[Matemática] Comprar ou alugar um apartamento em São Paulo?

Lembrando que você pode amortizar o financiamento.
Usar o FGTS inclusive, é relativamente "fácil" fazer um financiamento de 30 anos virar 18/15 anos.

Eu acho interessante ter um imóvel, no pior de tudo em 18 anos vc tem alguma coisa. Já é um adianto.
Acredito que os únicos ruins de adquirir um imóvel, é que geralmente demora pra vender se tiver urgência, sempre tem um risco do bairro ou da cidade degradar, e o preço pode cair drasticamente se uma bolha for formada e estourar, como foi em 2008. E se por pra alugar tem os riscos de demorar pra alugar, do inquilino deteriorar o imóvel.
E se for um apartamento ou casa de condomínio, se não conseguir pagar poucos meses já corre o risco de ir a leilão, então tem que ter uma renda muito estável.
 
E se comprar um apto minúsculo de 1 quarto baratinho enquanto não se tem filhos (parcelas semelhante a aluguel, mas tem que pagar a entrada) e depois de uns 5-10 anos quando for ter filho então revende-lo e comprar um maior, péssima ideia?
pq péssima?
a ideia é essa
 
Tô reparando que tem muita gente questionando a liquidez e a valorização do imóvel, mas esse tipo de preocupação é mais importante quando se está comprando o imóvel como investimento.
Pra uso próprio essas questões ficam em 2º plano em minha opinião, obviamente o cara não vai escolher um imóvel no meio do pântano ou coisa do tipo né :cool:

Só de curiosidade fiz algumas simulações e sempre o cara que optou pelo aluguel fica em desvantagem.
Acho que o ponto chave dessa questão é a valorização ou não do imóvel comprado.
O cara que compra o imóvel só vai perder essa disputa se o imóvel desvalorizar ao longo desses 10 anos.

É como eu disse no meu 1º post, será difícil recuperar o gasto com aluguel (± 230K em 10 anos com IPCA 5% a.a.)

Só a título de informação, uma simulação feita no site do tesouro direto.
270K aplicado por 10 anos com IPCA 5% + juros 5,6%.

xsF1Qix.jpg
 
Só consigo compreender a ideia de não comprar um imóvel para viver quando se tem incertezas a respeito do futuro, tipo alguém que passa em um concurso pra uma região remota e está de olho no processo de remoção, ou alguém que pretende se mudar, emigrar, até mesmo alugar por um ano pra viver com sua companheira antes de tomar a decisão de compra, pro caso de divisão matrimonial e tal, como um amigo meu está fazendo.

Se você gosta do lugar que vive, tem segurança e estabilidade profissional, tem o dinheiro para dar a entrada e financiar dentro do orçamento, ou até mesmo comprar de vez, considerando tanto critérios objetivos e subjetivos, eu não vejo razão para você não adquirir seu imóvel e ficar vivendo de aluguel, mesmo que renda fixa esteja atrativa e empréstimo não tanto por conta dos juros altos. Só de pensar na ideia de botar tudo dentro de um imóvel, começar a se apegar ao local, e depois de dois anos ter que devolver pra procurar outro imóvel, perder e danificar seus bens em mudança, ter que se adaptar a uma outra localidade, comunidade, não poder mexer no imóvel, etc. Pra mim só é concebível nos casos do primeiro paragrafo ou se você realmente não tem condição e precisa viver de aluguel mesmo.

E sobre degradação/valorização, não sei onde vocês vivem, mas a cidade que eu vivo só vai passar por um processo desses se rolar um colapso social a nível nacional, aqui a terra valoriza constantemente por questões de limitação geográfica para construir novos imóveis, por normas de zoneamento também, se você adquirir um imóvel em um bom bairro de classe média daqui, pode ter certeza que daqui 10 anos terá uma valorização de 50 a 100%, até mais, até os bairros mais pobres daqui passaram por processo de valorização, com boas gestões municipais investindo nesses locais. Um apartamento novo e moderno aqui, de 60~75m², tá saindo na faixa de R$500~600 mil na planta, isso em um dos melhores bairros pra se viver no BRASIL, daqui 10 anos esse apartamento, bem preservado, não irá valer menos que R$900.000, isso botando por baixo.
 
Tô reparando que tem muita gente questionando a liquidez e a valorização do imóvel, mas esse tipo de preocupação é mais importante quando se está comprando o imóvel como investimento.
Pra uso próprio essas questões ficam em 2º plano em minha opinião, obviamente o cara não vai escolher um imóvel no meio do pântano ou coisa do tipo né :cool:

Só de curiosidade fiz algumas simulações e sempre o cara que optou pelo aluguel fica em desvantagem.
Acho que o ponto chave dessa questão é a valorização ou não do imóvel comprado.
O cara que compra o imóvel só vai perder essa disputa se o imóvel desvalorizar ao longo desses 10 anos.

É como eu disse no meu 1º post, será difícil recuperar o gasto com aluguel (± 230K em 10 anos com IPCA 5% a.a.)

Só a título de informação, uma simulação feita no site do tesouro direto.
270K aplicado por 10 anos com IPCA 5% + juros 5,6%.

xsF1Qix.jpg
Mas não é verdade absoluta que imóvel só valoriza. Em São Paulo mesmo tem a cracolandia e bairros onde a criminalidade aumenta subitamente. E também quando a valorização é muito alta muito rapidamente, é risco de bolha. As probabilidades são altas de valorizar, mas contar só com isso é difícil.
 
Aproveitando o gancho nessa conversa de valorização de imóvel, por curiosidade peguei na certidão de ônus reais da casa que comprei recentemente o histórico de valores que os donos anteriores pagaram na referida casa:

1º dono - Junho/2014: R$192.570,00
2º dono - Março/2020: R$238.000,00 (R$45.430,00 a mais)
3º dono (eu) - Janeiro/2022: R$290.000,00 (R$52.000,00 a mais)

Ou seja, em cerca de 7,5 anos o imóvel valorizou quase 100 mil reais (R$290.000,00 - R$192.570,00 = R$97.430,00). Vamos ver se continua valorizando em ritmo parecido para daqui a uns 7 ~ 8 anos quando eu quitar o financiamento amortizando sempre que possível, tentar vender por uns 400 mil visando dar entrada em algo mais próximo do centro de Brasília.

A dúvida que fica é se essa valorização súbita de mais de 50 mil entre 2020 e 2022 foi em virtude da pandemia ou se foi em virtude de reformas feitas/inclusão de móveis/armários planejados que vieram na casa.
 
Última edição:
O segundo está errado, ele não vai tirar da aplicação.

O valor de 270k, ou investe ou compra o apartamento. O mesmo acontece com os 1.500,00, ou investe ou paga o aluguel.

No caso dele comprar o AP, ele ainda tem 1.500 "sobrando", para investir. No caso de investir os 270k, ele também teria os 1.500 "sobrando", mas para serem gastos com o aluguel.

Então a conta é mais fácil ainda:

  • 270.000 x (1+0,056)^10 = 465.589
  • Capital ao final de 10 anos = R$ 465.589

Vai ter mais capital colocando de cara os 270k e deixando lá por 10 anos a 5,6%a.a.
 
Última edição:
Mas não é verdade absoluta que imóvel só valoriza. Em São Paulo mesmo tem a cracolandia e bairros onde a criminalidade aumenta subitamente. E também quando a valorização é muito alta muito rapidamente, é risco de bolha. As probabilidades são altas de valorizar, mas contar só com isso é difícil.
Concordo que pode desvalorizar mas é a exceção e não a regra... é só não comprar num lugar já degradado ou com alguns fatores que podem influir na degradação.
Infelizmente não tem como prever o futuro mas se ficar com essa neura vai morrer pagando aluguel.

Aplicando esse ideia pro tópico: o cara que comprar o imóvel por 270K pode ou não perder essa grana em 10 anos, é um a hipótese.
Mas o cara que optou pelo aluguel já "perdeu" 230K do aluguel nesses mesmos 10 anos, isso é um fato.
 
pq péssima?
a ideia é essa
Não sei se meu pensamento está certo...mas é que fiz uma simulação na CAIXA num apto de 200k pelo programa Casa Verde e Amarelo e na tabela PRICE tenho que obviamente pagar 40k de entrada (20%) e com 360 parcelas de 1.195,00, sendo que destes, inicialmente, só cerca de 120,00 amortizam da divida e o resto é tudo juros lol...Então no caso depois de 60 meses pagando 1.200,00 vou ter amortizado só 8 mil da dívida, então se eu for revender pra comprar outro vou ter ''ganho'' apenas 8 mil (Que mal servirá para corretagem da imobiliária) ficando apenas com ''a entrada de 40k''+ a possível valorização do apto (Se tiver), correto? Ou estou perdendo algo aqui?? Pois assim talvez compense deixar os 40k investidos em qq investimento que tá pagando acima de 12%aa e permanecer no aluguel (Que encontro no mesmo valor com condominio já incluso, porém inferior) até de fato comprar um apto maior....

Apesar que estas parcelas são fixas, e o aluguel continuará subindo junto com minha renda e não sei até quando terá Renda Fixa de 12~13%aa...não sei, sei que me pesa o fato que não encontrei nenhum apto que eu goste DE VERDADE até os 264 mil do programa Casa Verde e Amarelo que minha renda atual suporte, entretanto ficar de aluguel por 5 anos até conseguir uma renda maior (Que nem sei se conseguirei) não me parece muito legal, sem falar que se eu comprar algo dentro do Casa Verde e Amarelo poderei pegar as taxas de 7,6% que são bem baixas e acredito que se eu conseguir alugar depois provavelmente pagará no mínimo uns 80% das parcelas do financiamento...bom, mas bom saber que no mínimo não é uma péssima ideia.
 
Concordo que pode desvalorizar mas é a exceção e não a regra... é só não comprar num lugar já degradado ou com alguns fatores que podem influir na degradação.
Infelizmente não tem como prever o futuro mas se ficar com essa neura vai morrer pagando aluguel.

Aplicando esse ideia pro tópico: o cara que comprar o imóvel por 270K pode ou não perder essa grana em 10 anos, é um a hipótese.
Mas o cara que optou pelo aluguel já "perdeu" 230K do aluguel nesses mesmos 10 anos, isso é um fato.
Mas tem casos por exemplo em que entram fatores emocionais e intangíveis. O nômade digital não vai considerar que perdeu dinheiro se morou 6 meses num país que queria e 6 meses em outro, pois pra ele o ganho "cultural" foi muito maior e não dá pra quantificar.
Ou então uma família classe média, imovel proprio, que só se lasca com violencia, tudo caro no Brasil e decide imigrar vivendo de aluguel, o padrão de vida cai mas costuma ganhar no resto.
 
Não sei se meu pensamento está certo...mas é que fiz uma simulação na CAIXA num apto de 200k pelo programa Casa Verde e Amarelo e na tabela PRICE tenho que obviamente pagar 40k de entrada (20%) e com 360 parcelas de 1.195,00, sendo que destes, inicialmente, só cerca de 120,00 amortizam da divida e o resto é tudo juros lol...Então no caso depois de 60 meses pagando 1.200,00 vou ter amortizado só 8 mil da dívida, então se eu for revender pra comprar outro vou ter ''ganho'' apenas 8 mil (Que mal servirá para corretagem da imobiliária) ficando apenas com ''a entrada de 40k''+ a possível valorização do apto (Se tiver), correto? Ou estou perdendo algo aqui?? Pois assim talvez compense deixar os 40k investidos em qq investimento que tá pagando acima de 12%aa e permanecer no aluguel (Que encontro no mesmo valor com condominio já incluso, porém inferior) até de fato comprar um apto maior....

Apesar que estas parcelas são fixas, e o aluguel continuará subindo junto com minha renda e não sei até quando terá Renda Fixa de 12~13%aa...não sei, sei que me pesa o fato que não encontrei nenhum apto que eu goste DE VERDADE até os 264 mil do programa Casa Verde e Amarelo que minha renda atual suporte, entretanto ficar de aluguel por 5 anos até conseguir uma renda maior (Que nem sei se conseguirei) não me parece muito legal, sem falar que se eu comprar algo dentro do Casa Verde e Amarelo poderei pegar as taxas de 7,6% que são bem baixas e acredito que se eu conseguir alugar depois provavelmente pagará no mínimo uns 80% das parcelas do financiamento...bom, mas bom saber que no mínimo não é uma péssima ideia.

Fico de cara com o quanto os juros de financiamento são surreais, mas, infelizmente, não temos outra opção para comprar algo.

Fiz o financiamento da minha aqui em 170 meses (14 anos + 2 meses) com parcela inicial de R$2511,50 decrescente (sistema SAC), sendo que desses 2511 pagos, apenas R$1185,15 reais é de fato amortizado no saldo devedor (195 mil financiados), o restante é juros.

A Caixa tentou me convencer a financiar em 420 meses (35 anos) com o argumento de que o valor da parcela seria "menor" e eu ficaria com o orçamento mais folgado. Quando fui fazer os cálculos e colocar na ponta do lápis, o valor da parcela cairia para cerca de R$1828,86 (cerca de R$682,64 mensais a menos em relação ao valor da parcela em 170 meses para mais que dobrar o prazo do financiamento e amortizar apenas cerca de R$464,29 por mês no saldo devedor).
 
Última edição:
Mas tem casos por exemplo em que entram fatores emocionais e intangíveis. O nômade digital não vai considerar que perdeu dinheiro se morou 6 meses num país que queria e 6 meses em outro, pois pra ele o ganho "cultural" foi muito maior e não dá pra quantificar.
Ou então uma família classe média, imovel proprio, que só se lasca com violencia, tudo caro no Brasil e decide imigrar vivendo de aluguel, o padrão de vida cai mas costuma ganhar no resto.
Danilo acho melhor não entrarmos em questões subjetivas e ficarmos dentro da proposta do tópico que é objetiva, ou seja, debatermos valores, investimentos, custos, etc...
Se a gente começar a divagar nesses temas bastante subjetivos esse tópico vai virar uma zona.
Como o meu pai sempre dizia "bonito ou feio não se discute, apenas respeita-se" kkkkk
 
Aproveitando o gancho nessa conversa de valorização de imóvel, por curiosidade peguei na certidão de ônus reais da casa que comprei recentemente o histórico de valores que os donos anteriores pagaram na referida casa:

1º dono - Junho/2014: R$192.570,00
2º dono - Março/2020: R$238.000,00 (R$45.430,00 a mais)
3º dono (eu) - Janeiro/2022: R$290.000,00 (R$52.000,00 a mais)

Ou seja, em cerca de 7,5 anos o imóvel valorizou quase 100 mil reais (R$290.000,00 - R$192.570,00 = R$97.430,00). Vamos ver se continua valorizando em ritmo parecido para daqui a uns 7 ~ 8 anos quando eu quitar o financiamento amortizando sempre que possível, tentar vender por uns 400 mil visando dar entrada em algo mais próximo do centro de Brasília.

A dúvida que fica é se essa valorização súbita de mais de 50 mil entre 2020 e 2022 foi em virtude da pandemia ou se foi em virtude de reformas feitas/inclusão de móveis/armários planejados que vieram na casa.
Tinha marcenaria e 50k vai fácil em marcenaria, tem cozinha de alto padrão que supera os 50k brincando. Acho que essa valorização de 2020-2022 foi pelos planejados mesmo.
O pessoal falando que imóvel sempre valoriza, eu vejo no meu dia a dia casas sendo vendidas por 10~20% do valor que são anunciadas. Quem tinha terra e casa antes do MCMV ou quem comprou logo no inicio do programa ganhou muito dinheiro, porém, são ganhos passados, agora os preços vão ficar acompanhando a inflação e se quiser vender rápido vai precisar dar bons descontos.
Casa pra uso é segurança, ótima opção. Casa como investimento é um péssimo negócio no momento. Varias empresas descontadas na bolsa e renda fixa pagando 13~14% prefixado podendo amarrar por uns 5 anos essa rentabilidade ou ipca+ 6~7%.
 
Tinha marcenaria e 50k vai fácil em marcenaria, tem cozinha de alto padrão que supera os 50k brincando. Acho que essa valorização de 2020-2022 foi pelos planejados mesmo.
O pessoal falando que imóvel sempre valoriza, eu vejo no meu dia a dia casas sendo vendidas por 10~20% do valor que são anunciadas. Quem tinha terra e casa antes do MCMV ou quem comprou logo no inicio do programa ganhou muito dinheiro, porém, são ganhos passados, agora os preços vão ficar acompanhando a inflação e se quiser vender rápido vai precisar dar bons descontos.
Casa pra uso é segurança, ótima opção. Casa como investimento é um péssimo negócio no momento. Varias empresas descontadas na bolsa e renda fixa pagando 13~14% prefixado podendo amarrar por uns 5 anos essa rentabilidade ou ipca+ 6~7%.
Mas o que você pensa em relação a terreno(para morar ou investir, não necessariamente em São Paulo)? E sobre adquirir imovel para alugar no esquema Airbnb? Já me hospedei em váriios sítios e casas por ele, percebi que os ganhos são estratosféricos, ainda mais em alta temporada. Tipo ganhar mais de 20k em 10 dias alugando uma chácara, ou casa de praia.
 
Mas o que você pensa em relação a terreno(para morar ou investir, não necessariamente em São Paulo)? E sobre adquirir imovel para alugar no esquema Airbnb? Já me hospedei em váriios sítios e casas por ele, percebi que os ganhos são estratosféricos, ainda mais em alta temporada. Tipo ganhar mais de 20k em 10 dias alugando uma chácara, ou casa de praia.
Todo investimento é bom sabendo o que faz, moro no interior de SP e já troquei uma moto mais umas moedas por um terreno antes do MCMV, depois do programa terreno 10~20k virou 60k~80k em qualquer lugar meio boca, se comprar terreno abaixo do valor de mercado é um ótimo negócio para venda em médio e longo prazo, é um investimento mais inteligente que casa e ap.
Casas pra Airbnb são boas em destinos turísticos, aí precisa estudar certinho pra ver quanto dinheiro precisaria investir e em quanto tempo esse investimento vai retornar, não da pra levar em conta agenda cheia o ano todo por exemplo. Sem fazer nenhuma conta de bate pronto falo que não é pra mim, prefiro investir em FIIs e não ter dor de cabeça com locatário e vizinho enchendo o saco que nego folgado tá com som alto de madrugada.
 
Pessoal está esquecendo do IPTU que aumenta todo ano e no exemplo da residencia aqui hoje pago 2400 sem incluir o aumento em 10 anos da uma grana, em areas mais nobres o valor vai ser maior, em area mais afastada vai ser bem menor, assim como o tamanho tbm vai influênciar.

Também é necessário incluir a manutenção e reformas que ai vai depender, exemplo vc pode decidir adicionar uma churrasqueira gourmet e pode gastar mais de 20 mil, não sei se é possivel repassar esse valor na hora de vender e se vc fizer no ano 1 e vender no ano 10, tem custos ai como inflação e perda de oportunidade.
 
Não sei se meu pensamento está certo...mas é que fiz uma simulação na CAIXA num apto de 200k pelo programa Casa Verde e Amarelo e na tabela PRICE tenho que obviamente pagar 40k de entrada (20%) e com 360 parcelas de 1.195,00, sendo que destes, inicialmente, só cerca de 120,00 amortizam da divida e o resto é tudo juros lol...Então no caso depois de 60 meses pagando 1.200,00 vou ter amortizado só 8 mil da dívida, então se eu for revender pra comprar outro vou ter ''ganho'' apenas 8 mil (Que mal servirá para corretagem da imobiliária) ficando apenas com ''a entrada de 40k''+ a possível valorização do apto (Se tiver), correto? Ou estou perdendo algo aqui?? Pois assim talvez compense deixar os 40k investidos em qq investimento que tá pagando acima de 12%aa e permanecer no aluguel (Que encontro no mesmo valor com condominio já incluso, porém inferior) até de fato comprar um apto maior....

Amortizar vc não ganha nada, é o que baixa da divida real.

Se vc pagou 1200 * 60 = 7200 e só amortizou 8 mil, pagou 64mil de juros.

Sem a possibilidade de fazer mais amortizações por fora da parcela financiar é bem ruim.

Alias tamanha divulgação que fizeram disso, que já estão limitando, vi contrato da CEF que só permite amortizar a partir de 10% da divida, o que phode legal com a ideia de amortizar aos poucos, é como alguns temiam que pobre não podia ter nada bom que iriam tirar , parece que estavam certo, agora pra vc financiar é bom se certificar e até exigir a possibilidade de amortizar, já não é certeza mais.

Então essa certeza tão divulgada de financie em 30 anos termine em 3 pelo menos nesse contrato que li é impossível, pq a ideia é pagar uma,duas tres parcelas por mês, agora precisando juntar até 10% do valor vai amortizar no máximo 1 vez ao ano(por falta de dinheiro), não vai conseguir fugir dos juros.
 
Amortizar vc não ganha nada, é o que baixa da divida real.

Se vc pagou 1200 * 60 = 7200 e só amortizou 8 mil, pagou 64mil de juros.

Sem a possibilidade de fazer mais amortizações por fora da parcela financiar é bem ruim.

Alias tamanha divulgação que fizeram disso, que já estão limitando, vi contrato da CEF que só permite amortizar a partir de 10% da divida, o que phode legal com a ideia de amortizar aos poucos, é como alguns temiam que pobre não podia ter nada bom que iriam tirar , parece que estavam certo, agora pra vc financiar é bom se certificar e até exigir a possibilidade de amortizar, já não é certeza mais.

Então essa certeza tão divulgada de financie em 30 anos termine em 3 pelo menos nesse contrato que li é impossível, pq a ideia é pagar uma,duas tres parcelas por mês, agora precisando juntar até 10% do valor vai amortizar no máximo 1 vez ao ano(por falta de dinheiro), não vai conseguir fugir dos juros.

Sacanagem isso ai, hein. Ainda bem que o meu contrato, mesmo sendo recente, não veio com essa cláusula.

Em Janeiro, antes mesmo de pagar a primeira parcela (que vencia em Fevereiro), eu amortizei normalmente R$5.555,70 no saldo devedor diretamente no aplicativo Caixa Habitação, o que eliminou 10 parcelas do prazo restante.
 
286178479_3260636570887794_3158557989802271094_n.jpg
 

Mesma merda aquele Gustavo Cerbasi, vive falando das vantagens de morar de aluguel, ai ele tem além da casa/apartamento dele um sítio para passar o fim de semana, ou aquele primo rico que no começo falava das maravilhas do aluguel e na pandemia comprou uma casa de milhões.
 
Uma dúvida, sei que o programa Casa Verde e Amarela financia imóveis de até 264 mil em SP, ok, digamos que eu pegue um imóvel de 265 mil na planta, e que durante a fase de construção eu pague uns 60k de entrada diretamente com a construtora (Para ficar fácil minha dúvida não vou levar em conta o reajuste que sei que tem), então na hora da entrega vou financiar 205k com o banco, ok? Então entra como Casa verde e amarela por financiar 205k com o banco ou conta o valor integral (265k) e não entra mais?

Se for a opção 2, se eu pegar um apto de 240k na planta e daqui 1 ano e meio quando estiver prestes a entregar as chaves ele for reajustado para 270k, ele deixa de ser Casa Verde e Amarelo e passa a ser ''normal''? kkkk
 
Uma dúvida, sei que o programa Casa Verde e Amarela financia imóveis de até 264 mil em SP, ok, digamos que eu pegue um imóvel de 265 mil na planta, e que durante a fase de construção eu pague uns 60k de entrada diretamente com a construtora (Para ficar fácil minha dúvida não vou levar em conta o reajuste que sei que tem), então na hora da entrega vou financiar 205k com o banco, ok? Então entra como Casa verde e amarela por financiar 205k com o banco ou conta o valor integral (265k) e não entra mais?

Se for a opção 2, se eu pegar um apto de 240k na planta e daqui 1 ano e meio quando estiver prestes a entregar as chaves ele for reajustado para 270k, ele deixa de ser Casa Verde e Amarelo e passa a ser ''normal''? kkkk
Boa pergunta, acho melhor vc se informar direto com a caixa, tem linhas de telefone que da para vc falar direto com um atendente. Evitaria opnião de corretor de imoveis pois esse só vai querer fazer a venda.

Agora sobre minha exp, vc só vai "comprar" no dia que a construtora terminar a obra, ou seja, vc vai financiar com o banco no dia da entrega e ai vai puxar o valor reajustado, inclusive se vc fosse dar 10% de entrada, e já tivesse pago 26,4k vc teria de completar os 0,6k que faltariam para completar os 10% do imovél no ato, que chamam de chave. Outra coisa, não sei como está os imoveis ai, mas costuma a valorizar bem mais do que 6k entre a fase de lançamento e finalização da obra, chutaria que esse imóvel pode valer mais de 300k em 1 ano. Isso foi minha exp, porém na equação ai o valor da entrada foi parcelado pela construtora, então os tramites pode ser diferente se vc tiver o dinheiro da entrada cheio no bolso, mais impostos e as burocracias.
 
Uma dúvida, sei que o programa Casa Verde e Amarela financia imóveis de até 264 mil em SP, ok, digamos que eu pegue um imóvel de 265 mil na planta, e que durante a fase de construção eu pague uns 60k de entrada diretamente com a construtora (Para ficar fácil minha dúvida não vou levar em conta o reajuste que sei que tem), então na hora da entrega vou financiar 205k com o banco, ok? Então entra como Casa verde e amarela por financiar 205k com o banco ou conta o valor integral (265k) e não entra mais?

Se for a opção 2, se eu pegar um apto de 240k na planta e daqui 1 ano e meio quando estiver prestes a entregar as chaves ele for reajustado para 270k, ele deixa de ser Casa Verde e Amarelo e passa a ser ''normal''? kkkk

Pelo que me falaram, conta o valor total. No meu caso, por exemplo, a casa era 290 mil, dei 95 mil de entrada e financiei os 195 mil restantes, mas, segundo o corretor e o pessoal da Caixa, pelo fato de o valor total da casa ser 290 mil, eu não entrava no programa Casa Verde e Amarela para obter algum subsídio do governo, mesmo financiando apenas 195 mil.
 
Boa pergunta, acho melhor vc se informar direto com a caixa, tem linhas de telefone que da para vc falar direto com um atendente. Evitaria opnião de corretor de imoveis pois esse só vai querer fazer a venda.

Agora sobre minha exp, vc só vai "comprar" no dia que a construtora terminar a obra, ou seja, vc vai financiar com o banco no dia da entrega e ai vai puxar o valor reajustado, inclusive se vc fosse dar 10% de entrada, e já tivesse pago 26,4k vc teria de completar os 0,6k que faltariam para completar os 10% do imovél no ato, que chamam de chave. Outra coisa, não sei como está os imoveis ai, mas costuma a valorizar bem mais do que 6k entre a fase de lançamento e finalização da obra, chutaria que esse imóvel pode valer mais de 300k em 1 ano. Isso foi minha exp, porém na equação ai o valor da entrada foi parcelado pela construtora, então os tramites pode ser diferente se vc tiver o dinheiro da entrada cheio no bolso, mais impostos e as burocracias.

Cara, nunca havia me tocado que quando comprava na planta só começava a pagar o financiamento quando pegava a chave. Ou seja, só começo a pagar o financiamento quando for morar, correto?
Sempre quis financiar um terreno + construção, mas agora fiquei balançado por essa opção de comprar apto na planta. Tem um muito bom saindo na minha cidade que começaram as obras recentemente. Acho que vou dar uma olhada nisso.
 
Cara, nunca havia me tocado que quando comprava na planta só começava a pagar o financiamento quando pegava a chave. Ou seja, só começo a pagar o financiamento quando for morar, correto?
Sempre quis financiar um terreno + construção, mas agora fiquei balançado por essa opção de comprar apto na planta. Tem um muito bom saindo na minha cidade que começaram as obras recentemente. Acho que vou dar uma olhada nisso.
O financiamento começa a pagar quando o imóvel fica pronto...pois o bem é a garantia do banco, se não tá pronto o banco não tem garantia... normalmente o valor de entrada você vai pagando parcelado direto para a construtora durante a construção...
só tem que ficar atento que na maioria dos contratos tem uma cláusula de reajuste do valor, ou seja, o valor do dia que você fechou negócio vai ter um reajuste em cima de algum índice.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo