[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

O problema é que o culpado são as fabricantes das placa mães e não a intel

Pelo que eu vi os fabricantes tem a solução Default e a "custom", achei esse artigo que trouxe minha resposta.



No caso deixei em Intel POR mesmo que é o default, o resto é invenção das fabricantes pra ganhar 2 fps, prefiro ir com cautela com essas notícias que estou vendo.

Link do artigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que eu vi os fabricantes tem a solução Default e a "custom", achei esse artigo que trouxe minha resposta.



No caso deixei em Intel POR mesmo que é o default, o resto é invenção das fabricantes pra ganhar 2 fps, prefiro ir com cautela com essas notícias que estou vendo.

Link do artigo
vou ver hoje faço um pente fino na bios para sanar esse problema... problema que acho poucos artigos relacionados a minha mobo. Se alguem tiver a mesma mobo e puder passar o link , agradeço !
 
Última edição:
As fabricantes de MoBo aplicam configurações customizadas pra poderem estampar nas caixas e no merchan que a placa deles extrai o melhor da CPU... a galera cai no conto de fadas e embarca na loucura... depois culpam a CPU, que na realidade é o ponto mais passivo dessa queda de braço.
Lógico que é a CPU que é responsável pelo alto consumo e alta geração de calor, mas são as configurações e ajustes das MoBo que levam isso ao extremo, basta usar o esquema DEFAULT e se vc tiver um bom sistema de refrigeração, tudo vai ser transparente e sem percalços!

Pouco mais de uma década atrás houve uma guerra sangrenta no mercado de consumo entre Intel e AMD onde a AMD levava vantagem, pois seus CPUs Athlon conseguiam entregar maior desempenho real por MHz que seus rivais Pentium e ainda custando menos. Isso fez a AMD disparar em vendas naquela época e a Intel quase teve seu reinado derrubado. Mas oq segurou o tranco foi o mercado profissional, pois servidores e workstations decidiram manter as CPUs Intel em seu parque tecnológico pelos seguintes motivos: confiabilidade e escalabilidade.
Os AMD eram mais rápidos, mas consumiam mais energia e esquentavam mais... além disso, ao serem exigidos em altas cargas de trabalho, os AMD não conseguiam "sustentar" aquele desempenho todo, ocorria degradação, que muitas vezes era acompanhada de travamentos, reinicializações , etc...
Podem ver que mais de uma década passou, as arquiteturas mudaram, mas o comportamento dessas CPUs ainda é o mesmo, com o agravante que hoje esses "ajustes" também ocorrem com os Intel, mas com a diferença que hoje jogam a culpa dessas falhas no Windows, sendo que deveria ser na MoBo ou nos usuários que fuçam em tudo em busca de 2 FPS, igual nóia atrás de pedra.
 
Última edição:
O problema é que o culpado são as fabricantes das placa mães e não a intel
A intel tem sua Parcela de Culpa também tho, ela pode facilmente travar os PLs tipo a AMD faz no firmware deles , porém ela quer os beneficios de limites mais frouxos(melhor performance fora da caixa pra reviews) mas sem assumir a responsabilidade( delega pras AIBs)
 
na real , acho absurdo vc ter que ajustar voltagens e reduzir clocks para o sistema ficar estável.. já compras algo para não ter dor de cabeça e parece uma bola de neve.
Na real ninguém precisa ajustar voltagens e reduzir clocks, o 14900KF aqui roda com MCE ligado (5700Mhz all core e 6Ghz 1x core) com PL ilimitado e RAM com overclock, e não precisei reduzir nenhuma voltagem. O único problema que tive com um 13900K que passou por aqui foi o problema do cooler que citei acima e aparentemente ignorou.
 
Alguém aqui tem a MSI z690 Carbon? Recomenda? Minha mobo está apresentando alguns problemas, então estou cogitando trocar, fazendo logo um up de chipset, pensando em futuramente ir para um 14700k.
 
 
fala galera

um amigo meu comprou um 14700kf e ele fez o streess do processador pelo CPU Z, só q o processador crava em 4.1ghz e não pra 5.4ghz

jogando até chega a mais de 5ghz, mas no stress não

a placa mãe é uma Msi Pro B760m-p DDR4

será q é ela q está limitando o processador?
 
Última edição:
Alguém aqui tem a MSI z690 Carbon? Recomenda? Minha mobo está apresentando alguns problemas, então estou cogitando trocar, fazendo logo um up de chipset, pensando em futuramente ir para um 14700k.
Tenho a Tomahawk que é praticamente igual. Ótima mobo.
 
fala galera

um amigo meu comprou um 14700kf e ele fez o streess do processador pelo CPU Z, só q o processador crava em 4.1ghz e não pra 5.4ghz

jogando até chega a mais de 5ghz, mas no stress não

a placa mãe é uma Msi Pro B760m-p DDR4

será q é ela q está limitando o processador?
Temperatura ou limite de tensão
 
então a temperatura ta boa, mal bate 70 graus

voltagem ta em 122w
Não me espressei bem no post anterior.

Seu processador deve estar sendo limitado por qtos wats ele pode consumir

Deve estar com algum movo ECO ativado ou coisa assim
 
alguém ai sabe se a placa mãe Z790-P D4 DDR4 da pra atualizar pra 14th direto na bios sem precisar de processador?
 
Não achei nada falando que essa mobo tem a opção de gravar a BIOS sem processador.

meu amigo conseguiu falar com o vendedor e mandou pra ele uma atualizada

de qualquer forma vlw ai
 
Galera, vou montar um PC com o 13900k. Li bastante aqui sobre ser esquentado esse processador. Diante disto, peço a ajuda para indicar alguns videos para ajustar as voltagens e configurações da placa mãe, para não deixar que consuma muita energia. Minha placa mãe é uma Asus Z790.
 
ASUS adiciona “Intel Baseline Profile” às suas placas-mãe Z790 em meio a problemas de estabilidade do Core i9

"[...] Essa mudança vem em resposta a vários relatórios de usuários citando problemas como travamentos aleatórios, erros de falta de memória de vídeo e problemas gerais de estabilidade. O cerne do problema pode estar nos AIBs de placas-mãe que permitem que a CPU opere além das especificações, permitindo limites de energia generosos e opções que permitem o uso prolongado de alta energia. Além disso, algumas configurações importantes foram desativadas por padrão. Isso fez com que a ASUS criasse novos perfis para resolver esses problemas.

O novo firmware foi lançado para a placa-mãe ROG Maximus Z790 Hero, que adiciona o Intel Baseline Profile, que reduz os limites de energia e pretende melhorar a estabilidade nos jogos. Prevê-se que a introdução dessas novas configurações impactará o desempenho dessas CPUs de última geração. Por exemplo, no teste multicore do Cinebench R23, o Core i9-14900KS teve uma diminuição no desempenho de 40.998 pontos para 35.851 pontos, um declínio de 12,6%."
 
ASUS adiciona “Intel Baseline Profile” às suas placas-mãe Z790 em meio a problemas de estabilidade do Core i9

"[...] Essa mudança vem em resposta a vários relatórios de usuários citando problemas como travamentos aleatórios, erros de falta de memória de vídeo e problemas gerais de estabilidade. O cerne do problema pode estar nos AIBs de placas-mãe que permitem que a CPU opere além das especificações, permitindo limites de energia generosos e opções que permitem o uso prolongado de alta energia. Além disso, algumas configurações importantes foram desativadas por padrão. Isso fez com que a ASUS criasse novos perfis para resolver esses problemas.

O novo firmware foi lançado para a placa-mãe ROG Maximus Z790 Hero, que adiciona o Intel Baseline Profile, que reduz os limites de energia e pretende melhorar a estabilidade nos jogos. Prevê-se que a introdução dessas novas configurações impactará o desempenho dessas CPUs de última geração. Por exemplo, no teste multicore do Cinebench R23, o Core i9-14900KS teve uma diminuição no desempenho de 40.998 pontos para 35.851 pontos, um declínio de 12,6%."
12% de perda, é um valor considerável.

Vam,os ver se resolve mesmo o problema
 
 
ASUS adiciona “Intel Baseline Profile” às suas placas-mãe Z790 em meio a problemas de estabilidade do Core i9

"[...] Essa mudança vem em resposta a vários relatórios de usuários citando problemas como travamentos aleatórios, erros de falta de memória de vídeo e problemas gerais de estabilidade. O cerne do problema pode estar nos AIBs de placas-mãe que permitem que a CPU opere além das especificações, permitindo limites de energia generosos e opções que permitem o uso prolongado de alta energia. Além disso, algumas configurações importantes foram desativadas por padrão. Isso fez com que a ASUS criasse novos perfis para resolver esses problemas.

O novo firmware foi lançado para a placa-mãe ROG Maximus Z790 Hero, que adiciona o Intel Baseline Profile, que reduz os limites de energia e pretende melhorar a estabilidade nos jogos. Prevê-se que a introdução dessas novas configurações impactará o desempenho dessas CPUs de última geração. Por exemplo, no teste multicore do Cinebench R23, o Core i9-14900KS teve uma diminuição no desempenho de 40.998 pontos para 35.851 pontos, um declínio de 12,6%."
Eita. Absurdo isso. Meu não K faz 36500. Falta de respeito com o consumidor entusiasta q paga caro no ks + soluções de resfriamento.
 
Eita. Absurdo isso. Meu não K faz 36500. Falta de respeito com o consumidor entusiasta q paga caro no ks + soluções de resfriamento.
A bronca é que a Asus por padrão estava dando meio que um OC na CPU e deixando ela instável em muitos cenários. Esse patch basicamente faz com que a CPU rode em stock seguindo as diretrizes da Intel mesmo.
 
Aqui nenhum problema, mas entendo que para os leigos é preciso fazer isso.
 
A bronca é que a Asus por padrão estava dando meio que um OC na CPU e deixando ela instável em muitos cenários. Esse patch basicamente faz com que a CPU rode em stock seguindo as diretrizes da Intel mesmo.

Eu vou te falar que a MSI segue o mesmo caminho.
Quando eu montei meu 13700K com a MSI Mortar e liguei tudo em default, a CPU batia 100 graus em 2 segundos, mesmo com um AIO de 360mm.
Cheguei a pensar que algo estava com defeito, até ver a mobo entregando 1.4v para a CPU.
Foi só fazer um leve undervolting que tudo passou a funcionar redondo.
 
Eu vou te falar que a MSI segue o mesmo caminho.
Quando eu montei meu 13700K com a MSI Mortar e liguei tudo em default, a CPU batia 100 graus em 2 segundos, mesmo com um AIO de 360mm.
Cheguei a pensar que algo estava com defeito, até ver a mobo entregando 1.4v para a CPU.
Foi só fazer um leve undervolting que tudo passou a funcionar redondo.
Praticamente todas as fabricantes fazem isso, mas uma coisa é seguir as specs da intel (a intel tem opções stock bem exageradas também), e outra é extrapolar isso com algo instável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo