[TÓPICO OFICIAL] Mafia III

  • Iniciador de Tópicos Chackall
  • Data de Início
Mafia III devidamente zerado, levei 32h pra zerar o game e gostei muito da experiencia. Eu sempre gosto de comentar sobre os jogos que eu termino, colocando alguns pontos chaves e afins pra ajudar quem esta em duvida quanto ao jogo, e como houve um certo "rage" em seu lançamento, me senti quase que obrigado a escrever o que esta aqui. Abaixo eu farei exatamente isso, comentarei VARIOS pontos do jogo, positivos, negativos, e darei um parecer final, mas já adianto que apesar dos defeitos, as qualidades se sobressaem e me fizeram curtir muito mais do que "descurtir". Deixo claro também que o texto vai ser grande, NÃO TERÁ SPOILERS da história no texto, coloco a tag spoiler apenas pra não ocupar muito espaço na pagina e... Bora lá


Obs: Colocarei os "pontos chave" em negrito e explicarei posteriormente, pra dar uma compactada caso achem o texto grande demais [e esta];

Começando pela parte tecnica, os visuais são bem, mas BEM medianos, não chego a dizer que é total old gen mas também não é equivalente a nova geração, há alguns efeitos bonitos mas no geral? Fica muito aquém do esperado. Eu não ligo muito pra isso, mas é algo que eu tenho que comentar. Alguns efeitos são bonitos, mas alguns são esquisitos, do nada um brilho vem a tona e toma toda a tela, em alguns momentos mal você consegue ver um inimigo pois há um brilho fortissimo na sua cara, é bizarro. Ainda falando dos visuais, não da pra não reparar a qualidade dos cenários, por mais que o gráfico não seja top, toda a ambientação é;

Já puxando pro lado de ambientação, ela é ótima, tudo dos anos 70 está presente no jogo, desde sua trilha sonora aos carros, vestimenta, cidade... Tudo é cheio de detalhes e tudo remete realmente há época. O jogo utiliza aquele efeito "vintage", que deixa a tela meio retro, eu sinceramente gostei e ajuda ainda mais na imersão. Os carros são ótimos, todos de época, lentos, pesados e tudo mais. Falando da parte sonora, é sem duvidas um dos pontos mais altos, não só as rádios que estão abarrotadas de músicas excelentes, mas também no som dos veículos, não só do motor mas até do personagem quebrando o local da chave pra ligar o carro, é tudo muito bem produzido. A dublagem também é boa, os personagens principais são bem interpretados e é tudo convincente. Apesar do visual fraco no geral, vale citar os personagens em si, que são ótimos, cheios de detalhes em seus rostos e expressões faciais, realmente a modelagem chama atenção, é tudo muito bem feito.


Falando ainda do bruto do lado tecnico do jogo, é preciso falar sobre a performance. Ela é péssima, é o resumo. O jogo chegou com um lock de 30FPS, dois dias depois veio um patch que o removia, mas claramente o jogo foi construído e "otimizado" pra rodar nisso ai, logo, você dificilmente terá problemas pra manter essa taxa, mas quando passa dela, começa o show de horrores. Parece que a engine trabalha com porcentagem da placa de video, em muitos casos, sua VGA simplesmente destruiria outra porém, o desempenho não é justificado, é como se você tivesse uma Ferrari top e o outro um AUDI mediano, a diferença de preço é absurda, em todo lugar você verá a diferença de velocidade mas em Mafia III? A diferença é ridicula. Vamos ver o que os desenvolvedores vão fazer, CASO eles arrumem isso, pois a solução mais aceitável é baixar pra 30FPS, mas, mesmo sendo um jogador de consoles também, achei esses 30 quadros super travados e o tempo todo tinha a sensação de que davam quedas.


A jogabilidade foi um dos fatores que mais me agradou, tanto nos combates quanto na direção. Achei ótimo o modo direção na opção simulação, como comentei, os carros parecem ser bem pesados e não são tão rápidos, os que são demoram razoavelmente pra engrenar, e eles não são padronizados, alguns carros são ruins de fazer curvas, outros são melhores e assim por diante. Usar uma arma também é ótimo, da prazer gamistico atirar em todo mundo. O jogo te da a opção de ir em stealth, e por mais que goste de jogar assim, sempre to saindo deste modo pra começar a atirar nos caras, excelente isso. A dificuldade do jogo é bem mediana, são poucos os trechos que você vai se encrencar pra valer, e olha que eu joguei no hard. Por vezes o personagem não faz o que você quer mas são em poucos casos, no geral? O jogo é tranquilo.

Antes de partirmos pra outro tópico, preciso deixar claro o incrível downgrade comparado a MAFIA II. Este problema esta em qualquer lugar, TODOS os lugares. A falta de individualidade das missões é um deles [falarei disso depois], a personalização de carros agora esta "geral" e não individual como antes - você compra melhorias que são aplicadas a todos os carros - a policia não tem mais modos, lembro que pra atirarem em você em Mafia II você precisava ou atirar primeiro em alguma coisa ou cometer algo grave, aqui? Você pode bater o carro forte num cruzamento e a policia imediatamente abre fogo. Sim, nada de multas. A policia é tipo os old GTA's, fez qualquer coisa? Querem sua morte. Comprar roupas também eu não vi no jogo inteiro, interagir com sua casa, enfim, uma porrada de coisas foi simplesmente suprimida nesta versão, uma pena. ]

A história é legal, não é nada alucinante ou mesmo tão empolgante quanto em Mafia II [alguns preferem ainda o do primeiro jogo, então comparem], ela é bem centrada e realista a certo ponto, alguns personagens são bem trabalhados e realmente você vê a importancia de pega-los, em contra partida, alguns outros quase não aparecem e já recebem o target na cabeça pra você mata-los. Um personagem conhecido retorna e praticamente adorei isso, é sua ligação com um determinado jogo da série, mas ele poderia ter mais espaço. Outra coisa interessante nesta parte é que o jogo trata de assuntos pesados, há toda uma liguagem racista e logo no inicio é colocado um aviso na tela quanto a opinião dos desenvolvedores. Achei isso ótimo, pois como estamos na geração "mimimi", mesmo assim não reduziram um fato desastroso da nossa civilização "moderna" - um dos fatos desastrosos*- e retrataram com certa fidelidade.

Falando em história, algo que o jogo adicionou foram os aliados. Agora você literalmente toma regiões do mapa pra você, e como não da pra manter tudo sozinho, é ai que eles entram, protegem a area e talz. O legal desta proteção é que em momentos de apuros, você pode correr pra um desses locais que todo NPC que comanda o local vai sacar a arma e começar a matar o que tiver te perseguindo, ótimo isso. Mas então, ao tomar um setor, você ganha moral com tal personagem, aumentando sua confiança e algumas vantagens, algo bem legal disso é que, uma má distribuição ou uma polarização pra um ou outro deles pode irritar alguém, e este pode sair do seu grupo. Infelizmente, traz poucas consequências no geral, abre apenas uma ou outra missão a mais. As vantagens são variadas, seja das basicas como um carro vir recolher seu dinheiro da carteira - para que você não perca ao morrer - compra de munição e armas [não encontrei lojas de armas, outro downgrade] até mais elaborados, como pedir uma galera pra te ajudar nos combates ou tirar a policia do seu encalço. Há também os favores que ajudam nisso, inclusive um deles te reserva algo interessante pra quem é fã da série, recomendo fazer ;)

Finalizando a história, precisamos falar rapidamente do personagem principal, Mr Clay. É um bom personagem e é bem "badass", por mais exagerado que possa ser. Apesar de haverem os aliados, é VOCÊ quem faz o trabalho sujo sem muita ajuda deles, achei que faltou isso. Sem contar que estamos falando de caras que já lideraram grupos ou foram grandes, confesso que acho muito esquisito chegar um negro - algo impactante pra época - , mandar em todo mundo e ainda esculachar alguns deles em vários dialogos e ficar por isso mesmo. É como se o fator "ego" e "racista" não se aplicasse para seus aliados, é muito esquisito e por vezes soa exagerado demais.

Como eu já comentei, a policia sofreu uma grande limitação no jogo, já que agora a mesma só atira. Algo que adicionaram neste ponto foram as testemunhas, elas ligam pra policia ao te ver cometendo algum crime. Na real? Isso é um saco e te fará optar por acessar o menu e pedir a entrega de um carro ao invés de pegar um nas ruas. Ok, entendo que pode parecer interessante e realista, mas quebra o dinamismo. Posteriormente uma habilidade surge pra você fazer isso em stealth, mas até lá, você já se adaptou. E nem pense em matar a testemunha de alguma forma que não seja correndo atrás dela e usando ataques corpo a corpo, pois provavelmente gerará outra testemunha, enfim, um tédio. Se atirarem em você TAMBÉM colocarão você como culpado, é, pois é.

Quando citei ali atrás "falta de individualidade das missões", entra justamente o fator "repetição". O jogo funciona de uma forma do inicio ao fim, para tomar o setor X, para encontrar o personagem Y, haverá um contato principal que lhe redirecionará para um ou dois contados da região que lhe passará missões, mais ou menos diferenciadas para você fazer, matar alguém, destruir algo, roubar uma grana, essas coisas. Qual o problema disso? Que todos os distritos funcionam desta forma, são as mesmas missões, só que levemente diferentes. Sabe Metal Gear Solid V? Ta ai uma ótima referencia, utilizam a mesma base. Não fica aquele clima pesado de replay pela estrategia, pelas armas, volume de inimigos e talz, EU, EU, em poucos momentos me senti incomodado em estar fazendo tudo de novo, mas nada muda o fato de que é a mesma coisa. Existem sim missões bem elaboradas e animais, mas repetindo as palavras anteriores, nada muda o fato de que é a mesma coisa. Em alguns momentos, você não consegue "conhecer" um inimigo sem ter que fazer todo esse processo novamente, e isso pode ser entediante pra você. Recomendo fortemente nesses momentos, você colocar algo no Youtube pra ouvir ou escutar algum podcast, porque é a mesma base, over and over again.

E há um certo agravante nisso, que são os esquemas. Quando você descobre um esquema, um "jeitinho", facilita tudo naquela missão, e a mesma estrategia vai funcionar pra outra do mesmo tipo, bastando você mudar detalhes. Confrontar um inimigo não principal, você pode simplesmente se limitar a matar um ou outro inimigo e partir pra cima dele, mesmo com 300 inimigos vivos na area, todos eles vão correr de lá imediatamente. Nem todas essas missões são obrigatórias, mas o jogo o estimula a fazer. Ao recrutar um desses alvos não principais você consegue mais dinheiro, e ao fazer essas missões replay também, então, você fica num loop o jogo todo, com algumas saídas ótimas.

Mas vamos deixar algo claro aqui: Isso não deixa o jogo ruim, simplesmente não deixa. Muitas vezes você vê pessoas reclamar de um jogo relativamente repetitivo e essas mesmas pessoas vivem jogando Call of Duty, Battlefield e similares online, onde também tudo é a mesma coisa, mudando armas, niveis e etc. Não é um problema é claro, mas vamos aplicar nossas logicas a tudo. Eu não jogo nenhum desses games que citei online por achar repetitivo e mesmo assim gostei de Mafia III e essa repetição não me incomodou em praticamente toda ela - tirando alguns momentos - então, como comentei, veja se isso realmente te incomoda.

Voltando a falar um pouquinho da jogabilidade, além do sistema de combate excelente com suas armas e características, existe o modo stealth. Este modo foi adicionado e pode ser usado em praticamente todo momento, em qualquer missão. No segundo também tinha, porém era mais limitado e não lembro se você poderia jogar assim sempre que quisesse. Apesar de ser bom, ele é muito falho, é relativamente fácil jogar deste jeito, os inimigos são quase cegos e mesmo quando a barra de visualização sobe ao maximo, o inimigo irá checar o local, e não irá alertar todo mundo ainda, podendo ser abatido facilmente. Se você tiver paciência, da pra passar fácil por varias áreas e pegar o inimigo principal sem disparar um unico tiro ou simplesmente se aproveitando de brechas que existem nas rondas.

Mas é ai que começa, a IA do game é bem mais ou menos, não só no modo stealth, mas no geral. Quando você é detectado numa área, os inimigos com uma shotgun vem de peito aberto em sua direção pra te matar antes de você mata-lo, e confesso que é meio esquisito, alguns se escondem e tentam te franquear, mas no geral, a IA dos inimigos é bem padrão. Porém, ela é meio estupida quando você joga no modo stealth. Por exemplo, eu nunca havia conseguido fazer uma pilha de corpo jogando deste modo, mas em Mafia III eu fiz, juntou uns 10 corpos ou mais, no mesmo lugar... Basicamente, quando você é visto num ponto, se você não for visto mais, TODOS os inimigos irão aquele local ver se você esta lá ainda. Exemplificando, você foi visto e o inimigo A vai no local, se você pegar ele de forma discreta, o inimigo B vai ir naquele mesmo local verificar se você ainda esta lá, se você fizer o mesmo com ele, o inimigo C irá lá, até se transformar NO QUE PODE SER VISTO AQUI, sim, é completamente bizarro. Claro que isso para quando um deles vai lá e não te encontra, as coisas voltam ao normal mas...

Algo que certamente vai incomodar bastante é: O jogo não se parece com um Mafia. Você meio que não esta ligado a nenhuma durante o jogo, logo, todo aquele climão em jogos e filmes deste gênero, você não vê aqui. Isso poderia ter sido trabalhado e MUITO bem com seus aliados, já que te ajudam e tem seus proprios grupos, poderiam ter passado pelo menos um climinha de Mafia multi racial, mas nada disso é visto aqui. É claro que pelo jogador ser negro e não ser descendente de italiano já complica muito neste sentido, mas como você joga um Mafia sozinho? Mesmo com seus amigos, você se sente só o tempo todo, não há grandes diálogos ou nada disso, há missões pra eles, há conversas e algumas micro reuniões mas meu amigo, você esta sozinho, e isso compromete e MUITO aquela ideia de irmandade e tudo mais.

E por fim, temos o tamanho do game... Ele é grande demais. O ideal em um game é sempre ele terminar e você ficar com cara de "quero mais", porém, Mafia III se estende mais do que deveria. Como já comentei, não chegou a ficar cansativo e eu levar com a barriga como fiz recentemente com Recore [ah que experiencia chata essa viu?], mas eu comecei pela primeira vez a ver no horizonte um sinal de cansaço. Em um ou outro ponto eu ia falar alguém e me perguntava "você não vai me dar mais duas pessoas pra falar e abrir uma porrada de missão não né?", porque uma hora desgastou. O problema de qualquer jogo que tem uma premissa meio repetitiva é justamente o tempo dele, porque pode cansar até mesmo quem adorou outros pontos do game. Felizmente quando essa sensação começou a tomar conta, o jogo começou a partir pra missões exclusivas de finalização e tudo acabou bem, ao contrario de Recore por exemplo, que as ultimas foras foram tão péssimas que lamentei ter começado.

No fim das contas, temos um jogo muito bom, que ficou aquém do esperado e saiu bastante dos seus trilhos. A falta do fator Mafia e a história "legal" comprometeram um pouco uma série que sempre foi conhecida pelo seu enredo, ele é bom, mas nem tanto. Os problemas de performance frequentes também são um problema, a similaridade da campanha que se estende por toda ela também irritam, e bugs ocasionais - pessoalmente presenciei poucos - tem sua fatia de incomodo. Mas em contra partida, temos uma ótima representação de época, tanto visual [ambientação] quanto sonora [que é simplesmente espetacular], sem contar a jogabilidade que gostei MUITO e algumas outras adições que adicionaram muito ao titulo, me fizeram curtir BEM mais do que não curtir. Por mais que esta biblia talvez tenha reservado mais espaço para explicação de problemas, curti muito mais as qualidades do que "descuirtir" os defeitos. Recomendo o jogo mas com as ressalvas já comentadas.
 
Eu simplesmente desisto desse jogo, andei sem tempo para jogar semana passada joguei uma horinha tranquilo, sem problema com o reshade e tudo. Precisei formatar o PC e baixei novamente o jogo voltei a jogar hoje do mesmo jeito que estava usando antes, com as mesmas configurações e o jogo simplesmente está PIOR ainda.

Nem travado a 30fps pega 30fps mais, chega no máximo a 28~29 e ainda caindo pra 20. O uso da GPU não passou de 60% em nenhum momento, nem esquentando tá mais!! Que antes jogando mafia passava dos 70Cº agora mal chega a 50Cº.
Eu simplesmente desisto desse jogo, não vou gastar mais nessa bosta comprando para o PS4, nem se tiver por 10 reais. Aprendi que nunca mais compro jogo lançamento na nuuvem, mesmo que seja R$ 30,00 mais barato, fosse na steam eu teria R$ 130,00 agora para gastar em outro jogo decente.

Detalhe, o jogo continua crashando sem motivo, não dá erro nem nada e mesmo diminuindo a resolução não ganho 1 fps se quer. Ridículo esse jogo

Vou acompanhar o jogo em alguma série no Youtube e simplesmente desisto dessa porcaria.

Peguei R$ 103,00 e rasguei, esse é o meu sentimento.

Fiquei com esse "sentimento" também amigo , o que eu acho mais engraçado aqui no fórum é user com I7 e placa de vídeo acima de GTX970 defendendo o jogo a unhas e dentes ... lamentável :facepalm: , enfim na minha cfg da assinatura rodo GTA V a 45fps em High e vários filtros ligados , fiquei frustado com o desempenho do M3 , outra coisa que me incomodou foi a IA do jogo , no hard parecia o very easy :haha:
 
Não cheguei ainda nessa parte, mas vi no neogaf:


"..does anyone else have problems with the weed-boad missions? Sometimes the icon will disappear between play sessions, and the last time it reappeared and I went to the location the boat and enemies didn't spawn.

Had the same issue, you have to capture more territory/rackets."

Ew,,tava desconfiado de algo parecido. :/
 
Qual a config do teu pc?
Config na assinatura.
Mafia III DOES NOT work on Intel/AMD CPUs without SSE 4.1/4.2 support

Rodo de tudo com meu processador e muito bem. Esse foi o primeiro jogo que não vou poder jogar!:mesa:
Só me resta pedir o refund, porque não vou trocar o processador só por causa desse jogo. Pelo menos por enquanto.
 
Config na assinatura.
Mafia III DOES NOT work on Intel/AMD CPUs without SSE 4.1/4.2 support

Rodo de tudo com meu processador e muito bem. Esse foi o primeiro jogo que não vou poder jogar!:mesa:
Só me resta pedir o refund, porque não vou trocar o processador só por causa desse jogo. Pelo menos por enquanto.
É amigo, infelizmente o Forza Horizon 3 sofre do mesmo problema, e creio que daqui pra frente a tendência é aumentar o número de jogos que utilizará essa instrução.
 
Config na assinatura.
Mafia III DOES NOT work on Intel/AMD CPUs without SSE 4.1/4.2 support

Rodo de tudo com meu processador e muito bem. Esse foi o primeiro jogo que não vou poder jogar!:mesa:
Só me resta pedir o refund, porque não vou trocar o processador só por causa desse jogo. Pelo menos por enquanto.

Reforçando o que o amigo disse acima, tá na hora de um upgrade. SSE 4.x é padrão já. É como se tu tivesse usando memoria DDR2 e o padrão é o ddr3
 
Sim, todos os AMD da série FX (inclusive o 6300) tem suporte a SSE 4.1 e 4.2 então o jogo deve rodar nele sim.

Os processadores que não vão funcionar com esse jogo são os antigos Athlon e Phenom II ou mais antigos, e no caso da Intel são os Core 2 Duo/Quad ou mais antigos.
 
Sim, todos os AMD da série FX (inclusive o 6300) tem suporte a SSE 4.1 e 4.2 então o jogo deve rodar nele sim.

Os processadores que não vão funcionar com esse jogo são os antigos Athlon e Phenom II ou mais antigos, e no caso da Intel são os Core 2 Duo/Quad ou mais antigos.

Que mal pergunte, onde eu verifico esse suporte ao SSE 4.x???
 
Que mal pergunte, onde eu verifico esse suporte ao SSE 4.x???

Tem um programa chamado CPU-Z que te informa isso , ele te diz todas as instruções que seu processador tem, mas se o seu CPU é o FX-6300 da AMD então vai na fé que é certeza que ele tem suporte ao SSE 4.1 e 4.2 assim como todos da série FX
 
 
As armas são meio imprecisas nesse jogo. Tô achando os tiroteios bastante chatos por causa disso porque junta a imprecisão da arma com o fator Rambo (vc matando inúmeros inimigos) e mais o fato dos inimigos serem super resistentes e praticamente não sentirem nada quando levam bala.
é por isso que só uso pistola e rifle, as metranca estão uma merda, tu não acerta nada e o dano é ridiculo, com o rifle é só headshot ou no max 2 ou 3 tiros pelo corpo, não testei as escopetas.
 
Eu sei, Reflexos e efeitos volumetricos, deixa em low

Valeu! Melhorou um pouco mesmo.
 
é por isso que só uso pistola e rifle, as metranca estão uma merda, tu não acerta nada e o dano é ridiculo, com o rifle é só headshot ou no max 2 ou 3 tiros pelo corpo, não testei as escopetas.

Pistola a média distância tô achando ruim também. Rifle eu ainda não usei. As metralhadoras são bem toscas.
 
Eu simplesmente desisto desse jogo, andei sem tempo para jogar semana passada joguei uma horinha tranquilo, sem problema com o reshade e tudo. Precisei formatar o PC e baixei novamente o jogo voltei a jogar hoje do mesmo jeito que estava usando antes, com as mesmas configurações e o jogo simplesmente está PIOR ainda.

Nem travado a 30fps pega 30fps mais, chega no máximo a 28~29 e ainda caindo pra 20. O uso da GPU não passou de 60% em nenhum momento, nem esquentando tá mais!! Que antes jogando mafia passava dos 70Cº agora mal chega a 50Cº.
Eu simplesmente desisto desse jogo, não vou gastar mais nessa bosta comprando para o PS4, nem se tiver por 10 reais. Aprendi que nunca mais compro jogo lançamento na nuuvem, mesmo que seja R$ 30,00 mais barato, fosse na steam eu teria R$ 130,00 agora para gastar em outro jogo decente.

Detalhe, o jogo continua crashando sem motivo, não dá erro nem nada e mesmo diminuindo a resolução não ganho 1 fps se quer. Ridículo esse jogo

Vou acompanhar o jogo em alguma série no Youtube e simplesmente desisto dessa porcaria.

Peguei R$ 103,00 e rasguei, esse é o meu sentimento.

Ta complicado compra jogo de pc msm. É brochante ver uma GTX 970 peidar para um jogo q tem um gráfico bem feio. Já vi jogos de ps3 com gráficos melhores. Espero que consigam contornar isso com um futuro patch.
 
Joguei um pouco, vou deixar o resto pra depois da leva de patches que vai precisar.
 
Só aqui apareceu isso?Tava jogando,aí travou ,eu fechei e apareceu baixando...:hmm:
xjkYsQy.jpg
 
aqui também tá baixando isso, deve ser outra atualização, o curioso é que tem exatamente o mesmo tamanho da ultima atualização, 1.2GB
 
UPDATE 10/14] PC Hotfix is Live
UPDATE 10/14: We just rolled out a hotfix on PC that addresses blurry rendering for some players, and other stability improvements.We’re still working on more fixes for Mafia III and will share more details in the coming week. Thanks for the feedback!
 
Ta complicado compra jogo de pc msm. É brochante ver uma GTX 970 peidar para um jogo q tem um gráfico bem feio. Já vi jogos de ps3 com gráficos melhores. Espero que consigam contornar isso com um futuro patch.

Aqui tá de boas na minha GTX970... 45~55fps com reshade.. mas claro, pelos gráficos deveria ficar 60fps direto.
 
Aqui tá de boas na minha GTX970... 45~55fps com reshade.. mas claro, pelos gráficos deveria ficar 60fps direto.

Qual driver tá usando ? Será se essa diferença toda é por conta da minha CPU ? Mas tava rodando bem antes, não entendo --'
 
Qual driver tá usando ? Será se essa diferença toda é por conta da minha CPU ? Mas tava rodando bem antes, não entendo --'

Estou usando o 372.90. O mais atual que saiu fodeu com o jogo aqui..

Dá uma lida nos posts, tem duas opções que não mudam nada visualmente, desativando elas dobra os fps. Reflection Detail e Volumetric Effects.
 
Vcs jogam no easy, normal, hard?

Aquela carabina é covardia.

Hard, que pra mim é easy. :haha:

Comecei jogando em stealth, agora saio metendo bala em todo mundo..kk
 
Mais vídeos que eu gravei de bugs!

IA lixo...



 
Rapaz, esse patch piorou a performance aqui. Altos frame drop, coisa que não tava antes... direto caindo pra 20fps.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo