• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Load Balance - TP-link TL-R470T+

Qual seu roteador Load Balance atual?


  • Total de votos
    8
  • Enquete Fechada .

Pois é! Aí que gerou a dúvida!
Vi os testes tudo somando!
Estou pra brigar com a GVT para ter uma fibra 150mb. Porém posso conseguir negociar um valor reduzido de outro link de 50mb e resolver meu problema sem muita dor de cabeça.
Só queria saber se as velocidades são somadas e como ficaria o ping. Pq investir nisso e depois descobrir que vou ter problemas com transmissão no twitch, vai ser dose! :feelbad:
 
Estou pra brigar com a GVT para ter uma fibra 150mb. Porém posso conseguir negociar um valor reduzido de outro link de 50mb e resolver meu problema sem muita dor de cabeça.
Só queria saber se as velocidades são somadas e como ficaria o ping. Pq investir nisso e depois descobrir que vou ter problemas com transmissão no twitch, vai ser dose! :feelbad:

Twitch...

Isso realmente é um problema cara. Eu com 50 mb não consigo nem assistir pq só usa 200 KB em média.

Se não tiver uma cache ou rotas boas. Nada feito.
 
Twitch...

Isso realmente é um problema cara. Eu com 50 mb não consigo nem assistir pq só usa 200 KB em média.

Se não tiver uma cache ou rotas boas. Nada feito.

Pois é! Tenho 50mb. Consigo assistir de boa... o problema tá em transmitir. Não importa a resolução que eu use, SEMPRE dá buffering nas transmissões.
 
Tudo vai depender da rota, cache e horário.

Tem gente com 10 Mb da Net que consegue outros até com velox.

Complicado...
 
Pessoal, me tirem uma dúvida:

Eu assinando 2 gvt 50/5mb, vou ter 100/10mb, certo?
Pretendo fazer isso pra livestream. Queria saber se meu upload é afetado de alguma forma, prejudicando a transmissão. O ping aumenta devido a isso? Ou é usado o menor ping?

Na verdade, ele soma sim, no caso de downloads onde é suportado multiplas conexões. Não sei dizer se o mesmo ocorre no upload. Mas no download, aqui eu baixo sempre no talo em torrents, no steam ou em serviços de http ou ftp que suportem multiple connections. Eu tenho um link de 35/3 da GVT e um 40/40 da Copel e meus downloads chegam a 75 Mb.
 

"Somar" dois links realmente não existe, até porque cada um possui suas rotas (no caso de duas operadoras). Entretanto, como citei anteriormente (no caso do Torrent) e assim como o NetWalker reforçou, haverá de fato uma "soma" em serviços que aceitam múltiplas conexões. Neste caso, o link 1 e o link 2 continuarão sendo duas conexões distintas, porém "unidas" simultaneamente em prol de um download por exemplo.
Peço desculpas se me expressei mal no post anterior.
 
Última edição:
Estou esperando meu TP-link TL-R470T+ chegar.

Tenho uma dúvida: vocês que definiram que o Banco do Brasil deve ser acessado por uma única rota para evitar problemas. O que acontece quando a WAN que foi definida cai? Ele é esperto o suficiente para usar a outra nesses casos? Ou o site simplesmente não funciona?

Seria bacana poder priorizar um WAN para determinados sites, mas usar a outra caso não houvesse opção.

No meu caso, é uma conexão GPON de 10 mega e uma ADSL de 4 mega. Então seria interessante definir que Netflix e jogos online usem sempre a conexão GPON, a menos que ela tenha caído. O Netflix porque com 4 mega não pegaria 1080p, e os jogos para evitar a latência maior do ADSL.
------------
Outra dúvida é se é possível acessar a interface do modem ADSL por trás do TL-R470T+. A maioria dos roteadores não permitem isso por padrão, mas em alguns dá para criar manualmente uma rota adicional que permita acessar o modem.
 
Estou esperando meu TP-link TL-R470T+ chegar.

Tenho uma dúvida: vocês que definiram que o Banco do Brasil deve ser acessado por uma única rota para evitar problemas. O que acontece quando a WAN que foi definida cai? Ele é esperto o suficiente para usar a outra nesses casos? Ou o site simplesmente não funciona?

Seria bacana poder priorizar um WAN para determinados sites, mas usar a outra caso não houvesse opção.

No meu caso, é uma conexão GPON de 10 mega e uma ADSL de 4 mega. Então seria interessante definir que Netflix e jogos online usem sempre a conexão GPON, a menos que ela tenha caído. O Netflix porque com 4 mega não pegaria 1080p, e os jogos para evitar a latência maior do ADSL.
------------
Outra dúvida é se é possível acessar a interface do modem ADSL por trás do TL-R470T+. A maioria dos roteadores não permitem isso por padrão, mas em alguns dá para criar manualmente uma rota adicional que permita acessar o modem.

Quando instalei o TL-R470T+ em um cliente, o configurei justamente para balancear a rede (de acordo com a disponibilidade dos dois links) além de um assumir caso o outro caia. Não cheguei a testar, mas creio que mesmo criando uma regra para acessar determinado destino por um link específico, ele irá direcionar para o outro caso o selecionado caia. Não sei te dizer se isso funcionará quando os links são "somados, ficaria te devendo essa resposta.
Quanto a acessar o modem ADSL, tu pode tentar definir utilizar a WAN em que ele está conectado quando o IP dele [do modem] for acessado. Fora isso, só abrirá o painel quando o TL-R470T+ selecionar que utilizará aquela WAN para navegar (a questão da seleção automática quando o balanceamento de links estiver ativo).
 
Última edição:
Quando instalei o TL-R470T+ em um cliente, o configurei justamente para balancear a rede (de acordo com a disponibilidade dos dois links) além de um assumir caso o outro caia. Não cheguei a testar, mas creio que mesmo criando uma regra para acessar determinado destino por um link específico, ele irá direcionar para o outro caso o selecionado caia. Não sei te dizer se isso funcionará quando os links são "somados, ficaria te devendo essa resposta.
Quanto a acessar o modem ADSL, tu pode tentar definir utilizar a WAN em que ele está conectado quando o IP dele [do modem] for acessado. Fora isso, só abrirá o painel quando o TL-R470T+ selecionar que utilizará aquela WAN para navegar (a questão da seleção automática quando o balanceamento de links estiver ativo).

Obrigado pelas informações. Chegou hoje o meu TL-R470T aqui e estou testando.
Primeira coisa que notei que falta: IPv6. Não tinha reparado nessa ausência. :(
E se até agora a TP-Link não incluiu o IPv6 no firmware, é provável que nem inclua.
 
Obrigado pelas informações. Chegou hoje o meu TL-R470T aqui e estou testando.
Primeira coisa que notei que falta: IPv6. Não tinha reparado nessa ausência. :(
E se até agora a TP-Link não incluiu o IPv6 no firmware, é provável que nem inclua.

Pois é, infelizmente ele não dispõe dessa tecnologia. Suspeitei que o TL-R480T pudesse oferecê-la, visto que é um modulo um pouco mais robusto, porém também deixa a desejar quando o IPv6 torna-se necessário.
As versões mais avançadas desse produto - a exemplo do TL-ER5120 que é Gigabit - também não oferecem IPv6; realmente é um ponto em que a TL peca quando o assunto é planejamento futuro.
 
Notei outras pequenas falhas como falta de interface HTTPS e SSH para gerenciamento remoto, controle de taxa das portas com unidade em megabit e sem possibilidade de usar decimais (uma de minhas conexões só tem 0.6 de upload) e problemas de interface em geral. Mas são coisas que por enquanto dá pra conviver.

Aqui estou usando a seguinte configuração:
- WAN1 é GPON de 10 mega (e 2 de upload) de um provedor local. Poderia usar o que pago do segundo link para aumentar para 25 mega, mas eles já me deixaram 2 dias sem sinal, então não confio muito neles e prefiro ficar com um plano mais baixo e ter uma conexão extra, visto que preciso da rede para trabalhar.
- WAN2 é ADSL de 4 mega (e 0.6 de upload) da Vivo.

Acabei deixando as portas 80 e 443 usando sempre a WAN1, pois o Netflix as vezes pegava a WAN2 e fica uma porcaria. Como localizar todos os IPs que o Netflix usa é meio difícil, o jeito foi passar todo o tráfego web pra WAN1, e assim também resolvo o mesmo problema com o Youtube.

Confirmo a informação de que quando um link cai, ele ignora as regras e joga tudo para o link que sobrou. Ótimo!

Agora resta ver se tem mais alguma coisa que vai precisar de regras. Jogando Fifa 15 no PS4 ontém ficou dando pau de NAT e não conectava. Tenho impressão de que o UPNP abriu a porta no meu roteador, mas tal porta já estava em uso pelo NAT do Load Balancer. Acho que esse é um dos problemas de deixar duplo NAT. Preciso investigar mais e se for o caso fazer uma regra para usar só a WAN1 também, já que a latência do GPON é bem menor que a do ADSL, e talvez fazer reserva de algumas portas também no Load Balancer. Caso alguém precise, a porta que o Fifa usa aparentemente é a 3659 UDP.
------------
Quanto ao IPv6, é preocupante. Mas pelos R$ 120,00 que paguei acho que ainda compensa o TL-R470T+ agora, e quando o IPv6 for necessário comprar então um Microtik ou algo parecido que já será mais recente do que o que há disponível hoje. Talvez até lá também já tenha algo IPv6 voltado para o mercado doméstico e pequenas empresas.

O que espero do TL-R470T+ é estabilidade. Pois não adianta nada ter duas WANs se o TL-R470T+ travar de vez em quando e me deixar sem nenhuma. Ontem notei que a interface do TL-R470T+ ficou toda zoada depois de algumas horas de uso e precisou de um reset. :( Espero que tenha sido um caso isolado.
 
Notei outras pequenas falhas como falta de interface HTTPS e SSH para gerenciamento remoto, controle de taxa das portas com unidade em megabit e sem possibilidade de usar decimais (uma de minhas conexões só tem 0.6 de upload) e problemas de interface em geral. Mas são coisas que por enquanto dá pra conviver.

Aqui estou usando a seguinte configuração:
- WAN1 é GPON de 10 mega (e 2 de upload) de um provedor local. Poderia usar o que pago do segundo link para aumentar para 25 mega, mas eles já me deixaram 2 dias sem sinal, então não confio muito neles e prefiro ficar com um plano mais baixo e ter uma conexão extra, visto que preciso da rede para trabalhar.
- WAN2 é ADSL de 4 mega (e 0.6 de upload) da Vivo.

Acabei deixando as portas 80 e 443 usando sempre a WAN1, pois o Netflix as vezes pegava a WAN2 e fica uma porcaria. Como localizar todos os IPs que o Netflix usa é meio difícil, o jeito foi passar todo o tráfego web pra WAN1, e assim também resolvo o mesmo problema com o Youtube.

Confirmo a informação de que quando um link cai, ele ignora as regras e joga tudo para o link que sobrou. Ótimo!

Agora resta ver se tem mais alguma coisa que vai precisar de regras. Jogando Fifa 15 no PS4 ontém ficou dando pau de NAT e não conectava. Tenho impressão de que o UPNP abriu a porta no meu roteador, mas tal porta já estava em uso pelo NAT do Load Balancer. Acho que esse é um dos problemas de deixar duplo NAT. Preciso investigar mais e se for o caso fazer uma regra para usar só a WAN1 também, já que a latência do GPON é bem menor que a do ADSL, e talvez fazer reserva de algumas portas também no Load Balancer. Caso alguém precise, a porta que o Fifa usa aparentemente é a 3659 UDP.
------------
Quanto ao IPv6, é preocupante. Mas pelos R$ 120,00 que paguei acho que ainda compensa o TL-R470T+ agora, e quando o IPv6 for necessário comprar então um Microtik ou algo parecido que já será mais recente do que o que há disponível hoje. Talvez até lá também já tenha algo IPv6 voltado para o mercado doméstico e pequenas empresas.

O que espero do TL-R470T+ é estabilidade. Pois não adianta nada ter duas WANs se o TL-R470T+ travar de vez em quando e me deixar sem nenhuma. Ontem notei que a interface do TL-R470T+ ficou toda zoada depois de algumas horas de uso e precisou de um reset. :( Espero que tenha sido um caso isolado.

Agradeço pelo feedback, principalmente na questão das regras com a queda do link. Quanto ao problema na interface, não é um problema apenas seu. Notei a mesma coisa no aparelho que notei, porém não cheguei a reportar para o suporte técnico da TP-Link
 
O problema da interface acontece o tempo todo. Poucas horas de funcionamento e a interface já fica imprestável. Já me arrependi de ter comprado essa porcaria. Devia ter gastado um pouco mais e comprado uma marca melhor.
 
O problema da interface acontece o tempo todo. Poucas horas de funcionamento e a interface já fica imprestável. Já me arrependi de ter comprado essa porcaria. Devia ter gastado um pouco mais e comprado uma marca melhor.

Abre um chamado com o suporte técnico da TL, eles poderão te ajudar a solucionar isso
 
Abre um chamado com o suporte técnico da TL, eles poderão te ajudar a solucionar isso

Já abri. Mas até agora só falaram para fazer coisas óbvias como tentar outro computador e outro navegador, o que eu fiz antes mesmo de contatá-los. E é um problema que já apareceu inclusive no forum deles, então acho que não há muita esperança de que sejam capazes de consertar.

E considerando que já estão na quarta versão do hardware e vários firmwares lançados, esse é o tipo de problema que não deveria ocorrer mais.
 
Já abri. Mas até agora só falaram para fazer coisas óbvias como tentar outro computador e outro navegador, o que eu fiz antes mesmo de contatá-los. E é um problema que já apareceu inclusive no forum deles, então acho que não há muita esperança de que sejam capazes de consertar.

E considerando que já estão na quarta versão do hardware e vários firmwares lançados, esse é o tipo de problema que não deveria ocorrer mais.

Compreendo. Abri um ticket no fórum deles ano passado, e fui aconselhado a exatamente contatar o suporte técnico.
 
Bom dia!
Gostaria de uma ajuda, estou tentando instalar uma camera ip no TPlink ER 5110, o problema é que ele só funciona localmente( tanto pingando pelo IP quanto pelo DDNS) creio que eu deveria fazer um redirecionamento no load balance>modem, mas não sei com qual e como o load balance funciona, alguém poderia me ajudar?
Segue o organograma da minha rede.
http://imgur.com/k4yz9Q5

Estou quebrando a cabeça ;/
 
Comprei o LB TL-R480T+, tenho 2 links, um velox de 2mb e outro de 2m de "rede cabeada do bairro",

o velox é conexão PPoE por modem ADSL, tenho o WAG120 da cysco e não funciona de forma alguma a conexão, ai mudei para outro e pegou.

O "do bairro" é conexão por ppoe em roteador comum com login e senha, mas eles bloqueiam torrent e xbox, não consigo jogar nem baixar nada nessa rede.

Enfim, minha dúvida é a mais simples, no campo de velocidade de bada que tem na wan 1 e wan2, qual o valor correspondente a 2mb de down e 1 mb de up load ?

Os valores são de 2000 (dois mil) e 1000(mil) ou coloco 200 e 100 que é a velocidade de navegação que aparece durante o download ?

E não soma as velocidades de forma alguma, mesmo eu deixando desmarcado como ensinado aqui no tópico.
 
aqui em casa tem virtua e irei colocar oi velox, qual o modem mais indicado a pedir dessas 2 operadoras pra eu fazer o load balance com o 470+?
ps: o do virtua é o CISCO DPC 3925

obrigado
------------
aqui em casa tem virtua e irei colocar oi velox, qual o modem mais indicado a pedir dessas 2 operadoras pra eu fazer o load balance com o 470+?
ps: o do virtua é o CISCO DPC 3925

obrigado

ja estou com os 2 modens aqui em casa, mas sou leigo total pra configurar isso, ja tentei pelo assistente do 470+ e n consegui
li q tinha q colocar o modem em modo bridge e desativar o wifi, fiz isso e agora n funciona mais nada no modem cisco (virtua), nem entra na tela da configuração, alguém pode me ajudar?
modem virtua: cisco dpc
modem velox: zte w300 series

obrigado
------------
ja consegui resolver todos os problemas lendo o tópico desde o ínicio, obrigado
 
Mais um bug do TL-R470+: de vez em quando ele não percebe que a conexão PPPoE caiu e age como se a conexão estivesse indisponível, passando todo o tráfego para o outro link. Meu provedor derruba a conexão PPPoE a cada 48 horas (sabe-se lá porque), normalmente o TL-R470+ reconecta sozinho novamente e a desconexão passa despercebida, mas as vezes ele falha e é preciso reiniciar.

O problema da interface persiste, passou umas 12~48 horas e a interface fica toda zoada, só volta ao normal depois do reset. O suporte imprestável da TP-Link não conseguiu fazer nada a respeito. Em resumo: é um produto vagabundo e não recomendável.
 
Galera, tá com bug no TL-R470+? Tava pensando em comprar ele pra juntar 1 Velox 10MB + conexão a cabo de um provedor local (PPPoE Itanet) 10MB, mas com esses relatos de bugs fico meio desconfiado. Tem algum outro router com preço bom assim?

Edit: Com esses relatos de bug tô pensando em pegar o 480T+, alguém usa/usou?
 
Última edição:
Gente eu acho muito valido todos esses relatos serem repassados para a TP-link con isso podem atualizar o firmware e acabar resolvendo visto que esse equipamento parece ser muito bom sem termos esses bugs.

Valeu!
 
Eu já passei para a TP-Link, mas duvido que vão resolver alguma coisa.

O TL-R480+ provavelmente usa o mesmo firmware com os mesmos problemas.

Existe um Microtik pouca coisa mais caro que o R470+, porém não sei se é tão fácil de configurar quanto o TP-Link.
 
alguém pode me ajudar numa duvida?

wan 1: 60mb Virtua
wan 2: 5Mb Velox

queria deixar conectado sempre no virtua e só conectar no wan 2 caso caia o wan 1, é possível isso? como faço por favor?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo