• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Mandem a real sobre ser professor

paroxetina

New Member
Registrado
Amigos boa tarde, tenho 35 anos e atualmente estou pensando seriamente em cursar letras e ser professor. Algum amigo aqui do fórum é professor pode me dar dicas? Quanto ganha um professor de português/inglês hoje?

Apenas para contextualizar tenho 35 anos e sempre trabalhei com comércio da familia, mas a pandemia bateu forte e precisei fechar o comércio em 2021 e desde então estou trabalhando de uber. Sempre me dei bem com crianças/adolescentes e acho que seria maneiro demais dar aula
 
Amigos boa tarde, tenho 35 anos e atualmente estou pensando seriamente em cursar letras e ser professor. Algum amigo aqui do fórum é professor pode me dar dicas? Quanto ganha um professor de português/inglês hoje?

Apenas para contextualizar tenho 35 anos e sempre trabalhei com comércio da familia, mas a pandemia bateu forte e precisei fechar o comércio em 2021 e desde então estou trabalhando de uber. Sempre me dei bem com crianças/adolescentes e acho que seria maneiro demais dar aula

Não sou professor mas tenho uma tia que é, estava conversando com ela final de semana, segundo ela só vale a pena se for para ser professor em ensino superior, se for para crianças/adolescentes, os alunos estão cada vez piores, ninguém te respeita e você não pode nem chamar a atenção pois os pais estão sempre do lado dos filhos. Fora isso tem o salário merda também.
 
Não sou professor mas tenho uma tia que é, estava conversando com ela final de semana, segundo ela só vale a pena se for para ser professor em ensino superior, se for para crianças/adolescentes, os alunos estão cada vez piores, ninguém te respeita e você não pode nem chamar a atenção pois os pais estão sempre do lado dos filhos. Fora isso tem o salário merda também.
Amigo obrigado pelos conselhos kkk

Realmente a ideia seria a longo prazo fazer pos e mestrado e chegar a dar aulas em universidade, até lá daria aula pra ensino médio

O que seria um salário merda? Consigo ganhar de 5 a 6k sendo professor em SP?
 
Amigo obrigado pelos conselhos kkk

Realmente a ideia seria a longo prazo fazer pos e mestrado e chegar a dar aulas em universidade, até lá daria aula pra ensino médio

O que seria um salário merda? Consigo ganhar de 5 a 6k sendo professor em SP?

Não sei o que seria um salário merda, não sei quanto ela ganha, quem falou isso foi ela.

Eu acho que daria pra tentar dar aula em cursinho de pré vestibular, não sei o salário mas seria um ambiente melhor onde o pessoal que esta ali normalmente quer aprender, eu pelo menos não conseguiria aguentar crianças/adolescentes mal educados o dia todo.
 
O jeito mais fácil de detestar crianças é trabalhando em creche ou em escola...É praticamente aquela frase "trabalhe com o que gosta e nunca mais vai gostar de nada".

Professor é desvalorizado, não é nem de perto o que era na tua época de ensino, tem chances inclusive de tu apanhar de aluno e não poder fazer nada...Ensino superior ali que citaram pode ser uma boa...

Mas perto de uber, imagino que professor sofra até menos...já vi relatos de uber tensos também...
 
O jeito mais fácil de detestar crianças é trabalhando em creche ou em escola...É praticamente aquela frase "trabalhe com o que gosta e nunca mais vai gostar de nada".

Professor é desvalorizado, não é nem de perto o que era na tua época de ensino, tem chances inclusive de tu apanhar de aluno e não poder fazer nada...Ensino superior ali que citaram pode ser uma boa...

Mas perto de uber, imagino que professor sofra até menos...já vi relatos de uber tensos também...
Cara eu estou com essa vontade de estudar Letras e ser professor sabendo de todos esses possíveis perrengues, minha questão maior mesmo é na questão salarial, se eu conseguir ganhar algo prox de 5, 6k o resto eu suporto tranquilamente, nao existe hoje nada pior do que ser uber e aguentar o perrengue pra mim que mais me incomoda é a segurança de trabalhar na rua e nao saber quem vai entrar no seu carro
 
Cara eu estou com essa vontade de estudar Letras e ser professor sabendo de todos esses possíveis perrengues, minha questão maior mesmo é na questão salarial, se eu conseguir ganhar algo prox de 5, 6k o resto eu suporto tranquilamente, nao existe hoje nada pior do que ser uber e aguentar o perrengue pra mim que mais me incomoda é a segurança de trabalhar na rua e nao saber quem vai entrar no seu carro

Esse salário conseguir consegue, mas não inicial, acredito que no começo vai precisar ralar como qualquer área, não sei como é letras, sempre ouvi falar que faltam professores para as áreas de exatas.
 
Ser professor formado em letras, para dar aula no ensino superior, só consegue isso em duas situações:

1) ser um gênio, pois a concorrência é gigante ou
2) ser amigo ou parente de alguém que manda na universidade e que conseguirá te colocar lá dentro.
 
Sou professor de ensino médio/técnico e superior (e coordenador de dois cursos de ensino médio integrado ao técnico). E apesar de trabalhar em uma instituição que é exceção da exceção para o ensino (Centro Paula Souza, ETECs e FATECs para quem é de São Paulo) tenho algumas considerações a fazer.

Primeiro, o salário não é (tão) ruim quanto dizem. O professor (de ensino médio) é um profissional de classe média baixa no início de carreira e de classe média quando chega ao final dela. O grande problema salarial no estado de São Paulo se deve ao fato do estado contratar professores eventuais onde a progressão de carreira é inexistente, ou seja, vai ganhar eternamente seus 3~5 mil reais sendo reajustados uma ou duas vezes por década. Professores concursados tanto no CPS (Centro Paula Souza) quanto na SEDUC (Secretaria de Educação) em menos de 10 anos conseguem chegar aos cinco dígitos líquidos caso tenham pós e mestrado.

O salário deveria ser melhor? Claro. É ruim? Não tanto...

Crédito é muito facilitado para professor o que faz com que a maioria se endivide, conheço uma professora de história, dá aula no estado, no CPS e no município, começo dos 30 anos, ganha uns 12k líquidos, mas todo ano troca de Renegade, ela não está endividada mas evidentemente perde muito dinheiro com essa troca de carros anualmente.

Conheço um outro figura, completamente endividado, coleciona quadrinhos, tem quadrinhos de quase 10 mil reais pegando pó em uma estante que ele arrematou pelo E-Bay esses tempos ele se envolveu em uma briga com a direção de uma escola porque queria almoçar junto com os alunos ele alegou que não tinha dinheiro para pedir uma marmita pelo iFood ou comprar um lanche de 5,00 reais na cantina e sabe o pior? É verdade, o homem compromete uma boa parte do salário com empréstimos consignados e o restante vai para aluguel, transporte (ele não tem carro nem moto) para o trabalho e para eventos de quadrinhos...

Existem vários casos similares, mas o que quero pontuar aqui é muitos professores recebem um salário “ok” que na teoria deveriam garantir uma vida “ok”. Aluguel/prestação de uma casa honesta, um carrinho bacana na garagem, dinheiro para sair algumas vezes no mês, comprar uma roupa, mas muitos (por indisciplina financeira própria) acabam metendo os pés pelas mãos e se complicando.

Quando eu sair do trabalho (estou em coordenação) escrevo outro texto sobre a relação com os outros professores (isso é algo complicado) e com os alunos.
 
Sou professor de ensino médio/técnico e superior (e coordenador de dois cursos de ensino médio integrado ao técnico). E apesar de trabalhar em uma instituição que é exceção da exceção para o ensino (Centro Paula Souza, ETECs e FATECs para quem é de São Paulo) tenho algumas considerações a fazer.

Primeiro, o salário não é (tão) ruim quanto dizem. O professor (de ensino médio) é um profissional de classe média baixa no início de carreira e de classe média quando chega ao final dela. O grande problema salarial no estado de São Paulo se deve ao fato do estado contratar professores eventuais onde a progressão de carreira é inexistente, ou seja, vai ganhar eternamente seus 3~5 mil reais sendo reajustados uma ou duas vezes por década. Professores concursados tanto no CPS (Centro Paula Souza) quanto na SEDUC (Secretaria de Educação) em menos de 10 anos conseguem chegar aos cinco dígitos líquidos caso tenham pós e mestrado.

O salário deveria ser melhor? Claro. É ruim? Não tanto...

Crédito é muito facilitado para professor o que faz com que a maioria se endivide, conheço uma professora de história, dá aula no estado, no CPS e no município, começo dos 30 anos, ganha uns 12k líquidos, mas todo ano troca de Renegade, ela não está endividada mas evidentemente perde muito dinheiro com essa troca de carros anualmente.

Conheço um outro figura, completamente endividado, coleciona quadrinhos, tem quadrinhos de quase 10 mil reais pegando pó em uma estante que ele arrematou pelo E-Bay esses tempos ele se envolveu em uma briga com a direção de uma escola porque queria almoçar junto com os alunos ele alegou que não tinha dinheiro para pedir uma marmita pelo iFood ou comprar um lanche de 5,00 reais na cantina e sabe o pior? É verdade, o homem compromete uma boa parte do salário com empréstimos consignados e o restante vai para aluguel, transporte (ele não tem carro nem moto) para o trabalho e para eventos de quadrinhos...

Existem vários casos similares, mas o que quero pontuar aqui é muitos professores recebem um salário “ok” que na teoria deveriam garantir uma vida “ok”. Aluguel/prestação de uma casa honesta, um carrinho bacana na garagem, dinheiro para sair algumas vezes no mês, comprar uma roupa, mas muitos (por indisciplina financeira própria) acabam metendo os pés pelas mãos e se complicando.

Quando eu sair do trabalho (estou em coordenação) escrevo outro texto sobre a relação com os outros professores (isso é algo complicado) e com os alunos.

Po amigo, muito obrigado pelo seu relato muito bacana isso me incentivou bastante a continuar nessa direção apesar da grande maioria achar que nao vale a pena que professor nao é valorizado, ganha mal e etc eu imaginava algo parecido com o que você falou, nao é o ideal mas também pelo menos na minha opinião está longe de ser ruim

Fiquei curioso poderia me contar mais sobre sua carreira, como você chegou onde está hoje, qual sua formação ?
 
O jeito mais fácil de detestar crianças é trabalhando em creche ou em escola...É praticamente aquela frase "trabalhe com o que gosta e nunca mais vai gostar de nada".

Professor é desvalorizado, não é nem de perto o que era na tua época de ensino, tem chances inclusive de tu apanhar de aluno e não poder fazer nada...Ensino superior ali que citaram pode ser uma boa...

Mas perto de uber, imagino que professor sofra até menos...já vi relatos de uber tensos também...
Depende, minha cunhada está cursando Pedagogia e trabalha em creche já faz um tempinho e diz que adora, se encontrou na profissão.
Amigos boa tarde, tenho 35 anos e atualmente estou pensando seriamente em cursar letras e ser professor. Algum amigo aqui do fórum é professor pode me dar dicas? Quanto ganha um professor de português/inglês hoje?

Apenas para contextualizar tenho 35 anos e sempre trabalhei com comércio da familia, mas a pandemia bateu forte e precisei fechar o comércio em 2021 e desde então estou trabalhando de uber. Sempre me dei bem com crianças/adolescentes e acho que seria maneiro demais dar aula
Também sempre tive vontade de ser professor, mas de história, já conversei com algumas pessoas da área e eles dizem o seguinte: Que só dá pra ser professor de Ensino Médio ou Fundamental se for Matemática ou Português...como vc quer ser de Português então de boa kkkk

O motivo é o seguinte, pegue o edital do último concurso aqui de SP: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MzUwMjk1NA==

5.000,00 para 40hrs semanais e 3.125,00 para 25hrs semanais nos primeiros 3 anos de ''experiência''. Não é uma remuneração que eu consideraria excelente para quem tem Ensino Superior e depois tem que passar em um concurso mas ok, considerando a média salarial Brasileira não é ''péssimo'' também. Sem contar que não faço ideia de pra quanto sobe pra depois destes 3 anos pois 99% dos Professores só gostam de reclamar do salário mas nunca falam valores exatos, então não sei, só sei que sobe e o inicial de 40hrs não é péssimo.

O problema que me contam é o seguinte: Não é 8 horas diárias dentro da escola mas sim 8 horas dando aulas, e Português e Matemática vc até consegue isso direto uma aula após a outra em uma única escola...já outras matérias tem que ficar rodando entre escolas em um mesmo dia e muitas vezes ficando horas parado, fazendo que 25hrs seja +8 horas diárias dentro de escolas, aliás, segundo essa familiar da minha esposa que é Professora de Ed. Física ainda tem o agravante de que professores antigos já pegaram os melhores horários e as vezes só está faltando pra poucas aulas ali, então precisa de mais 1 só para algumas aulas diárias e fica pingando em várias escolas...enfim, já entendeu o motivo.
 
Você gosta de português e acha que teria uma boa didática? Em resumo, acha que tem vocação para ser professor?
 
pelo que eu vi 40hrs em SP 5000 bruto e não liquido, a média no Brasil fica entre 2500 a 3000 variando de professor do fundamental e médio, técnico e superior fica mais perto dos 4000 a 5000 mas varia muito de estado para estado.
 
Minha mãe é professora de arte pra ensino fundamental 1 e 2, pelo q ela fala parece um inferno. Isso pq ela ja tentou dar aula pro ensino médio e achou pior.
São alunos que não respeitam ngm, total falta de estrutura das escolas (aluno PCD por exemplo acaba caindo na mão do professor pq nao tem cuidadores suficiente), pais que sao piores de lidar do q os filhos alunos, se der azar pode cair numa escola q a equipe diretor/coordenadors sao só dor de cabeça tbm (e tem muito).

Pra ser professor efetivo numa escola publica vc tem q passar num concurso que pode ser bem disputado dependendo da cidade. E escola privada costuma pagar mal.
Tbm da pra ser substituto em escola publica, a ordem de quem escolhe primeiro as vagas sao baseadas em pontos que ganha dando aula, entao no começo vc nao vai escolher nada, só pegar as aulas que sobrarem. Isso significa escolas menos desejadas ou poucas aulas (oq te obriga a pegar outras aulas em outras escolas pra completar uma carga horaria, acarretando mais custo em transporte se for no mesmo dia, mais chefes pra encher o saco...).
 
Pra ser professor efetivo numa escola publica vc tem q passar num concurso que pode ser bem disputado dependendo da cidade. E escola privada costuma pagar mal.
Escola privada não paga mal mas o ambiente de trabalho é pior que o da pública.

Onde resido (litoral sul de SP) que é uma região "pobre" do estado de SP o valor da hora aula em escola privada oscila entre 30 e 60 reais no estado o inicial gira na casa dos 25,00~30,00 a questão é:

  • Escola privada (normalmente) dá calote em professor novato. Onde eu fiz o ensino médio (Objetivo) era comum quando a escola não ia contar com o professor no ano seguinte não pagar décimo terceiro nem o salário do mês de dezembro.
  • Normalmente o aluno "ruim" de escola pública não vai te incomodar se você o ignorar. Em escola particular tem muita aluna e aluno que vão te tratar como "capacho" porque "estão pagando".
  • Na escola pública, quando o aluno é um fracasso completo em uma determinada disciplina a escola aceita isso, os pais normalmente não vão culpabilizar o professor e o aluno não vai se importar com isso. Na escola privada os pais cobram mais, dificilmente um jovem vai matar no peito e assumir que a culpa por ele estar indo mal em uma disciplina é integralmente ou majoritariamente dele (ou seja, ele vai jogar a culpa para o professor). Como os pais estão pagando não vão querer ouvir do filho que ele vai mal na disciplina porque a didática do professor é ruim. E obviamente eles vão na escola cobrar, como em escola particular "aluno é cliente" a escola vai jogar a culpa no professor e vai "investigar o que houve". Ou seja, o professor vai levar uma comida de rabo sem motivo algum (na verdade o motivo é que o aluno é um fracasso em alguma disciplina).
 
Cara, é bom diferenciar gostar de jovens e adolescentes e ter facilidade em lidar com eles.
Porque tu vai passar muita raiva, sou professor de Ed. Fisica a 13 anos, ja dei aula em particular e hoje sou concursado numa prefeitura que é a que mais paga na região.

Todo tipo de criança/jovem vai te irritar, simplesmente porque você tem que lidar com muitos ao mesmo tempo, aqueles 20% da turma que te tira do sério, outros 80% são de boa. Isso que eu trabalho em periferia.

Escola particular sempre paga o mínimo possivel e te soca o máximo possivel, concurso é melhor porque no público tem o direito a 33% de hora atividade pra planejar, corrigir e fazer tudo que voce teria que fazer em casa, na prática nem com os 33% dá tempo.

O bom é o salário fixo, os reajustes anuais, 13° férias e recessos. Mas você não vai ficar rico. No estado por exemplo, um prof de fim de carreira ganha uns 7k no max.

Vale lembrar também que temos um lobby de escolas/faculdades particulares no Brasil detonando a educação pública, então vários direitos vem sido perdidos so longo do tempo. Nosso governador aqui pegou 8bi da aposentadoria dos professores recentemente, perdemos a licenca premio e por ai vai. A sociedade odeia professor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo