[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Talvez possa ser interessante para alguém que não queira importar, o AC86U está 1199,00 na kabum a vista:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97939

não está ruim se pagar a vista, porém, pelo menos aqui o frete ta caro! 100 reais quase. Outro dia na joybuy o RT-AC86U estava por 150 dolares.
Também vi essa promo da Kabum ontem mas acabei esquecendo de postar aqui.

Apesar do preço mais convidativo ainda é caro se o cara tiver a mente aberta e algum conhecimento, dispensando features específicas um Mikrotik/EdgeRouter + AP Unifi custará uns 900 reais (se muito) e terá desempenho overall igual ou até melhor que ele.

Registre-se que de forma alguma quero desmerecer o equipamento ou a marca até porque já tive alguns roteadores Asus no passado mas a meu ver o preço (de prateleira) do AC86U deveria ser de no máximo 1000 reais, ia vender a rodo.
 
É vagabundo fazendo probe no seu ip por brechas de segurança e afins! Bem-vindo a internet de hoje em dia, infelizmente a situação é essa ai mesmo...

Uma vez expus um sql de teste(não tinha nada nele) a internet só para fazer uns testes, no dia seguinte no log tinha ip da china fazendo brute force no usuário SA(que é o usuário super admin padrão do sql), só que esse usuário estava desativado kkkkkkkk





Skynet eleva o firewall nativo do asus, conforme a propria descrição do mesmo:

Skynet is the first comprehensive IP banning and security tool exclusively for Asus Devices.

The goal of this tool is to enhance the firmware's built in functionality such as the SPI Firewall, Brute Force Detection and AiProtect while adding easy to use tools for users to implement custom firewall rules they desire. Skynet has a range of feature from banning single IPs, domains, entire countries or pulling predefined malware lists from reputable providers. Skynet can also be used to secure IOT device and prevent them from phoning home. It is the one stop shop for router security and the first line of defense in your home network.

Skynet fully supports OpenVPN implementations from providers like Private Internet Access, along with user scripts like Diversion & Stubby. Extensive testing has also been done with home security products such as the Annke DW81KE and NAS systems including the QNAP TVS-672XT

Esse povo viu, quando deixava meu NAS da Synology para acesso web externamente tb tinha gente tentando logar de vez enquanto, mas a tempos só acesso quase tudo em casa por põem OpenVPN do roteador mesmo.

Meu NAS tb tem um firewall interno e tem uma opção chamada geo ip2 ou algo assim, o bom que pode bloquear IP por países.

Estava lendo por cima o pfsense com firewall suricata ou snord, achei muito interessante, mas não sei se seria muita coisa para eu investir para uso doméstico, além disso eu iria apanhar para fazer funcionar, por falta de conhecimento.
 
Também vi essa promo da Kabum ontem mas acabei esquecendo de postar aqui.

Apesar do preço mais convidativo ainda é caro se o cara tiver a mente aberta e algum conhecimento, dispensando features específicas um Mikrotik/EdgeRouter + AP Unifi custará uns 900 reais (se muito) e terá desempenho overall igual ou até melhor que ele.

Registre-se que de forma alguma quero desmerecer o equipamento ou a marca até porque já tive alguns roteadores Asus no passado mas a meu ver o preço (de prateleira) do AC86U deveria ser de no máximo 1000 reais, ia vender a rodo.

Interessante isso, sempre é bom ter mais opções.

Duas perguntinhas.

1) Já que estamos falando de firewall, sabe me dizer se o que vem nele é bom?

2) Você poderia indicar um combo desses que vc falou, modelo do roteador e modela da antena AP?

Obrigado
 
Boa tarde pessoal....por favor me ajudem com meu roteador 86u (antes que eu taque fogo nele...kkkk)

Faz uns 20 dias que percebi lentidão na minha banda 2,4 GH. Tenho uma internet fibra de 120 MB e na rede 2,4 GH não passa de 2 MB (isso quando consigo fazer o teste pois, muitas vezes, esta sem conexão). Já o de 5 GH está normal.

O que já fiz (e nada adiantou)
- instalei varias versões inclusive o Merlin
- vários hard reset
- mexi em muitas configurações (na tentativa e erro)
- levei em 2 casas de amigos e instalei direto no fiber home.
- coloquei um HD externo e tentei fazer transferência de arquivo (isolando a internet) e não transferia.

E pra ajudar eu comprei no EUA e a Asus do BRasil não da assistência

A minha última alternativa é solicitar ajuda a vocês. Alguém já passou por isso?

Muito obrigado
 
Também vi essa promo da Kabum ontem mas acabei esquecendo de postar aqui.

Apesar do preço mais convidativo ainda é caro se o cara tiver a mente aberta e algum conhecimento, dispensando features específicas um Mikrotik/EdgeRouter + AP Unifi custará uns 900 reais (se muito) e terá desempenho overall igual ou até melhor que ele.

Registre-se que de forma alguma quero desmerecer o equipamento ou a marca até porque já tive alguns roteadores Asus no passado mas a meu ver o preço (de prateleira) do AC86U deveria ser de no máximo 1000 reais, ia vender a rodo.
Realmente esse combo sugerido ai é top! Agora se for comprar la fora e tu quiser uma parada tudo em 1 bem completo e com hardware bom, ai eu acho que vale a pena o rt-ac86u, porque tu consegue o mesmo por 700-750 reais atualmente no ali express e na joybuy de vez enquanto vai ter por uns 150 dolares, o que da uns 600 reais(depois dos impostos que vem no cartao e etc)
 
Boa tarde pessoal....por favor me ajudem com meu roteador 86u (antes que eu taque fogo nele...kkkk)

Faz uns 20 dias que percebi lentidão na minha banda 2,4 GH. Tenho uma internet fibra de 120 MB e na rede 2,4 GH não passa de 2 MB (isso quando consigo fazer o teste pois, muitas vezes, esta sem conexão). Já o de 5 GH está normal.

O que já fiz (e nada adiantou)
- instalei varias versões inclusive o Merlin
- vários hard reset
- mexi em muitas configurações (na tentativa e erro)
- levei em 2 casas de amigos e instalei direto no fiber home.
- coloquei um HD externo e tentei fazer transferência de arquivo (isolando a internet) e não transferia.

E pra ajudar eu comprei no EUA e a Asus do BRasil não da assistência

A minha última alternativa é solicitar ajuda a vocês. Alguém já passou por isso?

Muito obrigado
Sinceramente não passei por isso, se tu já fez isso tudo e ainda sim está ruim e se vc usou em diferentes lugares(devido a interferencia) com diferentes dispositivos, então pode ser algo do hardware do rt-ac86u que está com problema mesmo! Como que é a questão das redes 2.4 ghz ai aonde vc mora? com o app wifi analyzer da para saber!
 
Boa tarde pessoal....por favor me ajudem com meu roteador 86u (antes que eu taque fogo nele...kkkk)

Faz uns 20 dias que percebi lentidão na minha banda 2,4 GH. Tenho uma internet fibra de 120 MB e na rede 2,4 GH não passa de 2 MB (isso quando consigo fazer o teste pois, muitas vezes, esta sem conexão). Já o de 5 GH está normal.

O que já fiz (e nada adiantou)
- instalei varias versões inclusive o Merlin
- vários hard reset
- mexi em muitas configurações (na tentativa e erro)
- levei em 2 casas de amigos e instalei direto no fiber home.
- coloquei um HD externo e tentei fazer transferência de arquivo (isolando a internet) e não transferia.

E pra ajudar eu comprei no EUA e a Asus do BRasil não da assistência

A minha última alternativa é solicitar ajuda a vocês. Alguém já passou por isso?

Muito obrigado
Desde novo é assim?

Não consigo pensar em nada além do que você já tenha feito, se o comportamento ocorre independente do firmware, do dispositivo conectado a ele e da conexão com a internet (e mesmo localmente) tudo indica que tenha vindo com defeito.

Se eu já tô sofrendo para conseguir conversar com alguém na Asus BR para conseguir fazer um RMA de um produto comprado aqui no Brasil lamento dizer que provavelmente você terá que se virar nos 30 para enviar de volta para alguém nos EUA para mandar para RMA.
 
Realmente esse combo sugerido ai é top! Agora se for comprar la fora e tu quiser uma parada tudo em 1 bem completo e com hardware bom, ai eu acho que vale a pena o rt-ac86u, porque tu consegue o mesmo por 700-750 reais atualmente no ali express e na joybuy de vez enquanto vai ter por uns 150 dolares, o que da uns 600 reais(depois dos impostos que vem no cartao e etc)
 

Sinceramente não passei por isso, se tu já fez isso tudo e ainda sim está ruim e se vc usou em diferentes lugares(devido a interferencia) com diferentes dispositivos, então pode ser algo do hardware do rt-ac86u que está com problema mesmo! Como que é a questão das redes 2.4 ghz ai aonde vc mora? com o app wifi analyzer da para saber!

Grato retorno

Aqui a rede 2,4 é bem tranquilo . Só tem o meu vizinho que usa canal e estou usando a 12. Mesmo assim nada. Vou ter que dar um jeito de enviar ao EUA.. Me ferrei..kkkk
 
Desde novo é assim?

Não consigo pensar em nada além do que você já tenha feito, se o comportamento ocorre independente do firmware, do dispositivo conectado a ele e da conexão com a internet (e mesmo localmente) tudo indica que tenha vindo com defeito.

Se eu já tô sofrendo para conseguir conversar com alguém na Asus BR para conseguir fazer um RMA de um produto comprado aqui no Brasil lamento dizer que provavelmente você terá que se virar nos 30 para enviar de volta para alguém nos EUA para mandar para RMA.

Pois é...eu tb acho que é hardware... Valeu!!!
 
Também vi essa promo da Kabum ontem mas acabei esquecendo de postar aqui.

Apesar do preço mais convidativo ainda é caro se o cara tiver a mente aberta e algum conhecimento, dispensando features específicas um Mikrotik/EdgeRouter + AP Unifi custará uns 900 reais (se muito) e terá desempenho overall igual ou até melhor que ele.

Registre-se que de forma alguma quero desmerecer o equipamento ou a marca até porque já tive alguns roteadores Asus no passado mas a meu ver o preço (de prateleira) do AC86U deveria ser de no máximo 1000 reais, ia vender a rodo.

Concordo 100%! Outro dia estava lendo o tópico da rb750 aqui do fórum e parei pra pensar nisso, o que eu paguei importando meu ac86u + azar que dei em ser taxado, daria mais ou menos o preço desse combo que você citou. Acredito que as pessoas acabem comprando o asus devido a facilidade de ser router+wifi em um aparelho só e por ter um sistema mais amigável de se configurar.

No meu caso, hoje em dia, provavelmente optaria pelo mikrotik/edgerouter com um ubiquiti aircube (por não precisa pendurar no teto) . E como também gosto de aprender coisas novas nessa área, seria uma oportunidade para me familiarizar com algo voltado ao uso profissional. Tem bastante conteúdo pela internet a fora sobre mikrotik, vi que não é um bicho de 7 cabeças para uma configuração mais básica.

No fim das contas, tanto o asus quanto o outro combo citado, seriam overkill pro meu link/tipo de uso. A função que acabou me convencendo a comprá-lo foi por permitir dual wan e ter portas gigabit pra isso, além claro do puro e simples consumismo de sempre.

não está ruim se pagar a vista, porém, pelo menos aqui o frete ta caro! 100 reais quase. Outro dia na joybuy o RT-AC86U estava por 150 dolares.

Concordo, como o @neo666 disse, um preço justo para venda no brasil seria até uns 1000 estourando. Porém como tudo aqui é multiplicado por 10, acaba chegando pelos quase 2000 reais cobrados fora de promoção.
 
Esse povo viu, quando deixava meu NAS da Synology para acesso web externamente tb tinha gente tentando logar de vez enquanto, mas a tempos só acesso quase tudo em casa por põem OpenVPN do roteador mesmo.

Meu NAS tb tem um firewall interno e tem uma opção chamada geo ip2 ou algo assim, o bom que pode bloquear IP por países.

Estava lendo por cima o pfsense com firewall suricata ou snord, achei muito interessante, mas não sei se seria muita coisa para eu investir para uso doméstico, além disso eu iria apanhar para fazer funcionar, por falta de conhecimento.
 


Interessante isso, sempre é bom ter mais opções.

Duas perguntinhas.

1) Já que estamos falando de firewall, sabe me dizer se o que vem nele é bom?

2) Você poderia indicar um combo desses que vc falou, modelo do roteador e modela da antena AP?

Obrigado
Cara, difícil responder essa dúvida objetivamente. Eu poderia simplesmente colar esta lista de features da MK mas obviamente o Asus e tantos outros também devem fazer mais de 90% do que está na lista.

Devemos ter em mente que apesar da linha em questão (RB750) ser mais voltada ao segmento 'SOHO' a Mikrotik atua mais no segmento profissional, o firmware de todos os roteadores é basicamente o mesmo e funciona em qualquer equipamento (o release é único e você usa no hardware que tiver), muitos provedores (especialmente os pequenos) utilizam equipamentos Mikrotik e isso já atesta a confiabilidade dos equipamentos deles.

Já os Unifi são Access Points de alta potência/velocidade também feitos para um segmento mais profissional, aqui na empresa apenas um Unifi dá conta de um ambiente gigante (cerca de 1000m², além da área externa) com muitos equipamentos conectados diariamente, em outra empresa que trabalhei tínhamos 9 (nove) Access Points espalhados por pavilhões e andares diferentes e era plenamente possível passear com um notebook do primeiro até o último AP praticamente sem perder um pacote de ping ou queda em uma chamada de Skype, por exemplo. Foram justamente esses e outros inúmeros cenários que me motivaram a colocar um lá em casa e resolver meus problemas de vez, especialmente após muitas frustrações com equipamentos "tudo em um".

De toda forma, como o @clerigotrevas mencionou ali, temos um tópico dedicado do MK que acabou recebendo muitos usuários de EdgeRouter e de equipamentos Unifi e é uma ótima fonte de informações e de troca de idéias, acho que vale a 'zapeada':

Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Como eu sei que você é um cara autodidata eu sugiro que analise com carinho as marcas em si, tanto Mikrotik como também a Ubiquiti, particularmente nunca vi nenhum teste head to head com Asus/outros e não se eles existem, mas posso dizer com alguma propriedade que são soluções que estão um degrau acima.

Eu vejo você testando plugins, add-ons, scripts e afins e acho que isso muito legal, mas até por força da profissão eu só quero chegar em casa e ver/ter as coisas funcionando bem, e efetivamente só consegui isso com MK+Unifi.

Last but not least: Mais acima você comentou sobre os pfSense e ele faz parte do meu dia a dia profissional há pelo menos uns 10~15 anos (sou SysAdmin), ele também é um monstro em termos de estabilidade e desempenho mas não acho que uma residência seja um bom lugar para tê-los, primeiro porque dependem de um hardware 'dedicado' para rodar (no exterior existem Appliances, mas são caros), segundo porque um Mikrotik, um EdgeRouter (assim como roteadores Asus e outros) não devem nada pra ele em termos de funcionalidades, velocidade e confiabilidade. Tudo vai depender da necessidade e do objetivo de cada um.

Perdoem-me pelo textão, estou no meio do expediente e fui escrevendo ininterruptamente mas não tive tempo para corrigir eventuais erros de português e/ou concordância :D
 
Teste com todos os tipos de QoS do RT-AC86U em seu fw de fabrica.



Peguei o melhor de três, do video acima que fiz.

QoS OFF
qos-off.jpg

adaptive-jpg.jpg

tradicional.jpg
 
Estou a testar por uma semana essas fans de 20 cruzeiro$ :
Whats-App-Image-2019-02-17-at-14-57-36.jpg

Inicialmente peguei 1 peça só para testar, deixei exaurindo o ar do modem/roteador NET CISCO DP3925 que é esquentadinho pra caramba....gostei do resultado:wub:
pr-p-s-fan-CISCO.jpg

Sendo cool 'n quiet, adquiri outro para deixar no nosso ASUS.

Só de apoiar atrás nos cabos e inclinado ficou bem posicionado
Estou rodando com o firmware original e ele não têm a máscara que permite monitorar a temperatura, mas com certeza diminuiu.
Whats-App-Image-2019-02-23-at-12-25-49.jpg

...vou deixar 1 peça com o brother @hotsauce2007 e em breve ele dá um feedback das temps pelo merlin.
 
Estou a testar por uma semana essas fans de 20 cruzeiro$ :
Whats-App-Image-2019-02-17-at-14-57-36.jpg

Inicialmente peguei 1 peça só para testar, deixei exaurindo o ar do modem/roteador NET CISCO DP3925 que é esquentadinho pra caramba....gostei do resultado:wub:
pr-p-s-fan-CISCO.jpg

Sendo cool 'n quiet, adquiri outro para deixar no nosso ASUS.

Só de apoiar atrás nos cabos e inclinado ficou bem posicionado
Estou rodando com o firmware original e ele não têm a máscara que permite monitorar a temperatura, mas com certeza diminuiu.
Whats-App-Image-2019-02-23-at-12-25-49.jpg

...vou deixar 1 peça com o brother @hotsauce2007 e em breve ele dá um feedback das temps pelo merlin.
Comprou no Mercado Livre?
https://produto.mercadolivre.com.br...ital-receptor-netbook-portatil-_JM?quantity=1
 
Não...acabei pegando direto em uma loja no Centro, lá na Santa Efigênia, mas é o mesmo que vc tinha sugerido alguns dias atrás. :joia:
Legal. Depois que ver o teste da eficiência dele no roteador pelo outro colega que você citou, decido se compro um.
 
@adenb76, com dois deve ser melhor ainda.

Se eu não me engano, foi por volta de 30 graus na gambiarra que eu fiz.

:wtf:

4-FE5-EE35-3364-430-B-9606-C1839-E316-EE1.jpg

 
Fiz umas capturas de tela aqui, do roteador com o fw stock e do Merlin.
Tirei print somente as paginas diferentes, para quem não usa o fw do Merlin e tem curiosidade.

https://photos.app.goo.gl/4WAmjR8zUycunT9h6
 
Bom dia galera.

Tenho um RT-AC68U e gostaria de saber qual o melhor cliente de torrent para ele.
Tenho o firm Merlin contudo estou usando o Download Master e estou achando bem ruim.

Vocês poderiam me indicar outro?
E algum tutorial de fácil instalação? Tenho dois Hds esperados no USB.
 

O AiProtection é um Intrusion Prevention System(IPS).

O que é?

As principais funções de um Sistema de Prevenção de Invasões (IPS) são monitorar o tráfego de rede, identificar atividades maliciosas, gerar informações de log sobre estas atividades e tentar bloquear ou interrompê-las. Em geral, IPS é uma solução de segurança ativa. No entanto, existem sistemas passivos (IDS) e ativos (IPS). Em sistema passivos, chamados de sistemas de detecção de invasões (IDS), o IDS detecta uma potencial violação de políticas de segurança, registra as informações (log), e dispara um alerta. Em um sistema ativo, o IPS responde a atividade suspeita, encerrando uma sessão de usuário ou reprogramando o firewall para bloquear o tráfego de rede de uma fonte maliciosa suspeita.

Mais informações

https://www.aminhacasadigital.com/2017/03/routers-asus-com-aiprotection.html
https://www.asus.com/us/AiProtection/

Fiz um teste para ver qual é a perda de desempeho ao usar o AiProtection junto com VPN. :datena:



Vocês usam o AiProtection ?
 
Estou tendo problemas em instalar o Entware no meu Asus RT-AC68U.

Usei este tutorial
https://github.com/RMerl/asuswrt-merlin/wiki/Entware

instalei normalmente, consigo instalar qualquer coisa como opkg install

O problema que quando eu instalo o Entware, ele corrompe a partição e não consigo mais usar o Media Server.

OncHac4.png


Alguém sabe o que pode ser ?

Sobre o porque corrompeu eu não sei, talvez o pendrive estaja ruim ou não, mas você poderia tentar usar outro sistema de arquivo nesse pendrive.

Já tentou usar o ext4 para ver se resolve?
 
Sobre o porque corrompeu eu não sei, talvez o pendrive estaja ruim ou não, mas você poderia tentar usar outro sistema de arquivo nesse pendrive.

Já tentou usar o ext4 para ver se resolve?

tentei ext2 e ext3
mas descobri o que era...

Eu criei e formatei a partição pelo Windows, através do EaseUS Partition Master.

Fui pelo Xubuntu e deu certo agora..

Instalei o rtorrent ao invés do Transmission. Foi bem, contudo alguma coisa está limitando a velocidade a 2mb/s.
 
tentei ext2 e ext3
mas descobri o que era...

Eu criei e formatei a partição pelo Windows, através do EaseUS Partition Master.

Fui pelo Xubuntu e deu certo agora..

Instalei o rtorrent ao invés do Transmission. Foi bem, contudo alguma coisa está limitando a velocidade a 2mb/s.
Você está usando o mesmo pendrive (usb 3.0 ?) para rodar aplicações e fazer downloads? Ele pode não estar dando conta, especialmente porque no torrent os arquivos vem fracionados em partes e isso vai estuprar ainda mais o IO dele.

De modo geral não é uma ideia que me agrada (pendrive ou hd plugados em um roteador) mas eu provavelmente usaria um pendrive na porta 2.0 para aplicações/etc que não precisam de acesso constante e um HD na porta 3.0 para downloads e afins.
 
Você está usando o mesmo pendrive (usb 3.0 ?) para rodar aplicações e fazer downloads? Ele pode não estar dando conta, especialmente porque no torrent os arquivos vem fracionados em partes e isso vai estuprar ainda mais o IO dele.

De modo geral não é uma ideia que me agrada (pendrive ou hd plugados em um roteador) mas eu provavelmente usaria um pendrive na porta 2.0 para aplicações/etc que não precisam de acesso constante e um HD na porta 3.0 para downloads e afins.

Sim.
É um HD com a partição de filmes e outra com o entware.

Mudei e deu uma boa melhorada.

Agora não sei o que eu uso aqui.

O RT-AC68U com rtorrent e os dois usb como DLNA para o mibox.
Ou
O Mibox direto com hub USB e o Transmission BT .
 
Pergunta
Se eu ativar o AiProtection* no RT-AC68U eu vou perder desempenho?

Resposta


obs: se estiver usando junto com um cliente VPN, vai perder desempenho, veja o vídeo abaixo.

 
o @adenb76 trouxe um fan para esfriar o Asus, incrível a diferença nas temps, de 89 para 52 graus,

5fHBVdk.jpg
 
o galera, qual dos modelos da asus tem o menor preço tento as portas gigabit + wireless 5Ghz ac?
to numa procura mas ta foda, os que encontrei estão o preço de um rim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo