• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Lapidar o processador e cooler, melhora o overclock em relação as temperaturas?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Pedro Cohen

Helpfast Brasil
Registrado
Dei uma editada no tópico, por que postei em outro forum a dica completa do processo. Segue:

Ai pessoal, essa técnica é conhecida como, polir a base do cooler para aumentar a troca de calor, digamos que, melhorar essa relação Processador x dissipador.

As bases da maioria dos coolers, não são polidas, as vezes por produto de baixo custo (coolers box) outras por banho de niquel (evitar as manchas no cobre, melhorar o aspecto)

Bases; elas existem de alumínio e cobre, o cobre recebe o então banho de niquel e fica prata, ou ficam no cobre puro mesmo.

Isso deixa ele mais bonito, porem, chega a ganhar até 5º em FULL LOAD.

Para isso, voce vai precisar:

4 x Lixas d'agua 600
2 x Lixas d'agua 1200
2 x Lixas d'agua 2000
1 x Tudo de cera boa ou massa para polir nº 2
1 x Brasso, polidor de metáis
1x Frasco de Gel carneirinho ou Gelol

O processo:

IMG_06961024x768.jpg

IMG_06941024x768.jpg


Para os entusiastas de computador e overclock, é um processo simples, para os noobies pode parecer complicado, porem não é.

Antes de tudo, sim, o processador é isolado, logo melar com os produtos não vai trazer problemas, claro, não vá derrubar o processador no brasso.

Passo 1: Conseguir uma superfície mais plana possível, eu peguei em tinha um pedaço de vidro 10mm, o filé.

Passo 2: Fixar bem a lixa no vidro ou na base

IMG_06951024x768.jpg


Passo 3: Molhar a lixa bem pouco, e começar a lixar o processador e dissipador com cuidado, os pinos não entortam fácil, INTEL C2D não tem pinos.

Passo 4: Colocar uma lixa 600 seca e lixar até aparecer o cobre

IMG_06981024x768.jpg

IMG_06991024x768.jpg

IMG_07001024x768.jpg

IMG_07011024x768.jpg


Passo 5: Testa por favor no PC, rsrsrsrs

IMG_07041024x768.jpg


Passo 6: Lixa 1200 para diminuir os arranhões e aprimorar o acabamento

IMG_07031024x768.jpg

IMG_07071024x768.jpg



Passo 7: Lixa 2000 com CERA para removar as imperfeições e finalizar o processo

IMG_07081024x768.jpg


Passo 8: Polir até tirar o brilho desejado.

IMG_07221024x768.jpg

IMG_07211024x768.jpg

IMG_07141024x768.jpg

IMG_07101024x768.jpg

IMG_07091024x768.jpg




Pronto, o processo vai render uns 5º a menos em FULL LOAD!

Ahhh, devem estar perguntando, por que o Gel carneirinho ou Gelol, ehehhehe, vai ver como ficar o braço depois... rsrsrs


Tópico antigo segue no QUOTE.

Fale pessoal, estou a poucas horas de lapidar o meu cooler, Noctua NH U12P e o meu processador, Phenom II 965.

A questão é, notei que no processador, tem uma lasca de usinagem, um micro arranhão que marcou a base do cooler.

Pensei em fazer um processo básico de lapidação, fazendo isso em ambos, acho que a temperatura tem que cair.

Minhas dúvidas são:

É o mesmo processo do cooler?

Vou segurar o processador pelos lados, não existe perigo de perder o processador ou danificar algo la dentro?

Para o processo, posso usar lixas mais gente fina? Ex. 800 e 1200 para brilho? Acho que usar 400 no processador é de mais...

Aguardo dicas, amanha cedo posto um tutorial e os resultados, se aprovado.

T+
 
Última edição:








segue aeh............................
 
Assisti os vídeos, so que na intel, o processador não tem pinos, então não tem como amassar eles.

Isso não danifica o processador?

Forçar ele pelas beiras, é seguro?

to louco para fazer isso aqui, deve ficar melhor...

Usar a lixa 600 por 5 minutos até alinhar a base, depois 1200 para dar o acabamento, depois a 2000 para finalizar, depois um pano com brasso.

:D

Sera que não vou ferrar tudo e chorar pelo resto do mes? ahahaha
 
Cara... só uma coisa... não lembro bem... esse seu noctua é com a base inteira maciça ou os hetpipes tocam diretamente o CPU? Pq se for isso... não é recomendavel lapida-lo não... teve gente q acabou abrindo um buraco no heatpipe... pq ele ja é mais fino na base... então cuidado ;)

Sobre o CPU mesmo... bom... melhorar as temps melhora... mas sei la... lapidar um CPU... perder qualquer tipo de garantia q deva ter e ainda ter preconceito se um dia for vender e povo vai torcer o nariz dizendo "ele lapidou... forçou muito então ele desgastou " (acredite... tem nego q vai falar assim)... e tudo isso pra ganhar ai... uns 4C? sinceramente não sei se vale... cooler até blz pq base lapidada quer dizer desempenho máximo... e a galera curte quando compra... agor ao CPU é delicado pensar :(
 
De boa, te recomendo lapidar a base do Noctua não...
Se já percebeu como são as ranhuras dele!? Sei lá heim...
Comigo nem morto ! HAUEHAUEHUAHE
 
Para ganhar uns 3 ou 4 ºC não vale a pena o risco ...
 
Ranhuras??? acho ele é muito bruto...

Sera então que nao vale apena?

`Por que tem algo de errado aqui, agora 29º, processador em STOCK 40º !

Tem algo de muito ruim aqui...

Aqui na cidade faz 35º e o meu fica em 46º Stock e full fica 57º sem over o_O ta certo que é com o cooler box pq meu gabinete é um ovo mas tudo bem... tenta mudar o sistema de refrigeração do seu gabinete e tenta colocar ele em um local mais ventilado pra ver, mas te digo logo essa media de 11 graus de diferença ta legal pro seu processador a 3.9...
 
Geralmente pra vender cpu lapidado é pra colegas que te conhecem pois o resto realmente tem preconceito, mas lapidar a base do noctua nao tem perigo nao, eu lapidei o meu, s[o que ja parti pra lixa 1200 e depois massa de polir..... ficou otimo.
 
E o processador? Não to nem ai na hora de vender, o cara compra se ele quiser, e so vou trocar de maquina no ano que vem, ai eu passo para o meu pai... rsrs

É seguro? Não tem perigo dele parar de funcionar? rsrs
 
Se tiver cuidado acredito que não
 
Cara o meu tx2 é lapidado e fez uma boa diferença, onde éra 39° em stock agora é 34°~35° com oc a 3.2Ghz e creio que se eu trocar a fan dele que veio de fabrica por otra ele melhora ainda mais, agora por ser o noctua não opino se deve ou não lapidalo.
 
Ja fiz o processo, devo adimitir que da um medo do caramba, voce começa com cuidado, ve que não tem resultado (no processador) e pensa em desistir, ai, eu com maximo de cuidado para nao tocar nos pinos, dava matando meu dedo nas pontas, eu disse, sabe de uma coisa, vou meter pressão nele.. rsrsrs

coloquei os dedos de leve, amassando um pouco os pinos e fiz o processo, muito fácil, foi saindo e ficou lindo..

Antes, meu stock a 26º amb era 42º estou com 38º, não sei se pode ser a umidade relativa do ar que está influenciando no resultado, mais logo mais vou meter um fogo nele para ver aqui.

Detalhe, antes usada o Vcore em 1.425 e o Cpu-nb em 1.450v, so que fui ler bem, ele não passa do vcore, então fui forçado a colocar o processador a 1.450v junto com o nb.

Ontem fiz um teste de 1 hora com ele a 3900mhz com 1.42v passou filé.

Agora 3937mhz a 1.45 deve passar, vamos aos testes, logo mais reporto!

:D
 
Quando lapidei o meu 955 fiz uma "capa" de fita isolante pra não danificar os pinos..
Segurei normalmente nas laterais do processador, e não tem problema algum se cair material polidor ou água nos pinos..
Aqui lotou de Brasso entre os pinos, taquei o cpu em baixo da torneira (isso mesmo) e limpei com um pincel.. Alguns minutos secando e continuou funcionando normalmente :D
 
Na verdade, a coisa é outra viu.

Devo confiar no LCD POSTER da minha placa mãe?

As temperaturas, assim como voltagens, são diferentes das informadas pelos programas de monitoramento, ex.

Fiz um torture test por 30 minutos com 3915@1.45 (ja explico por que) e no HWmonitor, deu 58º, no LCD poster 49º !

Estável, consegui uns resultados ótimos, como, stock, agora são 35º

Em FULL de acordo com o poster, baixou quase 7º !

Estou tentando upar as fotos do processo....
 
eu sempre lapidei meus processadores, e lapidei meu block de wc,, nos teste que fazia antes e depois caia em média 5°C , pra mim vale a pena pois 5 °C com lapidação + uma boa pasta térmica mais uns 3 à 5 °C só ai já são de 8 à 10°C de grão em grão a galinha enche o papo.
 
concerteza !

devo confiar no LCD `Poster?

Não.
O Poster mostra uma temperatura absurdamente menor (em alguns casos)...
Aqui, eu sempre olho pelo Everest e pelo HWMonitor.
 
Enquanto o poster mostrava 56 o Everest estava em 62, acho que foi esse o motivo do travamento com vcore a 1.435v no CPU-NB e Vcore, porem deixei fazer o teste no calor e chegou a 63º e travou, pensei que fosse Voltagem, ja que no post estava em 56º.

Essa diferença de 1.435 para 1.450 esquenta muito o processador ou deixa o overclock mais seguro?

Fiz um teste resumido aqui no frio, claro, ja que o PC nunca vai estar em uma atividade dessa, resultados:


[May 30 10:34] Torture Test completed 444 tests in 8 hours, 4 minutes - 0 errors, 0 warnings.

[May 30 10:34] Worker stopped.


Parei por que eu queria usar o PC. rsrs
 
tira uma foto ai do seu cpu polido e posta ai pra vermos.
quando polir ,polir em uma superficie plana.
 
Lapidação muito boa cara... Ficou bem melhor que a minha.. Usou que lixas?

OgAAAOh75QZ_nUTR2nHyZJ48jm8mr0CHtM_zGkDG-kE2HcH34_MqfwJdBw2qE-p7zX8NEC_Hix8GrXigGMLd3J_7OawAm1T1UFe_z0IZ1olFdk1nLJjx99GREWJS.jpg

OgAAAFZFVPD6bKutxQubgtkmJWsqUrY41cdS_Ucih3N7dvpDTc2jMuCfM1md_cUoz5032NcZ8qeHuOopfzA5UqASslkAm1T1UAxUUXHlK_zwfyiscB8DcDiPru0u.jpg
 
Fica meio turvo mesmo, aparecendo os arranhões, porem, ao bater a foto, não é possivel ver.

Ai, vendo que isso iria acontecer eu peguei um dica distante.

Lixa 2000 com cera, ai vai passando em forma de 8 vai, vai, vai até os arranhões pequenos desapareçam.

Ai, pega um pano macio no vidro bem plano, coloca bastante brasso e vai esfregando até doer o braço, uns 10 minutos cada
fica desse jeito!

:D

600 com agua para começar
600 sem agua e força para tirar todo o "prata"
1200 para começar a tirar os arranhões fundos
2000 para tirar todo resto de imperfeição.

Pronto!
 
Tu fez isso em uma superfície o mais plana possível né?
Pq o fim da lapidação é deixar a superfície o mais lisa possível, o brilho na realidade é um 'bônus' da lapidação. Se fizer em uma superfície torta, a parte lapidada vai ficar torta tb e a temp não vai mudar praticamente nada.
abçs
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo