[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

@neo666 realmente esquenta muito o rt-ac86u, dei uma procurada e não achei no manual a faixa de temperatura de trabalho dele.

Fiz um teste com uso de carga nele, é dificil usar a CPU dele no máximo em ambiente domestico.

 
@neo666 realmente esquenta muito o rt-ac86u, dei uma procurada e não achei no manual a faixa de temperatura de trabalho dele.

Fiz um teste com uso de carga nele, é dificil usar a CPU dele no máximo em ambiente domestico.


A diferença é brutal. Faz o teste com o cooler puxando o ar ao invés de empurrá-lo para ver se faz diferença.
 
Amigos,

Estou tendo um pequeno problema entre o modem da NET e o Asus 86u, explico:

O modem da NET atinge normalmente 120Mega contratados, testando com o cabo!

Ao testar pelo Roteador da Asus, através do mesmo cabo, o máximo que consigo é 94Mega.

Sabemos que as portas do Asus são 10/100/1000.

O que fazer amigos?
 
Última edição:
Amigos,

Estou tendo um pequeno problema entre o modem da NET e o Asus 86u, explico:

O modem da NET atinge normalmente 120Mega contratados, testando com o cabo!

Ao testar pelo Roteador da Asus, o máximo que consigo é 94Mega.

Sabemos que as portas do Asus são 10/100/1000.

O que fazer amigos?
Testou com outro cabo? Esse número é bem caraterístico de porta limitada em 100Mbps ao invés de gigabit (1000Mbps).

Na interface dos Asus há a informação da velocidade negociada pela porta de rede de maneira bem clara já na página inicial:

asus-ac86.png
 
Última edição:
Testou com outro cabo? Esse número é bem caraterístico de porta limitada em 100Mbps ao invés de gigabit (1000Mbps).

Na interface dos Asus há a informação da velocidade negociada pela porta de rede de maneira bem clara já na página inicial:

asus-ac86.png

Primeiro, obrigado pela atenção :)

Abaixo, a configuração das portas no meu asus ...

i56790.jpg


Tem como modificar esse WAN igual ao seu que tá em 1Gbps? se sim, me dê as coordenadas por gentileza ...
 
Primeiro, obrigado pela atenção :)

Abaixo, a configuração das portas no meu asus ...

i56790.jpg


Tem como modificar esse WAN igual ao seu que tá em 1Gbps? se sim, me dê as coordenadas por gentileza ...
Bingo! O print não é meu mas a primeira coisa a ser feita é trocar o cabo por outro e ver se ele "linca" em 1 Gbps.

(Entendo que no modem da NET o mesmo cabo está funcionando como deveria mas há coisas na informática que até quem trabalha há quase 20 anos como eu não sabe explicar :D)
 
Bingo! O print não é meu mas a primeira coisa a ser feita é trocar o cabo por outro e ver se ele "linca" em 1 Gbps.

(Entendo que no modem da NET o mesmo cabo está funcionando como deveria mas há coisas na informática que até quem trabalha há quase 20 anos como eu não sabe explicar :D)

Fiz esse procedimento também e não deu certo, estou com 4 cabos (1 original que vem na caixa da Asus) aqui e testei todos. Os mesmos dão certo ligados diretamente do modem da NET para o computador, fazem 120Megas certinhos.

Estou usando a BIOS original da ASUS, e você???
 
Fiz esse procedimento também e não deu certo, estou com 4 cabos (1 original que vem na caixa da Asus) aqui e testei todos. Os mesmos dão certo ligados diretamente do modem da NET para o computador, fazem 120Megas certinhos.

Estou usando a BIOS original da ASUS, e você???
Ué, isso não faz o menor sentido :wtf:
Vou deixar para alguns dos colegas que tem o AC86U responder (apesar de tecnicamente não achar que é culpa dele), em último caso pode ser algum ajuste ou bloqueio no modem da NET :melior:

PS: Não se atenha apenas ao Speedtest, pelo Windows também há a informação da velocidade negociada pelo cabo, fica em Configurações de rede e Internet -> Alterar configurações do Adaptador -> Ethernet, você chegará na tela abaixo:

rede.png
 
Ué, isso não faz o menor sentido :wtf:
Vou deixar para alguns dos colegas que tem o AC86U responder (apesar de tecnicamente não achar que é culpa dele), em último caso pode ser algum ajuste ou bloqueio no modem da NET :melior:

PS: Não se atenha apenas ao Speedtest, pelo Windows também há a informação da velocidade negociada pelo cabo, fica em Configurações de rede e Internet -> Alterar configurações do Adaptador -> Ethernet, você chegará na tela abaixo:

rede.png

Nessa parte aí tá igualzinho ;)

Mas parece que é uma limitação/configuração do próprio roteador da asus, pois tá configurado em 100Mbps.

Vou vê se alguma bios alternativa resolve isso ...
 
Nessa parte aí tá igualzinho ;)

Mas parece que é uma limitação/configuração do próprio roteador da asus, pois tá configurado em 100Mbps.

Vou vê se alguma bios alternativa resolve isso ...
Aquela tela do Asus não é um ajuste de configuração e sim de informação, nela é exibida a velocidade negociada entre o Asus e o roteador da NET (no seu caso).

Não tenho certeza se há algum ajuste disso em outro local dentro das configurações do Asus mas estou quase certo que não, é algo automático e que particularmente nunca vi acontecer, ainda mais com 4 cabos diferentes.

Recomendo fortemente o Merlin mas faço uma única ressalva: Reset de fabrica após trocar o firmware e não restaure nenhum backup de configuração do Asus (caso tenha), faça as configurações como se fosse um equipamento novo.

Boa sorte e se puder volte com o feedback.
 
Nessa parte aí tá igualzinho ;)

Mas parece que é uma limitação/configuração do próprio roteador da asus, pois tá configurado em 100Mbps.

Vou vê se alguma bios alternativa resolve isso ...

Não é limitação do roteador não e sim algum problema ai, pois tenho o RT-AC86U e não tenho esse problema que você tem, porém, eu não uso net:

TwIEDmB.png


Como pode ver a wan está a 1 Gbps como deveria estar e com isso:

8016717613.png


Qual a versão instalada do firmware?
 
Não é limitação do roteador não e sim algum problema ai, pois tenho o RT-AC86U e não tenho esse problema que você tem, porém, eu não uso net:

TwIEDmB.png


Como pode ver a wan está a 1 Gbps como deveria estar e com isso:

8016717613.png


Qual a versão instalada do firmware?


Resultado com o ASUS ligado no Modem da NET da Marca HUMAX modelo HGB10R-02

8016811705.png




Resultado só ligado no Modem na NET - HUMAX modelo HGB10R-02

8016831700.png

 
Tava verificando aqui, os cabos são todos CAT 5E

Não sei se o ideal é CAT 6E :hmm:
 
Resultado com o ASUS ligado no Modem da NET da Marca HUMAX modelo HGB10R-02

8016811705.png




Resultado só ligado no Modem na NET - HUMAX modelo HGB10R-02

8016831700.png

 
Tava verificando aqui, os cabos são todos CAT 5E

Não sei se o ideal é CAT 6E :hmm:

A gente já entendeu que com o asus a velocidade é mais baixa e o motivo é esse:

i56790.jpg


Conforme o seu print /\ podemos ver que a porta que vai do modem da net ate o asus está negociando a 100 Mbps e não a 1Gbps como deve ser! Vou perguntar novamente qual o firmware que está instalado nesse momento? Pois existia um bug em versões antigas do firmwares da asus que fazia as portas negociarem em velocidades erradas.

O asus lista ele na tela inicial mesmo:

nLGZvkG.png


Como o @neo666 falou, cabos cat5e para cima já suportam gigabit, portanto não precisa ser cat6e, apesar de que aqui eu estou usando cabos cat6e blindados.
 
A gente já entendeu que com o asus a velocidade é mais baixa e o motivo é esse:

i56790.jpg


Conforme o seu print /\ podemos ver que a porta que vai do modem da net ate o asus está negociando a 100 Mbps e não a 1Gbps como deve ser! Vou perguntar novamente qual o firmware que está instalado nesse momento? Pois existia um bug em versões antigas do firmwares da asus que fazia as portas negociarem em velocidades erradas.

O asus lista ele na tela inicial mesmo:

nLGZvkG.png


Como o @neo666 falou, cabos cat5e para cima já suportam gigabit, portanto não precisa ser cat6e, apesar de que aqui eu estou usando cabos cat6e blindados.

Opa, desculpe, acabei esquecendo de retornar este dado que você pediu ...

Asuswrt-Merlin
Firmware Version: 384.9
Ainda continua 100 :(
 
Opa, desculpe, acabei esquecendo de retornar este dado que você pediu ...

Asuswrt-Merlin
Firmware Version: 384.9
Ainda continua 100 :(

Pois mais bobo que possa aparecer, eu pergunto.
Você já desligou da tomada e ligou novamente esse modem?
 
Pois mais bobo que possa aparecer, eu pergunto.
Você já desligou da tomada e ligou novamente esse modem?

Sim :D

Mas esses dias vou ver se compro um 2 cabinhos desse CAT6E aqui em BH que tá por volta de 10 reais e testar.

Se não der certo, deixo o da NET com o canal de WIFI 5G ligado só para o computador que fica do lado (que tem placa wifi da mobo) e a TV que tem NETFLIX. O resto deixo por conta do roteador da ASUS.

Obs.: Já tentei utilizar o modem da NET em modo Bridge e clonar no MAC, deu na mesma.
 
Sim :D

Mas esses dias vou ver se compro um 2 cabinhos desse CAT6E aqui em BH que tá por volta de 10 reais e testar.

Se não der certo, deixo o da NET com o canal de WIFI 5G ligado só para o computador que fica do lado (que tem placa wifi da mobo) e a TV que tem NETFLIX. O resto deixo por conta do roteador da ASUS.

Obs.: Já tentei utilizar o modem da NET em modo Bridge e clonar no MAC, deu na mesma.

Acredito que não seja o cabo, o que os colegas já falaram eu acho que tem mais chance de ser, por algum motivo os dois não estão conversando direito e por isso essa velocidade.

Já trocou de porta no modem da NET ou fez um reset no modem?

via cabo aqui.
8017182666.png


 
Caramba, assustadora essa temperatura do AC86U, lembrei de quando ainda tinha AC66U e era comum vê-lo super quente, mas ele não tinha sensor de temperatura da CPU, apenas nos rádios.
Esses dias de maior calor meu Mikrotik estava chegando aos 50ºC mas como o fabricante diz que ele pode trabalhar com uma temperatura ambiente de -40 a 60ºC estou tranquilo :salario:

@opolones experimente inverter o fan de modo a puxar o calor do roteador para fora, assim não precisará de filtro ou feltro. Nem sempre a necessidade é de 'empurrar' um volume de ar muito grande, basta movimentá-lo.

Grande @neo666 , sua sugestão foi ótima, não vou precisar colocar feltro algum, inverti o cooler como disse e também obtive um ótimo resultado, agradeço e muito a ideia, não tinha pensado por esse lado. :)

Fiz o teste com o cooler já ligado para ver a tempertatura que iria chegar em carga e a diferença continua muito alta, o cooler da noctua faz um vórtice muito grande e isso já é o sufuciente.
É inatinável o cooler da Noctua, eita empresa boa para fazer cooler bom.



Com uso da CPU ele chegava a bater os 82º C, agora abaixou nada mais, nada menos que 21ºC em carga e sem carga 29º C, simplesmente um absurdo.

Tenho uma fan da arctic cooling AF9225 sobrando aqui, coloquei ela do outro lado para ver o resultado e abaixou ainda mais, foi para 48º C, mas ela é meio barulhenta e acabei desligando.

Com dois cooler ativos em modo de pouca carga.
ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Temperature.png


Com UM único cooler ativo.

ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Temp-um-cooler.png


cooler meio barulhento se comparado com o noctua.
5630c21b5ef7a3fb0521ee2790b66643.jpg


A diferença é brutal. Faz o teste com o cooler puxando o ar ao invés de empurrá-lo para ver se faz diferença.

Fiz o teste, de uma olhadinha acima, realmente não precisa empurrar o ar, apenas puxando já é o suficiente.
 
Última edição:
@opolones

Fiz o reset e troquei/testei as 4 portas do modem da NET!

Negócio é testar cabo mesmo, só para tirar essa dúvida.
 
Por vias das duvidas faça isso mesmo.
 
@jcjcosta parece que vc não é o único.

https://www.clubedohardware.com.br/...z-velocidade-quando-conectamos-a-um-roteador/

Valeu meu amigo.

Eu tava até lendo justamente ontem este post.

Parece que o problema é com esse modem HUMAX da NET, pois observando todos os post lá se verifica que alguns com outros modelos de modem da NET não tem o problema específico.

Também verifica que o rapaz que criou o post quer alcançar os 240Mega, e ao comprar um cabo CAT 6a chegou entre 110 e 120Mega, o que para mim já seria o ideal e condizente com o meu pacote :thinking:
 
Valeu meu amigo.

Eu tava até lendo justamente ontem este post.

Parece que o problema é com esse modem HUMAX da NET, pois observando todos os post lá se verifica que alguns com outros modelos de modem da NET não tem o problema específico.

Também verifica que o rapaz que criou o post quer alcançar os 240Mega, e ao comprar um cabo CAT 6a chegou entre 110 e 120Mega, o que para mim já seria o ideal e condizente com o meu pacote :thinking:

Tomara que resolva, mas ao que tudo indica é o modem mesmo.

Eu tenho fibra de 300/150, o modem fica a uns 20 metros por cabo do roteador e ligado por cabo cat5e da furukawa, cabo bem simples mesmo da marca.

Eu gostaria de colocar o meu modem ao lado do roteador, mas como é fibra e tem conector da ponta do cabo, não vou arriscar puxar pelo conduite e dar defeito, vi tb que eles cobram para fazer essa mudança de ponto se eu solicitar, fora isso eu tive que modificar o modem com um fimrware alternativo para deixar em bridge e funciona perfeitamente, no final das contas resolvi não mexer em "time que está ganhando" por tantos anos e sem um único problema.

Boa sorte.
 
Tomara que resolva, mas ao que tudo indica é o modem mesmo.

Eu tenho fibra de 300/150, o modem fica a uns 20 metros por cabo do roteador e ligado por cabo cat5e da furukawa, cabo bem simples mesmo da marca.

Eu gostaria de colocar o meu modem ao lado do roteador, mas como é fibra e tem conector da ponta do cabo, não vou arriscar puxar pelo conduite e dar defeito, vi tb que eles cobram para fazer essa mudança de ponto se eu solicitar, fora isso eu tive que modificar o modem com um fimrware alternativo para deixar em bridge e funciona perfeitamente, no final das contas resolvi não mexer em "time que está ganhando" por tantos anos e sem um único problema.

Boa sorte.

Sonho!!! Uma conexão de fibra ótica de qualidade igual a sua aqui em BH (até temos este mesmo pacote aqui). A Vivo não é uma das melhores, infelizmente, cai bastante o sinal!

Paga quanto aí na sua? é combo?

Valeu pela atenção ;)
 
Sonho!!! Uma conexão de fibra ótica de qualidade igual a sua aqui em BH (até temos este mesmo pacote aqui). A Vivo não é uma das melhores, infelizmente, cai bastante o sinal!

Paga quanto aí na sua? é combo?

Valeu pela atenção ;)

A minha é internet avulsa, pago nela R$149 por mês, antes tinha 100/50 Mbps.
Mudei de plano a pouco mais de um mês, pois estava pagando R$144 na conexão antiga, mas para falar a verdade, deveria ter ido de 200/100 Mbpso ou mesmo tentar um otimo desconto para 100/50 mbps, a internet fica muito ociosa com tanta velocidade, o único ponto bom é quando vai baixar algum jogo na Steam, EA ou no console, vem quase sempre no máximo da conexão.

Como fiz um plano de um ano, irei manter ela.
 
Eu qu
A minha é internet avulsa, pago nela R$149 por mês, antes tinha 100/50 Mbps.
Mudei de plano a pouco mais de um mês, pois estava pagando R$144 na conexão antiga, mas para falar a verdade, deveria ter ido de 200/100 Mbpso ou mesmo tentar um otimo desconto para 100/50 mbps, a internet fica muito ociosa com tanta velocidade, o único ponto bom é quando vai baixar algum jogo na Steam, EA ou no console, vem quase sempre no máximo da conexão.

Como fiz um plano de um ano, irei manter ela.
eria sair dos meus 240/20 pra esses 100/50 mas a vivo fibra não tem na minha casa q bosta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo