• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Estou usando o 14700kf a 5.2/4.2 1.21 vcore, o gammaxx 3600m.m. esta no limite , acima disso vira um inferno o quarto kk. Fator humano pesa. Sera que um wc melhor muda algo, alguem recomenda um top?
Estou usando um deepcool ls720 em um gabinete ch560 e ficou baum. Tô puxando 270w, sem ficar uma gritaria no quarto. E olha q minha build antiga (deepcool matrex 55 mesh + Noctua nh-d15 + 5 Noctua s12 no gabinete) era bem silenciosa. Comprei na playerid por 960 lulacoins. Ah, instalei na parte de cima do gabinete, como ê meu primeiro aio, não sei se, instando na frente, a bomba fica mais barulhenta.
 
eu não uso as fans originais coloquei as Corsair LL
me indicaram esses coolers, mas pelo preço dele é vender meu 150i, melhor comprar um novo com as fans melhores
Vi que vc é do ES, mora em vitória?
Sou de vitória
 
Galera to com uma b660m e um i5 13 + 4070ti. To jogando fifa em 1440p e durante o menu do jogo a gpu fica usando 90% , ja dentro do jogo ja fiz de td e fica dando gargalo. O cpu vai pra 80 e gpu 35%. Queria trocar pra um i9 13 ou ate o 14 pra tentar usar mais a gpu. alguem sabe me falar se conseguirei? E qual indicam o 14 ou 13
 
me indicaram esses coolers, mas pelo preço dele é vender meu 150i, melhor comprar um novo com as fans melhores
Vi que vc é do ES, mora em vitória?
Sou de vitória
Eu comprei o Pack com 3 fans e controladora na promo da Pichau, o branco. Tem diferença de rpm e Pressão estática entre o branco e o preto.
Branco: 2400rpm / Pressão estática: 3,0mmH2O / CFM: 43,25
Preto: 1500rpm / Pressão estática: 1,2mmH2O / CFM: 63,00
Pesquisando pra WalterColler o que manda mais é a Pressão estática do que o CFM
Moro no interior do ES - Nova Venécia - ES
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera to com uma b660m e um i5 13 + 4070ti. To jogando fifa em 1440p e durante o menu do jogo a gpu fica usando 90% , ja dentro do jogo ja fiz de td e fica dando gargalo. O cpu vai pra 80 e gpu 35%. Queria trocar pra um i9 13 ou ate o 14 pra tentar usar mais a gpu. alguem sabe me falar se conseguirei? E qual indicam o 14 ou 13
Alguns games são conhecidos como CPU bound, já que puxam uma carga de processamento muito alta desse componente. É o exemplo de títulos de mundo aberto, como Red Dead Redemption II, Battlefield 2042 e Warzone 2.
tem essa calculadora que calcula o qto de gargalo vc tem: https://pc-builds.com/pt/bottleneck-calculator/
 
Eu comprei o Pack com 3 fans e controladora na promo da Pichau, o branco. Tem diferença de rpm e Pressão estática entre o branco e o preto.
Branco: 2400rpm / Pressão estática: 3,0mmH2O / CFM: 43,25
Preto: 1500rpm / Pressão estática: 1,2mmH2O / CFM: 63,00
Pesquisando pra WalterColler o que manda mais é a Pressão estática do que o CFM
Moro no interior do ES - Nova Venécia - ES
nem sabia disso, mas se for para mexer nas fans, prefiro comprar um water cooler completo e bom
eu era de sao mateus, mas agora moro em vitória a uns 15 anos
 
nem sabia disso, mas se for para mexer nas fans, prefiro comprar um water cooler completo e bom
eu era de sao mateus, mas agora moro em vitória a uns 15 anos
São mateus é pertinho daqui... Eu cair na onda de montar um Pc todo Branco, ai ja viu... parei na Placa mãe , não achei Z790 branca peguei uma preta mesmo.
 
Direct die com AIO não é tão simples assim, normalmente é mais pra WC custom com bloco específico.

Aqui eu acabei partindo para direct die depois de gastar uma fortuna naquela ferramenta da Rockit para usar só uma vez.
Mas tenho conseguido estabilidade em 5.8P no 13900K.
 
Aqui eu acabei partindo para direct die depois de gastar uma fortuna naquela ferramenta da Rockit para usar só uma vez.
Mas tenho conseguido estabilidade em 5.8P no 13900K.
Eu gastei fortuna nela tbm, ainda mais pq fui taxado, pretendo revender ela pra arcar um pouco os custos, vc tá usando direct die de que forma? Com AIO ou WC custom mesmo?
 
Eu comprei o Pack com 3 fans e controladora na promo da Pichau, o branco. Tem diferença de rpm e Pressão estática entre o branco e o preto.
Branco: 2400rpm / Pressão estática: 3,0mmH2O / CFM: 43,25
Preto: 1500rpm / Pressão estática: 1,2mmH2O / CFM: 63,00
Pesquisando pra WalterColler o que manda mais é a Pressão estática do que o CFM
Moro no interior do ES - Nova Venécia - ES
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alguns games são conhecidos como CPU bound, já que puxam uma carga de processamento muito alta desse componente. É o exemplo de títulos de mundo aberto, como Red Dead Redemption II, Battlefield 2042 e Warzone 2.
tem essa calculadora que calcula o qto de gargalo vc tem: https://pc-builds.com/pt/bottleneck-calculator/
Deu 50%
 
Gente, tenho b660m da aorus, a ultima atualização da suporte a 14a gen… compensa mais que a 13a ne? O que é aio?
 
Gente, tenho b660m da aorus, a ultima atualização da suporte a 14a gen… compensa mais que a 13a ne? O que é aio?

AIO - All IN ONE, ou tudo em um.
Acredito que você esteja se referindo aos Watercoolers que o pessoal fala aqui a todo momento.
Antigamente os Watercoolers precisavam ser comprados e montados individualmente. Com o tempo popularizou o modelo AIO, pronto para usar.

Existem computadores AIO, como os iMacs ou Samsungs, onde não existe gabinete, a "tela" tambem é o computador.

Se você não tem processador ainda, então em teoria compensa comprar logo a 14 geração, especialmente porque o preço não está tão mais alto assim do que os de 13 geração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera to com uma b660m e um i5 13 + 4070ti. To jogando fifa em 1440p e durante o menu do jogo a gpu fica usando 90% , ja dentro do jogo ja fiz de td e fica dando gargalo. O cpu vai pra 80 e gpu 35%. Queria trocar pra um i9 13 ou ate o 14 pra tentar usar mais a gpu. alguem sabe me falar se conseguirei? E qual indicam o 14 ou 13

Cara, i5 13 o quê?

Existem milhões de motivos para isso acontecer. Problema de driver, problema do jogo (oficial ou paralelo), problema do Windows, etc etc etc.
Mesmo que fosse um i5 13400f não deveria ocorrer estes gargalos, especialmente porque tu tem uma RTX 4070ti, que é uma placa monstro.
Não existe lógica precisar de um i9 por causa de Fifa.

Para exemplificar: eu trabalho com edição de vídeo, uso o Davinvi Resolve. Tudo ia bem até semana passada quando saiu uma atualização de bugs do Davinci Resolve. Eu instalei e ferrou completamente o meu programa. O aplicativo passou a travar o Windows, fui ver e ele estava alocando 64Gb de RAM ao abrir. Não adiantou desinstalar e instalar de novo. Eu formatei o PC, reinstalei o Windows do zero e instalei novamente a mesma versão do Davinci Resolve que tinha dado problema, agora ele está funcionando 100%.

Então, às vezes um aplicativo ou driver ou atualização ou qualquer outra coisa pode deixar tudo instável.
 
Última edição:
Aqui eu acabei partindo para direct die depois de gastar uma fortuna naquela ferramenta da Rockit para usar só uma vez.
Mas tenho conseguido estabilidade em 5.8P no 13900K.

Eu gastei fortuna nela tbm, ainda mais pq fui taxado, pretendo revender ela pra arcar um pouco os custos, vc tá usando direct die de que forma? Com AIO ou WC custom mesmo?
Alugam a ferramenta? Quero fazer delid no meu aqui
 
Alugam a ferramenta? Quero fazer delid no meu aqui
O meu no caso só venda mesmo, só que tem um detalhe, eu gastei todo o quicksilver (que dissolve a solda de indium) e o flitz polish usado para polir o die, não sei nem se alguém compra ela assim... No caso o que falta seria isso aqui:

 
O meu no caso só venda mesmo, só que tem um detalhe, eu gastei todo o quicksilver (que dissolve a solda de indium) e o flitz polish usado para polir o die, não sei nem se alguém compra ela assim... No caso o que falta seria isso aqui:


O polidor de die vende por aqui, é o Mr Strong da Pulvitec.

Mas o quicksilver não achei semelhante
 
O polidor de die vende por aqui, é o Mr Strong da Pulvitec.

Mas o quicksilver não achei semelhante
Dizem que o quicksilver é como se fosse uma pasta de metal líquido qualquer, que ela dissolve da mesma forma, mas nunca testei. Talvez se usar Conductonaut da Thermal Grizzly faça a mesma coisa.
 

Pacote Intel Raptor Lake Refresh e Ghostrunner 2​

A Intel está distribuindo uma cópia gratuita do Ghost Runner 2 com série Intel 14ª Geração Core, por enquanto apenas através da Newegg.
Z6HT0qL.png

Desde o lançamento da série Core de 14ª geração, a Intel lançou uma nova promoção. No entanto, esta promoção está disponível exclusivamente através de um único varejista dos EUA, a Newegg. Embora o varejista tenha confirmado sua exclusividade, os termos e condições listados no site da Intel não especificam a Newegg como varejista exclusivo. Portanto, existe a possibilidade de que esta exclusividade possa mudar no futuro.

Ghostrunner 2 é a sequência do jogo de 2020 que foi lançado em várias plataformas importantes, incluindo PCs, PS4/5, Xbox One/Series e até mesmo Nintendo Switch. Esta franquia de jogos é conhecida por sua jogabilidade de ação em alta velocidade no estilo parkour, na perspectiva de primeira pessoa. É importante notar que o jogo foi projetado para suportar várias tecnologias de upscaling, como DLSS 3, FSR 2 e, naturalmente, Intel XeSS.

Em relação à promoção em si, ela se aplica exclusivamente às mais recentes séries de CPUs para desktop Intel, o que significa que os modelos de 13ª e 12ª geração não são cobertos por esta oferta.

Processadores Intel® Core™ qualificados:
  • Intel® Core™ i5-14600K
  • Intel® Core™ i5-14600KF
  • Intel® Core™ i7-14700K
  • Intel® Core™ i7-14700KF
  • Intel® Core™ i9-14900K
  • Intel® Core™ i9-14900K

hbJRARb.png


De acordo com o site de promoção, a oferta começou em 16 de outubro e vai até 15 de janeiro de 2024, enquanto os códigos do jogo podem ser resgatados até 29 de fevereiro. É realmente um longo período, mas também pode ser uma dica de quando a série não K da 14ª geração chegará. ser liberado. Como sabemos, a Intel está preparada para adicionar modelos de 65 W após a revelação do CES 2024, portanto, pode-se esperar uma atualização da promoção ou promoções inteiramente novas.

Ghostrunner 2 será lançado oficialmente em 26 de outubro. Os jogadores já podem experimentar a demonstração no Steam .

Fonte: Newegg , Intel (T&C)
 

Considerando que é a mesma arquitetura no mesmo node pras 3 gerações, isso não deveria ser surpresa pra ninguém. Todos os ganhos que teve foram só de aumento de cores e clocks.
 
Dizem que o quicksilver é como se fosse uma pasta de metal líquido qualquer, que ela dissolve da mesma forma, mas nunca testei. Talvez se usar Conductonaut da Thermal Grizzly faça a mesma coisa.

É parecido mas não é exatamente igual... teria que testar.

Antes de entrar de cabeça no direct die, quase comprei aquele bloco SuperCool, mas o vendedor é meio enrolado e o block quase artesanal.

Mas o cara mesmo fala que o produto de limpeza é liquid metal com mais gallium na mistura que o normal, esse desbalanço faz com que "limpe" a solda original.
 
AIO - All IN ONE, ou tudo em um.
Acredito que você esteja se referindo aos Watercoolers que o pessoal fala aqui a todo momento.
Antigamente os Watercoolers precisavam ser comprados e montados individualmente. Com o tempo popularizou o modelo AIO, pronto para usar.

Existem computadores AIO, como os iMacs ou Samsungs, onde não existe gabinete, a "tela" tambem é o computador.

Se você não tem processador ainda, então em teoria compensa comprar logo a 14 geração, especialmente porque o preço não está tão mais alto assim do que os de 13 geração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Cara, i5 13 o quê?

Existem milhões de motivos para isso acontecer. Problema de driver, problema do jogo (oficial ou paralelo), problema do Windows, etc etc etc.
Mesmo que fosse um i5 13400f não deveria ocorrer estes gargalos, especialmente porque tu tem uma RTX 4070ti, que é uma placa monstro.
Não existe lógica precisar de um i9 por causa de Fifa.

Para exemplificar: eu trabalho com edição de vídeo, uso o Davinvi Resolve. Tudo ia bem até semana passada quando saiu uma atualização de bugs do Davinci Resolve. Eu instalei e ferrou completamente o meu programa. O aplicativo passou a travar o Windows, fui ver e ele estava alocando 64Gb de RAM ao abrir. Não adiantou desinstalar e instalar de novo. Eu formatei o PC, reinstalei o Windows do zero e instalei novamente a mesma versão do Davinci Resolve que tinha dado problema, agora ele está funcionando 100%.

Então, às vezes um aplicativo ou driver ou atualização ou qualquer outra coisa pode deixar tudo instável.
Eu acho que o problema é o jogo mesmo ate porque em outro jogo como gta consigo fazer usar bem a gpu. Meu i5 13400f mesmo, ele tem algum problema q desconheço? outra coisa, se eu adquirir o i9 14a vou conseguir usar mais gpu sera?
 
Queria fazer um último upgrade pra minha B660, trocando meu 12400f por um 14600K. Será que um AK620 dá conta (o AK400 é óbvio que vou ter que trocar, mas não queria usar um water)?
 
Eu acho que o problema é o jogo mesmo ate porque em outro jogo como gta consigo fazer usar bem a gpu. Meu i5 13400f mesmo, ele tem algum problema q desconheço? outra coisa, se eu adquirir o i9 14a vou conseguir usar mais gpu sera?
Mesmo com um 12400f vc já usaria toda sua VGA em 1440p de boa.

Se não está usando 100% pode ser limite da engine do jogo, problema de driver, Windows, assim como o Allez falou ali pra cima

Vc trocar por um I7 ou I9 ao meu ver é só jogar dinheiro fora se o foco do PC é jogos

Queria fazer um último upgrade pra minha B660, trocando meu 12400f por um 14600K. Será que um AK620 dá conta (o AK400 é óbvio que vou ter que trocar, mas não queria usar um water)?
Acho que segura sim, o 14600 não consome tanto mais assim que o seu

Deve esquentar um pouco mas dentro do limite
 

Intel Core i9-14900K reduz a temperatura da CPU em 12°C​


Der8auer entrega CPU Core i9-14900K​


tBZbUTO.jpg



A cobertura de Der8auer do Intel 14ª Geração Core mostra claramente que a série é uma atualização bastante desnecessária dos chips Raptor Lake existentes, com apenas pequenas alterações, como clocks mais altos para 4 das 6 novas peças. Um exame mais detalhado também não revelou grandes mudanças físicas nos novos chips. Roman rapidamente começou a entregar a CPU , algo que ele faz em cada lançamento de produto.

Der8auer é atualmente CEO de uma empresa alemã Thermal Grizzly, que fabrica vários produtos relacionados a CPU, incluindo ferramentas de desliciamento, molduras de contato e uma variedade de pastas térmicas. Portanto, é crucial confirmar se as novas séries da Intel são compatíveis com alguns destes produtos voltados para usuários avançados.

Antes de tentar o processo de entrega da nova CPU, Roman estabeleceu uma linha de base usando uma CPU padrão. Para fazer isso, ele utilizou um sistema de resfriamento AIO de 360 mm da Corsair, implementou velocidades de ventilador e frequências de núcleo fixas e empregou o mesmo perfil de memória DDR5-7600 XMP. As configurações principais foram travadas em uma proporção de 56 com um v-core fixo de 1,39V. Além disso, ele aplicou uma configuração de calibração de potência de nível de carga 5, que deve ser considerada um leve overclock.

lLF8fvB.jpg


Conforme demonstrado por der8auer, o consumo de energia da CPU antes do delidding atingiu o pico de 294W. Porém, após o deslidamento, que também implicou a aplicação de metal líquido, o consumo de energia sofreu uma redução notável de 10W. Este declínio pode ser atribuído a temperaturas significativamente mais baixas, um facto que até surpreendeu Roman, pois inicialmente esperava apenas diferenças marginais de temperatura. No entanto, é importante notar que o Core i9-14900K é conhecido pelo seu alto consumo de energia, uma desvantagem destacada por vários revisores.

Com o processo de descasque concluído, a temperatura da CPU diminuiu de 93,1°C para 83,2°C. A diferença tornou-se ainda mais pronunciada quando uma moldura de contato foi usada para garantir melhor uniformidade do pacote da CPU e melhor contato com o cooler da CPU, resultando em uma queda adicional de temperatura de 1,7°C.

Vale lembrar que o delidding é um processo complicado, principalmente em CPUs mais novas que são soldadas. As ferramentas disponíveis podem simplificar enormemente o processo, mas o risco envolve a anulação da garantia de uma peça de US$ 600. Os usuários sempre podem buscar soluções de resfriamento mais capazes ou seguir um caminho alternativo e simplesmente usar seus coolers antigos com CPU Ryzen 7 7800X3D, que consome 1/3 da energia do 14900K sob carga.

 
Considerando que é a mesma arquitetura no mesmo node pras 3 gerações, isso não deveria ser surpresa pra ninguém. Todos os ganhos que teve foram só de aumento de cores e clocks.
Não é bem a mesma coisa por causa disso aqui:

Basicamente lembra do ThreadDirector, que é via hardware para otimizar a carga entre os dois tipos de núcleos? Então, a Intel lançou o APO que é um software que auxilia o escalonador do Windows e modifica o funcionamento do TD dos RaptorRefresh, gerando ganhos (até o momento apenas em jogos) que só serão vistos na 14ª geração porque... a Intel quer assim (não existe nenhuma mudança in-hardware que diferencie a 13ª da 14ª geração, o DLVR que tanto especulavam realmente não se faz presente/ativado, logo o APO poderia funcionar na 13ª geração... mas a Intel vai trancar apenas na última, para dar motivos de compra).

Para quem não sabe, o APO (Intel Aplication Optimisation) nada mais é um programa com perfis de programas onde se ativado ele modifica o ThreadDirector para aquele programa em específico. Basicamente a Intel testa o programa (jogo) e vê como o TD se comporta, e após analisar eles modificam manualmente as regras do TD para aquele jogo e disponibilizam esse perfil no programa, entregando ganhos. Segundo o Reddit esses ganhos podem ir a até 31% nos frames máximos, mas entregou apenas 3% melhores mínimos e resultou em mais quedas abaixo dos 60fps e mais stuttering em Metro, mas como são perfils a Intel poderá atualizar quando bem entender.

Aparentemente será desempenho extra grátis, com os únicos poréns de 1)que só quem pode editar a lista é a própria Intel e que 2) só funciona coms os Raptorlake-Refresh.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo