outro beberrão (i7-7820X com 140W TDP).
E quando o cara faz um over de 20% na GTX 1080Ti, o consumo fica oscilando entre 480W e 520W.



Então após ver esse vídeo, eu ponderei mais sobre o consumo que um PC realmente pode alcançar com determinada VGA, então é bom dar uma margem de 50W a 70W a mais de consumo do que os site de review publicam, já que no mundo real e dependendo do que é feito no PC, o consumo pode passar.

E quanto ao seu PC está reiniciando, outro proteção além da sobrecarga que faz uma boa fonte desligar é também a temperatura da mesma(fonte), já que a fonte possui um sensor de temperatura interno que quando funciona a proteção, também faz a fonte se desligar quando ela fica muito quente, e nesse sensor não tem como monitorar por software como fazemos na GPU e CPU.

Então seu PC pode está se desligando OU por defeito da qual não está entregando uma potência da qual é para entregar, OU por razão da temperatura da fonte se elevar muito e o sensor dela entrar em ação a fazendo se desligar.

As vezes pegar outra fonte de potência mais forte da qual ao consumo do PC usará menos de 50% da fonte a fonte esquentar menos, e assim a pessoa vai pensar que a fonte anterior da qual estava usando mais de 70% da sua capacidade da qual o faz esquentar muito, está com problema em não entregar a potência prometida.

E nessa época de calor, para uma fonte esquentar é rapidinho, então é bom ver se o problema é na fonte ou é a fonte se desligando devido ao seu sistema de segurança devido a alta temperatura.

*Nos vídeos de teste de fonte da Teclab, se ver que algumas fonte passa dos 100ºC quando está no seu máximo, e isso porque a sala onde é feito o teste está com temperatura controlada em 25º C.
 
Digite XTR2 no campo de busca logo acima (Pesquisar), clique em "Em Tudo" e mude para "Nesse fórum". Tem bastante discussão sobre essa série.
Dei uma olhada no forum, e acabei parando em sites gringos que diziam que a fonte é baseada na plataforma focus gold da seasonic e a mesma tinha alguns problemas de desligamento com a vega 56/64 e gtx 970 strix, mas parece que era somente a versão 550w dessa fonte da xfx, não vi nada da 850w. agora fiquei com receio da fonte pq acredite se quiser, minha GPU é uma 970 strix KKK
 
E quanto ao seu PC está reiniciando, outro proteção além da sobrecarga que faz uma boa fonte desligar é também a temperatura da mesma(fonte), já que a fonte possui um sensor de temperatura interno que quando funciona a proteção, também faz a fonte se desligar quando ela fica muito quente, e nesse sensor não tem como monitorar por software como fazemos na GPU e CPU.

Então seu PC pode está se desligando OU por defeito da qual não está entregando uma potência da qual é para entregar, OU por razão da temperatura da fonte se elevar muito e o sensor dela entrar em ação a fazendo se desligar.

As vezes pegar outra fonte de potência mais forte da qual ao consumo do PC usará menos de 50% da fonte a fonte esquentar menos, e assim a pessoa vai pensar que a fonte anterior da qual estava usando mais de 70% da sua capacidade da qual o faz esquentar muito, está com problema em não entregar a potência prometida.

Então, não deve ser problema de temperatura pois testei abrir o jogo assim que liguei o PC, era abrir o jogo que já desligava, mesmo com a temperatura da CPU e GPU na faixa dos 45-50ºC.

Não acho que nesse curto intervalo de tempo a Fonte tenha tempo de super aquecer (uns 30 segundos até carregar o jogo). E outra que enquanto usava a 1050Ti eu nunca tive nenhum problema de desligamento nem nada do gênero.

Já no teste de stress e benchmark, entenderia se fosse temperatura, já que o sistema teria tempo de sobreaquecer.

Mas de qualquer forma, obrigado a todos pelo auxílio e dicas.

Com uma nova fonte (CX550W) o PC voltou a funcionar 100%. O que também levou à 2060 aquecer mais do que estava antes, chega a bater 84-85ºC sem forçar o uso. O uso do MSI Afterburner no controle de rotação do fan ajuda nos usos mais leves, mas em jogo pesado aquece igual.

Seguirei com a busca de um gabinete melhor refrigerado que já deve ajudar. Novamente obrigado a todos.
 
A CX450 é melhor que a 430. Ela é uma versão atualizada, entao possui componentes melhores.
Valeu!
Atualizando, vou rodar uma GTX 1660 Super, mesmo assim posso manter a CX450?
 
Poxa que azar, a HX850 da corsair entrou no estoque da kabum 1 dia depois de eu pegar a XTR2 850. agora rezar pra essa fonte da XFX ser boa kkk
 
Poxa que azar, a HX850 da corsair entrou no estoque da kabum 1 dia depois de eu pegar a XTR2 850. agora rezar pra essa fonte da XFX ser boa kkk
Simples, compra a Corsair e devolve a XFX.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo