• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Launchers

polacho

I'm back
Membro Honorário
Ainda hoje, as launchers são completamente desconhecidas e ignoradas, ou ainda consideradas um tabu para grande parte dos usuários de smartphones! Seja por falta de conhecimento, ou, uma ideia equivocada da sua utilidade e benefícios, muitos ainda se veem reféns, inclusive, escolhendo seus aparelhos por conta da interface, comumente confundida com o sistema!


Portanto, o tópico, se destina a troca de informações e experiências sobre essas aplicações, que podem, melhorar e muito a experiência do usuário!


O que é uma launcher e para que serve!


Launcher é um aplicativo de personalização da interface do sistema! Assim, como, a Google, cada fabricante tem a sua própria concepção de como deve ser a experiência dos usuários em seus aparelhos. A questão é que, elas nem sempre oferecem, ou, podem oferecer soluções que satisfaçam as necessidades de cada usuário, devido suas particularidades. Isso, quando não oferecem soluções simplistas, ou, equivocadas, por falta de interesse, ou, até, falhas na concepção.

É nessa vertente, que entram em cena as launchers, que pela maior quantidade de desenvolvedores e o direcionamento para seus objetivos, apresentam inúmeras soluções e possibilidades, suprindo as necessidades para cada tipo de usuário, desde aqueles que procuram uma experiência mais minimalista, ou aqueles buscam mais interação, ou até mesmo, uma experiência completamente diferente da convencional.

São inúmeros recursos e possibilidades, que vão muito além de uma "cara" nova para seu aparelho, adicionando funcionalidades, atalhos, widgets, gestos, etc. E abaixo, alguns exemplos populares, ou, interessantes, que usei ou tenho usado, e, podem facilitar muito sua vida. Ou, ao menos, satisfazer seu gosto pessoal!


Obs. Descrição dos recursos de cada launcher, estão nos seus respectivos links para download.


  • Nova Launcher / Prime

A mais popular, a mais personalizável! Possui versão gratuita, com limitações, e, paga, com todos os recursos liberados! Vale cada centavo, pois é constantemente atualizada, possui licença vitalícia, e, pode ser instalada em múltiplos aparelhos simultaneamente, desde que com a mesma conta da compra!

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teslacoilsw.launcher






  • hyperion launcher / Plus

Lançada em 2018, por um time, que inclui desenvolvedores do Substratum, importante ferramenta de personalização, essa launcher promete rivalizar de igual com a Nova Launcher, com muitos recursos e possibilidades de customização. Também, possui versões gratuita e paga, que liberam recursos. Mas, a gratuita, tem oferecido mais possibilidades que a "rival" free. Ao que parece, promete atualizações e melhorias constantes!


https://play.google.com/store/apps/details?id=projekt.launcher





  • Evie Launcher

Totalmente gratuita, leve, estável, com ótimas funcionalidades e possibilidades de personalização. Uma das minhas preferidas para instalar em aparelhos de terceiros que desejam mais liberdade de customização e recursos extras, com confiabilidade.






  • Microsoft Launcher

Mais uma ótima launcher totalmente gratuita! Assim, como a Evie Launcher, está entre as minhas preferidas, devido às mesmas razões. Mesmo com suas particularidades, ambas se assemelham muito em relação a liberdade de personalização, possibilidades de recursos e confiabilidade. Como curiosidade, o fato da Microsoft trabalhar muito bem na área mobile na versão Android, oferecendo a qualidade, que, jamais, alcançou no seu próprio sistema.


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.launcher





  • CPL Launcher
Completa, com muitas opções de personalização, totalmente gratuita e livre de anúncios, essa launcher, baseada em Pixel Launcher 2, consegue entregar muitas possibilidades, recursos e belas transições com ótima fluidez e gerenciamento de ram e energia. Essa launcher foi projetada para rodar em cima de sistemas mais limpos. Mas, tenho utilizado perfeitamente, e, com muita satisfação sobre a MiUi, um dos sistemas mais modificados da atualidade!






  • Poco Launcher

Desenvolvida pela Xiaomi, é também gratuita! Da lista, é a que menos possui recursos extras e possibilidades de personalização. Mas, é leve, estável, confiável, e, ainda assim possui mais recursos que a MiUi Launcher. Ótima para quem quer um pouco mais de possibilidades e sente falta, principalmente da gaveta de aplicativos, e atalhos de menu pelos ícones.


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mi.android.globallauncher






  • ARC Launcher / Pro

Pra quem deseja mudar radicalmente, tanto o visual, como, a interação padrão do Android, essa launcher diferentona, é uma boa opção! Visual moderno e utilitários interessantes, como medidor de recursos, e, discador próprio, estão presentes nessa launcher. É constantemente atualizada. Possui versões gratuita e paga, que aumenta expressivamente o leque de possibilidades.


https://play.google.com/store/apps/details?id=apptech.arc






Bom, por enquanto, essas são as minhas sugestões. Espero, que o tópico tenha utilidade e traga novidades, informações e discussões interessantes sobre o assunto!

E você, usa alguma (s), qual?
 
Última edição:
Primeiro, um negócio que eu vejo acontecer direto é gente confundindo o conceito de launcher. Já vi muita gente, aqui e em outros lugares, achando que trocando de launcher iria acabar com todos os problemas de performance do Galaxy S6 (por exemplo) causados pela personalização do Android feitas pelas Samsung.

Não vai. Launcher só substitui uma pequena parte visível de todo o sistema. Problemas de performance por personalização de fabricante são um buraco muito mais embaixo.

Segundo, agora no Android 10 o Google matou os gestos de navegação em launchers de terceiros. Pau no cu do Google.



Eu só consigo usar o Nova. Tô já há anos assim. Já tentei meia dúzia de launchers, listados e não listados aí, mas todos ainda ficam devendo, na minha opinião. Uso a mesma configuração do Nova há anos, em diferentes celulares. Pra mim, atingiu a perfeição.
 
Aqui já testei diversos launchers ao longo dos anos, nos mais diversos aparelhos e configurações.

Mas no final, ou acabo usando o stock do fabricante para testar, ou vou para o Nova Launcher Pro.
 
Primeiramente parabenizo o autor pelo tópico!!!

Já usei um bocado em caráter experimental. Hoje uso e recomendo a Hyperion Launcher, descobri ela navegando no XDA News. Ela é leve como a Nova (que também é ótima e recomendo) porém mais minimalista e direta.
Outra que já usei muito é a Microsoft Launcher, vi ela crescer em features pois uso desde a versão 2. Bastante personalizável, alternativa de modo que sai da mesmice do Android com soluções bem interessantes.
 
Só eu que acho uma m**** todas essas tais launcers ? Nunca gostei de nada disso, sempre usei a de fábrica nos meu celulares,
até já experimentei essa Nova Louncher, mas desinstalei no dia seguinte.
 
Cheguei a instalar no meu Mi8 lite, a Pocolauncher, logo desinstalei, ficou tudo mais lento a navegação pelas telas.
 
Ja usei a Evie, excelente simples e pratica, agora com o Mi 9T vou testar algumas.
Usei a Nova prime mas não me adaptei na época.

Bom tóco:bat:
 
Já usei vários também, mas não adianta. Sempre volto para o Nova Prime com o Nova Companion.
 
Primeiramente parabenizo o autor pelo tópico!!!

Já usei um bocado em caráter experimental. Hoje uso e recomendo a Hyperion Launcher, descobri ela navegando no XDA News. Ela é leve como a Nova (que também é ótima e recomendo) porém mais minimalista e direta.
Outra que já usei muito é a Microsoft Launcher, vi ela crescer em features pois uso desde a versão 2. Bastante personalizável, alternativa de modo que sai da mesmice do Android com soluções bem interessantes.
Valeu!

A hiperion, me surpreendeu muito positivamente! Com pouco tempo, já está num estado muito avançado, rivalizando com a Nova! Gostei muito do baixo consumo de bateria, e o gerenciamento de perfil detalhado!

Pra mim, está faltando, apenas, mais opções de personalização das pastas pra ficar perfeito!

No momento, é a minha preferida, junto com a Nova!

hyperion Launcher - Visual Retrô :p



Só eu que acho uma m**** todas essas tais launcers ? Nunca gostei de nada disso, sempre usei a de fábrica nos meu celulares,
até já experimentei essa Nova Louncher, mas desinstalei no dia seguinte.
Cheguei a instalar no meu Mi8 lite, a Pocolauncher, logo desinstalei, ficou tudo mais lento a navegação pelas telas.

Tem gente que não gosta, ou não vê necessidade pro seu uso, normal!

Na prática as interfaces das fabricantes, também são personalizações, assim como as launchers. A diferença está na liberdade e nas possibilidades que as launchers oferecem frente a interface da fabricante. Na customização da fabricante, o usuário se adapta a interface, e, na launcher, a interface se adapta ao usuário!

Quanto a Poco Launcher, não deveria haver problemas. Até, por ser uma customização da própria Xiaomi!

Nos Xiaomis de conhecidos que não precisam muitos recursos, tenho instalado ou sugerido ela, inclusive, no MI 8 Lite!

Embora goste bastante da MiUi como sistema, o mesmo não posso dizer da sua launcher limitada e burocrática! Ignorando completamente a parte de customização visual, gaveta de aplicativos, etc. Só de poder acessar as opções de configurações e permissões dos aplicativos pelo seu ícone, ao invés, de ter que ficar catando as configurações e subconfigurações por qualquer coisa, não tem preço!

Claro que existem launchers e launchers, nas questões de estabilidade, consumo e desempenho. O lance é tentar achar aquela que supra as necessidades, sem comprometer a usabilidade!
 
Última edição:
Lembro de uma vez que peguei um artigo sobre launchers e saí testando todas elas. Tem muita coisa legal como a Evie Launcher que literalmente não será todo mundo que vai adaptar. Aquela Smart Launcher também tem recurso a torto e a direito, não consegui me adaptar.
Na época que os smartphones ficavam lentos ou eram lentos de fábrica a Apus Launcher ficou famosinha por ser super leve e conter um botão (como se fosse um app) que limpava a memória.

Me desculpo com o amigo ali de cima, mas não gosta de launcher só quem não tem paciência para pra experimentar. Tem opção pra todo mundo e eu não gosto de mudar de aparelho e ter que aprender essas coisinhas chatas tudo de novo.
 
Parabéns pelo tópico!

A minha experiência com Launchers começou agora, após eu trocar meu Note 9 pelo P30 Pro. Eu acostumei muito com a interface da Samsung e quando peguei o P30 Pro eu fiquei perdido.

Comprei o Nova Launcher Pro e o deixei o mais próximo possível de como era a interface da Samsung. Ele é leve, não pesa o celular e não vejo gastos excessivos de bateria desde que comecei a utilizá-lo. A única crítica é não ter a opção de desfocar o fundo na parte dos apps.

Fato é que se eu voltar a usar um aparelho da Samsung, provável que eu deixe de usar o Nova, vamos ver.
 
Parabéns pelo tópico!

A minha experiência com Launchers começou agora, após eu trocar meu Note 9 pelo P30 Pro. Eu acostumei muito com a interface da Samsung e quando peguei o P30 Pro eu fiquei perdido.

Comprei o Nova Launcher Pro e o deixei o mais próximo possível de como era a interface da Samsung. Ele é leve, não pesa o celular e não vejo gastos excessivos de bateria desde que comecei a utilizá-lo. A única crítica é não ter a opção de desfocar o fundo na parte dos apps.

Fato é que se eu voltar a usar um aparelho da Samsung, provável que eu deixe de usar o Nova, vamos ver.
Launcher da Huawei é horrível.

Sobre desfocar o fundo no Nova, aqui tem a opção de controlar a transparência da gaveta de aplicativos. Seria isso?
 
Launcher da Huawei é horrível.

Sobre desfocar o fundo no Nova, aqui tem a opção de controlar a transparência da gaveta de aplicativos. Seria isso?
Não, não! O papel de parede da home permanece ao fundo da gaveta, ou, pastas, porém desfocado! É um efeito bem bacana! Também gostaria que tivesse! Quem faz isso muito bem, inclusive com as pastas, é o Evie!

Pode parecer bobagem, mas pra mim, tanto a Nova, como a hyperion, papam mosca legal no design das pastas. Na Nova, ou é aquela janela tosca, mal dimensionada a partir da quantidade de itens e descentralizada, que pra piorar, mostra os itens da home misturados se mexer com a transparência. Ou é tela cheia, menos tosca, porque dá pra pelo menos, usar a transparência, por que não mostra os itens da home! Mas ainda assim, é feio, amador e ultrapassado! Na hyperion, nem isso. É uma janela tosca, igual ao Nova, que só pode mudar as cores! Só, que na hyperion, tenho fé que vão melhorar nessa questão. Já na Nova, pelo tempo, perdi as esperanças!

Evie, gaveta de aplicativos.

Evie-Launcher.jpg
 
Última edição:
Não, não! O papel de parede da home permanece ao fundo da gaveta, ou, pastas, porém desfocado! É um efeito bem bacana! Também gostaria que tivesse! Quem faz isso muito bem, inclusive com as pastas, é o Evie!

Pode parecer bobagem, mas pra mim, tanto a Nova, como a hyperion, papam mosca legal no design das pastas. Na Nova, ou é aquela janela tosca, mal dimensionada a partir da quantidade de itens e descentralizada, que pra piorar, mostra os itens da home misturados se mexer com a transparência. Ou é tela cheia, menos tosca, porque dá pra pelo menos, usar a transparência, por que não mostra os itens da home! Mas ainda assim, é feio, amador e ultrapassado! Na hyperion, nem isso. É uma janela tosca, igual ao Nova, que só pode mudar as cores! Só, que na hyperion, tenho fé que vão melhorar nessa questão. Já na Nova, pelo tempo, perdi as esperanças!

Evie, gaveta de aplicativos.

Evie-Launcher.jpg

Exatamente isso!

O launcher da Samsung desfoca o fundo e fica com um efeito muito melhor do que o da Nova Launcher. Um fato engraçado é que se você for no FAQ da Nova, tem uma pergunta sobre eles desfocarem o fundo e a resposta é não, que eles não tem a intenção de fazer isso HAHAHA
 
Aqui na Hyperion é feito um escurecimento quando entra na gaveta de apps ou desce as notificações, achei o efeito bem legal também. Até hoje não fucei nas funcionalidades dela, só sei que para ter o duplo toque pra acender a tela precisa pagar pelo pacote Supreme de R$8.
 
Aqui na Hyperion é feito um escurecimento quando entra na gaveta de apps ou desce as notificações, achei o efeito bem legal também. Até hoje não fucei nas funcionalidades dela, só sei que para ter o duplo toque pra acender a tela precisa pagar pelo pacote Supreme de R$8.
Eu tenho a versão Plus/Supreme, e, assim como as demais launchers, o toque duplo, apenas, bloqueia a tela. Pra despertar o aparelho tem que ativar nas configurações do sistema, caso tenha a opção!
 
Não, não! O papel de parede da home permanece ao fundo da gaveta, ou, pastas, porém desfocado! É um efeito bem bacana! Também gostaria que tivesse! Quem faz isso muito bem, inclusive com as pastas, é o Evie!

Pode parecer bobagem, mas pra mim, tanto a Nova, como a hyperion, papam mosca legal no design das pastas. Na Nova, ou é aquela janela tosca, mal dimensionada a partir da quantidade de itens e descentralizada, que pra piorar, mostra os itens da home misturados se mexer com a transparência. Ou é tela cheia, menos tosca, porque dá pra pelo menos, usar a transparência, por que não mostra os itens da home! Mas ainda assim, é feio, amador e ultrapassado! Na hyperion, nem isso. É uma janela tosca, igual ao Nova, que só pode mudar as cores! Só, que na hyperion, tenho fé que vão melhorar nessa questão. Já na Nova, pelo tempo, perdi as esperanças!

Evie, gaveta de aplicativos.

Evie-Launcher.jpg
Também acho as pastas do Nova bem meia boca. Mas o resto compensa.
 
Usei a nova prime por 6 anos em diversos aparelhos (Razr HD,S3,S6,A5 2016, Moto X,Moto Z) , agora estou usando a OnePlus launcher na OOS 9.0.5 e estou gostando bastante
 
Ah, esqueci de comentar, pra quem gosta, que na hiperion launcher Plus (não sei a free), já tem o efeito desfoque na gaveta de apps! Então, acredito, realmente, ser questão de tempo para dar uma atualizada no design das pastas!

 
Antigamente ficava nessa de testar vários launchers, cheguei até a pegar o Nova por R$ 0,89 com dinheiro do Google Rewards.

Sinceramente achei todos uma grande baboseira, porém nada contra quem personaliza.
Desde que eu me recordo eu uso o stock da Samsung com 2 telas (acho que do S3 em diante), uma para alguns poucos ícones, relógio e clima e uma com o Google Calendar. E do S7 em diante passei a usar também o Edge Panel com alguns apps.

Agora, dos stocks, pra mim o pior que tem é a MIUI, que coisa horrível.
 
Nos últimos anos tive Samsung (de S4 a S8 Plus), um LG Nexus 4 no meio e agora tenho Xiaomi. Na época da Samsung eu até me lembro de ter instalado uma launcher, mas acabei achando desnecessário e voltei para o padrão. Desde então uso o aparelho stock mesmo e não vejo necessidade de launcher.

Mas uma coisa sempre me impediu de voltar a ter a curiosidade de testar launcher: eu sempre achava que seria uma coisa a mais consumindo desnecessariamente recursos do meu aparelho. Só que não conheço sobre o assunto e não sei se isso é verdade.
Afinal, a launcher roda por cima da interface original consumindo um pouco mais de recursos do celular ou ela "mata" temporariamente a interface original e não consome nada além do necessário pra manter a própria launcher?

Meu tablet (um Samsung Galaxy Tab S3) é meio letárgico para algumas coisas, mas como meu uso é só pro básico (navegação, youtube e quase nunca algum jogo) não me incomoda. Será que uma launcher vai fazer diferença nesse meu uso básico?
 
Nos últimos anos tive Samsung (de S4 a S8 Plus), um LG Nexus 4 no meio e agora tenho Xiaomi. Na época da Samsung eu até me lembro de ter instalado uma launcher, mas acabei achando desnecessário e voltei para o padrão. Desde então uso o aparelho stock mesmo e não vejo necessidade de launcher.

Mas uma coisa sempre me impediu de voltar a ter a curiosidade de testar launcher: eu sempre achava que seria uma coisa a mais consumindo desnecessariamente recursos do meu aparelho. Só que não conheço sobre o assunto e não sei se isso é verdade.
Afinal, a launcher roda por cima da interface original consumindo um pouco mais de recursos do celular ou ela "mata" temporariamente a interface original e não consome nada além do necessário pra manter a própria launcher?

Meu tablet (um Samsung Galaxy Tab S3) é meio letárgico para algumas coisas, mas como meu uso é só pro básico (navegação, youtube e quase nunca algum jogo) não me incomoda. Será que uma launcher vai fazer diferença nesse meu uso básico?
A launcher de terceiros, vai substituir parte da interface nativa, que também é uma launcher, que por sua vez, também consome recursos! Não vai haver soma das duas launchers consumindo, porque, só uma estará ativada!

Antes, havia mais essa percepção de perda de fluidez e aumento de consumo com launchers, que não deixava de ser uma verdade, pois, tanto o hardware dos aparelhos oferecidos, eram bem menos potentes e otimizados para multifunções, como, suas interfaces nativas eram bem mais básicas, havendo sim, certa discrepância de desempenho e consumo!

Hoje, é outro cenário! Qualquer intermediário oferece um hardware, tanto, com mais capacidade, como mais otimizado, seja por evolução, seja por competitividade! Tanto a Google, como as fabricantes, também inseriram recursos que pesaram no sistema. E, a tecnologia e o hardware oferecidos, evoluíram mais que os recursos consumidos pelas launchers!

O que pode acontecer e acontece, é launcher mal otimizada e desatualizada consumir o que não deveria, inclusive as nativas.

Em resumo, uma boa launcher, não vai consumir mais, apenas, por ser de terceiros. Ela, até pode consumir mais, se oferecer e for configurada para fornecer mais recursos. Mas, nada muito perceptível, ou, que faça diferença. Assim, como, pode até ser mais fluida que a nativa. Vai depender da launcher e dos objetivos do usuário. Tem, opções para todod os gostos! O lance, é testar. Ajudou, gostou? Ótimo! Não curtiu, não fez difereça? É só desinstalar, sem problemas!

Mas, ela só substitui parte da interface, não do sistema! Por isso, se o problema estiver na interface nativa, ela, pode sim, ajudar. Mas, se o sistema estiver comprometido, lento, bugado e desatualizado, isso, não será a launcher que vai resolver.

Launcher tem o objetivo de suprir às necessidades de personalização e adiçao de funcionalidades. Não de resolver problemas do sistema!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo