Internet não passa de 100 Mbps

Aqui estou com o mesmo problema com um Roteador ASUS RT-AC86U, e esse nem tem desculpa, pois trata-se de um roteador parrudo da Asus!

Mandei até trocar o modem na NET CLARO e continua dando 100mb no máximo com o roteador da Asus!

O modem da NET CLARO aqui é o Kaon CG3000.

Mesmo no "modo Brigde" do modem da NET CLARO, dá no mesmo!
 
Aqui estou com o mesmo problema com um Roteador ASUS RT-AC86U, e esse nem tem desculpa, pois trata-se de um roteador parrudo da Asus!

Mandei até trocar o modem na NET CLARO e continua dando 100mb no máximo com o roteador da Asus!

O modem da NET CLARO aqui é o Kaon CG3000.

Mesmo no "modo Brigde" do modem da NET CLARO, dá no mesmo!
De que forma você está aferindo a velocidade?

Na gerência do Asus há a informação da velocidade do 'link' entre ele e o equipamento da Claro, tem que estar em 1Gbps:

1628197900419.png


Se tudo estiver certo nessa tela o problema de fato será com o provedor, do contrário provavelmente é o cabo que você está usando para interligá-los.
 
De que forma você está aferindo a velocidade?

Na gerência do Asus há a informação da velocidade do 'link' entre ele e o equipamento da Claro, tem que estar em 1Gbps:

Ver anexo 134069

Se tudo estiver certo nessa tela o problema de fato será com o provedor, do contrário provavelmente é o cabo que você está usando para interligá-los.

Neste mesmo quadro o WAN é 100Mb e no LAN 1 é 1Gb


Esqueci de dizer que minha conexão NET CLARO é 500/35 :)

Fiz o seguinte aferimento:
- pelo WIFI (2,4g e 5g) do roteador ASUS numa distância de menos de 1 metro = download = 90~95;
- pelo Cabo de rede = também download 90~95.

O upload dá por volta de 35 nos 2 tipos de conexão.

OBS.1: se usar só o Modem da NET CLARO as conexões ficam "normais", tanto pelo WIFI e/ou pelo cabo de rede direto no computador, ou seja, 500/35;
OBS.2: os cabos de rede aqui são CAT 5E, no máximo 3 metros cada um;
OBS.3: Estou usando a última Firmware Asuswrt-Merlin 386.3;
OBS.4: Esse ASUS RT-AC86U comprei pelo site chinês na época.
 
Última edição:
Neste mesmo quadro o WAN é 100Mb e no LAN 1 é 1Gb
Tá aí o problema.

A porta WAN também precisa estar em 1Gbps, faça testes com outros cabos entre o Asus e o modem da Claro.

Não é problema usar cabos Cat5e, desde que eles sejam bons e estejam corretamente crimpados.
 
Tá aí o problema.

A porta WAN também precisa estar em 1Gbps, faça testes com outros cabos entre o Asus e o modem da Claro.

Não é problema usar cabos Cat5e, desde que eles sejam bons e estejam corretamente crimpados.
Testei quase 5 cabos CAT 5E aqui, mas não tá dando certo, infelizmente!
Depois vou vê um cabo CAT 6 só para tirar essa última dúvida!
Andei lendo alguns comentários no youtube, pode ser também o switch externo da provedora que tá limitando, mas vai saber!
 
Testei quase 5 cabos CAT 5E aqui, mas não tá dando certo, infelizmente!
Depois vou vê um cabo CAT 6 só para tirar essa última dúvida!
Andei lendo alguns comentários no youtube, pode ser também o switch externo da provedora que tá limitando, mas vai saber!
Switch externo da provedora? O que seria isso? Porta do roteador da Claro? Pra 500mbps ela é Gigabit.. fique tranquilo..

Veja se a porta WAN do Asus está com todos os pinos alinhados e de mesma altura.. pode ser que esteja rolando mal contato entre o RJ45 e o Asus..
Não sei no Asus, mas veja se existe algum ajuste da Ethernet da WAN para 1000 Full Duplex no seu roteador.. já vi gente com o mesmo problema tendo que setar 1gbps manuamente em algum lugar..
 
Isso aí é problema do roteador, seja configuração dele ou outra coisa.

Qualquer coisa, mete um reset nele e refaz as configurações.

Uso 500/35 num Archer C7 com o Arris da Claro em bridge e é sucesso.

Só tive problemas quando troquei de 240 para 500 mantendo as mesmas configurações do C7.
 
Testei quase 5 cabos CAT 5E aqui, mas não tá dando certo, infelizmente!
Depois vou vê um cabo CAT 6 só para tirar essa última dúvida!
Andei lendo alguns comentários no youtube, pode ser também o switch externo da provedora que tá limitando, mas vai saber!
Faz tempo que você tem o Asus? Antes dos 500Mbps você teve outras velocidades (120~240Mbps)? Se sim, ele sempre foi assim?

Se mesmo trocando cabos e testando outras portas no equipamento da Claro o problema persistir há a hipótese de defeito, especialmente se já tiver utilizado outros equipamentos da Claro.

Segue as sugestões dos colegas acima, e note que temos um tópico dedicado aos Asus: Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

EDIT: Olhando o tópico dedicado vi/lembrei que você já sofre com isso há anos (link).

Não sei no Asus, mas veja se existe algum ajuste da Ethernet da WAN para 1000 Full Duplex no seu roteador.. já vi gente com o mesmo problema tendo que setar 1gbps manuamente em algum lugar..
Saí dos roteadores Asus há bastante tempo mas não lembro de haver configuração neste aspecto, de toda forma, um reset de fábrica certamente resolverá isso.
 
Saí dos roteadores Asus há bastante tempo mas não lembro de haver configuração neste aspecto, de toda forma, um reset de fábrica certamente resolverá isso.
Realmente não sei se tem no Asus.. Mas lembro de ter visto alguma coisa procurei aqui..Os Tendas tem essa opção no controle da WAN dentro do System Settings..

ScreenShot717.png
 
Realmente não sei se tem no Asus.. Mas lembro de ter visto alguma coisa procurei aqui..Os Tendas tem essa opção no controle da WAN dentro do System Settings..

ScreenShot717.png
Pois é, editei meu post acima com um link para o tópico da Asus, esse problema dele já vem de longa data.

Se não for nada no conector algo me diz que pode ser defeito.
 
Valeu @neo666 , @tecpix e @Leandro

Eu vou testar com outro roteador da TPLINK esse final de semana.

............................

@neo666 é verdade, que venho a tempo com este problema :confused: Não sei se o criador do tópico conseguiu resolver o problema dele!

@tecpix Infelizmente, não conseguir achar essa opção no roteador da Asus e nem no modem da NET CLARO!


.................

Atualizando ...

Galera,

Testei aqui com o TPLINK AC750 e deu certo!

Será que tá com defeito mesmo na porta WAN do ASUS?!?!?! Putz :confused:
 
Última edição:
Atualizando ...

Galera,

Testei aqui com o TPLINK AC750 e deu certo!

Será que tá com defeito mesmo na porta WAN do ASUS?!?!?! Putz :confused:
Chegou a dar uma olhada no conector da WAN do Asus pra ver se estão ok? Confirma se algum dos 8 pinos não está mais rebaixado, desalinhado ou coisa do gênero, se algum deles ficar sem contato a velocidade fatalmente ficará limitada.

Isso tudo partindo do principio que todos os cabos que você testou até agora sejam bons e estejam corretamente crimpados pois a regra é basicamente a mesma: Basta que um 8 fiozinhos internos fique fora da ordem, rompido ou com mal contato (internamente ou nos conectores) para que a velocidade fique limitada também.
 
Chegou a dar uma olhada no conector da WAN do Asus pra ver se estão ok? Confirma se algum dos 8 pinos não está mais rebaixado, desalinhado ou coisa do gênero, se algum deles ficar sem contato a velocidade fatalmente ficará limitada.

Isso tudo partindo do principio que todos os cabos que você testou até agora sejam bons e estejam corretamente crimpados pois a regra é basicamente a mesma: Basta que um 8 fiozinhos internos fique fora da ordem, rompido ou com mal contato (internamente ou nos conectores) para que a velocidade fique limitada também.

O mesmo cabo de rede que usei no TPLINK que deu certo, usei no ASUS.

"Parece" que tá tudo ok nos contatos da entrada WAN do ASUS, veja:

Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-46-44.jpg



Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-45-59.jpg


Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-55-55.jpg


Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-56-16.jpg
 
O mesmo cabo de rede que usei no TPLINK que deu certo, usei no ASUS.

"Parece" que tá tudo ok nos contatos da entrada WAN do ASUS, veja:

Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-46-44.jpg



Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-45-59.jpg


Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-55-55.jpg


Whats-App-Image-2021-08-06-at-16-56-16.jpg
Boas fotos, a pequena quantidade de pó inclusive nos permite observar que aparentemente todos os pinos no Asus estão recebendo contato corretamente:

1628280421648.png

Caso ainda não tenha feito, acho que não resta muita coisa além de dar um reset de fábrica e ver se milagrosamente o problema 'se resolve' :poker:
 
Boas fotos, a pequena quantidade de pó inclusive nos permite observar que aparentemente todos os pinos no Asus estão recebendo contato corretamente:

Ver anexo 134071
Caso ainda não tenha feito, acho que não resta muita coisa além de dar um reset de fábrica e ver se milagrosamente o problema 'se resolve' :poker:

Fotos tiradas com Samsung S20+ :)

Eu fiz esse reset de fábrica, infelizmente, não alterou!

***Fico muito agradecido pelo seu apoio @neo666 e dos amigos acima! Valeu mesmo!

Como tá para chegar o meu ASUS RT-AX82U, vou deixar esse AC86U como satélite Mesh num canto da casa!
 
Olá @jcjcosta
Lendo o tópico e conhecendo um pouco do problema (que ja acontece a muito tempo), diria que o problema é a porta WAN do AC86U, imagino que o problema é Software então o OPENWRT pode resolver mesmo assim, por curiosidade mesmo afinal você já vai substituir o AC86U.

Digamos que o seja um problema de Hardware/software na porta WAN, chegou a testas o AC86U operando como AP(e conectando o cabo vindo do modem NET em uma porta LAN)? ou seja Lembrando que no modo AP ele não fará roteamentos, distribuição de IP (DHCP) QoS etc... será apenas um ponto que distribui internet via CABO e WIRELESS
 
Fotos tiradas com Samsung S20+ :)

Eu fiz esse reset de fábrica, infelizmente, não alterou!

***Fico muito agradecido pelo seu apoio @neo666 e dos amigos acima! Valeu mesmo!

Como tá para chegar o meu ASUS RT-AX82U, vou deixar esse AC86U como satélite Mesh num canto da casa!
Eu acho que já tinha sugerido uma solução para este problema em outro tópico ...
Mas vamos lá. O problema parece ser em algum pino na porta WAN do Asus RT-AC86U. A conexão gigabit necessita dos 8 pinos OK.
No RT-AC86U:
1 - ative a opção dual wan
2 - selecione uma porta LAN para ser a segunda WAN.
3 - deixe em modo FAIL OVER
4 - após isto, irá aparecer a opção Internet LAN no WAN Type na página da WAN; configure a WAN2

Desta forma você usará uma porta LAN como WAN, funcionando assim a conexão gigabit. Não precisa deixar cabo ligado na porta WAN que está com problemas.

Este router é muito caro e poderoso para ser deixado de lado ;)
 
Olá @jcjcosta
Lendo o tópico e conhecendo um pouco do problema (que ja acontece a muito tempo), diria que o problema é a porta WAN do AC86U, imagino que o problema é Software então o OPENWRT pode resolver mesmo assim, por curiosidade mesmo afinal você já vai substituir o AC86U.

Digamos que o seja um problema de Hardware/software na porta WAN, chegou a testas o AC86U operando como AP(e conectando o cabo vindo do modem NET em uma porta LAN)? ou seja Lembrando que no modo AP ele não fará roteamentos, distribuição de IP (DHCP) QoS etc... será apenas um ponto que distribui internet via CABO e WIRELESS

Eu acho que já tinha sugerido uma solução para este problema em outro tópico ...
Mas vamos lá. O problema parece ser em algum pino na porta WAN do Asus RT-AC86U. A conexão gigabit necessita dos 8 pinos OK.
No RT-AC86U:
1 - ative a opção dual wan
2 - selecione uma porta LAN para ser a segunda WAN.
3 - deixe em modo FAIL OVER
4 - após isto, irá aparecer a opção Internet LAN no WAN Type na página da WAN; configure a WAN2

Desta forma você usará uma porta LAN como WAN, funcionando assim a conexão gigabit. Não precisa deixar cabo ligado na porta WAN que está com problemas.

Este router é muito caro e poderoso para ser deixado de lado ;)

Oi pessoal!

Obrigado pela ajuda!

Tentei fazer o que me informaram!

Seguindo os procedimentos do @vorlon, na (4) quarta etapa, só me aparece USB ou WAN, no WAN Type, então coloquei WAN mesmo.

Quando vou tentar navegar, pelo o ASUS, o mesmo me reenvia para a página de login deste roteador ou dá um erro na pagina de navegação;

Acho que tá meio que bugado este roteador ou o software dele, que é um Asuswrt-Merlin 386.3. O software original dele é chinês, já que comprei por site chinês na época!


OBS.: no modem da NET CLARO, tanto faz se deixo como Roteador ou Brigde, acontece o mesmo erro no ASUS, através dos procedimentos do @vorlon.
 
Oi pessoal!

Obrigado pela ajuda!

Tentei fazer o que me informaram!

Seguindo os procedimentos do @vorlon, na (4) quarta etapa, só me aparece USB ou WAN, no WAN Type, então coloquei WAN mesmo.

Quando vou tentar navegar, pelo o ASUS, o mesmo me reenvia para a página de login deste roteador ou dá um erro na pagina de navegação;

Acho que tá meio que bugado este roteador ou o software dele, que é um Asuswrt-Merlin 386.3.


OBS.: no modem da NET CLARO, tanto faz se deixo como Roteador ou Brigde, acontece o mesmo erro no ASUS, através dos procedimentos do @vorlon.
Tem que primeiro ativar a opção dual wan e salvar. O Asus vai reiniciar e aí aparecerá a opção de Internet LAN .
Botão Wan -> aba Dual Wan -> Ativar dual wan no botão. Em primary wan escolha Ethernet LAN. Escolha qual porta LAN vai ser a nova WAN.
 
Tem que primeiro ativar a opção dual wan e salvar. O Asus vai reiniciar e aí aparecerá a opção de Internet LAN .
Botão Wan -> aba Dual Wan -> Ativar dual wan no botão. Em primary wan escolha Ethernet LAN. Escolha qual porta LAN vai ser a nova WAN.

Agora deu certo, muito obrigado :yeah:

Ficou assim na configuração do ASUS RT-AC86U:


asus86u01.jpg


asus86u02.jpg


asus86u03.jpg


11850348273.png
 
Agora deu certo, muito obrigado :yeah:

Ficou assim na configuração do ASUS RT-AC86U:


asus86u01.jpg


asus86u02.jpg


asus86u03.jpg


11850348273.png
Olhando o forum do Merlin com gringos que reportaram o mesmo sintoma que vc, a única solução foi trocando o roteador porque no final das contas era a porta wan com defeito mesmo. Ainda bem que o firmware da Asus é bem completo e permite muitas possibilidades :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo