[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Alguma sugestão de como importar essa memória sem ao menos a certeza de ser taxado:

Amazon cobrará taxas presumidas já antecipadamente, B&H envia por DLH Saver, acho que o risco de ser taxado é alto, tem que ser envio por correio.

Amazon product ASIN B08C4X9VR5

No eBay encontrei essa que em tese poderia fazer par de mesmas especificações com a original e ainda aproveitar dual-channel sem necessidade de comprar 2,


Mas como vi que a RTX veio com Micron e já comentei antes que tenho uma cisma em deixar as coisas combinando, eu colocaria Crucial da Micron.

Considerei as Ballistix, mas já alerto para não comprarem, pois se não tiver compatibilidade com modo XMP (e eu acho que não tem, uma vez que a BIOS está bloqueada), essa memória vai travar em 2666mhz.

Outra opção, já citada antes, seria Corsair Vengeance C16, mas achei os tempos dela bem ruins no Passmark, já no Userbench está ótimo, fiquei na dúvida.

Por R$ 700 se não fosse taxado, a Crucial seria mais jogo, mas se for para pagar taxa, a Corsair é melhor opção.
 
O meu acabou de chegar. Primeiras impressões:

- 8 dias corridos para entrega, e foi entregue de moto, mas tudo bem embalado. Empresa TNT;
- Para mim, que possuí apenas linha Inspiron e Vostro, achei o Legion muito bom. O material excelente, muito bem construído e etc;
- Extremamente discreto para um notebook "gamer". Um ponto muito positivo para mim, que irei utilizar para trabalho, e não para jogos;
- Som muito bom, se comparado com os meus outros (Inspiron 1525 e Vostro 5480);
- Tela, para mim, e para meu uso, muito boa;
- Todos os dispositivos de hardware funcionando normalmente;
- Windows atualizado e sem nenhum problema (a não ser uma tela azul durante a atualização);
- Windows utilizando cerca de 4.8GB de memória sem nenhum programa de usuário aberto. O que, para mim que uso Ubuntu Mate 20.04 no Vostro 5480 e o mesmo usa 1.4GB de RAM, é bem alto. Mas é o padrão Windows de ser!

Bem é isso. Muito satisfeito por enquanto. Ele é um pouco pesado, muito bem refrigerado e silencioso.

Vou esperar chegar meu SN750 para formatar tudo e instalar o Ubuntu Mate 20.04 ou 20.10 aí depois posto as informações relacionadas com a utilização/suporte dele pelo Linux.

Valeu.
 
ativa o dolby, se já não tiver ativado claro. diferença substancial de som, com fones.

Falando em Dolby, você encontrou alguma maneira do Dolby sempre ficar ativado e não desligar após reinicio?
Bem é isso. Muito satisfeito por enquanto. Ele é um pouco pesado, muito bem refrigerado e silencioso.

Parabéns. Se puder fazer a gentileza e pelo Vantage consultar quanto está saindo a extensão de garantia?
 
Falando em Dolby, você encontrou alguma maneira do Dolby sempre ficar ativado e não desligar após reinicio?
Ele ativa automático sempre que coloco o conector de fone. Mas como meu fone já vem com dolby nele, nem usei o do note, deixo ele desligado. Testei com uns fones comuns, por isso recomendo. Mas foi só teste.
 
ativa o dolby, se já não tiver ativado claro. diferença substancial de som, com fones.
Ativei e realmente têm uma boa diferença. Pelo que pesquisei, parece haver maneira de utilizar no Linux. Vou testar e posto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando em Dolby, você encontrou alguma maneira do Dolby sempre ficar ativado e não desligar após reinicio?


Parabéns. Se puder fazer a gentileza e pelo Vantage consultar quanto está saindo a extensão de garantia?
Valeu. Segue informações de garantia:
2 anos = +221,00 (1 ano da garantia normal + 1 ano extra)
3 anos = + 952,00 (1 ano da garantia normal + 2 anos extra)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizei a BIOS pelo próprio software da Lenovo, muito simples. Foi para a versão EFCN39WW.
Me preocupa o fato de rodar no Windows, terei que pesquisar outra forma para atualizar independente do SO.
 
Última edição:
Ele ativa automático sempre que coloco o conector de fone. Mas como meu fone já vem com dolby nele, nem usei o do note, deixo ele desligado. Testei com uns fones comuns, por isso recomendo. Mas foi só teste.

Isso com fio, então? Queria que fizesse isso no bluetooth, mas valeu.

2 anos = +221,00 (1 ano da garantia normal + 1 ano extra)

Eu não sou de pagar garantia (acho em regra mau negócio, mas está os mesmos R$ 221 de quando peguei. Acho um bom investimento. Já o terceiro ano, nem a pau.
 
Última edição:
Foi para a versão EFCN39WW.
Hummm, aqui como eu instalei por fora a EFCN38WW, para resolver um problema inicial da luz do teclado (já relatado aqui), ele não acha essa versão mais recente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não sou de pagar garantia
tb não era, mas faço isso pra TV e note sempre, depois de algumas "obsolescências" muito bem programadas kkkk.
 
Essa garantia é em domicílio ou via correios? Vi que uns Dell estavam sendo vendidos com garantia via correios, furada.

Lenovo só tem domicílio para Thinkpad.

Portanto, correios. Correio é furada, mas esta semana troquei de graça a bateria do meu S10 no último dia de garantia.

O Lenovo não espero nada deles, mas por R$ 200 pode valer se tiver algum vício oculto que apareça mais tarde (eg. tela, motherboard).
 
Pessoal, uma dúvida:
Notei que a bateria tem uma durabilidade pequena, um pouco menos de 3h quando está 100% carregada e no modo silencioso. E praticamente utilizando só navegação web e aplicativos de escritório.
Tem como aumentar essa durabilidade? Talvez eu esteja mau acostumado com a utilização de processadores U da Intel, ao invés dos H. Será isso?

Obrigado.
 
Ativei o modo Híbrido das GPUs. Vamos ver se ajuda.

Achei bem ruim, em torno de 2-3h.

Estou testando o S51 de minha mulher, está durando quase uma semana com 2h de navegação diária.

Claro que são bem diferentes, mas para uso básico o Legion deveria bater pelo menos 4h.

Depois atualiza o que conseguiu.
 
O meu acabou de chegar. Primeiras impressões:

- 8 dias corridos para entrega, e foi entregue de moto, mas tudo bem embalado. Empresa TNT;
- Para mim, que possuí apenas linha Inspiron e Vostro, achei o Legion muito bom. O material excelente, muito bem construído e etc;
- Extremamente discreto para um notebook "gamer". Um ponto muito positivo para mim, que irei utilizar para trabalho, e não para jogos;
- Som muito bom, se comparado com os meus outros (Inspiron 1525 e Vostro 5480);
- Tela, para mim, e para meu uso, muito boa;
- Todos os dispositivos de hardware funcionando normalmente;
- Windows atualizado e sem nenhum problema (a não ser uma tela azul durante a atualização);
- Windows utilizando cerca de 4.8GB de memória sem nenhum programa de usuário aberto. O que, para mim que uso Ubuntu Mate 20.04 no Vostro 5480 e o mesmo usa 1.4GB de RAM, é bem alto. Mas é o padrão Windows de ser!

Bem é isso. Muito satisfeito por enquanto. Ele é um pouco pesado, muito bem refrigerado e silencioso.

Vou esperar chegar meu SN750 para formatar tudo e instalar o Ubuntu Mate 20.04 ou 20.10 aí depois posto as informações relacionadas com a utilização/suporte dele pelo Linux.

Valeu.
Também vou usar Linux nele (Ubuntu 20.04), mas a previsão de entrega do meu está pra 04/11 (comprei via marketplace Americanas/Lenovo). Espero que todos os recursos estejam disponíveis no Linux.

Você pretende instalar o SN750 no M.2 adicional? Sabe se existe alguma diferença de performance (ou restrição de tamanho) entre os dois slots?
 
Também vou usar Linux nele (Ubuntu 20.04), mas a previsão de entrega do meu está pra 04/11 (comprei via marketplace Americanas/Lenovo). Espero que todos os recursos estejam disponíveis no Linux.

Você pretende instalar o SN750 no M.2 adicional? Sabe se existe alguma diferença de performance (ou restrição de tamanho) entre os dois slots?
Vou testar com o 20.04, se tudo for reconhecido, fico com ele. Caso contrário, vou para o 20.10 por conta do kernel ser mais recente.

Sim, pretendo instalar o SN750 no outro m2. Até onde sei é compatível sim. E não existe diferença, já que ambos usam o padrão NVME.
 
Alguma sugestão de como importar essa memória sem ao menos a certeza de ser taxado:

Amazon cobrará taxas presumidas já antecipadamente, B&H envia por DLH Saver, acho que o risco de ser taxado é alto, tem que ser envio por correio.

Amazon product ASIN B08C4X9VR5

No eBay encontrei essa que em tese poderia fazer par de mesmas especificações com a original e ainda aproveitar dual-channel sem necessidade de comprar 2,


Mas como vi que a RTX veio com Micron e já comentei antes que tenho uma cisma em deixar as coisas combinando, eu colocaria Crucial da Micron.

Considerei as Ballistix, mas já alerto para não comprarem, pois se não tiver compatibilidade com modo XMP (e eu acho que não tem, uma vez que a BIOS está bloqueada), essa memória vai travar em 2666mhz.

Outra opção, já citada antes, seria Corsair Vengeance C16, mas achei os tempos dela bem ruins no Passmark, já no Userbench está ótimo, fiquei na dúvida.

Por R$ 700 se não fosse taxado, a Crucial seria mais jogo, mas se for para pagar taxa, a Corsair é melhor opção.
Um local que vi que está vendendo memórias de 1x32GB (2666MHz) é a Avell, só que é da Adata:

Eles também tem 1x16GB (2666MHz) da Crucial:
 
O Legion é 2933, e a Lenovo ainda manda com 3200 (talvez para fornecer uma latência menor), mas vou ficar de olho, queria a Crucial mesmo.
Sim, eu sei que ele é 2933 MHz (limitando as 3200 por conta do i7-10750H). Estou querendo as 3200 MHz mesmo, mas aqui no BR está difícil pra encontrar de marcas conhecidas.
 
Achei bem ruim, em torno de 2-3h.

Estou testando o S51 de minha mulher, está durando quase uma semana com 2h de navegação diária.

Claro que são bem diferentes, mas para uso básico o Legion deveria bater pelo menos 4h.

Depois atualiza o que conseguiu.
Parece que piorou ao ativar o modo híbrido. Deu 2:15 min. Desligar esse modo.
 
O 5i vem com memória 3200? Os AMD suportam, deve pra ficar tudo no mesmo fornecedor.

Isso, 3200, embora o i7 trave em 2933. Aguardando um usuário encontrar uma opção decente para upgrade. Acho que comentei que no eBay encontrei a original da Samsung num vendedor da Inglaterra (já recebi coisas de lá sem problema e o cara está bem avaliado), o meu receio é quanto compensa trocar um pente só. 24GB funcionará com sobra para o que preciso já, mas o dual channel ficaria limitado a 16 e o preço não está dos melhores, essa opção não queria passar de R$ 600.

Parece que piorou ao ativar o modo híbrido. Deu 2:15 min. Desligar esse modo.

Embora existam algumas razões para se usar o chipset gráfico embutido, eu sou bronqueado com isso, para mim é a razão de muitos bugs em muitas máquinas gamers e pró designer/photo. A única vantagem que vejo atualmente é não perder a máquina se der bronca no discrete card da NVidia depois da garantia, mas se eu tivesse certeza que o uso constante não aumenta o desgaste, eu desligaria essa merd.

Jogo mesmo seria meter a bateria de 80, mas isso só faço lá pelo quarto ano com a máquina. Tenho Dell com 10 anos que a bateria ainda segura 90% e nem tinha esse recurso de carga inteligente. Apenas achei (por enquanto) burrice da Lenovo interromper em 60%, o outro Samsung que cito acima vai até 85%.
 
Última edição:
Análise do 4800H/1660TI em inglês:


Na marca de 6 minutos ele mostra testes de bateria entre os modos, a diferença foi grande. O processador Intel é mais gastão, mas estou achando que algo está mantendo a GPU dedicada ativa pra vocês. Isso ou o Optimus não está funcionando - é bom conferir na BIOS.

Essa versão do vídeo é um pitéu: tela sem asterisco, processador melhor e placa que entrega o mesmo que a RTX mas sem as novas firulas. E pra quem se atrever a importar tem a versão chinesa com 2060 115w. Pena que a gente só recebe a segunda linha a preço de ouro.
 
Mais informações colocar mais lenha na fogueira:

Umas páginas atrás disponibilizei um perfil de cor gerado no Colorplus da Pantone (nenhuma tela é exatamente igual, mas por provavelmente os primeiros que entraram terem recebido o mesmo lote, e mesmo outros com o mesmo modelo, sempre pode ser melhor que ausência do perfil).

Conforme debatemos aqui, o perfil gerou pouca diferença de cor indicando que ela já veio bem calibrada de fábrica.

Hoje aprendi a usar o DisplayCal, um software apesar de aberto muitooo mais completo, executa muito mais testes etc.

Primeiro calibrei meu Dell P2219H. Primeira surpresa, a despeito dos 100% sRGB anunciados pela Dell, ele mal chega a 90% (mesmo assim dito que gosto dele para um monitor de R$ 800 e agora está calibrado como deve ser, talvez para uso geral funcione melhor que um série U com atestado de calibração que sempre vai mudar até dependendo da placa de vídeo).

Depois calibrei a tela do Legion. Confirmo que ele tem em torno de 66% do sRGB, mas a segunda surpresa, o verde está um tanto mais sobreposto ao vermelho e azul (digamos R40, G60, B40%), e a menos que eu ajustasse via Windows, acho que diferente do Dell não tem como recalibrar isso na BIOS.

O problema de ajustar via Windows é que quando entrar pelo Dell iria aplicar para ele também (presumo, não tenho certeza).

Enfim, como não tinha o que fazer, toquei a calibração e gerei outro perfil para corrigir, mas o ideal seria poder ajustar o verde da tela e aí calibrar.

Segue o arquivo, testei o checksum e confere com o que subi:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa versão do vídeo é um pitéu: tela sem asterisco, processador melhor e placa que entrega o mesmo que a RTX mas sem as novas firulas. E pra quem se atrever a importar tem a versão chinesa com 2060 115w. Pena que a gente só recebe a segunda linha a preço de ouro.

Pois, é o modelo que eu preferia, e acho mais lógico um país com nossos impostos recebê-lo, mas sempre vai ter alguém defendendo que a Lenovo trouxe a tela meia boca por conta dos custos dos impostos. Acho mais fácil acreditar que tinha estoque alto dessa tela e precisava utilizá-la pq no futuro ninguém vai engolir. Ao menos não tem flickr.
 
Vou testar com o 20.04, se tudo for reconhecido, fico com ele. Caso contrário, vou para o 20.10 por conta do kernel ser mais recente.

Sim, pretendo instalar o SN750 no outro m2. Até onde sei é compatível sim. E não existe diferença, já que ambos usam o padrão NVME.
SN750 chegou. Instalado e reconhecido pelo windows com sucesso.
Fim de semana instalo o Linux e posto as impressões.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo