Intel Core i3/i5/i7 LGA1156 - [TÓPICO DEDICADO]

Consegui diminuir mais alguns graus...so diminuindo o IMC,a voltagem da memoria e o PCH

alguem ai tem alguma dica p melhorar mais?

Ta assim:

Vcore: 1.19
IMC: 1.18
DRAM: 1.58v
PCH: 1.05

36refinadolinx.jpg

Não tem porque mexer mais. Suas tensões estão baixas e temperaturas também. Quanto à tensão setada na BIOS, ela é o valor que a placa mãe busca obter, mas devido ao vDrop (queda de tensão devida à resistência dos contatos e vários componentes) ela abaixa um pouquinho. O CPU-Z costuma ser mais próximo da real. Para saber qual a tensão que está sendo usada mesmo, só com um multímetro.
 
Opa, o i7 860 em jogos é mais frio, até agora só usei ele com HT on, e percebi que ele faz melhor uso dos nucleos dividindo bem o uso nos jogos, então esquenta menos que o i5 750, isso em jogos, no teste de stress com HT on ele esquenta um pouco mais, pois são os 8 nucleos em stress, mas coisa de no maximo uns 5ºC, aqui em jogos não vi muito diferença, nos benchs até deu um desempenho a mais, para vc com Crossfire quem sabe use melhor o i7 860.

Sobre o VTT/IMC andei lendo e vi dinovo aquele documento do Intel e ta corrido mesmo, e os valores maximos agora são IMC/VTT 1.40v, Vcore 1.40v, PLL 1.98v e memoria 1.65v, alem disso dei uma olhada em forum gringo sobre over nos i7 860/870 e todos falaram que pode usar até 1.30v na boa, ainda mais para quem usa memo com frequencia de 1600 pra cima, aqui esta setado na bios em 1.21v, no windows varia de 1.24v~1.25v, vcore 1.32v, PLL stock 1.80v e memo 1.65v pois agora subi o over delas para 1900 9-9-9-24 1T.

Fiz o teste do AvP hj e deixei o Realtemp ligado, veja que o cpu nem esquenta nada.

http://img22.imageshack.us/i/avp1680semfiltrosecomaa.jpg
http://img22.imageshack.us/img22/4996/avp1680semfiltrosecomaa.jpg

No vantage como teve teste de CPU ele já esquenta mais, pois com certeza nos testes de cpu ele é exigindo 100% e todos os nucleos são usados.

Vantage 4.0ghz 1.32v IMC 1.21v

http://img694.imageshack.us/i/vantage40190x21memo1900.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/8474/vantage40190x21memo1900.jpg


4.2ghz 1.37v IMC 1.25v

http://img809.imageshack.us/i/vantage4258509001200.jpg
http://img809.imageshack.us/img809/8360/vantage4258509001200.jpg

Legal esse processador seu hein !!!!

As temperaturas também estão muito boas, achei que ele fosse bem mais quente que o i5.

Essa INTEL é louca, de príncipio fala que o IMC máximo permitido é 1.21v depois muda pra 1.40v, e o valor do Vcore também é reduzido de 1.55v pra 1.40v.

Agora uma coisa é certa, se o valor do IMC pode-se usar até 1.40v dá uma baita margem pra overclock.

Eu até cogitei a idéia de trocar de processador e pegar um 860 ou até um 875k, mas o meu medo é de trocar meu processador que é excelente pra over a acabar pegando outro que não seja tão bom igual.

Creio eu que o i7 860 vs i5 750 ambos a 4.0ghz em jogos com 1080p 8xaa 16xaf tenham o mesmo desempenho contando que usem a mesma VGA.
 
Galera, qto em média vc usam pra 4.0Ghz no i5??? To com ele a 3.6 e 1.16250 vcore(bios)
 
Galera, qto em média vc usam pra 4.0Ghz no i5??? To com ele a 3.6 e 1.16250 vcore(bios)

Depende muito de cada processador, o meu faz 4.0ghz com 1.26v e 1.175v no IMC. Enquanto tem um amigo meu que precisa de 1.40v pra 4.0ghz.

Pra efeito de comparação o meu a 3.6ghz precisa de 1.13v, então creio eu que o seu precise de 1.25~1.30v pra 4.0ghz, mas só da pra saber tentando mesmo.

Abraço.
 
massa... vou dar uma testada mais tarde entao.. meu imc ta 1.13 vai ser pouco pra 4.o né??
 
Legal esse processador seu hein !!!!

As temperaturas também estão muito boas, achei que ele fosse bem mais quente que o i5.

Essa INTEL é louca, de príncipio fala que o IMC máximo permitido é 1.21v depois muda pra 1.40v, e o valor do Vcore também é reduzido de 1.55v pra 1.40v.

Agora uma coisa é certa, se o valor do IMC pode-se usar até 1.40v dá uma baita margem pra overclock.

Eu até cogitei a idéia de trocar de processador e pegar um 860 ou até um 875k, mas o meu medo é de trocar meu processador que é excelente pra over a acabar pegando outro que não seja tão bom igual.

Creio eu que o i7 860 vs i5 750 ambos a 4.0ghz em jogos com 1080p 8xaa 16xaf tenham o mesmo desempenho contando que usem a mesma VGA.

Sim, esse é um problema de muitos i7 860, a maioria não é boa de over igual os i5 750, e o seu é Gold, hehe, se tiver oportunidade de pegar um i7 860 que seja bom de over e vc não tiver que gastar muito acho que vale a pena, aqui investi R$ 140,00 para trocar, peguei um i7 860 pouco usado que já sabia que era bom de over poir isso comprei, vendi meu i5 750 pelo mesmo preço que paguei então ta valendo.

Se comparar o preço deles novos a diferença é de quase R$ 300,00 dai já não compensa realmente pois como falei antes não vi quander coisas nos uso em jogos, tbm não fiz muito testes em jogos, testei no Dirt2 e deve ganho de 1 fps, com novos jogos fazendo uso melhor do cpu acho que isso pode melhorar.
 
massa... vou dar uma testada mais tarde entao.. meu imc ta 1.13 vai ser pouco pra 4.o né??

Sim, com certeza é pouco, você pode colocar 1.25v pra garantir estabilidade e ir reduzindo o valor até achar o ponto ideal !!!

Abraço.


Sim, esse é um problema de muitos i7 860, a maioria não é boa de over igual os i5 750, e o seu é Gold, hehe, se tiver oportunidade de pegar um i7 860 que seja bom de over e vc não tiver que gastar muito acho que vale a pena, aqui investi R$ 140,00 para trocar, peguei um i7 860 pouco usado que já sabia que era bom de over poir isso comprei, vendi meu i5 750 pelo mesmo preço que paguei então ta valendo.

Se comparar o preço deles novos a diferença é de quase R$ 300,00 dai já não compensa realmente pois como falei antes não vi quander coisas nos uso em jogos, tbm não fiz muito testes em jogos, testei no Dirt2 e deve ganho de 1 fps, com novos jogos fazendo uso melhor do cpu acho que isso pode melhorar.

Penso da mesma maneira, só irei trocar se acontecer igual foi com você. Voltar pouca grana e ter certeza que é bom de over.

Arriscar na loteria não dá. Agora como você disse, pode ser que daqui a algum tempo os jogos façam o uso do HT aí sim a diferença de processadores irá aparecer :).
 
Depende muito de cada processador, o meu faz 4.0ghz com 1.26v e 1.175v no IMC. Enquanto tem um amigo meu que precisa de 1.40v pra 4.0ghz.

Pra efeito de comparação o meu a 3.6ghz precisa de 1.13v, então creio eu que o seu precise de 1.25~1.30v pra 4.0ghz, mas só da pra saber tentando mesmo.

Abraço.

Onurb666 Quais as suas temperaturas? com ele a 3.6 vc se lembra? se der p vc passar como as temperaturas ficam a 3.6 e a 4.2 Ficaria grato...
só p eu ter uma ideia aqui,ja que nos temos a placa mãe semelhante,e o cooler tb...Valeu


Aquí achu que cheguei no limite o vcore com 1.18 e imc a 1.17 isso pra 3.6
queria ter uma base de quanto vcor eu precisaria pra colocar a 4.0
 
Onurb666 Quais as suas temperaturas? com ele a 3.6 vc se lembra? se der p vc passar como as temperaturas ficam a 3.6 e a 4.2 Ficaria grato...
só p eu ter uma ideia aqui,ja que nos temos a placa mãe semelhante,e o cooler tb...Valeu


Aquí achu que cheguei no limite o vcore com 1.18 e imc a 1.17 isso pra 3.6
queria ter uma base de quanto vcor eu precisaria pra colocar a 4.0

3.6ghz vou ficar devendo pra você, usei muito pouco ele com esse clock e era com meu antigo cooler.

Agora tenho uns testes que fiz em outro tópico a 4.0ghz e 4.2ghz, dá uma olhada e vê o que você acha.

4.0ghz @ Cnps 10x Extreme
2rghlw9.jpg



4.2ghz @ Cnps 10x Extreme
142vipu.jpg



Abraço.
 
Tenho um fato curioso pra falar tambem...assim que eu montei meu pc (a uns 4-5 meses atraz) o meu i5 so conseguia 3.6 com 1.25 vcore Oo(estranhu neh) nm dava p colocar menos,de jeito nenhum..aí foi passando o tempo,passando..ai teve um dia que eu fui
tentar refinar o over diminuindo...aí eu consegui deixar 3.6 com 1.21(mt estranho) ai passou no linx,intel burn test , occt linpack,blabla passou em tudo.. Não conseguia diminuir o vcore por nada...aí esses dias eu tentei..e consegui deixar em 1.18...queria saber se
existe alguma explicação pra isso,ja que as outras configurações estão a mesma coisa,alterei apenas o vcore. Porque antes eu so conseguia com vcore acima de 1.25 e hj em dia consigo 3.6 com apenas 1.18? Será que é pelo fato de eu ta sempre atualizando
a bios?A bios influencia em alguma coisa?

E a suas temperaturas estão mt boas,o seu vcore é mt bom tbm,impressionante..
Mas,enfim alguem ai pode me responder?sempre quis perguntar isso,não entendo como isso acontece,nunca vi isso da bios,e do vcore..sera q tem alguma coisa a ver?
 
Tenho um fato curioso pra falar tambem...assim que eu montei meu pc (a uns 4-5 meses atraz) o meu i5 so conseguia 3.6 com 1.25 vcore Oo(estranhu neh) nm dava p colocar menos,de jeito nenhum..aí foi passando o tempo,passando..ai teve um dia que eu fui
tentar refinar o over diminuindo...aí eu consegui deixar 3.6 com 1.21(mt estranho) ai passou no linx,intel burn test , occt linpack,blabla passou em tudo.. Não conseguia diminuir o vcore por nada...aí esses dias eu tentei..e consegui deixar em 1.18...queria saber se
existe alguma explicação pra isso,ja que as outras configurações estão a mesma coisa,alterei apenas o vcore. Porque antes eu so conseguia com vcore acima de 1.25 e hj em dia consigo 3.6 com apenas 1.18? Será que é pelo fato de eu ta sempre atualizando
a bios?A bios influencia em alguma coisa?

E a suas temperaturas estão mt boas,o seu vcore é mt bom tbm,impressionante..
Mas,enfim alguem ai pode me responder?sempre quis perguntar isso,não entendo como isso acontece,nunca vi isso da bios,e do vcore..sera q tem alguma coisa a ver?
Atualização de BIOS influência sim, pode ter sido isto, mas nunca ví diminuir tanto assim a voltagem com uma simples atualização. Talvés você pode ter acertado na mosta os valores para as determinadas opções (por isso das diminuições) ou/ ter ganhado mais experiência neste tempo, com isso ajudou mais você a se familiarizar com a BIOS da MB. :)
 
Última edição:
Tenho um fato curioso pra falar tambem...assim que eu montei meu pc (a uns 4-5 meses atraz) o meu i5 so conseguia 3.6 com 1.25 vcore Oo(estranhu neh) nm dava p colocar menos,de jeito nenhum..aí foi passando o tempo,passando..ai teve um dia que eu fui
tentar refinar o over diminuindo...aí eu consegui deixar 3.6 com 1.21(mt estranho) ai passou no linx,intel burn test , occt linpack,blabla passou em tudo.. Não conseguia diminuir o vcore por nada...aí esses dias eu tentei..e consegui deixar em 1.18...queria saber se
existe alguma explicação pra isso,ja que as outras configurações estão a mesma coisa,alterei apenas o vcore. Porque antes eu so conseguia com vcore acima de 1.25 e hj em dia consigo 3.6 com apenas 1.18? Será que é pelo fato de eu ta sempre atualizando
a bios?A bios influencia em alguma coisa?

E a suas temperaturas estão mt boas,o seu vcore é mt bom tbm,impressionante..
Mas,enfim alguem ai pode me responder?sempre quis perguntar isso,não entendo como isso acontece,nunca vi isso da bios,e do vcore..sera q tem alguma coisa a ver?

Cara bem estranho isso hein!?!?!? hehehe
Vc só modificou o vocre e talz??? Pô, bem que o meu podia beber um pouco menos tb heheheh
 
Sim juro pra vcs,eu nm mudei nada das outras configurações pra ca..alias ate diminui algumas como o imc... eu troquei de bios varias vezes,sempre que sai eu ja atualizo.. achu que começou com a 1302(achu q era esse numero... ai fui trocando,,. a ultima q atualizei foi a 1702, sempre achei estranhu,.mas,tb sempre achei q era coisa da minha cabeça...
no começo conseguuia 3.6 com 1.25 nm baixava nem apau...ai a 2 meses tentei colocar com 1.21.. ai baixou,e eu em surpreendi.....ai atualizei a bios mais umas 2 vezes..tentei deixar com o vcore de 1.18 e pra minha surpresa(e alegria) consegui..mas,agora nm baixa mais tb,kkkk,quem sabe na proxima,daqui uns 4 meses tento baixar mais,rs
alguem ai ja viu algo assim?
 
Última edição:
montei meu i7 860 hoje com uma mobo asus p7p55d pro, to cheio de duvidas pq tem muitaaaa opção nova na bios, soh sei q dei um load defaults e aparentemente o turbo mode ta ativado sozinho, no cpuz marca um pouco mais de 3.4ghz, mas to axando estranho anitgamente akele intel speedtep era sinonimo de redução de clocks, se desativo ele agora o turbo mode nao funciona vai entender, alguem podia fazer um resumo de uma combinação dessas opções mais focada no desempenho, lembrando q não quero fazer over prorpiamente dito agora ateh pq o cooler eh box mas quero usar o turbo mode, mas diante de tanta coisa q aparece nas bios dessa asus to perdido no q eh melhor deixar ativado e oq nao eh!
 
Sim juro pra vcs,eu nm mudei nada das outras configurações pra ca..alias ate diminui algumas como o imc... eu troquei de bios varias vezes,sempre que sai eu ja atualizo.. achu que começou com a 1302(achu q era esse numero... ai fui trocando,,. a ultima q atualizei foi a 1702, sempre achei estranhu,.mas,tb sempre achei q era coisa da minha cabeça...
no começo conseguuia 3.6 com 1.25 nm baixava nem apau...ai a 2 meses tentei colocar com 1.21.. ai baixou,e eu em surpreendi.....ai atualizei a bios mais umas 2 vezes..tentei deixar com o vcore de 1.18 e pra minha surpresa(e alegria) consegui..mas,agora nm baixa mais tb,kkkk,quem sabe na proxima,daqui uns 4 meses tento baixar mais,rs
alguem ai ja viu algo assim?

Eu nunca vi desse jeito. Comigo já aconteceu ao contrário, de estabilizar com uma certa volagem e depois de um tempo ter que subir um pouco.

Pode até ser que com uma atualização de BIOS consiga estabilizar com uma menos voltagem, mas não tanto como você disse hehehe.

montei meu i7 860 hoje com uma mobo asus p7p55d pro, to cheio de duvidas pq tem muitaaaa opção nova na bios, soh sei q dei um load defaults e aparentemente o turbo mode ta ativado sozinho, no cpuz marca um pouco mais de 3.4ghz, mas to axando estranho anitgamente akele intel speedtep era sinonimo de redução de clocks, se desativo ele agora o turbo mode nao funciona vai entender, alguem podia fazer um resumo de uma combinação dessas opções mais focada no desempenho, lembrando q não quero fazer over prorpiamente dito agora ateh pq o cooler eh box mas quero usar o turbo mode, mas diante de tanta coisa q aparece nas bios dessa asus to perdido no q eh melhor deixar ativado e oq nao eh!

O turbo mode funciona em conjunto com o speedstep e este é responsável pela redução dos clocks em iddle como o uso do turbo.

Agora o turbo funciona assim :

A velocidade do seu processador é 2.80ghz. Então depende de quantos núcleos o processador precisa ele trabalha com um clock mudando assim o multiplicador.

4 núcleos TURBO mode off = 133 x 21 = 2.80ghz
4 núcleos TURBO mode on = 133 x 22 = 2.93ghz
3 núcleos TURBO mode on = 133 x 22 = 2.93ghz
2 núcleos TURBO mode on = 133 x 25 = 3.33ghz
1 núcleo TURBO mode on = 133 x 26 = 3.46ghz

Então em aplicações que fizerem o uso de um núcleo somente ele trabalhará nessa frequencia de 3.46ghz.


Espero ter ajudado.
 
Última edição:
Sim juro pra vcs,eu nm mudei nada das outras configurações pra ca..alias ate diminui algumas como o imc... eu troquei de bios varias vezes,sempre que sai eu ja atualizo.. achu que começou com a 1302(achu q era esse numero... ai fui trocando,,. a ultima q atualizei foi a 1702, sempre achei estranhu,.mas,tb sempre achei q era coisa da minha cabeça...
no começo conseguuia 3.6 com 1.25 nm baixava nem apau...ai a 2 meses tentei colocar com 1.21.. ai baixou,e eu em surpreendi.....ai atualizei a bios mais umas 2 vezes..tentei deixar com o vcore de 1.18 e pra minha surpresa(e alegria) consegui..mas,agora nm baixa mais tb,kkkk,quem sabe na proxima,daqui uns 4 meses tento baixar mais,rs
alguem ai ja viu algo assim?

Nesse caso fica claro que são as atualizações de BIOS que fazem diferença. Na minha placa mãe, por exemplo, existe BIOS que atinge BCLK mais alto que as outras, QPI mais estável...
 
Galera, estou com uma duvida.

i3 @ over vs athlon x4 @ stock

Fico com quem?

Se for o i3, uma P7P55D LE faz um over bacana ja?
 
Depende, vai usar pra que?
 
Galera, estou com uma duvida.

i3 @ over vs athlon x4 @ stock

Fico com quem?

Se for o i3, uma P7P55D LE faz um over bacana ja?

Estou com a mesma duvida que o Goomes. Estou montando um HTPC(filmes, jogos, edição e criação de vide a audio) e queria uma indicação de qual combo pegar.
 
Última edição:
Para HTPC leva o mais barato. Se consumo de energia for uma preocupação, leva o i3.
 
Acredito que o i3 seja uma melhor escolha. Ele terá performance melhor em jogos pelo clock mais alto e competirá bem com o Athlon x4 no Sony Vegas porque tem HT e seu clock será mais alto.
 
blz.. obrigado nolonger

Galera estou tendo alguns problemas aqui no meu pc. Por favor, se tiverem tempo, da uma olhada nesse tópico aqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/310052-ajuda-problema-com-driver-nvidia.html nele eu descrevo o problema.

Vou colocar aqui como está o meu over, vai que to fazendo algo errado e seja por isso... o que acham?

Hardware Preftcher - Enabled
Adjacent Cache line Prefech - Enabled
Max CPUID - Disable
Intel Virtualization - Disable
All Cores
A20M - Disable
CiE - Disable
Intel Speed. - Disable
Intel C-State - Disable.

A. Overclocker Tuner - XMP (Profile 1)
CPU Ratio - 18.0
BCLK - 200
PCIE - 100
DRAM - 1600
QPI - AUTO
Extreme OV - Enabled
Full Phase Control - Full Phase
Load Line Calibratio - Enabled
CPU Voltage Mode -VID
CPU Voltage - 1.16250
CPU PLL Voltage - 1.80200
IMC - AUTO
PCH - AUTO
DRAM Voltage - 1.35150

Vlw

Abraço

adciona para trocarmos ideia mob igual a minha demetriusmercadolivre@hotmail.com vc deixa ht on???
 
blz.. obrigado nolonger

Galera estou tendo alguns problemas aqui no meu pc. Por favor, se tiverem tempo, da uma olhada nesse tópico aqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/310052-ajuda-problema-com-driver-nvidia.html nele eu descrevo o problema.

Vou colocar aqui como está o meu over, vai que to fazendo algo errado e seja por isso... o que acham?

Hardware Preftcher - Enabled
Adjacent Cache line Prefech - Enabled
Max CPUID - Disable
Intel Virtualization - Disable
All Cores
A20M - Disable
CiE - Disable
Intel Speed. - Disable
Intel C-State - Disable.

A. Overclocker Tuner - XMP (Profile 1)
CPU Ratio - 18.0
BCLK - 200
PCIE - 100
DRAM - 1600
QPI - AUTO
Extreme OV - Enabled
Full Phase Control - Full Phase
Load Line Calibratio - Enabled
CPU Voltage Mode -VID
CPU Voltage - 1.16250
CPU PLL Voltage - 1.80200
IMC - AUTO
PCH - AUTO
DRAM Voltage - 1.35150

Vlw

Abraço

Tenta aumentar esse vCore. Se não for ele o problema, pode ser que colocando o IMC em 1.2V ele funcione.
 
Nunca postei teste aki nesta área entao caso tenha esquecido de algum detalhe me avissem que arrumo ok ...
Meu i7 860 a 4.0 com ht on e vcore 1.35 sem ht 1.32

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo