Livros - [ TÓPICO DEDICADO ]

Fala pessoas,

Comprei ontem os 2 volumes de "A Crônica do Matador de Rei" no Submarino.
O "O Nome do Vento" por 19,95, e o "O Temor do Sábio" por 24,95.
Acho que o preço está bem atrativo, visto que os dois estão sempre em torno de 30~50 reais cada.
Saiu 51,00 com frete.

Enjoy:

Mas deixem "Levantado do Chão" por último.
:haha:
Eu li primeiro "Ensaio sobre a Cegueira" e depois fui para "Levantado do Chão" :damn: . Só peguei ele porque era o único disponível na biblioteca. Foi uma luta árdua para ler, só embalou na metade. Gostei bastante da estória, achei bem parecida com Brasil, só sofrimento haha, mas é bem difícil a leitura.

Pretendo ler agora "Memorial do Convento", mas estou lendo LOTR (até que enfim!) e estou em dúvida se já começo "As duas Torres" ou intercalo com este do Saramago.

O que acham? Quando vocês pegam uma série, leem ela direto ou intercalam com outros livros?

Abraços!
 
Última edição:
Eu li primeiro "Ensaio sobre a Cegueira" e depois fui para "Levantado do Chão" :damn: . Só peguei ele porque era o único disponível na biblioteca. Foi uma luta árdua para ler, só embalou na metade. Gostei bastante da estória, achei bem parecida com Brasil, só sofrimento haha, mas é bem difícil a leitura.

Pretendo ler agora "Memorial do Convento", mas estou lendo LOTR (até que enfim!) e estou em dúvida se já começo "As duas Torres" ou intercalo com este do Saramago.

O que acham? Quando vocês pegam uma série, leem ela direto ou intercalam com outros livros?

Abraços!

Prefiro ler direto, por isso to enrolando pra começar GoT. :haha:

To lutando pra terminar admirável novo mundo, meu tempo anda apertado e pra completar o livro não me empolgou nada, to me arrastando nas páginas. Bem diferente de 1984, que me prendeu até o fim. :/
 
Prefiro ler direto, por isso to enrolando pra começar GoT. :haha:

To lutando pra terminar admirável novo mundo, meu tempo anda apertado e pra completar o livro não me empolgou nada, to me arrastando nas páginas. Bem diferente de 1984, que me prendeu até o fim. :/

Interessante, comigo foi o contrário.

Admirável Mundo Novo fluiu muito bem, li com prazer da primeira a última página, já 1984 teve algumas horas em que eu fiquei desmotivado para ler.

Apesar de eu achar que aprendi muito com 1984, esse livro passa a sensação de que Orwell queria disfarçar um livro de não-ficção em um livro de ficção. Admirável Mundo Novo é mais humano, mais poético.

Mas ambos são leituras OBRIGATÓRIAS!
 
Pessoal, praticamente nunca peguei pra ler um livro e terminar, nunca fui de "tentar" ler um também, comecei a dar uma olhada no tópico e estou me interessando a tentar me aventurar nessa área, gostaria de dicas com que livro começar, dei uma olhada e me interessei pelo "O Nome do Vento", desde já obrigado. :awesome:
 
Pessoal, praticamente nunca peguei pra ler um livro e terminar, nunca fui de "tentar" ler um também, comecei a dar uma olhada no tópico e estou me interessando a tentar me aventurar nessa área, gostaria de dicas com que livro começar, dei uma olhada e me interessei pelo "O Nome do Vento", desde já obrigado. :awesome:
Amigo, eu era desse estilo até final do ano passado. Não tenho um livro para recomendar, mas o que eu fiz para começar a ler frequentemente foi dedicar o meu tempo livre de almoço (40 min) para a leitura. Antes eu tinha o costume de assistir alguma série ou dormir, agora eu estou lendo um livro.
 
Pessoal, praticamente nunca peguei pra ler um livro e terminar, nunca fui de "tentar" ler um também, comecei a dar uma olhada no tópico e estou me interessando a tentar me aventurar nessa área, gostaria de dicas com que livro começar, dei uma olhada e me interessei pelo "O Nome do Vento", desde já obrigado.

Começar ler assiduamente para quem não tem uma cultura de leitura é suicídio, com todo o respeito. Há casos e acasos, mas recomendaria ir lentamente. Primeiro, comece lendo gibis, pois é muito saudável. Após isso, vá para crônicas, poesias e tudo mais. Leia, em média, no começo, uns 30min por dia. Conforme irá aumentar seu nível de concentração, entendimento e compreensão da leitura, você aumenta devagar o tempo de leitura.

Após breve introdução, compre um livro de metodologia de leitura, irá aprender a como compreender um autor sem deturpar sua escrita, isto é, compreender o autor pelas suas palavras e não pelo que você acha que aprendeu.

No mais, com o tempo, seu ritmo de leitura irá variar bastante. Com livros de 80 a 200 páginas, no inicio. Dependendo sempre do tema, poderá adquirir leituras mais profundas, como 400 a 1000 páginas. O ritmo de leitura varia para todas as pessoas. Porém, eu diria que ler a cada 50 a 60 minutos seguidos e parar por 10 minutos e voltar novamente, com duas horas por dia, é um bom ritmo.

No efeito quantitativo, poderá ler livros em um dia, três ou até um livro por semana. Sempre irá variar da linguagem, tamanho da fonte, variação das páginas e ritmo para leitura. Sem esquecer-se da temática. Por exemplo, ler um livro de filosofia não a mesma coisa de ler um livro de história.

Portanto, considero que não existe uma "regra" para leitura, o aprendizado varia para cada pessoa. A única coisa que você precisa é um pouco de disciplina, analisar suas dificuldades e ler sempre que estiver concentrado.

Abraço.
 
Alguém pode me indicar um livro sobre falácias lógicas? To com o livro do Copi em mente, mas to aberto a sugestões...
 
Alguém pode me indicar um livro sobre falácias lógicas? To com o livro do Copi em mente, mas to aberto a sugestões...
Tem que ser livro?

A wikipedia tem um conteúdo bem completo sobre o tema (dê preferência para os verbetes em inglês):

[wikien]Fallacy[/wikien]
[wikien]List_of_fallacies[/wikien]
[wiki]Falácia[/wiki]


Aparentemente muita coisa da versão PT foi tirada daqui: http://livrepensamento.com/guia-de-falacias-logicas/
 
Tem que ser livro?

A wikipedia tem um conteúdo bem completo sobre o tema (dê preferência para os verbetes em inglês):

[wikien]Fallacy[/wikien]
[wikien]List_of_fallacies[/wikien]
[wiki]Falácia[/wiki]


Aparentemente muita coisa da versão PT foi tirada daqui: http://livrepensamento.com/guia-de-falacias-logicas/

:camilo:

Quero pra passar o tempo não pra fazer mestrado hahaha... É só pra aprofundar nisso, adorava estudar essas coisas na facul...
 
:camilo:

Quero pra passar o tempo não pra fazer mestrado hahaha... É só pra aprofundar nisso, adorava estudar essas coisas na facul...
Entendi.


Tu chegou a procurar no Google ou veio direto perguntar aqui? :hmm:



PS.:
http://www.skoob.com.br/livro/84513-como_vencer_todas_as_argumentacoes
http://www.skoob.com.br/livro/27910-introducao-a-logica
http://www.skoob.com.br/livro/69423-logica
http://www.skoob.com.br/livro/66902-logica-informal (esse aí parece ser mais adequado para "passar o tempo" do que os outros)
 

eu sempre esqueço desse skoob hauahuaehuaeh

de qualquer forma eu já sabia que o camilo estaria por aqui pra sanar as dúvidas...


Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a camilo79 novamente.
 
Alguém pode me indicar um livro sobre falácias lógicas? To com o livro do Copi em mente, mas to aberto a sugestões...

Seja mais especifico, por favor. Há lógica antiga, moderna, contemporânea; lógica de raciocínio (ou análise de contradição); lógica de argumentação; lógica modal; lógica da pesquisa cientifica; enfim, tem um monte de lógicas. Digo até, se for possível, porquanto muitas coisas são "ilógicas", do tipo, não se tem uma "explicação".

Depende sempre para o que você quer. Se for somente para conhecer, Introdução a Lógica, como dito pelo Camilo, é uma excelente iniciação. Se quiser, ainda devo ter algum PDF por aqui.

Abraço.
 
Pessoal, praticamente nunca peguei pra ler um livro e terminar, nunca fui de "tentar" ler um também, comecei a dar uma olhada no tópico e estou me interessando a tentar me aventurar nessa área, gostaria de dicas com que livro começar, dei uma olhada e me interessei pelo "O Nome do Vento", desde já obrigado. :awesome:

Eu já penso diferente do beto, acho que deveria começar o mais simples possível.
Procure um livro que seja parecido com os temas que você gosta em outras mídias, e menos denso que o "O Nome do Vento", a não ser que você esteja realmente disposto a ler.
Caso pegue gosto pela leitura, siga o seu estilo e depois comece a arriscar outros temas, e ai sim você pode buscar mais sobre a leitura em si. Eu mesmo não consigo ler livros teóricos, continuo lendo romances do meu gosto e arriscando uns outros, e estou muito satisfeito.

Abraço!
 
Eu já penso diferente do beto, acho que deveria começar o mais simples possível.
Procure um livro que seja parecido com os temas que você gosta em outras mídias, e menos denso que o "O Nome do Vento", a não ser que você esteja realmente disposto a ler.
Caso pegue gosto pela leitura, siga o seu estilo e depois comece a arriscar outros temas, e ai sim você pode buscar mais sobre a leitura em si. Eu mesmo não consigo ler livros teóricos, continuo lendo romances do meu gosto e arriscando uns outros, e estou muito satisfeito.

Abraço!

Na verdade, você concordou comigo.

Disse que é importante começar simples e não se afobar, é preciso ter paciência e concentração para leitura e isso somente se adquiri com o tempo. Passei algumas dicas, mas ressaltei que não existe regra. Afinal, o mesmo deve se conhecer assim você se conhece (ao afirmar que gosta de romances, por exemplo).

De qualquer modo, a intenção era somente ajudar.

Abraço.
 
Alguém pode me indicar um livro sobre falácias lógicas? To com o livro do Copi em mente, mas to aberto a sugestões...

Eu não sei exatamente o que você tem em mente, mas tem um livro chamado A Arte de Pensar Claramente, apesar de não ficar discutindo a lógica em si, ele cita vários erros da própria cabeça do ser humano, em outras palavras, fazemos raciocínios que não sabemos e que nos induz ao erro mas se formos analisar friamente consideramos errado, eu achei interessante porque quando se entende a cabeça humana se percebe com o tempo o modo como as discussões entre as pessoas são levadas, o que entra no tema especificado por você, falácias lógicas. Eu pessoalmente gostei bastante do livro.
Boa sorte nas leituras.
 
Quem aí já leu Jogos Vorazes?
Gostou? Recomenda?
 
Quem aí já leu Jogos Vorazes?
Gostou? Recomenda?

Eu li a trilogia. De inicio é bem legal, com criticas sociais dispersas mas interessantes, uma história interessante e tudo mais. Só que o terceiro livro não consegue manter o passo dos outros dois, parece que foi feito as pressas, não sei...

É legal, mas não é essa coca-cola toda.
 
Eu li a trilogia. De inicio é bem legal, com criticas sociais dispersas mas interessantes, uma história interessante e tudo mais. Só que o terceiro livro não consegue manter o passo dos outros dois, parece que foi feito as pressas, não sei...

É legal, mas não é essa coca-cola toda.

Eu curti cara, vale a pena a leitura.
Algo que li recentemente e concordei foi que a trilogia poderia muito bem ser apenas um livro, ou dois no máximo.
Eu recomendo.

Abraço!
Comecei a ler ontem, achei o comecinho muito fraco, mas de repente fica muito empolgante :lol2:,tanto que acabei lendo 1/4 do livro só ontem. (Normalmente levo média de 1 mês para ler um livro)
Ou seja, está valendo muito a pena!

------
Alguém já leu esse?
download-Dragao-Vermelho-Thomas-Harris-em-ePUB-MOB-e-PDF-400x600.jpg


O que acharam?
 
Interessante, comigo foi o contrário.

Admirável Mundo Novo fluiu muito bem, li com prazer da primeira a última página, já 1984 teve algumas horas em que eu fiquei desmotivado para ler.

Apesar de eu achar que aprendi muito com 1984, esse livro passa a sensação de que Orwell queria disfarçar um livro de não-ficção em um livro de ficção. Admirável Mundo Novo é mais humano, mais poético.

Mas ambos são leituras OBRIGATÓRIAS!

Empolguei no capítulo 11 e terminei o livro logo em seguida.

John deu um novo rumo ao livro e ofuscou Bernard, que pra mim, foi um personagem bem chato e cansativo. Não me convenceu, sabe? Certamente valeu a pena ter insistido. A crítica e a reflexão propostas pelo livro acerca da individualidade, da estabilidade social, da liberdade e da felicidade são surpreendentes, ainda mais se ligarmos os elementos do livro à nossa atualidade. De fato, uma leitura indispensável.

Fiquei interessado em ler, mais tarde, Regresso ao Admirável Mundo Novo. Alguém aqui já chegou a ler?
 
Empolguei no capítulo 11 e terminei o livro logo em seguida.

John deu um novo rumo ao livro e ofuscou Bernard, que pra mim, foi um personagem bem chato e cansativo. Não me convenceu, sabe? Certamente valeu a pena ter insistido. A crítica e a reflexão propostas pelo livro acerca da individualidade, da estabilidade social, da liberdade e da felicidade são surpreendentes, ainda mais se ligarmos os elementos do livro à nossa atualidade. De fato, uma leitura indispensável.

Fiquei interessado em ler, mais tarde, Regresso ao Admirável Mundo Novo. Alguém aqui já chegou a ler?

Pois é, pra mim Bernard foi um personagem que agregou muito a obra por Huxley tê-lo colocado com um exemplo daquele tipo de pessoa que se revolta não por que não aprova ou não gosta de alguma coisa, mas sim porque não pode ter essa coisa.

MUITO obrigado por ter falado desse livro. Não conhecia e com certeza lerei.
 
Comecei a ler Jogos Vorazes, pra intercalar com GoT (acabei a Tormenta recentemente).

Muito bom o livro, estava meio com o pé atrás, de ser um livro mais "feminino" (nada contra:poker:), mas até o momento, achei bem unissex :haha:

Li 2 capítulos com vontade de ler muito mais.
 
No momento estou lendo O Mundo Assombrado pelos Demônios e o primeiro livro do Dexter (ainda estou lendo, infelizmente).

Não vou resistir e assim que chegar lerei Capitalismo Parasitário, do Bauman.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo