[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Esse Avell tem uma configuração legal, mas não entendi porque não colocaram um teclado completo. Também fico com um pé atrás em relação ao controle de qualidade deles, não dá pra pesquisar a respeito sem achar reclamação.
 
Eu estou pensando seriamente em adqurir o Legion 5i, depois de finalizado todo o processo de devolução e reembolso desse G3 da Dell que tenho aqui. @fefocb você que tem o notebook tem achado o que dele até o momento? Tô entre ele e o Helios 300.
 
Não o tenho, tô só num namoro à moda antiga. O @Anima3d e o @GRBR1907 tem caso precise confirmar algum detalhe.

Entre ele e o Helios vai do que você dá mais prioridade.

Legion:
+ Visual mais sóbrio
+ Mais frio
+ Hardware levemente melhor (CPU 10750H x 9750H, RAM 2933MHz* x 2666MHz
+ Possibilidade de utilizar somente a GPU dedicada
+ Uma porta USB a mais
+ Teclado ABNT com layout de atalhos bom
+ Abertura de tela 180°
- Tela ruim (em si, não sei se é pior que a do Helios)
- Acabamento em plástico com apoio emborrachado
- Preço mais alto

Helios:
+ Preço mais competitivo
+ Maior varieadade de ofertas (tela, GPU)
+ Undervolt nativo com o PredatorSense
+ Tampa e apoio em metal
= Design "gamer", vai do gosto
= Layout do teclado não me agrada
- Mais esquentado, e mais barulhento

De cabeça. Estou namorando ele porque o Helios não me agrada, mas em questão de CxB tanto ele quanto o Nitro estão como os melhores. Os 2 por 6k eu pegaria o Legion, por exemplo.
 
Não o tenho, tô só num namoro à moda antiga. O @Anima3d e o @GRBR1907 tem caso precise confirmar algum detalhe.

Entre ele e o Helios vai do que você dá mais prioridade.

Legion:
+ Visual mais sóbrio
+ Mais frio
+ Hardware levemente melhor (CPU 10750H x 9750H, RAM 2933MHz* x 2666MHz
+ Possibilidade de utilizar somente a GPU dedicada
+ Uma porta USB a mais
+ Teclado ABNT com layout de atalhos bom
+ Abertura de tela 180°
- Tela ruim (em si, não sei se é pior que a do Helios)
- Acabamento em plástico com apoio emborrachado
- Preço mais alto

Helios:
+ Preço mais competitivo
+ Maior varieadade de ofertas (tela, GPU)
+ Undervolt nativo com o PredatorSense
+ Tampa e apoio em metal
= Design "gamer", vai do gosto
= Layout do teclado não me agrada
- Mais esquentado, e mais barulhento

De cabeça. Estou namorando ele porque o Helios não me agrada, mas em questão de CxB tanto ele quanto o Nitro estão como os melhores. Os 2 por 6k eu pegaria o Legion, por exemplo.

Tô pra investir até uns 8,3k no meu novo notebook, estourando uns 8,5k à vista. Espero de verdade achar o Legion 5i nesse valor aí.
 
Em 2 ocasiões ele apareceu nessa faixa de preço, no lancamento com o desconto educacional (agora reduzido) e em uma promoção a alguns dias. Teve também uma promobug no Mercado Livre por 7k na loja oficial, sei lá se quem comprou recebeu. A esperança é a sexta preta, e acho que ela não vai ser pros de coração fraco.
 
Pessoal,
Eu participo de um grupo no Telegram que tem uma fornecedora que consegue o Legion 5i a 7k (não me perguntem qual bruxaria ela faz).
Muita gente la ja comprou com ela e recomenda. Eu comprei essa semana mas ainda não recebi.
Se quiserem depois mando o link do grupo pra entrarem.
 
Por 7K na promobug é um preço justo. Não bom ou maravilhoso.

R$ 8,4K que paguei considero que a curiosidade falou mais alto, mas ainda acho o valor absurdo num note de plástico, por melhor que seja.

Acer e Avell nem considero.

Dell quem sabe no futuro se corrigirem os problemas atuais.

Não tem muito para onde correr.

uma fornecedora que consegue o Legion 5i a 7k (não me perguntem qual bruxaria ela faz)

Uma vendedora pessoa física?
 
Por 7K na promobug é um preço justo. Não bom ou maravilhoso.

R$ 8,4K que paguei considero que a curiosidade falou mais alto, mas ainda acho o valor absurdo num note de plástico, por melhor que seja.

Acer e Avell nem considero.

Dell quem sabe no futuro se corrigirem os problemas atuais.

Não tem muito para onde correr.



Uma vendedora pessoa física?
Tenho a mesma opinião que você com relação ao preço e as opções em 2020.
 
Interessante, talvez seja desconto de venda interna? Se não tiver tramóia (nota, garantia, devolução) é válido.

Sou avesso a risco, por isso perguntei. Se for via ML ou CNPJ verificável, tranquilo, PF sem pronta entrega, esqueço.

Sobre o Avell, o pessoal é guerreiro. Estão surgindo muitas reclamações de teclado bambo, especialmente na tecla espaço, aí vi um usuário que adaptou uma base plástica de chip de celular embaixo da tecla. Trocar pasta térmica, procurar soluções de software, vá lá, mas colocar um pedaço de plástico embaixo da tecla para funcionar num note novo...

O que o pessoal não faz por uma tela 92% sRGB.
 
Última edição:
Trambique por trambique é melhor importar, sai mais barato e melhor.

Também vi mais desse A60 pra me familiarizar. A situação do logo é vantagem - muito melhor descolar ele e ficar com a tampa limpa - mas ilustra a questão do controle de qualidade tão discutido. O resto é escolher qual dedo martelar: tela boa, teclado ruim (layout no caso), Thunderbolt que nem sei pra que serve x mais uma USB, entre outros detalhes. Várias opções, todas caras e nenhuma 100% satisfatória.

---

Vendo um pouco desse "barebone" parece que a versão gringa tem suporte a mux para alternar entre vídeo híbrido e dedicado. Não sei dizer se é o caso no A60, já que apesar de se tratar da mesma base parece que coisas como BIOS vem da fabricante.
 
Última edição:
Trambique por trambique é melhor importar, sai mais barato e melhor.

Kkkk.

teclado ruim (layout no caso)

É o layout (e apesar de tudo acho possível se adaptar) e funcionalidade (já passei, e digo, é um negócio irritante precisar bater duas ou três vezes para conseguir o caractere ou espaço, e ainda se obriga a retornar para corrigir, o que leva a um segundo incômodo).

Thunderbolt que nem sei pra que serve x mais uma USB

Eu acho que já perguntei, qual periférico você usa com TB mesmo?

Esta semana chegou meu cabo USB C/TB --> DP, muito bem feito, mas ando numa paranoia em ligar devices de marca genérica (segurança) que ainda não testei.

Alguém já usou QGeem?

Sobre a tela, questionei um vendedor do eBay sobre a compatibilidade de uma tela 10bits 1B colors, em teoria é compatível, mas quero a confirmação.
 
Última edição:
Eu acho que já perguntei, qual periférico você usa com TB mesmo?
Fiz a pesquisa antes de comentar e ainda não tenho certeza. Tecnicamente GPUs externas, monitores e transferência de dados. O primeiro é historicamente ruim, o segundo não sei se tem que ser Thunderbolt ou funciona com USB-C e o terceiro nunca vi.

É interessante ter a longo prazo, mas por exemplo meu slot SD só fui usar pela primeira vez a algumas semanas em quase 4 anos, e foi só pra testar caso venda. O maior valor que vejo é pra brigar com a Lenovo por propaganda enganosa e receber um abate, rs
 
É interessante ter a longo prazo, mas por exemplo meu slot SD só fui usar pela primeira vez a algumas semanas em quase 4 anos, e foi só pra testar caso venda. O maior valor que vejo é pra brigar com a Lenovo por propaganda enganosa e receber um abate

Esta semana vou questionar a advocacia de consumidor deles diretamente. Fui deixando o assunto quieto, eles vão acabar dando uma resposta que tem em modelos não fornecidos aqui, por isso acabei deixando de lado ou para juntar com alguma outra coisa. Coringa mesmo.

Se houvesse pelo menos uns 10 usuários e todos enviassem email no mesmo momento, e/ou Consumidor.Gov haveria reais chances de recebermos o abatimento pela propaganda enganosa, pois certamente eles preferem abafar o assunto e seguir vendendo.
 
Sou avesso a risco, por isso perguntei. Se for via ML ou CNPJ verificável, tranquilo, PF sem pronta entrega, esqueço.

Sobre o Avell, o pessoal é guerreiro. Estão surgindo muitas reclamações de teclado bambo, especialmente na tecla espaço, aí vi um usuário que adaptou uma base plástica de chip de celular embaixo da tecla. Trocar pasta térmica, procurar soluções de software, vá lá, mas colocar um pedaço de plástico embaixo da tecla para funcionar num note novo...

O que o pessoal não faz por uma tela 92% sRGB.

Ainda me passou pela cabeça comprar um Avell, quando eu já tinha desistido do Dell. Mas acompanhando o fórum lá do Hardmob sobre o A60, ainda bem que fui parte o 5i.
Notebook de 7k que precisa: trocar pasta térmica, bater duas vezes na barra de espaço, adaptar pedaços de plástico para melhorar o contato, que descola os adesivos, que parece não ter o mesmo desempenho de refrigeração e etc. É coragem viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esta semana vou questionar a advocacia de consumidor deles diretamente. Fui deixando o assunto quieto, eles vão acabar dando uma resposta que tem em modelos não fornecidos aqui, por isso acabei deixando de lado ou para juntar com alguma outra coisa. Coringa mesmo.

Se houvesse pelo menos uns 10 usuários e todos enviassem email no mesmo momento, e/ou Consumidor.Gov haveria reais chances de recebermos o abatimento pela propaganda enganosa, pois certamente eles preferem abafar o assunto e seguir vendendo.
Vamos esperar mais proprietários se juntarem a essa thread que tentamos esse abatimento.
 
Última edição:
Pessoal, meu Legion 5i chegou na semana passada. De imediato no Windows rodei os benchmarks no i7 e na 2060 pra verificar se tudo estava ok, daí atualizei a BIOS e parti para a formatação, instalando o Ubuntu 20.04 LTS (sem dual boot). Como trabalho remoto como programador, fica complicado parar o computador a cada 9 meses para fazer uma nova atualização, daí sou um pouco conservador e desde a 16.04 uso apenas versões LTS.

Logo quando rodei o instalador do Ubuntu no modo normal percebi que o vídeo não carregava. Ao pesquisar constatei que devia escolher o modo Safe Graphics, com isso pude proceder com a instalação.

Após instalar, como eu nunca havia tido contato com o Secure Boot, criei a chave na instalação do Ubuntu, mas acabei ignorando aquela tela azul que aparece logo no início, deixando de usar a chave configurada. Como na BIOS deixei a configuração da GPU como Discrete, o Ubuntu chegou a entrar na tela de login, mas não acessava o sistema, acredito que por conta de problemas ao tentar subir o Xorg para o meu usuário sem ter acesso à placa de vídeo. Fiz várias tentativas de criar novas chaves pro Secure Boot, desabilitar/reabilitar na BIOS, etc., mas, por falta de experiência com o Secure Boot, optei por reinstalar o Ubuntu, e configurar a tela azul inicial do zero, do jeito certo, o que foi bem sucedido.

Com a instalação correta, Secure Boot configurado e usuário logado, atualizei o Kernel (5.4.0-52-generic) e instalei os drivers adicionais da NVIDIA (455.23.05) e CUDA (11.1). O único problema que tive (e ainda não encontrei solução) foi na regulagem do brilho da tela, mas acredito estar relacionado a esse bug reportado para o Ideapad 5:

Minha opinião geral sobre o notebook é que o interior dele merecia um exterior de metal. A impressão que eu tenho é que esse notebook tem uma construção mais frágil do que a do meu anterior, o Dell Inspiron 7520. O teclado achei que não me incomodaria (pois uso bastante o numérico no meu teclado mecânico externo), mas, quando precisei usá-lo, achei as teclas bem apertadas (minhas mãos são grandes). Seria bem melhor se a Lenovo não tivesse colocado o teclado numérico, mas isso pode ser questão de preferência pessoal.

O hardware é, de fato, excelente. Antes de rifar o Windows, testei o benchmark de Ray Tracing da CryEngine com médias de 80 FPS a 1080p (na própria tela do 5i) e 20 FPS a 4K (na TV). Se quiserem testar, o link é esse:

No último fim de semana compilei o PyTorch (pois a versão de distribuição não suporta o CUDA 11) e achei o desempenho bem satisfatório, todas as 12 threads se mantiveram em 100% na compilação por algumas horas e a temperatura não passou dos 70ºC. Os coolers, apesar de no máximo, estavam bem silenciosos. Nesse ponto a Lenovo acertou bastante.

O único defeito que acredito estar rolando no notebook é na tela. Acredito que exista um vazamento de backlight no canto inferior direito da tela. Tirei uma foto, mas não sei se vocês conseguem perceber:



Ainda estou usando os 16GB de RAM, pois estou aguardando os preços dos pentes de 32GB melhorarem (vou tentar a atualização pra 64GB). Como eu utilizei a formatação padrão do Ubuntu, ele configurou somente 2GB de Swap, o que arrebentou meu trabalho na semana passada, pois trabalho sempre acima do limite dos 16GB, daí a máquina travou várias vezes, só resolvendo quando aloquei mais 16GB do SN730 como Swap. Outro upgrade que pretendo fazer é substituir meu SSD Crucial MX500 pelo SN750 que sugeriram aqui no tópico, mas como não tenho muita pressa vou aguardar a BF, quem sabe. Também vou renovar a garantia, mas achei abusiva a diferença de preço entre os 2 e 3 anos.

De qualquer forma, como meu notebook anterior já estava me atrapalhando a trabalhar, acredito que fiz uma boa compra considerando o interior do notebook, por mais que acredite que o valor real dele seja por volta dos 7-7.5k (paguei 8.4k).
 
Última edição:
Pessoal,
Eu participo de um grupo no Telegram que tem uma fornecedora que consegue o Legion 5i a 7k (não me perguntem qual bruxaria ela faz).
Muita gente la ja comprou com ela e recomenda. Eu comprei essa semana mas ainda não recebi.
Se quiserem depois mando o link do grupo pra entrarem.
Bom dia ! Ela só tem esses preços para os 5i? Tava querendo pegar um s740. Tem como passar o contato?
 
Mais uma informação,

Se alguém tentou travar o FN (FN Lock, FN+ESC) percebeu que a função funcionava, porém o led não acendia (sim, existe um led lá como em caps lock). Algumas outras teclas como mic mute (F4) não estavam funcionando também.

Solução: download Lenovo Utility na Microsoft Store.
Interessante que aqui acontece o mesmo. FN Lock (FN+ESC) funciona porém o LED não aparece. Porém aqui é Linux. Será que futuras atualizações na BIOS?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, meu Legion 5i chegou na semana passada. De imediato no Windows rodei os benchmarks no i7 e na 2060 pra verificar se tudo estava ok, daí atualizei a BIOS e parti para a formatação, instalando o Ubuntu 20.04 LTS (sem dual boot). Como trabalho remoto como programador, fica complicado parar o computador a cada 9 meses para fazer uma nova atualização, daí sou um pouco conservador e desde a 16.04 uso apenas versões LTS.

Logo quando rodei o instalador do Ubuntu no modo normal percebi que o vídeo não carregava. Ao pesquisar constatei que devia escolher o modo Safe Graphics, com isso pude proceder com a instalação.

Após instalar, como eu nunca havia tido contato com o Secure Boot, criei a chave na instalação do Ubuntu, mas acabei ignorando aquela tela azul que aparece logo no início, deixando de usar a chave configurada. Como na BIOS deixei a configuração da GPU como Discrete, o Ubuntu chegou a entrar na tela de login, mas não acessava o sistema, acredito que por conta de problemas ao tentar subir o Xorg para o meu usuário sem ter acesso à placa de vídeo. Fiz várias tentativas de criar novas chaves pro Secure Boot, desabilitar/reabilitar na BIOS, etc., mas, por falta de experiência com o Secure Boot, optei por reinstalar o Ubuntu, e configurar a tela azul inicial do zero, do jeito certo, o que foi bem sucedido.

Com a instalação correta, Secure Boot configurado e usuário logado, atualizei o Kernel (5.4.0-52-generic) e instalei os drivers adicionais da NVIDIA (455.23.05) e CUDA (11.1). O único problema que tive (e ainda não encontrei solução) foi na regulagem do brilho da tela, mas acredito estar relacionado a esse bug reportado para o Ideapad 5:

Minha opinião geral sobre o notebook é que o interior dele merecia um exterior de metal. A impressão que eu tenho é que esse notebook tem uma construção mais frágil do que a do meu anterior, o Dell Inspiron 7520. O teclado achei que não me incomodaria (pois uso bastante o numérico no meu teclado mecânico externo), mas, quando precisei usá-lo, achei as teclas bem apertadas (minhas mãos são grandes). Seria bem melhor se a Lenovo não tivesse colocado o teclado numérico, mas isso pode ser questão de preferência pessoal.

O hardware é, de fato, excelente. Antes de rifar o Windows, testei o benchmark de Ray Tracing da CryEngine com médias de 80 FPS a 1080p (na própria tela do 5i) e 20 FPS a 4K (na TV). Se quiserem testar, o link é esse:

No último fim de semana compilei o PyTorch (pois a versão de distribuição não suporta o CUDA 11) e achei o desempenho bem satisfatório, todas as 12 threads se mantiveram em 100% na compilação por algumas horas e a temperatura não passou dos 70ºC. Os coolers, apesar de no máximo, estavam bem silenciosos. Nesse ponto a Lenovo acertou bastante.

O único defeito que acredito estar rolando no notebook é na tela. Acredito que exista um vazamento de backlight no canto inferior direito da tela. Tirei uma foto, mas não sei se vocês conseguem perceber:



Ainda estou usando os 16GB de RAM, pois estou aguardando os preços dos pentes de 32GB melhorarem (vou tentar a atualização pra 64GB). Como eu utilizei a formatação padrão do Ubuntu, ele configurou somente 2GB de Swap, o que arrebentou meu trabalho na semana passada, pois trabalho sempre acima do limite dos 16GB, daí a máquina travou várias vezes, só resolvendo quando aloquei mais 16GB do SN730 como Swap. Outro upgrade que pretendo fazer é substituir meu SSD Crucial MX500 pelo SN750 que sugeriram aqui no tópico, mas como não tenho muita pressa vou aguardar a BF, quem sabe. Também vou renovar a garantia, mas achei abusiva a diferença de preço entre os 2 e 3 anos.

De qualquer forma, como meu notebook anterior já estava me atrapalhando a trabalhar, acredito que fiz uma boa compra considerando o interior do notebook, por mais que acredite que o valor real dele seja por volta dos 7-7.5k (paguei 8.4k).


Muito bom. Parabéns pela aquisição.

Em geral venho atualizando desde o 17.04, quase como um rolling release e não tenho tido problemas. Em paralelo utilizo o sistema de arquivo BTRFS em conjunto com o Timeshift. Então os snapshots já me salvaram algumas vezes, quando algum programa deixou de funcionar logo após a atualização. Recomendo: BRTFS + Timeshift + timeshift-autosnap-apt e grub-btrfs.

Também tive problemas com na instalação do 20.10 e precisei escolher o safe graphics. No meu caso instalei com o Secure Boot desabilitado. E mudei na BIOS o modo da placa de vídeo de Discrete para Dynamic. Dessa forma o ubuntu reconheceu minha placa de vídeo com o PRIME, possibilitando o uso da integrada à CPU ou da NVidia (apesar de está bugado, mas pode ser algo do mate).

Aqui todos os FN + alguma coisa, funcionaram. Inclusive o controle do brilho e o controle do desempenho (FN + q). Acredito que o kernel mais recente do 20.10 (5.8.0-25-generic) seja mais adequado ao hardware atual do 5i.

Percebi um pouco desse vazamento no lado esquerdo do meu. Mas é bem imperceptível, então vou deixar para lá.
 
Última edição:
Interessante que aqui acontece o mesmo. FN Lock (FN+ESC) funciona porém o LED não aparece. Porém aqui é Linux. Será que futuras atualizações na BIOS?

Eu postei umas coisas logo que comprei no fórum da Lenovo, depois colo o post aqui, aparentemente esse problema surge quando resolvem o problema do backlight não ligando sem o Vantage, então presumo que deve ser consertado ou será obrigatório usar o Utility (ou alternativa no Linux).

Uma coisa que não sei se agradou ou desagradou pq não percebi diretamente os efeitos, parece que a máquina tinha OC de GPU e a BIOS após v38 parece ter desativado, notaram alguma diferença?

Aqui todos os FN + alguma coisa, funcionaram. Inclusive o controle do brilho e o controle do desempenho (FN + q). Acredito que o kernel mais recente do 20.10 (5.8.0-25-generic) seja mais adequado ao hardware atual do 5i.

Qual BIOS está aí?

Percebi um pouco desse vazamento no lado esquerdo do meu. Mas é bem imperceptível, então vou deixar para lá.

Eu sigo a regra de que se apenas percebo prestando atenção deixo para lá e vou ser feliz, agora se percebo e incomoda eu devolvo.
 
Eu postei umas coisas logo que comprei no fórum da Lenovo, depois colo o post aqui, aparentemente esse problema surge quando resolvem o problema do backlight não ligando sem o Vantage, então presumo que deve ser consertado ou será obrigatório usar o Utility (ou alternativa no Linux).

Uma coisa que não sei se agradou ou desagradou pq não percebi diretamente os efeitos, parece que a máquina tinha OC de GPU e a BIOS após v38 parece ter desativado, notaram alguma diferença?



Qual BIOS está aí?



Eu sigo a regra de que se apenas percebo prestando atenção deixo para lá e vou ser feliz, agora se percebo e incomoda eu devolvo.

A bios é a efcn39ww.

Boa regra.
 
Será que desativou e bloqueou? Veja se dá pra fazer manualmente com o NVIDIA Inspector ou com o MSI Afterburner.

O computador está funcionando bem, apenas vi uns relatos no Reddit comentando que tinham removido o OC de fábrica na v38 ou 39. Curioso que a 38 corrigiu o defeito do backlight não ligar sem o Vantage, e até a 39 trouxe esse novo problema do FN.

Usei o Afterburner num G5 e tive problemas com chip gráfico e/ou tela (nunca vou saber, mas parecia sintoma de VRam depois do OC +700hz que toquei).

Coisas que evito atualmente, softwares de stress test (exceto o embutido no TS) e Afterburner (esse provavelmente mais por precaução, mas fiquei desconfiado pelo timing).
 
Bom, caso alguém queria ver é só usar um desses programas (acho o Inspector mais visual). Dá pra ver se é possível alterar e em quanto, só não aplicar.

RKeVwxJ9_o.png

A questão do fn é só o led que não acende ou a função fnLock não alterna o modo? Se der pra usar o fnLock sem aquele programa até ajuda por ter menos um led aceso.
 
Bom, caso alguém queria ver é só usar um desses programas (acho o Inspector mais visual). Dá pra ver se é possível alterar e em quanto, só não aplicar.

RKeVwxJ9_o.png

A questão do fn é só o led que não acende ou a função fnLock não alterna o modo? Se der pra usar o fnLock sem aquele programa até ajuda por ter menos um led aceso.
Só o LED que não acende. A função FnLock funciona normalmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo