[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

esse modem funciona só em modo bridge, ae o próximo dispositivo que fica responsável, tem que ver nele o que qui esta chegando.

e não, os modens antigos tb podem suportar, os docsis 2 (tipo esse morotora que vc sitou) se tiverem só modo bridge fica a cargo do próximo dispositivo, se for tipo o svg1202 que é roteador tb, tem que rolar um update no FW pela net pra suportar, mas é mais provável que eles troquem esses modens por mais novos do que atualizar.
Ah ok, entendi
 
Eu nunca fui bom em redes a esse ponto, mas uma duvida, por que não se pode "reaproveitar" um ipv4? Tipo, vamos dizer que eu peguei o ipv4 123.456.789.012 usei ele durante um dia e ai desliguei meu equipamento, fazendo a desconexão da rede da operadora e consequentemente deixando de utiliza-lo, por que ele não pode voltar pra operadora e ser utilizado por outro usuário?.
 
Eu nunca fui bom em redes a esse ponto, mas uma duvida, por que não se pode "reaproveitar" um ipv4? Tipo, vamos dizer que eu peguei o ipv4 123.456.789.012 usei ele durante um dia e ai desliguei meu equipamento, fazendo a desconexão da rede da operadora e consequentemente deixando de utiliza-lo, por que ele não pode voltar pra operadora e ser utilizado por outro usuário?.
É assim que funciona atualmente mas o problema é que o número de usuários está aumentando e o número de IPs já acabou.
 
Última edição:
CGNAT nada mais é que um IP "nateado", ou seja, a operadora possui um IP real na ponta e divide ele com vários usuários através de "máscaras de rede", tudo isso é regulamentado pela anatel.

No link abaixo temos a regulamentação do CGNAT:
>>>GT-IPv6

Isso não é regulamentação, é apenas um relatório de um grupo de estudos. Regulamentações são feitas em resoluções.
Além disso, a Anatel não controla como redes lógicas devem funcionar (o que inclui endereçamentos e roteamento, por exemplo).

O CGNAT possui algumas características, a anatel aprovou uma range de IP's para identificação do CGNAT, a range é 100.64/10.

A Anatel não controla endereços IP. A IANA é quem reservou a faixa 100.64.0.0/10 para uso para CGNAT (RFC6598), embora qualquer outra faixa privada possa ser usada. O propósito dessa faixa e evitar que houvessem alguns problemas caso as empresas de telecom. usassem as faixas da RFC1918, mesmas usadas nas redes locais dos clientes, em suas redes de acesso (embora as empresas estejam usando 100.64.0.0/10 até na distribuição e núcleo).

Mosqueteiros esse endereço FE80 não é um endereço APIPA ou PIPA do IPv6 quando a maquina não recebe algum IPv6 valido?

Endereços começados por fe80 são de link-local. O next-hop em IPv6 é sempre o endereço link-local, não o global. Seu modem ou roteador deve ter mostrado esse endereço por engano, já que link-local não é roteável, e devido a isso é certo que você deve ter recebido um global (público ou privado recebido por PPPoE, DHCP, estático ou etc.) da sua operadora, que é o que deveria aparecer nessa página de status aí.
 
Endereços começados por fe80 são de link-local. O next-hop em IPv6 é sempre o endereço link-local, não o global. Seu modem ou roteador deve ter mostrado esse endereço por engano, já que link-local não é roteável, e devido a isso é certo que você deve ter recebido um global (público ou privado recebido por PPPoE, DHCP, estático ou etc.) da sua operadora, que é o que deveria aparecer nessa página de status aí.

Aqui aparece um que começa com FE80 quando obtenho nas configurações de IPv6 da porta WAN obtenho o IPv6 por DHCPv6, aparece 2804 quando obtenho por SLAAC, porém de ambas as formas tenho acesso a internet.
 
Isso não é regulamentação, é apenas um relatório de um grupo de estudos. Regulamentações são feitas em resoluções.
Além disso, a Anatel não controla como redes lógicas devem funcionar (o que inclui endereçamentos e roteamento, por exemplo).



A Anatel não controla endereços IP. A IANA é quem reservou a faixa 100.64.0.0/10 para uso para CGNAT (RFC6598), embora qualquer outra faixa privada possa ser usada. O propósito dessa faixa e evitar que houvessem alguns problemas caso as empresas de telecom. usassem as faixas da RFC1918, mesmas usadas nas redes locais dos clientes, em suas redes de acesso (embora as empresas estejam usando 100.64.0.0/10 até na distribuição e núcleo).



Endereços começados por fe80 são de link-local. O next-hop em IPv6 é sempre o endereço link-local, não o global. Seu modem ou roteador deve ter mostrado esse endereço por engano, já que link-local não é roteável, e devido a isso é certo que você deve ter recebido um global (público ou privado recebido por PPPoE, DHCP, estático ou etc.) da sua operadora, que é o que deveria aparecer nessa página de status aí.

Eu acho que tu não entendeu o princípio do tópico. A linguagem que utilizo é para ficar de simples acesso e compreensão.

E sim este relatório está organizando como as operadoras devem proceder.
 
A Vivo oferecendo link de 1Gbps? hehehe imagina o preço... uns 1500 reais mensais... ;)

Veja estas apresentações. Tem uma que cita conexões de 1Gbps em 2018:
http://telefonica.mediagroup.com.br/pt/Default.aspx
Acho que estamos indo pro offtopic, mas peço desculpas antecipadamente para ir um pouco além:

Qualquer provedor que utilize GPON já abre a possibilidade de seus clientes de receberem velocidades bem altas, é só ele ir adequando o split ratio conforme a demanda e todos ficam felizes, inclusive o técnico que não precisa mais ficar ouvindo cliente se queixando de atenuação e SNR em par metálico :D

Até pouquíssimo tempo atrás eu sonhava em ter uma conexão decente na minha casa que fica na periferia de uma cidade na região metropolitana de uma capital, e hoje eu tenho uma fibra entrando na minha sala :)

[]´s
Eduardo.
 
Pra contribuir.
KQrV40u.jpg
 
Eu acho que tu não entendeu o princípio do tópico. A linguagem que utilizo é para ficar de simples acesso e compreensão.

Mas quanto mais informações, melhor, não é? É com isso que estou contribuindo...

E sim este relatório está organizando como as operadoras devem proceder.

São apenas recomendações. Se a Anatel chegar ao ponto de querer controlar até endereçamento e roteamento, telecomunicações vão estar fadadas ao fracasso nesse país. Com a intensão de controlar até troca de tráfego, de acordo com a proposta de novo regulamento de interconexões, não duvido que a Anatel ridícula chegue a esse absurdo algum dia.
 
Alguém sabe me dizer se meu IP está nateado?

To tendo problemas com alguns sites, boquearam meu IP, não entra de jeito nenhum...

Sem%20ttulo_zpsaif5k2ri.jpg
 
Alguém sabe me dizer se meu IP está nateado?

To tendo problemas com alguns sites, boquearam meu IP, não entra de jeito nenhum...

Sem%20ttulo_zpsaif5k2ri.jpg

Não está nateado
 
mais esse meu IP pode estar sendo utilizado por outros usuários da NET?

Se este IP está no seu modem, só vc está utilizando.

Caso queira um IP diferente, desligue o modem e aguarde 3 horas (é o tempo mínimo) e ligue novamente.
 
Aqui na GVT/Vivo sempre aparece no Powerbox um IP normal ipv4, o mesmo que aparece no speedtest, etc... pelo visto a Vivo ainda não ficou sem poder distribuir ipv4 válido.

Meu PACE 5471 acho que nem tem suporte para ipv6... vejo a NET com esse CGNAT descarado aí, mas a Vivo pelo menos por enquanto não fez nada disso, pelo menos isso de bom.

Só a troca de IP a cada 48hrs que é herança da GVT ainda....mas como um dia acordei as 3h30 da manhã e desliguei/liguei o Powerbox, ele sempre troca o IP nesse horário, onde não tem nada sendo usado, aí fica de boa.

Espero que a Vivo leve o máximo possível para não implementar o CGNAT na sua rede e onde era GVT (aqui no RS por exemplo). Ia ferrar com minha vida. Por enquanto está tudo bem.

Mas o dia que tiver que mudar pra ipv6 pra valer, vão ter que trocar muitos Powerbox, e o meu Pace será infelizmente um, acho que nem upgrade de fw ajuda. É uma pena, pois é um aparelho muito bom.
 
Aqui na GVT/Vivo sempre aparece no Powerbox um IP normal ipv4, o mesmo que aparece no speedtest, etc... pelo visto a Vivo ainda não ficou sem poder distribuir ipv4 válido.

Meu PACE 5471 acho que nem tem suporte para ipv6... vejo a NET com esse CGNAT descarado aí, mas a Vivo pelo menos por enquanto não fez nada disso, pelo menos isso de bom.

Só a troca de IP a cada 48hrs que é herança da GVT ainda....mas como um dia acordei as 3h30 da manhã e desliguei/liguei o Powerbox, ele sempre troca o IP nesse horário, onde não tem nada sendo usado, aí fica de boa.

Espero que a Vivo leve o máximo possível para não implementar o CGNAT na sua rede e onde era GVT (aqui no RS por exemplo). Ia ferrar com minha vida. Por enquanto está tudo bem.

Mas o dia que tiver que mudar pra ipv6 pra valer, vão ter que trocar muitos Powerbox, e o meu Pace será infelizmente um, acho que nem upgrade de fw ajuda. É uma pena, pois é um aparelho muito bom.

Em algum momento todas as operadoras vão cair no CGNAT ou algum método semelhante. As operadoras que tem telefonia celular aplicaram a lógica de distribuir ip não público ( normalmente 10.x.x.x ), e assim manter as faixas de ip público para o usuário de banda larga fixa. Creio que a NET teve problemas primeiro, devido a base de clientes ser muito grande.
 
Uma informação interessante. Tem um site que é possível saber quantos IPs um provedor possui. Basta saber o número do AS dele. Para isso entre no site http://bgp.he.net/ que irá aparecer o número do AS do provedor que lhe fornece a conexão de Internet como por exemplo o meu:
BGP.jpg

Na última linha aparece o número do AS do provedor, no meu caso AS18881 (ex GVT).
Sabendo o número do AS do provedor, entre no site https://mxtoolbox.com/asn.aspx e digite somente o número do AS (sem as letras "AS" no início). Clique no botão "ASN Lookup" que o site irá retornar todos os ranges de IPs utilizado pelo provedor assim como o número de IPs que ele possui. Pelo site deu para saber que a GVT/Vivo possui 8.646.400 IPs.
Pelo que pesquisei aqui o AS da Telefônica para as conexões do Speedy é 27699 e conforme o site mxtoolbox o número de IPs disponíveis é 6.376.704.
 
Última edição:
Falando na NET, vale lembrar é que há cidades que tem IPv4 sobrando ainda.
Aqui em Fortaleza, por exemplo, os IPv4 são reais.
Desde o meio do ano passado que leio aqui no Adrena a galera falando que "quem é cliente novo já cai no CGNAT", mas não tenho notícias disso aqui.
 
Pessoal. Uso a Net. Preciso acessar i IP de um servidor nos EUA . Eles liberaram meu IP lá mas eu não consigo o acesso por nada (acessando pela url o php admin e tbm via FTP) da erro, não carrega a página. E meu IP esta nateado. Acabei de verificar isso . O CGNAt é a causa? Pq já tentei de tudo e o servidor tbm já liberou meu IP, aliás, liberaram os vários IPs que já trocou aqui!
 
Eu estou numa rede baseada em CGNAT, infelizmente.

Com isso não consigo realizar redirecionamento de portas, e nem acessar externamente a minha rede de casa.

Eu sou obrigado a concordar com isso, ou posso exigir da operado um ip de ip publico sem ser compartilhado?
 
Pessoal. Uso a Net. Preciso acessar i IP de um servidor nos EUA . Eles liberaram meu IP lá mas eu não consigo o acesso por nada (acessando pela url o php admin e tbm via FTP) da erro, não carrega a página. E meu IP esta nateado. Acabei de verificar isso . O CGNAt é a causa? Pq já tentei de tudo e o servidor tbm já liberou meu IP, aliás, liberaram os vários IPs que já trocou aqui!

É a causa sim, pois se está nateado há vários usuários usando este IP.

Eu estou numa rede baseada em CGNAT, infelizmente.

Com isso não consigo realizar redirecionamento de portas, e nem acessar externamente a minha rede de casa.

Eu sou obrigado a concordar com isso, ou posso exigir da operado um ip de ip publico sem ser compartilhado?

Se te fornecem ipv6 não são obrigados a liberar ipv4. Mas se tu tem real necessidade liga para a ouvidoria da net e explique.
 
Senhores, boa noite.

O CGNAT pode influenciar na velocidade da internet?

Coloquei 120mb da Net Virtua e infelizmente está com CGNAT.

Pergunto isso porque no período da noite a velocidade da minha internet tem ficado entre 80mb a 100mb.
 
Senhores, boa noite.

O CGNAT pode influenciar na velocidade da internet?

Coloquei 120mb da Net Virtua e infelizmente está com CGNAT.

Pergunto isso porque no período da noite a velocidade da minha internet tem ficado entre 80mb a 100mb.


Não influencia na velocidade.

Isso está com cara de node sobrecarregado, caso tenha dúvidas sobre o serviço da Net pode postar no tópico dedicado:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/banda-larga-net-virtua-docsis-fibra-optica.570254/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo