• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

ASUS adiciona “Intel Baseline Profile” às suas placas-mãe Z790 em meio a problemas de estabilidade do Core i9

"[...] Essa mudança vem em resposta a vários relatórios de usuários citando problemas como travamentos aleatórios, erros de falta de memória de vídeo e problemas gerais de estabilidade. O cerne do problema pode estar nos AIBs de placas-mãe que permitem que a CPU opere além das especificações, permitindo limites de energia generosos e opções que permitem o uso prolongado de alta energia. Além disso, algumas configurações importantes foram desativadas por padrão. Isso fez com que a ASUS criasse novos perfis para resolver esses problemas.

O novo firmware foi lançado para a placa-mãe ROG Maximus Z790 Hero, que adiciona o Intel Baseline Profile, que reduz os limites de energia e pretende melhorar a estabilidade nos jogos. Prevê-se que a introdução dessas novas configurações impactará o desempenho dessas CPUs de última geração. Por exemplo, no teste multicore do Cinebench R23, o Core i9-14900KS teve uma diminuição no desempenho de 40.998 pontos para 35.851 pontos, um declínio de 12,6%."
Eita. Absurdo isso. Meu não K faz 36500. Falta de respeito com o consumidor entusiasta q paga caro no ks + soluções de resfriamento.

Virou um 14700K.
Meu 14700 non K faz 34.850... Edit: 33.850!
 
Última edição:
Virou um 14700K.
Meu 14700 non K faz 34.850...

Seu 14700 é um foguete, bem legal. Único problema é: Quem comprou um 14900k, pelo dobro do preço do seu, deve estar chateado.
A bronca é que a Asus por padrão estava dando meio que um OC na CPU e deixando ela instável em muitos cenários. Esse patch basicamente faz com que a CPU rode em stock seguindo as diretrizes da Intel mesmo.
Uso a z690 da ASUS, e o modo oc “sem limites” dela é meio esquisito sim. Independente da solução de temperatura, essa voltagem alta deve acelerar a degradação do chip.
 
Praticamente todas as fabricantes fazem isso, mas uma coisa é seguir as specs da intel (a intel tem opções stock bem exageradas também), e outra é extrapolar isso com algo instável.

Pois é, este problema atinge todos os fabricantes. Na minha MSI se deixar 100% em default ela joga as voltagens pra casa do chapéu, mas desde o começo quando tive o 13700K eu já notei estes problemas que se confirmou quando vi o vídeo abaixo em que o Hardware Canucks tinha abordado sobre o assunto há mais de 1 ano:




Definitivamente isso não era algo normal pois em todos os CPUs as placas jogavam a voltagem e PL acima das especificações oficiais da Intel. Isso ficava mais evidente nos i7 e i9, onde as altas temperaturas se mantinham constantes independente da solução de resfriamento, ou seja, isso acusava que não era algo normal - quanto melhor sua solução mais voltagem ele puxava, sendo o único fator limitante o Thermal Throttling. O que me surpreende é: Sério que NENHUMA mídia especializada reparou e questionou sobre isso em seus Reviews?

No mais, eu penso que os updates de BIOS são necessários porque a maioria vão passar batido nessas informações mas pra quem já tinha reparado isso sabe que um leve Undervolt manual já é capaz de resolver isso de forma mais eficiente do que a própria BIOS.
 
Última edição:
Só lembrando que na AMD também esse problema, mas a Asus conseguiu ser a especial e teve aquela época que tava queimando os processadores X3D na AM5 :limo:
 
Só lembrando que na AMD também esse problema, mas a Asus conseguiu ser a especial e teve aquela época que tava queimando os processadores X3D na AM5 :limo:
no geral foi corrigido pela AMD, agora o gerenciamento de energia está mais quieto ao se ativar o ECO MODE, antes era possível passar dos limites, agora está mais dentro do esperado. Isso é resultado dessa corrida insana porque o revisor pega um processador novo e ele não vai queimar de imediato, demora, então, nesse meio tempo parece que está tudo OK. No entanto, como é que se tornou comum ouvir que um 13900k morreu do nada, como no caso do Peperaio? Isso ficou como tudo OK no lado azul e tranquilo.

eu percebi essa forçada de barra da Intel nos seus últimos lançamentos e que os Ryzen 7000, apesar da menor área de contanto que proporciona mais calor, ainda conseguiam ser ajustados para um bom desempenho. O ECO MODE é resultado dos testes na véspera do lançamento em que os revisores puderam criticar o produto. No entanto, as fabricantes de placas-mãe realmente exageraram na dose, mas isso é porque eles querem é vender e sair bem no review (muitas das vezes pagos e sob pressão).

engraçado é ver que muita gente torcia para ver meu Ryzen 7000 torrar ao rodar uma aplicação mais extrema, mas não aconteceu e hoje o desempenho é muito bom e valeu a compra.
 
no geral foi corrigido pela AMD, agora o gerenciamento de energia está mais quieto ao se ativar o ECO MODE, antes era possível passar dos limites, agora está mais dentro do esperado. Isso é resultado dessa corrida insana porque o revisor pega um processador novo e ele não vai queimar de imediato, demora, então, nesse meio tempo parece que está tudo OK. No entanto, como é que se tornou comum ouvir que um 13900k morreu do nada, como no caso do Peperaio? Isso ficou como tudo OK no lado azul e tranquilo.

eu percebi essa forçada de barra da Intel nos seus últimos lançamentos e que os Ryzen 7000, apesar da menor área de contanto que proporciona mais calor, ainda conseguiam ser ajustados para um bom desempenho. O ECO MODE é resultado dos testes na véspera do lançamento em que os revisores puderam criticar o produto. No entanto, as fabricantes de placas-mãe realmente exageraram na dose, mas isso é porque eles querem é vender e sair bem no review (muitas das vezes pagos e sob pressão).

engraçado é ver que muita gente torcia para ver meu Ryzen 7000 torrar ao rodar uma aplicação mais extrema, mas não aconteceu e hoje o desempenho é muito bom e valeu a compra.
Eu tava falando mais do ponto que, por padrão, TODAS as mobos tão fazendo as CPUs ficarem socadas com tensões altas e clocks no talo, independente de ser AMD ou Intel. Claro que em ambas tem como resolver de forma até simples, mas pra pessoa que só quer algo funcionando out of the box é meio chato isso.

A parte de morrer CPU ou não já são outros 500, mas pelo menos não é algo tão generalizado.
 
Eu tava falando mais do ponto que, por padrão, TODAS as mobos tão fazendo as CPUs ficarem socadas com tensões altas e clocks no talo, independente de ser AMD ou Intel. Claro que em ambas tem como resolver de forma até simples, mas pra pessoa que só quer algo funcionando out of the box é meio chato isso.

A parte de morrer CPU ou não já são outros 500, mas pelo menos não é algo tão generalizado.
essa posição não foi criticada pelos fabricantes de processadores, acho que é coisa antiga até de termos configurações instáveis nas placas-mãe, a partir da 4ª geração intel a coisa ficou ruim devido o transístor mais sensível, que também matou a 5ª geração (ficou sem sentido ela existir) e somente nas seguintes melhorou. Forçaram o Clock até onde deu e em seguida começaram a vender processador com OC extremo, não é há toa que na própria AMD recomendam WC de 360mm. O meu Ryzen 9 7950x sobreviveu em um cooler temporário que segurava apenas 95 watts, e esse cooler vem do AM3, passou pelo AM4 e foi compatível no AM5: Cooler Master Hyper T4.

esse exagero no OC deveria ser motivo de crítica, mas veja você que a galera grita muito na temperatura dos AMD, quando até 80°C ainda é seguro no geral, desde que não suba sem parar e haja travamento. A tensão nos Ryzen 7000 veio extrema e isso ainda não corrigiram, pois 1.4v é muito alto. Como usuário, acho positivo criticar as empresas porque pagamos para ter aquilo que vem escrito na caixa e ainda tem muito chão para corrigir nos Ryzen. Do lado da Intel, é triste ver o pessoal pagando o preço e achando tudo certo.

o usuário comum liga a máquina e geralmente não vai no BIOS resolver, não é fácil para ele e nem é seguro, porque tem funções ali dentro que pioram a situação se mexidos de forma errada. Um processador de 200 watts, como o Ryzen 9 7950x, é muita coisa para segurar, então, imagine 300 watts ou mais de um Intel Core. Agora, se ao menos a Intel e a AMD disserem que o delid não mata a garantia, já reduz um pouco o problema, enquanto cria outro com novos equipamentos de delid e de refrigeração específicos. Se vamos ter a cultura do delid, que de tão comum já permitiu a disponibilidade dos kits para Intel, então devemos cobrar a manutenção da garantia para podermos ter o máximo desempenho prometido, que não se alcança de outra forma.

não dá para tirar a culpa de AMD e da Intel, além dessa corrida entre as fabricantes de placas-mãe.
 
Seu 14700 é um foguete, bem legal. Único problema é: Quem comprou um 14900k, pelo dobro do preço do seu, deve estar chateado.

Uso a z690 da ASUS, e o modo oc “sem limites” dela é meio esquisito sim. Independente da solução de temperatura, essa voltagem alta deve acelerar a degradação do chip.
Chateado por qual motivo? Se entendi certo o perfil novo não afeta as pessoas que querem usar PL ilimitado.

Edit: pela SS abaixo as duas primeiras opções e a última também sempre existiram.

INTEL-BASELINE-768x286.jpg
 
Seu 14700 é um foguete, bem legal. Único problema é: Quem comprou um 14900k, pelo dobro do preço do seu, deve estar chateado.

Uso a z690 da ASUS, e o modo oc “sem limites” dela é meio esquisito sim. Independente da solução de temperatura, essa voltagem alta deve acelerar a degradação do chip.

Opa!
Corrigindo... Meu 14700 faz 33.850 (em stock).
 
“Intel Baseline Profile” testado com o Core i9-14900K: Perda de desempenho de 8~9% em comparação com as configurações ‘automáticas’ da ASUS

zsWg8Elu_o.png

Eita. Absurdo isso. Meu não K faz 36500. Falta de respeito com o consumidor entusiasta q paga caro no ks + soluções de resfriamento.
A perda para a maioria dos usuários não-avançados é menor, os 12% foi em cima de um KS, que tem um PL1 de 320W e no perfil baseline da Intel vira 253W, enquanto que os apenas K possuem 253W de PL1 tanto na configuração "padrão" da ASUS quanto no IBP. Agora se 8% é um mundo de diferença vai de cada um, porque para mim a redução de 12% na temperatura e 20% no consumo é algo realmente interessante.
 
“Intel Baseline Profile” testado com o Core i9-14900K: Perda de desempenho de 8~9% em comparação com as configurações ‘automáticas’ da ASUS

zsWg8Elu_o.png


A perda para a maioria dos usuários não-avançados é menor, os 12% foi em cima de um KS, que tem um PL1 de 320W e no perfil baseline da Intel vira 253W, enquanto que os apenas K possuem 253W de PL1 tanto na configuração "padrão" da ASUS quanto no IBP. Agora se 8% é um mundo de diferença vai de cada um, porque para mim a redução de 12% na temperatura e 20% no consumo é algo realmente interessante.

Ainda é um desempenho impressionante!
Se esse fosse o desempenho desde o início, ninguém iria reclamar e os problemas atuais, de degradação e crashes, não iriam acontecer.
 
 

Só vi o vídeo por cima (podem me xingar por isso depois), mas mesmo com a atualização ainda tá com limites nada a ver?

Pelo que vi ele testando no CB a CPU parece tá respeitando os limites em stock.
 
Só vi o vídeo por cima (podem me xingar por isso depois), mas mesmo com a atualização ainda tá com limites nada a ver?

Pelo que vi ele testando no CB a CPU parece tá respeitando os limites em stock.

Fazendo as alterações os limites são respeitados.
Perde-se um pouco em performance (de 40 mil para um pouco menos de 38 mil no Cinebench R23) mas, em compensação, as temperaturas e consumo fica bem menores.
 
Só pra deixar meu relato, aqui com o 13900kf e a Asrock z790, eu não tive absolutamente nenhum problema, aliás nunca tive um PC tão estável desde que montei e sequer uso as últimas bios, já ouviram falar naquele ditado, se tá funcionando NÃO MEXA, e as temps estão controladas apesar de ser um i9

esses problemas que estão ocorrendo me parece ser mais um problema de fabricantes que extrapolam os limites em especial a ASUS, já famosa pelas loucuradas

já faz muito tempo que eu não confio na marca, imagina gastar uma nota e ficar tendo problemas generalizados, eu evitei a marca dessa vez de propósito, me desculpe quem gosta...
 

Se o cooler (índice de 185) dele não fosse bom a BIOS não iria deixar tão acima dos limites.

O meu 14900KF continua rodando com PL ilimitado e sem problemas de crash. Tirando o incidente do 13900K que relatei antes do cooler muito apertado causando crashes em jogos, o resto foi tranquilo.

TVunP7S.jpg
 
Tentando um OC novo de RAM :p


2jokwrO.png

4200 CL 14! Ual!
Minhas memórias são 3200 14-14-14-34 e conseguia usá-las em 3600 com os mesmo timmings e 1.41V no meu ex-Ryzen 9 3900X e placa mãe X370.
Agora com esse combo novo, só consegui, até o momento, 3600 15-15-15-38 1.42V.
E, detalhe, não consigo colocar em CR 1 de jeito nenhum. Configuro na BIOS 1, mas mantem em 2.
Alguém sabe o que pode ser?
Qual Gear Mode usar?
Faz diferença para Intel 3200 ou 3600?
Ainda estou me familiarizando com os ajustes no Intel.
 
Se o cooler (índice de 185) dele não fosse bom a BIOS não iria deixar tão acima dos limites.

O meu 14900KF continua rodando com PL ilimitado e sem problemas de crash. Tirando o incidente do 13900K que relatei antes do cooler muito apertado causando crashes em jogos, o resto foi tranquilo.

TVunP7S.jpg

14900KF faz 41.898 no CBR23?
Muito legal. O meu 13700K faz 30.005, isso é 40% a mais no multi.
Não sei pq mas eu pensava que o 14900K não era assim TÃO melhor que o 13700K. Sabia que era melhor, óbvio, mas pensava que era coisa de 20% no máximo.
 
14900KF faz 41.898 no CBR23?
Muito legal. O meu 13700K faz 30.005, isso é 40% a mais no multi.
Não sei pq mas eu pensava que o 14900K não era assim TÃO melhor que o 13700K. Sabia que era melhor, óbvio, mas pensava que era coisa de 20% no máximo.

Ainda assim só cerca de 4% melhor que o 13900K. Único que trouxe algo relevante em relação à geração anterior foi o 14700K. "Mérito" do 14900K é conseguir manter performance de 13900K mesmo se limitar PL em 200.
 
Última edição:
Ainda assim só cerca de 4% melhor que o 13900K. Único que trouxe algo relevante em relação à geração anterior foi o 14700K. Mérito do 14900K é conseguir performance do 13900K mesmo se limitar PL em 200.

Verdade. Já o 14700K é uns 13% mais forte (em multithread) que o 13700K.
 
Acabei pegando um i7 13700k por R$ 2.150,00 na Amazon, parcelado em 10x sem juros. Acho que foi um bom negócio. Vou combar com uma Z690 MSI Carbon.
 
4200 CL 14! Ual!
Minhas memórias são 3200 14-14-14-34 e conseguia usá-las em 3600 com os mesmo timmings e 1.41V no meu ex-Ryzen 9 3900X e placa mãe X370.
Agora com esse combo novo, só consegui, até o momento, 3600 15-15-15-38 1.42V.
E, detalhe, não consigo colocar em CR 1 de jeito nenhum. Configuro na BIOS 1, mas mantem em 2.
Alguém sabe o que pode ser?
Qual Gear Mode usar?
Faz diferença para Intel 3200 ou 3600?
Ainda estou me familiarizando com os ajustes no Intel.
Cara por incrível que pareça eu já vi coisa melhor na gringa, 4533CL15, 4400CL15, etc, minhas memórias não são as mais binadas, comprei no ML usada o XMP é 4266CL16-19-19-39, é bem ruim, o fato de eu conseguir isso é sorte mesmo kkkk, claro envolve muitos ajustes e paciência tbm, certo conhecimento. CR1 não vale tanto a pena dependendo, sair do CR2 pro 1 é como se fosse 200Mhz a mais na frequência, exemplo 4000CL15 CR1 equivale a 4200CL15 CR2 e é bem complicado pra maioria das controladoras. Gear mode em DDR4 pra Intel 12-13-14 é fundamental ser em 1, 2 não vale a pena, só pra DDR5 mesmo.
 
Cara por incrível que pareça eu já vi coisa melhor na gringa, 4533CL15, 4400CL15, etc, minhas memórias não são as mais binadas, comprei no ML usada o XMP é 4266CL16-19-19-39, é bem ruim, o fato de eu conseguir isso é sorte mesmo kkkk, claro envolve muitos ajustes e paciência tbm, certo conhecimento. CR1 não vale tanto a pena dependendo, sair do CR2 pro 1 é como se fosse 200Mhz a mais na frequência, exemplo 4000CL15 CR1 equivale a 4200CL15 CR2 e é bem complicado pra maioria das controladoras. Gear mode em DDR4 pra Intel 12-13-14 é fundamental ser em 1, 2 não vale a pena, só pra DDR5 mesmo.

Obrigado pela resposta.
Vou ver se faço alguns ajustes mais tarde em casa.
Agora, para Intel, melhor deixar as minhas memórias em stock (3200 14-14-14-34 1.35V) ou colocar em 3600 15-15-15-38 1.42V?
Qual a voltagem máxima segura para Samsung b-die?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo