Instalei meu primeiro WC e estou com duvidas! + [Temp] [ Pasta Térmica]

hallkight

Hungry Member
Registrado
Galera, é o seguinte, instalei aqui na minha maquina um Zalman lq320, sei que não é um WC top, porém foi o que deu pra comprar, peguei com um amigo que exporta (ele ta morando nos EUA) por 300 reais, aqui na minha cidade é vendido por 380, de qualquer forma, talvez tenha sido um bom negócio, mas vamos ao que interessa. Instalei ele com a pasta térmica de fabrica, apesar de ter aqui a arctic silver 5 achei melhor não mexer agora, queria primeiro fazer uns testes. Comecei fazendo um over para 4.2, bem de leve, e rodei o prime 95 por meia hora, as temp foram até 58, depois subi para 4.3 e as temperaturas FORAM PARAR EM 68ºC. Ele em stock fica em torno de 33 a 37. A pergunta é, esse cooler ta funcionando? Sera que é melhor limpar essa pasta térmica de fabrica e aplicar AS 5? Espero pela ajuda de vocês galera, valeu!
 
tá funcionando sim, problema de aquecimento é a voltagem.
qual a configuração do pc?
qual era a voltagem em 4.2?
qual era a voltagem em 4.3?

provavelmente a voltagem de 4.2 pra 4.3 aumenta mto, e isso causa esse maior aquecimento.
porém, 68 ainda tá ótimo pra stress test.
 
Última edição:
Não consigo achar as informações de voltagem na minha bios de jeito nenhum. Parece que ele vai alterando a voltagem de acordo com o over. Você acha que se eu trocar a pastar térmica terei uma queda significativa? Outra coisa, acho que com jogos é quase impossível chegar ao nível de um stress test, certo?
 
E qual o processador?
 
Deixar a voltagem em automatico arrisca a placa mãe estar aumentando a voltagem além do necessário, causando essa diferença ae na temperatura. Acho meio imprudente fazer overclock sem nem se informar sobre como ver a voltagem.
 
Informe o processador e placa mãe usadas. Mesmo que você faça overclock no modo automático da sua mobo, o que eu não recomendo, por tirar toda a graça de fazer over e também por não ter controle dos parâmetros, é bom ficar de olho nos valores que a placa mãe escolhe. Utilize o CPU-Z enquanto estiver com o Prime95 rodando e veja a que voltagem o processador chega nos dois overclocks.

Fazendo overclock manual você geralmente consegue um equilíbrio melhor na questão do clock e das temperaturas, aconselho a fazer manual mesmo.
 
Kra por ser um WC ,as Temp estão meio ruins ...Talvez possa ser o Modo q vc fez o OVERCLOCK ,pois aqui com um Air Cooler está batendo isso :
Eu deixei 5 min, pois ñ to com saco de fazer isso denovo por 30min. mas está é a media em Full Stress .Olho q eu nem refinei o OVERCLOCK ,só aumentei os multiplicadores e travei a voltagem .
57532536.png

Procura um Tutorial de como refina melhor o OVER na sua Mobo ,para ver se abaixa um poko mais .
 
Como todos disseram ai, é melhor saber todos os detalhes do OC para depois brincar e saber o que pode estar errado ou nao, pois se vc queimar um componente por ansiedade de brincar com o OC a dor de cabeça nao vai compensar o tempo que poderia ter gasto para estudar.
 
bom se dissese qual é o sistema todo, gabinete+placa mae+processador+memorias+vga+hd e coolers assim daria para opinar melhor...
 
Obrigado a quem ajudou. Troquei a pasta térmica, coloquei a que tinha aqui em casa (AS 5) e e refiz a instalação do wc. Agora está batendo no máximo 61, ficando em torno de 90% do teste em 57 ~ 58 quando em 4.3 Ghz, em stock fica entre 29 ~ 34. Agora não sei se toda essa diferença foi causa da arctic silver 5 ou pela reinstalação do wc, como fiz de madrugada cheio de sono, pode ser que tenha ficado um trabalho meio porco, kkkkkk. Mas agora foi. Closed Topic
 
Só uma dica man, como já disseram aí em cima, se atenta nas voltagens.. nada de automático hein! As vezes, a placa exagera na voltagem e prejudica a vida útil dela mesma e do processador.
Posta os detalhes do teu over pra gente pra podermos lhe ajudar!
 
Obrigado a quem ajudou. Troquei a pasta térmica, coloquei a que tinha aqui em casa (AS 5) e e refiz a instalação do wc. Agora está batendo no máximo 61, ficando em torno de 90% do teste em 57 ~ 58 quando em 4.3 Ghz, em stock fica entre 29 ~ 34. Agora não sei se toda essa diferença foi causa da arctic silver 5 ou pela reinstalação do wc, como fiz de madrugada cheio de sono, pode ser que tenha ficado um trabalho meio porco, kkkkkk. Mas agora foi. Closed Topic

Não acho que a diferença tenha aparecido por conta da pasta térmica, tendo em vista que essa pasta em particular necessita de um tempo de cura para que seu desempenho seja avaliado.
Todo mundo pediu que você visse e postasse quais as voltagens e o sistema completo utilizado.
Ao ignorar esses conselhos você poderá 'maquiar' o problema, o que poderá lhe custar uma dor de cabeça maior no futuro.
Boa sorte. :)
 
Não acho que a diferença tenha aparecido por conta da pasta térmica, tendo em vista que essa pasta em particular necessita de um tempo de cura para que seu desempenho seja avaliado.
Todo mundo pediu que você visse e postasse quais as voltagens e o sistema completo utilizado.
Ao ignorar esses conselhos você poderá 'maquiar' o problema, o que poderá lhe custar uma dor de cabeça maior no futuro.
Boa sorte. :)
Assino embaixo o que o colega postou acima, a vida util do processador vai diminuindo e com o tempo, como a voltagem esta em automatico voce nem vai perceber, cada vez mais o sistema vai ajustar a voltagem para cima para conseguir o mesmo clock e assim seu processador vai para a vala sem vc nem perceber.
Deixe a voltagem fixa e entao conseguirá ter controle dos parametro que diretamente influenciam na vida util dele ....
 
Galera, abri um tópico em cima da questão do Vcore la na área de overclock, mas a pedido, to colocando aqui resumidamente:

Mobo: Gigabyte Z77M-D3H (Modelo básico sem opção de voltagem. Aí que ta o problema)
Proc: i53570k
Memo: G.Skill Trident X 2400 Mhz

Coloquei ele em 4.4 e consegui temperaturas de 34 ~ 37 em stock e 53~56 em stress test, e o vcore fica em 1.164 (no prime95) não passando disso e as vezes até em 1.15 (lembrando, sob stress test). A questão é: ta bom ou esquece o over nessa placa?!
 
Conseguiu diminuir bem as temperaturas e aumentar o clock, hein. Muito frio para um 3570k, eles costumam esquentar bastante com aumento de voltagem. Chegou a fazer mod de trocar a pasta térmica que fica entre o die e o IHS dele?

A voltagem e as temperaturas estão excelentes.
 
Galera, abri um tópico em cima da questão do Vcore la na área de overclock, mas a pedido, to colocando aqui resumidamente:

Mobo: Gigabyte Z77M-D3H (Modelo básico sem opção de voltagem. Aí que ta o problema)
Proc: i53570k
Memo: G.Skill Trident X 2400 Mhz

Coloquei ele em 4.4 e consegui temperaturas de 34 ~ 37 em stock e 53~56 em stress test, e o vcore fica em 1.164 (no prime95) não passando disso e as vezes até em 1.15 (lembrando, sob stress test). A questão é: ta bom ou esquece o over nessa placa?!

Agora sim tá over digno de confiança.
Pra ficar mais confável ainda, crava o vcore em um valor apenas.
Nunca se sabe quando a placa mãe vai achar que o processador precisa de mais voltagem.
 
Agora sim tá over digno de confiança.
Pra ficar mais confável ainda, crava o vcore em um valor apenas.
Nunca se sabe quando a placa mãe vai achar que o processador precisa de mais voltagem.

Amigão, essa placa não tem controle de Vcore. Tenho quase certeza, se tem ta mto escondido, ja fucei tudo e nada! Modelo: Z77M-D3H Gigabyte. Acho que nessas condições vou tentar um 4.6 :hihi:
 
se não tem controle de voltagens na bios nem é uma boa ficar brincando de OC, usa só o turbo mesmo e fica na boa.
voltagem no auto é uma *****, fica instável e consome mto mais do q o necessário.

mas isso de degradação de cpu é viagem. isso só rola com voltagem acima de 1.5v nos ivy bridge.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo