[MEDICINA] Desânimo e falta de perspectiva!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

pikachufeio

New Member
Registrado
Nobres amigos,

Há algum tempo atrás decidir começar o curso de medicina numa federal. Não minto que o que me motivou a fazer o curso foi o perfil do emprego: liberdade de escolher onde trabalhar, boa remuneração e alta disponibilidade de vagas/empregos. Porém, a realidade vem se impondo e mudando muito nos últimos anos. Com a abertura desenfreada e desordenada de faculdades, alguns colegas já sentem dificuldade de arrumar emprego e as remunerações vem caindo acentuadamente. Eu já tenho mais de 30 anos e pedi exoneração de uma carreira pública para me engajar nesse projeto, agora, faltando 4 anos e meio pra concluir o curso, eu consegui lograr exito em outro cargo publico com salario de aproximadamente 10 mil, mas confesso que gostaria de estar enganado em relação a medicina. Eu gostaria de atuar como médico, de poder trabalhar em qualquer estado ou cidade do país. Mas de que isso adianta se provavelmente daqui há 4 anos e meio o futuro será de baixos salários, desemprego e outras mazelas as quais já vemos em outras profissões? Quem está na área ou aspirando a ela poderia passar a sua visão? Essa questão da abertura de vagas está bizarra aqui no nordeste, somente nnuma cidade do interior o qual tenho conhecimento abrirá mais duas faculdades, e isso o MEC proibindo a abertura de novas vagas. Já temos 500 mil médicos no país, a regra do mercado não perdoa, oferta/demanda a tendência é os salários despencarem, e logo quando eu entro na profissão é justamente quando na primeira vez na história os médicos vão enfrentar uma realidade que jamais imaginariam enfrentar.
 
Primeiro,que cargo é esse que da pra estudar medicina e trabalhar?
Segundo, não acho que tem médico demais nem que é certo fazer reserva de mercado como o mec e o cfm fazem. O que ocorre é que ninguém quer ir para os rincões do país,todo mundo quer ficar nas áreas nobres, aí não tem jeito. Senão, não existiria o mais médicos nem o revalida. Nossa taxa de médico por habitante é péssima. Em países desenvolvidos tem muito mais,mas eles não ganham uma fortuna como aqui.
 
Primeiro,que cargo é esse que da pra estudar medicina e trabalhar?
estranho. esquisito.
faltando 4 anos pra se formar, deve estar nas matérias do 4º/5º período.
federal é integral. as vezes tu puxa matéria de manhã + à tarde + à noite.
como arrumar tempo pra trampar público ganhando 10K ?
 
acho difícil médico se dar mal, em último caso basta abrir um consultório e escolher uma especialidade em alta. Não tem como dar errado.

E ainda a outra opção é concurso público, uma carreira extremamente chata. Daqui 20 anos quem estaria melhor, um médico ou um concursado? quem seria mais respeitado?
 
Eu logrei exito no concurso, nao disse que fui convocado. Vejjo os plantoes diminuindo. 800 reais por 12 horas, antes era o dobro disso. ou seja, 9600 reais bruto por 40 horas, ainda PJ. vai dizer que isso é melhor que concurso publico?
 
Eu logrei exito no concurso, nao disse que fui convocado. Vejjo os plantoes diminuindo. 800 reais por 12 horas, antes era o dobro disso. ou seja, 9600 reais bruto por 40 horas, ainda PJ. vai dizer que isso é melhor que concurso publico?
mas você está focando nas piores vagas possíveis da medicina, e considerando as melhores vagas possíveis dos concursos públicos. muitos médicos ganharão bem mais. assim como muitos concursados ganham menos de 3 mil.

Você já está considerando que será um médico ruim? Eu optaria pela carreira mais interessante, essa sua pesquisa por salários é muito superficial pra descartar uma profissão tão valorizada quanto medicina.

Oq importa é trabalhar em algo que goste, salário é o de menos. Gastar 5 mil a mais com lazer não tampa o buraco de trabalhar 8 horas por dia em algo que não te motiva.
 
Última edição:
Tenho um parente próximo que cursou medicina aqui no paraná, cursou primeiramente enfermagem, mas não era o suficiente, foi para medicina.

30 anos nas costas, acabou de formar este ano, veio aqui para a nossa cidade e perguntou quanto eu achava que ele estava ganhando por dia de bruto, usei como referência o meu dia de trabalho (R$ 40) e chutei 300, afinal, o cara acabou de sair da faculdade.

Ele olhou e falou, "R$ 900 aproximadamente"

Velho, o cara no mesmo dia que colou grau já foi informado de diversas UBS e UPA para ir, eu sinceramente não sei qual outra faculdade tem isso, e detalhe, ele vive numa cidade relativamente média/grande, se o cara se afasta para algo mais pequeno aparece oportunidades com salários maiores...
 
Que tenha 1 bilhão de médicos, o cara sendo competente, passando nos exames, tudo bem.

Qualquer médico, início de carreira ganha pelo menos R$10k, o que nível Brasil é ótimo.
Não consigo enxergar outra profissão que vc comesse ganhando 10k, meu estágio na RECEITA FEDERAL, eu ganhava R$260, em 2006.

No meu entendimento, o conhecimento da medicina deixou de ser para um grupo restrito(ricos e influentes).
A glamorização acabou, pode se comparar com piloto de avião por exemplo.

Agora ir para um cargo público só por questão de dinheiro não sei se é uma boa. Acho que sendo médico, e estudando muito, você consegue ir muito além de 20k.

Não há profissão mais valorizada quanto médico, é impossível ficar desempregado.

*Toda opinião acima foi gerada em puro achismo meu.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Você gostaria de atuar como médico, de poder trabalhar em qualquer estado ou cidade do país ou gostaria de trabalhar pouco e ganhar muito?
Precisa se decidir primeiro.
 
Eu larguei o curso mais de 10 anos atrás, no começo não compensou monetariamente, meus amigos estavam em uma posição bem superior financeiramente, hoje nem tanto. Mas não é um curso que você deva fazer pensando no $$, é uma profissão de dedicação do seu tempo, se você só está pensando no $$, desista porque esse curso é um estilo de vida, você já deve ter percebido como que você se dedica MUITO MAS MUITO mais do que qualquer outro curso, além de ser integral, tem as ligas, montar estudo de caso para apresentar na liga, tem organização do CA, da atlética, jornal, congresso, tem que fazer pelo menos um trabalho científico mas geralmente você acaba fazendo mais... E a coisa vai ser assim o resto da faculdade e depois tem o cursinho a partir do quarto ano, depois a residência, depois os plantões e vai ser assim sua vida toda, eu conheci dono de hospital que o cara não tem nem tempo pra almoçar sentado... Bom, é isso.
Antes que pergunte tenho empresa e faço investimentos, mas o importante, para mim, é o tempo que eu possuo e meus colegas médicos não possuem. Na minha opinião, nossa maior commodity na vida é o tempo que fica menor a cada instante :fanboys: Eu aproveito, trabalho só 4 horas por dia e faço o que eu quiser no resto do tempo. Tem um vídeo que explica bem isso:


Boa sorte com sua decisão :joia:
 
Última edição:
Eu larguei o curso mais de 10 anos atrás, no começo não compensou monetariamente, meus amigos estavam em uma posição bem superior financeiramente, hoje nem tanto. Mas não é um curso que você deva fazer pensando no $$, é uma profissão de dedicação do seu tempo, se você só está pensando no $$, desista porque esse curso é um estilo de vida, você já deve ter percebido como que você se dedica MUITO MAS MUITO mais do que qualquer outro curso, além de ser integral, tem as ligas, montar estudo de caso para apresentar na liga, tem organização do CA, da atlética, jornal, congresso, tem que fazer pelo menos um trabalho científico mas geralmente você acaba fazendo mais... E a coisa vai ser assim o resto da faculdade e depois tem o cursinho a partir do quarto ano, depois a residência, depois os plantões e vai ser assim sua vida toda, eu conheci dono de hospital que o cara não tem nem tempo pra almoçar sentado... Bom, é isso.
Antes que pergunte tenho empresa e faço investimentos, mas o importante, para mim, é o tempo que eu possuo e meus colegas médicos não possuem. Na minha opinião, nossa maior commodity na vida é o tempo que fica menor a cada instante :fanboys: Eu aproveito, trabalho só 4 horas por dia e faço o que eu quiser no resto do tempo. Tem um vídeo que explica bem isso:


Boa sorte com sua decisão :joia:

E como ter tempo sem ter dinheiro? Difícil, o médico pode morar onde quiser, outros profissionais já não conseguem
 
Médico é uma das melhores profissões e das que mais garantem seu futuro nesse país, mas nem tudo são flores, médico é operário, tem que botar a mão na massa, até pode conseguir cargo de chefia, mas pela carga horária ganha mais com plantões.

Tipo se coloca muito glamour na medicina, mas na pratica o kra vira um classe média, não fica rico, só se empreender coisa que maioria dos médicos não fazem,ficam na corrida de rato fazendo plantões infinitos para ter pequenos luxos ou pagar dívidas mal feitas.

Até por causa da pandemia toda área da saúde está em evidência, mas OP está certo em breve será sucateada, mais gente formando, vai atender melhor a demanda e os valores dos plantões vão se não cair ao menos congelar e sofrer com a desvalorização da moeda com o tempo, ai vai ter uma migração vão abandonar a estratégia dos plantões, e partir para ter seus próprios consultórios.

Eu acho que largar medicina por um cargo de 10mil, só vale se não tiver nem ambição e nem amor pela medicina, pq esses 10k vão congelar, e medico consegue bem mais que 10k mês.

Fora que não se aposenta integral, ganha 10k vai aposentar com 5k, isso se não tiver novas reformas até lá, pq a perseguição contra o servidor hj tá em alta, canalhas populistas junto com a mídia jogam constantemente a população contra os servidores.

Medicina é bom ,mas vai ter de trabalhar, ficar correndo de um lugar pro outro, sem local fixo de trabalho, pjtinha, se acidentar no caminho problema seu.
 
Temos que ter em mente também que a esmagadora maioria dos médicos leva a medicina como estilo de vida, não como uma simples profissão. Ou seja, esse pessoal que ganha umas cifras absurdas que vemos por ai trabalham muito, e ponha MUITO nisso. Quer ganhar esses lendários 20k? prepare-se para trabalhar 60-80-100 (não é brincadeira) horas semanais, além de praticamente ser obrigado a ter uma especialização, se não vai cair num limbo de desvalorização constante. Digo isso com propriedade, porque uma boa parte da minha família é da área e todos, sem exceção, tem uma vida extremamente corrida, apesar dos bons ganhos. Em suma: assumo o concurso se tiver outros planos pra sua vida, se quiser fazer cursos por fora, trabalhar por conta própria além do emprego, etc, ter TEMPO, haja vista que o dinheiro, na medicina, vem as custas da sua juventude (era oq meu tio costumava dizer). Outra coisa pra se considerar, na sua decisão, é o fato de que a competição por vagas tanto de emprego quanto de provas de residência aumenta a cada semestre (não é nem por ano mais). Logo, só te recomendaria continuar no curso se você realmente AMAR a área e estar disposto a estudar e trabalhar MUITO, e a vida toda praticamente, não conheço um médico aposentado, parece que a vida deles se resume ao trabalho.
 
Então né, fui lá pagar um cara que tinha feito umas folhinhas do ano que vem pra mim né. Aí conversa vai, conversa vem e o Du, que é o gordão que fez as folhinhas pra mim, falou que um tal de B. (quem mora na minha cidade sabe quem é :umad: @ Carlos.I , mas não fala pra não rolar processo por difamação por favor :haha:!) que é cirurgião plástico e MUITO FAMOSO na região aliás, que todo mundo sabe que ganha dinheiro pra caralho está devendo 1k para o Du... Tipo mano :john: COMO ASSIM?! E aparentemente esse cara tá devendo na cidade INTEIRA...Teve cunhado que entrou na justiça pra receber dele! MAS COMO?! Perguntei para Du, ele disse que apesar de ele ganhar pra carvalho, ele ostenta e faz investimentos imbecis de tal magnitude que hoje em dia ele só consegue sustentar seu estilo falso de vida e só.... Mas gente... Que coisa ridícula :mdr2:! O cara está vivendo para o que as outras pessoas pensam dele?! Que idiotice :mdr2:! E o Du é amigo de infância do cara! Rapaz... 1k é troco de pão pra se sujar com brother ainda por cima velho, não vale a pena, que ridículo :feelbad:! Tem que parar de se achar desse jeito sabe, não é pra tanto, não pode fazer uma faculdade tão focado NA GRANA desse jeito, isso não é viver, nem aprender. isso é regredir :apelo:
 
  • Wow
Reações: wmh
Nick desse cara na hM é Menino do Computador, ficava postando topicos bostas

Quando passamos a ignorar mudava de nick e aparecia com outra polemica, tipo concurso publico vs medicina, medicina não presta, concurso publico ou cargo no exterior. Recentemente apareceu por aqui.
Ignorem, apenas um hater, deve trabalhar de caixa de supermercado.
Mas nesse caso, as opiniões dos amigos acima são válidas, eu sei que tem um troll que quer de todo o jeito denegrir a medicina porque ele mesmo já vem tentando entrar em medicina fazem ANOS, e todo mundo sabe, é um acéfalo desclassificado, isso que fazem lá é errado, aliás ele faz o mesmo no "Higiene" e no Poli :haha: mas aqui as opiniões são mais estruturadas então a discussão é mais fundamentada :fanboys: Eu nunca respondi ao rage acéfalo do Higiene ou no HT porque é mais uma galerinha sem fundamento que quer mais colocar para baixo, uma besteira, aqui são apenas observações. Não que seja um péssimo curso, óbvio que não é, na minha opinião, é um dos melhores. Mas tem que ter consciência para não se tornar um bocó que está ali só pelo dinheiro, você tem que pensar que você está ali pelo próximo, não por dinheiro. É uma profissão de dedicação, é um estilo de vida centrada no amor ao próximo, não um estilo de vida centrado no ganho monetário. é uma causa muito mais nobre :fanboys:
 
Venho de família de médicos

- Pai era médico
- Dois irmãos médicos

E te digo, ganha bem se você se matar de trabalhar, foi-se a época de médico de familia que ganhava 200+ de consulta particular

Se for cirurgiao, que seja dos bons
 
Faça-me o favor... vai falar disso pra um estudante de Direito, com 1mm de advogados no Brasil, no mínimo. Eu sou advogado, e a questão de "mercado saturado" nunca me assustou. Seja ótimo no que você faz, que terá $.
 
Mas nesse caso, as opiniões dos amigos acima são válidas, eu sei que tem um troll que quer de todo o jeito denegrir a medicina porque ele mesmo já vem tentando entrar em medicina fazem ANOS, e todo mundo sabe, é um acéfalo desclassificado, isso que fazem lá é errado, aliás ele faz o mesmo no "Higiene" e no Poli :haha: mas aqui as opiniões são mais estruturadas então a discussão é mais fundamentada :fanboys: Eu nunca respondi ao rage acéfalo do Higiene ou no HT porque é mais uma galerinha sem fundamento que quer mais colocar para baixo, uma besteira, aqui são apenas observações. Não que seja um péssimo curso, óbvio que não é, na minha opinião, é um dos melhores. Mas tem que ter consciência para não se tornar um bocó que está ali só pelo dinheiro, você tem que pensar que você está ali pelo próximo, não por dinheiro. É uma profissão de dedicação, é um estilo de vida centrada no amor ao próximo, não um estilo de vida centrado no ganho monetário. é uma causa muito mais nobre :fanboys:

Exato, problema de medicina até hoje não é dinheiro, não existe outra profissão no Brasil que o salario inicial é 10k, fora isso tem reserva de mercado porque até as faculdades particulares o valor da mensalidade é >6k/mês. Isso não vai saturar nunca. Mas sim é um estilo de vida, trabalhei 4 anos num hospital da grande SP, você percebe claramente o cara que se formou pelo dinheiro pois tinha família rica (geralmente em faculdade particular) e o que realmente queria aquilo.

Claro, não estamos mais na época do Brasil colônia onde se tornar medico era garantir de se tornar rico, hoje você vai ter um padrão de vida confortável, algumas outras profissões você tem bem mais chance de ficar rico ou ir legalmente trabalhar num pais de primeiro mundo e viver como classe media alta por lá, quem é de Ti sabe bem disso, quem é realmente bom dificilmente fica no Brasil.
Agora o cara falar que esta saturado o mercado para medicina, você percebe que essa pessoa esta totalmente fora da realidade. Fora que o cara não precisa ficar nos grandes centros pra trabalhar, pode ir pra alguma cidade do interior com IDH alto, custo de vida baixo e o salario "baixo" de medico ainda vai fornecer um padrão de vida muito confortavel.
 
Última edição:
Você está por fora da realidade, cara. Medicina é uma área que dificilmente ficará saturada. É a área certa pra quem quer ganhar dinheiro de verdade. Nunca vi um médico ganhando menos de 10k iniciais, isso bem por baixo.

Há alguns dias fui em um ortopedista para ver um problema que estava tendo no pé. Fui 3 dias seguidos lá e a cada dia o médico que me atendeu estava com um carro diferente, todos com valor acima dos 200k (Hilux SW4 2020, Mercedes-Benz C-300 2019 e uma caminhonete lá que esqueci o nome agora)

Nessas horas vejo que segui a área errada.
 
Você está por fora da realidade, cara. Medicina é uma área que dificilmente ficará saturada. É a área certa pra quem quer ganhar dinheiro de verdade. Nunca vi um médico ganhando menos de 10k iniciais, isso por baixo.

Há alguns dias fui em um ortopedista para ver um problema que estava tendo no pé. Fui 3 dias seguidos lá e a cada dia o médico que me atendeu estava com um carro diferente, todos com valor acima dos 200k (Hilux SW4 2020, Mercedes-Benz C-300 2019 e uma caminhonete lá que esqueci o nome agora)

Nessas horas vejo que segui a área errada.
Isso não quer dizer muita coisa, ele pode estar atolado em dividas,fora os gastos pra manter tudo isso. Se não sobra nada ou falta, não necessariamente é rico.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo