[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

eu mantive a 38 aqui. não atualizei pra 39 ainda não. tá tudo rolando de boa, então preferi não mexer.
 
Pessoal,
Eu participo de um grupo no Telegram que tem uma fornecedora que consegue o Legion 5i a 7k (não me perguntem qual bruxaria ela faz).
Muita gente la ja comprou com ela e recomenda. Eu comprei essa semana mas ainda não recebi.
Se quiserem depois mando o link do grupo pra entrarem.
Opa, tudo blz?

Cara antes de divulgar, pergunta para ela se ela ainda está vendendo. Ela vendia em outro tópico, se não me engano do Y540 e depois parou.

Até mais
 
Pessoal, meu Legion 5i chegou na semana passada. De imediato no Windows rodei os benchmarks no i7 e na 2060 pra verificar se tudo estava ok, daí atualizei a BIOS e parti para a formatação, instalando o Ubuntu 20.04 LTS (sem dual boot). Como trabalho remoto como programador, fica complicado parar o computador a cada 9 meses para fazer uma nova atualização, daí sou um pouco conservador e desde a 16.04 uso apenas versões LTS.

Logo quando rodei o instalador do Ubuntu no modo normal percebi que o vídeo não carregava. Ao pesquisar constatei que devia escolher o modo Safe Graphics, com isso pude proceder com a instalação.

Após instalar, como eu nunca havia tido contato com o Secure Boot, criei a chave na instalação do Ubuntu, mas acabei ignorando aquela tela azul que aparece logo no início, deixando de usar a chave configurada. Como na BIOS deixei a configuração da GPU como Discrete, o Ubuntu chegou a entrar na tela de login, mas não acessava o sistema, acredito que por conta de problemas ao tentar subir o Xorg para o meu usuário sem ter acesso à placa de vídeo. Fiz várias tentativas de criar novas chaves pro Secure Boot, desabilitar/reabilitar na BIOS, etc., mas, por falta de experiência com o Secure Boot, optei por reinstalar o Ubuntu, e configurar a tela azul inicial do zero, do jeito certo, o que foi bem sucedido.

Com a instalação correta, Secure Boot configurado e usuário logado, atualizei o Kernel (5.4.0-52-generic) e instalei os drivers adicionais da NVIDIA (455.23.05) e CUDA (11.1). O único problema que tive (e ainda não encontrei solução) foi na regulagem do brilho da tela, mas acredito estar relacionado a esse bug reportado para o Ideapad 5:

Minha opinião geral sobre o notebook é que o interior dele merecia um exterior de metal. A impressão que eu tenho é que esse notebook tem uma construção mais frágil do que a do meu anterior, o Dell Inspiron 7520. O teclado achei que não me incomodaria (pois uso bastante o numérico no meu teclado mecânico externo), mas, quando precisei usá-lo, achei as teclas bem apertadas (minhas mãos são grandes). Seria bem melhor se a Lenovo não tivesse colocado o teclado numérico, mas isso pode ser questão de preferência pessoal.

O hardware é, de fato, excelente. Antes de rifar o Windows, testei o benchmark de Ray Tracing da CryEngine com médias de 80 FPS a 1080p (na própria tela do 5i) e 20 FPS a 4K (na TV). Se quiserem testar, o link é esse:

No último fim de semana compilei o PyTorch (pois a versão de distribuição não suporta o CUDA 11) e achei o desempenho bem satisfatório, todas as 12 threads se mantiveram em 100% na compilação por algumas horas e a temperatura não passou dos 70ºC. Os coolers, apesar de no máximo, estavam bem silenciosos. Nesse ponto a Lenovo acertou bastante.

O único defeito que acredito estar rolando no notebook é na tela. Acredito que exista um vazamento de backlight no canto inferior direito da tela. Tirei uma foto, mas não sei se vocês conseguem perceber:



Ainda estou usando os 16GB de RAM, pois estou aguardando os preços dos pentes de 32GB melhorarem (vou tentar a atualização pra 64GB). Como eu utilizei a formatação padrão do Ubuntu, ele configurou somente 2GB de Swap, o que arrebentou meu trabalho na semana passada, pois trabalho sempre acima do limite dos 16GB, daí a máquina travou várias vezes, só resolvendo quando aloquei mais 16GB do SN730 como Swap. Outro upgrade que pretendo fazer é substituir meu SSD Crucial MX500 pelo SN750 que sugeriram aqui no tópico, mas como não tenho muita pressa vou aguardar a BF, quem sabe. Também vou renovar a garantia, mas achei abusiva a diferença de preço entre os 2 e 3 anos.

De qualquer forma, como meu notebook anterior já estava me atrapalhando a trabalhar, acredito que fiz uma boa compra considerando o interior do notebook, por mais que acredite que o valor real dele seja por volta dos 7-7.5k (paguei 8.4k).


Pessoal, consegui resolver (workaround) o meu problema com o brilho, trocando do modo Discrete pra Dynamic, alterando o "PRIME Profiles" do "NVIDIA X Server Settings" para "NVIDIA On-Demand" e logo em seguida adicionando i915.enable_dpcd_backlight=1 como parâmetro de inicialização do kernel (inserir no final da variável GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT do /etc/default/grub e depois rodar o update-grub).

Falei que isso é "workaround" porque o certo era que o controle do brilho (backlight) também funcionasse no modo Discrete, mas acredito que terei de aguardar a atualização oficial do kernel, talvez no 20.04.2 em 2021.
 
Última edição:
Amigos estou com uma dúvida aqui, tenho uma licença do windows 10 pro e pelo que vi o Legion vem com com a versão Home.

É possível fazer um upgrade do windows home para o Pro?

Qual a melhor forma de fazer isso? Uma formatação limpa? Alguma dica?
 
É possível fazer um upgrade do windows home para o Pro?

Sim.

Criando um arquifo ei.cfg e pid.txt (acho que ficam na pasta do instalador /sources) e colocá-los lá com a versão e o serial que vai usar, já que sem fazer isso o instalador vai ficar instalando a versão Home.

Ou pode inserir o serial direto na ativação e o Windows faz o upgrade (virtualmente é a mesma versão, apenas libera as funções).

Qual a melhor forma de fazer isso? Uma formatação limpa? Alguma dica?

Eu sempre faço instalação limpa. A dica é

¹ Se quiser algum dia deixar como de fábrica, ter o cuidado de não apagar as partições nativas onde está o Windows original de fábrica (eu só uso a partição original do Windows e não mexo nas outras, isso tudo direto no próprio instalador em Avançado).
² Configurar como gosta e antes de sair instalando tudo gerar uma imagem pelo próprio Windows.
 
Fiz o pedido hoje no início da tarde do 5i no site da Lenovo. Entrei agora pra ver o status e vi que o financeiro bloqueou até eu entrar em contato por segurança e tal.
Liguei pro 0800 e descobri que compras no site nao tem nenhum atendimento via telefone.Mandaram enviar um email pro site. Já não gostei do fato de não terem me ligado, agora eu não posso nem ligar pra resolver?
Já começou de maneira fantastica a experiencia com a Lenovo.
 
Fiz o pedido hoje no início da tarde do 5i no site da Lenovo. Entrei agora pra ver o status e vi que o financeiro bloqueou até eu entrar em contato por segurança e tal.
Liguei pro 0800 e descobri que compras no site nao tem nenhum atendimento via telefone.Mandaram enviar um email pro site. Já não gostei do fato de não terem me ligado, agora eu não posso nem ligar pra resolver?
Já começou de maneira fantastica a experiencia com a Lenovo.

kkkkk infelizmente há lugares em que parece que eles fazem um favor ao vender um produto.
 
Sim.

Criando um arquifo ei.cfg e pid.txt (acho que ficam na pasta do instalador /sources) e colocá-los lá com a versão e o serial que vai usar, já que sem fazer isso o instalador vai ficar instalando a versão Home.

Ou pode inserir o serial direto na ativação e o Windows faz o upgrade (virtualmente é a mesma versão, apenas libera as funções).



Eu sempre faço instalação limpa. A dica é

¹ Se quiser algum dia deixar como de fábrica, ter o cuidado de não apagar as partições nativas onde está o Windows original de fábrica (eu só uso a partição original do Windows e não mexo nas outras, isso tudo direto no próprio instalador em Avançado).
² Configurar como gosta e antes de sair instalando tudo gerar uma imagem pelo próprio Windows.
Obrigado pelas dicas!
Só para ver se entendi...
Gostaria de fazer uma instalação limpa.
Se eu montar um pen-drive com Windows 10 pro, após a instalação do sistema consigo ativar com minha conta Microsoft ou serial?
 
Uma outra informação,

Aparentemente a Avell está usando memórias Samsung como as que vieram no Legion, quando sair a 3200MHZ é um lugar interessante para pegar um ou dois pentes de 16, e a tela do A60 aparentemente é compatível (40 pinos, mesmo modelo) com uma das telas do Legion.

O problema é que encontrei duas informações conflitantes,

Num fórum o usuário relata que instalou com sucesso esse mesmo modelo num 120HZ.

Em outro, um usuário (que aparentemente não instalou) comenta que a única tela compatível com o modelo 120HZ é a 60HZ 100% sRGB, mas não a 144HZ. Particularmente acho que essa informação não procede, o que conta é a pinagem e o modelo compatível.

A dúvida é se a tecla de brilho funcionará.

Fiz o pedido hoje no início da tarde do 5i no site da Lenovo. Entrei agora pra ver o status e vi que o financeiro bloqueou até eu entrar em contato por segurança e tal.

Passei por essa mesma palhaçada quando comprei e considerando que meu score é alto (pago contas em dia), tomei como ofensa, pois constava credit block ou credit issue. Detalhe que paguei em boleto. Aí enviei um email e liberaram. Acho que é assim mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se eu montar um pen-drive com Windows 10 pro, após a instalação do sistema consigo ativar com minha conta Microsoft ou serial?

Sim, se fizer como descrito vai ativar. Se você estiver retirando a licença de outra máquina (que não é tecnicamente correto, já que licenças embutidas acompanham à maquina), aí terá que ativar ligando para o número de ativação da MS (0800) e não online automaticamente.
 
Última edição:
Passei por essa mesma palhaçada quando comprei e considerando que meu score é alto (pago contas em dia), tomei como ofensa, pois constava credit block ou credit issue. Detalhe que paguei em boleto. Aí enviei um email e liberaram. Acho que é assim mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Você lembra quanto tempo demorou isso? Eu moro no norto e o prazo já é de 16 dias uteis. Se passar muito disso ele vai chegar e eu vou estar viajando
 
Você lembra quanto tempo demorou isso? Eu moro no norto e o prazo já é de 16 dias uteis. Se passar muito disso ele vai chegar e eu vou estar viajando

Para mim não atrapalhou na entrega, só me assustou o mesmo receio que você. Comprei numa quinta e recebi na segunda seguinte.
 
Uma outra informação,

Aparentemente a Avell está usando memórias Samsung como as que vieram no Legion, quando sair a 3200MHZ é um lugar interessante para pegar um ou dois pentes de 16, e a tela do A60 aparentemente é compatível (40 pinos, mesmo modelo) com uma das telas do Legion.

O problema é que encontrei duas informações conflitantes,

Num fórum o usuário relata que instalou com sucesso esse mesmo modelo num 120HZ.

Em outro, um usuário (que aparentemente não instalou) comenta que a única tela compatível com o modelo 120HZ é a 60HZ 100% sRGB, mas não a 144HZ. Particularmente acho que essa informação não procede, o que conta é a pinagem e o modelo compatível.

A dúvida é se a tecla de brilho funcionará.



Passei por essa mesma palhaçada quando comprei e considerando que meu score é alto (pago contas em dia), tomei como ofensa, pois constava credit block ou credit issue. Detalhe que paguei em boleto. Aí enviei um email e liberaram. Acho que é assim mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sim, se fizer como descrito vai ativar. Se você estiver retirando a licença de outra máquina (que não é tecnicamente correto, já que licenças embutidas acompanham à maquina), aí terá que ativar ligando para o número de ativação da MS (0800) e não online automaticamente.
Valeu camarada.
 
Em outro, um usuário (que aparentemente não instalou) comenta que a única tela compatível com o modelo 120HZ é a 60HZ 100% sRGB, mas não a 144HZ. Particularmente acho que essa informação não procede, o que conta é a pinagem e o modelo compatível.

Só uma observação quanto à tela. Li dois relatos reclamando que mesmo calibrando, as cores não ficaram precisas e puxaram mais pro amarelo. Para usuários que mexem com design e esperam exatidão nas cores, é um fator a ficar atento.
 
Só uma observação quanto à tela. Li dois relatos reclamando que mesmo calibrando, as cores não ficaram precisas e puxaram mais pro amarelo. Para usuários que mexem com design e esperam exatidão nas cores, é um fator a ficar atento.

No Avell?
 

Sim, no Avell.
Até ia postar no tópico dele, perguntando a respeito, mas é bem complicado quando um ou outro não querem enxergar que nenhum produto é perfeito, e defendem todo e qualquer tipo de problema.

i98EOrY.jpg

ZXUNVGf.jpg
 
Última edição:
Informações,

No app do Submarino com cupom BLACKNOAPP está saindo R$ 8900 com 900 de cashback pagando no Ame.
 
Fiz o pedido hoje no início da tarde do 5i no site da Lenovo. Entrei agora pra ver o status e vi que o financeiro bloqueou até eu entrar em contato por segurança e tal.
Liguei pro 0800 e descobri que compras no site nao tem nenhum atendimento via telefone.Mandaram enviar um email pro site. Já não gostei do fato de não terem me ligado, agora eu não posso nem ligar pra resolver?
Já começou de maneira fantastica a experiencia com a Lenovo.
Acho que é normal do site, fiz a compra de um y540 no sábado, na fatura do cartão constou o pagamento aprovado logo em seguida, porém meu pedido ficou nessa mesma situação até terça (1º dia util apos a compra).
 
Acho que é normal do site, fiz a compra de um y540 no sábado, na fatura do cartão constou o pagamento aprovado logo em seguida, porém meu pedido ficou nessa mesma situação até terça (1º dia util apos a compra).
AHAHHA Eu que te dei a dica do y540 e você pegou o último que eu queria!! Fiquei esperando ele voltar e nada, acabei comprando o 5i. Hoje a Lenovo me respondeu no twitter a tarde dizendo que era um procedimento n ormal, e no final da tarde chegou o email de pagamento aprovado. Agora é esperar enviarem!
 
Bom, entrei pro clube e espero não sair.
Agradecimentos ao @tolokovma pela dica dos 7k

Queria apenas que ele fosse um pouco mais leve, mas paciência, não dá para ter tudo.
O A60 que era outro candidato, pelo que venho acompanhando, com certeza é uma máquina excelente mas não estou com paciência para ficar vendo se a Avell montou tudo corretamente, fora atualizar a BIOS e outras coisas.
 
Recebi o email da lenovo informando que enviou o notebook. Não acho informação de qual transportadora ou rastreio. É assim mesmo ou eles atualizam essa informação depois?
 
O A60 que era outro candidato, pelo que venho acompanhando, com certeza é uma máquina excelente mas não estou com paciência para ficar vendo se a Avell montou tudo corretamente, fora atualizar a BIOS e outras coisas.

Atualizar a BIOS é a parte fácil, problema é ficar catando os softwares de cada fabricante (para mim não ficou claro se o Windows está encontrando os drivers da máquina por ele mesmo).

Outro problema é que uma vez que a Avell abriu a porta para ficar substituindo peça, a tendência é que você receba com a pior possível (SSD XPG) e ter que pedir Samsung depois, quer dizer, já começa brigando.

O principal problema para mim é a tecla espaço no teclado (e potencialmente outras) não serem responsivas suficientemente para uso profissional.

Isso já passando o pano que o som é ruim (nem uso tanto, vivo nos fones e tenho uma caixa bluetooth na mesa de trabalho, porém sempre quis um notebook com som decente, todos meus Dell, inclusive corporativos tinham som ruim).

Outro problema sério é que assim como no G5 ele parece limitar desempenho por critérios que para mim não ficaram claros.

Enfim, é muita gambiarra. E isso não tem a ver com ser usuário avançado como alguns users do Avell querem dar a entender, o cara mais avançado que conheço é o Fabio Akita e ele usa um conservador Thinkpad X1 pq não tem paciência para besteira.

Configurar é uma coisa, mas limitar o uso e perder tempo não é comigo.

Enfim, se a Lenovo tivesse lançado o 7i ou pelo menos a versão com a tela 100%sRGB mesmo 60HZ, estaria tudo no resolvido. No final só jogo em 60FPS para ter silêncio.
 
Enfim, se a Lenovo tivesse lançado o 7i ou pelo menos a versão com a tela 100%sRGB mesmo 60HZ, estaria tudo no resolvido. No final só jogo em 60FPS para ter silêncio.

O 7i recebeu relatos de aquecimento, parece... e, sinceramente, aqueles leds RGB achei de mal gosto, mas é de cada um, afinal é um notebook gamer.
Enfim, se no exterior tem como selecionar a tela, algum dia, quando a garantia terminar, quem sabe pego coragem para comprar uma e pedir para alguém com mais habilidade trocar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo