• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Usar aqueles contact frames da Thermalright no sockt LGA 1700 perde a garantia da placa mãe?
Se der algum problema, é só não falar que usa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mas isso é uma corrida, se a AMD pudesse esticar a perna em 300 watts ela o faria. O limite da AMD tá em uns 250 watts com WC dos bons e caro

esse é o problema, os revisores ao invés de falar: "vamos usar também a solução mais comum para um usuário igualmente comum: um Air Cooler", estão mandando bala nos testes com WC que você não acha fácil em qualquer país, daí o freezer vira algo OK, quando não é. Muita gente olha o processador que tá na frente e diz: eu quero esse porque é o topo.
Se limitar a energia máxima para os 253 W que a Intel define, (é alto ainda eu sei) mas já fica menos impossível de segurar um pouco as temps

Mas a maioria dos testes que vê por ai deixam sem limite, ai o CPU consome horrores e nem com WC Custom consegue manter direito abaixo dos 100ºc
 
Se der algum problema, é só não falar que usa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se limitar a energia máxima para os 253 W que a Intel define, (é alto ainda eu sei) mas já fica menos impossível de segurar um pouco as temps

Mas a maioria dos testes que vê por ai deixam sem limite, ai o CPU consome horrores e nem com WC Custom consegue manter direito abaixo dos 100ºc

E ai, só para colocar mais "lenha na fogueira" temos que lembrar da moda dos gabinetes aquário, que com raras exceções são verdadeiros forninhos com vidro por todos os lados.
 
E ai, só para colocar mais "lenha na fogueira" temos que lembrar da moda dos gabinetes aquário, que com raras exceções são verdadeiros forninhos com vidro por todos os lados.
Tem isso tb, vira uma estufa ai o que já não é simples (dissipar 253w) fica mais complicado ainda



*Não esou passando pano para a Intel, ela está atrás em desempenho energético comparando com a AMD, isso é fato, mas tem gente que abusa ai na informação
 
Usar aqueles contact frames da Thermalright no sockt LGA 1700 perde a garantia da placa mãe?
Até hoje não vi nenhuma fabricante colocar aqueles selos ou tinta que são usados pra detectar quando um parafuso é removido, acho que não tem como dizer que usou contact frame se mandar a placa pra RMA com o Intel ILM instalado corretamente.
 
Depois de 7 bons anos com a AMD e os Ryzen, volto para a Intel...
Já fui e voltei de um para o outro várias vezes.
Mas confesso que só vou para a Intel por conta da possibilidade de pegar um CPU atual e manter as minhas memórias DDR4.
Se tivesse AM5 com DDR4, provavelmente iria de 7900X.
A AMD e os Ryzen me serviram muito bem. Em 03 de março de 2017 comprei uma Asus Prime X-370 Pro em conjunto com um Ryzen 7 1700.
Depois de exatos 3 anos (sim, em 03/03/2020, por extrema coincidência) comprei um Ryzen 9 3900X.
Agora, vendi o 3900X e comecei a pesquisar qual upgrade fazer.
De início pensei no 5900X, mantendo a boa e guerreira Asus X-370. Iria acrescentar uns 500 Reais e dar uma atualizada.
Mas depois vi que a diferença de preço de um 5900X para um Intel 14700 não é tão grande. Uns 250 aproximadamente.
Já o desempenho é significantemente maior.
Pesquisei placas mãe e encontrei uma Gigabyte Aorus Elite B760 DDR4 por uns mil e quinhentos.
Colocando para vender a minha Asus X370, junto com a venda do 3900X, devo acrescentar uns 1.200 para fazer o upgrade (achei um valor justo).
Decidi pelo 14700 e pela Gigabyte B760 por dois motivos:
Menor consumo e, consequentemente, menores temperaturas;
Preços mais acessíveis.
E, como não vejo necessidade de over, acredito que vai me atender.
Brinquei muito de over no 3900X, mas no final utilizava ele no automático, apenas com o PBO ativado.
Comprei também o frame da Thermalright. Uns 100 Reais, mas acho que vai se pagar com o tempo.
Chegando posto fotos e minhas primeiras impressões.
 
Última edição:
Depois de 7 anos bons anos com a AMD e os Ryzen, volto para a Intel...
Já fui e voltei de um para o outro várias vezes.
Mas confesso que só vou para a Intel por conta da possibilidade de pegar um CPU atual e manter as minhas memórias DDR4.
Se tivesse AM5 com DDR4, provavelmente iria de 7900X.
A AMD e os Ryzen me serviram muito bem. Em 03 de março de 2017 comprei uma Asus Prime X-370 Pro em conjunto com um Ryzen 7 1700.
Depois de exatos 3 anos (sim, em 03/03/2020, por extrema coincidência) comprei um Ryzen 9 3900X.
Vendi o 3900X e comecei a pesquisar qual upgrade fazer.
De início pensei no 5900X, mantendo a boa e guerreira Asus X-370. Iria acrescentar uns 500 Reais e dar uma atualizada.
Mas depois vi que a diferença de preço de um 5900X para um Intel 14700 não é tão grande. Uns 250 aproximadamente.
Já o desempenho é significantemente maior.
Pesquisei placas mãe e encontrei uma Gigabyte Aorus Elite B760 DDR4 por uns mil e quinhentos.
Colocando a minha Asus X370 devo acrescentar uns 1.200 para fazer o upgrade (achei um valor justo para o upgrade).
Decidi pelo 14700 e pela Gigabyte B760 por dois motivos:
Menor consumo e, consequentemente, menores temperaturas;
Preços mais acessíveis.
E, como não vejo necessidade de over, acredito que vai me atender.
Brinquei muito de over no 3900X, mas no final utilizava ele no automático, apenas com o PBO ativado.
Comprei também o frame da Thermalright. Uns 100 Reais, mas acho que vai se pagar com o tempo.
Chegando posto fotos e minhas primeiras impressões.

OC em CPU praticamente morreu, virou nicho de benchmarker, o negócio é brincar com PL, UV, etc. Memória boa você já tem, no máximo pode dar uma brincada nela também (só não sei se consegue fazer OC nelas com essa MB, talvez esteja limitado ao XMP, não sei dizer). E também não sei como funciona no caso de um "não K" com esse chip B760, talvez algumas opções sejam limitadas na parte de CPU, mas caso você tenha uma liberdade pra ajustar, compensa demais. Acho que foi o TechPowerUp que testou um 14900K com diferentes power limits, reduzindo pela metade, só perdeu coisa de tipo 5 fps na média ou nem isso, enquanto que as temps caíram uns 20 graus. Na parte de produtividade a perda foi bem pequena também.
 
Depois de 7 anos bons anos com a AMD e os Ryzen, volto para a Intel...
Já fui e voltei de um para o outro várias vezes.
Mas confesso que só vou para a Intel por conta da possibilidade de pegar um CPU atual e manter as minhas memórias DDR4.
Se tivesse AM5 com DDR4, provavelmente iria de 7900X.
A AMD e os Ryzen me serviram muito bem. Em 03 de março de 2017 comprei uma Asus Prime X-370 Pro em conjunto com um Ryzen 7 1700.
Depois de exatos 3 anos (sim, em 03/03/2020, por extrema coincidência) comprei um Ryzen 9 3900X.
Vendi o 3900X e comecei a pesquisar qual upgrade fazer.
De início pensei no 5900X, mantendo a boa e guerreira Asus X-370. Iria acrescentar uns 500 Reais e dar uma atualizada.
Mas depois vi que a diferença de preço de um 5900X para um Intel 14700 não é tão grande. Uns 250 aproximadamente.
Já o desempenho é significantemente maior.
Pesquisei placas mãe e encontrei uma Gigabyte Aorus Elite B760 DDR4 por uns mil e quinhentos.
Colocando a minha Asus X370 devo acrescentar uns 1.200 para fazer o upgrade (achei um valor justo para o upgrade).
Decidi pelo 14700 e pela Gigabyte B760 por dois motivos:
Menor consumo e, consequentemente, menores temperaturas;
Preços mais acessíveis.
E, como não vejo necessidade de over, acredito que vai me atender.
Brinquei muito de over no 3900X, mas no final utilizava ele no automático, apenas com o PBO ativado.
Comprei também o frame da Thermalright. Uns 100 Reais, mas acho que vai se pagar com o tempo.
Chegando posto fotos e minhas primeiras impressões.
AM4 foi (e ainda é) uma era memorável para a AMD, a longividade desse soclet é algo que nem sei se veremos novamente, fora do comum.

Mas achei bem sensato seu upgrade, um 5900x teria sim um ganho vindo do 3900, fiz a troca do 3800x para o 5800x e deu um diferença legal, mas para um 14700 com toda certeza o ganho é bem maior

AM5 está legal, mas DDR5 ainda não está com preço interessante e dificil achar kit do nível desse seu DDR4 e qdo acha, é muito caro
 
Depois de 7 anos bons anos com a AMD e os Ryzen, volto para a Intel...
Já fui e voltei de um para o outro várias vezes.
Mas confesso que só vou para a Intel por conta da possibilidade de pegar um CPU atual e manter as minhas memórias DDR4.
Se tivesse AM5 com DDR4, provavelmente iria de 7900X.
A AMD e os Ryzen me serviram muito bem. Em 03 de março de 2017 comprei uma Asus Prime X-370 Pro em conjunto com um Ryzen 7 1700.
Depois de exatos 3 anos (sim, em 03/03/2020, por extrema coincidência) comprei um Ryzen 9 3900X.
Vendi o 3900X e comecei a pesquisar qual upgrade fazer.
De início pensei no 5900X, mantendo a boa e guerreira Asus X-370. Iria acrescentar uns 500 Reais e dar uma atualizada.
Mas depois vi que a diferença de preço de um 5900X para um Intel 14700 não é tão grande. Uns 250 aproximadamente.
Já o desempenho é significantemente maior.
Pesquisei placas mãe e encontrei uma Gigabyte Aorus Elite B760 DDR4 por uns mil e quinhentos.
Colocando a minha Asus X370 devo acrescentar uns 1.200 para fazer o upgrade (achei um valor justo para o upgrade).
Decidi pelo 14700 e pela Gigabyte B760 por dois motivos:
Menor consumo e, consequentemente, menores temperaturas;
Preços mais acessíveis.
E, como não vejo necessidade de over, acredito que vai me atender.
Brinquei muito de over no 3900X, mas no final utilizava ele no automático, apenas com o PBO ativado.
Comprei também o frame da Thermalright. Uns 100 Reais, mas acho que vai se pagar com o tempo.
Chegando posto fotos e minhas primeiras impressões.
Troquei uma X570 + 5950X com PBO ativado por uma Z690 + 13900K mantendo as mesmas memórias (DDR 3600 CL14) e o ganho de performance foi notável. Na época jogava em 3440x1440 e enquanto ainda estava com o 5950X troquei uma 3080Ti por uma 4080 e alguns jogos praticamente não tiveram ganho de performance. O 13900K só com MCE habilitado liberou o poder da 4080!
 
Troquei uma X570 + 5950X com PBO ativado por uma Z690 + 13900K mantendo as mesmas memórias (DDR 3600 CL14) e o ganho de performance foi notável. Na época jogava em 3440x1440 e enquanto ainda estava com o 5950X troquei uma 3080Ti por uma 4080 e alguns jogos praticamente não tiveram ganho de performance. O 13900K só com MCE habilitado liberou o poder da 4080!

Japa, totalmente OFF TOPIC aqui... você saiu de uma 3080 TI para uma 4080. Hoje você faria isso de novo?
Estou com uma 3080 e não jogo (mentira, jogo BG3), uso para edição de vídeo... e a mão está quase clicando no botão para comprar uma 4080 Super.
Me ajuda a desistir, ou me ajuda a tocar o terror hahahaha.
 
Japa, totalmente OFF TOPIC aqui... você saiu de uma 3080 TI para uma 4080. Hoje você faria isso de novo?
Estou com uma 3080 e não jogo (mentira, jogo BG3), uso para edição de vídeo... e a mão está quase clicando no botão para comprar uma 4080 Super.
Me ajuda a desistir, ou me ajuda a tocar o terror hahahaha.
E vc ia ganhar oq com a troca? Além de postar foto com o e-penis maior, claro Kkkkkk
 
OC em CPU praticamente morreu, virou nicho de benchmarker, o negócio é brincar com PL, UV, etc. Memória boa você já tem, no máximo pode dar uma brincada nela também (só não sei se consegue fazer OC nelas com essa MB, talvez esteja limitado ao XMP, não sei dizer). E também não sei como funciona no caso de um "não K" com esse chip B760, talvez algumas opções sejam limitadas na parte de CPU, mas caso você tenha uma liberdade pra ajustar, compensa demais. Acho que foi o TechPowerUp que testou um 14900K com diferentes power limits, reduzindo pela metade, só perdeu coisa de tipo 5 fps na média ou nem isso, enquanto que as temps caíram uns 20 graus. Na parte de produtividade a perda foi bem pequena também.
OC em CPU já deixou de trazer ganhos expressivos faz tempo, a meta pra quem quer FPS é OC de RAM.
 
E vc ia ganhar oq com a troca? Além de postar foto com o e-penis maior, claro Kkkkkk

Estar preparado para o futuro. Render mais rápido, sem engasgos na linha do tempo... além disso, memória é importante para edição de vídeo, quanto mais melhor... em especial em 4K.
Não preciso trocar agora, fato, mas como um dia vou precisar... fica aquela vontade de gastar dinheiro já. Hahahahaha.
 
Estar preparado para o futuro. Render mais rápido, sem engasgos na linha do tempo... além disso, memória é importante para edição de vídeo, quanto mais melhor... em especial em 4K.
Não preciso trocar agora, fato, mas como um dia vou precisar... fica aquela vontade de gastar dinheiro já. Hahahahaha.
Mas os tempos de render tão ruins, ou tá tendo muitos engasgos? Se não, espera isso acontecer e aí vc pega oq tiver de melhor no momento, ou pega uma 4080 bem mais barata que hoje.
 
Estar preparado para o futuro. Render mais rápido, sem engasgos na linha do tempo... além disso, memória é importante para edição de vídeo, quanto mais melhor... em especial em 4K.
Não preciso trocar agora, fato, mas como um dia vou precisar... fica aquela vontade de gastar dinheiro já. Hahahahaha.
Editar 4K, normalmente para ter uma timeline lisa, melhor ter 128Gb Ram e cache em RAID com 4TB NVME.
3080 dá conta mais que suficiente.
 
Eu achei muito ruim sinceramente. Mas para alguns deve ser bom. Só minha opinião.
14900KF tá bom até.

Por que acha o 9900K melhor? Esquenta menos?

Japa, totalmente OFF TOPIC aqui... você saiu de uma 3080 TI para uma 4080. Hoje você faria isso de novo?
Estou com uma 3080 e não jogo (mentira, jogo BG3), uso para edição de vídeo... e a mão está quase clicando no botão para comprar uma 4080 Super.
Me ajuda a desistir, ou me ajuda a tocar o terror hahahaha.
Depende muito, se tiver uma CPU fraca como eu tinha e não jogar em 4K talvez não perceba muita diferença. Mas se jogar em 4K vai ter um ganho bom em performance, fora os recursos novos da 4080.
 
Troquei uma X570 + 5950X com PBO ativado por uma Z690 + 13900K mantendo as mesmas memórias (DDR 3600 CL14) e o ganho de performance foi notável. Na época jogava em 3440x1440 e enquanto ainda estava com o 5950X troquei uma 3080Ti por uma 4080 e alguns jogos praticamente não tiveram ganho de performance. O 13900K só com MCE habilitado liberou o poder da 4080!
Eu precisava ler isso, vim aqui no tópico dar uma lida, perguntar e ler mais opiniões.

Estou com o kit da assinatura e estou querendo trocar por uma 14600KF + MSI B760M Mortar Wifi D4, uso do PC é 90% pra games e 10% pra Office, jogo em 1440p e dependendo do game upscalling com o DLDSR em 4K, estava muito em duvida se realmente valeria a troca, por que pelos testes a fora em 1440p a diferença não parece muita, mas lendo teu feedback parece que deu uma grande diferença, acho que vale a troca dependendo do preço.
 
Eu precisava ler isso, vim aqui no tópico dar uma lida, perguntar e ler mais opiniões.

Estou com o kit da assinatura e estou querendo trocar por uma 14600KF + MSI B760M Mortar Wifi D4, uso do PC é 90% pra games e 10% pra Office, jogo em 1440p e dependendo do game upscalling com o DLDSR em 4K, estava muito em duvida se realmente valeria a troca, por que pelos testes a fora em 1440p a diferença não parece muita, mas lendo teu feedback parece que deu uma grande diferença, acho que vale a troca dependendo do preço.
No seu caso pode ser mais viável trocar o 5800X por um 5800X3D já que o foco é jogo. Na época troquei o 5950X pelo 13900K pq além de jogos queria mais performance em outras tarefas pesadas.
 
No seu caso pode ser mais viável trocar o 5800X por um 5800X3D já que o foco é jogo. Na época troquei o 5950X pelo 13900K pq além de jogos queria mais performance em outras tarefas pesadas.
Me preocupa o preço de um 5800x3d 2.2k hoje, cheguei a comprar um na BF por 2k, mas depois que vi que tinha saído por 1.6k devolvi. Consigo hoje o Kit que passei por 2.8k.
 
Me preocupa o preço de um 5800x3d 2.2k hoje, cheguei a comprar um na BF por 2k, mas depois que vi que tinha saído por 1.6k devolvi. Consigo hoje o Kit que passei por 2.8k.
Vai de 5700X3D

Não vai gastar muito, vai dar um up em vários jogos que se beneficiam do cache a mais e da pra esperar sair os Ryzen 9000 ou a próxima geração da Intel
 
Chegaram hoje meu i7 14700 e a Gigabyte B760.
Devo montar o PC e instalar o Windows até amanhã.

Uai, vc está com um 14900kf? Com defeito? Sem garantia? Acho q vc deu azar, são bons produtos.

A única coisa q achei ruim, desde a 13a geração, é ter q ajustar, como em um overclock, o chip não k. Meu 12900 foi totalmente plug and play, com os 205w de boa. Comprei o 13900 achando q era assim tb e acabei perdendo um tempo para acertar. Próximo processador vou de k mesmo.

Quais são esses ajustes?
 
rapazeada, estou com um serio problema com a linha raptor lake.... tive um i9 13900kf que em 2 meses apresentou falha nos jogos ate reiniciar o pc do nada... logo pedi garantia paguei um pouco a mais e adquiri um i9 14900kf , em 1 mes de jogos, começou a dar o mesmo problema., jogo crashando, erros de dx..
decidi reduzir os clocks de performance para 5600mhz e acabou o problema. O que poderia ser neste caso? (temperaturas dentro do padrão desse socket 95*c em fullload)
windows 11 pro atualizado
bios da mobo nao atualizei pois creio que nãos seja, pois tive a linha i9 13th com outra mobo e mesmo a bios atualizada deu esse problema.

watercooler corsair h150i elite capelix
thermalright
pasta termica grizzly kryonaut extreme
mobo asus rog z790 apex encore
32gb 2 x 16gb fury beast 5600mhz
fonte gamemax 1250w platinum
rtx 4090 click
m2 fury renagade 2tb
 
rapazeada, estou com um serio problema com a linha raptor lake.... tive um i9 13900kf que em 2 meses apresentou falha nos jogos ate reiniciar o pc do nada... logo pedi garantia paguei um pouco a mais e adquiri um i9 14900kf , em 1 mes de jogos, começou a dar o mesmo problema., jogo crashando, erros de dx..
decidi reduzir os clocks de performance para 5600mhz e acabou o problema. O que poderia ser neste caso? (temperaturas dentro do padrão desse socket 95*c em fullload)
windows 11 pro atualizado
bios da mobo nao atualizei pois creio que nãos seja, pois tive a linha i9 13th com outra mobo e mesmo a bios atualizada deu esse problema.

watercooler corsair h150i elite capelix
thermalright
pasta termica grizzly kryonaut extreme
mobo asus rog z790 apex encore
32gb 2 x 16gb fury beast 5600mhz
fonte gamemax 1250w platinum
rtx 4090 click
m2 fury renagade 2tb
Pode ser o caso:


Antes de dar o processador como "morto" tenta colocar o PL para os 253W de fábrica desabilitando os "enhancements".
 
rapazeada, estou com um serio problema com a linha raptor lake.... tive um i9 13900kf que em 2 meses apresentou falha nos jogos ate reiniciar o pc do nada... logo pedi garantia paguei um pouco a mais e adquiri um i9 14900kf , em 1 mes de jogos, começou a dar o mesmo problema., jogo crashando, erros de dx..
decidi reduzir os clocks de performance para 5600mhz e acabou o problema. O que poderia ser neste caso? (temperaturas dentro do padrão desse socket 95*c em fullload)
windows 11 pro atualizado
bios da mobo nao atualizei pois creio que nãos seja, pois tive a linha i9 13th com outra mobo e mesmo a bios atualizada deu esse problema.

watercooler corsair h150i elite capelix
thermalright
pasta termica grizzly kryonaut extreme
mobo asus rog z790 apex encore
32gb 2 x 16gb fury beast 5600mhz
fonte gamemax 1250w platinum
rtx 4090 click
m2 fury renagade 2tb
Isso é um problema famosinho nas 13th e 14th:

É só reduzir o power limit da CPU ou baixar os clocks que resolve.
 
rapazeada, estou com um serio problema com a linha raptor lake.... tive um i9 13900kf que em 2 meses apresentou falha nos jogos ate reiniciar o pc do nada... logo pedi garantia paguei um pouco a mais e adquiri um i9 14900kf , em 1 mes de jogos, começou a dar o mesmo problema., jogo crashando, erros de dx..
decidi reduzir os clocks de performance para 5600mhz e acabou o problema. O que poderia ser neste caso? (temperaturas dentro do padrão desse socket 95*c em fullload)
windows 11 pro atualizado
bios da mobo nao atualizei pois creio que nãos seja, pois tive a linha i9 13th com outra mobo e mesmo a bios atualizada deu esse problema.

watercooler corsair h150i elite capelix
thermalright
pasta termica grizzly kryonaut extreme
mobo asus rog z790 apex encore
32gb 2 x 16gb fury beast 5600mhz
fonte gamemax 1250w platinum
rtx 4090 click
m2 fury renagade 2tb
Já tive esse problema com um 13900K, no meu caso eram os parafusos do cooler que estavam muito apertados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo