[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Deixo travado o fps, destravado não sei dizer.

Mas rodando o Cinebench, chega nos 90ºc

Acho que o 14700 deve ser um pouco mais quente, não? Como está ai e o que está usando de resfriamento?

então o pc era do meu amigo e ele deixou limitado a 85 graus, mas não chega sempre nisso em jogos

tem aquele baseline (acho q é isso) falaram q melhora a tempertura e voltagem, só q minha mobo não está com a versão da bios q vem ese baseline

vale a pena atualizar pra uasr ou não vai fazer muita diferença?
 
Última edição:
então o pc era do meu amigo e ele deixou limitado a 85 graus, mas não chega sempre nisso em jogos

tem aquele baseline (acho q é isso) falaram q melhora a tempertura e voltagem, só q minha mobo não estácom a versão da bios q vem ese baseline

vale a pena atualizar pra uasr ou não vai fazer muita diferença?
Se vc for usar o baseline vale a pena.

Eu não uso, prefiro usar o "meu perfil" que fui ajustando de acordo com o limite do meu WC
 
Se vc for usar o baseline vale a pena.

Eu não uso, prefiro usar o "meu perfil" que fui ajustando de acordo com o limite do meu WC

se tu puder me ajudar pelo whatsapp, me passa ai no pv q te chamo lá
 
se tu puder me ajudar pelo whatsapp, me passa ai no pv q te chamo lá
Essas duas opções que estão marcadas ai é onde limita o qto o processador vai consumir.

O padrão (se não me engano) é 125 na primeira linha e 253 na segunda, mas joga 270 nas duas e vai reduzindo ou aumentando, dependedo de como fica a temperatura ai



Mas isso não dispensa o undervolt se quiser manter clocks altos e temps mais amenas.
 
Essas duas opções que estão marcadas ai é onde limita o qto o processador vai consumir.

O padrão (se não me engano) é 125 na primeira linha e 253 na segunda, mas joga 270 nas duas e vai reduzindo ou aumentando, dependedo de como fica a temperatura ai



Mas isso não dispensa o undervolt se quiser manter clocks altos e temps mais amenas.

aqui eu baixei a voltaagem de 1.5 pra 1.33 e o load line no level 5. será q da pra baixar mais e manter estável ?
 
aqui eu baixei a voltaagem de 1.5 pra 1.33 e o load line no level 5. será q da pra baixar mais e manter estável ?
Vai baixando até ficar instável, ai volta para o anterior.

Quando encontrar o mínimo que consegue reduzir de Vcore, ai vc passa para limitar o consumo do CPU

Cada chip é diferente, tem que ir testando
 
Dica para quem tem mobo Asrock, as BIOS mais novas além da correção do Logo Fail, a Asrock disponibilizou "CPU Indicator utility for K-series".

É semelhante ao SP score da Asus ROG, dão uma nota para os P e E-Cores, inclusive com média do modelo para comparação.

E dica, coloca um pen drive enquanto estiver na BIOS e com o F12 salva screenshot da BIOS, não precisa ficar tirando foto da tela com o celular.
 
ando pesquisando pra montar um pc novo, penso em pegar um i5 K da 14 geração, porem em todas as lojas so acho placa mães para intel com suporte para a 13 geração.
alguem me indica placas mães , modelos especificos para a 14 geração?
 
ando pesquisando pra montar um pc novo, penso em pegar um i5 K da 14 geração, porem em todas as lojas so acho placa mães para intel com suporte para a 13 geração.
alguem me indica placas mães , modelos especificos para a 14 geração?
Para a 14ª não teve mobo nativa com suporte.

Lançaram as B6xx e Z600 com a 12ª e as B7xx e Z700 com a 13ª

Procure por mobos que possuam suporte a atualização de BIOS por USB sem uso de processador (USB BIOS Flashback) ou compre em alguma loja que forneça o serviço de update de BIOS
 
Para a 14ª não teve mobo nativa com suporte.

Lançaram as B6xx e Z600 com a 12ª e as B7xx e Z700 com a 13ª

Procure por mobos que possuam suporte a atualização de BIOS por USB sem uso de processador (USB BIOS Flashback) ou compre em alguma loja que forneça o serviço de update de BIOS
Nao tem previsão de mobos nativas para 14 geração?
 
Nao tem previsão de mobos nativas para 14 geração?
Aqui no Brasil acho que não chegou..

Mas tem toda linha da asrock refresh lá fora.




z790 nova wifi
z790 lightning wifi
z790 riptide wifi

tem toda linha da asus refresh tbm

acho que a z790 eagle (budget da gigabyte) é nativa pra 14 gen, saiu faz pouco, tem na pichau se n to enganado
 

Intel Lunar Lake CPU Architecture Deep-Dive: Lion Cove +14% IPC, Skymont IPC More Than Raptor Cove, Next-Gen Power Managment & Scheduling​


2024-06-04_8-47-11-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-47-14-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-47-15-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-50-15-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-51-14-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-51-17-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-50-02-728x410.jpg


2024-06-04_8-50-03-728x410.jpg


2024-06-04_8-45-45-728x410.jpg
 
Pelo visto a parte desktop só no Innovation lá em 23 e 24/09...
 

Intel Lunar Lake CPU Architecture Deep-Dive: Lion Cove +14% IPC, Skymont IPC More Than Raptor Cove, Next-Gen Power Managment & Scheduling​


2024-06-04_8-47-11-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-47-14-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-47-15-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-50-15-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-51-14-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-51-17-1920x1080.jpg


2024-06-04_8-50-02-728x410.jpg


2024-06-04_8-50-03-728x410.jpg


2024-06-04_8-45-45-728x410.jpg
Tem MUITA pegadinha nesses números e slides, típico da Intel, mas creio que esses slides deveriam ir lá no tópico do socket LGA1851, já que o LunarLake utiliza os P-core LionCove, que é o mesmo que os ArrowLake utilizará. Voltando às pegadinhas, temos a justificativa de que tirar o SMT é benéfico, que o LNL faz 120 TOPs e que os novos E-Cores entregam 2x (ST) e 4x (MT) mais desempenho que os do MeteorLake, e isso soa lindo nos slides mas na realidade...

1) Ter SMT requer um silício maior para ser oferecido, e seu funcionamento implica em um núcleo mais "inchado" que acaba não "dormindo" o suficiente, elevando o consumo, mas traz um ganho de desempenho notório na grande maioria dos cenários em que é aplicado. Se olharmos o slide da Intel justificando a desistência do HT, ela diz que a "performance por consumo por área" é melhor sem SMT, ou seja, nesse cenário (15~28W de TDP, memória inclusa) o SMT é prejudicial, pelo que acabei de explicar, então um chip focado em economia máxima de energia implica não apenas em desativar o HT, e sim removê-lo a nível de silício. O mesmo não pode ser dito do desktop, onde o consumo padrão gira nos 60~100W, então usar esta mesma mentalidade nos ArrowLake (provavelmente) implicará em perdas...

2) Em operações de IA o LNL faz 120 TOPs, mas isso na verdade é a soma das três unidades capazes de realizar IA: O CPU faz até 5 TOPs, o NPU faz 40 TOPs e a iGPU, 67 TOPs. A questão aqui é que não dá para usar combinado esses três para realizar uma operação, ou em um programa, pois cada unidade cuida de realizar operações de forma distinta (tem até um slide para deixar isso claro). Ou seja, em alguns programas a performance do LNL será de apenas 5 TOPs, enquanto que em outros será de 67 TOPs, logo dizer 120 TOPs soa bem enganador...

3) Começar logo pelo óbvio: A comparação da Intel é dos E-cores do LNL (utilizados de forma geral) contra os LPE-cores do MTL (utilizados apenas no SoC), e isso torna a comparação bastante injusta. O ganho ST é grande (2x) pois além do cluster ter acesso a cache L3 (o LPE-core do MTL não tem L3$), o clock é muito mais alto, enquanto que o ganho MT é maior ainda (4x) porque além do clock e L3$, o cluster do LNL tem 4 núcleos, enquanto que a ilha do LPE-core tem apenas 2 núcleos. O foco desses dois E-cores são distintos, enquanto um é de uso geral (o funcionamento do LNL é diferente dos demais híbridos da Intel: Todo processo roda nos E-cores primeiro, e só aqueles que excedem o poder computacional que eles oferecem que são redirecionados para os P-cores, deixando este último dormindo sempre que possível) o outro está no SoC e cuida do processamento geral apenas para tarefas extremamente leves. Simplificando o máximo, é uma comparação 0P+4E+0LP contra 0P+0E+2LP, ou melhor, comparar LP-core com LPE-core é quase como comparar P-core com E-core.

Não estou dizendo que o resultado será ruim, muito pelo contrário, o LNL é deveras empolgante no papel e as mudanças na arquitetura são bem vindas, então tem tudo para entregar o que foi dito mas não na intensidade que a Intel. Aguardar testes independentes para ver se essa evolução toda se converte em uma bateria mais durável.
 
Acho que a Intel está preocupada com os arm da qualcomm (snapdragon x elite). Por isso a preocupação com consumo de bateria.
 
Acho que vai ter que abrir um tópico para o snapdragon x elite.

 
Quero todas essas tecnologias que estão vindo para o mobile para o desktop

cheio de parada maneira!
 
Espero que tenha diminuição de TDP nos ARL, pq ainda que o node seja mais avançado a densidade dele aumenta diminuindo a área de dissipação de calor do bixin.
 
Espero que tenha diminuição de TDP nos ARL, pq ainda que o node seja mais avançado a densidade dele aumenta diminuindo a área de dissipação de calor do bixin.
Tenho 0 esperanças pro arrow lake do ponto de vista de um PC entusiasta
 
Espero que tenha diminuição de TDP nos ARL, pq ainda que o node seja mais avançado a densidade dele aumenta diminuindo a área de dissipação de calor do bixin.
TDP creio que não haverá redução, ficará nos 65W/95W/125W ao meu ver, mas os PL1 e PL2 reduzirão (último leak disse que o PL2 seria de 170W, bem abaixo dos atuais 253W).
 
TDP creio que não haverá redução, ficará nos 65W/95W/125W ao meu ver, mas os PL1 e PL2 reduzirão (último leak disse que o PL2 seria de 170W, bem abaixo dos atuais 253W).
Eu acredito que até uns 240w, onde os aio's mais parrudos dariam conta, seria o sweet spot. Mas, sendo sincero, acho q não vai ocorrer.
 
O problema dos atuais processadores Intel não é o TDP, é o PL. Espero que consigam resolver o consumo com tudo funcionando ao mesmo tempo, porque está realmente complicado.
 
Faz sentido migrar de um 12700f para um 14700kf pensando em jogos apenas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo