[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Ainda não chegou, só semana que vem provavelmente. até la eu decido se fico ou troco, a diferença de preço das 2 é bem considerável, mas meu irmão pegou um hx 850 começo do ano pro setup dele, cara a fonte cheira a premium. top demais
Só a garantia já da pra se decidir pela Corsair.

Pelo menos pra mim, 10 anos me convenceu.
 
Muito caro as fontes da corsair no BR.
Mesmo com esse dólar comprei essa semana no canadá a rm850x por 149$ (dolar canadense = 3,50).
 
Pessoal, to montando uma máquina aqui depois de muito tempo.

Comprei itens em lugares separados. Uma VGA nos EUA, alguns itens na Pichau, RAM no ML, MB na Terabyteshop.

Eis que minha fonte, que estava nos itens da Pichau, veio errada. Pedi a XFX TS 650 e veio a XFX TS 550.

Estou sentindo um descaso da Pichau para resolver o problema. Ao menos está demorando muito. Estou cogitando ficar com a 550 mesmo e solicitar apenas o reembolso da diferença, que será mais ágil.

A questão: acham que ela sustentará meu sistema?

No Wattage Calculator da Seasonic, deu Load Wattage = 489W e Recommended PSU Wattage = 539W (com todos os componentes, colocando já o OC de fábrica da VGA, até um pouco mais).

Tenho:
MB MSI Gaming Plus b450
AMD Ryzen 5 3600
ATI Radeon RX 5700 XT

Estou meio puto com a Pichau, então o que for mais rápido para resolver está me atendendo mais... rsrs

Valeu!!
 
Pessoal, to montando uma máquina aqui depois de muito tempo.

Comprei itens em lugares separados. Uma VGA nos EUA, alguns itens na Pichau, RAM no ML, MB na Terabyteshop.

Eis que minha fonte, que estava nos itens da Pichau, veio errada. Pedi a XFX TS 650 e veio a XFX TS 550.

Estou sentindo um descaso da Pichau para resolver o problema. Ao menos está demorando muito. Estou cogitando ficar com a 550 mesmo e solicitar apenas o reembolso da diferença, que será mais ágil.

A questão: acham que ela sustentará meu sistema?

No Wattage Calculator da Seasonic, deu Load Wattage = 489W e Recommended PSU Wattage = 539W (com todos os componentes, colocando já o OC de fábrica da VGA, até um pouco mais).

Tenho:
MB MSI Gaming Plus b450
AMD Ryzen 5 3600
ATI Radeon RX 5700 XT

Estou meio puto com a Pichau, então o que for mais rápido para resolver está me atendendo mais... rsrs

Valeu!!
Pelo que vi, essa linha da XFX é bem ruim, visto seu setup ser um pouco melhor.

Eu iria em outra linha ou mesmo em uma Corsair, arriscar em fonte pode custar caro.
 
@Clairton Carneiro , certeza que é ruim? Ouvi aqui no fórum que a XFX não tem o suporte no padrão Corsair (RMA nacional), o que é bem relevante.

Mas pelos reviews que li, a serie TS da XFX (que é a mesmíssima coisa da XTR, sendo uma modular e outra não) é a mesma fonte Seasonic G-series. Só um rebrand. Pede pra fazer um lote pra colocarem o selo "XFX" na parte externa.

A XFX parece que tem essa parceria há anos com a Seasonic, que fabrica ótimas fontes, componentes fabricados no Japão, etc (pelo que li também, pois não sou entendedor disso). Aliás, essa fonte não é um modelo novo. Já é meio velho de guerra, né. Mas em se tratando de fonte, isso não me preocupa. Se tiver bons componentes e boa construção, pode ser do século passado! 😂

Mais um detalhe: a XTR2 NÃO É A MESMA da TS e da XTR. É Seasonic também, mas outra linha (Seasonic Prime Gold).

Nesse site tem um comparativo (na metodologia deles) com diversas outras fontes. Ela não é silenciosa, mas ta num padrão muito bom, segundo eles.

Bom, se souber de algum problema crônico, let me know!!!

PS: pelo que li mais de mensagens aqui do tópico, parece que essa fonte me atenderia muito bem. To achando que vou forçar pra me devolverem a diferença e eu ficar com a TS 550 mesmo.
 
@Clairton Carneiro , certeza que é ruim? Ouvi aqui no fórum que a XFX não tem o suporte no padrão Corsair (RMA nacional), o que é bem relevante.

Mas pelos reviews que li, a serie TS da XFX (que é a mesmíssima coisa da XTR, sendo uma modular e outra não) é a mesma fonte Seasonic G-series. Só um rebrand. Pede pra fazer um lote pra colocarem o selo "XFX" na parte externa.

A XFX parece que tem essa parceria há anos com a Seasonic, que fabrica ótimas fontes, componentes fabricados no Japão, etc (pelo que li também, pois não sou entendedor disso). Aliás, essa fonte não é um modelo novo. Já é meio velho de guerra, né. Mas em se tratando de fonte, isso não me preocupa. Se tiver bons componentes e boa construção, pode ser do século passado! 😂

Mais um detalhe: a XTR2 NÃO É A MESMA da TS e da XTR. É Seasonic também, mas outra linha (Seasonic Prime Gold).

Nesse site tem um comparativo (na metodologia deles) com diversas outras fontes. Ela não é silenciosa, mas ta num padrão muito bom, segundo eles.

Bom, se souber de algum problema crônico, let me know!!!

PS: pelo que li mais de mensagens aqui do tópico, parece que essa fonte me atenderia muito bem. To achando que vou forçar pra me devolverem a diferença e eu ficar com a TS 550 mesmo.
Se realmente for ficar com ela, pelo menos escolha a 650w. Veja uma referência:


De acordo com o site, sua GPU pede pelo menos 550w. Melhor que ela trabalhe com uma folga de 30% pelo menos.
 
Pessoal, já que as Corsair estão em falta e tenho receio de pegar uma XFX XTR2 por conta de tudo que foi discutido no fórum, optar por uma Cooler Master MWE 650W, 80 Plus Gold, Modular é uma boa? O link para a fonte é esse aqui:
https://www.kabum.com.br/produto/10...-mwe-650w-80-plus-gold-modular-mpy-6501-afaag
Se for uma de 650W, na mesma loja tem a primeira versão "XTR 650" > https://www.kabum.com.br/produto/56...series-full-modular-80-plus-gold-p1-650b-befx
Da qual essa repercussão do problema só foi com a XTR2, quanto que a versão 1 não teve problema algum de projeto.

Só os valores que estou achando meio caro, pois estou por fora dos preços praticado atualmente.
 
Se for uma de 650W, na mesma loja tem a primeira versão "XTR 650" > https://www.kabum.com.br/produto/56...series-full-modular-80-plus-gold-p1-650b-befx
Da qual essa repercussão do problema só foi com a XTR2, quanto que a versão 1 não teve problema algum de projeto.

Só os valores que estou achando meio caro, pois estou por fora dos preços praticado atualmente.
A XTR2 850 ta pra chegar hoje, o problema é só com a vega 56/64 e 970 strix ou tem algo que eu ainda não vi sobre ela?
 
A XTR2 850 ta pra chegar hoje, o problema é só com a vega 56/64 e 970 strix ou tem algo que eu ainda não vi sobre ela?
Pelo que já li e até onde achei, só com com essas que você mencionou, mas possa ser que tenha ocorrido com outras mas não foi divulgado, pois nem todo mundo usa fórum de hardware.

Mas se o problema ocorreu com muitos usuários que possuía essas VGA ( vega 56/64 e 970 strix), então acho que só foram com esses modelos mesmo.
 
A XTR2 850 ta pra chegar hoje, o problema é só com a vega 56/64 e 970 strix ou tem algo que eu ainda não vi sobre ela?
O problema foi corrigido nos lotes novos e já foi verificado que as do BR são deles.
 
A XTR2 850 ta pra chegar hoje, o problema é só com a vega 56/64 e 970 strix ou tem algo que eu ainda não vi sobre ela?
Como falaram acima, é provável que esses problemas foram corrigidos.

Eu também estava em dúvida se adquiria essa XTR2 ou não, acabei comprando e não me arrependi. Mas o que eu posso te afirmar é que o PC aqui fica ligado 24/7, com a RTX 2080 overclockada, jogando mais de 4 horas por dia. A minha é a versão 750w, sei que é overkill pra minha configuração mas optei por isso pra que ela possa entregar o melhor da eficiência. Com um wattímetro marcou o máximo de 425w em teste de stress de processador/vga/hd etc... tudo junto, e talvez isso seja só o que ela está puxando da tomada e não o consumo total do sistema que pode ser menor, posso estar errado. Em 4 meses de uso ainda não tive nenhum problema.
 
Pode passar a fonte dessa informação?


Nesse tópico ai falaram que o lote no BR é fabricado em 2018 e que as fontes não apresentam mais o mesmo problema.
 
@Clairton Carneiro , certeza que é ruim? Ouvi aqui no fórum que a XFX não tem o suporte no padrão Corsair (RMA nacional), o que é bem relevante.

Mas pelos reviews que li, a serie TS da XFX (que é a mesmíssima coisa da XTR, sendo uma modular e outra não) é a mesma fonte Seasonic G-series. Só um rebrand. Pede pra fazer um lote pra colocarem o selo "XFX" na parte externa.

A XFX parece que tem essa parceria há anos com a Seasonic, que fabrica ótimas fontes, componentes fabricados no Japão, etc (pelo que li também, pois não sou entendedor disso). Aliás, essa fonte não é um modelo novo. Já é meio velho de guerra, né. Mas em se tratando de fonte, isso não me preocupa. Se tiver bons componentes e boa construção, pode ser do século passado! 😂

Mais um detalhe: a XTR2 NÃO É A MESMA da TS e da XTR. É Seasonic também, mas outra linha (Seasonic Prime Gold).

Nesse site tem um comparativo (na metodologia deles) com diversas outras fontes. Ela não é silenciosa, mas ta num padrão muito bom, segundo eles.

Bom, se souber de algum problema crônico, let me know!!!

PS: pelo que li mais de mensagens aqui do tópico, parece que essa fonte me atenderia muito bem. To achando que vou forçar pra me devolverem a diferença e eu ficar com a TS 550 mesmo.

Não sei o quanto confiável é essa medida de ruído, eu tenho a XFX XTR2 que também é tida como não silenciosa(é o mesmo fan das antigas) e ela é super silenciosa mesmo em carga perto da máxima(eu testei stress de consumo e meu PC não chega a consumir a carga máxima). Estou em zona urbana, mesmo no stress de consumo a única coisa que eu escuto é aquele cooler meia boca da Intel.

Pode passar a fonte dessa informação?

Não existe fonte confiavel mostrando que a Focus Plus tinha algum problema.

Os fatos são os seguintes.

1 - A Focus Plus e a Focus deligavam com placas de vídeo que tinham picos de consumo bem acima da carga prometida pela fonte, na época eram apenas três se não me engano. Isso mostrava a eficiência da proteção da fonte, não era nenhum problema da fonte.

2 - Muita gente que tinha essas placas de vídeo reclamou.

3 - A Seasonic depois aumentou a tolerância de proteção, que era de overload em 110% e passou para overload em 136%. Isso de fato ocorreu, se foi por essa questão ou não ninguém sabe.

3 - Após a alteração feita pela Seasonic, o usuário que mantém a lista de Tier no forum linus tech tips aproveitou os acontecimentos para se tornar militante contra a Seasonic e começou a especular em todos os foruns da internet que em overload e somente em overload(consumo acima da carga prometida) o ripple seria muito alto, que a Seasonic não deveria ter aumentado a tolerância da proteção. Ele não tem provas até hoje.

4 - Depois que a Focus Plus antiga foi descontinuada esse mesmo usuário recebeu algumas fontes da Seasonic de presente, fontes dadas a ele pela própria Seasonic de tanto barulho que ele fez e agora ele é fã da Seasonic recomendando as novas Focus(GX, PX etc) como uma das melhores fontes do mercado mesmo não existindo testes das novas.

5 - A anterior que ele acusa existem testes de reviewers conhecidos até 110% de overload, e o ripple é excelente ao menos até os 110%. Acima disso nenhum reviewer conhecido testa, só o Ronaldo.

Edit: Na verdade existe prova de boa procedência de que o rumor espalhado pelo individuo do fórum do Linus estava errado.

Esse alemão da TweakPCs testou em vídeo até em torno de 136% de overload, mais que isso a fonte desliga. E abaixo disso o ripple se mantém muito baixo, mesmo no overload máximo não passou de 42mv. Em carga normal é ridículo de baixo.




Edit 2: Bem posteriormente esse usuário do forum Linus passou a basear a acusação dele nesse teste http://www.pceva.com.cn/article/3911-2.html

Segundo esse teste a fonte teria ripple alto(240mv) a partir de um overload de 120%. Abaixo disso não.

Mas tem dois problemas aí, o primeiro que você pode ver na foto abaixo é que é esse reviewer não tem equipamento adequado para testar e ainda está usando extensões enormes para o cabo que por certo aumentam o ripple, tem até remendo na extensão. O segundo problema é que esse teste apareceu bem depois dele começar a acusar a Seasonic. Ou seja, ele estava inventaNdo. Igual ele inventa que a nova Focus GX é excelente mesmo ninguém nunca tendo testado. Não que não seja, mas se ninguém testou ninguém sabe.

212857wellbb40soaoeo34.jpg


Infelizmente muita gente usa a lista dele para recomendação, mas não tem critério algum. Ele recomenda o que não tem teste, deixa de recomendar também sem existir teste e recomenda fontes testadas e comprovadas como ruins. Fora as contradições, por exemplo ele recomenda a Riotoro Enigma G2 que assim como a XTR2 nada mais é que a Focus Plus mas não recomenda a Focus Plus de jeito nenhum. Para justificar ele diz que a Riotoro tem a proteção original da Focus Plus em 110%, mas isso também é coisa da cabeça dele. A fonte não desliga em 110% tanto que conseguem fazer review dela em 110%.
 
Última edição:

Parece que reduziram o texto original, que era o que está aqui: https://www.guru3d.com/news-story/s...us-plus-psu-has-gpu-compatibility-issues.html

A Seasonic aparentemente resolveu os problemas da plataforma no modelo que tem a nova nomenclatura, mas não achei qualquer informação que a XTR2 também recebeu esse upgrade.

A Seasonic não comentou nada além do que você postou, todo o resto é especulação de uma única pessoa. A versão "consertada" que seria a ruim de acordo com o individuo do fórum.
 
Mas existem relatos do problema internet afora:


Representante oficial da SeaSonic em um tópico no OCNET sobre as mudanças/reformulação das nomenclaturas das fontes:


Duvido muito que a Seasonic iria se pronunciar sobre algo oficialmente se estivesse lidando apenas com especulações. Entendo que não é um problema de qualidade em si, mas de compatibilidade com determinados hardwares. Não é a primeira e nem será a última vez que isso acontece.

Ah, não levo em conta a tier list de fontes do LTT.
 
Mas existem relatos do problema internet afora:


Representante oficial da SeaSonic em um tópico no OCNET sobre as mudanças/reformulação das nomenclaturas das fontes:


Duvido muito que a Seasonic iria se pronunciar sobre algo oficialmente se estivesse lidando apenas com especulações. Entendo que não é um problema de qualidade em si, mas de compatibilidade com determinados hardwares. Não é a primeira e nem será a última vez que isso acontece.

Ah, não levo em conta a tier list de fontes do LTT.

É exatamente o que eu citei como primeiro fato, a fonte desligava com algumas placas de vídeo. Ativava a proteção OCP.

Isso acontece/aconteceria com qualquer fonte com a mesma quantidade de watts e OCP funcional configurado em 110%. Não era um defeito da fonte.
 
Última edição:
Boa noite, galera. Tô em dúvida qual fonte, boa, pegar. Peguei Ryzen 9 3900x, vou fazer over, GTX 1080 ti, uma bomba water cooler custom com 10 fans. Fonte de 750w ou 850w? Quero fonte Full modular. Falou
 
Boa noite, galera. Tô em dúvida qual fonte, boa, pegar. Peguei Ryzen 9 3900x, vou fazer over, GTX 1080 ti, uma bomba water cooler custom com 10 fans. Fonte de 750w ou 850w? Quero fonte Full modular. Falou
Com essa escassez de fonte e de aumento de dólar, eu indico sem medo a RM850x.
 
Verdade, irmão. Ta fogo pra achar fonte. Só acha essas plus bronze e de 650w.
Na loja que explodiu tem uma vasta variedade de Corsair, só os preços que estão estratosféricos. Mas onde não estão?
Eu pegaria logo, a tendência é subir mais ainda.
 
Última edição:
Bom dando o feedback, chegou a xtr2 850. rodei o furmark por 20 minutos e nada, depois rodei o teste de fonte do occt e nada tambem, mas foi quando abri o jogo que aconteceu, black screen.
agora estou usando um outro cabo pciex que veio com 2 saidas pciex na ponta ao invés de uma e parece que ela esta segurando,minha GPU é uma 970 strix. se acontecer algo posto aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aconteceu denovo, mesmo problema cabo diferente, parece que a seasonic não resolveu o problema da fonte... que pena agora a dor de cabeça pra devolver e trocar.
 
Última edição:
Bom dando o feedback, chegou a xtr2 850. rodei o furmark por 20 minutos e nada, depois rodei o teste de fonte do occt e nada tambem, mas foi quando abri o jogo que aconteceu, black screen.
agora estou usando um outro cabo pciex que veio com 2 saidas pciex na ponta ao invés de uma e parece que ela esta segurando,minha GPU é uma 970 strix. se acontecer algo posto aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aconteceu denovo, mesmo problema cabo diferente, parece que a seasonic não resolveu o problema da fonte... que pena agora a dor de cabeça pra devolver e trocar.
Qual a loja?
Exerça o direito de arrependimento.
Se não resolver peça, no mínimo, a troca por outra fonte.
 

Users who are viewing this thread

  • Foks
Voltar
Topo